114
4 CONVIVENDO NA COMUNIDADE
115
NA COMUNIDADE CONVIVEMOS COM NOSSOS AMIGOS E VIZINHOS. NO BRASIL, MUITAS COMUNIDADES SE UNEM A PARTIR DE MANIFESTAÇÕES CULTURAIS. VAMOS REFLETIR SOBRE A CONVIVÊNCIA NA COMUNIDADE?
CONECTANDO IDEIAS
- O QUE AS CRIANÇAS DA FOTO ESTÃO FAZENDO?
- VOCÊ COSTUMA PARTICIPAR DE ATIVIDADES COMO ESSA EM SUA COMUNIDADE? CONTE AOS COLEGAS.
-
CITE ALGUMAS RESPONSABILIDADES QUE TEMOS QUE TER NA CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE.
116
1 VIVENDO EM COMUNIDADE
ASSIM COMO NOSSA CASA E A ESCOLA, EXISTEM VÁRIOS AMBIENTES EM UMA COMUNIDADE, COMO RUAS, PRAÇAS E PARQUES.
OBSERVE A FOTO A SEGUIR, QUE RETRATA UM ESPAÇO DA COMUNIDADE NA CIDADE DE BELO HORIZONTE, EM MINAS GERAIS, EM 2008.
NO ESPAÇO DA COMUNIDADE, TEMOS A CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS E DE PESSOAS NAS RUAS DIARIAMENTE.
A MORADIA ONDE VIVEMOS COM NOSSOS FAMILIARES SITUA-SE NA COMUNIDADE. TAMBÉM PODEMOS ENCONTRAR ESPAÇOS COMERCIAIS EM NOSSA COMUNIDADE.
OS CORETOS E AS PRAÇAS SÃO LOCAIS ONDE CONVIVEMOS COM NOSSOS VIZINHOS E AMIGOS E ONDE SÃO REALIZADOS EVENTOS E FEIRAS CULTURAIS.
EM MUITAS COMUNIDADES, O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA TAMBÉM PODE SER UM LOCAL ONDE NOS RELACIONAMOS COM A NATUREZA.
117
1. QUAL AMBIENTE DA COMUNIDADE FOI APRESENTADO NA IMAGEM?
2. NA SUA COMUNIDADE EXISTEM AMBIENTES COMO ESSE?
3. CITE ALGUNS AMBIENTES QUE FAZEM PARTE DA SUA COMUNIDADE.
118
NOSSAS RESPONSABILIDADES
OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES QUE MOSTRAM AS RESPONSABILIDADES DE ALEXANDRE EM SUA COMUNIDADE.
119
ATIVIDADES
1. O QUE ALEXANDRE ESTÁ FAZENDO EM CADA UMA DAS SITUAÇÕES EM SUA COMUNIDADE? CONVERSE COM OS COLEGAS.
2. EM SEU CADERNO, FAÇA UM DESENHO QUE MOSTRE ALGUMA AÇÃO QUE VOCÊ PODE FAZER PARA TER UMA BOA CONVIVÊNCIA EM SUA COMUNIDADE.
120
ARTE NA COMUNIDADE
A NOSSA COMUNIDADE É RICA EM CULTURA! VAMOS CONHECER EXEMPLOS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS EM ALGUMAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.
1. NA SUA COMUNIDADE TAMBÉM EXISTEM MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS COMO ESSAS RETRATADAS NAS FOTOS?
2. JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E ESCOLHA UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL DA SUA COMUNIDADE PARA REPRESENTAR EM UM CARTAZ.
121
2 FESTAS E COMEMORAÇÕES
DURANTE O ANO HÁ VÁRIAS DATAS COMEMORATIVAS.
ALGUMAS SÃO IMPORTANTES APENAS PARA AS FAMÍLIAS, COMO OS ANIVERSÁRIOS E OS CASAMENTOS. JÁ OUTRAS SÃO CELEBRADAS PELA ESCOLA E PELA COMUNIDADE. EM ALGUNS CASOS, POR CAUSA DE SUA IMPORTÂNCIA, O DIA DA COMEMORAÇÃO É ATÉ FERIADO!
