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2 Misturas no dia a dia
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Olha que efeito legal! Nessa festa, as pessoas espalham pó colorido, formando uma mistura de cores. Você já viu uma mistura como essa?
CONECTANDO IDEIAS
1. Para você, o que é uma mistura?
2. Cite uma mistura que é formada em situações do seu cotidiano.
3. Cite um procedimento que geralmente é realizado para formar misturas.
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4 O que está misturado?
Mário está ajudando seu pai a preparar um bolo. Veja a receita que eles estão seguindo.
-
Quais ingredientes foram misturados?
-
Qual é o produto final?
Em muitas situações de nosso cotidiano misturamos diversos materiais para obter um produto final.
-
Quais ingredientes você deve misturar para preparar uma limonada? Escreva-os em seu caderno.
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Quando misturamos dois ou mais materiais, obtemos uma mistura. Em algumas misturas, conseguimos perceber quais são os materiais que as compõem. No bolo, por exemplo, são utilizados diferentes ingredientes, tanto sólidos (farinha de trigo, açúcar) quanto líquidos (leite, óleo) e, quando misturados, geralmente não é possível diferenciar todos os ingredientes.
Já no preparo de uma salada de frutas, é possível reconhecer cada uma das frutas utilizadas. Veja.
Procure comer frutas e manter uma alimentação saudável.
-
Quais frutas você identifica na salada de frutas?
Não é somente na cozinha que podemos encontrar misturas. Você já observou a roda de um carro?
Algumas rodas de carro, como as de liga leve, parecem ser feitas de um único material, mas na realidade são compostas de alguns metais que se misturam, quando aquecidos, e em seguida são moldados.
O ar atmosférico também é constituído de vários gases, mas nós não conseguimos vê-los.
-
Cite três gases que compõem o ar atmosférico.
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Para estudar as misturas, a professora de Ciências de Francisco realizou a seguinte atividade com os alunos.
Primeiramente, eles providenciaram 2 copos plásticos transparentes com água, 1 colher de chá com açúcar comum e 1 colher de sopa com óleo.
Em seguida, misturaram o açúcar comum à água de um dos copos e observaram o que aconteceu.
DICA
Desenvolva esta atividade em casa com a ajuda de um adulto responsável. Para isso, providencie os materiais necessários e siga os procedimentos.
-
O que você acha que acontecerá quando a professora misturar o açúcar comum à áqua?
Depois, realizaram o mesmo procedimento com o óleo e observaram o que aconteceu.
-
Em sua opinião, o que aconteceu quando misturaram o óleo à água?
A água é capaz de dissolver algumas substâncias.
Na atividade mostrada anteriormente, os alunos puderam observar que:
- o açúcar comum, quando misturado à água, é dissolvido. Nesse caso, não é possível visualizar o açúcar e a água separados.
- o óleo, quando misturado à água, não é dissolvido. Nesse caso, podemos distinguir o óleo e a água.
A água é conhecida como solvente universal, pois dissolve várias substâncias.
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Os materiais que são dissolvidos pela água são solúveis em água, e os que não são dissolvidos são chamados insolúveis em água.
-
Na atividade que a professora de Francisco realizou, o açúcar é solúvel ou insolúvel em água? E o óleo?
-
Converse com os colegas sobre como Francisco e seus colegas poderiam separar os componentes da mistura de:
- água e açúcar;
- água e óleo.
NA PRÁTICA
-
A água dissolve qualquer quantidade de materiais que for misturada a ela?
Para determinar a capacidade da água em dissolver o sal de cozinha, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- 100mL de água
- sal de cozinha
- copo transparente
- colher de sopa
ATENÇÃO
Caso o copo utilizado seja de vidro, tenha cuidado ao manuseá-lo.
Coloque a água no copo e adicione 1 colher de sopa de sal de cozinha. Misture bem e observe a mistura.
Repita esse procedimento até colocar 6 colheres de sal de cozinha na água.
Se possível, fotografe o resultado de cada procedimento para que você os compare depois.
-
Como a mistura ficou depois das duas primeiras colheres de sal de cozinha? E depois da sexta colher de sal de cozinha?
-
Explique o resultado desta atividade.
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SORO CASEIRO
O soro caseiro é uma mistura preparada com água, sal e açúcar, utilizada para combater a desidratação. Ele deve ser oferecido para prevenir a desidratação ou quando aparecerem seus primeiros sintomas.
