90
3 Transformação de materiais
Você já parou para pensar em como o ser humano molda os materiais para criar os mais diferentes objetos?
Resposta pessoal.
Para fazer essa escultura, o artista estadunidense Anish Kapoor utilizou aço inoxidável, e seu formato foi inspirado no metal mercúrio em estado líquido.
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Esta unidade aborda inicialmente as transformações pelas quais os materiais podem passar, levando os alunos a perceberem que algumas delas são reversíveis, como as mudanças de estados físicos da matéria, e algumas transformações são irreversíveis, como a combustão de um material ou a fritura de um ovo. Além disso, são abordados os conceitos de transformações físicas e transformações químicas.
Como exemplo de transformações físicas, a unidade aprofunda o trabalho com as mudanças de estados físicos, destacando as características de cada tipo de mudança. Além disso, a unidade trabalha com o ciclo da água no ambiente, mostrando sua relação com as mudanças de estados físicos da água.
Ao longo do desenvolvimento da unidade, são sugeridas diversas atividades e a seção O que você estudou?, que permitem a avaliação do processo de aprendizagem e dos conhecimentos construídos pelos alunos quanto aos objetivos propostos para os temas da unidade.
Objetivos
-
Diferenciar transformações reversíveis de transformações irreversíveis.
-
Conceituar transformações químicas e transformações físicas.
-
Conhecer as principais características das reações químicas.
-
Reconhecer que as mudanças de estado físico são reversíveis.
-
Identificar mudanças de estado físico em situações do cotidiano.
-
Compreender o ciclo da água no ambiente.
Veja a seguir sugestões de atividades que podem ser realizadas como ponto de partida para os temas 8 e 9 desta unidade.
Atividade preparatória
Perceber que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis, mas outras não, pode ser uma atividade para iniciar o desenvolvimento do tema 8 - Observando as transformações de materiais.
Com essa atividade é possível desenvolver a habilidade EF04CI02 da BNCC, uma vez que os alunos observam exemplos de transformações físicas ou químicas.
-
Inicie a aula explicando que a transformação de materiais pode ser física ou química. Para fabricar objetos e alimentos, essas transformações são necessárias. Distribua uma folha de jornal para cada aluno e peça que a rasguem. Pergunte a eles se houve uma transformação física ou química. Explique-lhes que as transformações físicas ocorrem quando não há alteração na composição do material. Essa alteração pode ocorrer no formato, no tamanho e/ou na aparência.
-
Em seguida, acenda um fósforo diante dos alunos. Após o fogo apagar, pergunte o que aconteceu com a madeira do palito de fósforo. Comente que a ação do fogo alterou sua composição, exemplificando uma transformação química. Não permita a eles que manipulem os palitos nem a caixa de fósforos.
Atividade preparatória
Para iniciar o estudo do tema 9 - Mudança de estado físico dos materiais, proponha uma discussão em que os alunos reconheçam estados físicos da matéria.
Essa atividade possibilita desenvolver a habilidade EF04CI03 da BNCC, uma vez que os alunos identificam que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são reversíveis (como as mudanças de estado físico da água).
-
Inicie uma conversa com os alunos relembrando os três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Ressalte que, no caso da água, o gelo representa o estado sólido; a água é o estado líquido; e o vapor é o estado gasoso. Questione-lhes: "Quando o gelo se transforma em água líquida, ele pode voltar a ser gelo novamente?". Possivelmente, os alunos responderão que, para que isso ocorra, basta colocar a água no congelador novamente. Comente que muitas transformações são reversíveis, como a transformação de água líquida em gelo e de gelo em água líquida. Explique-lhes que, na natureza, alguns fenômenos também podem ser reversíveis, como a água da chuva que retorna à atmosfera na forma de vapor. Em seguida, comente que também existem muitas transformações irreversíveis, ou seja, que não retornam ao estado inicial.
Nesta unidade serão apresentadas as transformações químicas e físicas da matéria, com foco em situações do cotidiano. O estudo teórico e prático das mudanças de estado físico será aprofundado, utilizando a água como exemplo. Para finalizar, os alunos serão convidados a refletir sobre as transformações provocadas por atividades humanas e suas consequências para a vida na Terra.
-
Nas questões, os alunos são levados a descobrir, por meio da reflexão, o que acontece com um material do dia a dia quando exposto a diferentes condições de temperatura (aquecimento e resfriamento), contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI02 da BNCC.
-
A abertura da unidade convida os alunos a observar uma escultura, o que promove o senso estético, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 3 da BNCC.
-
Inicie a aula solicitando aos alunos que observem a imagem e a descrevam. Peça que discutam sobre o material utilizado para elaborar a escultura e façam estimativas sobre o tamanho dela, utilizando elementos da imagem, como a altura do homem.
-
Explique que se trata de uma obra do artista Anish Kapoor finalizada em 2006 e que se situa na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em seguida, discuta as questões com os alunos, incentivando-os a se expressarem e a usarem a criatividade, especialmente na questão 2.
-
Explique que o aço é um material produzido pelo ser humano, com base na mistura de ferro, carbono e outros materiais. A produção de aço é uma tecnologia relacionada à siderurgia. Existem quatro tipos de aço, usados para finalidades diferentes, e entre eles está o aço inoxidável.
-
Observe o que os alunos já conhecem sobre mudanças de estado físico e sobre as características de cada estado. Retome a abertura ao final do estudo da unidade.
91
CONECTANDO IDEIAS
1. Você já viu esculturas feitas de metal?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. Essa escultura foi feita a partir de aço. Como é possível transformar o metal e moldá-lo no formato desejado?
2. Espera-se que os alunos respondam ser possível aquecer o aço até que ele passe para o estado líquido e, em seguida, despejá-lo em formas com o formato desejado.
3. Cite outro objeto que foi moldado a partir de um ou mais metais.
3. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Veja mais informações sobre o aço e sobre a siderurgia no texto a seguir.
A Siderurgia é a ciência que estuda a produção de aços. O processo siderúrgico está dividido em três grandes etapas: redução, refino e conformação mecânica. A redução é a etapa que visa transformar os minérios de ferro em ferro-gusa (redução em alto forno) ou ferro-esponja (redução direta). O refino envolve os processos de transformação dos produtos da redução dos minérios de ferro em aço, com composição química adequada ao uso. Por último, a conformação mecânica visa a transformação mecânica dos aços em produtos que possam ser utilizados pela indústria e envolve, de forma geral, a laminação, trefilação e o forjamento [...]
[...]
Uma das formas mais utilizadas de classificar os aços é aquela que considera a composição química, de acordo com o sistema de designação SAE--AISI (SAE - Society of Automotive Engineers, AISI - American Iron and Steel Institute). A partir desta, podemos classificar globalmente os aços em quatro grandes classes:
Aços-carbono;
Aços-liga ou de construção mecânica (baixa e média liga);
Aços inoxidáveis;
Aços-ferramenta (alta liga).
[...]
MENDES, Chrislla S. A.; LIMA, Naiandra M. Melhoria na usinabilidade dos aços SAE 1008 e 1045 com uso de tratamento térmico de recozimento. Semana acadêmica. p. 3. Disponível em: https://oeds.link/G6SmRB. Acesso em: 26 maio 2021.
Conectando ideias
1. Os alunos podem citar esculturas que já viram em situações do dia a dia, sem a necessidade de explicitar o artista que a elaborou.
3. Espera-se que os alunos respondam que é possível encontrar em outros objetos metálicos, como panelas, talheres, rodas de automóveis, entre outros.
92
8 Observando as transformações de materiais
Observe a imagem ao lado.
1. Descreva o que está ocorrendo com a madeira. Espera-se que os alunos respondam que a madeira está queimando.
2. E o que está acontecendo com o alimento? Espera-se que os alunos respondam que o alimento está sendo cozido.
Algumas transformações podem ser reversíveis, isto é, após serem transformados, os materiais podem voltar ao estado original. Isso acontece, por exemplo, ao solidificarmos um copo com água. Se retirarmos esse copo do congelador, a água voltará ao estado líquido.
Outras transformações são irreversíveis, ou seja, após transformados, os materiais não retornam ao estado original. A madeira que está sendo queimada no fogão a lenha, por exemplo, não poderá voltar ao estado original.
PNA Agora, analise, com um colega, as situações a seguir.
Situação 1
Nesta situação, o ouro foi aquecido e, ao se fundir, foi despejado em um molde com formato de barra.
A
B
3. Se a barra de ouro da foto B for aquecida novamente até ocorrer a fusão do metal, o que vai acontecer com o objeto?
Espera-se que os alunos percebam que a transformação que ocorreu nessa situação é reversível, pois, ao fundir a barra, o metal pode voltar ao estado em que estava antes de produzir o objeto.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 8 - Observando as transformações de materiais
5 aulas
-
Atividade preparatória.
-
Leitura e desenvolvimento das questões das páginas 92 e 93.
-
Desenvolvimento da seção Na prática da página 94.
-
Abordagem da temática Fotossíntese da página 95.
-
Atividades das páginas 96 e 97.
-
Desenvolvimento da atividade prática da seção Investigue e compartilhe das páginas 98 e 99.
