8

1 Funcionamento do corpo humano

IMAGEM: Introdução da unidade 1. Profissionais da saúde durante a realização de um parto. Uma mulher segura o bebê recém-nascido enquanto outra corta o cordão umbilical. FIM DA IMAGEM.

Nascimento de um bebê.

Respirar e nos alimentar são atividades que realizamos todos os dias e, muitas vezes, não nos damos conta de sua importância. Mesmo antes de nascermos, ainda no útero materno, já nos alimentávamos e recebíamos o gás oxigênio de que precisávamos para nos desenvolvermos.

CONECTANDO IDEIAS

  1. Qual é o nome da estrutura que ligava o bebê antes do seu nascimento ao corpo da mãe? Qual é a sua importância?

  2. Como o bebê em desenvolvimento, antes do nascimento, adquire os nutrientes e o gás oxigênio de que necessita para se desenvolver?

  3. Cite uma das importâncias da equipe médica no momento do parto de um bebê.

9

10

1 Organização do corpo humano

NA PRÁTICA

Para iniciar o estudo do corpo humano, vamos realizar uma brincadeira com os colegas. Quando o professor disser "AGORA", você deverá escrever no caderno a maior quantidade de nomes de estruturas que formam o corpo de que você se lembrar, em 1 minuto.

Vence quem escrever de forma correta a maior quantidade de estruturas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • caderno
  • lápis ou caneta
  • cronômetro

IMAGEM: parte de uma folha de caderno. nela está escrito em letra cursiva: brincadeira das estruturas do corpo humano. na linha de baixo, há um tracinho e logo em frente está escrito: coração. FIM DA IMAGEM.

Parte de um caderno.

Ao realizar a brincadeira anterior, certamente você percebeu que existem diversas estruturas que formam o corpo humano. Cada uma delas realiza determinadas funções para o funcionamento do corpo.

Para facilitar o estudo do corpo humano, costuma-se organizá-lo em diferentes níveis estruturais. Vamos estudar alguns desses níveis: as células, os tecidos, os órgãos, os sistemas e o organismo.

Todos os seres vivos são constituídos de estruturas chamadas células, incluindo o ser humano. Desde o momento da concepção, a estrutura do corpo humano vai se formando pela união de células. O desenvolvimento do bebê antes do nascimento, por exemplo, iniciou-se a partir de uma célula, que se multiplicou diversas vezes, permitindo o desenvolvimento do corpo.

As células são as unidades básicas que constituem os seres vivos. Elas, de forma geral, são microscópicas, ou seja, não podem ser vistas a olho nu. Para visualizá-las é preciso utilizar um microscópio.

IMAGEM: célula ampliada em microscópio, sendo possível notar suas três estruturas. FIM DA IMAGEM.

Célula que forma a pele. Imagem ampliada cerca de 8500 vezes por meio de um microscópio e colorizada em computador.

11

Veja a seguir a estrutura básica das células dos animais.

IMAGEM: estruturas internas de uma célula animal. na parte externa, envolvendo a célula, está a membrana plasmática. abaixo dessa membrana, está o citoplasma e nele há diversas estruturas de tamanhos e cores variadas. no centro da célula, envolvido pelo citoplasma, está o núcleo. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de uma célula animal.

1. Localize cada uma dessas estruturas na célula apresentada na página anterior.

Os tecidos são formados por um conjunto de células semelhantes que, juntas, realizam determinadas funções, e também pelos componentes existentes entre essas células.

Os órgãos são estruturas formadas por diferentes tipos de tecidos. No corpo humano, existem diversos órgãos e cada um deles desempenha uma ou mais funções específicas no corpo.

2. Cite o nome de um órgão do corpo humano.

O conjunto de órgãos que trabalham juntos para realizar determinadas funções forma os sistemas.

3. Você sabe o nome de um sistema do corpo humano? Qual?

IMAGEM: célula de um pulmão humano. ela é comprida na vertical, com o núcleo em seu centro. várias células de um pulmão humano unidas lado a lado. pulmão humano. sistema respiratório de um ser humano, mostrando estruturas na região do nariz, garganta e pulmões. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de uma célula do pulmão humano. As cores utilizadas são representativas.
Representação artística, sem escala, do tecido pulmonar do corpo humano. As cores utilizadas são representativas.
Representação artística, sem escala, do pulmão do corpo humano. As cores utilizadas são representativas.
Representação artística, sem escala, do sistema respiratório do corpo humano. As cores utilizadas são representativas.

12

Veja a seguir alguns dos sistemas do corpo humano.

IMAGEM: sistema digestório de um ser humano, as estruturas responsáveis por essa atividade se estendem desde a boca até os órgãos na região do intestino. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema digestório do corpo humano. Esse sistema é responsável pela digestão e pela absorção de nutrientes dos alimentos.

IMAGEM: sistema respiratório de um ser humano, as estruturas responsáveis por essa atividade se estendem desde o nariz e a boca até os pulmões. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema respiratório do corpo humano. Esse sistema é responsável pela troca de gases entre o organismo e o ambiente.

IMAGEM: sistema cardiovascular de um ser humano, suas estruturas se estendem por todas as partes do corpo. nota-se o coração destacado na representação, em meio aos vasos sanguíneos. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema cardiovascular do corpo humano. Esse sistema é responsável por bombear e transportar sangue pelo corpo humano.

IMAGEM: sistema esquelético de um ser humano, constituído pelos ossos do corpo. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema esquelético do corpo humano. Esse sistema, juntamente com os músculos e as articulações, contribui para a locomoção do ser humano.

IMAGEM: sistema urinário de um ser humano, suas estruturas sendo representadas na altura da barriga. o sistema masculino é ligeiramente mais comprido do que o feminino, ambos possuindo dois rins, ureteres, bexiga e uretra. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema urinário masculino (à esquerda) e feminino (à direita) do corpo humano. Esse sistema é responsável pela filtração do sangue e pela formação da urina.

4. Qual é o principal sistema do corpo humano que atua quando mastigamos os alimentos?

5. Qual sistema do corpo humano atua quando sentimos o cheiro dos alimentos?

13

IMAGEM: sistema genital de um ser humano, suas estruturas sendo representadas na altura da pélvis tanto no corpo feminino quanto no masculino. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema genital masculino (à esquerda) e feminino (à direita) do corpo humano. Esse sistema é responsável pela produção de células reprodutoras, entre outras funções.

IMAGEM: sistema nervoso de um ser humano, suas estruturas se estendem por todo o corpo, desde o cérebro até os pés. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema nervoso do corpo humano. Esse sistema é responsável pela coordenação de diversas funções no corpo humano, como os sentidos.

O conjunto de sistemas forma um organismo, nesse caso, o corpo humano.

IMAGEM: garotinho de pé, com seus braços abertos e uma das pernas dobrada para trás. FIM DA IMAGEM.

Criança brincando.

Quando os sistemas realizam suas funções de forma integrada, permitem o bom funcionamento do corpo humano.

integrada:
no texto, refere-se às partes desempenhando suas funções de maneira conjunta, complementar

6. Qual sistema está relacionado à gravidez?

7. Que sistema do corpo humano é responsável pelos batimentos do coração?

14

NA PRÁTICA

MATERIAL NECESSÁRIO

  • uma lupa

Para observar e investigar algumas partes de nosso corpo, muitas vezes, é necessário utilizar alguns instrumentos. Para observar mais detalhes de sua pele, por exemplo, realize a atividade a seguir.

Observe a pele de sua mão sem utilizar a lupa. Anote no caderno os detalhes que você conseguiu observar.

Em seguida, observe a pele de sua mão utilizando a lupa. Anote no caderno os detalhes que você conseguiu observar.

IMAGEM: garotinha segura uma lupa em frente ao rosto para observar uma de suas mãos. FIM DA IMAGEM.

Menina observando detalhes da pele de sua mão por meio de uma lupa.

1. O que você pôde perceber quando observou a pele de sua mão bem de perto, por meio de uma lupa?

2. A foto a seguir mostra as células que constituem a pele humana vistas por meio de um instrumento chamado microscópio. Cite uma diferença entre o que você viu utilizando a lupa e a foto a seguir.

IMAGEM: muitas células unidas. FIM DA IMAGEM.

Imagem de células da pele do ser humano ampliada cerca de 400 vezes por meio de um microscópio e colorizada artificialmente em computador.