1. CITE ALGUMAS DATAS COMEMORATIVAS QUE VOCÊ CONHECE.
LEIA A LISTA A SEGUIR COM ALGUMAS DATAS COMEMORATIVAS.
DIA | MÊS | DATA COMEMORATIVA |
---|---|---|
21 | FEVEREIRO | CARNAVAL (EM 2023)* |
19 | ABRIL | DIA DO ÍNDIO |
5 | JUNHO | DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE |
13 24 29 |
JUNHO | FESTAS JUNINAS |
22 | AGOSTO | DIA DO FOLCLORE |
12 | OUTUBRO | DIA DAS CRIANÇAS |
20 | NOVEMBRO | DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA |
122
2. CONTORNE NO CALENDÁRIO AS DATAS COMEMORATIVAS CITADAS NA PÁGINA ANTERIOR.
NAS PÁGINAS SEGUINTES, VAMOS CONHECER ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS QUE VOCÊ MARCOU NO CALENDÁRIO.
123
CARNAVAL
O CARNAVAL É UMA FESTA MUITO POPULAR NO BRASIL. ELE É COMEMORADO EM TODO O PAÍS, ENTRE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO. MESMO QUE NÃO CELEBREM A FESTIVIDADE, MUITAS FAMÍLIAS COSTUMAM APROVEITAR O FERIADO PARA VIAJAR, DESCANSAR OU PASSEAR. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR.
NO RIO DE JANEIRO E EM SÃO PAULO, VÁRIAS ESCOLAS DE SAMBA SE APRESENTAM EM DESFILES QUE ENCANTAM E ATRAEM PESSOAS DO MUNDO TODO.
EM OLINDA, NO ESTADO DE PERNAMBUCO, SÃO OS BONECOS GIGANTES QUE LEVAM AS PESSOAS A DANÇAREM PELAS RUAS, ACOMPANHADAS POR BANDAS.
EM SALVADOR, NA BAHIA, AS PESSOAS FESTEJAM ACOMPANHANDO OS TRIOS ELÉTRICOS, QUE TRANSITAM POR LONGOS TRAJETOS ANIMANDO A POPULAÇÃO.
3. VOCÊ COMEMORA O CARNAVAL? COMO? CONVERSE COM OS COLEGAS E OUÇA O RELATO DELES.
124
ATIVIDADES
1. LEIA O DEPOIMENTO DE LUCAS SOBRE COMO ELE COMEMORA O CARNAVAL. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
EU MORO EM OLINDA, NO ESTADO DE PERNAMBUCO. AQUI A GENTE SEMPRE COMEMORA O CARNAVAL! EU, MEUS PAIS E MEUS VIZINHOS COSTUMAMOS ASSISTIR JUNTOS AO DESFILE DE BONECOS... É MUITO DIVERTIDO!
-
COMO LUCAS COMEMORA O CARNAVAL? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
- DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA.
- DESFILE DE BONECOS.
- TRIO ELÉTRICO.
-
QUEM PARTICIPA COM ELE DA COMEMORAÇÃO?
- OS AMIGOS DA ESCOLA.
- ELE COMEMORA SOZINHO.
- OS PAIS E OS VIZINHOS.
125
FESTAS JUNINAS
NO MÊS DE JUNHO ALGUMAS PESSOAS COMEMORAM AS FESTAS JUNINAS.
VEJA O EXEMPLO A SEGUIR.
1. VOCÊ CONHECE ALGUMA DANÇA TÍPICA DAS FESTAS JUNINAS? CONTE AOS COLEGAS.
2. SE VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE ALGUMA DESSAS DANÇAS, COMENTE COM OS COLEGAS.
126
ATIVIDADES
1. COMPLETE O DIAGRAMA COM AS PALAVRAS A SEGUIR E DESCUBRA O NOME DE UM ALIMENTO MUITO USADO NAS FESTAS JUNINAS PARA FAZER RECEITAS DELICIOSAS!