Destaques BNCC e PNA
-
A reflexão proposta nesta página leva o aluno a concluir que algumas mudanças causadas por aquecimento ou resfriamento são irreversíveis, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC. A análise realizada com os colegas possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
-
As atividades desta página incentivam a observação da realidade, por meio de imagens e de uma atividade prática, bem como a elaboração de hipóteses, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
-
Peça aos alunos que observem e descrevam as imagens, com auxílio das questões. Pergunte se um ovo pode voltar ao que era antes depois de frito ou cozido e se a madeira pode se recompor depois de queimada.
-
Em seguida, solicite que leiam o texto e explique o significado de reversível (que pode se reverter, ou seja, retomar a condição inicial). Explique que as transformações que estão ocorrendo com o ovo e a madeira são irreversíveis.
-
Pergunte se a transformação do ouro na fabricação da barra é reversível ou irreversível. Solicite que justifiquem a resposta. Apresente as etapas no final da página e peça aos alunos que discutam a questão 3 em duplas.
-
Observe a discussão em grupo, anotando os pontos de maior dificuldade na compreensão dos conceitos apresentados nestas páginas (transformações reversíveis e irreversíveis, transformações químicas e físicas).
-
Com base nessas anotações, procure mais exemplos de transformações que ilustrem os conceitos menos compreendidos pelos alunos.
93
Ao analisar a situação anterior, podemos perceber que se trata de uma transformação reversível.
Situação 2
Uma pessoa quebrou a casca de dois ovos e os despejou em uma frigideira aquecida.
4. A transformação que ocorre com os ovos ao serem colocados em uma frigideira aquecida é reversível ou irreversível? Por quê?
4. Espera-se que os alunos respondam que é uma transformação irreversível, porque, após frito, os ovos não voltarão a ter as mesmas características dos ovos crus.
As transformações da matéria também podem ser classificadas em químicas ou físicas.
NA PRÁTICA
Rasgue várias vezes uma folha de papel sobre a carteira.
1. O que você obteve ao realizar esta atividade?
Espera-se que os alunos respondam que obtiveram pedaços de papel picados.
2. Houve alteração nos materiais envolvidos nesse processo?
Espera-se que os alunos respondam que não, pois os pedaços de papel continuaram sendo compostos de papel.
Mantenha a sala de aula limpa e organizada. Depois de realizar esta atividade, jogue os pedaços de papel na lixeira.
Quando um material sofre uma transformação física, não origina novos materiais, mantendo as mesmas propriedades. Foi o que aconteceu quando você picou os papéis.
No entanto, quando um material sofre uma transformação química, originam-se novos materiais, que não apresentam as mesmas propriedades do material original. Na queima do papel, por exemplo, ele é transformado em cinzas e libera calor.
MANUAL DO PROFESSOR
-
Desenvolva com os alunos a atividade sugerida na seção Na prática, garantindo que eles organizem a sala em seguida. Os procedimentos são próximos daqueles sugeridos na Atividade preparatória. Se possível, associe-os.
-
Deixe que os alunos observem as transformações que ocorrem com o papel a cada ação de rasgá-lo. Façam uso de papel já utilizado e que seria descartado para evitar desperdício de materiais.
-
Após o desenvolvimento da atividade, oriente os alunos a descartarem os papéis picados na lixeira de reciclável.
-
Converse com os alunos sobre atitudes para manter os ambientes limpos e organizados, principalmente aqueles em que vivemos. Como a sala de aula é um ambiente em que os alunos passam várias horas de seus dias, é importante que esteja sempre organizada.
-
Pergunte como se sentiriam se ao chegar para estudar as carteiras estivessem sujas e houvesse lixo jogado pelo chão. Deixe que apontem suas opiniões.
-
Peça aos alunos que comparem as situações de transformações irreversíveis apresentadas nesta página (ovo e papel) e que discutam em duplas sobre suas semelhanças e diferenças. Leve-os a perceber que, no caso do papel picado, o material continuou o mesmo após a transformação. Nos demais casos, os materiais originais se transformaram em outros materiais.
-
Os estudos de um químico sobre algo que constitui o Universo geralmente são feitos em um sistema fechado. Ao observar um sistema, os pesquisadores procuram ver se há modificações nele. Essas mudanças podem ser físicas ou químicas e são denominadas fenômenos. Os fenômenos físicos são aqueles em que não há formação de novas substâncias. Já os fenômenos químicos referem-se aos que originam novas substâncias. Na situação 2, os ovos passaram por duas transformações: física, pois a retirada da casca dos ovos não altera as substâncias que os compõem, somente seu formato, e química, pois quando submetidos a aquecimento os ovos se alteraram.
94
Reações químicas
Quando ocorre uma transformação química, dizemos que houve uma reação química. Nesse caso, uma ou mais substâncias reagem com outras, formando novas substâncias.
Em uma bicicleta enferrujada, por exemplo, ocorre uma reação química. Nessa reação, quando a umidade do ar, isto é, a água existente no ar, entra em contato com o ferro, ocorre uma reação química envolvendo o ferro, a água e o gás oxigênio, formando a ferrugem.
-
A formação de ferrugem pode ser evitada? De que maneira?
Espera-se que os alunos respondam que sim. Eles podem comentar que, se a superfície do metal da bicicleta estivesse protegida por uma camada de tinta, possivelmente essa reação química teria sido evitada.
NA PRÁTICA
· Como é possível observar que um material sofreu transformação química?
Espera-se que os alunos digam que, muitas vezes, é possível observar formação de gases, mudanças de cor, liberação de luz ou calor entre outros fatores que indiquem a formação de uma nova substância.
Para investigar como ocorrem determinadas transformações, com a ajuda de um adulto, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
água à temperatura ambiente
-
comprimido antiácido efervescente
-
copo transparente
Não devemos tomar remédios sem orientação médica.
Ao colocar um comprimido efervescente em um copo com água, ocorre uma reação química que libera gás carbônico, provocando a formação de bolhas.
-
Por que é possível afirmar que houve uma reação química?
1. Espera-se que os alunos respondam que houve uma reação química porque foi possível visualizar a efervescência. O comprimido reagiu com a água e transformou-se em outras substâncias. -
Esta é uma transformação reversível ou irreversível? Por quê?
A transformação é irreversível, pois o comprimido em efervescência não poderá voltar ao seu estado original.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
-
A atividade prática trabalha a elaboração e o teste de hipótese, bem como a explicação de fatos da realidade, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC. Caso seja desenvolvida com a ajuda de um adulto da família, tal atividade possibilita promover a literacia familiar da PNA.
-
Explique que a ferrugem se refere a uma transformação química que podemos observar a olho nu. Ela ocorre quando o ferro é convertido em novas substâncias, como o óxido de ferro III. Aos poucos, o ferro adquire uma coloração alaranjada, esfarela e pode causar a degradação do objeto original. A formação do óxido de ferro III hidratado (principal constituinte da ferrugem) na coroa e na corrente da bicicleta é um processo de oxidação do ferro em presença de gás oxigênio e vapor de água.
-
Organize os alunos em duplas para a realização da seção Na prática. Peça que discutam a questão inicial e anote na lousa as ideias que forem levantadas. Espera-se que os alunos respondam que é possível observar que uma substância sofreu transformação química se houve alteração na matéria da sua composição.
-
Vocês podem utilizar o cronômetro de um telefone celular para verificar o tempo que o comprimido leva para finalizar a ação química. Isso pode ser feito para um, dois ou três comprimidos e associado à superfície de contato, abordando habilidades de numeracia da PNA.
- Chame a atenção para o fato de que todo medicamento deve ser prescrito por um médico. A ingestão incorreta de medicamentos pode causar danos para a saúde.
95
FOTOSSÍNTESE: A TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA QUE POSSIBILITA A VIDA NA TERRA
As plantas, as algas e algumas bactérias obtêm seu alimento por meio de uma reação química chamada fotossíntese. Nessa reação, com o auxílio da luz, as plantas transformam gás carbônico e água em açúcar e gás oxigênio, conforme mostrado a seguir.
gás carbônico + água luz solar açúcar + gás oxigênio
Veja a seguir um esquema que representa como ocorre a fotossíntese em uma planta.
A água absorvida pelas raízes (1) é conduzida até as folhas, onde, principalmente, se localizam as estruturas que absorvem o gás carbônico (2) do ar e a luz solar (3). No interior das células da folha ocorre a formação de açúcar (4), que serve de alimento para a planta, e de gás oxigênio (5), que é liberado para o ambiente.
-
Por que é possível afirmar que a fotossíntese é uma reação química?
1. Espera-se que os alunos respondam que a fotossíntese é uma reação química porque duas substâncias (gás carbônico e água) reagem na presença de luz, formando novas substâncias (açúcar e gás oxigênio).
PNA
-
Converse com um colega sobre a importância da fotossíntese para os animais.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
-
O estudo desta página envolve conhecimentos de linguagem verbal e não verbal que expressam informações sobre a reação de fotossíntese, organizadas em esquema, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
-
A troca de ideias com os colegas sobre a importância da fotossíntese permite o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
-
A fotossíntese é um fenômeno que ocorre em várias etapas, sendo cada uma delas uma reação química. Na fotossíntese, a energia luminosa é transformada em energia química. Essa energia química, por sua vez, é distribuída aos seres vivos por meio da cadeia alimentar.