Uma das principais causas da desidratação infantil é a diarreia. No entanto, é importante saber que o soro caseiro não vai interromper a diarreia, mas sim repor o líquido perdido pelo corpo. Por isso, além de tomar o soro, é necessário se alimentar adequadamente e procurar um médico.
- desidratação:
- conjunto de alterações que ocorrem no organismo por causa da perda excessiva de água
Para facilitar o preparo do soro caseiro, existem colheres-medida que são distribuídas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. A colher-medida indica as quantidades de sal e açúcar que devem ser utilizadas para o preparo do soro caseiro.
Preparação do soro caseiro utilizando a colher-medida.
Procure ingerir água filtrada ou fervida várias vezes ao dia.
O soro deve ser ingerido em até 24 horas após o seu preparo.
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ATIVIDADES
-
Em seu caderno, escreva as letras das imagens em que é possível identificar facilmente os componentes de cada mistura.
A Mistura de água e areia.
B Granito.
C Objeto de aço inoxidável.
-
Observe a imagem.
-
Cite alguns ingredientes que são utilizados no preparo de pães.
-
Após o preparo dos pães, conseguimos identificar facilmente todos os ingredientes utilizados no preparo deles? Por quê?
-
3. Observe a seguir a orientação destacada em uma embalagem de suco. Em sua opinião, por que esse produto deve ser agitado antes de ser ingerido?
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-
Vítor preparou uma caneca de chá. Para isso, ele ferveu um pouco de água em uma chaleira e, em seguida, adicionou folhas de erva-mate trituradas e açúcar. Depois, com o auxílio de uma colher, agitou o conteúdo e esperou por cinco minutos.
Antes de beber o chá, Vítor passou o conteúdo por uma peneira.
-
Qual dos ingredientes da mistura ficou retido na peneira?
-
Nessa situação, identifique qual componente é solúvel e qual é insolúvel na água.
-
-
Observe as fotos a seguir, que mostram duas misturas.
A
B
-
Diga quantos componentes há em cada mistura.
-
Identifique qual das misturas é formada apenas por líquidos e qual é formada por líquido e sólido.
-
PARA SABER MAIS
- As deliciosas misturas de Toni, de Eder Cassola Molina. Alfa e Beto Soluções.
Nesse livro é contada a história de quatro personagens que decidem tomar suco na lanchonete de Toni. No dia escolhido para isso, Toni prepara uma surpresa: elas mesmas iriam fazer os sucos. Começa, então, a aventura das misturas.
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5 Estados Físicos das misturas
Gabriela colocou água e corante dentro de cinco recipientes com formatos e capacidades diferentes. Observe.
-
O que aconteceu com o formato da água em cada um dos recipientes? Por que isso ocorreu?
NA PRÁTICA
-
Se Gabriela colocasse cubos de gelo no interior de um dos recipientes anteriores, o que aconteceria com o formato desse gelo? Por quê?
Para investigar o que ocorre com o formato das substâncias e das misturas no estado sólido, realize a atividade a seguir.
ATENÇÃO
Caso os recipientes utilizados sejam de vidro, tenha cuidado ao manuseá-los.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
recipientes com formatos variados
-
cubos de gelo
Coloque os cubos de gelo em cada recipiente e observe como ele se comporta.
-
Retorne à questão do início desta seção e a responda novamente. Você precisou alterar sua resposta?
Se possível, fotografe o resultado para cada recipiente a fim de que os resultados sejam observados e comparados.
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Nos ambientes, as substâncias e misturas podem ser encontradas em três diferentes estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Junte-se a um colega e leiam o esquema a seguir.
Os sólidos têm forma e volume definidos.
Um exemplo de mistura no estado sólido é o granito, que é uma rocha. O granito é uma mistura de quartzo, mica e feldspato.
A geleira é um exemplo de água no estado sólido.
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Os gases não têm forma e volume definidos e ocupam o volume do recipiente onde estão.
Substâncias e misturas no estado líquido não têm forma definida. Elas adquirem a forma do recipiente em que são colocadas.
Geralmente, utilizamos ar sob pressão nos pneus dos veículos.
Existem diversos gases. Como exemplos, podemos citar o gás oxigênio, que está presente no ar atmosférico, o gás carbônico, que liberamos para a atmosfera durante a expiração, e o vapor de água.
O vinagre é um exemplo de mistura no estado líquido. Ele, geralmente, é utilizado para temperar alimentos.
As águas dos mares, rios e lagos são exemplos de misturas no estado líquido.
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PROPRIEDADES E APLICAÇÕES DE MATERIAIS SÓLIDOS
Um material em um estado físico apresenta características e propriedades diferentes de quando está em outro estado físico.
