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SUMÁRIO
- O QUE VOCÊ JÁ SABE? 8
- 1 CONHECENDO QUEM EU SOU! 12
- 1 COMO EU SOU 14
- ATIVIDADES 16
- 2 O JEITO DE CADA UM 18
- ATIVIDADES 19
- CIDADÃO DO MUNDO AS CRIANÇAS DO BRASIL 20
- ATIVIDADES 19
- 3 OS LADOS DO CORPO 22
- ATIVIDADES 23
- PARA SABER FAZER MAPA DO CORPO 26
- ATIVIDADES 28
- ATIVIDADES 23
- 4 MUDANÇAS NO CORPO 30
- 5 AS FASES DA VIDA 32
- ATIVIDADES 33
- HÁBITOS COTIDIANOS EM TODAS AS FASES DA VIDA 38
- ATIVIDADES 33
- O QUE VOCÊ ESTUDOU? 39
- 1 COMO EU SOU 14
- 2 MINHA CASA, MINHA FAMÍLIA... 42
- 1 MINHA FAMÍLIA É ASSIM... 44
- ATIVIDADES 45
- 2 AS FAMÍLIAS SÃO DIFERENTES 46
- ATIVIDADES 48
- 1 MINHA FAMÍLIA É ASSIM... 44
5
- 3 MINHA MORADIA 50
- ATIVIDADES 51
- O LADO DE FORA DA MORADIA 55
- CIDADÃO DO MUNDO DIREITO À MORADIA 56
- ATIVIDADES 51
- 4 AS MORADIAS SÃO DIFERENTES 57
- AS MORADIAS INDÍGENAS 60
- ATIVIDADES 61
- VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA? 62
- A DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS 63
- ATIVIDADES 64
- 5 CONVIVÊNCIA FAMILIAR 66
- AS FAMÍLIAS TÊM HISTÓRIA 68
- RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIAS DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE 70
- ATIVIDADES 72
- O QUE VOCÊ ESTUDOU? 75
- 3 CONVIVENDO NA ESCOLA 78
- 1 OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA 80
- ATIVIDADES 81
- 1 OS DIFERENTES AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA 80
- 2 COMO É BOM ESTUDAR! 82
- ATIVIDADES 84
- TIPOS DE ESCOLA 85
- CIDADÃO DO MUNDO OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 86
- ATIVIDADES 88
- OS AMBIENTES DA ESCOLA 90
- ATIVIDADES 92
- ATIVIDADES 84
6
- CIDADÃO DO MUNDO DIFERENTES ESCOLAS NO BRASIL 94
- 3 ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA 96
- ATIVIDADES 98
- PARA CONVIVER MELHOR 102
- ATIVIDADES 104
- CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR 106
- ATIVIDADES 107
- REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES 108
- ATIVIDADES 109
- A HORA DO RECREIO 110
- O QUE VOCÊ ESTUDOU? 111
- 4 CONVIVENDO NA COMUNIDADE 114
- 1 VIVENDO EM COMUNIDADE 116
- NOSSAS RESPONSABILIDADES 118
- ATIVIDADES 119
- ARTE NA COMUNIDADE 120
- 2 FESTAS E COMEMORAÇÕES 121
- CARNAVAL 123
- ATIVIDADES 124
- FESTAS JUNINAS 125
- ATIVIDADES 126
- 3 BRINCANDO NA COMUNIDADE 127
- BRINCADEIRAS INDÍGENAS 129
- ATIVIDADES 130
- AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS 132
- ATIVIDADES 133
- CIDADÃO DO MUNDO
- BRINCAR FAZ BEM À SAÚDE 134
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- 4 AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA 136
- 5 OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS 140
- ATIVIDADES 142
- REGISTRANDO O CAMINHO 144
- ATIVIDADES 145
- DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS 146
- CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA? 147
- ATIVIDADES 148
- COMO ESTÁ O TEMPO HOJE? 149
- PARA SABER FAZER
- REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO 150
- O QUE VOCÊ ESTUDOU? 151
- O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU? 154
- PARA SABER MAIS 158
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS 160
ÍCONES DA COLEÇÃO
NESTA COLEÇÃO, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUNS ÍCONES.
VEJA A SEGUIR O QUE SIGNIFICA CADA UM DELES.
INDICA QUE PODERÁ COMPARTILHAR COM SEUS COLEGAS UMA IDEIA OU ALGUMA EXPERIÊNCIA INTERESSANTE.
INDICA UMA ATITUDE QUE SE PODE TER PARA VIVER MELHOR EM SOCIEDADE.
INDICA A POSSIBILIDADE DE MOMENTOS DE LEITURA E ESCRITA COM A FAMÍLIA.