-
Quando as várias reações químicas ocorridas no processo de fotossíntese se juntam, obtém-se uma equação química simplificada. Ela inicialmente contém gás carbônico e água (substâncias que apresentam baixo valor energético), os quais, na presença de radiação luminosa (luz solar), produzem ao final gás oxigênio e glicose (substância altamente energética).
-
Oriente os alunos na leitura da reação química e do esquema. Associe as duas linguagens de forma a contribuir com o desenvolvimento da compreensão de textos relacionados a imagens.
-
Algumas bactérias autotróficas não utilizam água no processo e por isso não liberam gás oxigênio.
Comentários de respostas
2. Deixe que os alunos se expressem livremente destacando a importância das plantas para a base das cadeias alimentares. Há animais que se alimentam diretamente das plantas e há os que se alimentam de animais que se alimentaram de plantas. Assim, há transferência de energia das plantas para todos os animais.
96
ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
-
Observe as fotos a seguir que mostram etapas de um papel sofrendo transformação devido à queima.
-
Em seu caderno, enumere as imagens a seguir em ordem crescente seguindo o processo em que ocorrem as transformações com o papel.
1 - C; 2 - B; 3 - D; 4 - A.
As legendas das fotos não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.
-
A transformação anterior é reversível ou irreversível? Por quê? Irreversível, pois as cinzas não voltarão a ser papel.
Evite queimar papéis, isso pode provocar acidentes e poluição do ar. O descarte pode ser feito na coleta seletiva.
-
A sílica em gel azul é um material que pode ser utilizado em gavetas, armários, instrumentos musicais e outros objetos para controlar a umidade deles, evitando a proliferação de mofo e a ocorrência de ferrugem. Esse produto contém um composto químico que fica azul quando a umidade está baixa e rosa quando está alta.
-
Depois que a sílica em gel fica com a cor rosa, ela pode retornar à cor azul? Caso sua resposta seja afirmativa, explique em quais situações.
2. a. Sim. Para que a sílica em gel volte a ter a cor azul, devemos retirar a umidade dela, deixando-a seca. -
A transformação química que ocorre na sílica em gel é reversível ou irreversível? Por quê?
Reversível, pois sua cor pode passar de azul para rosa e depois pode voltar a ficar azul de acordo com a umidade do meio onde ela está.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Nas atividades desta página, os alunos devem perceber que algumas mudanças são irreversíveis (atividade 1) e outras são reversíveis (atividade 2), contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC.
-
Nas atividades desta página os alunos devem analisar situações e explicá-las com base nos estudos realizados, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
-
Além disso, a leitura e a interpretação de informações expressas em fotos contribuem para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
-
Identificar reações reversíveis e irreversíveis.
Como proceder
-
Na atividade 1, oriente os alunos a interpretar cada imagem antes de estabelecer a ordem em que ocorrem. Caso tenham dificuldade, pergunte se a ordem inversa poderia ocorrer.
-
No item b da atividade 1, caso não consigam perceber que a reação é irreversível, pergunte-lhes qual é a caracterização desse conceito.
-
Na atividade 2, pergunte qual a sequência da transformação, levando-os a perceber que ela pode acontecer nos dois sentidos, caracterizando uma transformação reversível. Pergunte se já observaram a presença de sílica dentro de pequenos envelopes ao comprar uma bolsa, por exemplo.
-
Leve para a sala de aula um envelope lacrado com sílica para que os alunos o manipulem e sintam os grãos desse material. Em seguida, lavem as mãos.
-
Comente com os alunos que devemos evitar a queima de qualquer material. Diga-lhes que devemos sempre escolher por descartar na reciclagem ou realizar a compostagem de materiais.
-
No caso do papel, quando possível, deve ser destinado à reciclagem, e os que não puderem ser reciclados devem ser destinados ao lixo orgânico.
-
A queima de materiais pode causar danos ao ambiente e à saúde dos seres vivos, além de provocar perdas irreparáveis, visto que, após uma queima, geram-se outros compostos. Alguns poluentes e outros que podem gerar prejuízos financeiros.
97
-
Muitos povos indígenas têm a tradição de usar pinturas corporais. As tintas são produzidas a partir de plantas e de outros compostos naturais.
Uma das tintas usadas por muitos povos indígenas é feita a partir de um fruto chamado jenipapo. O fruto ainda verde é ralado e a polpa é espremida com um pano, obtendo-se um líquido esverdeado, que é misturado ao carvão, formando a tinta. Quando essa tinta entra em contato com a pele, ela fica com a cor azul-escura ou preta.
-
Com base nas informações do texto, indique a transformação - física ou química - que ocorre no preparo da tinta de jenipapo:
-
quando o fruto é ralado e sua polpa é espremida. Física.
-
quando a tinta muda de cor em contato com a pele. Química.
-
-
Pesquise outras plantas ou produtos naturais que os indígenas usam para fazer tintas. Faça uma lista no caderno com o nome de cada produto e a cor de tinta que eles produzem. Os alunos podem citar plantas, como o urucum, usado para produzir a tinta vermelha, o açafrão-da-terra, para fazer a tinta amarela, além da argila branca usada como tinta branca.
PARA SABER MAIS
- O livro de ciências mais explosivo do Universo: por Ideias-Brilhantes, de Claire Watts. Grupo Companhia das Letras.
Com esse livro você vai aprender mais sobre materiais e suas transformações em ambientes, como em um restaurante, por exemplo, em que as reações químicas estão no menu. Você vai conhecer curiosidades sobre temas da química e da física de maneira divertida.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Nesta atividade, os alunos são levados a refletir se as transformações descritas são reversíveis ou não, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC.
-
A atividade 3 envolve a análise e a explicação de um processo com base nos estudos realizados, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
-
Tal atividade favorece a valorização da cultura indígena, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC.
-
A última questão envolve apresentação de dados obtidos por meio de pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
-
Peça aos alunos que leiam o texto da atividade 3. Verifique a compreensão deles fazendo perguntas, como: "Qual o assunto geral do texto?" (o uso de um fruto para a produção de tinta), "Qual o fruto utilizado?" (jenipapo) e "Como é o processo de produção?" (espremer a fruta e misturar o suco com carvão).
-
Explique aos alunos que a mudança de cor da substância ocorre devido a uma reação química. Peça a eles que respondam aos itens desta atividade.
-
Sugira aos alunos que procurem, com a ajuda de um adulto da família, o livro apresentado na seção Para saber mais e realizem juntos a sua leitura, desenvolvendo a literacia familiar.
Mais atividades
-
Se possível, leve para a sala de aula um material que esteja enferrujado para que os alunos observem sua alteração. Não permita que manipulem e se aproximem muito do material enferrujado para que não aspirem resíduos que podem ser liberados.
-
Coloque o material sobre uma folha de papel de jornal ou papel sulfite e, com uma luva, esfregue-o de modo que a ferrugem esfarele. Deixe que os alunos observem à distância o material desprendido.
-
Verifique se percebem a reação química e a transformação irreversível que ocorreu.
98
INVESTIGUE E COMPARTILHE
· O que pode acontecer com a água quando ela recebe ou cede certa quantidade de calor para o ambiente?
Espera-se que os alunos respondam que ocorre aumento ou diminuição da temperatura da água e podem ocorrer mudanças de estado físico.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
água
-
copo de vidro
-
prato plástico
-
massa de modelar
-
geladeira
-
copo plástico transparente pequeno (copo de café)
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o copo de vidro. Desenvolva esta atividade com a supervisão de um adulto.
Procure fotografar cada etapa do desenvolvimento da atividade para que possa retomá-la e revê-la, com o intuito de fazer algumas comparações e ajudar nas respostas aos questionamentos.
-
Despeje água no copo plástico até atingir um pouco mais da metade de sua capacidade.
-
Coloque o copo plástico com água dentro do congelador e aguarde, no mínimo, 3 horas.
· Por que não podemos encher o copo nesta etapa?
Espera-se que os alunos respondam que, quando a água passa do estado líquido para o sólido, seu volume aumenta e pode extrapolar a superfície do copo.
-
Retire o copo plástico do congelador e observe o aspecto e as características da água em seu interior. Em seguida, coloque o copo plástico em um ambiente que receba luz solar diretamente.
· O que você observou na etapa C?
A água passou do estado líquido para o sólido e aumentou seu volume no interior do copo.
-
Após 2 horas, retorne ao local em que havia deixado o copo plástico e observe o aspecto e as características da água.
· O que você observou na etapa D?
A água voltou ao estado líquido e ocorreu uma pequena redução em seu volume.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
-
Observar mudanças dos estados físicos da água.
-
Investigar a ocorrência de uma reação física.
Destaques BNCC e PNA
-
A atividade prática propõe a realização e a observação de uma reação física, o que familiariza os alunos com a abordagem própria das ciências, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
-
A troca de ideias sobre os resultados obtidos com o desenvolvimento da atividade promove o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário, e o cuidado em realizar a atividade com a supervisão de um adulto contribui para desenvolver a literacia familiar.
-
Caso não seja possível registrar todo o desenvolvimento da atividade como sugerido, oriente os alunos a elaborarem uma descrição bem detalhada de cada parte do desenvolvimento da atividade.
-
A elaboração de um relatório promove o componente da PNA produção de escrita.
-
Oriente os alunos para que registrem, por meio de desenhos e da escrita, o que observaram durante o desenvolvimento da atividade.