15

ATIVIDADES

1. Observe as células a seguir.

IMAGEM: célula muscular humana. ela possui a estrutura comprida, com o núcleo no centro indicado pelo número 3, o citoplasma que o envolve indicado pelo número 1 e a membrana plasmática que envolve as estruturas anteriores, indicada pelo número 2. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, da célula muscular humana. As cores utilizadas são representativas.

IMAGEM: célula nervosa humana. ela possui a estrutura comprida, com algumas ramificações sendo ligadas por tracinhos. em uma das extremidades há uma área arredondada de onde partem mais ramificações. no centro dessa área está o núcleo indicado pelo número 3, o envolvendo, está o citoplasma, indicado por 1. a membrana plasmática envolve ambas as estruturas anteriores, indicada pelo número 2. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, da célula nervosa humana. As cores utilizadas são representativas.

IMAGEM: célula da pele humana. possui formato retangular, com o núcleo indicado pelo número 3 ao centro, o citoplasma o envolvendo indicado pelo número 1. e ao redor de ambos está a membrana plasmática, indicada pelo número 2. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, da célula da pele humana. As cores utilizadas são representativas.

  1. Identifique os nomes das estruturas indicadas pelos números em cada célula.

  2. Observe o formato das células e converse com os colegas sobre o que vocês percebem.

2. Artur caiu quando andava de bicicleta e fraturou um dos ossos do braço. Quando há suspeita de fratura, o médico pede um exame chamado radiografia. Veja abaixo.

radiografia:
técnica de exame que permite obter imagens de partes internas do corpo, obtidas com o auxílio de raios X

Se você cair ou bater alguma parte de seu corpo, avise um adulto.

IMAGEM: radiografia de um braço humano, mostrando a área lesionada onde o osso se partiu. FIM DA IMAGEM.

Radiografia do braço de Artur.

a. A qual sistema do corpo humano pertence a estrutura que Artur fraturou?

b. Após o exame, o médico pediu que o braço de Artur fosse imobilizado com uma tala feita de gesso. Por que o braço deve ficar imobilizado?

c. Você já sofreu alguma queda que resultou em uma fratura? Quais cuidados foram recomendados pelo médico? Conte para os seus colegas.

16

2 Nutrição e respiração no corpo humano

1. Por que precisamos nos alimentar?

2. Em sua opinião, como o feto que está se desenvolvendo no interior do útero materno se alimenta?

Os alimentos que ingerimos fornecem os nutrientes, que são substâncias responsáveis pela nutrição do corpo humano, essenciais à nossa sobrevivência.

Ainda no útero materno, o ser humano já começa a se alimentar. Nessa fase, o organismo da mãe transfere os nutrientes para o feto em desenvolvimento por meio de uma estrutura chamada placenta e pelo cordão umbilical.

A nutrição do corpo humano se relaciona, principalmente, ao sistema digestório, que transforma os alimentos em partículas menores e absorve os nutrientes. No entanto, não é somente o sistema digestório que participa da obtenção de energia. Esse processo envolve também a participação do sistema cardiovascular e do sistema respiratório.

IMAGEM: mulher grávida segura um copo de suco. há três setas sobre a fotografia, uma delas apontando a lateral do pescoço da mulher, a segunda indicando o rosto e a terceira indicando o copo que ela segura. FIM DA IMAGEM.

Gestante tomando suco.

3. Cite duas atividades que você realiza no dia a dia e que necessitam de energia.

4. Cite o nome de um órgão que faz parte do sistema digestório.

5. Cite o nome de um órgão que faz parte do sistema respiratório.

17

Procure ingerir alimentos variados e nutritivos e ficar em ambientes ventilados e livres de impurezas visíveis.

Já parou para pensar como você mastiga os alimentos que ingere? E sua respiração, já observou com atenção?

Compartilhe com os colegas se você atenta a essas ações.

18

Sistema digestório

6. Explique o trajeto dos alimentos depois que os engolimos.

Acompanhe nesta página e nas páginas 19 e 20 os esquemas que apresentam o caminho que o alimento percorre em parte do sistema digestório de uma pessoa. As setas azuis indicam esse caminho.

1 A digestão inicia-se na boca. Nela, os alimentos são triturados pelos dentes e, com o auxílio da língua, são misturados à saliva, que é produzida pelas glândulas salivares.

Durante a mastigação, forma-se uma massa úmida e mole de alimentos que recebe o nome de bolo alimentar.

IMAGEM: esquema mostrando o sistema digestório humano. na região da boca, estão destacados os dentes, a língua, as glândulas salivares, a faringe e o esôfago. há uma seta indicando a passagem de um bolo alimentar pela boca, em seguida pela faringe e depois pelo esôfago. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema digestório.

NA PRÁTICA

Vamos verificar como a salivação ajuda na mastigação dos alimentos na prática.

MATERIAL NECESSÁRIO

  • 1 pedaço de miolo de pão ou 1 pedaço de bolacha de água e sal

Coloque o pedaço de bolacha ou de miolo de pão dentro da boca e fique sem mastigar durante um minuto, tentando perceber o que acontece no interior da sua boca. Em seguida, mastigue o alimento e o engula, colocando a mão no pescoço.

  1. O que você percebeu ao realizar essa atividade?

  2. Que relação essa atividade tem com a digestão dos alimentos?

  3. Quando você engoliu o alimento com a mão no pescoço, o que notou?

19

2 Depois da mastigação, a língua empurra o bolo alimentar para a faringe.

3 Em seguida, o bolo alimentar é enviado da faringe para o esôfago por meio de movimentos realizados pelos músculos da faringe.

O esôfago é um tubo que conduz o bolo alimentar até o estômago por meio de movimentos involuntários.

movimentos involuntários:
movimentos de partes do corpo que ocorrem sem depender da vontade da pessoa

7. Qual é a importância dos dentes e da língua para a digestão dos alimentos?

8. O que acontece com os alimentos logo após a mastigação?

20

O estômago produz um líquido que contém substâncias importantes para a digestão. Esse líquido é o suco gástrico.

4 Quando chega ao estômago, o bolo alimentar é misturado ao suco gástrico, formando uma pasta chamada quimo.

Do estômago, o quimo segue para o intestino delgado.

IMAGEM: sistema digestório humano com algumas setas sobre o estômago. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema digestório.

5 No intestino delgado, o alimento parcialmente digerido é misturado a outras substâncias digestivas. As paredes desse órgão absorvem as substâncias nutritivas que serão levadas para as células do corpo por meio do sangue.

6 A parte do alimento digerido que não é absorvida pelo intestino delgado vai para o intestino grosso, onde ocorre a etapa final da absorção das substâncias. Esse órgão é responsável, principalmente, pela absorção de água e sais minerais, formando as fezes. Após passar pelo intestino grosso, as fezes seguem pelo reto e são eliminadas pelo ânus.

IMAGEM: sistema digestório humano, com setas passando pelo intestino delgado e seguindo para o intestino grosso, reto e ânus. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema digestório.

PARA SABER MAIS

Faça uma viagem com os alimentos no interior do sistema digestório. Esse e outros segredos do corpo humano são desvendados nesse livro.

IMAGEM: capa do livro uma viagem pelo corpo humano. o título está ao centro, em frente à representação das estruturas internas de um corpo humano, cercado por ilustrações de docinhos, algumas frutas, vegetais e pessoas. há um dentista segurando uma ferramenta com espelho na ponta, uma garotinha bebendo água e um garotinho correndo, com um círculo sobre a região do seu peito mostrando os pulmões e o coração. FIM DA IMAGEM.

21

DENTIÇÃO HUMANA

Nos seres humanos a primeira dentição começa por volta dos seis meses de idade. Ao todo são 20 dentes, que são chamados dentes decíduos ou de leite, sendo 10 em cada arco dental.

Entre os 6 e os 12 anos de idade, os dentes decíduos começam a ser substituídos pelos dentes permanentes. A dentição permanente tem 32 dentes, sendo 16 em cada arco dental.

De acordo com o tamanho e a forma, os dentes exercem funções diferentes na mastigação. Veja.

IMAGEM: representação de uma boca humana aberta, mostrando os dentes incisivos, molares e caninos. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, da dentição de uma criança.

IMAGEM: representação de uma boca humana aberta com destaque para os dentes caninos. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, da dentição de uma pessoa adulta.

Assim como as outras partes do corpo, os dentes devem ser bem-cuidados. Para mantê-los saudáveis, é recomendado escovar os dentes corretamente e ir ao dentista regularmente.