- FESTA.
- JUNINA.
- ALIMENTO.
2. QUAL O NOME DO ALIMENTO QUE VOCÊ DESCOBRIU AO PREENCHER O DIAGRAMA? MARQUE UM X.
127
3 BRINCANDO NA COMUNIDADE
A COMUNIDADE É TAMBÉM O ESPAÇO EM QUE CONVIVEMOS COM NOSSOS AMIGOS, ONDE PODEMOS BRINCAR DE DIFERENTES MANEIRAS.
1. DESENHE A SEGUIR SUA BRINCADEIRA PREFERIDA.
128
OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR.
1. DO QUE AS CRIANÇAS RETRATADAS NAS FOTOS ESTÃO BRINCANDO?
2. DE QUAIS DESSAS BRINCADEIRAS VOCÊ JÁ PARTICIPOU? DE QUAL VOCÊ MAIS GOSTOU? POR QUÊ? CONVERSE COM OS COLEGAS.
3. NA SUA COMUNIDADE ESSAS BRINCADEIRAS SÃO REALIZADAS DE MANEIRA SEMELHANTE COMO NAS FOTOS? DESCREVA AOS COLEGAS.
129
BRINCADEIRAS INDÍGENAS
OS POVOS INDÍGENAS QUE VIVEM NO BRASIL SÃO MUITO DIFERENTES ENTRE SI. CADA POVO POSSUI SEUS PRÓPRIOS COSTUMES.
VAMOS CONHECER DUAS BRINCADEIRAS BASTANTE COMUNS ENTRE OS INDÍGENAS DA ETNIA GUARANI MBYA, QUE VIVEM NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO.
1. VOCÊ SABE COMO SE JOGA PETECA? COMENTE.
2. COMO VOCÊ IMAGINA QUE SEJA A BRINCADEIRA ARRANCA MANDIOCA? VAMOS BRINCAR?
130
ATIVIDADES
1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ESCREVA A SEGUIR O NOME DA BRINCADEIRA QUE VOCÊ DESENHOU NA PÁGINA 127.
2. ESCOLHA UM DE SEUS COLEGAS E OBSERVE A BRINCADEIRA QUE ELE DESENHOU NA PÁGINA 127. AGORA, TAMBÉM COM A AJUDA DO PROFESSOR, ANOTE NA LINHA A SEGUIR O NOME DA BRINCADEIRA DO SEU COLEGA.
3. OS ALUNOS DA TURMA DE TOMÁS TAMBÉM DESENHARAM SUAS BRINCADEIRAS PREFERIDAS.
AO OBSERVAREM OS DESENHOS, ELES FICARAM CURIOSOS PARA SABER QUAIS ERAM AS BRINCADEIRAS PREFERIDAS PELA MAIORIA DOS ALUNOS.
VEJA, ENTÃO, A LISTA QUE ELES FIZERAM, COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR.
- PEGA-PEGA: 8 ALUNOS
- BOLA QUEIMADA: 6 ALUNOS
- ESCONDE-ESCONDE: 5 ALUNOS
- PULAR CORDA: 4 ALUNOS
131
DEPOIS DISSO, ELES UTILIZARAM AS INFORMAÇÕES DA LISTA E ELABORARAM UM GRÁFICO. VEJA COMO FICOU.
COM BASE NO GRÁFICO DA TURMA DE TOMÁS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
-
QUANTOS ALUNOS TÊM A TURMA DELE?
-
QUAL É A BRINCADEIRA PREFERIDA PELA TURMA?
-
COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR, REALIZE UMA ATIVIDADE SEMELHANTE COM BASE NAS INFORMAÇÕES DE SUA TURMA.
132
AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE TODA BRINCADEIRA TEM REGRAS? AS REGRAS PRECISAM SER RESPEITADAS PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR DE MANEIRA ORGANIZADA.