-
Converse com um colega sobre as diferenças entre as características da água no estado líquido e no estado sólido.
As indústrias utilizam diferentes materiais para produzir os objetos, de acordo com as características e propriedades de cada material. Veja a seguir algumas características dos materiais sólidos.
A dureza dos materiais sólidos é uma propriedade que indica que eles são resistentes à pressão e que não podem ser riscados facilmente.
O diamante é uma das substâncias naturais de maior dureza. Além de ser resistente, não é facilmente riscado por outros materiais. Por causa disso, é utilizado para cortar outros materiais.
A elasticidade é a propriedade que um sólido tem de se deformar quando uma força é aplicada sobre ele. Quando a força deixa de ser aplicada, esse sólido tende a voltar ao seu formato original.
Materiais como a borracha têm propriedades elásticas. Por causa disso, ela é utilizada em pneus, correias, tapetes, luvas, entre outros objetos.
Alguns sólidos, como certos metais, podem ser moldados, formando fios. Essa propriedade recebe o nome de ductibilidade.
Além do cobre, outros metais são utilizados para fazer fios elétricos.
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ATIVIDADES
-
Samuel sabe que não devemos descartar diretamente no ambiente o óleo de cozinha usado, pois ele pode contaminar o solo e a água. Por isso, ele sempre guarda o óleo usado em um recipiente para, posteriormente, descartá-lo em coletores especiais.
Um dia, ao despejar o óleo no recipiente, Samuel percebeu que o óleo escorria mais devagar do que a água.
ATENÇÃO
Não descarte óleo de cozinha na pia ou no ambiente.
-
Siga as setas para identificar a propriedade dos líquidos que faz com que eles escorram lentamente e escreva-a em seu caderno.
-
Pesquise um líquido que escorre mais devagar do que o óleo de cozinha. Comente com os colegas o resultado de sua pesquisa.
-
Verifique se os adultos de sua residência descartam o óleo de cozinha usado de forma adequada. Caso não o façam, escreva em seu caderno o que você pode fazer para conscientizar esses adultos.
-
O óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado para a produção de outros materiais. Escreva o nome de um material produzido com óleo de cozinha usado. Se necessário, faça uma pesquisa.
-
O material que você citou no item d tem as mesmas características do óleo de cozinha usado?
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-
Reproduza o quadro a seguir em seu caderno e assinale com um X os estados físicos das misturas indicadas, que estão em temperatura ambiente.
Mistura |
Sólido |
Líquido |
Gasoso |
---|---|---|---|
Suco de laranja com gelo |
|||
Granito |
|||
Água com gás |
|||
Bronze |
|||
Leite com cereais |
-
Insira outras misturas que você considera interessante. Para isso, acrescente mais linhas a seu quadro.
-
Larissa se distraiu enquanto enchia um balão de borracha e ele estourou.
-
É possível afirmar que, enquanto Larissa enchia o balão, o ar ocupava todo o seu interior? Justifique sua resposta.
-
Depois que o balão estourou, para onde foi o ar que estava em seu interior?
-
Considerando as propriedades dos materiais sólidos que você estudou nesta unidade, qual delas está relacionada ao fato de que o tamanho do balão aumentou enquanto Larissa o enchia?
-
ATENÇÃO
Caso você precise encher um balão, utilize equipamentos próprios para isso. Se não tiver equipamentos próprios, peça ajuda a um adulto ou tenha cuidado. Ao estourar, o balão pode machucar alguma parte de seu corpo.
PARA SABER MAIS
- Água, de Trevor Day. DCL.
Embarque em uma viagem para conhecer as diferentes propriedades da água em seus diferentes estados físicos.
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6 Composição das misturas
Vanessa se preocupa em ter uma alimentação saudável, comendo alimentos variados e em quantidades adequadas. Veja a seguir alguns alimentos que ela come no café da manhã.
-
Você consegue identificar visualmente os ingredientes do pão?
-
E os ingredientes da salada de frutas?
Em algumas misturas é possível identificar visualmente os componentes.
Em outras misturas não é possível identificar os componentes visualmente.
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Os componentes de algumas misturas
Os componentes das misturas mostradas na página anterior também são misturas.
A água, por exemplo, não é encontrada pura na natureza. Embora não consigamos enxergar, existem diferentes sais minerais e outros componentes misturados a ela.
Já o sal de cozinha contém uma substância chamada cloreto de sódio misturada a outra denominada iodo.
-
É possível identificar visualmente os componentes da água e do sal de cozinha?
