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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
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As imagens a seguir representam diferentes tipos de misturas.
- Quais imagens representam misturas homogêneas? Por que elas não parecem ser misturas?
As imagens A, B, C e E. Porque não é possível identificar visualmente seus componentes.
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Em seu caderno, relacione cada mistura ao modo adequado de separação.
A Água e pó de café. |
1 Centrifugação. |
B Feijão com impurezas. |
2 Destilação. |
C Mistura de componentes do petróleo. |
3 Filtração. |
D Amostra de sangue. |
4 Catação. |
E Areia e ouro. |
5 Peneiração. |
F Amostra de solos. |
6 Levigação. |
G Mistura de diferentes metais. |
7 Flotação. |
Espera-se que os alunos respondam: A - 3; B - 4; C - 2; D - 1; E - 6; F - 5; G - 7.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
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Aplicar a avaliação de resultado.
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Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
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Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam misturas homogêneas e heterogêneas, conhecimentos importantes para o desenvolvimento da habilidade EF04CI01 da BNCC.
Como proceder
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Na foto A, caso o aluno não reconheça o suco de cenoura como sendo uma mistura homogênea, pergunte se é possível ver na mistura, todos os seus componentes. Na foto B, se o aluno não marcar a massa de pão, leia uma receita de pão identificando seus ingredientes. Na foto C, se o aluno não marcar o leite, informe que ele tem substâncias nutritivas que não podem ser visualizadas. Na foto E, se o aluno não marcar a água, explique que a água da torneira é uma mistura de substâncias dissolvidas e que só a água destilada é pura.
2 Objetivo
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Esta atividade permite avaliar se os alunos aplicam métodos adequados para separar cada tipo de mistura. Esses conhecimentos são importantes para o desenvolvimento da habilidade EF04CI01 da BNCC.
Como proceder
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Na mistura A, se algum aluno não souber que a filtração é o método mais adequado para separar a água e o pó de café, lembre-o de que o pó de café não se dissolve totalmente na água e pode ser retido por filtro de papel ou de pano. Caso algum aluno não escolha a catação para separar as impurezas do feijão na mistura B, lembre-o de que as impurezas do feijão são sólidas e podem ser identificadas visualmente. Esta atividade possibilita o desenvolvimento de habilidades de numeracia da PNA.
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Caso algum aluno tenha dificuldade na mistura C, mostre a imagem de uma torre de destilação e os produtos do petróleo. Na mistura D, se o aluno responder incorretamente, retome o exemplo do livro na página 79 e peça a ele que identifique as fases da mistura após sua separação. Caso algum aluno não entenda a mistura E, mostre a página 79 do livro e retome essa técnica de separação. Na mistura F, se algum aluno não marcar a peneiração, faça essa atividade com ele e peça que veja os materiais que ficam sobre a peneira. Na mistura G, se algum aluno não entender o que é flotação, retorne à página 80 do livro e relembre as propriedades dessa técnica de separação.
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Esta atividade permite avaliar se o aluno é capaz de construir uma cadeia alimentar e reconhecer a posição ocupada pelos seres vivos. Esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento da habilidade EF04CI04 da BNCC.
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- Leia o texto a seguir sobre a relação alimentar entre determinados seres vivos.
A mangueira é uma planta que produz o próprio alimento por meio da fotossíntese. A fruta produzida por ela, a manga, serve de alimento para a anta, que, por sua vez, pode servir de alimento para outro animal, como a onça. Seres vivos microscópicos degradam outros seres vivos quando estes morrem, entre eles a onça, para obter a energia e os nutrientes de que precisam.
- Em seu caderno, escreva a sequência que representa essa cadeia alimentar. manga → anta → onça → seres vivos microscópicos
- Qual é o consumidor secundário nessa cadeia? A onça.
- Os microrganismos causadores de doenças transmissíveis passam de pessoas doentes para pessoas saudáveis. A transmissão da COVID-19 ocorre, por exemplo, por meio de gotículas de saliva suspensas no ar. No caso da dengue, ela acontece pela picada do mosquito Aedes aegypti, quando este está contaminado.
- Em qual das doenças citadas a tranmissão dos microrganismos ocorre diretamente, sem a presença de intermediários? A COVID-19.
- O que devemos fazer para evitar a contaminação pelo Sars-CoV-2, que provoca a COVID-19?
Fazer a higiene adequada das mãos, lavando-as com água e sabão ou higienizando-as com álcool em gel, usar máscara de proteção e evitar situações de aglomeração.
- Quando tiramos uma garrafa do congelador, ela fica coberta de gotas de água. Isso acontece porque ocorre uma mudança de estado físico da água.
- Qual é o nome dessa mudança de estado? Condensação.
- Qual era o estado físico da água no ar atmosférico antes de ocorrer essa mudança? A água estava em forma de vapor no ar atmosférico.
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
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Esta atividade permite avaliar se o aluno é capaz de construir uma cadeia alimentar e reconhecer a posição ocupada pelos seres vivos. Esses conhecimentos são essenciais para o desenvolvimento da habilidade EF04CI04 da BNCC.
Como proceder
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No item a, caso algum aluno tenha dificuldade em responder, escreva com ele os nomes dos seres vivos que fazem parte da cadeia e peça-lhe que insira as setas entre eles, mostrando o fluxo de energia. No item b, se algum aluno não souber que a onça é um consumidor secundário, recorde que a planta é o produtor, e a anta é o consumidor primário, depois mostre imagens de outras cadeias alimentares, solicitando a ele que encontre nelas outros consumidores secundários. Esta atividade desenvolve os componentes da PNA fluência em leitura oral e produção de escrita.
4 Objetivo
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Esta atividade permite avaliar se os alunos identificam doenças de transmissão direta e indireta e as medidas de prevenção, conhecimentos necessários para o desenvolvimento da habilidade EF04CI08 da BNCC.
Como proceder
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No item a, se algum aluno tiver alguma dúvida, aproveite para mostrar notícias sobre a transmissão da COVID-19, como o aumento de número de infectados em situações de menor isolamento social. No item b, caso algum aluno tenha dificuldade, trabalhe as recomendações das autoridades em saúde para o uso de máscara e de distanciamento social para evitar a transmissão do vírus, além da higiene das mãos.
5 Objetivo
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Esta atividade permite avaliar se os alunos compreenderam as transformações de estados físicos da água, como a condensação, conhecimento importante para o desenvolvimento das habilidades EF04CI02 e EF04CI03 da BNCC.
Como proceder
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No item a, caso algum aluno tenha dificuldade em identificar a condensação, cite outros exemplos, como o espelho do banheiro que fica úmido ao tomar banho quente, o vapor que sai da chaleira quando a água é aquecida e aquele vapor que se forma ao expirarmos em dias frios. No item b, caso algum aluno tenha dúvidas, mostre a ele notícias que tratam sobre a umidade do ar e como está sua indicação nesse dia.