1. VOCÊ CONHECE AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA? CONTE AOS COLEGAS.
2. AGORA, PREPARE-SE PARA A HORA DO RECREIO! COM OS COLEGAS, ESCOLHA UMA BRINCADEIRA PARA SE DIVERTIREM E CONVERSEM SOBRE SUAS REGRAS.
DEPOIS DE BRINCAREM, CONVERSEM NOVAMENTE E VERIFIQUEM SE A BRINCADEIRA FOI DIVERTIDA, SE AS REGRAS FORAM CUMPRIDAS, SE ALGUMA REGRA FOI QUEBRADA E COMO A BRINCADEIRA FICOU DEPOIS DISSO.
O IMPORTANTE NÃO É GANHAR NEM PERDER.
O IMPORTANTE É SE DIVERTIR!
133
ATIVIDADES
1. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR, QUE RETRATAM CRIANÇAS BRINCANDO DE ESCONDE-ESCONDE.
- MARQUE UM X NA IMAGEM EM QUE O PEGADOR ESTÁ RESPEITANDO AS REGRAS DO ESCONDE-ESCONDE.
-
VOCÊ COSTUMA SEGUIR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS DE QUE PARTICIPA? COMENTE.
-
CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE RESPEITAR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS.
134
CIDADÃO DO MUNDO BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE
AS BRINCADEIRAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO CORPO E DA MENTE.
VEJA.
135
1. COMO É POSSÍVEL SABER QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ REALIZAVA QUANDO ERA BEBÊ?
2. DE QUAL DAS BRINCADEIRAS RETRATADAS VOCÊ GOSTA MAIS? POR QUÊ?
3. POR QUE BRINCAR É IMPORTANTE EM TODAS AS FASES DA VIDA?
136
4 AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA
ALGUMAS BRINCADEIRAS FORAM CRIADAS HÁ MUITO TEMPO, ANTES MESMO DE VOCÊ E DE SEUS PAIS NASCEREM. ALGUMAS DELAS AINDA CONTINUAM SENDO PRATICADAS.
VEJA, NAS IMAGENS A SEGUIR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SEMELHANTES EM DIFERENTES ÉPOCAS.
1. QUAL É A BRINCADEIRA DA CRIANÇA REPRESENTADA NA PINTURA?
2. A FOTO A SEGUIR REPRESENTA UMA CRIANÇA BRINCANDO COM UM BRINQUEDO SEMELHANTE AO MOSTRADO NA PINTURA. VOCÊ JÁ BRINCOU COM UM BRINQUEDO COMO ESSE?
AS BRINCADEIRAS SÃO MUITO IMPORTANTES E DEVEM FAZER PARTE DAS VIVÊNCIAS DE TODAS AS CRIANÇAS.
137
JOGOS E BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DO COTIDIANO DE CRIANÇAS DE DIFERENTES LUGARES DO MUNDO HÁ MUITO TEMPO.
VAMOS CONHECER ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE JÁ EXISTIAM NO PASSADO E QUE CONTINUAM FAZENDO PARTE DA VIDA DAS CRIANÇAS NOS DIAS DE HOJE.
PRESERVAR OS COSTUMES ANTIGOS É UMA MANEIRA DE VALORIZAR AS EXPERIÊNCIAS DE NOSSOS ANTEPASSADOS. O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR A PRESERVAR AS BRINCADEIRAS ANTIGAS?
3. QUAIS FOTOS FORAM TIRADAS NO PASSADO? E QUAIS FOTOS FORAM TIRADAS NA ATUALIDADE?
138
NO BRASIL, MUITAS BRINCADEIRAS ANTIGAS SÃO ACOMPANHADAS DE CANTIGAS POPULARES.
VAMOS CONHECER DUAS DESSAS CANTIGAS. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS CANTIGAS A SEGUIR.
CIRANDA, CIRANDINHA
CIRANDA, CIRANDINHA,
VAMOS TODOS CIRANDAR,
VAMOS DAR A MEIA-VOLTA,
VOLTA E MEIA VAMOS DAR.
O ANEL QUE TU ME DESTE
ERA VIDRO E SE QUEBROU.
