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2 O ser humano e o ambiente
A chuva já foi tema de músicas e de filmes, como do musical Cantando na chuva, que é um clássico do cinema. A cena mais conhecida desse filme é do ator Gene Kelly (1912-1996) dançando e cantando na chuva. Mas não é só no cinema que a chuva é importante. Ela é essencial para a vida na Terra.
CONECTANDO IDEIAS
-
Você conhece alguma música ou filme cujo tema é a chuva?
- Em sua opinião, qual é a importância da chuva para o ambiente?
- Explique a importância da ocorrência das chuvas para o ser humano.
- Você já presenciou situações em que a chuva causou danos? Comente com seus colegas.
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5 A água e o ser humano
NA PRÁTICA
Reúna-se a quatro colegas e elaborem uma atividade prática que permite investigar a importância da água para a sobrevivência e o desenvolvimento de uma planta. Vocês devem descrever as etapas e sugerir um roteiro de observação dos resultados. Ao final, vocês devem entregar a atividade prática para outro grupo realizá-la.
Ao sugerir a atividade prática anterior, você e seus colegas perceberam que a água é um componente do ambiente essencial à vida na Terra. A chuva é fundamental na reposição da água no ambiente.
1. Observando os encanamentos mostrados na foto, de onde você acha que provém a água que abastece essa cisterna?
2. Em sua opinião, por que as pessoas coletam essa água?
Além de ser essencial para a vida na Terra, a água também é utilizada em diversas atividades que o ser humano realiza em seu cotidiano.
Muitas pessoas coletam a água proveniente das chuvas para o consumo doméstico. Em alguns locais, as pessoas captam a água da chuva e a armazenam em caixas chamadas cisternas, como é o caso mostrado na foto anterior.
3. Observando a foto anterior, explique com suas palavras como a água da chuva é coletada em uma cisterna.
4. O que uma pessoa que utiliza a água de cisternas para ingerir ou preparar alimentos deve fazer antes de realizar essas atividades?
A água proveniente das chuvas, coletada em cisternas, pode ser utilizada em atividades como regar as plantas e lavar o quintal.
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O ser humano também necessita da água para gerar energia elétrica, irrigar plantações, fabricar produtos, entre outras atividades.
5. Como você acha que a água contribui para gerar energia elétrica nas usinas hidrelétricas?
A água também é fundamental nas atividades agrícolas, tanto em plantações quanto na criação de animais. Quando a quantidade de chuva não é suficiente, é necessário irrigar o solo para que algumas plantas se desenvolvam adequadamente.
6. Você já regou alguma planta?
7. De onde provém a água que você utiliza para regar as plantas?
Alface pode atingir cerca de 30 cm de altura. Favor confirmar destaque nas palavra pintadas em verde no PDF. Verificar todas as ocorrências.
Boi pode atingir cerca de 1,3 m de altura.
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A água é essencial em diversos processos industriais, para transformar a matéria-prima em produtos.
Durante esses processos, muitas vezes, ocorre a poluição da água de rios, de mares, de lagos e de lençóis subterrâneos.
Algumas indústrias se preocupam com a poluição e, por isso, tratam e reaproveitam parte da água utilizada em suas atividades.
8. A água coletada da chuva pode ser utilizada diretamente para beber? Por quê?
Os seres vivos necessitam de água para viver.
Recomenda-se que uma pessoa adulta ingira pelo menos um litro e meio de água por dia, ou cerca de seis copos cheios de água.
Por que precisamos beber água?
A água que o ser humano bebe e utiliza para lavar os alimentos deve ser potável, ou seja, ela deve estar limpa, livre de impurezas e de agentes que podem causar danos à saúde.
Uma maneira de tornar a água potável é filtrá-la e fervê-la antes de ser utilizada. Essas medidas são capazes de eliminar seres microscópicos presentes na água, que podem causar doenças.
- lençóis subterrâneos:
- grande extensão de águas subterrâneas que abastece poços e nascentes de rios
Beba água filtrada e fervida.
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O DESAFIO DO ACESSO À ÁGUA POTÁVEL
-
Você acha que todas as pessoas têm acesso à água potável? Converse com seus colegas sobre esse assunto.
Quando se imagina pessoas que vivem na Amazônia, é comum achar que elas têm acesso ilimitado à água. No entanto, viver na maior bacia hidrográfica do planeta não garante às comunidades ribeirinhas acesso à água potável.
Os povos ribeirinhos são conhecidos como povos das águas. Eles estão habituados ao ritmo dos rios, e é nele que a vida ribeirinha se baseia. Entretanto, em muitos casos, não há saneamento básico adequado. Por causa disso, a água não é tratada, sendo imprópria para consumo humano.
- bacia hidrográfica:
- refere-se à região onde ocorre a drenagem de um rio e seus afluentes
- disseminação:
- espalhamento, dispersão
Não desperdice água.
A ausência de tratamento da água interfere na qualidade de vida das comunidades. Uma das consequências é a disseminação de doenças, como verminoses e viroses, que ocorrem principalmente nas crianças.
O saneamento básico e o acesso à água potável estão entre os principais desafios para melhorar a qualidade de vida das pessoas e também reduzir a poluição da água.
A água é um direito básico, essencial à vida e à saúde.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a tirinha a seguir.
Armandinho Sete, de Alexandre Beck. Florianópolis: A. C. Beck, 2015. p. 43.
-
Por que a personagem diz que a solução para a falta de água caiu do céu?
- Que cuidado se deve ter para a água armazenada não virar um criadouro de mosquitos da dengue?
-
Captar e armazenar a água da chuva contribui para a economia de água. Escreva em seu caderno quais das alternativas a seguir apresentam usos para a água da chuva.
- Lavar ambientes externos, como calçadas e pisos.
- Irrigar jardins e hortas.
- Lavar carros e máquinas.
- Dar descarga em vasos sanitários.
- Agora, em seu caderno, substitua os códigos por letras e descubra um cuidado que devemos ter em relação à água da chuva.
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2. A água é uma das principais substâncias presentes no corpo humano. Ela participa de diversos processos do nosso organismo. Organize as sílabas das palavras a seguir e descubra a importância da água para o corpo humano.
A. por - te - trans - de - cias - tân - subs
B. la - gu - ção - re - da - ra - tem - tu - pe - ra
C. xí - au - lio - na - di - tão - ges
3. Escreva em seu caderno quais das atividades humanas a seguir devem ser realizadas somente com água potável.
- Irrigar plantas.
