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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
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Leia os nomes dos componentes que fazem parte das misturas representadas a seguir.
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Por que em duas das misturas não é possível identificar visualmente todos os componentes?
Porque o sal e o açúcar se dissolvem em água.
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Observe as imagens a seguir. Nelas, são apresentadas transformações que podem ocorrer em alguns materiais.
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Em sua opinião, quais materiais não voltam ao estado em que estavam antes?
Espera-se que os alunos respondam a laranja.
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A imagem ao lado representa a relação alimentar entre alguns seres vivos.
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Qual componente do ambiente permite aos produtores produzir o próprio alimento?
Espera-se que os alunos respondam a luz solar.
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Como a energia contida nas plantas é transferida aos outros seres vivos dessa relação alimentar?
Espera-se que os alunos respondam que, em uma relação alimentar, a energia é transferida quando um ser vivo se alimenta de outro.
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MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar o conceito que os alunos têm sobre misturas e se conseguem diferenciar as homogêneas das heterogêneas. Trabalhar esses conceitos é essencial para desenvolver a habilidade EF04CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não identifique que o sal e o açúcar se dissolvem na água, você pode misturar água com sal e água com açúcar para que ele veja a mistura que se forma em cada caso. Isso vai ajudá-lo também a compreender o papel da água como solvente.
2 Objetivo
- Esta atividade possibilita avaliar se os alunos identificam as transformações reversíveis e irreversíveis que ocorrem em determinados materiais, conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades EF04CI02 e EF04CI03 da BNCC
Como proceder
- Caso algum aluno não identifique a laranja como um material que não pode voltar a ser como antes, pergunte a ele o que vai acontecer se a água do degelo for congelada novamente. Assim, os alunos entenderão que a água sofreu uma transformação física e pode voltar ao seu estado original. Já a laranja sofreu uma transformação sem retorno, pois apodreceu e não pode oferecer as mesmas propriedades que apresentava antes dessa transformação.
3 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se o aluno reconhece a luz solar como componente do ambiente essencial para as cadeias alimentares e como a energia produzida pode ser transmitida a outros seres vivos da cadeia. Esses conhecimentos contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF04CI04 e EF04CI05 da BNCC.
Como proceder
- No item a, caso o aluno não identifique a luz solar como fonte de energia para a cadeia alimentar, trabalhe com a proposta de uma visita aos ambientes da escola, mostrando aos alunos a importância da luz solar para as plantas. No item b, mostre aos alunos um esquema em que uma planta realiza fotossíntese usando a luz solar e que o alimento que produz transfere energia a outros seres vivos quando se alimentam dela.
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se o aluno reconhece que os restos de seres vivos se decompõem pela ação de fungos e bactérias, conhecimento que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF04CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso o aluno tenha dificuldade em responder corretamente ao item a, peça a ele que se lembre do bolor que pode ser observado em diferentes tipos de alimentos, como os pães. No item b, caso o aluno tenha dificuldade em responder sobre a importância desses seres vivos, pergunte se ele conhece o adubo feito por compostagem utilizando as sobras de resíduos orgânicos e também como ficariam os ambientes se não houvesse a decomposição da matéria orgânica.
5 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar o conceito que os alunos têm sobre as bactérias, contribuindo para as habilidades EF04CI06 e EF04CI07 da BNCC.
Como proceder
- Caso o aluno não consiga formar a palavra bactéria no item a, peça-lhe que repita com mais atenção; mostre a ele uma sequência correta dos números em ordem crescente. No item b, se ele não identificar que nessa ocasião as bactérias são benéficas, mostre outras imagens de produtos que precisam das bactérias para serem produzidos, por exemplo. Ao escrever a palavra no caderno, acompanhando a ordem crescente dos números, os alunos desenvolvem os componentes da PNA produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário, bem como habilidades de numeracia da PNA.
6 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se o aluno relaciona as mudanças nas direções e nos tamanhos das sombras dos objetos com o movimento de rotação da Terra. Conhecimentos essenciais para o desenvolvimento das habilidades EF04CI09, EF04CI10 e EF04CI11 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não chegue à resposta correta no item a, reproduza a atividade no pátio da escola, em um local onde tenha a incidência da luz solar, em dois momentos. Peça aos alunos que verifiquem a posição aparente do Sol no céu e como são projetadas as sombras. Oriente-os quanto aos cuidados em se expor ao Sol e a não olharem diretamente para ele. No item b, caso algum aluno responda incorretamente, faça uma analogia com o brinquedo chamado gira-gira, dos parques infantis. Quando nele giramos, observamos tudo girando ao redor, embora tudo esteja parado e só o gira-gira se mova. Da mesma forma, a Terra possui um movimento de rotação ao redor do Sol.
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Restos de plantas e de animais são digeridos por seres vivos chamados decompositores, e o que resta dessa digestão libera no solo nutrientes que auxiliam no desenvolvimento de outros seres vivos.
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Quais seres vivos são decompositores?
Bactérias e fungos.
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Qual é a importância dos seres vivos decompositores?
Espera-se que os alunos respondam que eles decompõem a matéria orgânica e liberam materiais no solo que são absorvidos por outros seres vivos, auxiliando, assim, no desenvolvimento deles.
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Quando tomamos antibióticos, os médicos recomendam também a ingestão de probióticos para proteger o intestino e sintetizar as vitaminas.
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Seguindo a ordem crescente dos números, escreva em seu caderno o nome do ser vivo microscópico que dá origem ao probiótico.
Bactéria.
4 2 8 5 1 3 6 7 T A A É B C R I -
Os seres vivos presentes nos probióticos são benéficos para o ser humano?
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois auxiliam na proteção do organismo e ajudam a manter o bom funcionamento dele.
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As imagens a seguir representam a posição da sombra de uma árvore de manhã, ao meio-dia e ao entardecer e também a posição aparente do Sol no céu em cada um desses momentos.
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O que aconteceu com a sombra da árvore ao longo de um dia?
A sombra mudou de direção e de tamanho.
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Por que isso ocorreu?
A mudança ocorreu em função do movimento da Terra ao redor do Sol
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MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para evidenciar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Utilize esse mapeamento para analisar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.