FLUORETO NA ÁGUA
Devemos tomar água filtrada, fervida e que tenha passado por um tratamento.
Geralmente, nas cidades, a água consumida pela população é coletada em rios e encaminhada a Estações de Tratamento de Água (ETA). Nessas estações, a água passa por diversas etapas de tratamento, tornando-se adequada para o consumo.
Em uma dessas etapas das estações de tratamento é adicionado fluoreto à água. A mistura de água e fluoreto contribui para prevenir a cárie dentária.
-
Somente a fluoretação da água não é suficiente para combater a cárie dentária. Quais cuidados devemos ter com nossos dentes?
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Composição do ar atmosférico
Vimos que o ar atmosférico é composto de uma mistura de diferentes gases.
-
É possível identificar visualmente os componentes do ar atmosférico?
O ar atmosférico é constituído de diversos gases, como o gás oxigênio, o gás carbônico, o gás nitrogênio e o vapor de água. Em condições normais, geralmente não é possível identificar visualmente os componentes do ar atmosférico.
Agora, veja a situação a seguir.
-
Como está o ar dessa cidade?
-
No local em que você mora o ar atmosférico é parecido com o da foto anterior?
Em locais onde há grande quantidade de indústrias, automóveis e queimadas, em determinadas condições, podemos perceber a presença de alguns poluentes no ar, como mostra a foto anterior. Além da fumaça, podemos perceber que o ar adquire um aspecto embaçado. Esses poluentes podem prejudicar a saúde do ser humano, de outros animais e de plantas.
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CIDADÃO DO MUNDO Ar e saúde
Hoje é dia de passeio no parque! Felipe e sua família ainda vão contribuir com o ambiente plantando uma árvore.
A Secretaria do Meio Ambiente do município em que Felipe e sua família residem os orientou sobre o local onde eles poderiam plantar determinada espécie de árvore.
Você costuma ir caminhando para a escola, com um adulto? Essa atitude contribui para melhorar sua saúde e a qualidade do ar.
As plantas transpiram, emitindo vapor de água no ar. Esse vapor ajuda a tornar o ambiente mais fresco e agradável.
O intenso tráfego de veículos em algumas cidades leva à emissão de parte dos gases poluentes presentes na atmosfera. Esses gases são formados após a queima de combustíveis.
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O parque que Felipe visitou é agradável. No entanto, na cidade onde ele mora, existem muitas indústrias e automóveis que emitem grande quantidade de poluentes na atmosfera. Além disso, o ar atmosférico também pode conter fuligem, poeira, gases tóxicos, materiais particulados, entre outros componentes.
Quando a quantidade de poluentes presentes no ar atmosférico altera as características do ar a ponto de prejudicar os seres vivos, podemos dizer que o ar do ambiente está poluído.
A poluição do ar tem efeitos mais graves em crianças, podendo afetar o desenvolvimento dos pulmões. Com isso, muitas crianças precisam de atendimento médico para realizar o processo de inalação por nebulização, com medicamentos indicados pelo médico.
Felipe e sua família plantando uma árvore.
- fuligem:
- conjunto de partículas muito finas que são geradas e liberadas na atmosfera pela queima incompleta de petróleo, carvão, madeira ou outros combustíveis
-
Cite um dos principais agentes poluidores do ar, comum nas ruas de muitas cidades É possível reduzir sua utilização?
-
Pergunte a seus familiares se em sua famíli existem pessoas com doenças respiratória agravadas pela poluição do ar.
-
Com um adulto responsável, verifique a possibilidade de plantar uma árvore num parque ou jardim do município onde moram. Com uma câmera do telefone celular, grave o plantio da árvore e encaminhe o vídeo para seu professor compartilhar em sala de aula.
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MONITORAMENTO DA QUALIDADE DO AR
-
Observe a foto anterior e diga o que representa o valor que aparece no medidor da qualidade do ar.
Diversas atividades humanas, como o uso de veículos, as queimadas e alguns processos industriais e de geração de energia elétrica, são responsáveis pelo lançamento de poluentes na atmosfera, alterando a qualidade do ar que respiramos.
Por causa desses problemas, em alguns lugares, foram instalados aparelhos que monitoram a qualidade do ar.
Esses aparelhos medem as concentrações de poluentes na atmosfera. De acordo com as leis ambientais, as características monitoradas são: partículas totais em suspensão, fumaça, partículas inaláveis, dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de nitrogênio.
Quanto maior é a quantidade de poluentes no ar, mais baixa é sua qualidade e maiores são os riscos à saúde.