- Preparar alimentos.
- Beber.
- Lavar roupas.
- Dar descarga.
- Lavar calçadas.
- Tomar banho.
- Lavar alimentos.
4. Podemos encontrar água nos seres vivos. A quantidade de água presente em cada ser vivo varia de uma espécie para outra.
- Qual das partes das plantas apresentadas tem mais água em sua composição?
-
Como você faria para investigar, na prática, qual delas tem mais água?
-
Faça uma pesquisa e descubra qual é a porcentagem de água no corpo humano.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
Você já observou uma roda-d'água em movimento? Como você explica seu funcionamento?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- garrafa plástica de 2 L
- 4 palitos de dente
- palito de churrasco
- rolha
- fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
- régua
- Peça a um adulto que corte a garrafa plástica ao meio. Em seguida, peça a ele que recorte, da parte superior, quatro quadrados com três centímetros de lado.
- Considerando a construção de um protótipo de roda-d'água, o que representarão os quadrados de plástico?
- Quebre os palitos de dente ao meio. Com fita adesiva, prenda um quadrado na extremidade de cada palito, formando quatro pás.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear os palitos de dente. Se preciso, peça ajuda a um adulto.
- Peça ao adulto que corte a rolha ao meio e atravesse o centro dela com o palito de churrasco. Fixe as pás ao redor da rolha, de modo que formem uma cruz.
DICA
Apenas o adulto deve manusear a tesoura e o palito de churrasco.
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- Peça ao adulto que faça cortes nas laterais da base da garrafa, em formato de "V". Eles servirão de apoio para a roda-d'água.
- Encaixe a roda-d'água na garrafa. Posicione-a sob uma torneira e abra-a, deixando a água tocar uma das pás.
DICA
Não desperdice água. Para isso, abra a torneira somente o tempo necessário para verificar o funcionamento de sua roda-d'água.
Você pode pedir a um adulto ou a um colega que despeje vagarosamente, com uma jarra, a água necessária para observar o resultado de sua atividade.
Peça a alguém de sua família ou a algum colega que, utilizando um telefone celular com câmera, grave o funcionamento de sua roda-d'água. Em seguida, envie para seu professor, por e-mail ou rede social, a gravação feita, a fim de que ele conheça os resultados do experimento.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
- O que aconteceu com a roda-d'água quando você a colocou embaixo da torneira aberta?
-
Explique com suas palavras o funcionamento da roda-d'água.
- Como o ser humano pode utilizar o movimento de uma roda-d'água? Se necessário, realize uma pesquisa.
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6 O ciclo hidrológico
1. Converse com seus colegas sobre como a chuva é formada.
A água existente em nosso planeta se movimenta em um ciclo, passando de um estado físico para o outro. Esse é o chamado ciclo da água ou ciclo hidrológico.
Observe um esquema que representa, de forma simplificada, o ciclo da água no ambiente. Leia o esquema seguindo a ordem numérica das informações.
2. Qual é o nome da mudança de estado físico que ocorre nas situações 1 e 2?
- saturadas:
- quando atingem a quantidade máxima suportada
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Os seres vivos também participam do ciclo hidrológico. As plantas, por meio das raízes, absorvem água do solo. Essa água é liberada no ambiente por meio da respiração e da transpiração.
Os animais obtêm água do ambiente por meio dos alimentos que ingerem e da ingestão direta de água. Parte dessa água é liberada no ambiente pelos animais, por meio da respiração, da transpiração, da urina e das fezes.
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O ciclo da água é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos. Ele influencia a agricultura, o clima e a geração de energia elétrica. Além de ser responsável pela manutenção da água que bebemos.
As plantas necessitam da água para realizar a fotossíntese, processo necessário à sua sobrevivência. A água das chuvas que chega ao solo é absorvida pelas raízes, e é distribuída para o restante da planta por meio do caule.
No entanto, quando há escassez de chuvas, ou seja, períodos de seca, a sobrevivência e a reprodução das plantas podem ficar comprometidas. Nesses casos, é necessário realizar a irrigação do solo.
Pé de milho pode atingir cerca de 2,5 m de altura.
A água da chuva penetra no solo e se acumula, formando a água subterrânea, que fica acumulada nos lençóis subterrâneos.
A água subterrânea também pode aflorar na superfície terrestre, formando nascentes ou aumentando os níveis dos rios e dos lagos.
A água ajuda na regulação da temperatura do planeta Terra, pois tem a propriedade de armazenar calor.
Sem a água no estado líquido, a temperatura da Terra variaria muito, o que tornaria o planeta inadequado à vida.
Quando há variações extremas no regime de chuvas, podem ocorrer eventos como alagamentos e inundações e também secas prolongadas.
- aflorar:
- vir à superfície, emergir
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O ciclo da água também está relacionado ao equilíbrio dos ecossistemas. A disponibilidade de água influencia na vegetação e na fauna de um local.
Quando as chuvas são insuficientes, pode ocorrer uma modificação na paisagem do ecossistema, prejudicando a sobrevivência dos seres vivos e as condições da atmosfera e do solo. Um dos motivos é a diminuição de alimentos disponíveis.
Nos períodos de estiagem, em muitos locais, a vegetação fica parcialmente seca, aumentando os riscos de incêndios.
Raios, queimadas ou até mesmo um cigarro aceso descartado na beira de uma estrada podem provocar incêndios de grandes dimensões. Os incêndios podem destruir o hábitat de diversos animais e prejudicar o ambiente.
3. Você acha que longos períodos de estiagem podem prejudicar a geração de energia elétrica no Brasil? Por quê?
Vimos que a água é utilizada na geração de energia elétrica. As usinas hidrelétricas dependem da quantidade de água presente nos rios para gerar energia elétrica. A água é armazenada em reservatórios.
Quando há períodos de seca, os reservatórios de água tendem a diminuir, o que pode levar à falta de água.
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Quando ocorre alteração na quantidade de chuvas, pode haver falta de água em alguns locais. Isso pode afetar o abastecimento de água para a população, o que pode reduzir a quantidade de água potável disponível. Assim, o ciclo da água é fundamental na reposição da água necessária à sobrevivência humana.
NA PRÁTICA
-
Você já percebeu a ocorrência de evaporação no ambiente?