1. Utilizando um espelho, observe sua dentição e veja os dentes que você tem. Anote no caderno quais são esses dentes.

2. Peça a seus pais ou responsáveis que fotografem sua dentição e a encaminhem por e-mail para seu professor.

Que cuidados você tem com seus dentes?

22

Sistema respiratório

Como vimos, é necessário que as células recebam o gás oxigênio do ar para liberar energia para o corpo. A respiração pulmonar é o processo responsável pelas trocas gasosas entre o corpo humano e o ambiente.

NA PRÁTICA

Para investigar as fases da respiração, realize a atividade a seguir.

Agora vamos encher os saquinhos de papel!

Inspire profundamente pelo nariz e, em seguida, solte o ar bem devagar dentro do saquinho de papel. Observe o que ocorre com o saquinho de papel no momento em que você solta o ar.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • saquinhos de papel

IMAGEM: homem soprando em um saco de papel. FIM DA IMAGEM.

Pessoa enchendo um saquinho de papel.

Peça a um colega que grave, com a ajuda de um telefone celular, os procedimentos que você realizar nesta atividade.

1. O que aconteceu no momento da inspiração?

2. O que aconteceu quando você expirou o ar?

A respiração é dividida em duas fases: a inspiração e a expiração. A inspiração é a entrada de ar nos pulmões e a expiração é a saída de ar dos pulmões para o ambiente. Acompanhe nos esquemas desta página e da próxima o caminho do ar para o interior do corpo. As setas azuis indicam o caminho percorrido.

1 Quando inspiramos, o ar entra pelo nariz, passa pela cavidade nasal e chega até a faringe.

2 A faringe é um tubo que conduz o ar até a laringe.

IMAGEM: sistema respiratório humano com linhas indicando o nariz, a cavidade nasal, faringe e laringe. mais abaixo está o pulmão. há setas passando pelo nariz, seguindo pela cavidade nasal em direção à faringe. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema respiratório.

23

3 Da laringe, o ar passa para a traqueia, tubo que conduz o ar e se divide em duas partes chamadas brônquios.

4 Os brônquios conduzem o ar até os pulmões, órgãos em que ocorrem as trocas gasosas.

5 Nos pulmões, o sangue recebe o gás oxigênio do ar e o transporta para as células do corpo.

IMAGEM: sistema respiratório humano com linhas indicando a faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões. há setas passando pela traqueia, seguindo pelos brônquios em direção aos pulmões. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema respiratório.

O sangue também transporta gás carbônico aos pulmões para que seja eliminado do organismo.

9. Qual é o caminho percorrido pelo ar no interior do sistema respiratório durante a expiração?

ESTRUTURA DO NARIZ

A parte interna do nariz tem pelos, que filtram o ar e retêm partículas de poeira e impurezas, e também glândulas que secretam muco. Além de ser filtrado, o ar que passa pelo nariz também é aquecido e umedecido antes de chegar aos pulmões.

Por isso, é importante respirar pelo nariz e não pela boca. Na boca não existe um mecanismo que filtra, aquece e umedece o ar.

IMAGEM: nariz de uma criança, com linhas apontando para os pêlos no interior das narinas. FIM DA IMAGEM.

Narinas.

24

INVESTIGUE E COMPARTILHE

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • garrafa plástica transparente com tampa
  • 2 balões de festa
  • tubo de caneta esferográfica
  • massa de modelar
  • fita-crepe
  • tesoura com pontas arredondadas

A Peça a um adulto que corte o fundo da garrafa plástica e faça um orifício no centro da tampa da garrafa. Esse orifício deve permitir a passagem do tubo de caneta.

B Com a fita-crepe, fixe bem um dos balões na extremidade do tubo de caneta.

DICA

Apenas o adulto deve manusear a tesoura para cortar a garrafa plástica.

IMAGEM: uma bexiga presa com fita adesiva a um tubo de caneta vazio. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente à etapa B.

C Passe o tubo de caneta pelo interior da garrafa, atravessando o orifício da tampa. Fixe-o com a massa de modelar. Certifique-se de que o tubo da caneta esteja bem preso e o orifício da tampa, bem vedado.

DICA

Encha e esvazie os balões algumas vezes antes de utilizá-los. Isso fará com que eles fiquem mais flexíveis.

IMAGEM: bexiga presa a um tubo de caneta vazio. há uma tampinha de garrafa sendo atravessada pelo tubo e logo atrás dela, um pouco de massa de modelar. os nomes dos objetos estão indicados na imagem. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente à etapa C.

25

D Peça a um adulto que corte o outro balão ao meio.

E Dê um nó na boca do balão que foi cortado ao meio e, com a ajuda de um adulto, estique-o e coloque-o no fundo da garrafa. Prenda-o com a fita-crepe.

F Segure a garrafa e puxe o balão preso no fundo dela. Em seguida, solte o balão para que ele volte à posição inicial. Com cuidado, repita várias vezes esse procedimento, observando o que acontece com o balão dentro da garrafa. Anote os resultados em seu caderno.

IMAGEM: a fotografia mostra a estrutura montada anteriormente, com a tampinha presa ao tubo de caneta estando agora enroscada em uma garrafa, com a bexiga ficando no interior da garrafa tampada. no fundo da garrafa, há outro balão, preso com fita adesiva. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente às etapas D e E.

IMAGEM: pessoa segurando a garrafa e puxando com os dedos o balão preso na parte inferior da estrutura. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente à etapa F.

Peça a um colega que grave, com a ajuda de um telefone celular, esta etapa de desenvolvimento da atividade.

REGISTRE O QUE OBSERVOU

  1. O que aconteceu com o balão no interior da garrafa quando você puxou o balão do fundo da garrafa para baixo?
  2. A que etapa da respiração esse movimento equivale?
  3. O que aconteceu com o balão no interior da garrafa quando você soltou o balão do fundo da garrafa?
  4. A que etapa da respiração esse movimento equivale?
  5. Quais partes do corpo humano são representadas nessa construção?

26

ATIVIDADES

LER E COMPREENDER

1. Leia a seguir o trecho de uma história em quadrinhos.

IMAGEM: história em quadrinhos da série dudu dividida em três quadrinhos. o título é mastigando e está na parte superior. quadrinho 1: o personagem cebolinha está sentado à mesa, comendo. quadrinho 2: o prato de cebolinha está quase vazio e ele está levando um copo à boca. quadrinho 3: o pai de cebolinha parece bravo enquanto diz para o garoto: filho! quantas vezes eu tenho que dizer pra você comer mais devagar, mastigando bem os alimentos?. FIM DA IMAGEM.

[...]

Dudu em: Mastigando, de Mauricio de Sousa. Magali, São Paulo, Globo, n. 393, fev. 2006. p. 32.

  1. De que maneira Cebolinha está se alimentando nos dois primeiros quadrinhos?

  2. Durante as refeições você mastiga bem os alimentos? Você deveria mudar seus hábitos relacionados à mastigação?

  3. Explique por que é importante seguir as recomendações dadas pelo pai de Cebolinha, como comer devagar e mastigar bem os alimentos.

  4. Mostre esse trecho de história em quadrinhos para seus pais ou responsáveis e peça a eles que observem sua mastigação durante uma refeição (almoço ou jantar). Eles também podem fazer uma gravação. Conversem sobre a necessidade ou não de mudar seus hábitos.

27

2. Observe a imagem abaixo.

IMAGEM: radiografia de uma pessoa, mostrando o intestino grosso. FIM DA IMAGEM.

Radiografia de um órgão do sistema digestório do ser humano.

  1. Qual é o nome do órgão em destaque nesta radiografia?

  2. Escreva duas funções desse órgão.

  3. Converse com os colegas sobre a importância da radiografia.

3. Escreva em seu caderno os números, em ordem crescente, que mostrem o caminho que o alimento faz durante a digestão.

  1. esôfago
  2. reto
  3. intestino delgado
  4. faringe
  5. estômago
  6. boca
  7. intestino grosso
  8. ânus

4. A criança que aparece na foto está utilizando um aparelho conhecido como inalador. Esse aparelho geralmente é utilizado no tratamento de problemas respiratórios, no qual são colocados medicamentos para que a pessoa os inale, chegando diretamente ao sistema respiratório.

  1. Em que etapa da respiração ocorre a inalação do medicamento nessa situação?
  2. Você já utilizou um inalador? Por quê?

IMAGEM: criança segura um inalador sobre o nariz e boca. FIM DA IMAGEM.

Criança fazendo inalação.

