42
2 MINHA CASA, MINHA FAMÍLIA...
43
ESTAR COM A FAMÍLIA É MUITO BOM! HÁ MOMENTOS FELIZES, EM QUE COMPARTILHAMOS APRENDIZADOS E NOS DIVERTIMOS. O IMPORTANTE É PODER CONTAR UNS COM OS OUTROS.
CONECTANDO IDEIAS
- DESCREVA O AMBIENTE RETRATADO NA FOTO.
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DAS MORADIAS? LEVANTE ALGUMAS HIPÓTESES COM OS COLEGAS.
- O QUE É FAMÍLIA PARA VOCÊ?
44
1 MINHA FAMÍLIA É ASSIM...
A FAMÍLIA É O GRUPO DE PESSOAS LIGADAS POR PARENTESCO OU AFETO.
1. FAÇA EM SEU CADERNO UM DESENHO QUE REPRESENTE AS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA QUE MORAM COM VOCÊ.
45
ATIVIDADES
1. CONVERSE COM UM COLEGA E, JUNTOS, OBSERVEM E COMPAREM OS DESENHOS DAS FAMÍLIAS DE VOCÊS.
A. POR QUANTAS PESSOAS A SUA FAMÍLIA É FORMADA?
_______________
B. A FAMÍLIA DO SEU COLEGA É FORMADA POR QUANTAS PESSOAS?
_______________
2. OBSERVE O DESENHO QUE HEITOR FEZ DA FAMÍLIA DELE.
A. DESCREVA COMO É FORMADA A FAMÍLIA DE HEITOR.
B. HEITOR INCLUIU NO DESENHO OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. POR QUE VOCÊ ACHA QUE ELE FEZ ISSO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
46
2 AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES
DESDE QUE COMEÇAMOS O ESTUDO DESTA UNIDADE JÁ VIMOS TRÊS FAMÍLIAS: A SUA FAMÍLIA, A DO SEU COLEGA E A DE HEITOR. VOCÊ DEVE TER REPARADO QUE TODAS SÃO DIFERENTES.
VAMOS AGORA CONHECER MAIS ALGUMAS FAMÍLIAS QUE VIVEM NO BRASIL.
47
48
MESMO SENDO TÃO DIFERENTES, AS FAMÍLIAS TÊM ALGO EM COMUM: ELAS SÃO FORMADAS POR PESSOAS QUE SE GOSTAM, QUE CUIDAM UMAS DAS OUTRAS. NO CASO DAS CRIANÇAS QUE VIVEM EM ABRIGOS INSTITUCIONAIS, POR EXEMPLO, A CONVIVÊNCIA CONJUNTA NESSE ESPAÇO FAZ COM QUE ELAS FORMEM UMA FAMÍLIA.
ATIVIDADES
1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O TEXTO A SEGUIR EM VOZ ALTA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
A FAMÍLIA DE ALICE É ASSIM: ELA, A MÃE E O PAI.
UMA FAMÍLIA PEQUENA.
JÁ A FAMÍLIA DO BENTO NÃO PARA DE CRESCER...
É ASSIM: A MÃE, O PAI, ELE, CINCO IRMÃS E SEIS IRMÃOS.
ISTO, SEM CONTAR MAIS UM QUE JÁ ESTÁ A CAMINHO...
[...]
FAMÍLIAS DE A A Z, DE LEILA PEREIRA. BELO HORIZONTE: DIMENSÃO, 2015.
A. A FAMÍLIA DE ALICE É FORMADA POR QUANTAS PESSOAS? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
1 PESSOA
2 PESSOAS
3 PESSOAS
B. DESENHE NO CADERNO A FAMÍLIA DE BENTO, CONFORME AS DESCRIÇÕES DO TEXTO.
49
2. VAMOS MONTAR UMA EXPOSIÇÃO DE CARTAZES SOBRE AS DIVERSAS FORMAÇÕES FAMILIARES? COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA O PASSO A PASSO A SEGUIR.
A. PESQUISE IMAGENS QUE REPRESENTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA.
B. COLE AS IMAGENS E FAÇA DESENHOS EM CARTOLINAS.
C. ORGANIZE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR A EXPOSIÇÃO EM UM LOCAL DA ESCOLA.
D. DEPOIS DA EXPOSIÇÃO, CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE O QUE VOCÊS APRENDERAM A RESPEITO DA DIVERSIDADE DE FORMAÇÕES FAMILIARES.
50
3 MINHA MORADIA
A MORADIA É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA CADA UM DE NÓS. É NELA QUE CONVIVEMOS COM NOSSOS FAMILIARES, NOS ABRIGAMOS, DESCANSAMOS, DORMIMOS, BRINCAMOS, ETC.
1. O QUE É ESPECIAL EM SUA MORADIA? CONTE AOS COLEGAS.
QUE ATITUDES VOCÊ TOMA PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
51
ATIVIDADES
1. EM SEU CADERNO, DESENHE COMO É A SUA CASA.
2. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
3. ESCREVA O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
52
4. VEJA A SEGUIR COMO SÃO ALGUNS CÔMODOS DA CASA DE MATEUS. DEPOIS, COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
QUARO.