Parte da água presente na superfície terrestre evapora com o auxílio do vento e do calor fornecido pelo Sol. Para investigar esse fenômeno, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- giz escolar
- copo plástico descartável
- água
DICA
Esta atividade deve ser realizada em um dia ensolarado, em um local em que não haja trânsito de pessoas.
Com a ajuda do professor, despeje um copo de água sobre a calçada em um dia ensolarado, até que se forme uma poça. Com o giz escolar, marque o contorno da poça, com cuidado para não tocar na água. Após cerca de 30 minutos, volte ao local e verifique a quantidade de água que há na poça. Compare com o contorno que você havia feito.
Com a câmera de um telefone celular ou máquina fotográfica, registre a poça e o contorno nos dois momentos de observação - antes e depois dos 30 minutos.
DICA
Fique exposto à luz solar somente o tempo necessário para fazer o contorno da poça e observar o que aconteceu.
- Ao retornar ao local em que despejou água, o que você observou?
- O que você concluiu com essa observação?
-
O que acontecerá com a água que restou na calçada?
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ATIVIDADES
1. Em períodos de chuva, muitas vezes, ocorrem alagamentos em grandes cidades. Uma das causas disso é o excesso de pavimentação, cimentação dos quintais e um sistema de drenagem com bueiros que não é suficiente para reduzir as enxurradas.
- bueiros:
- aberturas no meio-fio ou na sarjeta de uma estrada ou rua por onde escorre a água das chuvas
- pavimentação:
- revestimento que cobre o solo, base sólida composta de diversos materiais e que pode ser aplicada em várias camadas sobre o solo
Esse problema também pode ocorrer por causa do descarte inadequado de resíduos, que podem se acumular em bueiros e redes de escoamento de água.
- Em sua opinião, como a construção das cidades pode interferir no ciclo da água?
- Que recomendação você faria para as pessoas que cobrem com cimento toda a extensão dos quintais de suas casas?
-
Por que o descarte inadequado de resíduos afeta o escoamento da água?
2. A nascente de um rio é o local onde a água subterrânea atinge a superfície terrestre, formando um curso de água. Observe novamente as páginas 68 e 69 e faça, no caderno, um esquema com imagens e textos que represente como se acumulam as águas subterrâneas. Realize também uma pesquisa para auxiliar nesta atividade.
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3. Escreva um exemplo da importância da chuva para os seres vivos.
4. Muitas vezes, quando está chovendo, pode ocorrer a precipitação de granizo. Eles são formados quando ventos fortes transportam gotículas de água para as camadas mais elevadas das nuvens, que estão a baixas temperaturas. Ao atingir essas camadas, a água pode se solidificar, formando o granizo. Quando atinge a superfície terrestre, o granizo pode causar prejuízos à vegetação, às plantações e às construções.
-
Você já observou uma chuva de granizo?
-
Em que estado físico está o granizo?
-
Onde ocorre a formação de granizo?
- Imagine uma precipitação de granizo caindo sobre os telhados das construções, nas folhas das plantas e em uma plantação. Cite duas consequências que uma forte precipitação de granizo pode causar nessas situações.
5. Escreva em seu caderno os processos que ocorrem no ciclo da água que aparecem no quadro, associando-os às letras da ilustração.
transpiração · infiltração · evaporação · precipitação · condensação
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-
Explique a importância da luz solar, do vento e das plantas no ciclo hidrológico.
-
De onde vem e para onde vai a água representada pela letra D na ilustração?
LER E COMPREENDER
6. Leia a seguir duas manchetes relacionadas ao ciclo hidrológico.
Disponível em: https://oeds.link/cGNKWY. Acesso em: 10 abr. 2021.
Disponível em: https://oeds.link/L4Gq62. Acesso em: 10 abr. 2021.
a. Nos locais citados, um dos fenômenos do ciclo hidrológico não está ocorrendo. Escreva em seu caderno qual das alternativas a seguir apresenta o problema relatado nas manchetes.
- Falta de evaporação da água.
- Falta de condensação da água.
- Falta de precipitação na forma de chuvas.
b. Explique como o ciclo hidrológico afeta a agricultura e a pecuária em geral. Converse com um colega sobre esse assunto.
c. Que outros problemas a estiagem pode causar ao ser humano?
PARA SABER MAIS
- A história da gota d'água, de Domingos Pellegrini. Geraçãozinha. E-book.
Nesse e-book, é abordada a trajetória de uma gota de água, que foi apanhada em uma chuva, cresceu, virou poça e depois riacho.
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INVESTIGUE E COMPARTILHE
-
O que acontece com a água de um copo que permanece algumas horas em um local que recebe luz solar diretamente?
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- vasilha transparente
- copo de vidro pequeno
- copo com água
- corante alimentício
- filme de PVC
- elástico
- pequena rocha
Peça a seus pais ou a um colega que, utilizando um telefone celular ou uma máquina fotográfica digital, grave suas ações no desenvolvimento da atividade. Ao finalizar a atividade, envie para seu professor, por e-mail ou uma rede social, a gravação produzida.
-
Adicione algumas gotas de corante alimentício no copo com água.
-
Em sua opinião, qual é a finalidade do corante no desenvolvimento desta atividade?
-
-
Coloque o copo de vidro no centro da vasilha transparente.
-
Despeje a água contendo corante dentro da vasilha transparente, ao redor do copo de vidro.
-
O que a água com corante representa na atividade?
-
-
Vede bem a vasilha com o filme de PVC, sem esticá-lo muito, prendendo-o com o elástico.
ATENÇÃO
Tenha cuidado ao manusear o copo de vidro.
O copo utilizado deverá ter altura inferior à da vasilha.
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E. Coloque a pequena rocha sobre o centro do filme de PVC, para que se forme uma curvatura para baixo.
-
Por que é importante formar uma curvatura no filme de PVC?
F. Coloque a vasilha em um local que recebe luz solar diretamente. Deixe-a nesse local por aproximadamente três horas.
G. Após três horas, remova o filme de PVC e observe os resultados, anotando-os no caderno.
DICA
Realize essa atividade em um dia ensolarado. Fique exposto à luz solar somente o tempo necessário para a realização das observações. Para isso, use protetor solar.
REGISTRE O QUE OBSERVOU
-
O que aconteceu com a água da vasilha?