Utilize medicamentos somente sob orientação médica e sob a supervisão de um adulto.

inale:
do verbo inalar, que é o ato de absorver substâncias e misturas por meio da inalação, como alguns medicamentos

28

5. Observe o cartum apresentado a seguir.

IMAGEM: um homem ilustrado acende um cigarro. o cigarro está encostado em um fio, ligado a uma bomba localizada na região dos pulmões dele. FIM DA IMAGEM.

Só dói quando eu respiro, de Caulos. Porto Alegre: L&PM, 1976. p. 81.

  1. De acordo com seus conhecimentos, explique a mensagem abordada no cartum.

  2. Pesquise sobre os problemas causados pelo tabagismo. Em seguida, elabore uma questão com base no cartum apresentado e peça a um colega que responda a ela.

    Corrija as respostas dadas por seu colega à questão que você elaborou.

LER E COMPREENDER

6. Leia a manchete a seguir.

IMAGEM: Trecho de uma notícia com o título: o segundo maior perigo global à saúde humana, depois da covid dezenove, que encurta nossa vida em quase dois anos. Abaixo, o texto: a poluição do ar por material particulado reduz em um vírgula nove ano a expectativa média de vida em todo o mundo. Atualmente, é o segundo maior risco à saúde humana, perdendo apenas para a covid dezenove, mas deve voltar a ser o primeiro quando a pandemia for controlada. FIM DA IMAGEM.

O segundo maior perigo global à saúde humana (depois da covid-19) que encurta nossa vida em quase 2 anos, de Renata Turbiani. BBC News Brasil, 16 ago. 2020. Disponível em: https://oeds.link/HuaCcP. Acesso em: 7 abr. 2021.

29

7. O mergulhador que aparece na foto a seguir está usando um equipamento de mergulho que apresenta um cilindro contendo gás oxigênio.

IMAGEM: pessoa praticando mergulho com roupas apropriadas para essa atividade, ela veste pés de pato, máscara e cilindro de oxigênio. FIM DA IMAGEM.

Mergulhador usando um equipamento de mergulho.

  1. Por que é necessário o uso desse cilindro contendo gás oxigênio?

  2. O que pode acontecer a uma pessoa que, por algum motivo, permaneça dentro da água por alguns minutos, sem equipamento adequado?

8. Reescreva em seu caderno as frases a seguir, substituindo cada por uma das palavras do quadro para completá-las.

inspiração · respiração · expiração · filtrar

  1. A é o processo no qual o ar entra em nosso corpo e chega aos pulmões.
  2. O nariz, a laringe, a traqueia, os brônquios e os pulmões são órgãos relacionados à nossa .
  3. A é o processo no qual o ar sai dos pulmões.
  4. Os pelos do nariz contribuem para o ar que entra em nosso corpo.

PARA SABER MAIS

Você tem muitas perguntas sobre o corpo humano? Nesse livro você achará as respostas para algumas de suas perguntas.

IMAGEM: capa do livro o grande livro do corpo humano. do lado esquerdo da ilustração há a representação de um corpo humano e suas estruturas internas. ao redor, várias pessoas o cercam, bem pequenininhas. FIM DA IMAGEM.

30

3 Circulação e excreção no corpo humano

Muitas vezes ouvimos falar de campanhas que incentivam a doação de sangue, ou de pessoas que precisaram realizar uma transfusão sanguínea.

1. Em sua opinião, por que o sangue é tão importante para nosso corpo?

transfusão sanguínea:
procedimento médico no qual, geralmente, retira-se sangue de uma pessoa, doadora, para transferir a outra, a receptora

IMAGEM: cartaz de uma campanha de doação de sangue. há um braço estendido com o punho fechado e um fio está ligado a ele, preso por um curativo. ao lado está escrito: seja solidário, doe sangue. doar é um ato de amor. procure o hemocentro mais próximo e saiba como doar em segurança. mais informações saúde, ponto, gov, ponto, b,r, barra, doe sangue. disque saúde 136. s, u, s, ministério da saúde. pátria amada brasil, governo federal. FIM DA IMAGEM.

Cartaz de campanha de doação de sangue veiculada pelo Ministério da Saúde, em 2020.

Como vimos, os nutrientes provenientes da digestão e o gás oxigênio obtido por meio da respiração precisam chegar a todas as células do corpo humano.

2. Como você acha que o gás oxigênio e os nutrientes chegam até as células?

Quando os nutrientes e o gás oxigênio chegam às células do corpo humano, são formadas algumas substâncias que podem ser tóxicas e que precisam ser eliminadas. Uma delas é o gás carbônico, que é eliminado pela respiração. Algumas substâncias são eliminadas com a urina e outras, por meio do suor.

3. Em que momentos você transpira mais?

IMAGEM: criança bebe água de uma garrafinha, seu rosto e cabelos estão suados. FIM DA IMAGEM.

Criança suada bebendo água.

Ao praticar atividade física, beba água para manter o corpo hidratado.

Para que essas substâncias sejam eliminadas, elas são transferidas das células para a corrente sanguínea, que as transporta até os sistemas que as eliminarão. O processo de eliminação de substâncias tóxicas do corpo humano é chamado excreção.

31

4. Observe seus braços ou mãos e verifique se você consegue perceber alguns vasos sanguíneos. Qual é a importância dessas estruturas?

5. Coloque sua mão direita aberta no centro do peito. O que você sentiu?

O sistema cardiovascular é responsável por bombear o sangue e transportá-lo por todo o corpo humano.

O sangue transporta nutrientes, células, gás oxigênio, gás carbônico, entre outras substâncias no organismo. Ele é bombeado pelo coração e percorre todas as partes do corpo por meio dos vasos sanguíneos.

O coração, o sangue e os vasos sanguíneos fazem parte do sistema cardiovascular. Observe o esquema abaixo.

Os vasos sanguíneos se ramificam no corpo humano. Alguns desses vasos são microscópicos e são denominados capilares.

As artérias transportam o sangue do coração para os pulmões e para outras partes do corpo.

As veias transportam o sangue das diferentes partes do corpo para o coração.

IMAGEM: representação do sistema cardiovascular em um corpo humano, que se estende por todos os membros do corpo. em destaque, está o coração, circulado na imagem e ampliado ao lado. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema cardiovascular.
Representação artística, sem escala, do coração humano.

O coração está ligado tanto a artérias quanto a veias. O coração é um órgão que bombeia sangue para todo o corpo. Esse órgão localiza-se entre os pulmões e é protegido pela caixa torácica, formada pelas costelas.

32

6. Quantos litros de sangue, aproximadamente, você acha que existem no corpo de uma pessoa adulta? 1 L, 5 L ou 50 L?

O sangue transporta substâncias por todo o corpo humano, como nutrientes, resíduos e gases. Ele também contém células que protegem o corpo humano de agentes causadores de doenças. O sangue é composto de um líquido chamado plasma, de plaquetas e de células, como os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos.

IMAGEM: aglomerado de plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos, vistos através de um microscópio. FIM DA IMAGEM.

Sangue humano ampliado cerca de 2 500 vezes por microscópio eletrônico e colorizada em computador.

O plasma é um líquido amarelado que constitui cerca de metade do volume do sangue do corpo humano. Nele, há substâncias como água, proteínas, nutrientes e hormônios.

IMAGEM: bolsa plástica contendo plasma. FIM DA IMAGEM.

Plasma obtido por meio de um processo que o separa dos outros componentes do sangue.

hormônios:
substâncias produzidas por determinadas células, tecidos ou órgãos que influenciam e controlam as atividades de outras estruturas do corpo
proteínas:
substâncias presentes nos seres vivos, formadas por uma sequência de pequenas unidades chamadas aminoácidos

33

Como vimos, o sangue transporta substâncias, inclusive as substâncias tóxicas. Para que elas sejam retiradas do sangue, ele precisa ser filtrado. Esse papel é realizado pelo sistema urinário.

Veja a seguir os componentes do sistema urinário do ser humano.

IMAGEM: sistema urinário feminino, com linhas indicando os dois rins, que se ligam aos uréteres, conectados à bexiga urinária e em seguida, a uretra. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema urinário feminino.

IMAGEM: sistema urinário masculino, com linhas indicando os dois rins, que se ligam aos uréteres, conectados à bexiga urinária e em seguida, a uretra, essa sendo ligeiramente mais comprida que a feminina. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema urinário masculino.

O sangue chega aos rins, que retêm as substâncias tóxicas. Com o excesso de água, essas substâncias formam a urina.

