159
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
Livros
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Esse livro de Química possui explicações claras e objetivas, apresentando-as como algo dinâmico e atual, além de relacionar as ideias químicas fundamentais às suas aplicações.
BAIRD, Colin; CANN, Michael. Química ambiental. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Livro que aborda as principais questões ambientais, explorando as propriedades e os processos químicos envolvidos.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. Trad. Adriano Sanches Melo et al. 4. ed. Porto Alegre: Ar tm e d, 20 07.
Esse livro aborda a Ecologia como um todo por meio de conceitos fundamentais e reflexões sobre diversos temas.
BLANC, Claudio. Aquecimento global & crise ambiental. São Paulo: Gaia, 2012.
O livro se baseia no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) que estudou o aquecimento global e apontou as causas e consequências desse problema.
CLARO, Roberta. Neuroaprendizagem: estratégias de leitura e escrita. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2019. v. 2.
O livro ajuda no processo de alfabetização de crianças com dificuldades de aprendizagem e é composto por atividades diferenciadas e prazerosas que facilitam o aprendizado.
COLE, Michael; COLE, Sheila R. O desenvolvimento da criança e do adolescente. Trad. Magda França Lopes. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
Uma obra clássica, que permite aos leitores compreenderem que o desenvolvimento humano é um conjunto de interações entre os processos biológicos, sociais e psicológicos, integrados em diferentes contextos sociais.
COMINS, Neil F.; KAUFMANN III, William J. Descobrindo o Universo. 8. ed. Trad. Eduardo Neto Ferreira. Porto Alegre: Bookman, 2010.
A obra discorre sobre os principais temas que envolvem Astronomia e Astrofísica e contém exercícios de fixação no final de cada capítulo.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Com décadas de estudos e de experiências com a tecnologia de imagens cerebrais, esse livro revela os mistérios da leitura e seus principais componentes, apresentando uma nova compreensão desse maravilhoso processo mental.
DELERUE, Alberto. O Sistema Solar: viagem ao reino do Sol através das mais recentes conquistas espaciais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002. (Ciência Ilustrada).
Esse livro apresenta informações gerais sobre o Sistema Solar e as primeiras civilizações.
FARIA, Romildo P. Iniciação à astronomia: de olho na ciência. 12. ed. São Paulo: Ática, 2004. (Série De Olho na Ciência).
O livro traz uma série de perguntas sobre Astronomia de maneira divertida e esclarecedora, respondidas com uma mistura de textos ficcionais e científicos.
FERREIRO, Emilia. Alfabetização em processo. 21. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2015.
A obra mostra aspectos importantes no processo de construção da leitura e da escrita, explicando como a alfabetização ocorre no cérebro e a importância do processo de alfabetização para o desenvolvimento de inúmeros outros conhecimentos.
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2007.
O livro aborda as práticas educacionais baseadas em evidências científicas e apresenta casos que funcionam em sala de aula.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da física: eletromagnetismo. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016. v. 3.
O livro apresenta os fundamentos da física na área de eletromagnetismo e exercícios relacionados a aplicações práticas do cotidiano.
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das Ciências na primeira infância.
HERLIHY, Barbara; MAEBIUS, Nancy K. Anatomia e fisiologia do corpo humano saudável e enfermo. São Paulo: Manole, 2002.
Livro completo que integra a Anatomia e a Fisiologia humana.
160
HEWITT, Paul G. Física conceitual. Trad. Trieste Freire Ricci. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
Livro com texto e ilustrações sobre os principais conceitos da Física.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2001.
O livro apresenta pressupostos metodológicos para a construção de uma avaliação mediadora, atrelando a concepção de aprendizagem a uma nova perspectiva na correção de testes e tarefas, e a necessidade de mudança na postura pedagógica dos professores para a melhoria da educação.
JENNINGS, Terry. Ecologia: o estudo dos seres vivos. Trad. Dinah de Abreu de Azevedo. São Paulo: Melhoramentos, 2003. (Ciência Ilustrada).
Esse livro dá descrições e curiosidades sobre diversas espécies de animais e vegetais e mostra como ocorrem as transformações na natureza.
MACHADO, Andréa H. Aula de química: discurso e conhecimento. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2014. (Coleção Educação em Química).