-
Qual era o aspecto da água encontrada no interior do copo de vidro?
-
Por quais mudanças de estado físico a água passou durante essa atividade?
-
Escreva, com suas palavras, como ocorreram as mudanças de estado físico da água que você citou na questão 3.
-
Por que é preciso utilizar o filme de PVC para vedar a vasilha plástica?
-
O que você concluiu com a realização dessa atividade?
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7 Tratamento de água
1. Converse com seus colegas sobre como a água chega até nossas residências.
A água, antes de ser distribuída à população, deve passar por uma estação de tratamento que a torna adequada para o uso.
Na estação de tratamento, a água passa por várias etapas que têm por finalidade retirar as impurezas existentes nela. Veja um esquema simplificado que mostra as etapas pelas quais a água passa na estação de tratamento. Leia as informações desse esquema seguindo a ordem dos números.
Fonte de Pesquisa: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/WK1sWU. Acesso em: 22 jul. 2021.
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2. Você acha que todas as pessoas recebem água tratada no Brasil? Faça uma pesquisa sobre isso.
3. Converse com os colegas sobre a importância de a água passar por uma estação de tratamento antes de ser utilizada pelas pessoas.
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FATURA DE ÁGUA
O tratamento contribui para que a água distribuída à população tenha determinadas características que a tornam própria para o consumo humano. Esse serviço tem um custo à população beneficiada, que é apresentado por meio de uma fatura.
Para compreender as cobranças geradas para tratamento e distribuição da água, a professora de Ciências pediu aos alunos que observassem uma fatura de água que recebem mensalmente em suas residências. Veja a fatura recebida na casa de Larissa.
-
Por que a mãe de Larissa recebe mensalmente essa fatura?
- Em sua opinião, de que maneira é calculada essa fatura?
- Você recebe esse tipo de fatura em sua residência?
-
Observe que na fatura que chega à casa de Larissa existe uma taxa cobrada pelo serviço de esgoto. Essa informação está indicada na fatura pela seta. O que é esgoto?
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A água tratada nas estações de tratamento é distribuída à população por meio de tubulações que saem dos reservatórios, e, ao chegar às residências, geralmente é armazenada em caixas-d´água.
Dessa forma, a água fica disponível para ser utilizada de acordo com a necessidade da residência.
4. A água que chega até sua residência passa por uma estação de tratamento ou é proveniente de outras fontes de água, como nascentes e poços artesianos?
5. Em sua opinião, em locais onde não há água tratada, o que as pessoas devem fazer para deixá-la apropriada para beber, lavar e preparar os alimentos?
É preciso realizar a filtração e a desinfecção da água antes de utilizá-la para beber, lavar e preparar os alimentos.
A filtração é feita utilizando-se filtros instalados em torneiras ou filtros de cerâmica. Esses filtros removem da água parte da sujeira e alguns agentes que podem causar doenças.
Também é importante realizar a desinfecção da água antes ou após a filtração. A desinfecção pode ser feita fervendo a água ou colocando uma gota de água sanitária para cada litro de água. Somente o adulto pode realizar a desinfecção da água.
Mesmo que a água passe por um tratamento, é importante filtrá-la e fervê-la antes de ingeri-la.
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ATIVIDADES
1. Mariana ofereceu a Letícia um copo de água retirada de um filtro doméstico.
Letícia, devemos sempre beber água filtrada ou fervida!
- Mariana tem razão em dizer que devemos beber água filtrada ou fervida? Por quê?
- Você e as pessoas que moram em sua residência têm os mesmos cuidados que Mariana tem na casa dela com a água utilizada para beber?
2. Reescreva a sentença a seguir em seu caderno substituindo cada ■ por uma das palavras.
tubulações
tratada
consumida
rios
- A água captada em ■ passa por estações onde é ■ e enviada até as casas por meio de ■, podendo ser ■ de forma segura.
3. Saulo não recebe água tratada em sua residência. Ele retira água de um poço e a utiliza diariamente para beber, cozinhar e lavar alimentos. Escreva em seu caderno quais das alternativas a seguir indicam cuidados que ele deve ter antes de utilizar a água.
- Saulo deve ferver e filtrar a água.
- Saulo deve realizar a desinfecção da água antes de utilizá-la.
- Saulo deve armazenar a água tratada em recipiente limpo e com tampa.
- O recipiente em que a água tratada é armazenada deve ser tampado para evitar que animais e sujeiras entrem em contato com ela.
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4. Na casa de Rodrigo, a água fica armazenada em um reservatório chamado caixa-d'água. A cada seis meses o pai de Rodrigo lava a caixa-d'água. Após realizar a limpeza, ele tem o cuidado de tampá-la corretamente para evitar que animais tenham acesso à água.
- O pai de Rodrigo está agindo corretamente ao lavar a caixa-d'água a cada seis meses? Por quê?
- Em sua casa existe caixa-d'água? Caso exista, pergunte a seus pais ou responsáveis quando ela foi lavada pela última vez.
5. De acordo com a descrição, identifique algumas das etapas realizadas em uma estação de tratamento de água.
Etapa na qual a água recebe produtos químicos para eliminar algumas das impurezas presentes na água que se agrupam, formando flocos.
Etapa na qual os flocos de impurezas se depositam no fundo dos decantadores.
PARA SABER MAIS
Com esse livro, você ficará por dentro do caminho que a água percorre para chegar à sua casa quando a torneira é aberta. Além disso, vai descobrir para onde ela vai depois de utilizada.
- A água, de C. Vance Cast. Callis.
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8 Escassez de água
A maior parte da água encontrada no planeta é considerada salgada e está nos mares e oceanos. O restante é chamado água doce e é encontrada em rios, lagos, lençóis subterrâneos e geleiras. Assim, as fontes de água doce disponíveis em nosso planeta são limitadas. Se colocássemos toda a água existente no planeta em um recipiente de 100 L, 97 L seriam de água salgada e 3 L, de água doce.
Nem toda a água doce é apropriada para consumo humano. De cada 100 L de água doce existentes em nosso planeta, somente 200 mL está disponível para consumo do ser humano.
Assim, é fundamental utilizar a água, evitando o desperdício. O desperdício de água é um dos fatores que contribuem para que ocorra a escassez de água.
Para evitar a escassez de água, precisamos proteger as fontes de água e ter atitudes que evitem o desperdício. Veja algumas delas a seguir.
