157
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
-
As imagens a seguir representam diferentes tipos de misturas.
- Quais imagens representam misturas homogêneas? Por que elas não parecem ser misturas?
-
Em seu caderno, relacione cada mistura ao modo adequado de separação.
A Água e pó de café. |
1 Centrifugação. |
B Feijão com impurezas. |
2 Destilação. |
C Mistura de componentes do petróleo. |
3 Filtração. |
D Amostra de sangue. |
4 Catação. |
E Areia e ouro. |
5 Peneiração. |
F Amostra de solos. |
6 Levigação. |
G Mistura de diferentes metais. |
7 Flotação. |
158
- Leia o texto a seguir sobre a relação alimentar entre determinados seres vivos.
A mangueira é uma planta que produz o próprio alimento por meio da fotossíntese. A fruta produzida por ela, a manga, serve de alimento para a anta, que, por sua vez, pode servir de alimento para outro animal, como a onça. Seres vivos microscópicos degradam outros seres vivos quando estes morrem, entre eles a onça, para obter a energia e os nutrientes de que precisam.
- Em seu caderno, escreva a sequência que representa essa cadeia alimentar.
- Qual é o consumidor secundário nessa cadeia?
- Os microrganismos causadores de doenças transmissíveis passam de pessoas doentes para pessoas saudáveis. A transmissão da COVID-19 ocorre, por exemplo, por meio de gotículas de saliva suspensas no ar. No caso da dengue, ela acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti, quando este está contaminado.
- Em qual das doenças citadas a tranmissão dos microrganismos ocorre diretamente, sem a presença de intermediários?
- O que devemos fazer para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2, que provoca a COVID-19?
- Quando tiramos uma garrafa do congelador, ela fica coberta de gotas de água. Isso acontece porque ocorre uma mudança de estado físico da água.
- Qual é o nome dessa mudança de estado?
- Qual era o estado físico da água no ar atmosférico antes de ocorrer essa mudança?