Esse livro trabalha a investigação na perspectiva histórico-cultural e as relações entre o discurso e a elaboração do conhecimento químico.
MARCONDES, Beatriz; MENEZES, Gilda; TOSHI-MITSU, Thaís. Como usar outras linguagens na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2000.
Esse livro serve de apoio aos professores, propondo atividades práticas de análise de textos veiculados em diversos meios de comunicação, como televisão, revistas, rótulos de medicamentos, e colabora para o aluno ter interesse na leitura.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
O livro é um guia para pais e professores, destacando o papel do educador e da família no processo de domínio da escrita e orientando-os a compreender o que ocorre no cérebro da criança quando ela aprende a ler.
ODUM, Eugene P.; BARRETT, Gary W. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, 2007.
Essa obra aborda a Ecologia utilizando exemplos reais com ênfase em temas atuais.
SALVATIERRA, Clabijo Mérida. Microbiologia: aspectos morfológicos, bioquímicos e metodológicos. São José dos Campos: Érica, 2014.
Esse livro de Microbiologia apresenta os aspectos evolutivos da área, a classificação, as principais características e diversas doenças causadas por microrganismos.
SILVA, Jansen F. da; HOFFMANN, Jussara; ESTE-BAN, Maria T. (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003.
Esse livro aborda experiências de avaliação formativa e mediadora em diferentes áreas do conhecimento, destacando a elaboração dos instrumentos de avaliação articulados ao fazer pedagógico.
TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R.; CASE, Christine L. Microbiologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Livro completo sobre Microbiologia com textos objetivos e ilustrações.
WALDMAN, Maurício; SCHNEIDER, Dan. Guia ecológico doméstico. São Paulo: Contexto, 2000.
A obra apresenta, de forma divertida, dicas para ter um comportamento ecológico dentro de casa, ensinando a reciclar o lixo doméstico, plantar vegetais, flores e frutas e outros procedimentos simples que ajudam as famílias a viverem em harmonia com o ambiente.
WOLLFITT, Gabrielle. Ar. São Paulo: Scipione, 1996. (Coleção Os Elementos)
Nesse livro é abordada a importância do ar para todos os seres vivos.
Sites
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/lhFzDS. Acesso em: 3 mar. 2021.
Esse site apresenta a Base Nacional Comum Curricular, seguida pelo livro, e define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, Sealf, 2019. Disponível em: https://oeds.link/erKxHI. Acesso em: 24 mar. 2021.
A PNA tem o objetivo de elevar a qualidade da alfabetização e combater o analfabetismo em todo o território brasileiro.
MANUAL DO PROFESSOR
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC
Unidades temáticas |
Objetos de conhecimento |
Habilidades |
Matéria e energia |
Misturas |
(EF04CI01) Identificar misturas na vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, reconhecendo sua composição. |
Vida e evolução |
Cadeias alimentares simples |
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos. |
Terra e universo |
Pontos cardeais |
(EF04CI09) Identificar os pontos cardeais, com base no registro de diferentes posições relativas do Sol e da sombra de uma vara (gnômon). |
Referências bibliográficas comentadas
Livros
-
BEMVENUTI, Abel et al. O lúdico na prática pedagógica. Curitiba: InterSaberes, 2013. (Pedagogia Contemporânea).
Esse livro aprofunda a compreensão sobre o lúdico como prática pedagógica na infância e apresenta a possibilidade de projetos e propostas de estudo. -
BIZZO, Nelio. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2010.
Livro recomendado pelo MEC no programa Biblioteca do Professor, que apresenta maneiras interessantes e atuais de abordar o ensino de Ciências nas escolas, lançando mão do conhecimento cotidiano dos alunos para a construção do conhecimento científico. -
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
Esse livro traz discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, com dados extraídos de situações de ensino-aprendizagem, de modo a proporcionar aos professores, além da ampliação de seu rol de estratégias, a compreensão dos cuidados envolvidos nas práticas investigativas realizadas em sala de aula. -
COLL, César; TEBEROSKY, Ana. Aprendendo ciências: conteúdos essenciais para o ensino fundamental de 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 2001.
Livro para aprofundamento e complementação de materiais didáticos, que explora o estudo e a compreensão de temas científicos úteis nos conteúdos essenciais para a formação dos alunos de Ensino Fundamental - Anos Iniciais. -
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Trad. Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
Nesse livro, Stanislas Dehaene apresenta seus trabalhos sobre as neurociências da leitura e explica por meio de evidências científicas como a criança aprende a ler. -
GARY, Thomas; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: A r tmed, 2007.