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Fonte de pesquisa: Sabesp. Governo do Estado de São Paulo.
1. Você e seus responsáveis têm alguma dessas atitudes? Quais?
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a manchete a seguir.
Desperdício de água aumenta pelo terceiro ano seguido no Brasil; prejuízo chega a R$ 12 bilhões, aponta estudo, de Clara Velasco. G1, 4 jun. 2020. Economia. Disponível em: https://oeds.link/4mtl95. Acesso em: 14 abr. 2021.
- Qual é o assunto abordado na manchete?
- Se aproximadamente 70% do nosso planeta é coberto por água, por que há a preocupação destacada na manchete?
2. O gráfico abaixo mostra a proporção aproximada de água doce e de água salgada existente na superfície do nosso planeta. Em seu caderno, identifique a letra que representa a água salgada e a letra que representa a água doce.
Fonte de pesquisa: Fatos e tendências: água. Agência Nacional das Águas. Disponível em: https://oeds.link/Xw76XI. Acesso em: 10 abr. 2021.
3. Maria realiza várias atividades utilizando água em seu dia a dia, seguindo as dicas do folheto das páginas 84 e 85. Calcule a economia de água diária de Maria. Para isso, consulte as informações do folheto.
a | Escova os dentes quatro vezes ao dia mantendo a torneira fechada. |
---|---|
b | Toma dois banhos diários de no máximo 5 minutos mantendo o registro fechado ao se ensaboar. |
c | Rega as plantas de sua horta com um regador pela manhã. |
d | Lava louça duas vezes ao dia mantendo a torneira fechada ao ensaboar a louça. |
e | Utiliza vassoura para varrer a calçada por 15 minutos todos os dias. |
f | Agora, calcule o total diário de economia de água de Maria. |
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4. Joaquim está utilizando a água que enxaguou as roupas para lavar o chão da lavanderia.
- Em sua opinião, a atitude de Joaquim está correta? Por quê?
- O que você pensa a respeito dessa atitude?
- As pessoas de sua residência reutilizam a água de alguma atividade para realizar outra, como Joaquim? Se preciso, pergunte a elas.
d. Observe a atitude das pessoas de sua residência durante um dia. Anote uma atitude que ajuda a evitar o desperdício de água potável.
5. Em seu caderno, relacione a imagem à atitude que ajuda na economia de água.
A Manter fechado enquanto ensaboa o corpo.
B Utilizar para lavar a calçada.
C Manter fechada enquanto ensaboa a louça.
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CIDADÃO DO MUNDO Água, elemento central das comunidades indígenas
As comunidades indígenas brasileiras utilizam os rios para saciar a sede, pescar, tomar banho e se deslocar, como já faziam tempos atrás. Yara faz parte de uma comunidade indígena que vive na região do rio Paru D`Este, no Amapá, e adora ouvir as histórias dos rios, lagos e igarapés, contadas por seu avô.
Para os povos indígenas a água é muito mais que um recurso natural utilizado para beber e necessário para algumas das atividades diárias. Ela é um elemento central de muitas lendas e mitos, que ajudaram a organizar suas vidas e as formas como devem agir em relação à natureza.
Trata-se de uma relação de respeito e de conhecimento que resultou em uma forma de utilização sustentável desse recurso natural.
- igarapés:
- rios estreitos que entram pela floresta e possibilitam a passagem somente de embarcações pequenas ou canoas
- mitos:
- referem-se a relatos fantásticos, geralmente passados oralmente de geração em geração
- sustentável:
- maneira de utilizar os recursos naturais para suprir as necessidades do ser humano, evitando prejudicar a capacidade dos ambientes de fornecer recursos para as gerações futuras
Muitos dos rios que atravessam as terras indígenas foram afetados pelas atividades humanas, como a poluição, os resíduos de mineração, os agrotóxicos provenientes da agricultura e o desmatamento. Isso tem tornado as águas impróprias para o consumo, as tarefas domésticas, a pesca e a agricultura.
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Diante desse cenário, as ações de saneamento básico em aldeias indígenas são fundamentais para a manutenção da saúde e da qualidade de vida desses povos.
Algumas ações foram desenvolvidas com o objetivo de garantir água de qualidade aos povos indígenas. Entre elas, podemos citar os sistemas de coleta de água da chuva, captação de água subterrânea e de águas de rios, entre outras ações.
Profissionais relacionados à saúde orientam os povos indígenas a filtrar e tratar a água, e quando não é possível fazê-lo, a água deve passar por fervura. Assim, além de levar água para essas populações, é necessário orientá-las, objetivando o saneamento e a qualidade da água, além de contribuir na promoção da saúde indígena.
- Converse com seus colegas sobre como atitudes humanas têm afetado a qualidade das águas e o modo de vida das populações indígenas.
- Por que conhecer como esses povos se relacionam com a natureza pode nos auxiliar na manutenção dos recursos hídricos?
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Tratamento de esgoto
2. Para onde vai a água utilizada nas residências, nas diversas situações do dia a dia?
Veja algumas atividades que Luciano e as pessoas de sua família estão realizando e que utilizam água.
A água que é utilizada para lavar o banheiro, a louça, tomar banho, escovar os dentes e dar descarga junta-se a detergente, restos de alimentos, fezes e urina, formando o esgoto. O esgoto é considerado um composto altamente poluente.
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O esgoto formado nas moradias e no comércio é chamado esgoto residencial.
O esgoto proveniente das indústrias é chamado esgoto industrial. Algumas indústrias produzem resíduos que contêm substâncias tóxicas, e precisam ser tratados.
Todo material de esgoto deve receber tratamento adequado. Entretanto, ainda é bastante comum o despejo de esgoto em locais inadequados. Veja.
3. Você já viu despejo inadequado de esgoto no local em que vive? Converse sobre isso com os colegas.
4. Cite medidas que podem ser tomadas para evitar o despejo inadequado de esgoto.
O esgoto deve ser coletado por meio de tubulações e encaminhado a uma estação de tratamento de esgoto antes de a água ser devolvida ao ambiente. Nessas estações, o esgoto passa por tratamentos para diminuir a quantidade de poluentes da água e reduzir seres microscópicos causadores de doenças. Após receber o tratamento, a água geralmente é despejada em um rio.