S LA.
OZNHA.
BNHEIR.
5. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE SE FORMARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.
6. MARQUE UM X NO CÔMODO QUE MATEUS USA PARA TOMAR BANHO.
QUARTO.
COZINHA.
BANHEIRO.
53
7. PINTE APENAS OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS CÔMODOS QUE EXISTEM EM SUA CASA.
- QUARTO.
- ESCRITÓRIO.
- COZINHA.
- DESPENSA.
- SALA.
- BANHEIRO.
- CONTORNE O NOME DO SEU CÔMODO PREFERIDO.
8. COPIE O NOME DOS CÔMODOS NO QUAL CADA OBJETO REPRESENTADO A SEGUIR DEVE GERALMENTE FICAR.
- COZINHA.
- QUARTO.
- BANHEIRO.
- SALA.
54
9. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE CADA OBJETO. EM SEGUIDA, RELACIONE AQUELES QUE FOREM CORRESPONDENTES.
55
O LADO DE FORA DA MORADIA
DO LADO DE FORA DE ALGUMAS CASAS EXISTE O QUINTAL. NELE, AS PESSOAS COSTUMAM CULTIVAR HORTA, PLANTAR FLORES E ÁRVORES E CRIAR ANIMAIS.
PARA MUITAS CRIANÇAS, O QUINTAL É O MELHOR LUGAR PARA BRINCAR.
VEJA A SEGUIR O QUE ALGUMAS CRIANÇAS GOSTAM DE FAZER NO QUINTAL DE SUAS CASAS.
- TALITA GOSTA DE BRINCAR DE AMARELINHA NO QUINTAL DA FRENTE DE SUA CASA.
- SILVIO GOSTA DE BRINCAR DE FAZER BOLHAS DE SABÃO NO GRAMADO DO QUINTAL.
- MARINA GOSTA DE BRINCAR DE PIQUENIQUE COM SUA BONECA, NA SOMBRA DA ÁRVORE NO QUINTAL.
- JÚLIO GOSTA DE BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE ATRÁS DAS ÁRVORES DO POMAR DE SEU QUINTAL.
- EM SUA MORADIA EXISTE UM QUINTAL? O QUE HÁ NELE? CONTE AOS COLEGAS.
56
CIDADÃO DO MUNDO DIREITO À MORADIA
TODAS AS PESSOAS TÊM O DIREITO A UMA MORADIA QUE GARANTA ABRIGO E PROTEÇÃO. ESSE E OUTROS DIREITOS ESTÃO PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, A LEI MAIOR DO NOSSO PAÍS.
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
ART. 6o SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO, O TRABALHO, A MORADIA, O TRANSPORTE, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDÊNCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇÃO.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 5 OUT 1988. P. 1. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/cT8TyX HTM. ACESSO EM: 2 FEV 2021.
NO ENTANTO, EXISTEM PESSOAS QUE VIVEM EM UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL. ELAS NÃO TÊM UMA CASA ADEQUADA PARA MORAR ONDE POSSAM SE PROTEGER DA CHUVA, DO FRIO, DO VENTO E DO CALOR.
EM SUA OPINIÃO, POR QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO TÊM UMA CASA PARA MORAR?
EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM UMA CASA PARA MORAR? POR QUÊ?
57
4 AS MORADIAS SÃO DIFERENTES
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO AS MORADIAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR E VERIFIQUE COMO UMA MENINA CHAMADA SERAFINA DESCREVEU, EM SEU DIÁRIO, A CASA DE SUA AVÓ.
LER E COMPREENDER
[...]
AGORA EU VOU CONTAR PRA VOCÊ COMO É A CASA: GRANDONA, COM UMA VARANDONA NA FRENTE, CHEIA DE REDES, UMA SALA ENORME, UMA COZINHA DO MESMO TAMANHO, COM FOGÃO DE LENHA E TUDO, CINCO QUARTOS E UM BANHEIRÃO. AH, E PERTO DA COZINHA TEM UM QUARTINHO QUE A VÓ CHAMA DE DESPENSA E SERVE PRA GUARDAR AS COMIDAS.
AS PAREDES DA CASA SÃO PINTADAS DE BRANCO E AS PORTAS E JANELAS DE AZUL FORTE.
QUANDO A GENTE VAI CHEGANDO PERTO DA CASA ATÉ PARA PRA OLHAR, DE TÃO LINDA QUE ELA É, DIÁRIO. NA FRENTE TEM UM GRAMADO BEM GRANDE, COM UNS CANTEIROS DE ROSA QUE SÃO O XODÓ DA VÓ RITA, E DO LADO TEM UMA ÁRVORE ENORME CHAMADA CHORÃO. [...]
SE... SERÁ, SERAFINA?, DE CRISTINA PORTO. 15. ED.ILUSTRAÇÕES DE MICHELE. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 58.