7. Descreva o caminho da urina no corpo humano, dos rins até o meio externo.

34

8. Coloque os números em ordem crescente e descubra os nomes das estruturas em destaque.

IMAGEM: sistema urinário humano, em destaque, estão os dois rins. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema urinário.

O ser humano tem dois,

2 4 1 3
I S R N

responsáveis pela filtração do sangue. Nesse processo, são retirados do organismo o excesso de água e outras substâncias que precisam ser eliminadas.

A água e as substâncias que ficam retidas nos rins formam a urina.

A urina sai dos rins, passa pelos

1 4 7 6 5 8 3 2
U T E R E S E R

e fica armazenada na bexiga urinária.

Em um adulto, quando a quantidade de urina armazenada na bexiga urinária está entre 200 mL e 400 mL, surge a vontade de urinar.

A urina é encaminhada até a uretra e, em seguida, sai para o ambiente externo.

IMAGEM: sistema urinário humano, em destaque, estão os dois ureteres. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, de parte do sistema urinário.

PARA SABER MAIS

Dobre e desdobre as páginas desse livro e descubra fatos interessantes sobre o corpo humano que você nem imaginava.

IMAGEM: capa do livro meu primeiro atlas dobra e desdobra do corpo humano, ilustrado por um rosto humano e parte do pescoço, metade dele mostrando o esqueleto e a outra metade, os músculos da face e pescoço. ao redor, há círculos com imagens em seu interior, sendo: glóbulos vermelhos, as estruturas internas da mão, uma faixa de d, n, a, e um olho. do lado esquerdo, há a ilustração de uma enfermeira e um médico, enquanto do lado direito, há um esqueleto com os braços erguidos como se estivesse flexionando os músculos. abaixo há um bilhete escrito: tudo o que você sempre quis saber sobre o corpo humano e muito mais!. FIM DA IMAGEM.

35

NA PRÁTICA

Vamos verificar como o coração se comporta quando realizamos diferentes tipos de atividades. Para verificar a frequência cardíaca, mediremos a pulsação.

frequência cardíaca:
número de contrações (batimentos) dos músculos do coração por minuto
pulsação:
contração e relaxamento das artérias, causadas pelos batimentos cardíacos

MATERIAIS NECESSÁRIOS

  • relógio ou cronômetro
  • caneta
  • papel para anotar os dados

IMAGEM: pessoa levando os dedos da mão direita ao pulso esquerdo para medir a pulsação. FIM DA IMAGEM.

Pessoa medindo a pulsação.

Fique em repouso durante 10 minutos e depois realize os seguintes procedimentos.

Coloque as pontas dos dedos indicador e médio, de uma das mãos, sobre o pulso da outra mão. Veja a foto acima.

Conte a pulsação durante 15 segundos. Em seguida, multiplique o valor encontrado por 4. O valor obtido equivale à quantidade de batimentos cardíacos, em repouso, em 1 minuto.

Para observar as variações de sua frequência cardíaca, meça seus batimentos em diferentes momentos do dia e ao realizar diferentes atividades. Veja algumas sugestões.

Peça ajuda a seus pais ou outra pessoa de sua família para auxiliar no desenvolvimento desta atividade. Esta pessoa pode gravar suas ações na medição da pulsação e na construção do gráfico de colunas.

Ao acordar, ainda deitado.

Depois de caminhar.

Depois de correr.

Trinta minutos após o almoço.

Ao ver televisão.

1. O que você percebeu ao comparar sua frequência cardíaca em cada atividade realizada?

2. Construa, em seu caderno, um gráfico de colunas com os resultados que você obteve. Depois de pronto, compare seu gráfico com os dos colegas. O que você percebeu?

O gráfico também pode ser construído por meio de planilha de algum software computacional.

36

ATIVIDADES

LER E COMPREENDER

1. O Menino Maluquinho estava mexendo em uma lata e se machucou. Leia a história em quadrinhos a seguir.

IMAGEM: história em quadrinhos da série o menino maluquinho, dividida em seis quadrinhos. quadrinho 1: o menino maluquinho está com uma expressão de dor, de pé ao lado de uma latinha de alumínio, enquanto um garoto se aproxima. maluquinho diz: ai! cortei o dedo! e o outro menino responde: que coisa sensacional! quadrinho 2: com uma expressão confusa, maluquinho pergunta: você acha legal eu cortar o dedo??? o outro menino explica: não! eu tava falando do sangue! quadrinho 3: maluquinho segura o dedo enfaixado enquanto diz: ele é sensacional? com um sorriso, o garoto ao seu lado responde: claro! deixa eu te explicar! quadrinho 4: o garotinho está dirigindo um caminhão e sobre o veículo, há um recipiente fechado com rolha, com sangue em seu interior. o menino explica: é o sangue que transporta tudo dentro do nosso corpo! quadrinho 5: maluquinho, ainda com o dedo sangrando, questiona: que nem um caminhão? e ele roda onde? o menino esclarece: dentro das veias e artérias! elas são tubos que se ramificam até atingir todos os lugares do corpo... como a ponta do seu dedo! quadrinho 6: os dois meninos estão sorridentes. maluquinho pergunta: ah! isso eu sei! é o coração que empurra o sangue, né? o menino responde: é! por isso é tão importante! do coração ele vai pro pulmão, onde recebe oxigênio!. FIM DA IMAGEM.

As descobertas do Lúcio, de Ziraldo. O Menino Maluquinho, São Paulo, Abril, n. 2, out. 1994. p. 34.

ATENÇÃO

Não mexa em objetos pontiagudos ou cortantes, para evitar ferimentos. Em caso de acidente, peça ajuda a um adulto.

  1. Qual é o nome do sistema do corpo humano responsável pelo transporte de sangue?
  2. Cite o nome de um órgão que faz parte desse sistema.

  3. Quais são os nomes dos vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte do sangue no corpo humano?
  4. Converse com seus colegas sobre o que o Menino Maluquinho poderia ter feito para evitar o acidente.

37

2. Veja a foto a seguir.

IMAGEM: homem deitado em um leito de hospital, há uma bolsa plástica conectada ao seu braço através de uma agulha e um tubinho comprido, coletando o seu sangue. FIM DA IMAGEM.

  1. Escreva uma legenda para essa foto.

  2. Converse com seus colegas sobre a importância desse ato.

  3. Em seu município há locais em que é possível realizar o procedimento mostrado anteriormente? Se necessário, realize uma pesquisa.

  4. Em sua opinião, campanhas de doação de sangue são importantes para incentivar a doação por parte das pessoas?

3. O ser humano precisa beber de 1,5 L a 2 L de líquido por dia. O líquido ingerido ajuda a prevenir problemas que afetam o sistema urinário.

  1. Você costuma ingerir líquidos com frequência?

  2. Por que a ingestão de líquidos ajuda a prevenir problemas no sistema urinário?

IMAGEM: garotinha bebendo água em um copo plástico. FIM DA IMAGEM.

Criança bebendo água.

Que sugestão você daria para poder controlar a quantidade de água ingerida em um dia?

38

4. Veja a seguir uma imagem que representa o sistema urinário do ser humano. No caderno, escreva as frases substituindo as letras A, B, C e D pelas palavras do quadro a seguir.

bexiga urinária · ureteres rins · uretra

IMAGEM: sistema urinário masculino, os rins estão sendo indicados pela letra a, os uréteres pela letra b, a bexiga pela letra c e a uretra pela letra d. FIM DA IMAGEM.

Representação artística, sem escala, do sistema urinário do corpo humano (sexo masculino).

LER E COMPREENDER

5. Leia o trecho do texto a seguir.

O que é transplante renal?

É uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crônica avançada.

No transplante renal, um rim saudável de uma pessoa viva ou falecida é doado a um paciente portador de insuficiência renal crônica avançada. Através de uma cirurgia, esse rim é implantado no paciente e passa a exercer as funções de filtração e eliminação de líquidos e toxinas.

[...]

O que é transplante renal? Sociedade Brasileira de Nefrologia. Disponível em: https://oeds.link/0veo8T. Acesso em: 22 abr. 2021.

39

LER E COMPREENDER

6. Nena realiza um tratamento periódico por causa de problemas no rim. Leia a seguir seu depoimento.

Meu nome é Maria Aparecida, mas todos me conhecem por Nena. Eu tenho 71 anos e há 9 anos descobri que tenho problema de rim. Realizo um tratamento para poder filtrar meu sangue. Para fazer esse tratamento, preciso ir ao hospital três vezes por semana, na segunda, na quarta e na sexta-feira.

