12
1 CONHECENDO QUEM EU SOU!
13
AS PESSOAS POSSUEM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS. TAMBÉM TEMOS GOSTOS E OPINIÕES VARIADOS E DEVEMOS RESPEITAR O JEITO ÚNICO E ESPECIAL DE CADA UM!
CONECTANDO IDEIAS
1. IDENTIFIQUE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE VOCÊ E AS CRIANÇAS DA FOTO. CONTE AOS COLEGAS.
2. EM QUAL FASE DA VIDA SE ENCONTRAM AS PESSOAS DA FOTO?
3. AS SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS MUDAM COM O PASSAR DOS ANOS? CONVERSE COM OS COLEGAS.
14
1 COMO EU SOU
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
[...] UMA VEZ, MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:
- MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?
- ORA, MARCELO FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.
- E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?
- AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...
- POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARMELO?
- PORQUE MARMELO É NOME DE FRUTA, MENINO!
- E A FRUTA NÃO PODIA CHAMAR MARCELO, E EU CHAMAR MARMELO? [...]
MARCELO, MARMELO, MARTELO, DE RUTH ROCHA. ILUSTRAÇÕES DE MARIANA MASSARANI. SÃO PAULO: MODERNA, 2011. P. 9.
1. VAMOS COMEÇAR COMPLETANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR: MEU NOME É:
MEU SOBRENOME É:
2. APRESENTE-SE PARA A TURMA DIZENDO QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME.
15
SE OBSERVARMOS UNS AOS OUTROS, PODEMOS PERCEBER QUE HÁ SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE NÓS.
POR EXEMPLO, TODAS AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PRÓPRIAS:
ALGUNS SÃO MAIS ALTOS, OUTROS SÃO MAIS BAIXOS.
ALGUNS TÊM OLHOS ESCUROS, OUTROS TÊM OLHOS CLAROS.
ALGUNS TÊM CABELO CURTO, OUTROS TÊM CABELO COMPRIDO.
3. MARQUE UM X NAS FOTOS A SEGUIR QUE RETRATAM CRIANÇAS QUE TÊM ALGUMA SEMELHANÇA FÍSICA COM VOCÊ.
VALORIZE TANTO AS SEMELHANÇAS QUANTO AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. SE TODOS FOSSEM IGUAIS, O MUNDO NÃO TERIA A RIQUEZA DA DIVERSIDADE.
16
ATIVIDADES
1. PINTE OS QUADRINHOS QUE DESCREVEM ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
A. COR DO CABELO:
- CASTANHO.
- RUIVO.
- LOIRO.
- PRETO.
B. TIPO DE CABELO:
- LISO.
- CRESPO.
- CACHEADO.
C. TAMANHO DO CABELO:
- CURTO.
- MÉDIO.
- COMPRIDO.
D. COR DOS OLHOS:
- CASTANHOS.
- AZUIS.
- VERDES.
E. TAMANHO DOS PÉS (NÚMERO DOS CALÇADOS):
- 27.
- 28.
- 29.
- 30.
- OUTRO NÚMERO:
2. ESCREVA O NOME DE UM COLEGA DA SUA TURMA QUE SEJA:
- MAIS ALTO QUE VOCÊ:
- MAIS BAIXO QUE VOCÊ:
17
A ARTE DOS AUTORRETRATOS
VÁRIOS ARTISTAS PRODUZEM AUTORRETRATOS. ESSES REGISTROS SÃO FEITOS RETRATANDO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SI MESMO EM DESENHOS, FOTOS, PINTURAS, ETC.
CONHEÇA ALGUNS AUTORRETRATOS PINTADOS POR GRANDES ARTISTAS.
- AGORA É A SUA VEZ! DESENHE O SEU AUTORRETRATO NO CADERNO OU EM UMA FOLHA EM BRANCO. VOCÊ PODE DESENHAR E PINTAR COM LÁPIS COLORIDOS. VEJA NA FOTO COMO GUSTAVO FEZ O SEU AUTORRETRATO.