-
Cite algumas atitudes que podem ser tomadas pelas pessoas e que contribuem para diminuir a poluição do ar.
-
2. Pesquise outros componentes do ambiente, além dos seres humanos, que são prejudicados pela poluição do ar. Converse com os colegas sobre os resultados de sua pesquisa.
- suspensão:
- termo referente às partículas sólidas que flutuam em um meio gasoso ou em um meio líquido
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ATIVIDADES
-
A foto a seguir mostra uma mistura feita por Tatiane usando alguns componentes como os listados a sequir.
ATENÇÃO
Se o copo utilizado for de vidro, tenha cuidado ao manuseá-lo. Desenvolva a atividade com a ajuda de um adulto.
-
Associe cada nome de componente escrevendo, no caderno, a letra correspondente a cada número apresentado na foto.
-
Onde está o sal da mistura feita por Tatiane?
-
Com uma pessoa da família, providencie os materiais indicados nesta atividade e façam a mistura. Deixem-na em repouso por alguns segundos e comparem com a mistura feita por Tatiane. Não se esqueçam de fotografar o resultado da atividade.
-
-
Observe a seguir a lista de ingredientes utilizados no preparo do panetone.
Ingredientes
500 g de farinha de trigo
4 tabletes (50 g) de fermento biológico
1/2 xícara de manteiga
1 colher (chá) de sal
3/4 de xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de uvas-passas sem caroço
3 gotas de essência de laranja
100 mL de água
1/2 xícara de açúcar
4 gemas
-
É possível identificar na foto todos os ingredientes utilizados na massa do panetone?
-
Escreva em seu caderno os ingredientes que conseguimos identificar visualmente no panetone.
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-
Em algumas lojas de materiais de construção, as tintas são preparadas no momento da compra. Nesse processo é utilizada uma tinta-base branca e os pigmentos coloridos são adicionados e misturados por uma máquina.
A lata de tinta ao lado foi obtida misturando o pigmento da cor verde em uma tinta branca.
-
Observando a foto, é possível identificar os componentes da mistura que formam a tinta?
-
Você conhece outra maneira de obter tinta verde usando outras cores?
4. A gasolina vendida nos postos de combustíveis brasileiros tem certa quantidade de etanol misturado em sua composição. Uma forma de verificar a quantidade de etanol na gasolina é misturar quantidades iguais de água e gasolina.
A foto a seguir mostra o resultado dessa mistura.
-
Onde esta a gasolina na mistura mostrada na foto?
-
Identifique onde está o etanol na mistura mostrada na foto.
-
Pesquise para qual finalidade esse teste é feito.
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5. Organize as letras a seguir de acordo com as cores e encontre o nome de quatro gases que compõem o ar atmosférico.
Agora, reescreva as frases a seguir em seu caderno completando os espaços com o nome de três dos quatro gases que você encontrou.
-
Durante a respiração, o ser humano inspira o ar rico em gás e expira o ar rico em .
-
O gás é o gás que existe em maior quantidade no ar atmosférico.
6. Observe as imagens a seguir.
A
B
-
O que transportou a poeira que se acumulou sobre o móvel da foto A?
-
De onde surgiu a água que se acumulou no vidro da janela na foto B? Como as gotas de água surgiram na janela?
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
- Qual é o aspecto das misturas em que a água não dissolve os componentes envolvidos?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
10 copos descartáveis transparentes
-
10 etiquetas autocolantes
-
colher de chá
-
água
-
azeite
-
bicarbonato de sódio
-
detergente
-
cubos de gelo
-
raspas de lápis
-
sal
-
vinagre
-
Fixe uma etiqueta em cada copo e numere-os de 1 a 10.
-
Em cada copo, realize uma mistura proposta no quadro a seguir, seguindo os números correspondentes.
ATENÇÃO
Não coloque na boca nem ingira as substâncias e as misturas utilizadas nesta atividade.
Se possível, fotografe o resultado de cada mistura e encaminhe as fotos para seu professor por e-mail ou rede social.
Mistura |
Materiais |
1 |
água e vinagre |
2 |
água, sal e detergente |
3 |
água, azeite, gelo e raspas de lápis |
4 |
água, azeite e detergente |
5 |
bicarbonato de sódio e azeite |
6 |
água e raspas de lápis |
7 |
bicarbonato de sódio e sal |
8 |
azeite, vinagre e raspas de lápis |
9 |
vinagre, sal e gelo |
10 |
vinagre, azeite e detergente |
- Em quais das misturas apresentadas no quadro é possível identificar pelo menos um de seus componentes de forma visual?