Em cada sessão, que dura 3 horas e 30 minutos, são aplicadas duas agulhas. Em uma delas sai o sangue "impuro" do meu corpo e é encaminhado para uma máquina, que filtra o meu sangue. O sangue filtrado volta para meu corpo pela outra agulha que entra em uma veia.

IMAGEM: a fotografia mostra maria aparecida, uma senhora usando óculos. FIM DA IMAGEM.

Maria Aparecida (Nena).

Durante esse processo, não sinto dor, eu até durmo. Após o tratamento, sinto muita fraqueza e preciso da ajuda das pessoas para poder me locomover.

Diariamente, preciso tomar alguns medicamentos para manter minha pressão arterial equilibrada e cuidar de meu coração.

Eu me sinto bem realizando esse tratamento, pois as pessoas que me atendem são muito atenciosas e carinhosas.

Depoimento de Maria Aparecida Cascales Aragão, 71 anos, jan. 2007.

Ouça os depoimentos das pessoas idosas. Elas têm muitas experiências para nos contar.

pressão arterial:
pressão que o sangue bombeado pelo coração exerce nas paredes das artérias
  1. Pesquise o nome do tratamento realizado por Nena.

  2. Como é conhecida a máquina que auxilia no tratamento do problema de saúde de Nena?

  3. O que pode ser feito para que Nena não precise mais realizar esse tratamento?

  4. As pessoas que atendem Nena são profissionais da área de saúde. Qual é a importância do trabalho desses profissionais?

40

4 Alimentação equilibrada

Para que o ser humano cresça e se desenvolva adequadamente, é necessária uma alimentação nutritiva e variada.

Os alimentos são necessários para que possamos sobreviver e realizar diversas atividades, como estudar, trabalhar, brincar e praticar exercícios físicos.

No período da gestação, a mãe fornece ao embrião e ao feto os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver.

Após o nascimento, pelo menos nos primeiros seis meses de vida, o bebê necessita do leite materno, que é o alimento mais indicado para seu crescimento e desenvolvimento.

Conforme o bebê cresce, diferentes alimentos devem ser inseridos e ofertados em maior quantidade e variedade.

Após cerca de seis meses, o bebê já pode ingerir, aos poucos, algus alimentos. Quanto maior for a variedade de alimentos, mais nutrientes serão ingeridos, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Como a dentição ainda está se formando, os bebês ingerem alimentos na forma pastosa, por meio de papinhas.

IMAGEM: uma mulher amamentando um bebê. FIM DA IMAGEM.

Mãe amamentando bebê.

1. Você já viu um bebê sendo alimentado? Que alimento ele estava ingerindo?

Conforme a criança cresce, são inseridos alimentos sólidos variados, o que deve se manter durante a infância e adolescência.

IMAGEM: pessoa alimentando bebê com papinha. FIM DA IMAGEM.

Bebê sendo alimentado com papinha.

adolescência:
fase da vida que se inicia logo após a infância e termina por volta dos 20 anos

41

Os alimentos ingeridos pelo ser humano podem ter origem animal ou vegetal.

IMAGEM: 1. alimentos sobre uma tábua de madeira, sendo: ovos cozidos, queijo, ovos crus e pedaços de carne bovina, frango e peixe. 2. alimentos sobre uma tábua de madeira, sendo: laranja, banana, limão, maçã e grãos. FIM DA IMAGEM.

Alimentos de origem animal e alimentos de origem vegetal.

Entre os nutrientes encontrados nos alimentos estão as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas e os sais minerais. Precisamos, diariamente, desses nutrientes em quantidades suficientes e equilibradas.

AS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES

Os nutrientes presentes nos alimentos exercem uma ou mais funções em nosso organismo.

No quadro a seguir são apresentadas as principais funções de cada um dos nutrientes.

Nutrientes Principais funções
Proteínas Participam da multiplicação das células, permitindo o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano.
Carboidratos Fornecem a energia necessária para a realização de diversas atividades.
Gorduras Fornecem e armazenam energia.
Vitaminas Ajudam no crescimento do corpo humano e na manutenção das células.
Sais minerais Participam da constituição e formação dos ossos, dos dentes e das células sanguíneas, além de auxiliar no funcionamento das células do corpo humano.

Fonte de pesquisa: A saúde de nossos filhos, de Publifolha e Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo: Publifolha, 2002.

42

Para uma alimentação equilibrada, é fundamental ingerir alimentos naturais, frescos, variados e em quantidades adequadas.

Apenas um tipo de alimento não é capaz de fornecer todos os nutrientes de que precisamos. Por isso, devemos ingerir alimentos variados. Para facilitar a escolha dos alimentos, eles podem ser reunidos em grupos. Observe no quadro a seguir alguns desses grupos.

IMAGEM: a. alimentos numerados de 1 a 4, sendo: pão, milho, macarrão e arroz. b. alimentos numerados de 5 a 11, sendo: cenoura, abóbora, beterraba, tomate, alface, brócolis e repolho. c. alimentos numerados de 12 a 18, sendo: mamão, laranja, maçã, pera, morango, manga e banana. d. alimentos numerados de 19 a 21, sendo: iogurte, leite e queijo. e. alimentos numerados de 22 a 28, sendo: carne bovina, carne de peixe, ovo, feijão, soja, grão-de-bico e ervilha. f. alimentos numerados de 29 a 34, sendo: chocolate, bala, sorvete, açúcar, manteiga e óleo. FIM DA IMAGEM.

Fonte de pesquisa: A saúde de nossos filhos, de Publifolha e Departamento de Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein. São Paulo: Publifolha, 2002.

43

2. Observe dois exemplos de refeições e identifique a letra correspondente ao grupo a que pertence cada alimento indicado. Para isso, utilize as letras do quadro apresentado na página 42.

IMAGEM: Alimentos indicados como presentes em um café da manhã. Há na imagem: ovo, leite, suco de laranja, maçã, laranja, pão e manteiga. FIM DA IMAGEM.

Alimentos presentes em um café da manhã.

IMAGEM: Alimentos indicados como presentes em um almoço. Há na imagem: carne bovina, cenoura, repolho, alface, tomate, salsinha, arroz e feijão. FIM DA IMAGEM.

Alimentos presentes em um almoço.

3. Construa em seu caderno um quadro como o apresentado a seguir com os nomes de alimentos que você geralmente ingere no almoço. Indique o grupo a que pertence cada um deles.

IMAGEM: folha de caderno contendo um quadro. acima, está escrito: alimentos do meu almoço. nas linhas abaixo, do lado esquerdo, está indicado: alimento, e logo abaixo, arroz e feijão. do lado direito está escrito: grupo. FIM DA IMAGEM.

Dados de Flávia.

4. Com base nas informações que você anotou, é possível afirmar que seu almoço é variado, isto é, contém grande variedade de alimentos?

44

Não há uma dieta considerada a mais saudável. O importante é que as refeições sejam compostas de alimentos variados, ricos em nutrientes, nas quantidades adequadas.

Atualmente, muitos dos alimentos que ingerimos são produzidos em indústrias. No entanto, devemos ter alguns cuidados na escolha dos alimentos, pois alguns processos industriais podem alterar a quantidade de nutrientes.

Para orientar os brasileiros na escolha dos alimentos, o Ministério da Saúde publicou uma cartilha chamada Guia Alimentar para a População Brasileira. Nela, entre outras informações, você encontra orientações sobre como podemos escolher os alimentos analisando a maneira como eles são produzidos.

Veja a seguir algumas orientações desse guia.

Prefira os alimentos in natura ou minimamente processados. Esses alimentos são obtidos diretamente de plantas e animais, sem ter passado por processos que alteram seus nutrientes. Frutas, legumes, verduras, raízes, ovos, carnes, mandioca, arroz, feijão, são alguns exemplos desses alimentos.

Óleos vegetais, gorduras, sal e açúcar são produzidos pelas indústrias a partir da extração de substâncias presentes em alimentos in natura. Geralmente, esses alimentos são utilizados no preparo das refeições. Eles devem ser utilizados com moderação, evitando seu excesso.

IMAGEM: esquema ilustrado mostrando grupos de alimentos e a quantidade em que devem ser consumidos. a coluna maior contém alimentos in natura, sendo eles: abacaxi, milho e peixes. em seguida, um pouco menor, está a coluna contendo alimentos processados, mostrando: uma compota de abacaxi, uma latinha de milho em conserva e uma latinha de sardinha em conserva. ainda menor, está a coluna de alimentos ultraprocessados, sendo: suco de abacaxi em pó, salgadinho de milho e peixe empanado. FIM DA IMAGEM.