Esse livro trabalha as práticas educacionais baseadas em evidências científicas, apresentando casos que funcionam em sala de aula. -
HARLAN, Jean D.; RIVKIN, Mary S. Ciências na educação infantil: uma abordagem integrada. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
A obra apresenta o que há de mais atual em aprendizagem e cognição, propondo um ensino envolvente e esclarecedor das ciências na primeira infância. Utilizando recursos da comunidade e de fenômenos reais, incentiva o pensamento criativo das crianças e traz conceitos, experiências e atividades de integração nas mais diversas áreas do conhecimento científico. -
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2006.
O livro apresenta os cinco princípios essenciais da avaliação mediadora no sentido da efetiva promoção da aprendizagem e das múltiplas dimensões do fazer avaliativo.
-
KRASILCHIK, Myriam; MARANDINO, Martha. Ensino de ciências e cidadania. São Paulo: Moderna, 2004. (Coleção Cotidiano Escolar).
Esse livro analisa a necessidade de conhecimento básico de ciência e traz sugestões de atividades interdisciplinares. -
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
Esse livro apresenta conceitos de alfabetização, literacia e letramento e aborda como a alfabetização é fundamental para a construção da democracia. Também analisa a alfabetização no Brasil e sua relação com questões políticas e sociais.
Sites
-
BORGES, Gilberto Luiz de Azevedo. Projetos de ensino, atividades práticas, experimentação e o lúdico no ensino de Ciências. Conteúdos e Didática de Ciências e Saúde, São Paulo, v. 10, n. 23, p. 114-140, 2012. Disponível em: https://oeds.link/ojcm1L. Acesso em: 7 jul. 2021.
Esse trabalho mostra a importância do incentivo ao professor, ao lúdico na sala de aula e do estímulo à curiosidade das crianças no ensino de Ciências, além de relatar como os projetos e a experimentação ajudam na aprendizagem. -
Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://oeds.link/rcycDk. Acesso em: 21 jun. 2021.
Documento que unifica o currículo da Educação Básica no Brasil, estabelecendo o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver. -
PNA: Política Nacional de Alfabetização. Disponível em: https://oeds.link/hNJvXo. Acesso em: 21 jun. 2021.
Esse documento permite que sejam conhecidos os princípios, os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Alfabetização e trata de conceitos importantes, como a literacia e a numeracia. -
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília, 2019. Disponível em: https://oeds.link/DAOCFA. Acesso em: 18 maio 2021.
Documento que apresenta os Temas contemporâneos transversais e a importância desses temas para os currículos da Educação Básica. -
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Disponível em: https://oeds.link/4gNPYy. Acesso em: 13 jul. 2021.
Nesse site é apresentado o conceito de saúde, e a promoção de atividades em defesa desse direito. -
CORSO, Luciana Vellinho; DORNELES, Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 27, n. 83, p. 298-309, 2010. Disponível em: https://oeds.link/Uhgt2b. Acesso em: 6 jun. 2021.
Artigo que analisa a compreensão das dificuldades de aprendizagem na matemática e apresenta o Teste de Conhecimento Numérico, desenvolvido por Yukari Okamoto e Robbie Case (1996), aceito pela literatura atual como um bom instrumento para avaliar o senso numérico. -
QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Avaliação formativa: ferramenta significativa no processo de ensino e aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais... Disponível em: https://oeds.link/M8xbQz. Acesso em: 5 jun. 2021.
Nesse artigo, a autora discute o conceito de avaliação formativa, com base em revisão bibliográfica que aborda o tema. Esses estudos permitiram-lhe caracterizar esse tipo de avaliação como uma ferramenta que contribui para acompanhar o desenvolvimento dos alunos ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem, modificando estratégias pedagógicas sempre que necessário. -
VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia. Por que e para quê ensinar ciências para crianças. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, maio-ago. 2013. Disponível em: https://oeds.link/I0vHJP. Acesso em: 8 jul. 2021.
Esse artigo discute a importância da educação científica desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. O questionamento por que e para quê ensinar ciências serviu como norte para esse trabalho.