-
Na primeira parte desta atividade, não utilize copo de vidro, pois este pode até quebrar. Dependendo da potência do congelador e da quantidade de água no copo, o tempo para que ela se solidifique pode ser maior.
-
Peça aos alunos que observem o que aconteceu com o nível de água quando ela se solidificou. Eles perceberão que a água no estado sólido ocupa mais espaço do que a água no estado líquido. Diga que essa é uma característica da água e que o mesmo pode não ocorrer com outras substâncias.
-
As etapas de C a G devem ser realizados em um dia ensolarado para que, após a montagem, permaneça o tempo todo em um local que receba diretamente a luz solar. Oriente os alunos na escolha de um local ideal para a realização da atividade.
-
Auxilie os alunos para que montem a atividade em um local que não receba luz solar diretamente e, depois da montagem, levem-no a um local que receba luz solar. Além disso, du rante a observação dos resultados, oriente-os para que não fiquem expostos aos raios solares por muito tempo. Essas medidas contribuem para evitar danos à pele dos alunos devido à exposição prolongada aos raios solares.
99
-
Coloque o copo plástico com água no centro do prato. Sobre esse copo, coloque o copo de vidro com a boca voltada para baixo, cobrindo-o.
-
Utilizando a massa de modelar, vede os espaços entre o copo de vidro e o prato.
-
Deixe a montagem em um local que receba luz solar diretamente e, após 4 horas, retorne ao local e observe o que aconteceu.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
- O que ocorreu com a água durante a etapa B?
A água mudou do estado físico líquido para o sólido.
- O que ocorreu com a água durante a etapa D?
A água retornou ao estado líquido.
- Explique com suas palavras o que ocorreu com a água na etapa G.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
- Quais os nomes das mudanças de estado físico observadas nas etapas B, D e G? Se preciso, realize uma pesquisa.
B: solidificação; D: fusão; G: evaporação e condensação. Comentários nas orientações ao professor.
PNA
- Converse com seus colegas e respondam à seguinte pergunta: Por que é preciso utilizar massa de modelar para vedar os espaços entre o copo e o prato? Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Caso os resultados da atividade não tenham sido satisfatórios, questione os alunos sobre o que pode ter ocasionado esse fato. As possíveis causas podem ser:
- a água no estado líquido estava atingindo a borda do copo, não sendo possível ver o aumento do espaço que a água no estado sólido ocupa;
- o tempo no congelador não foi suficiente para que toda a água no estado líquido se solidificasse;
- o local onde a atividade foi realizada não recebeu luz solar diretamente;
- os espaços entre o copo de vidro e o prato não foram adequadamente vedados;
- a atividade não ficou exposta ao Sol por tempo suficiente.
-
Oriente os alunos a conversar sobre os resultados obtidos, descobrir quais foram as causas e encontrar soluções.
-
A massa de modelar pode ser produzida utilizando-se alguns ingredientes comuns à residência dos alunos. Veja uma receita:
-
Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de sal; 1/2 xícara de água; 2 colheres (sopa) de óleo de soja. -
Modo de fazer:
· Em uma vasilha, misture a farinha e o sal. Acrescente aos poucos a água e mexa até que a mistura se torne homogênea. Em seguida, coloque o óleo e amasse bem, até que a massa adquira a consistência de massa de pão. Se houver necessidade, acrescente água aos poucos até a massa adquirir a consistência desejada.
Comentários de respostas
3. Espera-se que os alunos respondam que parte da água do copo plástico evaporou-se e condensou-se no interior do copo de vidro.
4. Caso os alunos tenham dificuldades em responder a esta questão, diga-lhes que estudarão as mudanças de estado físico no próximo tópico.
5. Espera-se que os alunos respondam que é para que o vapor de água permaneça no interior do copo e se condense.
100
9 Mudanças de estado físico dos materiais
A vela é formada por parafina e um pavio. Observe o que acontece quando o pavio está aceso.
-
Cite uma transformação física que ocorre na parafina da vela, após acesa.
1. Os alunos podem citar duas transformações físicas: derretimento da parafina ao ser aquecida; solidificação da parafina quando resfriada. -
A transformação que você citou na questão anterior é reversível ou irreversível?
Transformação reversível.
Entre as transformações físicas que os materiais podem sofrer, estão as mudanças de estado físico.
Os materiais podem passar de um estado físico para outro por causa de diversos fatores, entre eles, a variação de temperatura.
Quando a parafina da vela foi aquecida, uma das transformações físicas que ocorreram foi o derretimento da parafina, passando do estado sólido para o estado líquido. Essa transformação é chamada fusão.
Quando a parafina cede calor para o ambiente e sua temperatura fica menor, ela volta ao estado sólido. Essa passagem do estado líquido para o estado sólido é chamada solidificação.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Tema 9 - Mudanças de estado físico dos materiais
6 aulas
-
Atividade preparatória.
-
Leitura e respostas para as questões da página 100.
-
Abordagens das situações cotidianas apresentadas nas páginas 101 a 103.
-
Interpretação e discussão do texto e questões do esquema das páginas 104 e 105.
-
Abordagem e reflexão sobre a temática apresentada na seção Cidadão do mundo das páginas 106 e 107.
-
Desenvolvimento da seção Na prática da página 108 e da seção Investigue e compartilhe da página 109.
-
Atividades das páginas 110 e 111.
-
Resolução das questões da seção O que você estudou?.
Destaques BNCC
-
Nesta página, os alunos são apresentados às mudanças de estado físico como transformações reversíveis causadas por aquecimento ou resfriamento, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC.
-
Nesta página, os alunos são convidados a observar a realidade e a explicá-la por meio de hipóteses, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
-
Promova o desenvolvimento da Atividade preparatória e relembre os três estados físicos da matéria, pedindo aos alunos que citem exemplos: sólido (gelo, areia), líquido (água) e gasoso (ar).
-
Peça a eles que observem as imagens e expliquem-nas do ponto de vista das transformações dos materiais. Discuta as questões com eles.
-
Peça que observem a imagem da parafina solidificada para mostrar que o derretimento é reversível.
-
A parafina é utilizada na reação de combustão, transformando-se com o gás oxigênio em gás carbônico, monóxido de carbono e água. Por isso, ela é consumida durante a queima. A parte que não foi consumida se solidifica após a queima.
-
Explique que o derretimento de um sólido é chamado fusão. A solidificação é o fenômeno inverso.
101
Em nosso dia a dia podemos observar diversas situações em que ocorrem mudanças de estado físico. Veja algumas a seguir.
O gelo que utilizamos em sucos e outras bebidas deve ser feito de água filtrada e fervida.
Situação 1
Murilo retirou alguns cubos de gelo de dentro de uma forma e os deixou dentro de um recipiente.
-
O que acontecerá com os cubos de gelo se eles permanecerem fora do congelador?
Os cubos de gelo vão derreter.
4. Qual é o nome da mudança do estado físico da água nessa situação?
Fusão.
Murilo, pode deixar que eu coloco essa forma dentro do congelador.
Situação 2
Em seguida, Murilo colocou água filtrada na forma de gelo.
-
O que vai acontecer com a água após cinco horas dentro do congelador?
A água vai se transformar em gelo. -
Qual é o nome da mudança de estado físico da água nessa situação?
Solidificação.
Na situação 1, a água retirada do congelador sofreu fusão, pois passou do estado sólido para o estado líquido.
Na situação 2, a água colocada no congelador sofreu redução de temperatura e, por isso, passou do estado líquido para o estado sólido, ocorrendo a solidificação.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Nesta página, os alunos são apresentados a situações do cotidiano, sendo convidados a refletir sobre elas e a elaborar hipóteses com base no conhecimento estudado, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
-
Nesta página, as mudanças de estado físico da água foram apresentadas com base em exemplos cotidianos. Caso seja possível, realize algumas das situações apresentadas para que os alunos observem como ocorrem as mudanças de estado físico da água. Se achar interessante, inicie cada assunto com a atividade prática e, em seguida, apresente a teoria sobre o que foi observado. Ou relacione as mudanças de estado físico da água com a atividade desenvolvida nas páginas 98 e 99.
-
Divida a turma em duplas e peça que estudem as duas situações, discutindo as questões. Um dos alunos de cada dupla será responsável por expor rapidamente as conclusões da dupla sobre a situação 1, e o outro, as conclusões da situação 2. Anote na lousa as ideias e corrija-as após todos terem se expressado.
-
Explique que a água está presente em nosso corpo na forma líquida. Para uma atividade interdisciplinar com Matemática, diga aos alunos que, em uma criança, a água representa cerca de 75% de sua massa corporal. Assim, com base na massa do corpo de cada aluno é possível calcular a quantidade aproximada de água.
-
Em 1783, o cientista francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) mostrou que a água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O). Por volta de 1805, o francês Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) e o alemão Alexander von Humboldt (1769-1859) realizaram experimentos nos quais verificaram que uma molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio (H) e um átomo de oxigênio (O). Eles representaram a molécula de água pela fórmula química H2O.
-
Chame a atenção para o fato de que toda água destinada ao consumo deve ser tratada. A ingestão de água sem tratamento adequado pode causar danos para a saúde.
102
Além da fusão e da solidificação, os materiais podem sofrer outras mudanças de estados físicos. Quando um material passa do estado líquido para o estado gasoso, ocorre a vaporização. Quando um material passa do estado gasoso para o estado líquido, ocorre a condensação.