Abacaxi.
Milho.
Peixe.
Compota de abacaxi.
Milho em conserva, enlatado.
Lata de sardinha em conserva.
Suco de abacaxi em pó.
Salgadinho de milho.
Peixe empanado.

Fonte de pesquisa: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia Alimentar para a População Brasileira. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://oeds.link/t0OMXC. Acesso em: 7 abr. 2021.

45

Alimentos processados pelas indústrias são fabricados a partir dos alimentos in natura, por meio de técnicas simples, como cozimento, secagem, fermentação, adição de condimentos, conservantes, entre outros processos. Esse processamento pode alterar a quantidade de nutrientes desses tipos de alimentos. Recomenda-se que sejam consumidos em pequenas quantidades, podendo ser associados ao consumo de alimentos in natura. Sucos, compotas, queijos, pães, vegetais e alguns tipos de carnes enlatadas são alguns exemplos desses alimentos.

compotas:
doces feitos de frutas inteiras, cortadas em pedaços ou esmagadas, geralmente cozidas, com adição de açúcar
condimentos:
substâncias que podem ser adicionadas aos alimentos para dar ou realçar um sabor
conservantes:
substâncias que podem ser adicionadas aos alimentos para conservá-los por mais tempo

Os alimentos ultraprocessados são fabricados com ingredientes de uso exclusivamente industrial, envolvendo diversas técnicas de processamento. Geralmente esses alimentos apresentam excesso de sal, açúcares e gorduras. Esse tipo de alimento deve ser evitado. Bolachas, refrigerantes, sorvetes, macarrão instantâneo, balas e salgadinhos são alguns exemplos desses alimentos.

46

Cuidado com os alimentos

5. Que cuidados você e as pessoas que moram em sua residência têm com os alimentos antes de ingeri-los?

Antes de ingerir os alimentos, devemos ter alguns cuidados. Veja alguns deles.

IMAGEM: esquema ilustrado mostrando a cozinha de uma casa. há um homem lavando verduras na pia e um garotinho sentado à mesa, comendo um sanduíche. há alguns elementos indicados com as letras do alfabeto, sendo eles: o armário aberto, mostrando os produtos em seu interior, indicado pela letra a; a letra b indicando o filtro de água; a letra c indicando o garotinho mastigando; a letra d indicando a geladeira; a letra e ao lado da fruteira; a letra f no chão da cozinha; a letra g indicando o homem lavando as verduras; a letra h apontando a louça na pia; a letra i ao lado do homem na pia; a letra j mostrando o fogão e a letra k ao lado de uma cesta coberta por uma toalha. FIM DA IMAGEM.

Representação de uma cozinha.

47

É importante que você ajude a cuidar dos alimentos que ingere. Ao terminar uma refeição ajude a guardar os alimentos nos locais adequados, cobrir os que ficarem expostos e limpar o ambiente.

6. O que a falta desses cuidados pode causar ao ser humano?

7. Com um colega, identifique os cuidados apresentados na cena que você e as pessoas que moram em sua residência geralmente têm.

48

CIDADÃO DO MUNDO Má nutrição infantil

Leia o trecho da reportagem a seguir.

LER E COMPREENDER

Obesidade infantil é três vezes maior que desnutrição no Brasil

A má nutrição infantojuvenil atinge em maior ou menor grau todas as regiões do Brasil. E, antes de se falar em causas como sedentarismo ou problemas endócrinos, é preciso dizer que os alimentos são os grandes vilões dessa história.

A má nutrição gera duas consequências: a desnutrição, de um lado, e, do outro, um problema em maior escala, a obesidade. Cerca de 7% das crianças de até 10 anos no Brasil sofrem com desnutrição, mas a obesidade atinge quase o triplo, 20% das crianças. E é uma proporção que só aumenta com o passar dos anos.

[...]

Obesidade infantil é três vezes maior que desnutrição no Brasil, de Ferraz Jr. Jornal da USP. 2 maio 2019. Disponível em: https://oeds.link/6kKJiy. Acesso em: 5 abr. 2021.

IMAGEM: alimentos espalhados sobre uma superfície. FIM DA IMAGEM.

Uma alimentação equilibrada é importante para a saúde do corpo humano. Tanto o excesso quanto a falta de nutrientes podem levar a problemas de saúde.

Alguns dos problemas relacionados à alimentação são a obesidade e a desnutrição infantil.

De acordo com os especialistas, há dois fatores principais que podem contribuir com a obesidade infantil:

49

O excesso de determinados nutrientes na alimentação, associado à falta de atividades físicas, pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade. Entre os problemas causados pela obesidade está o aumento de massa corporal e o acúmulo de gordura no organismo, que podem provocar outros problemas.

Já a desnutrição é a carência de um ou mais nutrientes necessários ao crescimento e ao desenvolvimento do organismo do ser humano. Crianças com desnutrição podem ter problemas no crescimento, baixa massa corpórea, atraso no desenvolvimento, problemas de aprendizagem, entre outros.

O Guia alimentar para a população brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, apresenta orientações que contribuem para reduzir os casos de obesidade e desnutrição no Brasil.

Este guia apresenta princípios e recomendações para uma alimentação adequada e equilibrada, tanto para as crianças quanto para os adultos, visando uma mudança de comportamento para trazer melhor qualidade de vida para toda a sociedade.

IMAGEM: capa do livro guia alimentar para a população brasileira. ao lado do título há a ilustração de um garfo, uma faca e uma colher. do lado esquerdo da imagem, há pedacinhos de toalhas de mesa enfeitadas, alinhados lado a lado. FIM DA IMAGEM.

Capa do Guia alimentar para a população brasileira.

Guia alimentar para a população brasileira, de Ministério da Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://oeds.link/veBreQ. Acesso em: 7 abr. 2021.

1. Em sua opinião, você precisa mudar algum de seus hábitos alimentares para evitar problemas relacionados à alimentação? Quais?

2. Faça uma pesquisa sobre os problemas de saúde que podem estar associados à obesidade e à desnutrição. Comente com os colegas sobre o resultado de sua pesquisa.

IMAGEM: morangos. FIM DA IMAGEM.

50

ATIVIDADES

1. Associe os nutrientes à sua importância. Para isso, escreva em seu caderno o número correspondente a cada letra.

  1. Carboidratos e gorduras.
  2. Proteínas.
  3. Sais minerais.
  4. Vitaminas.
  1. Participam do crescimento do corpo humano e da manutenção das células.
  2. Participam da formação dos ossos e das células.
  3. Fornecem energia para o organismo.
  4. Participam da multiplicação das células, do crescimento e do desenvolvimento do corpo.

2. A atenção e o cuidado com a alimentação são importantes para o desenvolvimento do corpo humano. Responda às questões a seguir sobre os seus hábitos, analisando se contribuem ou não para uma vida saudável.

  1. Liste no caderno os alimentos que você comeu nos últimos três dias: hoje, ontem e anteontem.
  2. Analisando os alimentos que você listou no caderno, verifique se você come, diariamente, alimentos de todos os grupos apresentados na página 42. Quais deles você ingere em maior quantidade? E em menor quantidade?

3. Observe as imagens a seguir.

IMAGEM: prato de macarrão com molho. FIM DA IMAGEM.

Macarrão com molho de tomate e manjericão.

IMAGEM: prato com feijão, arroz, carne, cebola, couve, tomate e ovos. FIM DA IMAGEM.

Arroz, feijão, carne bovina, cebola, couve, tomate e ovos.

51

4. Observe a foto a seguir.

IMAGEM: prato com arroz, feijão, frango grelhado, alface e tomate. FIM DA IMAGEM.

Refeição contendo arroz, feijão, alface, frango grelhado e tomate.

5. Identifique o momento no qual os cuidados com os alimentos devem ser tomados: antes, durante ou após a refeição.

  1. Verificar a data de validade dos produtos alimentícios e o estado de conservação de suas embalagens.

  2. Mastigar bem os alimentos.

  3. Conservar os alimentos em lugares limpos e frescos.

  4. Preferir alimentos naturais e frescos.

  5. Alimentar-se em locais limpos.

  6. Lavar, cuidadosamente, alimentos como frutas, legumes e verduras, principalmente os que serão ingeridos crus e com casca.