5. Converse com os colegas sobre a importância de o esgoto passar por tratamento antes de ser despejado no ambiente.
Veja nas páginas a seguir um esquema simplificado que mostra as etapas pelas quais o esgoto passa na estação de tratamento. Leia as informações deste esquema seguindo a ordem dos números.
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Fonte de Pesquisa: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/3JJmnz. Acesso em: 22 jul. 2021.
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- escoa:
- que escorre, que deixa correr
- sedimentação:
- acúmulo de partículas formando camadas em meio líquido, muitas vezes depositando-se no fundo do recipiente
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Conservação do ciclo hidrológico
Como vimos, as atividades humanas têm afetado o ciclo hidrológico e a qualidade da água. Por isso, é fundamental desenvolver atitudes que auxiliem na manutenção desse recurso natural.
Um dos fatores que contribuem para a manutenção da água nos rios é a vegetação próximo a suas margens. Essa vegetação contribui para evitar a erosão, que consiste no deslocamento das partículas de solo de um local para outro, provocado, principalmente, pela ação da água e do vento.
Nas margens de rios, quando há vegetação protegendo o solo, a erosão é reduzida. Quando essa vegetação é retirada, o solo fica desprotegido, podendo aumentar a ocorrência de erosão. Esse processo pode fazer com que partículas sejam levadas até os rios, prejudicando-os.
Assim, para proteger os rios, é necessário cuidar da vegetação ao seu redor. Várias atividades podem levar à destruição da vegetação, como o desmatamento e a expansão das atividades agrícolas.
Na foto a seguir, a vegetação ao redor do rio Jacuí está preservada.
6. O que acontece com as partículas de solo quando não há vegetação próximo às margens do rio?
O solo protegido com a vegetação retém mais água. Parte dela é utilizada pelas plantas, outra parte evapora, retornando à atmosfera, e o restante escoa pelo solo, formando parte da água subterrânea.
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Quando a vegetação presente ao redor de rios é nativa, é chamada mata ciliar. Quando os rios estão em áreas agrícolas, é obrigação do proprietário manter uma faixa de vegetação, que recebe o nome de reserva legal.
Além disso, essa vegetação pode se ligar a outras áreas nativas. Isso pode ajudar a proteger a fauna também, pois amplia a área de sobrevivência dos animais.
Como vimos, quando a vegetação está presente, menos solo é arrastado. Assim, a vegetação ajuda a proteger o solo. Por isso, o desmatamento e as queimadas afetam o solo, já que o deixam sujeito às ações do tempo e do clima.
Solos que contêm vegetação conseguem reter mais umidade e nutrientes. Solos sem vegetação tendem a não reter água e, com o tempo, ocorre a perda de nutrientes, o que pode prejudicar o cultivo.
O gás carbônico está normalmente presente na atmosfera. No entanto, quando sua concentração aumenta, ele pode tornar o ar poluído.
Os vegetais realizam fotossíntese produzindo os nutrientes de que necessitam para sobreviver. Nesse processo, a planta absorve gás carbônico da atmosfera e produz gás oxigênio. Assim, as plantas também ajudam a controlar parte da poluição atmosférica.
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ATIVIDADES
1. A água utilizada nas diversas atividades humanas, como tomar banho, lavar as mãos, dar descarga, lavar roupa, entre outras, mais as fezes e a urina, formam o esgoto, que deve ser tratado.
Analise as frases a seguir e copie em seu caderno aquelas que julgar verdadeiras.
- O esgoto doméstico é formado pela água de rios, fezes e urina.
- A água do esgoto precisa passar por tratamento antes de ser devolvida ao ambiente.
- O esgoto deve ser tratado em estações de tratamento de esgoto.
- O esgoto doméstico é aquele proveniente dos domicílios.
LER E COMPREENDER
2. Estudos de 2019 apontaram que a maioria da população brasileira tem algum tipo de coleta de esgoto, embora muitos locais não recebam o tratamento adequado. Veja um trecho de uma reportagem sobre o tema.
Brasil tem 48% da população sem coleta de esgoto, diz Instituto Trata Brasil. Agência Senado, 25 set. 2019. Disponível em: https://oeds.link/HL02C3. Acesso em: 6 maio 2021.
- Qual é o percentual de brasileiros que tem acesso à coleta dos esgotos?
- O que geralmente acontece com o esgoto nos locais onde não há tratamento?
- Discuta com seus colegas sobre as melhorias que ainda são necessárias no Brasil quando o assunto é o tratamento de esgoto.
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3. Marcela ajudou seu pai a juntar o lixo que estava na calçada de sua casa.
- O comentário feito por Marcela está correto? Por quê?
- O que deve ser feito com o lixo que Marcela e seu pai juntaram?
- O que você diria a uma pessoa de sua família se a visse jogando lixo no bueiro? Converse com seus colegas.
LER E COMPREENDER
4. As ações humanas têm contribuído para problemas relacionados ao ciclo da água. Leia a tirinha a seguir.
Armandinho Sete, de Alexandre Beck. Florianópolis: A. C. Beck, 2015. p. 12.
- Por que é importante conservar as matas ciliares? Converse com os colegas.
5. Qual é a importância da manutenção da vegetação ao redor de rios e lagos para a qualidade da água?
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6. Veja a foto a seguir, que mostra o esgoto sendo despejado no rio Camurujipe, em Salvador, na Bahia.
- Qual é o provável destino desse esgoto?
- Como esse despejo de esgoto pode afetar os seres vivos?
7. O desmatamento ilegal no Brasil é um dos grandes problemas ambientais do país. Em seu caderno, relacione corretamente os quadros a seguir.
- Área de vegetação conservada.
- Área de vegetação desmatada.
- Falta de mata ciliar em margem de rio.
- Ocorrência do processo de erosão, em que as partículas de solo são levadas até os rios.
- A chuva traz um idade para a floresta. A evaporação da água do solo e a transpiração das árvores devolvem a um idade à atmosfera, contribuindo para a manutenção do ciclo da água.
- A chuva pode ser reduzida pela baixa evaporação e transpiração. Com menos água na forma de vapor, a umidade é reduzida, o que pode afetar o ciclo hidrológico.
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8. Em seu caderno faça um esquema com desenhos e textos que expliquem como o processo de construção de grandes cidades, com muitas calçadas, pouca vegetação e pouco solo descoberto, pode interferir no ciclo hidrológico.