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-
Experimente também realizar misturas diferentes das propostas, como bicarbonato de sódio, azeite e raspas de lápis. Nesses casos, anote no caderno se você conseguiu ou não identificar visualmente os materiais misturados.
bicarbonato de sódio
azeite
raspas de lápis
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
Quais materiais misturados nesta atividade foram dissolvidos pela água?
-
Quais materiais não foram dissolvidos pela água?
-
Quais materiais estão no estado sólido? E quais estão no estado líquido?
-
O que você pode concluir com esta atividade?
-
Converse com seus colegas sobre as misturas realizadas e os resultados obtidos. Compare seus resultados com os de seus colegas.
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7 Técnicas de separação de misturas
Em diversas atividades do dia a dia, realizamos misturas e também técnicas de separação de misturas. No preparo dos alimentos para uma refeição, por exemplo, diferentes técnicas de separação de misturas podem ser utilizadas. Veja algumas a seguir.
Procure ingerir sucos naturais.
Sempre que possível, ajude nas tarefas domésticas, como preparar alimentos, lavar louças e outros ambientes e tirar o pó de objetos.
Laura está ajudando seu pai a preparar suco de melancia para o almoço. Para isso, eles bateram no liquidificador um pedaço de melancia e um pouco de açúcar e despejaram o conteúdo do liquidificador em uma peneira.
Essa técnica recebe o nome de peneiração. Nela, os componentes líquidos e com partículas mais finas passam pelos orifícios da peneira. Já os componentes sólidos e com tamanho maior do que os furos da peneira ficam retidos.
A filtração é uma técnica utilizada na separação de componentes que não se dissolvem na água. Para realizá-la, a mistura passa por um filtro, que retém a maior parte dos materiais sólidos e deixa passar a parte líquida.
Esta jarra de suco já tinha sido preparada por Laura e seu pai havia alguns minutos. Veja como ela ficou após esse tempo.
A mãe de Laura estava retirando impurezas misturadas ao feijão para prepará-lo para o almoço. Essa é uma técnica de separação de misturas chamada catação. Nessa técnica, utilizam-se as mãos ou uma pinça para separar os componentes.
O suco de melancia sofreu decantação. A decantação é uma técnica que consiste em deixar a mistura em repouso por algum tempo. Nesse processo, parte da mistura se deposita no fundo do recipiente. A decantação é utilizada na separação de materiais que não se dissolvem na água.
-
Por que o pai de Laura passou o suco pela peneira?
-
Ao agir dessa forma, ele separou o açúcar do suco de melancia? Por quê?
77
-
Por que o suco que estava em repouso ficou dessa maneira?
-
O que o pai de Laura deve fazer antes de eles tomarem o suco que se decantou?
Que técnicas de separação de misturas você já utilizou em sua casa?
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NA PRÁTICA
- Como podemos separar um material que está no estado sólido e que não se mistura com um líquido sem realizar a filtração da mistura?
Para investigar uma forma de separar os componentes de uma mistura entre um líquido e um sólido, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
copo plástico transparente
-
areia ou terra
-
água
-
colher
Coloque água no copo plástico, adicione areia ou terra e misture até que a água fique com aparência barrenta.
Em seguida, deixe o copo com a mistura em repouso por cerca de 10 minutos e observe o que aconteceu.
Se possível, com um telefone celular ou uma câmera, grave o desenvolvimento desta atividade.
-
Como ficou a mistura no interior do copo após ficar em repouso?
-
Somente a decantação foi suficiente para a água se tornar límpida novamente?
As técnicas de separação de misturas também podem ser utilizadas em outras atividades humanas, como em exames laboratoriais, em indústrias e na extração de minérios, entre outras.
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Em alguns laboratórios, por exemplo, o sangue do ser humano, que é uma mistura de componentes sólidos e líquidos, pode passar por uma técnica denominada centrifugação. Para isso, utiliza-se um aparelho chamado centrífuga.
Os tubos contendo sangue são colocados na centrífuga, que gira fazendo com que a parte líquida do sangue se separe da parte sólida.
parte líquida
parte sólida
centrífuga
5. Algumas máquinas de lavar roupas também realizam a técnica de centrifugação. Nesse caso, para que serve essa técnica?
Em minas de extração de ouro, os garimpeiros encontram o metal precioso misturado à areia e a fragmentos de rochas. Para separar esses materiais sólidos, eles utilizam o processo da levigação.