O AMOR QUE TU ME TINHAS
ERA POUCO E SE ACABOU.
CANTIGA DE ORIGEM POPULAR.
É MUITO PROVÁVEL QUE SEUS PAIS E AVÓS CONHEÇAM CANTIGAS POPULARES. QUE TAL PERGUNTAR PARA ELES? CONVERSAR COM AS PESSOAS MAIS VELHAS DA FAMÍLIA É MUITO LEGAL, POIS PODEMOS APRENDER COISAS NOVAS E SABER COMO ERA O COTIDIANO DELAS NO PASSADO.
139
UM HOMEM BATEU EM MINHA PORTA
UM HOMEM BATEU EM MINHA PORTA
E EU ABRI.
SENHORAS E SENHORES,
PONHAM A MÃO NO CHÃO.
SENHORAS E SENHORES,
PULEM DE UM PÉ SÓ.
SENHORAS E SENHORES,
DEEM UMA RODADINHA
E VÃO PRO OLHO DA RUA!
CANTIGA DE ORIGEM POPULAR.
LER E COMPREENDER
4. CITE UMA CARACTERÍSTICA COMUM A AMBOS OS TEXTOS.
5. CONTORNE NA PRIMEIRA CANTIGA DUAS PALAVRAS QUE POSSUEM SOM FINAL SEMELHANTE.
6. DO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO?
7. VAMOS BRINCAR E CANTAR ESSAS CANTIGAS? COM O PROFESSOR E OS COLEGAS, ESCOLHAM UMA ÁREA AMPLA DA ESCOLA PARA BRINCAR.
140
5 OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS
GERALMENTE, EM NOSSA COMUNIDADE PERCORREMOS CAMINHOS DIVERSOS, SEJA PARA IR À ESCOLA OU NA CASA DE AMIGOS, POR EXEMPLO.
JULIANA DESCREVEU O CAMINHO QUE FAZ DE CASA ATÉ A ESCOLA.
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
SAIO BEM CEDINHO PARA A ESCOLA. VOU DE BICICLETA PELAS RUAS E MINHA MÃE VAI CAMINHANDO AO MEU LADO.
SAINDO DE CASA, PASSAMOS EM FRENTE À CASA DE ELOÍSA. SEU CACHORRO, CACO, LATE ALTO COMO SE ESTIVESSE FALANDO "BOM DIA".
DEPOIS DE ALGUMAS QUADRAS, PASSAMOS EM FRENTE A UMA LOJA DE CARROS QUE TEM UMA GRANDE ÁRVORE NA FRENTE. MINHA MÃE DIZ QUE O NOME DESSA ÁRVORE É CASTANHOLA.
EM SEGUIDA, PASSAMOS PELA PRAÇA AO LADO DO MUSEU. BEM NO MEIO DELA TEM UM CHAFARIZ MUITO BONITO, ONDE ALGUNS PÁSSAROS BEBEM ÁGUA.
LOGO DEPOIS DA PRAÇA CHEGAMOS À ESCOLA.
TEXTO DOS AUTORES.
1. COM OS COLEGAS, LEIA O TEXTO NOVAMENTE.
141
2. IDENTIFIQUE NO TEXTO PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA E, COM O PROFESSOR, PROCUREM ESSAS PALAVRAS NO DICIONÁRIO.
3. MARQUE UM X NOS ELEMENTOS QUE A PERSONAGEM DO TEXTO OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
-
CONTORNE OS ELEMENTOS ANTERIORES QUE VOCÊ TAMBÉM OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
4. NOS ESPAÇOS A SEGUIR, DESENHE OUTROS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO QUE PERCORRE PARA IR À ESCOLA.
142
ATIVIDADES
1. OBSERVE O CAMINHO QUE TALITA PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA ONDE ESTUDA.
143
-
CONTORNE OS ELEMENTOS QUE TALITA OBSERVA NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
144
REGISTRANDO O CAMINHO
LUIZA PRECISAVA ENSINAR, PARA SUA AMIGA MARINA, COMO É O CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
PARA ISSO, ELA FEZ UM DESENHO COM OS ELEMENTOS QUE MARINA VAI ENCONTRAR NO CAMINHO. VEJA COMO FICOU.