Veja as situações a seguir.
Situação 3
Para preparar o arroz, a mãe de Murilo colocou água em uma panela e a deixou sobre a chama do fogão durante alguns minutos. Após esse período, a água praticamente desapareceu, restando o arroz cozido.
-
Que mudança de estado físico da água ocorreu na situação 3?Vaporização.
Situação 4
Logo após o preparo do arroz, a mãe de Murilo destampou a panela e percebeu que havia gotas de água na tampa.
-
Em sua opinião, por que isso aconteceu?
8. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que isso aconteceu porque o vapor de água se condensou. -
Qual é o nome da mudança de estado físico da água na situação 4? Condensação.
Na situação 3, ocorreu a vaporização da água, pois ela passou do estado líquido para o estado gasoso.
Na situação 4, ocorreu a condensação da água, pois ela passou do estado gasoso (vapor de água) para o estado líquido. Isso ocorreu porque a tampa da panela estava com temperatura menor do que a água no estado gasoso.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Em continuação às situações apresentadas na página anterior, os alunos são apresentados a outras situações do cotidiano, em que discutirão hipóteses com base no conhecimento estudado, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
-
Após verificar que os conceitos de fusão e solidificação da água foram compreendidos, apresente os conceitos de vaporização e condensação com auxílio das ilustrações e das questões desta página. Diga aos alunos que o vapor de água é invisível. O que pode ser visto é a água que se condensa ao entrar em contato com o ar.
-
Explique que a vaporização pode ocorrer de forma rápida ou lenta. A que ocorre de forma rápida é chamada ebulição. Esse tipo de mudança de estado físico ocorre quando, ao nível do mar, a água atinge 100 °C. Nessa situação, a água muda rapidamente do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização que ocorre de forma lenta é chamada evaporação. Esse tipo de mudança de estado físico ocorre quando a água muda do estado líquido para o gasoso apenas com o auxílio do vento e a uma temperatura abaixo da temperatura de ebulição da água.
Mais atividades
- Reproduza na lousa o esquema apresentado a seguir e peça aos alunos que o completem com a mudança de estado físico adequada.
103
Agora, veja o que aconteceu com Rafaela. Ela deixou duas garrafas em um local que recebe luz solar diretamente, uma com tampa e a outra sem tampa. Ambas tinham a mesma quantidade de água.
Após cinco horas, Rafaela retornou para observar como ficaram os conteúdos das garrafas.
ATENÇÃO
Não beba a água que ficou exposta à luz solar, pois o aquecimento em contato com o plástico da garrafa pode provocar uma mudança em sua composição.
Perceba que Rafaela usa um boné para se proteger dos raios solares. Evite ficar muito tempo exposto ao Sol sem proteção. Use protetor solar e boné.
10. O que Rafaela possivelmente observou? Veja a ilustração para responder a esta questão.Espera-se que os alunos respondam que ela observou que na garrafa com tampa ainda havia a mesma quantidade de água, enquanto na garrafa aberta a quantidade de água diminuiu.
Com base nessa situação, Rafaela concluiu que, na garrafa que permaneceu tampada, o vapor de água não saiu para a atmosfera e se condensou no interior da garrafa, retornando ao estado líquido. Já na garrafa aberta, parte do vapor de água saiu para a atmosfera e, com isso, a quantidade de água da garrafa diminuiu.
11. A transformação que ocorreu na garrafa que permaneceu tampada pode ser classificada como reversível ou irreversível? Explique.Espera-se que os alunos respondam que pode ser classificada como reversível, pois a água retornou ao estado físico em que estava quando foi colocada na garrafa.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Na situação apresentada, os alunos são levados a concluir que a vaporização e a condensação são reversíveis, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC.
-
A situação apresentada nesta página envolve a observação da realidade, a elaboração de hipóteses e a interpretação de um experimento, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC.
Mais atividades
-
Desenvolva a seguinte atividade prática para observar a evaporação da água.
-
Despeje um copo de água sobre uma calçada em um dia ensolarado. Utilizando um pedaço de giz escolar, marque o contorno da poça de água. Após cerca de 30 minutos, observe o que aconteceu com o tamanho da poça em relação ao contorno realizado.
-
Pergunte aos alunos o que acontecerá com o restante da água que ficar sobre a calçada com o passar do tempo.
-
Oriente os alunos para, ao contornarem a poça de água, não deixarem o giz tocar na água, pois assim a poça pode escorrer e modificar o formato antes mesmo de a atividade ter algum resultado.
-
Caso o dia escolhido para realizar a atividade esteja com temperatura muito alta, peça aos alunos que fiquem em silêncio e percebam que a calçada absorve um pouco da água despejada sobre ela. Permita que os alunos fiquem sob o Sol somente o tempo necessário para formar a poça de água, marcar o contorno da mesma e também para observar os resultados do experimento.
-
Proponha a realização da atividade prática apresentada nesta página para que os alunos observem a alteração na quantidade de água presente nas garrafas.
-
Esta atividade pode ser realizada na escola ou na residência dos alunos, sob a supervisão de um adulto. Oriente os alunos a colocarem a mesma quantidade de água em ambas as garrafas e permanecerem sob o Sol somente o tempo necessário para posicionar as garrafas com água. Diga-lhes que não devemos ficar expostos à luz solar sem proteção.
104
A água existente em nosso planeta movimenta-se em um ciclo, passando de um estado físico para o outro. O ciclo da água no planeta é um exemplo de transformação reversível, pois as mudanças de estado físico são reversíveis.
Com um colega, leia o esquema a seguir, acompanhando as letras indicadas na imagem. PNA
-
Parte da água existente na superfície terrestre passa do estado líquido para o estado gasoso, principalmente, com o auxílio do calor fornecido pelo Sol e dos ventos.
-
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorre nessa situação?Vaporização.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
-
Nesta página, os alunos são apresentados aos conhecimentos sobre o ciclo da água na natureza para explicar fenômenos da realidade (chuva, neve, granizo, neblina), contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
-
O esquema com imagens e textos permite que os alunos desenvolvam o componente da PNA compreensão de textos.
-
Retome os conceitos de vaporização e de condensação já estudados neste tema.
-
Para explicar o ciclo da água, desenhe na lousa um esquema que mostre o oceano e um pedaço de continente vistos lateralmente. Represente a água sendo evaporada do oceano e formando nuvens, por condensação, que podem ser arrastadas até o continente. Em seguida, represente a chuva e o retorno da água aos oceanos.
-
Peça aos alunos que associem o esquema que você fez na lousa com o apresentado nestas páginas e também com a atividade da seção Investigue e compartilhe das páginas 98 e 99. Deixe que eles apresentem suas conclusões, façam comparações e comuniquem o que interpretaram. Esse procedimento possibilita o trabalho com o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
-
Após os alunos comunicarem uns aos outros o que concluíram sobre os esquemas e a atividade experimental, peça-lhes que façam um relatório em que representem por meio da escrita e de esquemas o que vivenciaram na atividade prática e no estudo teórico. A produção do relatório aprimora o desenvolvimento do componente da PNA produção de escrita.
-
Converse com os alunos sobre a grande quantidade de água líquida presente no planeta Terra, que cobre a maior parte da superfície. Essa informação pode ser explorada usando como recurso visual o planisfério terrestre. De forma geral, as áreas de mares e oceanos são representadas em azul e a parte de solo que emerge é representada por cor diferente.
-
Caso ache interessante, trabalhe a interpretação da letra da música "De gotinha em gotinha", do grupo Palavra Cantada, com auxílio do professor de Língua Portuguesa. Você pode encontrar a letra dessa música realizando uma pesquisa em sites de busca na internet.
105
-
O vapor de água sobe para a atmosfera e, quando atinge camadas de ar mais frias, passa para o estado líquido.
-
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorre nessa situação?Condensação.
-
A água no estado líquido se une e forma as nuvens. A água retorna à superfície terrestre, precipitando-se na forma de chuva.
-
A água sempre precipita na superfície terrestre no estado líquido?14. Espera-se que os alunos respondam que não. Podem ocorrer precipitações em forma de granizo ou neve.
Geralmente, a temperatura no interior das nuvens é baixa. Isso pode fazer com que parte da água passe para o estado sólido, precipitando-se na forma de granizo ou neve.
NEBLINA
A neblina ocorre quando o vapor de água existente na atmosfera, próximo ao solo, condensa-se, transformando-se em minúsculas gotículas de água, que ficam suspensas no ar. Também chamada nevoeiro, é mais comum em lugares frios, úmidos e elevados, ocorrendo por causa da queda de temperatura.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
-
Proponha aos alunos que desenvolvam uma atividade prática em que seja possível observar que a água adicionada ao sal leva mais tempo para se solidificar.
-
Para isso, oriente-os a pedir a ajuda de um adulto da família, pois será necessário um trabalho a ser realizado em casa.
-
Diga-lhes para adicionarem água em um copo plástico e a mesma quantidade em outro copo plástico. Depois devem adicionar uma colher de sal a um dos copos com água e mexer bem até que o sal se dissolva.
-
Os dois copos devem ser colocados no congelador.
-
A cada três horas, aproximadamente, diga-lhes para observarem o conteúdo dos copos e perceberem como está acontecendo a solidificação. Peça-lhes que anotem o que observaram.