Para separar o ouro das rochas, os garimpeiros colocam os fragmentos em um instrumento chamado bateia. Depois, adicionam água e movimentam a bateia. Uma parte dos materiais ficará no fundo da bateia (as rochas), e o outro material (o ouro) flutuará na água, ficando mais fácil para retirá-lo.
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Algumas indústrias, como as farzmacêuticas, empregam a técnica de destilação para extrair óleos e essências de algumas plantas.
A destilação simples é usada principalmente para misturas envolvendo sólidos e líquidos.
Outra técnica utilizada para separar misturas é a flotação. Nesse processo, dois componentes sólidos são separados utilizando um líquido que não dissolve nenhum deles. Nesse líquido, são adicionadas bolhas de ar. As partículas sólidas mais leves se aderem às bolhas de ar, formando uma espuma. Um dos sólidos afunda e o outro flutua.
A flotação é utilizada na separação de metais e na indústria de papel.
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TRATAMENTO DE ÁGUA E ESGOTO POR FLOTAÇÃO
Em muitas cidades, a água que chega até as residências para ser utilizada pelas pessoas passa por Estações de Tratamento de Água.
- O acesso à água tratada não é uma realidade em todo o nosso país. Converse com os colegas sobre o que as pessoas que não têm acesso à água tratada precisam fazer com a água que elas obtêm, antes de ingeri-la ou preparar os alimentos.
Muitas cidades também têm as Estações de Tratamento de Esgoto, cuja função é tratar o esgoto antes de despejá-lo nos rios. Esse tratamento é essencial para reduzir a contaminação do ambiente.
A flotação é uma técnica aplicada tanto no tratamento de água como no de esgoto. Essa técnica é usada para separar partículas sólidas do líquido.
A flotação é um processo que funciona de maneira oposta à decantação, na qual, em vez de as partículas sólidas se acumularem no fundo do tanque, elas são levadas para a superfície pelas bolhas de ar, formando uma espuma.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
O que acontece quando despejamos água com terra em um filtro?
-
Por que isso acontece?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
2 garrafas plásticas (PET) de 2 L
-
algodão
-
carvão vegetal moído
-
areia
-
pequenas rochas
-
água
-
terra
-
tesoura com pontas arredondadas
ATENÇÃO
Peça auxílio a um adulto para cortar as garrafas.
-
Peça ao adulto que corte uma das garrafas plásticas ao meio. A parte do gargalo formará um funil e a base, um copo.
-
Encaixe o funil no copo.
-
Coloque, dentro do funil, o algodão, o carvão vegetal moído, a areia e as rochas, formando quatro camadas.
-
Qual é a função dessas camadas de materiais para o experimento?
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-
Coloque um pouco de terra dentro da outra garrafa plástica. Adicione água até atingir a metade de sua capacidade e tampe-a. Em seguida, agite a garrafa para misturar bem a água com a terra.
-
Despeje cuidadosamente essa mistura dentro do funil e observe o aspecto da água que escoa para dentro do copo.
ATENÇÃO
Não beba a mistura de água e terra, nem mesmo após ter passado pelo filtro. Além disso, limpe o local em que a atividade foi realizada e lave bem as mãos.
Com um telefone celular, peça a uma pessoa da família que grave você realizando a etapa E. Peça a ela que dê foco aos resultados do experimento. Encaminhe o vídeo para o professor por e-mail ou rede social.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
Como estava a água misturada à terra, antes de passar pelo funil?
-
Comente, com suas palavras, o que aconteceu com a água depois de passar pelo funil?
-
Qual é o nome da técnica de separação de mistura, representada nesta atividade?
-
O que você pode concluir com os resultados desta atividade?
-
Converse com seus colegas sobre os resultados.
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CIDADÃO DO MUNDO Separação de misturas para reciclagem
O pai de Camila trabalha na cooperativa de reciclagem da cidade onde moram. A cooperativa é responsável pela coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis, dando destino correto a eles.
O lixo que chega nos caminhões contém diversos tipos de materiais recicláveis misturados, como papel, plástico, vidro, alumínio e cobre, entre outros.
A reciclagem promove o reaproveitamento dos materiais, reduz a necessidade da exploração do ambiente para obtenção de matérias-primas e reduz a quantidade de resíduos descartados no ambiente.
Os trabalhadores fazem a separação dos materiais recicláveis pelo método da catação, selecionando plásticos, papel, alumínio e cobre. Posteriormente, outros trabalhadores separam os materiais por tipo e os compactam em blocos para a venda e a reciclagem.