9. Em janeiro de 2021, um fotógrafo foi à praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro pela manhã e registrou a foto a seguir. Segundo ele, duas horas antes não havia essa mancha escura de esgoto no mar.
- Observe a foto e diga de onde a mancha de poluição está surgindo e para onde está indo.
- Em que condições o esgoto deve ser despejado em rios, lagos e mares?
- É possível dizer se o esgoto observado na foto passou por tratamento?
- Você acha que seria seguro nadar na água escura que aparece na foto?
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9 Reutilização e reciclagem
Leia a seguir algumas atitudes dos colegas da sala de aula de Maira.
Eu fiz um porta-lápis com uma lata de alumínio!
Eu não joguei fora meus lápis de cor do ano passado!
Fiz um cartão para a professora com papel reciclado!
- O que você acha da atitude dos colegas de Maira?
- De que maneira essas atitudes reduzem a quantidade de lixo descartado no ambiente?
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Um dos maiores problemas ambientais na atualidade é a geração e o acúmulo de lixo nos ambientes. Assim, é preciso encontrar alternativas para reduzir a geração de lixo.
Quando descartado de maneira inadequada, o lixo pode chegar aos rios, mares e lagos, podendo provocar a morte de animais que vivem nesses ambientes ou que se alimentam deles. No solo, o lixo também o polui, liberando substâncias que podem prejudicar os seres vivos.
Existem maneiras bastante eficientes para a redução da quantidade de lixo gerada: a reutilização e a reciclagem.
Minha mãe manda meu lanche em um pote de margarina limpo!
Esse uniforme era do meu irmão mais velho!
Reutilize materiais sempre que possível.
De que maneira vocês podem reaproveitar materiais escolares utilizados no ano anterior?
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3. Você já observou a quantidade de lixo que é produzida diariamente em sua residência? O que você percebeu?
4. O que geralmente é descartado no lixo de sua residência?
5. De que materiais são constituídos esses objetos descartados?
O lixo é composto de materiais que são descartados pelo ser humano. Muitas vezes, alguns dos materiais que compõem o lixo poderiam ser reutilizados, mas são descartados como se não tivessem utilidade, contribuindo para o acúmulo de lixo no ambiente
O lixo que o ser humano produz, geralmente, é composto de materiais como plástico, vidro, metal, papel, madeira, borracha e restos de alimentos.
6. Identifique e escreva em seu caderno o nome de cada material a seguir.
7. Qual dos materiais apresentados anteriormente leva menos tempo para se degradar no ambiente?
PARA SABER MAIS
- Chico Papeleta e a reciclagem de papel, de Nereide Schilaro Santa Rosa. Moderna.
Acompanhe Chico Papeleta, um menino feito de papel que conta a história do papel e sua importância para a sociedade. Ele também explica como a produção de papel pode prejudicar os ambientes e nos convida a conservar a natureza.
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OS RESÍDUOS PRODUZIDOS NAS ATIVIDADES HUMANAS
A maioria das atividades humanas gera lixo e, quando conhecemos a origem dos resíduos, é possível promover sua destinação adequada, diminuindo os impactos ambientais.
- Você produziu lixo em alguma das atividades que realizou hoje? Qual(is)?
O lixo pode ser classificado de acordo com sua origem.
O lixo produzido nas residências é chamado lixo domiciliar ou lixo doméstico. Geralmente, ele é composto de restos de alimentos, papéis, embalagens de plástico, de vidro, de metal, entre outros.
É importante que esses resíduos sejam separados em orgânicos ou recicláveis.
O lixo produzido em hospitais, farmácias e clínicas é chamado resíduo de serviços de saúde ou lixo hospitalar. Geralmente, ele é composto de materiais como gazes, agulhas, seringas, frascos de medicamentos e medicamentos com prazo de validade vencido.
Eles devem receber destinação adequada, pois podem contaminar as pessoas e o ambiente.
O lixo produzido nas indústrias é composto de restos de materiais utilizados na fabricação dos produtos. Esse lixo é chamado lixo industrial.
Dependendo do tipo de resíduo, deve ser tratado separadamente para ser descartado.
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Na casa de Marcelo, o lixo produzido é separado em dois recipientes, como os mostrados abaixo. A família de Marcelo separa o lixo dessa maneira para a coleta seletiva.
A coleta seletiva é o recolhimento de materiais que foram selecionados e separados do restante do lixo, com o objetivo de ser encaminhados às usinas de reciclagem. Nessas usinas, o material passa por vários processos para poder ser reutilizado.
Separe o lixo para a coleta seletiva e reciclagem.
Muitos objetos que jogamos no lixo são fabricados a partir de materiais que podem ser reciclados, como papel, vidro, plástico e metal.
Com a realização da reciclagem, reduz-se a quantidade de resíduos que são encaminhados aos aterros sanitários. Além disso, reduz-se a quantidade de matéria-prima retirada do ambiente para produzir novos produtos.
- aterros sanitários:
- locais onde os resíduos domésticos são depositados em camadas alternadas com solo
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A coleta seletiva pode ser realizada de diferentes maneiras, na qual os materiais são separados nas residências e em outros estabelecimentos e coletados por veículos especiais.
Muitas vezes, a companhia responsável pela coleta seletiva distribui sacos plásticos à população para que os materiais recicláveis sejam depositados.
Para orientar a população a depositar os diferentes tipos de lixo adequadamente, existem em várias cidades brasileiras lixeiras coloridas, como as mostradas a seguir.
Descarte o lixo nas lixeiras para materiais recicláveis de acordo com o material.
8. Na escola onde você estuda existem lixeiras como essas?
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Nas usinas de reciclagem, a transformação dos materiais pode ser realizada por processos artesanais, ou seja, processos de transformações que envolvem técnicas simples, realizadas manualmente. No entanto, a maior parte dos materiais a serem reciclados passa por processos industriais, realizados por máquinas que produzem em grandes quantidades.
9. Como a reciclagem contribui com o ambiente?
A reciclagem de materiais apresenta muitas vantagens, principalmente para o ambiente, pois contribui para diminuir a extração de matéria-prima e reduzir o descarte de resíduos no ambiente. Veja alguns exemplos.
- 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia.
- 1 tonelada de papel reciclado evita o corte de 15 a 20 árvores, além de economizar energia elétrica e água, que são utilizadas no processo de fabricação do papel.