  7. Lavar a louça e limpar o ambiente.

  8. Lavar bem as mãos.

  9. Proteger os limentos de poeira e de insetos.

52

6. Observe os alimentos apresentados nas fotos a seguir.

IMAGEM: um grande pedaço de manteiga. FIM DA IMAGEM.

Manteiga.

IMAGEM: latinha de leite em pó. FIM DA IMAGEM.

Leite em pó.

IMAGEM: saco plástico contendo arroz. FIM DA IMAGEM.

Arroz.

IMAGEM: pedaços de carne sobre uma tábua de madeira. FIM DA IMAGEM.

Carne.

  1. Escreva em seu caderno os alimentos que devem ser conservados em geladeira.
  2. Em que local as pessoas de sua família conservam os alimentos que não são conservados em geladeira?

7. Observe a imagem, que mostra pai e filho pedalando em uma ciclovia.

IMAGEM: um adulto e uma criança andando de bicicleta na ciclovia. FIM DA IMAGEM.

Pai e filho pedalando em ciclovia na avenida Beira Rio em Piracicaba, São Paulo, em 2020.

  1. Você sabe o que é uma ciclovia?
  2. Na cidade onde você mora existem espaços como este?

  3. Em sua opinião, de que maneira a prática de atividades físicas contribui para a manutenção da saúde?

  4. As brincadeiras são ótimas opções para a prática de atividades físicas regulares. Conte para seus colegas aquela de que você mais gosta!

53

8. Leia a situação apresentada a seguir e dê sua opinião.

Elisa gosta de comer sanduíche. No almoço e no jantar ela deixa de comer os alimentos preparados por seu pai para comer sanduíche.

IMAGEM: pai e filha estão sentados à mesa, a menininha parece emburrada, enquanto seu pai está espremendo uma laranja para obter suco. a menina diz: papai, não precisa se preocupar. vou comer sanduíche. saindo de sua cabeça, há um balão de pensamento com a figura de um sanduíche em seu interior. o pai responde, com um sorriso no rosto: filha, você precisa comer outros tipos de alimentos, para não ficar doente. sobre a mesa, há dois pratos cheios de alimentos variados e uma panela soltando fumaça. FIM DA IMAGEM.

Elisa e seu pai conversando na cozinha.

  1. A refeição que Elisa quer comer é mais variada do que a que o pai dela está preparando? Por quê?

  2. O pai de Elisa tem razão em dizer que ela poderá ficar doente? Por quê?

  3. A desnutrição é a falta de qualquer um dos nutrientes no organismo do ser humano. Ela é causada, principalmente, por uma alimentação pobre em nutrientes. Se Elisa comer apenas sanduíche, ela poderá ter desnutrição? O que ela deve fazer para evitar que isso ocorra?

  4. Os principais ingredientes dos sanduíches geralmente são alimentos ultraprocessados. Você considera esse tipo de alimento benéfico para a saúde? Converse sobre isso com os colegas.

PARA SABER MAIS

Nesse livro você verá a importância de uma alimentação equilibrada com muito bom humor e aprenderá sobre a importância de uma alimentação variada para sua saúde.

IMAGEM: capa do livro o que ana sabe sobre... alimentos saudáveis. a ilustração mostra uma garotinha sorrindo, com a língua sobre os lábios e piscando um dos olhos. ela segura um morango em uma das mãos e possui cerejas penduradas em ambas as orelhas. FIM DA IMAGEM.

54

PARA SABER FAZER Livro de receitas

Os livros podem trazer diversos tipos de histórias, informações e instruções. Um livro de receitas guarda as receitas de que você mais gosta ou que são preparadas por sua família há muito tempo, além de trazer as instruções para o preparo dos alimentos.

  1. Primeiramente deve-se pensar quais tipos de receitas farão parte do livro. Você pode fazer um livro temático, com um tipo de prato, por exemplo, salgados. Ou você pode misturar receitas de pratos, como salgados, massas, saladas e sobremesas.
  2. Pesquise receitas em revistas, em jornais e na internet e separe as mais interessantes para fazerem parte de seu livro.
  3. Organize as receitas de acordo com a classificação feita anteriormente.
  4. Copie as receitas no livro ou em um programa de edição de texto no computador, imprima e cole-as nas folhas do livro.

IMAGEM: livro de receitas sobre uma mesa. as palavras do título e as imagens de alimentos foram recortadas e coladas na capa. nas laterais do caderno, há algumas marcações feitas com papel adesivo, organizando as páginas de acordo com o tipo de receita, sendo elas: salada, sopa, torta, bolo, doce e salgado. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente à etapa 3.

55

  1. Utilize imagens para decorar seu livro de receitas. Recorte fotos ou ilustrações que mostrem elementos da receita ou os utensílios da cozinha que serão usados no preparo da receita.
  2. Coloque dicas e cuidados nas receitas, como substituições de ingredientes e avisos para ter cuidado com fogo ou facas.

IMAGEM: livro de receitas aberto, mostrando duas receitas. na parte superior há uma lista de ingredientes, com ilustrações ao lado. na parte inferior, há o desenho do resultado da receita, do lado esquerdo nota-se um pudim, do lado direito, um queijo. FIM DA IMAGEM.

Imagem referente às etapas 5 e 6.

Também é possível fazer um livro de receitas digital. Utilizando programas de edição de textos e de imagens, você pode organizar as páginas do livro e montar um arquivo de computador com a compilação de receitas que você fez e ainda compartilhar seu livro de receitas com seus colegas.

AGORA É COM VOCÊ!

Vamos colocar essas dicas em prática e montar um livro de receitas que o auxiliarão a manter uma alimentação saudável. Peça ajuda a seus pais ou responsável.

Pesquise receitas que apresentem variedade de ingredientes e proporcionem uma alimentação balanceada. Associe as receitas às principais refeições, café da manhã, almoço, jantar e receitas para os lanches que podemos realizar entre essas refeições.

Lembre-se de que, ao preparar as receitas do seu livro, é necessária a ajuda de um adulto.

56

O QUE VOCÊ ESTUDOU?

1. Faça um esquema em seu caderno que represente como o corpo humano pode ser.

O corpo humano pode ser organizado da seguinte forma: um grupo de , que são as menores unidades que constituem os seres vivos, forma os .

Diferentes tipos de formam os . Um conjunto de trabalhando juntos para desempenhar determinada função compõe um . Todos os do corpo funcionando juntos compõem o .

2. A bexiga urinária é um órgão do corpo humano.

  1. Qual é a função desse órgão?

  2. De qual sistema do corpo humano ela faz parte?
  3. Que outro órgão faz parte desse sistema?

IMAGEM: sistema urinário humano, mostrando os rins, que se ligam aos uréteres, conectados à bexiga urinária, que está indicada por um traço, e em seguida, a uretra. FIM DA IMAGEM.

3. Os dentes e a língua são estruturas que fazem parte do sistema digestório.

  1. Qual é a função dos dentes no processo de digestão?

  2. Qual é a função da língua nesse processo?

  3. Observe as arcadas dentárias na página 21. Nelas, podemos perceber que os dentes têm formatos diferentes. Em sua opinião, por que os dentes possuem formatos diferentes?

57

4. Os esquemas a seguir apresentam duas fases da respiração.

IMAGEM: menino ilustrado com destaque para suas estruturas respiratórias. há uma seta um pouco abaixo dos pulmões, apontando para cima, e outra seta saindo de sua boca, que está aberta. FIM DA IMAGEM.

IMAGEM: menino ilustrado com destaque para suas estruturas respiratórias. há uma seta um pouco abaixo dos pulmões, apontando para baixo, e outra seta apontando na direção de seu nariz e sua boca, que está fechada. os pulmões estão um pouco maiores do que na primeira imagem. FIM DA IMAGEM.

  1. Qual dos esquemas representa a fase da inspiração? E a fase de expiração?

  2. O que você observou para identificar cada uma das fases da respiração?

  3. Explique, com suas palavras, o que ocorre em cada uma dessas fases da respiração.

5. Observe as imagens a seguir.

IMAGEM: indústrias despejando fumaça através de grandes chaminés. FIM DA IMAGEM.

Polo industrial na Baixada Santista em Cubatão, São Paulo, em 2021.

IMAGEM: céu nublado por conta da poluição sobre a cidade. FIM DA IMAGEM.

Camada de poluição atmosférica sobre a cidade de São Paulo, em 2020.

6. Em seu caderno, elabore um cardápio com alimentação equilibrada e que supra suas necessidades. Compare seu cardápio com os de seus colegas e conversem sobre as semelhanças e as diferenças entre eles.