18
2 O JEITO DE CADA UM
ALÉM DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, CADA PESSOA TEM UM JEITO DE SER.
ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS FALANTES, OUTRAS MAIS QUIETAS. EXISTEM PESSOAS MAIS TRANQUILAS, OUTRAS MAIS AGITADAS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS.
1. O SEU JEITO DE SER É PARECIDO COM O DE ALGUMA CRIANÇA MOSTRADA NESTA PÁGINA? QUAL?
2. CONTE AOS COLEGAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS SUAS.
19
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS QUE CORRESPONDEM AO SEU JEITO DE SER.
AGITADO.
CALMO.
ORGANIZADO.
DESORGANIZADO.
BEM-HUMORADO.
MAL-HUMORADO.
ATENCIOSO.
DISTRAÍDO.
FALANTE.
CALADO.
LER E COMPREENDER
2. OUÇA O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER SOBRE JÚLIA.
JÚLIA É UMA MENINA MUITO ESTUDIOSA E FALANTE. COM SUAS AMIGAS, ELA GOSTA DE BRINCADEIRAS MAIS AGITADAS, COMO ANDAR DE PATINS. EM CASA, JÚLIA GOSTA DE FAZER SUAS TAREFAS COM ATENÇÃO.
- MARQUE AS PALAVRAS QUE DESCREVEM JÚLIA EM SEU JEITO DE SER.
- ESTUDIOSA.
- DISTRAÍDA.
- ATENTA.
- CALADA.
- FALANTE.
- AGITADA.
20
CIDADÃO DO MUNDO AS CRIANÇAS DO BRASIL
O BRASIL É UM PAÍS ONDE EXISTE MUITA DIVERSIDADE. VAMOS CONHECER ALGUMAS CRIANÇAS QUE VIVEM EM NOSSO PAÍS.
21
1. QUE ATIVIDADES AS CRIANÇAS RETRATADAS NAS FOTOS ESTÃO FAZENDO?
2. VOCÊ JÁ FEZ ALGUMA DESSAS ATIVIDADES? CONTE PARA OS COLEGAS.
22
3 OS LADOS DO CORPO
AGORA QUE JÁ REFLETIMOS SOBRE ALGUMAS DE NOSSAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, VAMOS OBSERVAR OS LADOS DO NOSSO CORPO.
23
ATIVIDADES
1. PINTE OS LADOS DO CORPO DO MENINO DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.
AZUL - ESQUERDO.
AMARELO - DIREITO.
24
2. CONTORNE UMA DAS SUAS MÃOS EM SEU CADERNO.
- QUAL DAS MÃOS VOCÊ CONTORNOU NO ESPAÇO ANTERIOR? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
ESQUERDA.
DIREITA.
25
3. OBSERVE AS MÃOS A SEGUIR. RELACIONE CADA UMA DELAS À PALAVRA CORRETA.
- ESQUERDA.
- DIREITA.
4. OBSERVE A FOTO A SEGUIR.
- MARQUE UM X NA CRIANÇA QUE ESTÁ À DIREITA DE BENTO.
- CONTORNE A CRIANÇA QUE ESTÁ À ESQUERDA DE MÁRIO.
26
PARA SABER FAZER
MAPA DO CORPO
O MAPA DO CORPO É UMA REPRESENTAÇÃO DO NOSSO CORPO EM TAMANHO REAL, EM UM PEDAÇO DE PAPEL.
VEJA NO EXEMPLO A SEGUIR COMO O MAPA DO CORPO PODE SER FEITO. ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- PAPEL KRAFT (OU OUTRO TIPO) COM APROXIMADAMENTE O MESMO COMPRIMENTO DO CORPO
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- CANETA DE PONTA GROSSA OU GIZ DE CERA
- PINCÉIS E TINTA GUACHE
- PRIMEIRO, É NECESSÁRIO ESTICAR O PAPEL NO CHÃO E DEITAR-SE SOBRE ELE.