O valor obtido com a venda dos materiais é revertido para a cooperativa e dividido entre os trabalhadores. Essa é a fonte de renda deles.
As cooperativas de reciclagem também fazem parceria com empresas para recolher os resíduos gerados e obter materiais para reciclar.
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Os metais que contêm ferro também podem ser reciclados, além do alumínio e do cobre. Por serem atraídos por ímãs, os metais que contêm ferro podem ser separados de outros materiais por meio de eletroímãs conectados a guindastes, como mostrado na foto a seguir.
O trabalho das cooperativas de reciclagem é muito importante porque, além de ajudar a diminuir o impacto ambiental gerado pelos resíduos sólidos, é uma fonte de renda para os trabalhadores.
1. Você e seus familiares separam os materiais recicláveis do lixo comum?
2. Converse com os colegas sobre a importância do trabalho realizado pelos profissionais da usina de reciclagem para a sociedade e o meio ambiente.
3. Pesquise se em sua cidade há cooperativas de reciclagem ou coleta seletiva. Comente com os colegas sobre o resultado da sua pesquisa.
O eletroímã é um ímã que funciona com eletricidade e pode ser ligado e desligado. Ele é muito utilizado para separar metais ferrosos de outros tipos de metais.
Valorize as cooperativas e os catadores de materiais recicláveis, pois eles desenvolvem um trabalho fundamental para a conservação do ambiente.
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ATIVIDADES
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Célio misturou água com um pouco de açúcar em uma jarra. Em seguida, ele passou a mistura por um filtro de papel para separar a água do açúcar.
- Com a técnica utilizada, Célio conseguirá separar os dois componentes? Por quê?
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Inês misturou um pouco de terra em um copo com água e despejou essa mistura dentro de um prato. Ela deixou o prato com a mistura por algumas horas em um local onde havia incidência direta de luz solar.
Após esse período, Inês retornou ao local e percebeu que havia somente a terra no prato.
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O que aconteceu com a água?
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Que outras técnicas Inês poderia ter utilizado para separar a terra da água?
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Observe a mistura da palha de aço com areia apresentada na imagem a seguir. Sabendo que a palha de aço é um metal ferroso, de que maneira você realizaria a separação dela da areia?
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Identifique a técnica de separação de misturas relacionada a cada situação a seguir.
A Gustavo coando o café que acabou de preparar.
B Graziela colocou muito chocolate em pó em um copo com leite. Após alguns minutos, ela percebeu que parte do chocolate havia se depositado no fundo do copo.
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Em 2016 ocorreu um vazamento de petróleo no rio Cubatão, em São Paulo. Para impedir que a maior parte do óleo derramado nesse rio se espalhasse, foram utilizadas barreiras flutuantes. Veja a seguir.
- Como você explicaria o funcionamento dessas barreiras flutuantes?
- Elabore uma questão sobre o assunto apresentado nesta atividade. Em seguida, entregue-a a um colega pra que a responda.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe a foto ao lado. Ela mostra o café sendo preparado.
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Nessa foto, você deve ter percebido que a mistura de água e café é passada por um filtro de papel. Por que isso é feito?
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Após o preparo do café, é possível identificar facilmente os componentes misturados?
2. Observe as imagens a seguir e responda em seu caderno. Por que o ouro na imagem A adquiriu o formato do recipiente e na imagem B ele passou a ter volume definido?
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Observe as duas fotos de cubos de gelo a seguir.
- Sabendo que a fervura ajuda a remover os gases dissolvidos na água, em qual imagem o gelo foi feito com água direto da torneira? Explique.
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O aparato a seguir foi montado por uma pessoa para extrair o óleo de uma planta. Observe.
- Em seu caderno, indique onde está a mistura de álcool e óleo e onde está o álcool separado.
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Em seu caderno, relacione as descrições a seguir às técnicas de separação de misturas.
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Técnica de separação de misturas utilizada para separar os componentes do sangue por meio de um equipamento chamado centrífuga.
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Técnica utilizada para preparar café ou chá, separando líquidos e sólidos.
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Separação de mistura que ocorre quando deixamos alguns sucos concentrados por muito tempo sem agitá-los.
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Técnica que pode ser utilizada para separar, em uma mistura sólida, a parte mais espessa da parte mais fina.
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Técnica utilizada para separar líquidos diferentes e que se misturam.
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Técnica de separação de misturas usada para separar sólidos com diferentes características presentes em um líquido.
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Decantação.
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Destilação.
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Flotação.
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Peneiração.
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Centrifugação.
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Filtração.