-
Pergunte aos alunos se eles já viram neblina e solicite que leiam o texto. Em seguida, peça a eles que expliquem o que é a neblina.
-
A neblina geralmente diminui a visibilidade e pode causar acidentes e atropelamentos, principalmente nas estradas. Por isso, é necessário estar sempre alerta quando se está ao volante e respeitar as leis de trânsito, como trafegar em baixa velocidade e manter o farol baixo ligado.
-
Reforce que o vapor de água é invisível, o que pode ser visto na neblina ou saindo de uma chaleira é a água que se condensa ao entrar em contato com o ar atmosférico.
-
Diga aos alunos que em lugares onde neva muito o sal é utilizado para derreter a neve. Isso porque jogar sal na água solidificada faz com que ela derreta. Esse fenômeno pode ser explicado porque o ponto de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0 °C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.
106
CIDADÃO DO MUNDO Mudanças climáticas e as atividades humanas
A temperatura da Terra se mantém adequada à vida com a ajuda da camada de gases que existe na superfície terrestre e da luz solar. Esse fenômeno recebe o nome de efeito estufa natural. Muitas atividades que o ser humano realiza emitem gases poluentes na atmosfera. Esses gases intensificam o efeito estufa natural em nosso planeta.
Estudos indicam que essa intensificação do efeito estufa natural tem gerado efeitos no clima, causando aumento na temperatura média da Terra, o que pode causar problemas aos seres vivos e ao ambiente. Veja as manchetes a seguir sobre esse tema.
PNA
LER E COMPREENDER
Iceberg de 315 bilhões de toneladas se desprende da Antártida
O bloco tem uma área de 1.636 km² - um pouco maior que a cidade de São Paulo - e foi batizado de D28.
Iceberg de 315 bilhões de toneladas se desprende da Antártida. G1, São Paulo, 30 set. 2019. Natureza. Disponível em: https://oeds.link/vDrE2a. Acesso em: 31 mar. 2021.
Iceberg gigantesco se desprende da geleira mais ameaçada da Antártida Ocidental
É normal grandes blocos de gelo se soltarem das plataformas de gelo da Antártida, mas as perdas estão se acelerando.
Iceberg gigantesco se desprende da geleira mais ameaçada da Antártida Ocidental, de Madeleine Stone. National Geographic, 17 fev. 2020. Ciência. Disponível em: https://oeds.link/w4TcqY. Acesso em: 31 mar. 2021.
O desprendimento de icebergs de geleiras da Antártida é comum, mas tem sido mais frequente nos últimos anos. Cientistas indicam que esse fato pode estar associado à alteração da temperatura da água nas regiões, uma das consequências das mudanças climáticas.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
-
Reconhecer os efeitos do aquecimento global nas regiões polares.
-
Relacionar o derretimento das geleiras às transformações de estado físico da água.
Destaques BNCC e PNA
-
O trabalho com estas páginas envolve a explicação de consequências das atividades humanas no ambiente, sensibilizando os alunos por meio de exemplos, desenvolvendo o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental. Tais consequências têm grande relevância mundial e devem ser abordadas considerando ações humanas que impactam na vida do próprio ser humano e de outros seres vivos.
-
Esta seção apresenta dados científicos que justificam a preocupação com relação às atividades humanas e seus efeitos sobre a biodiversidade, incentivando a consciência ambiental, o que contribui para o desenvolvimento da Competência geral 7 da BNCC.
-
Entrar em contato com as informações por meio da interpretação de manchetes mobiliza o desenvolvimento do componente da PNA compreensão de textos.
-
Antes de iniciar o trabalho destas páginas, pergunte aos alunos o que sabem sobre o aquecimento global. Observe se eles mencionam o derretimento das geleiras.
-
Diga que alguns planetas têm altas temperaturas durante o dia e baixas temperaturas durante a noite, o que não favorece a vida. Esse não é o caso do nosso planeta, pois uma camada de gases mantém a Terra suficientemente aquecida durante a noite - o efeito estufa natural.
-
Discuta com os alunos sobre o nome estufa, verificando se algum deles sabe o que é uma estufa.
-
Oriente os alunos a ler o texto e as manchetes. Em seguida, organize-os em grupos e solicite que discutam as questões. Observe a participação dos alunos.
-
Converse com os alunos sobre os efeitos do aquecimento global nas espécies de seres vivos que vivem ou se reproduzem nas regiões polares. Explique aos alunos que o derretimento das geleiras não só pode aumentar o nível da água no mar, como pode prejudicar direta ou indiretamente os seres vivos que habitam essas regiões.
107
Urso-polar pode atingir cerca de 2,5 m de comprimento.
O derretimento de geleiras pode provocar o aumento do nível da água dos oceanos. Isso pode gerar muitos prejuízos aos diversos ambientes na Terra, além de afetar diversos animais, como os ursos-polares.
Segundo outros estudos, a intensificação do efeito estufa tem influenciado os períodos de seca e de chuva, causando tempestades, furacões, entre outros fenômenos.
PNA
-
Converse com seus colegas sobre as principais atividades que o ser humano realiza e que contribuem para causar o aquecimento global.Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
Em que estado físico se encontra a água que forma as geleiras? A água se encontra no estado sólido.
-
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorre com o derretimento das geleiras? Fusão.
-
Pesquise outro animal que pode ser prejudicado pelas mudanças climáticas, além do urso-polar.Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
PARA SABER MAIS
- Aquecimento global não dá rima com legal, de César Obeid. Moderna.
Por meio de literatura de cordel, você poderá conhecer mais sobre o aquecimento global. Esse livro também contém textos escritos em prosa que tratam do derretimento de geleiras, ciclones e da vida dos ursos-polares.
MANUAL DO PROFESSOR
Ler e compreender
-
Manchete é o título da notícia que sintetiza suas principais informações. É ela que chama a atenção para a leitura.
Antes da leitura
Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar em geleira e no fenômeno de derretimento das geleiras.
Durante a leitura
Verifique se os alunos entenderam todos os termos apresentados nas manchetes. Caso seja preciso, oriente-os a procurar em um dicionário aqueles que não conhecerem.
Fale que a diminuição do número de blocos de gelo com o passar do tempo está associada à intensificação do efeito estufa.
Caso os alunos tenham dificuldade em entender a extensão do bloco de gelo mencionado na primeira manchete, mostre a eles o estado de São Paulo localizando-o em um mapa do Brasil para que o comparem com outros estados brasileiros.
Depois da leitura
Promova uma conversa com os alunos de forma que reflitam sobre a necessidade de medidas para diminuir a intensificação do efeito estufa e, com isso, reverter os problemas causados pelo derretimento das geleiras.
-
É necessária uma solução para o problema do aquecimento global, e a proposta mais coerente é a diminuição da produção de gás carbônico. Tendo em vista as dificuldades de acordos entre os países, há engenheiros que tentam outras soluções.
-
Comente com os alunos sobre a importância de realizarmos leituras em fontes variadas, como livros. Oriente-os a procurar o livro indicado na seção Para saber mais com a ajuda de um adulto. Isso permite desenvolver o senso de leitura e a literacia familiar.
Comentários de respostas
1. Espera-se que os alunos citem a emissão de gases provenientes da queima de combustíveis fósseis nos veículos e nas indústrias, as queimadas, entre outras atividades.
4. Espera-se que os alunos citem animais, como leão-marinho, pinguim, baleia, entre outros que podem ter dificuldades para obter os alimentos de que necessitam para sobreviver.
108
NA PRÁTICA
- O que determina a umidade do ar?
Espera-se que os alunos respondam que a umidade do ar é determinada pela quantidade de vapor de água no ar atmosférico.
Para investigar a presença de vapor de água no ar atmosférico, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
cubos de gelo
-
copo transparente
-
água em temperatura ambiente
Evite o desperdício de água!
ATENÇÃO
Caso o copo utilizado no desenvolvimento desta atividade seja de vidro, tenha cuidado ao manuseá-lo. Desenvolva esta atividade com a ajuda de um adulto.
Coloque os cubos de gelo no copo transparente com água. Espere alguns minutos e observe o que aconteceu.
-
O que aconteceu com a parte externa do copo?Espera-se que os alunos comentem que surgiram gotas de água na parte externa do copo.
-
Como você explica esse resultado?2. Espera-se que os alunos comentem que o gelo reduziu a temperatura do copo. Com isso, o vapor de água existente no ar atmosférico condensou-se na parte externa do copo, surgindo as gotas de água observadas.
-
Qual é a mudança de estado físico que ocorreu nessa situação?Espera-se que os alunos respondam que ocorreu a condensação.
Com a câmera de um telefone celular, grave o início e o final do desenvolvimento da atividade.
PARA SABER MAIS
- Aventuras de uma gota d'água, de Samuel Murgel Branco. Moderna.
Acompanhe a história de uma gota de água percorrendo o caminho dela na natureza. Você verá cada mudança de estado físico que ocorre durante sua trajetória.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
Questionamentos iniciais a fim de que os alunos levantem hipóteses por meio de curiosidade intelectual, recorrendo à abordagem própria, proporcionam o trabalho com a Competência geral 2 da BNCC.
-
O calor fornecido pelo Sol e a ação do vento contribuem para a evaporação da água de rios, lagos, mares, entre outros. Parte da água evaporada permanece na atmosfera em forma de vapor de água. Além disso, o vapor de água proveniente da transpiração dos seres vivos permanece na atmosfera.
