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O QUE VOCÊ SABE?
1. Observe a situação abaixo. Quanto mais a pessoa escreve na lousa feita de madeira, mais o giz, que pode ser feito de calcário, desgasta-se, diminuindo a medida de seu comprimento.
- Qual material é mais duro: a madeira ou o giz? A madeira é mais dura do que o giz.
- Como você chegou a essa conclusão? O giz vai se desgastando quando é comprimido contra a lousa, ficando cada vez menor.
2. As nuvens são formadas por gotículas de água suspensas na atmosfera, devido a uma mudança de estado físico que ocorre na água. Essas gotas podem voltar à superfície terrestre na forma de chuva.
-
Qual é a mudança de estado físico que permite a formação das nuvens? Ela ocorre por resfriamento ou aquecimento da água?
Condensação. Ela ocorre por resfriamento do vapor de água ao atingir as camadas de ar com menor temperatura.
3. Observe o gráfico a seguir.
Os dados desse gráfico não consideram a evaporação da água dos reservatórios.
Fonte de pesquisa: Estudo da ANA aponta perspectiva de aumento do uso de água no Brasil até 2030. Ana, 1o abr. 2019. Disponível em: https://oeds.link/z3S3MC. Acesso em: 22 abr. 2021.
- Quais são os dois setores que consomem mais água no Brasil e para que a água é usada?
Irrigação e abastecimento urbano. Na irrigação, a água é usada para umedecer o solo das plantações. No abastecimento urbano, a água é enviada para casas, escolas, estabelecimentos comerciais, etc, onde pode ser usada no preparo de alimentos, na higiene pessoal e na higienização de roupas, alimentos, locais, entre outras ações.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O que você já sabe?
2 aulas
- Aplicar a avaliação diagnóstica.
- Atividades para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar o conceito que os alunos têm sobre a dureza dos materiais, conhecimento que contribui para o desenvolvimento da habilidade EF05CI01 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em responder ao item a, permita que ele manuseie o objeto para perceber que o giz se desgasta ao ser comprimido contra um pedaço de madeira; peça ao aluno que risque a madeira com o giz e veja como ele se desgasta. Se a lousa da sala de aula for de ardósia, mostre que ela também é mais dura do que o giz, e ele se desgasta ao ser comprimido contra ela, abordando assim o item b.
2 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar se os alunos relacionam as mudanças de estados físicos da água com seu ciclo hidrológico, conhecimentos necessários para desenvolver a habilidade EF05CI02 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno não identifique a condensação do vapor da água pelo resfriamento que ocorre nas camadas mais altas da atmosfera, cite outras situações do cotidiano em que esse processo acontece, como o que sai da chaleira e esfria, formando o vapor, que são gotículas de água suspensas no ar, ou, no inverno, quando respiramos o ar sai da boca, formando o vapor que se condensa em contato com o ambiente frio.
3 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os principais usos da água. Trabalhar esses conceitos é essencial para desenvolver as habilidades EF05CI04 e EF05CI05 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em interpretar o gráfico, reproduza-o na lousa e explique que em seu centro está a retirada total de água em metros cúbicos por segundo. Proponha a analogia com a forma de uma pizza, que inteira corresponde a 100%, e as fatias são as porcentagens que podem ser consumidas. O trabalho com a interpretação dos dados fornecidos por um gráfico permite desenvolver com os alunos o componente da PNA numeracia.
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4. Os alimentos que ingerimos nos fornecem nutrientes para obtermos energia e realizarmos as atividades do dia a dia, além de serem necessários para o funcionamento, o crescimento e o desenvolvimento do corpo humano.
-
Você sabe o que acontece com os alimentos depois que os ingerimos?
4. a. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é averiguar se os alunos reconhecem que os alimentos são digeridos para serem usados na obtenção de energia para o corpo.
-
Na sua opinião, como os nutrientes dos alimentos são transportados pelo corpo?
4. b. Resposta pessoal. Esta questão tem como objetivo evidenciar o que os alunos sabem sobre a obtenção de nutrientes pelo organismo.
5. Hábitos alimentares inadequados e a falta de atividades físicas são alguns dos fatores que podem causar problemas de saúde em crianças. Leia o trecho da reportagem a seguir.
Qualidade das refeições e o sedentarismo elevam os números da obesidade infantil. G1, 2 dez. 2016. Bem Estar. Disponível em: https://oeds.link/BCboyh. Acesso em: 22 abr. 2021.
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Você sabe o que é obesidade?
Resposta pessoal. O objetivo desta questão é verificar se os alunos relacionam o excesso de massa corporal a uma de suas possíveis causas, a alimentação inadequada.
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Em sua opinião, você tem hábitos saudáveis? O que poderia melhorar?
5. b. Resposta pessoal. O objetivo desta questão é levar os alunos a refletirem sobre os próprios hábitos a fim de evitar a obesidade.
6. A foto a seguir mostra rastros no céu deixados pelo movimento aparente das estrelas. A imagem foi registrada por uma câmera usando a técnica que capta as imagens durante determinado período de tempo.
-
A que se deve o movimento aparente das estrelas no céu?
Ao movimento de rotação da Terra.
MANUAL DO PROFESSOR
4 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar o conceito que os alunos têm sobre a obtenção de energia por meio dos nutrientes dos alimentos que ingerimos, além da importância do processo de respiração. Esses conhecimentos contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF05CI06 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em responder aos itens a e b, aborde as páginas 18 a 20 do Livro do estudante e faça a leitura do esquema que representa o caminho que o alimento percorre em parte do sistema digestório de uma pessoa.
5 Objetivo
- Esta atividade permite verificar os conhecimentos dos alunos sobre o que é alimentação equilibrada, conceito necessário para desenvolver as habilidades EF05CI08 e EF05CI09 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade na leitura e na interpretação do trecho de reportagem, faça a leitura com ele e aproveite para trabalhar imagens de refeições equilibradas e alimentos ultraprocessados. Pergunte quais seriam os alimentos mais adequados para fazer parte de sua alimentação. Se possível, acesse com os alunos a reportagem na íntegra e trabalhe o componente da PNA desenvolvimento de vocabulário.
6 Objetivo
- Esta atividade permite avaliar o conhecimento dos alunos sobre a relação entre a posição aparente das estrelas e o movimento de rotação da Terra, conhecimentos necessários para desenvolver as habilidades EF05CI10, EF05CI11 e EF05CI12 da BNCC.
Como proceder
- Caso algum aluno tenha dificuldade em relacionar os rastros circulares das estrelas com a rotação da Terra, leve para a sala de aula imagens de estrelas, ou constelações, registradas em diferentes momentos, e peça a ele que observe a posição aparente delas no céu. Pergunte qual seria o rastro deixado por esse deslocamento e em qual localização acredita que as estrelas estariam antes e após o registro das imagens.
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/ questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.