- DEPOIS, PEÇA AO COLEGA PARA TRAÇAR O CONTORNO DO SEU CORPO COM CANETA DE PONTA GROSSA OU COM GIZ DE CERA.
27
3 EM SEGUIDA, ESTENDA OUTRO PAPEL NO CHÃO E PEÇA AO COLEGA PARA SE DEITAR SOBRE ELE. COM A CANETA OU GIZ DE CERA, CONTORNE O CORPO DO COLEGA.
4 NA SEQUÊNCIA, PEÇA A AJUDA DO PROFESSOR PARA RECORTAR OS CONTORNOS DO DESENHO DO CORPO DE CADA UM.
5 PARA FINALIZAR O SEU MAPA DO CORPO, É PRECISO DESENHAR E PINTAR, NA PARTE DA FRENTE E DE TRÁS DELE, COM O GIZ DE CERA OU A TINTA GUACHE, O SEU ROSTO, CABELOS, CALÇADOS E ROUPAS.
AGORA É COM VOCÊ!
VAMOS CONSTRUIR UM MAPA DO CORPO. SIGA AS ETAPAS E CONSTRUA O SEU MAPA DO CORPO COM A AJUDA DO PROFESSOR E DE UM COLEGA.
28
ATIVIDADES
1. AGORA QUE VOCÊ JÁ TEM SEU MAPA DO CORPO PRONTO, VAMOS FAZER ALGUMAS ATIVIDADES COM ELE.
- PINTE A MÃO ESQUERDA DO SEU MAPA DO CORPO DE AZUL.
- PINTE A MÃO DIREITA DO SEU MAPA DO CORPO DE AMARELO.
29
2. VAMOS BRINCAR COM O SEU MAPA DO CORPO, COMO SE FOSSE UM BONECO. EM SEGUIDA, MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A
COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE COSTAS PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
B
AINDA COM O MAPA DO CORPO DE COSTAS, LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA DESSA VEZ?
ESQUERDA.
DIREITA.
C
AGORA, COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. ENTÃO, LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
D
MANTENHA O MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. DESSA VEZ, QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
3. JUNTE-SE COM UM DE SEUS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE OS MAPAS DO CORPO QUE PRODUZIRAM.
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS ALTO?
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS BAIXO?
30
4 MUDANÇAS NO CORPO
CONFORME FICAMOS MAIS VELHOS, NOSSO CORPO PASSA POR MUDANÇAS.
VEJA AS MUDANÇAS QUE ACONTECERAM NO CORPO DE UM MENINO CHAMADO FÁBIO AO LONGO DOS ANOS. OBSERVE NA LINHA DO TEMPO A DATA E A IDADE DO MENINO EM CADA UMA DAS FOTOS.
31
1. QUAL ERA A IDADE DE FÁBIO EM 2012?
2. EM QUE ANO FÁBIO TINHA 7 ANOS DE IDADE?
3. OBSERVE AS FOTOS DE FÁBIO E IDENTIFIQUE ALGUMAS DAS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS O CORPO DELE PASSOU.
4. QUAIS DESSAS TRANSFORMAÇÕES TAMBÉM ACONTECERAM COM VOCÊ? CONTE AOS COLEGAS.
32
5 AS FASES DA VIDA
AS FASES DA VIDA SÃO INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, FASE ADULTA E VELHICE.
AS PESSOAS IDOSAS TÊM MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR.
VOCÊ COSTUMA CONVERSAR COM AS PESSOAS MAIS VELHAS DE SUA FAMÍLIA? COMPARTILHE COM OS COLEGAS UMA HISTÓRIA QUE VOCÊ OUVIU DE ALGUMA DESSAS PESSOAS.
33
ATIVIDADES
1. EM QUAL FASE DA VIDA VOCÊ ESTÁ? MARQUE UM X.
INFÂNCIA.
FASE ADULTA .
ADOLESCÊNCIA.
VELHICE.
2. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E CONTORNE APENAS AS PESSOAS IDOSAS.