-
A quantidade de vapor de água existente na atmosfera determina a umidade do ar. Quanto maior a quantidade de vapor de água no ar, maior é a umidade. Quanto menor a quantidade de vapor de água existente no ar, menor é a umidade.
-
Com a realização da atividade da seção Na prática, os alunos observarão o vapor de água condensado na parte externa do copo de vidro. O vapor de água que está no ar, ao encontrar as paredes do copo com água e gelo, que estão com temperatura inferior, condensa-se. Com isso, é possível perceber a presença do vapor de água no ar.
-
A atividade pode ser realizada em sala de aula com os alunos reunidos em grupos ou pode ser feito apenas um experimento para que todos observem, utilizando menor quantidade de material.
-
Caso os alunos necessitem manusear o copo de vidro, oriente-os para que o façam com cuidado.
-
Para o desenvolvimento da atividade, utilizem a quantidade de água necessária, evitando o desperdício de água potável.
-
Comente que a maior parte da superfície terrestre é coberta por água. De cada 100 litros de água existentes em nosso planeta, cerca de 3 litros são de água doce, que estão nos rios, nos lagos, nas geleiras, no subsolo, nas nuvens e no ar. Uma pequena porção da água doce está disponível no estado líquido.
-
A sugestão de gravação é para que os alunos tenham um registro que possam retomar, porém, se não for possível fazê-la, oriente-os a representar por meio de desenhos o que foi solicitado.
-
Destaque a importância da leitura e sugira aos alunos que, com os pais ou responsáveis, façam a leitura do livro sugerido na seção Para saber mais. Isso promove a literacia familiar e o desenvolvimento de leitores.
109
INVESTIGUE E COMPARTILHE
- Se adicionarmos alguns tipos de materiais à água, pode ocorrer alguma alteração no processo de solidificação da mesma?
Espera-se que os alunos respondam que sim; ao adicionar um novo componente à água, este pode promover alteração em sua temperatura de solidificação.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
-
3 copos plásticos
-
água
-
sal
-
açúcar
-
colher
-
geladeira
-
papel
-
caneta
-
fita adesiva
-
Faça três etiquetas com o papel, indicando "água"; "água + sal" e "água + açúcar". Fixe uma etiqueta em cada copo, com fita adesiva.
-
Despeje água nos copos plásticos, até atingir a metade de sua capacidade. Os três copos devem ficar com a mesma quantidade de água.
-
No copo com a etiqueta "água + açúcar", misture uma colher de sopa de açúcar à água.
-
No copo com a etiqueta "água + sal", misture uma colher de sopa de sal à água.
-
Coloque os três copos plásticos, ao mesmo tempo, no congelador.
-
A cada hora, observe o que acontece com o conteúdo de cada um desses copos.
Registre por meio de fotos cada observação. Organize e envie essas fotos por e-mail para seu professor.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
O conteúdo dos três copos se solidificou da mesma maneira? Caso sua resposta seja negativa, qual deles se solidificou mais rapidamente Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
O que podemos perceber com esta atividade? Troque ideias com os colegas.Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
Pesquise em livros e na internet outros fatores que podem influenciar as mudanças de estado físico de um material.Temperatura e pressão.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivo
-
Compreender que uma substância adicionada à água altera seu ponto de solidificação.
Destaques BNCC
-
Esta atividade envolve elaboração de hipóteses e atividade experimental, familiarizando os alunos com a abordagem própria das ciências e contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 2 da BNCC
-
Combine com a direção da escola um dia para que a atividade seja realizada ou oriente os alunos para que a realizem em suas residências sob a supervisão de um adulto.
-
Os copos utilizados têm de ser de plástico para evitar que trinquem ou quebrem quando expostos a baixas temperaturas.
-
Oriente os alunos a acompanharem a solidificação das misturas em um período de tempo longo. Devem evitar ficar abrindo a porta do refrigerador para não desperdiçar energia elétrica.
-
Ao adicionar sal e açúcar à água, ocorre a diminuição da temperatura de solidificação da água, que, quando pura, é de 0 oC. Quanto maior o número de partículas de sal ou açúcar dissolvidas na água, menor será a temperatura de solidificação. É por isso que nas regiões polares a água salgada dos oceanos não congela.
-
Oriente os alunos para que não ingiram o gelo formado pela água com sal nem pela água com açúcar.
-
Caso não seja possível fotografar cada observação, oriente os alunos a registrarem em um quadro como o apresentado a seguir o tempo decorrido após o início da atividade e a aparência observada das misturas em processo de solidificação.
Tempo decorrido do início da atividade |
Aparência |
|
|
Comentários de respostas
-
Espera-se que os alunos respondam que o conteúdo dos três copos não se solidificou da mesma maneira. O conteúdo do copo com "água" se solidificou mais rapidamente.
-
Espera-se que os alunos respondam que uma substância adicionada à água altera seu ponto de solidificação.
110
ATIVIDADES
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. A mãe de Sara preparou um suco de laranja e o despejou em formas de sorvete. Em seguida, ela colocou as formas no congelador. No dia seguinte, a mãe de Sara retirou as formas do congelador.
-
Em que estado físico estava o suco quando a mãe de Sara o colocou nas formas de sorvete?
Espera-se que os alunos respondam que ele estava no estado líquido. -
Em que estado físico estava o suco no congelador após algumas horas?
Espera-se que os alunos respondam que ele estava no estado sólido. -
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorreu com o suco?
Espera-se que os alunos respondam que houve solidificação.
2. Sara pegou um dos sorvetes que sua mãe preparou. Como ela demorou certo tempo para saboreá-lo, o sorvete começou a escorrer por sua mão.
-
Em que estado físico estava o sorvete quando Sara o retirou do congelador?
2. a. Espera-se que os alunos respondam que ele estava no estado sólido. -
O que aconteceu com o sorvete após o tempo que ela ficou segurando?
2. b. Espera-se que os alunos respondam que o sorvete começou a derreter, passando para o estado líquido. -
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorreu com o sorvete nessa situação?
Fusão.
-
Durante os dias frios podemos perceber algo diferente no ar enquanto respiramos. Ao expirar o ar, podemos enxergar a umidade dele, como na foto ao lado. Que transformação ocorre com o vapor de água ao sair aquecido do nosso corpo e entrar em contato com o ambiente frio?
O vapor de água se condensa.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
As atividades 1 e 2 trabalham a noção de que as mudanças de estado físico são reversíveis, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC.
-
As atividades desta página demandam a utilização de conhecimento construído no estudo da unidade para a explicação de situações, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
-
Identificar as mudanças de estado físico de materiais.
Como proceder
-
Antes de iniciar o desenvolvimento das atividades desta página, solicite aos alunos que associem as fotos apresentadas a situações que eles podem ter vivenciado. Deixe que eles conversem em duplas para tratar disso.
-
Na atividade 1 é apresentada uma situação envolvendo solidificação. Se os alunos tiverem dificuldades em responder às questões desta atividade, retome com eles as situações apresentadas na página 101. Comente que, mesmo que seja suco de laranja, é um líquido que se solidifica quando exposto a uma temperatura baixa por um período longo de tempo.
-
Da mesma forma, na atividade 2, os alunos devem mencionar mudança de estado físico do sólido para o líquido - fusão. Na página 101 eles encontrarão outra situação envolvendo essa mudança de estado físico.
-
Já na atividade 3 é apresentada uma situação envolvendo condensação. Se os alunos tiverem dificuldades, diga-lhes que uma situação semelhante à apresentada é quando sopramos ar em um espelho ou vidro. O vapor de água desse ar condensa-se no espelho ou vidro,deixando-o embaçado. Comente esse fato com os alunos e pergunte-lhes se já fizeram isso em alguma situação.
Mais atividades
-
Na cozinha da escola, esprema frutas e coloque o suco em saquinhos, formas de sorvete ou formas de gelo. Coloque-os no con gelador e deixe-os de um dia para outro.
-
No dia seguinte, retire os sorvetes do congelador e distribua-os aos alunos.
111
4. O pai de Raquel pendurou algumas roupas molhadas no varal. Após algumas horas, ele as recolheu, pois já estavam secas.
-
Em que estado físico estava a água presente nas roupas molhadas?
4. a. Espera-se que os alunos respondam que ela estava no estado líquido. -
Para qual estado físico a água que estava presente nas roupas passou?
4. b. Espera-se que os alunos respondam que a água passou do estado líquido para o gasoso. -
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorreu nessa situação?
Vaporização (evaporação).
5. Depois, o pai de Raquel colocou no fogão uma panela com água para preparar uma macarronada.
-
A mudança de estado físico que ocorreu nessa situação é igual à ocorrida nas roupas da atividade 4?
5. a. Espera-se que os alunos respondam que sim, pois também ocorreu a vaporização. -
O processo que aconteceu na panela é um tipo de vaporização que ocorre em todo o líquido quando exposto ao fogo, formando pequenas bolhas. Pesquise e escreva em seu caderno qual é esse processo.
Ebulição.
6. Quando a temperatura do ambiente está muito baixa, em algumas regiões do Brasil, é comum ocorrerem geadas. A geada é um fenômeno da natureza que acontece quando se forma gelo sobre as plantas e outras superfícies lisas.