INDICA IMAGENS NÃO ESTÃO PROPORCIONAIS ENTRE SI.
INDICA QUE AS CORES NA IMAGEM NÃO CORRESPONDEM ÀS ORIGINAIS.
INDICA CONCEITOS, NOÇÕES OU HABILIDADES DE CARTOGRAFIA.
ATIVIDADE DE RESPOSTA ORAL.
ATIVIDADE EM DUPLA
ATIVIDADE EM GRUPO.
ATIVIDADE NO CADERNO.
ATIVIDADE RELACIONADA AO USO DE TECNOLOGIAS.
ATIVIDADE DE PESQUISA.
8
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
PNA
1. ESCREVA O SEU NOME A SEGUIR.
Resposta pessoal.
2. COMPLETE AS LEGENDAS DE ACORDO COM AS ILUSTRAÇÕES.
A
F A M Í L I A
B
PNA
E S C O L A
A. COM A AJUDA DO PROFESSOR, LEIA EM VOZ ALTA AS LEGENDAS QUE VOCÊS ESCREVERAM.
B. QUANTAS LETRAS HÁ EM CADA LEGENDA?
A
7
B
6
3. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA NECESSÁRIAS EM CADA UM DOS AMBIENTES REPRESENTADOS NAS IMAGENS.
3. Espera-se que os alunos comentem que, no ambiente doméstico, é importante conviver harmoniosamente com seus pais ou responsáveis e se preocupar com os cuidados com os brinquedos, os horários da rotina e as tarefas que lhes foram atribuídas. No ambiente escolar, por sua vez, há regras de funcionamento de alguns locais, como par que, cantina e biblioteca.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação diagnóstica.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Desenvolver noções de escrita do nome.
Como proceder
- Utilize esta atividade para verificar os conhecimentos dos alunos com relação à capacidade de escrita do nome.
- Esta atividade desenvolve o componente produção de escrita, ao solicitar que escrevam seu nome na linha indicada.
2 Objetivo
- Identificar dois ambientes de convivência: espaço doméstico e espaço escolar.
Como proceder
- Aproveite esta atividade para avaliar o conhecimento alfabético dos alunos. Verifique se eles conseguem identificar os ambientes representados, utilizando as letras disponíveis como uma dica. Mostre-lhes alguns aspectos que caracterizam cada ambiente e faça questionamentos, como: "O que as pessoas estão fazendo?", "Onde elas estão?", "Que objetos há nesse lugar?" e "Você costuma frequentar locais como esse?". Caso muitos alunos tenham dificuldades, realize uma proposta com a turma toda e utilize a lousa para auxiliá-los na tarefa. Caso identifique apenas alguns alunos com dificuldades, trabalhe em pequenos grupos dando as orientações necessárias.
- Esta atividade desenvolve os componentes consciência fonêmica, ao solicitar aos alunos que escrevam as letras para a formação de sílabas, e fluência em leitura oral, quando eles são orientados a lerem em voz alta as palavras.
3 Objetivo
- Refletir sobre as regras de convivência e as responsabilidades em diferentes ambientes.
Como proceder
- Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre as regras de convivência e as responsabilidades nos diferentes espaços.
4 Objetivo
- Desenvolver o raciocínio lógico ao ordenar as imagens de acordo com as fases da vida de uma pessoa.
Como proceder
- Peça aos alunos que comparem os três retratos da personagem e questione-os: "Em qual foto Joana está mais nova?", "Em qual ela está mais velha?" e "Por quê?". Avalie a compreensão da turma quanto ao ordenamento das imagens e sente-se próximo aos alunos com mais dificuldades, para orientá-los melhor.
- Esta atividade desenvolve habilidades de numeracia, ao abordar com os alunos noções de antes e depois.
5 Objetivo
- Identificar aspectos de seu crescimento.
Como proceder
- Esta atividade pode ser feita em uma roda de conversa com a turma. Para introduzir o tema, leve fotos suas ou de outro adulto de quando era criança e em diferentes idades e comente com a turma sobre as transformações por que passamos ao longo do tempo.
6 Objetivo
- Identificar aspectos de seu crescimento por meio de um desenho.
Como proceder
- Ao desenharem a si mesmos quando bebês, é importante que os alunos atentem a alguns aspectos, como seu tamanho, suas roupas e acessórios, e ao ambiente onde estão. Avalie se os alunos conseguem realizar representações coerentes e busque dar atenção individualizada nesse momento nos casos de dúvidas ou incoerências nos desenhos.
Esta avaliação diagnóstica tem como intenção oferecer indicadores a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos nessa etapa do processo de ensino-aprendizagem. Tais noções elementares são importantes na interpretação pedagógica a respeito dos conhecimentos esperados para o ano de ensino, a fim de permitirem propostas de intervenção sobre as dificuldades apresentadas. No tópico Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma, sugerimos um modelo com proposta para registrar os resultados dessa avaliação.