145
ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR FAÇA UM DESENHO DO CAMINHO QUE VOCÊ PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA. REGISTRE OS ELEMENTOS OBSERVADOS.
146
DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS
AO DESENHAR O TRAJETO QUE PERCORRE DE CASA ATÉ A ESCOLA, VOCÊ REPRESENTOU O QUE OBSERVA NELE. VEJA O CAMINHO QUE OUTRAS CRIANÇAS FAZEM PARA IR À ESCOLA.
AS RUAS DAS CIDADES SÃO CAMINHOS UTILIZADOS POR MUITAS PESSOAS TODOS OS DIAS.
147
CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA?
FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL, CHICO BENTO NÃO FALTA AO SEU COMPROMISSO DIÁRIO. AONDE SERÁ QUE ELE VAI TODOS OS DIAS? OBSERVE A CAPA DE GIBI A SEGUIR.
CHICO BENTO, DE MAURICIO DE SOUSA. SÃO PAULO, GLOBO, N. 407, AGO. 2002.
-
PARA COMPLETAR A PALAVRA A SEGUIR, ESCREVA A LETRA INICIAL DO NOME DE CADA IMAGEM. DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA COMPLETA.
148
ATIVIDADES
1. NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR, POR QUE CHICO BENTO ESTAVA USANDO GUARDA-CHUVA NO CAMINHO PARA A ESCOLA?
2. COMO ESTAVA O TEMPO HOJE QUANDO VOCÊ VEIO PARA A ESCOLA? PINTE A FIGURA QUE REPRESENTA SUA RESPOSTA.
3. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO AGORA.
149
COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
O CÉU ESTÁ NUBLADO OU ENSOLARADO?
ESTÁ CHOVENDO? SERÁ QUE AINDA VAI CHOVER?
FAZ FRIO OU CALOR? ESTÁ VENTANDO?
QUANDO FAZEMOS ESSAS PERGUNTAS, ESTAMOS PROCURANDO SABER COMO ESTÁ O TEMPO. E PARA RESPONDER BASTA OBSERVAR O TEMPO.
-
DE ACORDO COM A ILUSTRAÇÃO, COMO ESTÁ O TEMPO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO OBSERVANDO?
150
PARA SABER FAZER
REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
ANA FEZ UM REGISTRO MENSAL DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO. VEJA OS PASSOS QUE ANA SEGUIU.
1 OBSERVOU AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO DIARIAMENTE.
2 ESCOLHEU NA LEGENDA O SÍMBOLO QUE REPRESENTA AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO QUE OBSERVOU.
3 EM SEGUIDA, DESENHOU ESSE SÍMBOLO DENTRO DE CADA QUADRO.
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM REGISTRO DIÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO ONDE VOCÊ MORA. FAÇA COMO ANA FEZ.
151
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO ATÉ A ESCOLA.
- PADARIA.
- BANCO.
- LAGO.
- PRAÇA.
- SORVETERIA.
- LAVOURA.
- FARMÁCIA.
- MERCADO.
- FLORESTA.
OUTROS: _______________
- ESCREVA O NOME DE DOIS DESSES ELEMENTOS E DESENHE UM SÍMBOLO DIFERENTE PARA REPRESENTAR CADA UM DELES.
ELEMENTO | SÍMBOLO |
---|---|
2. ESCREVA OS NOMES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS A SEGUIR DE ACORDO COM AS IMAGENS.
PRAÇA · RUA · PARQUE
152
3. PINTE OS SÍMBOLOS A SEGUIR CONFORME A ATITUDE RECOMENDADA.
DEVEMOS FAZER | NÃO DEVEMOS FAZER | |
---|---|---|
RECOLHER A SUJEIRA DOS ANIMAIS | ||
JOGAR LIXO NO CHÃO | ||
LIMPAR AS CALÇADAS | ||
CUIDAR DAS PLANTAS |
4. LIGUE OS ITENS A SEGUIR À IMAGEM MAIS ADEQUADA.
- NA PRAIA EM UM DIA QUENTE.