34
3. AS FASES DA VIDA DE UMA PESSOA PODEM SER REGISTRADAS EM UMA LINHA DO TEMPO.
OBSERVE A LINHA DO TEMPO A SEGUIR, QUE MOSTRA LATIFE EM DIFERENTES FASES DA VIDA: INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA, FASE ADULTA E VELHICE.
35
A. QUAL É O PERÍODO REPRESENTADO NESSA LINHA DO TEMPO? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
1920 A 2010.
1930 A 2020.
B. CITE ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES PELAS QUAIS LATIFE PASSOU.
36
4. COMO VIMOS, A LINHA DO TEMPO SERVE PARA ORGANIZAR ACONTECIMENTOS MARCANTES DE ALGUM PROCESSO POR DATAS. VAMOS FAZER UMA LINHA DO TEMPO SOBRE A SUA HISTÓRIA DE VIDA?
- PESQUISE ALGUNS ACONTECIMENTOS DE CADA ANO, DESDE OS SEUS 3 ANOS DE IDADE ATÉ HOJE, QUE FORAM MARCANTES PARA VOCÊ. PARA FAZER A PESQUISA, VOCÊ PODE CONVERSAR COM SEUS FAMILIARES, OBSERVAR FOTOS, ASSISTIR A VÍDEOS, ETC.
37
B. ANOTE NA LINHA DO TEMPO AS DATAS E FAÇA DESENHOS PARA REPRESENTAR OS ACONTECIMENTOS MARCANTES.
C. DEPOIS DE PRONTA, COMPARE A SUA LINHA DO TEMPO COM A LINHA DO TEMPO DOS COLEGAS.
38
HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA
VIMOS QUE NOSSO CORPO PASSA POR MUDANÇAS AO LONGO DOS ANOS. MESMO QUE CADA FASE DA VIDA TENHA SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS, EXISTEM BONS HÁBITOS COTIDIANOS QUE SÃO IMPORTANTES EM TODAS ELAS. VAMOS CONHECER ALGUNS DELES.
1. O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS? CONTE PARA OS COLEGAS E ESCUTE O QUE ELES TÊM A DIZER.
39
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. RELACIONE CADA TEXTO À SUA IMAGEM.
- EU SOU MAIS BAIXINHA QUE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS COMPRIDOS E LISOS.
- EU TENHO OS OLHOS MAIS CLAROS QUE ALGUNS DE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS CURTOS E CRESPOS.
2. COMO VOCÊ PODE DEMONSTRAR RESPEITO ÀS PESSOAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E JEITO DE SER DIFERENTES DOS SEUS? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
3. VAMOS COLORIR!
AZUL PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A DIREITA.
VERDE PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A ESQUERDA.
40
4. LOCALIZE OS OBJETOS QUE ESTÃO NO QUARTO DE ANA.
- CONTORNE DE MARROM O OBJETO QUE ESTÁ EM CIMA DA CADEIRA.
- CONTORNE DE VERDE O OBJETO QUE ESTÁ EMBAIXO DA CAMA.
- CONTORNE DE AZUL O BRINQUEDO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE ANA.
- CONTORNE DE VERMELHO O OBJETO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO ARMÁRIO.
5. MARQUE UM X NO BRINQUEDO QUE ESTÁ:
A. À DIREITA DO MENINO.
B. À ESQUERDA DO MENINO.
41
6. ORDENE AS SÍLABAS E DESCUBRA QUAL É A FASE DA VIDA.
FÂN | CIA | IN |
DO | A | LES | CIA | CÊN |
DUL | TA | A |
LHI | CE | VE |
- LEIA EM VOZ ALTA COM OS COLEGAS AS PALAVRAS FORMADAS E CONVERSE SOBRE CADA UMA DESSAS FASES DA VIDA E SUAS CARACTERÍSTICAS.
7. PREENCHA AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
RESPEITADAS · DIFERENTES
A. AS PESSOAS SÃO UMAS DAS OUTRAS.
B. TODAS AS PESSOAS DEVEM SER .