1. SERAFINA CITA VÁRIOS CÔMODOS QUE EXISTEM NA CASA DA AVÓ. QUAIS SÃO ELES?
2. DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE SERAFINA, A CASA DA AVÓ É GRANDE OU PEQUENA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
3. VOCÊ CONHECE ALGUMA CASA SEMELHANTE A ESSA DESCRITA POR SERAFINA? CONTE AOS COLEGAS.
58
OBSERVE DIFERENTES EXEMPLOS DE MORADIAS E OS PRINCIPAIS MATERIAIS USADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
A
B
C
59
D
E
F
4. IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS APRESENTADAS NAS FOTOS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA ANTERIOR.
5. QUAL DAS MORADIAS RETRATADAS NESSAS PÁGINAS MAIS SE PARECE COM A SUA?
60
AS MORADIAS INDÍGENAS
PARA SE ABRIGAR DO FRIO, DA CHUVA, DO SOL E DO VENTO, OS INDÍGENAS TAMBÉM CONSTROEM SUAS MORADIAS.
ALGUNS POVOS INDÍGENAS CHAMAM SUAS MORADIAS DE OCA, ENQUANTO OUTROS A CHAMAM DE MALOCA.
CADA POVO INDÍGENA TEM UMA MANEIRA DIFERENTE DE CONSTRUIR SUAS MORADIAS. ELAS VARIAM CONFORME SEUS COSTUMES. VEJA ALGUMAS DELAS A SEGUIR.
61
ATIVIDADES
1. COMPLETE O NOME DE ALGUNS TIPOS DE MORADIAS COM AS LETRAS QUE FALTAM. DEPOIS, RELACIONE O NOME À IMAGEM CORRETA.
- PRÉDI
- OC
- SOBR DO
- P LAFIT
2. RELACIONE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DAS MORADIAS A SEGUIR.
- TERRA, MADEIRA E FOLHA.
- CIMENTO, TIJOLO E TELHA.
- TELHA E MADEIRA.
62
VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA?
MORAR EM UMA CASA LIMPA E ORGANIZADA É MUITO IMPORTANTE PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL. PARA ISSO, PRECISAMOS TER ALGUNS CUIDADOS COM ELA. ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DAS LEGENDAS.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, COOPERE COM AS TAREFAS EM SUA MORADIA.
63
A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS
ATÉ APROXIMADAMENTE 50 ANOS ATRÁS, NA MAIORIA DOS LARES, AS MULHERES ERAM AS ÚNICAS RESPONSÁVEIS PELAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS.
AOS POUCOS, ESSA SITUAÇÃO FOI SE MODIFICANDO. NOS DIAS ATUAIS, AS ATIVIDADES DOMÉSTICAS SÃO, MUITAS VEZES, DIVIDIDAS ENTRE HOMENS E MULHERES.
ATUALMENTE, É MAIS COMUM QUE AS MULHERES, ASSIM COMO OS HOMENS, TRABALHEM FORA DE CASA. DESSE MODO, É IMPORTANTE QUE AS TAREFAS DOMÉSTICAS SEJAM DIVIDIDAS ENTRE TODOS OS MEMBROS DA FAMÍLIA.
TAMBÉM É CADA VEZ MAIOR A QUANTIDADE DE HOMENS QUE REALIZAM ATIVIDADES DOMÉSTICAS E CUIDAM DOS FILHOS.
MESMO COM AS MUDANÇAS OCORRIDAS NA DIVISÃO DE TAREFAS DOMÉSTICAS, MUITAS PESSOAS AINDA PENSAM QUE ELAS DEVEM SER REALIZADAS SOMENTE PELAS MULHERES.
64
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS TAREFAS QUE VOCÊ AJUDA A REALIZAR EM SUA MORADIA.
GUARDAR OS BRINQUEDOS.
CUIDAR DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.
CUIDAR DOS MATERIAIS ESCOLARES.
JOGAR LIXO NA LIXEIRA.
CONSERVAR A MORADIA LIMPA.
CUIDAR DAS PLANTAS.
- LEIA PARA OS COLEGAS AS ALTERNATIVAS QUE VOCÊ MARCOU.
2. VAMOS AJUDAR ANTÔNIO A ARRUMAR O QUARTO. LIGUE OS OBJETOS QUE ESTÃO FORA DO LUGAR AO LOCAL ONDE DEVEM SER GUARDADOS.
65
3. OBSERVE O CÔMODO DE UMA CASA RETRATADO PELO PINTOR HOLANDÊS VINCENT VAN GOGH (1853-1890).
A. QUAL É O CÔMODO DA CASA RETRATADO PELO PINTOR?
A COZINHA.
O BANHEIRO.
O QUARTO.
B. MARQUE UM X NOS OBJETOS PRESENTES NESSE CÔMODO.
CAMA.
QUADROS.
SOFÁ.
CADEIRAS.
C. EM SUA OPINIÃO, ESSE CÔMODO ESTÁ ORGANIZADO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
66
5 CONVIVÊNCIA FAMILIAR
ESTA É CARLA, UMA MENINA QUE ESTUDA NO 1o ANO.
A SEGUIR, ESTÃO ILUSTRADAS QUATRO SITUAÇÕES QUE CARLA VIVEU COM PESSOAS DA FAMÍLIA DELA. OBSERVE-AS.