- NO CAMPO EM UM DIA FRIO.
PICOLÉ.
PANTUFAS.
SANDÁLIAS.
CHÁ QUENTE.
5. OBSERVE O TEMPO: ESTÁ CHOVENDO, COM SOL OU NUBLADO? DESENHO COMO ESTÁ O CÉU NESTE MOMENTO.
153
6. RELACIONE CADA BRINQUEDO ANTIGO AO SEU CORRESPONDENTE ATUAL.
-
QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE OS BRINQUEDOS ANTIGOS E OS ATUAIS APRESENTADOS? CONVERSE COM OS COLEGAS.*
154
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. O RELATO A SEGUIR, DE DRAUZIO VARELLA, CONTA UM POUCO DE SUA VIDA NO BAIRRO DO BRÁS, NA CIDADE DE SÃO PAULO, NO FINAL DA DÉCADA DE 1940. LEIA-O EM VOZ ALTA COM OS COLEGAS.
[...] AS CRIANÇAS NO BRÁS PASSAVAM O DIA SOLTAS. MINHA IRMÃ, COMO AS OUTRAS MENINAS, NÃO IA PARA LONGE DO PORTÃO: BRINCAVA DE BONECA NO QUINTAL E DE AMARELINHA NA CALÇADA, PULAVA CORDA COM AS AMIGAS E ÀS VEZES JOGAVA FUTEBOL COMIGO, MAS MINHA MÃE NÃO GOSTAVA DISSO; DIZIA QUE NÃO ERA BRINCADEIRA DE MENINA. EU TOMAVA CAFÉ, CORRIA PARA A RUA E SÓ VOLTAVA PARA COMER; VIVIA ALUCINADO ATRÁS DA BOLA. AINDA MAIS QUE O CAMPO ERA BEM EM FRENTE DE CASA [...].
NAS RUAS DO BRÁS, DE DRAUZIO VARELLA. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 2000. P. 23. (MEMÓRIA E HISTÓRIA).
-
SOBRE QUAL FASE DA VIDA TRATA O RELATO?
- INFÂNCIA.
- ADOLESCÊNCIA.
- FASE ADULTA
- VELHICE.
-
QUAIS BRINCADEIRAS SÃO CITADAS NO TEXTO?
- AMARELINHA.
- PULAR CORDA.
- JOGAR FUTEBOL.
- ESCONDE-ESCONDE.
- ESCREVA UM TÍTULO PARA O RELATO QUE VOCÊ LEU. _______________
-
QUAIS SÃO AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE O QUE FOI RELATADO NO TEXTO E O SEU COTIDIANO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
155
2. OBSERVE COM ATENÇÃO A PINTURA A SEGUIR.
-
MARQUE UM X NA DESCRIÇÃO CORRETA DA FAMÍLIA REPRESENTADA.
- FAMÍLIA FORMADA POR PAI, MÃE, AVÔ E AVÓ.
- FAMÍLIA FORMADA POR MÃE E QUATRO CRIANÇAS.
- FAMÍLIA FORMADA POR PAI, MÃE, AVÓ E TRÊS CRIANÇAS.
-
QUE ATIVIDADE DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR A IMAGEM APRESENTA? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E CONTORNE ALGUM ELEMENTO DA IMAGEM QUE CONFIRME A SUA RESPOSTA.
_______________
3. ESCREVA NAS LINHAS A SEGUIR UMA FRASE SOBRE O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ NA ESCOLA.
156
4. CONTORNE NA ILUSTRAÇÃO:
- A MÃO DIREITA DE VERMELHO.
- A MÃO ESQUERDA DE AZUL.
5. DESENHE UMA BRINCADEIRA, DO PASSADO OU DO PRESENTE, DE QUE VOCÊ GOSTE. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSA BRINCADEIRA.