-
Por qual mudança de estado físico as gotículas de água na superfície das plantas passam para formar o gelo?
6. a. Espera-se que os alunos respondam solidificação. -
Por que essa mudança acontece?
Espera-se que os alunos respondam que a mudança ocorre devido às baixas temperaturas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
-
As questões 4 e 5 trabalham o conceito de vaporização, mudança de estado da água decorrente do aquecimento, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade EF04CI03 da BNCC. Já a atividade 6 apresenta o fenômeno da geada, relacionando à mudança de estado físico por resfriamento.
-
As atividades desta página demandam a utilização do conhecimento construído no estudo da unidade para a explicação de situações, contribuindo para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC.
-
Na atividade 4, diga aos alunos que, além do calor fornecido pela energia luminosa solar, o vento auxilia na secagem das roupas expostas no varal. Pergunte se já observaram essa situação em sua casa. Oriente-os a atentar a isso quando alguém da família estender roupas no varal e diga-lhes para tocarem na roupa no momento em que for estendida e quando for coletada.
-
A atividade 5 apresenta uma situação em que a água também passou do estado líquido para o gasoso, como na atividade 4, porém o aquecimento aconteceu por meio da chama do fogão.
-
Utilize as atividades 4 e 5 para ilustrar a diferença entre evaporação e ebulição. Após os alunos responderem-nas, discuta as diferenças entre as duas situações:
· na evaporação, a temperatura é a ambiente e o processo é lento.
· na ebulição, a temperatura é alta (100 °C ao nível do mar) e o processo é rápido. -
Geralmente, as geadas ocorrem em regiões frias do planeta, como no caso do município de Urupema, Santa Catarina, apresentado na atividade 6. Diga aos alunos que a geada em plantações pode causar prejuízos para as mesmas, ocasionado perdas para o agricultor.
-
Peça que pesquisem reportagens que tratam sobre prejuízos causados por geadas.
Amplie seus conhecimentos
-
Grupo de pesquisa em mudanças climáticas (GPMC). Mudanças climáticas. Centro de Ciência do Sistema Terrestre. Disponível em: https://oeds.link/2QsyvW. Acesso em: 16 mar. 2021. Nesse site são apresentadas informações em tempo real de mudanças climáticas ocorridas em nosso planeta.
112
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessas atividades como instrumento de avaliação.
1. Observe o que aconteceu com o vaso de vidro nas imagens a seguir.
As legendas das imagens não foram inseridas para não comprometer a realização da atividade.
-
Que tipo de transformação aconteceu com o vaso de vidro?
Transformação física. -
Essa transformação é reversível? Se necessário, faça uma pesquisa para entender como os objetos de vidro são feitos.
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois o vidro pode ser derretido e moldado.
2. Ao tomar banho com água aquecida em um dia com temperatura baixa, Cíntia percebeu que o ar estava com grande quantidade de vapor de água e que parte desse vapor voltou a se transformar em água no estado líquido quando atingiu o vidro e os azulejos.
-
Você já observou essa situação?
Resposta pessoal. -
Explique por que isso acontece.
Quando a água se transforma em vapor, pequenas gotículas ficam no ar. Ao entrar em contato com superfícies mais frias, o vapor de água se transforma em água líquida por causa da diferença de temperatura.
3. Nas salinas, a água do mar é encaminhada a tanques rasos para que o sal seja separado da água. Nesses tanques, ocorre uma mudança de estado físico da água com o auxílio da luz solar e dos ventos. Após esse processo, o sal se acumula no fundo dos tanques.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
1 Objetivo
-
Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam uma transformação física - quebra de um vaso.
Como proceder
-
Oriente os alunos a observarem o antes e o depois de o vaso ser derrubado pelo gato. Deixe que eles percebam que a queda não alterou a composição do vaso, porém, para que ele volte ao estado original, é preciso que o vidro seja derretido e moldado, como acontece com a parafina da vela, abordada na página 100. Se os alunos tiverem dificuldades, oriente-os a retomar esse conteúdo.
2 Objetivo
-
Para evidenciar a condensação, esta atividade pode ser articulada com a atividade 3 apresentada na página 110.
Como proceder
-
Verifique se os alunos percebem que se trata de um vidro embaçado no qual foi feito um desenho de coração. Pergunte-lhes se já realizaram esse procedimento. Caso tenham dificuldades em responder, oriente-os a retomar a atividade 3 da página 110; além disso, diga-lhes que, ao tomarmos banho em dias frios, com água aquecida, geralmente paredes, espelhos e janelas ficam com água condensada sobre sua superfície.
3 Objetivo
-
Nesta atividade é possível identificar mudanças de estado físico da água para a obtenção de sal nas salinas.
Como proceder
-
Se os alunos tiverem dificuldades em identificar a mudança de estado físico da água para a obtenção do sal, retome com eles o que devemos fazer quando misturamos sal em água e queremos separar as misturas. Diga-lhes para observarem os tanques rasos em que a água do mar fica em repouso para que o calor fornecido pela energia solar e o vento ajam evaporando-a.
-
Sugira aos alunos uma simulação de salina. Para isso, providenciem uma mistura de água e sal e despejem em uma assadeira retangular. Deixem a assadeira em um local que receba luz solar e vento. Após duas horas, retornem ao local e vejam o que aconteceu.
113
-
Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorre com a água no processo de obtenção do sal em uma salina?
3. a. Espera-se que os alunos respondam que ocorre a vaporização. -
Em sua opinião, de que forma o vento auxilia na mudança de estado físico da água do mar nas salinas?
Resposta pessoal. Os alunos podem responder que a ação do vento faz com que a camada superficial da água evapore mais rapidamente.
4. Em dias com baixas temperaturas, é possível observar a formação de um nevoeiro sobre a superfície da água de alguns lagos e rios, logo pela manhã.
-
Você já observou isso acontecer em algum lugar? Comente com seus colegas.
Resposta pessoal. -
O vapor de água que fica acima da água passa por uma transformação de estado físico para formar o nevoeiro. Que transformação é essa?
Espera-se que os alunos respondam condensação.
5. Durante um dia observe algumas situações em que você consegue identificar transformações de materiais e mudanças de estado físico dos materiais.
Construa em seu caderno um quadro como o de Fabiana apresentado a seguir, destacando as transformações ou mudanças. Peça ajuda a uma pessoa da família para desenvolver esta atividade. Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
4 Objetivo
- Identificar a condensação em um fenômeno natural - nevoeiro.
Como proceder
- Oriente os alunos a observarem a foto com cuidado para que percebam a presença de água condensada sobre o rio Araguari, em Minas Gerais. Caso tenham dificuldades, oriente-os da mesma forma que fez com a neblina, estudada na página 105.
5 Objetivo
- Nesta atividade é possível identificar transformações físicas e químicas que podem estar ao nosso redor.
Como proceder
- Esta atividade pode ser desenvolvida em casa com a ajuda das pessoas da família, promovendo a literacia familiar. Oriente os alunos para que solicitem ajuda aos pais ou responsáveis para preencherem o quadro.
Se julgar conveniente, para auxiliar no desenvolvimento da atividade, entregue aos alunos a seguinte lista de fenômenos. Eles devem avaliar se esses fenômenos tratam de transformações físicas ou de reações químicas e se são reversíveis ou irreversíveis. Comente cada uma das transformações, pois elas podem ser desconhecidas peos alunos.
Lista de fenômenos |
|
1 |
Digestão de alimento. |
2 |
Redução de poça de água. |
3 |
Queima de fogos de artifício. |
4 |
Ato de amassar um papel. |
5 |
Cozimento de batata. |
6 |
Formação de gelo no freezer. |
7 |
Derretimento de ferro em siderúrgica. |
Amplie seus conhecimentos
- MORAN, E. F. Nós e a natureza: uma introdução às relações homem-ambiente. São Paulo: Senac, 2008.
Nesse livro, você pode encontrar abordagens das relações entre o homem e o ambiente, em que é possível entender a dimensão humana da crise ambiental.
Mais atividades
- Peça aos alunos que, em um programa de apresentação de slides, façam um esquema completo como o da página 128-MP, ilustrando-o com fotos da água nos três estados físicos. Solicite que montem um segundo esquema apenas com os estados sólido e líquido e que utilizem imagens de um metal nesses dois estados para ilustrá-lo.
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos a você que reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos |
Como proceder |
|
Peça aos alunos que citem exemplos de mudanças de estados físicos da matéria que ocorrem no cotidiano deles. Eles podem citar água fervendo para o preparo de alimentos (vaporização), formação de gotículas de água no espelho do banheiro ao tomar banho com água aquecida (condensação), formação de gelo nas formas com água colocadas no congelador (solidificação), picolé derretendo fora do congelador (fusão), entre outras. |
|
Coloque sobre a mesa um ovo cru aberto em um prato e um ovo frito em outro prato. Pergunte aos alunos: "O que aconteceu com a clara e a gema?". Verifique se eles percebem que essas partes endureceram. |
|
Escreva na lousa a equação da fotossíntese: |
|
Divida a lousa em duas partes. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Cada grupo deverá discutir como ocorre a formação das chuvas e desenhar na lousa, sem olhar no Livro do estudante, o ciclo da água no ambiente, destacando as mudanças de estado físico que ocorrem durante o ciclo. |