67
1. EM QUAIS DAS SITUAÇÕES REPRESENTADAS CARLA FICOU ALEGRE? EM QUAIS ELA FICOU TRISTE? MARQUE OS QUADRINHOS AO LADO DE CADA CENA, DE ACORDO COM AS INDICAÇÕES A SEGUIR.
ALEGRE
TRISTE
VOCÊ JÁ VIVEU SITUAÇÕES SEMELHANTES COM SEUS FAMILIARES? CONTE PARA OS COLEGAS COMO FOI E OUÇA O QUE ELES TÊM A DIZER.
68
AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIA
EM NOSSA CONVIVÊNCIA FAMILIAR, PODEMOS APRENDER SOBRE A HISTÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA.
OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR, QUE RETRATAM FAMÍLIAS DE OUTRAS ÉPOCAS.
A
PESSOAS.
B
PESSOAS.
69
C
PESSOAS.
D
PESSOAS.
2. ESCREVA NOS ESPAÇOS ABAIXO DE CADA FOTO O NÚMERO DE PESSOAS DAS FAMÍLIAS RETRATADAS.
70
RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE
TODAS AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIAS PARA CONTAR. LEIA EM VOZ ALTA COM A AJUDA DO PROFESSOR O QUE UM MENINO CHAMADO VINÍCIOS DESCOBRIU SOBRE A HISTÓRIA DE SEU AVÔ JOÃO E DE SUA AVÓ INÊS.
EU CONHECI SUA AVÓ INÊS NO BAIRRO ONDE A GENTE MORAVA. ELA ERA MINHA MELHOR AMIGA!
UM DIA, ELA PRECISOU MUDAR DE CIDADE COM A FAMÍLIA DELA. EU FIQUEI MUITO TRISTE.
O TEMPO PASSOU E EU NÃO A VI MAIS...
71
QUANDO EU JÁ ERA ADULTO, FUI CONVIDADO PARA UM CASAMENTO. AO CHEGAR À FESTA, VI UMA MULHER QUE ME FEZ LEMBRAR DELA.
DE REPENTE, ESCUTEI UMA PESSOA FALANDO PERTO DE MIM: "- INÊS, QUANTO TEMPO!" ME VIREI RAPIDAMENTE E VI QUE ERA MESMO ELA! ERA A SUA AVÓ!
FUI FALAR "OI" E ELA LOGO LEMBROU DE MIM. COMEÇAMOS A CONVERSAR E RELEMBRAR OS TEMPOS DE INFÂNCIA... ESSE FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA!
72
ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. RESPONDA ÀS QUESTÕES SOBRE A HISTÓRIA DO AVÔ DE VINÍCIOS, APRESENTADA NAS PÁGINAS ANTERIORES.
-
MARQUE NO QUADRO A SEGUIR O NOME DO AVÔ DE VINÍCIOS.
MAURO
APARECIDO
JOÃO
EVANDRO
JOSÉ
MANOEL
FRANCISCO
SILVIO
ROGÉRIO
-
AGORA, MARQUE O NOME DA AVÓ DE VINÍCIOS.
JOANA
NEIDE
ANTÔNIA
INÊS
CARMEM
JÚLIA
ROSA
NAIR
MARIA
-
ENUMERE OS ACONTECIMENTOS A SEGUIR DE ACORDO COM A ORDEM CORRETA.
- JOÃO E INÊS SE REENCONTRARAM EM UMA FESTA DE CASAMENTO, QUANDO JÁ ERAM ADULTOS.
- JOÃO E INÊS SE CONHECERAM NO BAIRRO ONDE MORAVAM E SE TORNARAM AMIGOS.
- INÊS MUDOU DE CIDADE COM A FAMÍLIA DELA. JOÃO FICOU MUITO TRISTE.
73
2. VIMOS QUE OS AVÓS DE VINÍCIOS SE CONHECERAM NO BAIRRO ONDE MORAVAM. E A SUA FAMÍLIA? POSSUI ALGUMA HISTÓRIA RELACIONADA À SUA COMUNIDADE?
-
PARA DESCOBRIR, CONVERSE COM UM FAMILIAR MAIS VELHO. DEPOIS, FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO O RELATO.
-
COM A AJUDA DE SEU FAMILIAR, ESCREVA UMA FRASE REPRESENTANDO ESSE RELATO.
74
3. OS ANTIGOS EGÍPCIOS VIVERAM NA ÁFRICA HÁ MILHARES DE ANOS. ELES PRODUZIRAM MUITAS IMAGENS, CONSIDERADAS ATUALMENTE OBRAS DE ARTE.
CONHEÇA UM EXEMPLO DE IMAGEM EGÍPCIA QUE REPRESENTA UMA FAMÍLIA.
A. QUANTAS PESSOAS FORMAM ESSA FAMÍLIA?
B. ESSA FAMÍLIA É COMPOSTA POR PAI, MÃE E TRÊS FILHOS. IDENTIFIQUE ESSAS PESSOAS NA IMAGEM E:
- CONTORNE DE VERMELHO O ROSTO DO PAI;
- CONTORNE DE AZUL O ROSTO DA MÃE;
- CONTORNE AS CRIANÇAS DE VERDE.