- 1 tonelada de alumínio reciclado evita a extração de 5 toneladas de minério.
- 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
Nas embalagens de produtos que podem ser reciclados existe um símbolo como o apresentado abaixo.
Procure em sua casa embalagens e produtos que apresentam esta imagem.
10. Faça uma lista em seu caderno com o nome dos produtos que têm esse símbolo.
Alguns objetos que geralmente as pessoas descartam podem ser reaproveitados.
11. Converse com um colega sobre a diferença entre reaproveitar e reciclar.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. A poluição da água, geralmente, é causada por substâncias ou materiais que podem alterar ou ainda prejudicar as condições necessárias à vida, como a presença de lixo nos ambientes. Leia a tirinha a seguir.
O Menino Maluquinho: as melhores tiras, 1, de Ziraldo. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 23.
- O que pode acontecer com as diversas espécies de seres vivos que vivem nesse ambiente se as pessoas continuarem a descartar lixo no local?
- O que o Menino Maluquinho deve fazer com esse saco plástico?
- Discuta com seus colegas sobre o que deve ser feito para evitar a poluição da água causada pelo descarte inadequado de lixo.
2 Leia a tirinha a seguir.
Armandinho Um, de Alexandre Beck. Florianópolis: A. C. Beck, 2014. p. 76.
- O que Armandinho fez com a caixa do brinquedo? E com o papel de presente?
- O que Armandinho quis dizer com a frase "De que lixo você tá falando?"
- Você já utilizou alguma embalagem para confeccionar um brinquedo ou fazer alguma brincadeira? Como você fez?
- Com ajuda de alguma pessoa da sua família, confeccione um brinquedo com embalagem vazia. Depois, fotografe o brinquedo confeccionado e envie a foto para seu professor por e-mail ou rede social.
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3. Leia o quadro a seguir que apresenta o tempo aproximado de degradação de alguns materiais quando descartados no solo.
Material | Tempo aproximado de degradação |
---|---|
Madeira pintada | Mais de 13 anos |
Metal | Mais de 100 anos |
Papel | De 3 a 6 meses |
Plástico | Mais de 400 anos |
Tecido | De 6 meses a 1 ano |
Vidro | Mais de 1 000 anos |
Fonte de pesquisa: Manual de Educação para o Consumo Sustentável. Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2005. p. 118. Disponível em: https://oeds.link/WVdVMy. Acesso em: 7 abr. 2021.
- Organize os materiais citados no quadro em ordem crescente de tempo de degradação.
4. Realize agora a separação dos resíduos, relacionando cada material à cor de sua respectiva lixeira.
- Em sua residência, os resíduos recicláveis são separados para a coleta seletiva? Qual é a importância dessa atitude?
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NA PRÁTICA
- Você já calculou a quantidade de lixo produzida em sua residência?
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a média brasileira é de cerca de 1,1 kg de lixo domiciliar por dia, por pessoa. Para investigar a quantidade de lixo produzida em sua residência e na residência de algumas pessoas de sua família, e até mesmo em seu município, realize a atividade a seguir.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- caneta
- computador com acesso à internet
- caderno
- calculadora
Monte um quadro com a quantidade de pessoas de sua residência, como na imagem a seguir.
Fonte de pesquisa: Diagnóstico dos Resíduos Sólidos Urbanos. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Disponível em: https://oeds.link/rug9jH. Acesso em: 7 abr. 2021.
Você precisará encontrar a quantidade de habitantes do município onde vive. Para descobrir esse valor, em um computador com acesso à internet, acesse o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): https://oeds.link/2rXGUI. Acesso em: 7 abr. 2021.
Para realizar os cálculos, multiplique a quantidade de pessoas que vivem em sua residência por 1,1 kg, que é a quantidade de lixo produzida por pessoa, a cada dia. Você pode utilizar uma calculadora.
- Compare o seu quadro com o de alguns colegas e observem a quantidade de lixo produzida nas residências de vocês.
- Discuta com seus colegas de que forma cada um pode contribuir para reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente nas residências.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe o ciclo hidrológico representado na imagem abaixo.
- Identifique os estados físicos da água neste ciclo.
- Quais transformações físicas acontecem com a água neste ciclo que não acontecem no apresentado nas páginas 68 e 69?
2. Sobre o ciclo hidrológico, leia os itens a seguir e escreva em seu caderno quais deles auxiliam no transporte das partículas de água para a atmosfera, onde ocorre a formação das nuvens.
- Fotossíntese.
- Estiagem.
- Ação dos ventos.
- Calor solar.
3. Leia a charge a seguir.
O TEMPO, 29 dez. 2014. Disponível em: https://oeds.link/DyHWX7. Acesso em: 7 abr. 2021.
- Você acha que a pessoa utilizando a mangueira de água para lavar a calçada está agindo de forma correta? Explique.
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4. Os quadros a seguir descrevem as etapas do processo de tratamento de água de uma estação.
- Decantação: processo que separa os flocos de impurezas da água.
- Distribuição da água para a população.
- Filtração: processo de retenção de pequenas partículas de impurezas que não decantaram.
- Armazenamento: etapa em que a água limpa permanece em reservatórios até ser distribuída.
- Floculação: processo em que as impurezas se agrupam para poder decantar.
- Coleta da água em rios ou lagos.
- Desinfecção: etapa em que a água filtrada recebe produtos para eliminar agentes nocivos.
- Em seu caderno, organize as etapas de A a G na ordem em que elas ocorrem na estação de tratamento de água.
- Qual é o problema de uma pessoa utilizar água não tratada para consumo ou preparo de alimentos?
5. Leia a seguir os itens que informam sobre o esgoto doméstico. Depois, encontre a afirmação incorreta e reescreva-a corretamente em seu caderno.
- O esgoto residencial é formado principalmente por dejetos de vaso sanitário e pela água utilizada no banho e em lavagens de louças e roupas.
- Uma das etapas de tratamento de esgoto doméstico utiliza microrganismos para decompor alguns resíduos.
- No Brasil, ainda existem muitas regiões em que o esgoto doméstico é lançado diretamente em rios e lagos, pois não há tratamento de esgoto.
- O esgoto doméstico pode ser despejado diretamente em rios e lagos sem passar por tratamento, pois os resíduos servem de alimento para peixes e outros animais aquáticos.
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