6. ESCREVA O NOME DE CADA PROFISSIONAL DE ACORDO COM O TRABALHO QUE ELE REALIZA NA ESCOLA.
ADMINISTRA A ESCOLA. | PREPARA OS ALIMENTOS DOS ALUNOS. | MANTÉM A LIMPEZA DA ESCOLA. |
---|---|---|
157
7. PINTE O QUADRINHO COM O NOME DO CÔMODO ONDE GERALMENTE DESCANSAMOS OU DORMIMOS.
COZINHA | QUARTO |
SALA | BANHEIRO |
8. ESCREVA O NOME DE UM TIPO DE MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DA SUA MORADIA.
9. ASSINALE COM UM X O NOME QUE NÃO SE REFERE A UM ESPAÇO PÚBLICO.
MORADIA _____ | PRAIA _____ |
ESCOLA _____ | PARQUE _____ |
10 . ESCREVA O NOME DE DOIS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
11 . DESENHE UM SÍMBOLO PARA O TEMPO ATMOSFÉRICO VISTO NA FOTOGRAFIA.
158
PARA SABER MAIS
ZITO E ZIU EM: NO MEIO DO CAMINHO... TINHA UMA HISTÓRIA!, DE LUIZ MAIA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2010. VOCÊ VAI SE DIVERTIR COM AS AVENTURAS VIVIDAS PELAS PERSONAGENS AO PERCORREREM O CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
DIVERSIDADE, DE NÚRIA ROCA. ILUSTRAÇÕES DE ROSA MARIA CURTO. SÃO PAULO: IBEP, 2011. NESSE LIVRO, VOCÊ ENTRARÁ EM CONTATO COM GOSTOS E COSTUMES DE DIFERENTES CRIANÇAS DO MUNDO. TAMBÉM VAI PERCEBER QUE A BUSCA PELA FELICIDADE É ALGO COMUM A TODAS ELAS!
NÃO QUERO... IR À ESCOLA, DE ANA OOM. ILUSTRAÇÕES DE RAQUEL PINHEIRO. SÃO PAULO: FTD, 2014. COM ESSE LIVRO, VOCÊ VAI CONHECER A HISTÓRIA DO SIMÃO, UM GAROTINHO QUE UM DIA FALTOU À AULA E DESCOBRIU O QUANTO É CHATO FICAR LONGE DA ESCOLA POR SABER QUANTAS COISAS LEGAIS HAVIAM ACONTECIDO DURANTE A SUA FALTA.
159
TERRITÓRIO DO BRINCAR. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/43Fh9M. ACESSO EM: 2 FEV. 2021. VOCÊ SABIA QUE NO BRASIL EXISTEM MUITAS MANEIRAS DIFRENTES DE BRINCAR? NESSE SITE, VOCÊ VAI APRENDER VÁRIAS BRINCADEIRAS NOVAS!
EU QUERO UM AMIGO..., DE ANETTE BLEY. SÃO PAULO: BRINQUE-BOOK, 2013. NA ESCOLA, CONVIVEMOS DIARIAMENTE COM NOSSOS AMIGOS. ENCONTRE NESSE LIVRO TODAS AS CARACTERÍSTICAS QUE UM AMIGO DEVE TER.
O MENINO E O MUNDO, DE ALÊ ABREU. BRASIL, 2013 (80 MIN.). ESSA ANIMAÇÃO MOSTRA O OLHAR DE UM GAROTO SOBRE A CONVIVÊNCIA EM DUAS COMUNIDADES DIFERENTES: O MEIO RURAL E O URBANO.
MINHA FAMÍLIA É COLORIDA, DE GEORGINA MARTINS. ILUSTRAÇÕES DE MARIA EUGÊNIA. SÃO PAULO: EDIÇÕES SM, 2015.
ÂNGELO TEM UMA FAMÍLIA BEM DIFERENTE! VOCÊ SABE POR QUÊ? LEIA ESSE LIVRO E CONHEÇA A HISTÓRIA DELE.