75
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. RELACIONE CADA PERSONAGEM À SUA FAMÍLIA, DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO.
2. ALGUMAS ATITUDES SÃO ESSENCIAIS NA CONVIVÊNCIA SOCIAL. UTILIZE A LETRA INICIAL DE CADA IMAGEM PARA DESCOBRIR ALGUMAS DESSAS ATITUDES.
- ESCOLHA UMA DAS ATITUDES ANTERIORES E CONTE AOS COLEGAS UMA SITUAÇÃO EM QUE VOCÊ TEVE ESSA ATITUDE.*
76
3. ESCREVA O NOME DE CADA CÔMODO DA CASA, UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO.
QUARTO · BANHEIRO
SALA · COZINHA
77
4. COPIE O NOME DO CÔMODO MAIS ADEQUADO PARA CADA UM DOS OBJETOS MOSTRADOS A SEGUIR.
COZINHA - BANHEIRO - QUARTO
5. PINTE APENAS A IMAGEM DESTA PÁGINA QUE MOSTRA COMO O QUINTAL DEVE SER CUIDADO.
78
3 CONVIVENDO NA ESCOLA
79
PASSAMOS GRANDE PARTE DO NOSSO TEMPO NA ESCOLA. NESSE ESPAÇO, CONVIVEMOS COM OS NOSSOS COLEGAS, OS PROFESSORES E OS OUTROS FUNCIONÁRIOS.
CONECTANDO IDEIAS
- DESCREVA A PARTE DA ESCOLA RETRATADA NA FOTO.
- A SUA ESCOLA SE PARECE COM A ESCOLA DA IMAGEM? COMENTE ALGUMAS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS COM OS COLEGAS.
- CITE ALGUMAS RESPONSABILIDADES QUE PRECISAMOS TER NO AMBIENTE ESCOLAR.
80
1 OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA
EM NOSSO DIA A DIA CONVIVEMOS EM DIFERENTES AMBIENTES. OBSERVE ALGUNS EXEMPLOS A SEGUIR.
81
ATIVIDADES
1. ASSOCIE CADA ILUSTRAÇÃO À LEGENDA CORRETA.
- AMBIENTE DA COMUNIDADE.
- AMBIENTE DOMÉSTICO.
- AMBIENTE ESCOLAR.
2. QUE ELEMENTOS DAS IMAGENS AJUDARAM VOCÊ A FAZER AS ASSOCIAÇÕES ANTERIORES?
3. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE OS AMBIENTES DOMÉSTICO, ESCOLAR E DE UMA COMUNIDADE.
4. CITE ALGUNS HÁBITOS E REGRAS DE CADA UM DESSES AMBIENTES.
82
2 COMO É BOM ESTUDAR!
FAZEMOS DIVERSAS ATIVIDADES NA ESCOLA DIARIAMENTE. VAMOS REFLETIR SOBRE ESSE ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA?
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO POEMA A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
TODO DIA NA ESCOLA,
O PROFESSOR, A PROFESSORA,
A GENTE APRENDE E BRINCA MUITO
COM DESENHO, TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA, FAZEM FILA.
O PAULINHO, O PEDRÃO,
A PATRÍCIA E A PRISCILA.
[...]
A ESCOLA, DE CLÁUDIO THEBAS. EM: AMIGOS DO PEITO. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8. © THEBAS, CLÁUDIO.
1. DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO PROFESSOR, VAMOS CONVERSAR SOBRE O TEXTO.
A - HÁ ALGUMA PALAVRA NO TEXTO QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA?
B - O TEXTO TRATA DA CONVIVÊNCIA DE PESSOAS EM QUAL LUGAR?
C - O TEXTO CITA O NOME DE ALGUNS AMIGOS DA ESCOLA. DIGA O NOME DE UM AMIGO QUE ESTUDA COM VOCÊ.
2. ESCREVA A SEGUIR:
MINHA ESCOLA SE CHAMA:
83
NA ESCOLA, APRENDEMOS ALGO NOVO O TEMPO TODO.
VEJA O QUE ALGUMAS CRIANÇAS APRENDEM QUANDO ESTÃO NA ESCOLA.
3. ENTRE AS ATIVIDADES MOSTRADAS, CONTORNE AS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
84
ATIVIDADES
1. DESCUBRA O QUE AS CRIANÇAS DAS FOTOS ESTÃO APRENDENDO NA ESCOLA. PARA ISSO, COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
ESCR V R.
BR NCAR DE B LA.
P NT R.
C NT R.
-
CONTORNE A FOTO QUE REPRESENTA A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA NA ESCOLA.
85
TIPOS DE ESCOLA
EXISTEM ESCOLAS QUE SE DEDICAM AO ENSINO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, COMO ESPORTES, DANÇAS E MÚSICAS.
1. OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR. DESCUBRA O QUE PODEMOS APRENDER EM CADA UMA DELAS. EM SEGUIDA, RELACIONE\ AS ESCOLAS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES.
- BOLA.
- ÓCULOS DE NATAÇÃO.
- SAPATILHAS.
86
CIDADÃO DO MUNDO OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
TODOS OS ADOLESCENTES E CRIANÇAS DO MUNDO ESTÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS. NO BRASIL, ALGUNS DESSES DIREITOS ESTÃO REGISTRADOS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
87
1. QUAIS SITUAÇÕES APRESENTADAS NAS FOTOS FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA?
2 EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES TENHAM DIREITOS? POR QUÊ?
88
ATIVIDADES
1. ESCOLHA UM DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS APRESENTADOS NAS PÁGINAS 86 E 87 E FAÇA UM DESENHO PARA REPRESENTÁ-LO.
2. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA UMA LEGENDA PARA O SEU DESENHO.
89
3. LEIA O TEXTO A SEGUIR, QUE FOI PUBLICADO NO JORNAL INFANTIL O BRASILEIRINHO.
[...]
SUGESTÕES DE DEVERES DAS CRIANÇAS
[...]
- IR À ESCOLA E ESTUDAR.
- RESPEITAR SEUS PROFESSORES.
- ESCUTAR E COMPREENDER OS OUTROS.
- RESPEITAR AS ORIGENS E CRENÇAS DOS OUTROS.
- RESPEITAR A FAMÍLIA.
- NÃO JOGAR SUJEIRA NA CASA ONDE MORA.
- APRENDER COM OS SEUS PRÓPRIOS ERROS.
- ESFORÇAR-SE CADA VEZ MAIS PARA MERECER ELOGIOS DOS PAIS E DOS PROFESSORES.
- CUMPRIR AS NORMAS DE HIGIENE: TOMAR BANHO, ESCOVAR OS DENTES [...].
- CUMPRIR AS NORMAS DE ORGANIZAÇÃO E COLABORAÇÃO: GUARDAR OS BRINQUEDOS, ARRUMAR O QUARTO.
CRIANÇA SÓ TEM DIREITOS, MAS OS DEVERES DAS CRIANÇAS EXISTEM. O BRASILEIRINHO. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/vCCMGa. ACESSO EM: 7 ABR. 2021.
LER E COMPREENDER
-
CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE CADA UM DOS DEVERES CITADOS NO TEXTO. VERIFIQUEM QUAIS DELES VOCÊS TÊM O COSTUME DE CUMPRIR NO DIA A DIA E QUAIS DELES VOCÊS ACREDITAM QUE PODEM COMEÇAR A CUMPRIR DE AGORA EM DIANTE.
90
OS AMBIENTES DA ESCOLA
A ESCOLA TEM AMBIENTES DIFERENTES, UTILIZADOS DE ACORDO COM A ATIVIDADE REALIZADA EM CADA UM DELES. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E LEIA EM VOZ ALTA COM OS COLEGAS O NOME DE CADA DEPENDÊNCIA DA ESCOLA.
BIBLIOTECA.
SALA DOS PROFESSORES.
SALA DE AULA.
BANHEIRO.
REFEITÓRIO.
PARQUINHO.
91
1. MARQUE UM X NAS DEPENDÊNCIAS MOSTRADAS QUE TAMBÉM EXISTEM NA SUA ESCOLA.
icon01 2. CITE O NOME DE OUTRAS DEPENDÊNCIAS QUE EXISTEM NA SUA ESCOLA.
3. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE QUAIS ATITUDES VOCÊS PODEM TER PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.
92
ATIVIDADES
1. UTILIZE O ESPAÇO A SEGUIR PARA DESENHAR SUA ESCOLA INCLUA O MÁXIMO DE DETALHES POSSÍVEL.
2. COM A AJUDA DO PROFESSOR, CONTINUE A FRASE A SEGUIR.
O QUE EU MAIS GOSTO NA MINHA ESCOLA É...
93
3. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR: ELAS MOSTRAM DOIS AMBIENTES QUE LAÍS COSTUMA FREQUENTAR. PINTE COM SUAS CORES FAVORITAS SOMENTE A ILUSTRAÇÃO QUE REPRESENTA UM AMBIENTE ESCOLAR.
4. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE OS AMBIENTES DE UMA CASA E OS AMBIENTES DE UMA ESCOLA.
94
CIDADÃO DO MUNDO DIFERENTES ESCOLAS NO BRASIL
NO BRASIL, EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA. TEMOS AS ESCOLAS RURAIS, URBANAS, INDÍGENAS, QUILOMBOLAS, ENTRE OUTRAS.
OBSERVE ALGUNS EXEMPLOS DE ESCOLAS PELO BRASIL.
95
ico 1. DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DOS AMBIENTES ONDE SE LOCALIZAM AS ESCOLAS RETRATADAS EM CADA IMAGEM.
ico 2. COMPARE AS ESCOLAS RETRATADAS COM A QUE VOCÊ ESTUDA. QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE ELAS?
96
3 ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA
NA ESCOLA, ALÉM DE APRENDER, TAMBÉM PODEMOS CONHECER PESSOAS E FAZER AMIZADES.
LAURA, POR EXEMPLO, CONHECEU VÁRIAS PESSOAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, COMO OS COLEGAS DE TURMA, OS PROFESSORES E OUTROS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
EM POUCOS DIAS, LAURA FEZ AMIZADE COM VÁRIOS COLEGAS DA SUA TURMA, COM QUEM CONVIVE DIARIAMENTE.
1. ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS QUE VOCÊ CONHECEU NA ESCOLA.
97
COM O PASSAR DOS DIAS, LAURA TAMBÉM PERCEBEU QUE DIFERENTES PROFISSIONAIS TRABALHAM NA ESCOLA.
VAMOS CONHECER ALGUNS DESSES PROFISSIONAIS COM QUEM LAURA CONVIVE NA ESCOLA.
RESPEITE OS PROFISSIONAIS DA SUA ESCOLA. ELES COLABORAM COM A SUA EDUCAÇÃO TODOS OS DIAS.
2. ESCREVA O NOME DE DUAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA SUA ESCOLA.
98
ATIVIDADES
1. ESCREVA A LETRA INICIAL DE CADA FIGURA E DESCUBRA ALGUNS PROFISSIONAIS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA ESCOLA.
_
_
_
_
2. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
_
99
3. PINTE OS PROFISSIONAIS A SEGUIR QUE VOCÊ JÁ VIU PRÓXIMO DE SUA CASA OU DA ESCOLA ONDE ESTUDA.
4. DESENHE EM SEU CADERNO OUTRO PROFISSIONAL QUE VOCÊ OBSERVA NOS LUGARES QUE COSTUMA FREQUENTAR.
100
5. A ILUSTRAÇÃO A SEGUIR DEMONSTRA UMA SITUAÇÃO DE RESPEITO PELO TRABALHO DE UM FUNCIONÁRIO DA ESCOLA.
- PINTE A ILUSTRAÇÃO DO JEITO QUE PREFERIR.
-
ORDENE AS SÍLABAS A SEGUIR PARA DESCOBRIR AS PALAVRAS. DEPOIS, MARQUE UM X NO FUNCIONÁRIO REPRESENTADO NA IMAGEM.
- FES - PRO - SOR
- DOR - LA - ZE
- TEI - POR - RO
AS ESCOLAS SÃO IMPORTANTES, MAS AINDA SOFREM VANDALISMOS POR PARTE DE VÁRIAS PESSOAS, DE DENTRO E DE FORA DA ESCOLA. O QUE VOCÊ PENSA SOBRE ESSE ASSUNTO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
101
6. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA OS NOMES DOS FUNCIONÁRIOS E SUAS FUNÇÕES NA ESCOLA. DEPOIS, RELACIONE AS COLUNAS FAZENDO A CORRESPONDÊNCIA ADEQUADA.
- COZINHEIRO.
- BIBLIOTECÁRIO.
- PORTEIRO.
- SECRETÁRIO.
- COORDENADOR PEDAGÓGICO.
- DIRETOR.
- FAZ AS REFEIÇÕES QUE SÃO SERVIDAS NA ESCOLA.
- FAZ OS EMPRÉSTIMOS DOS LIVROS E CUIDA DO ACERVO DA BIBLIOTECA.
- CUIDA DA ENTRADA E DA SAÍDA DE PESSOAS NA ESCOLA.
- ORGANIZA OS DOCUMENTOS DOS ALUNOS E FAZ AS MATRÍCULAS.
- AUXILIA OS PROFESSORES A PREPARAR AS AULAS.
- ADMINISTRA A ESCOLA.
102
PARA CONVIVER MELHOR
É IMPORTANTE MANTER UM BOM CONVÍVIO COM AS PESSOAS DA ESCOLA E DOS DEMAIS LUGARES QUE FREQUENTAMOS.
OBSERVE A SEGUIR ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM TORNAR MELHOR A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM UMA SALA DE AULA.
ATITUDES COMO ESSAS DEMONSTRAM RESPEITO. ELAS DEVEM SER USADAS POR TODAS AS PESSOAS E EM QUALQUER LUGAR.
103
TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS DO JEITO QUE SÃO. O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS TAMBÉM PROPORCIONA A BOA CONVIVÊNCIA.
CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS.
104
ATIVIDADES
1. ESCREVA AS LETRAS NOS LUGARES INDICADOS PELAS SETAS E DESCUBRA ALGUMAS PALAVRAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA. VEJA O EXEMPLO.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
105
2. RELACIONE CADA CENA À PALAVRA CORRESPONDENTE.
- DESCULPE-ME!
- OBRIGADO!
3. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO ELABORAR UM CARTAZ COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- PARA ISSO, CONVERSEM E PENSEM SOBRE AS REGRAS QUE VOCÊS JÁ PRATICAM NO DIA A DIA. DE QUE MANEIRA ESSAS REGRAS PODERIAM SER MELHORADAS?
- DEPOIS, VOCÊS DEVERÃO EXPRESSAR SUAS OPINIÕES SOBRE EM QUE MOMENTOS OU LUGARES AS REGRAS DEVEM SER APLICADAS.
- ENQUANTO ISSO, O PROFESSOR VAI ANOTANDO AS REGRAS EM UM CARTAZ QUE DEVE FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA, ONDE TODOS POSSAM VÊ-LO.
106
CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR
CUIDAR DO MATERIAL ESCOLAR É MUITO IMPORTANTE!
ESSA ATITUDE TAMBÉM É UMA FORMA DE CONVIVER BEM COM OS COLEGAS DE CLASSE.
DEIXAR A SALA ORGANIZADA É UMA MANEIRA DE TODOS ESTUDAREM EM UM LUGAR AGRADÁVEL.
CUIDAR BEM DOS LIVROS EMPRESTADOS DA BIBLIOTECA É UMA MANEIRA DE CUIDAR DOS MATERIAIS QUE TODOS VÃO UTILIZAR.
- COM OS COLEGAS, CITEM ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS NOSSOS MATERIAIS ESCOLARES PARTICULARES E COM OS MATERIAIS QUE SÃO DE USO DE TODOS.
107
ATIVIDADES
1. PINTE A IMAGEM EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO CUIDANDO DA SALA DE AULA.
2. DESENHE UMA ATITUDE QUE VOCÊ REALIZA PARA CUIDAR BEM DA SALA DE AULA OU DA ESCOLA.
108
REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES
PODEMOS REPRESENTAR UM OBJETO EM DIFERENTES TAMANHOS.
1. OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR E MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A
B
C
-
QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REAL?
- FOTO A.
- FOTO B.
- FOTO C.
-
QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REDUZIDO?
- FOTO A.
- FOTO B.
- FOTO C.
-
QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO AMPLIADO?
- FOTO A.
- FOTO B.
- FOTO C.
109
ATIVIDADES
1. RELACIONE CADA MATERIAL ESCOLAR À SUA FORMA CORRESPONDENTE.
- CADERNO.
- LÁPIS.
- APONTADOR.
- TESOURA.
2. EM SEU CADERNO, DESENHE UM MATERIAL ESCOLAR EM TAMANHO REDUZIDO, OU SEJA, MENOR QUE O SEU TAMANHO REAL.
110
A HORA DO RECREIO
NO RECREIO HÁ CRIANÇAS POR TODO LADO: CANTANDO, BRINCANDO E PULANDO. MAS TAMBÉM É PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO.
O PÁTIO DE RECREIO DA SUA ESCOLA TAMBÉM É UM LUGAR ANIMADO?
1. COMPLETE AS PALAVRAS DO POEMA COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E DESCUBRA DE QUAIS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS GOSTAM.
INFÂNCIA
ANINH
PULA AMARELIN A [...]
CAROL
BRINCA DE BO A [...]
TIET
DE BICICLE A
E JANET
DE PATINE E. [...]
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 1999. P. 44.
2. RELACIONE OS NOMES DAS CRIANÇAS DO POEMA ANTERIOR ÀS IMAGENS DAS BRINCADEIRAS QUE ELAS GOSTAM.
- ANINHA
- CAROLA
- TIETA
- JANETE
111
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ APRENDEU NA ESCOLA.
- LER.
- CUIDAR DA SAÚDE.
- ESCREVER.
- PRATICAR ESPORTES.
- PINTAR E DESENHAR.
- CUIDAR DA NATUREZA.
- CONTAR.
- RESPEITAR AS PESSOAS.
2. OS CONHECIMENTOS QUE APRENDEMOS NA ESCOLA SÃO IMPORTANTES? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE O ASSUNTO.
3. RELACIONE OS OBJETOS MAIS UTILIZADOS A CADA TIPO DE ESCOLA.
OBJETO
- BOLA.
VIOLÃO.
TINTA E PINCEL.
SAPATILHAS.
ESCOLA DE:
- MÚSICA
- DANÇA
- ESPORTE
- PINTURA
112
4. SIGA AS SETAS E FORME UMA PALAVRA QUE INDICA O QUE É PRECISO PARA PROMOVER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS.
-
ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ ENCONTROU.
5. COMPLETE CORRETAMENTE AS FRASES COM AS PALAVRAS A SEGUIR.
BIBLIOTECÁRIO · PORTEIRO · PROFESSOR
- O É RESPONSÁVEL POR ENSINAR OS ALUNOS EM SALA DE AULA.
- O CUIDA DO ACERVO DA BIBLIOTECA, ALÉM DE CONTROLAR OS EMPRÉSTIMOS DE LIVROS.
- O É RESPONSÁVEL POR CONTROLAR A ENTRADA E A SAÍDA DE PESSOAS NA ESCOLA.
6. PINTE OS OBJETOS DE ACORDO COM O TAMANHO DELES.
- VERDE - REPRESENTADO MAIOR QUE SEU TAMANHO REAL.
- AZUL - REPRESENTADO MENOR QUE SEU TAMANHO REAL.
- VERMELHO - REPRESENTADO EM SEU TAMANHO REAL.
7. ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS TÊM REGRAS. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ESSAS REGRAS DEVEM SER SEGUIDAS?
113
8. ESCREVA O NOME DOS BRINQUEDOS A SEGUIR NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.
PIÃO · VIDEOGAME · IOIÔ · PETECA
AGORA, MARQUE UM X NOS BRINQUEDOS QUE SÃO MAIS ANTIGOS.
9. UTILIZE A LETRA INICIAL DE CADA IMAGEM PARA DESCOBRIR ALGUNS DIREITOS DAS CRIANÇAS.