7 Objetivo
- Demonstrar domínio de lateralidade, além de reconhecer e utilizar noções de direita e esquerda, tendo seu corpo como referencial.
Como proceder
- Caso o aluno tenha dificuldade de discernir os lados direito e esquerdo, é importante realizar outras atividades que propiciem o uso da lateralidade, tendo o corpo como referencial inicial. Cantigas de roda que peçam movimentação para a direita ou para a esquerda, brincadeiras de levantar a mão direita ao toque de uma palma e levantar a mão esquerda ao toque de duas palmas, por exemplo, podem auxiliar a retomar e exercitar essas noções, visto que, posteriormente, essa noção deverá avançar para a reversibilidade, quando ele projeta a posição de direita e esquerda em pessoas vistas de frente para ele ou de perfil, etc.
8 Objetivo
- Ao utilizar os símbolos corretos para identificar os períodos do dia e da noite, o aluno demonstra diferenciar tais períodos e suas características.
Como proceder
- Se um ou mais alunos não identificarem ou não utilizarem a simbologia correta para o dia (Sol) e a noite (Lua), realize atividades com imagens em que paisagens de um mesmo lugar sejam apresentadas a eles em ocasiões do dia e da noite. Proponha análises sobre as diferenças e semelhanças entre esses lugares nesses momentos distintos, incentivando que reconheçam a presença e a ausência da luz solar e como isso influencia na aparência e nas atividades realizadas nos lugares.
9 Objetivo
- Essa atividade permite aos alunos expressar conhecimentos sobre os lugares, suas características e funções. Ao identificar um lugar e relacioná-lo com as atividades que se realizam nele, eles utilizam conhecimentos sobre elementos que identificam o lugar e a sua função.
Como proceder
- Caso os alunos não identifiquem os lugares ou não estabeleçam a relação com o que se pode fazer em cada um deles, proponha exercícios em que percebam que diferentes atividades são realizadas em diferentes locais. Por exemplo, quando o motorista precisa comprar gasolina, ele procura um posto de combustíveis; quando queremos cortar o cabelo, procuramos um salão de cabeleireiro. Essa dinâmica pode ser realizada com perguntas feitas em voz alta ou sorteadas para que os alunos respondam. Outra opção é apresentar imagens de diferentes lugares para que eles citem as atividades que geralmente podemos realizar em cada um deles.
10 e 11 Objetivo
- Por meio dessas atividades, os alunos podem expressar seus conhecimentos a respeito dos elementos que compõem e dão identidade aos lugares.
Como proceder
- Caso os alunos não identifiquem os elementos dos lugares, proponha atividades com fotos coletadas em jornais, revistas ou internet e nas quais eles reconheçam os principais elementos de cada lugar. Aproveite para contemplar exercícios em que os associem à respectiva palavra que os nomeia. Caso mostrem dificuldades para interpretar as imagens, ajude-os, descrevendo com eles os elementos que caracterizam cada uma das paisagens. Realize outras atividades de interpretação de imagens a fim de que eles detectem os elementos que se destacam no caminho.
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PNA
4. JOANA TEM 12 ANOS. ELA ESTÁ ORGANIZANDO AS FOTOS DE QUANDO ERA MAIS NOVA. AJUDE JOANA A ENUMERAR AS IMAGENS DE ACORDO COM O SEU CRESCIMENTO.
2
1
3
5. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS QUESTÕES A SEGUIR.
Respostas pessoais. Incentive e valorize a participação dos alunos, relatando suas observações. Esteja atento para que todos se sintam à vontade e saibam quando devem falar e serem ouvidos pelos colegas. Estabeleça regras para a participação de todos, por exemplo, levantando a mão para falar e aguardar sua vez, que será indicada pelo professor.
- COMO VOCÊ PERCEBE QUE ESTÁ CRESCENDO?
- QUAIS TRANSFORMAÇÕES ACONTECERAM COM VOCÊ AO LONGO DOS ANOS?
6. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO VOCÊ QUANDO ERA BEBÊ E DEPOIS APRESENTE-O AOS COLEGAS.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a se representarem, de preferência, de corpo inteiro e a utilizarem lápis colorido para destacar suas características físicas.
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7. OBSERVE JÚLIO NA IMAGEM A SEGUIR. ELE ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO QUE VOCÊ. AGORA, ASSINALE:
E D
- A LETRA D NA MÃO DIREITA DE JÚLIO.
- A LETRA E NA MÃO ESQUERDA DE JÚLIO.
- MARQUE A SEGUIR A LETRA E NOS OBJETOS QUE ESTÃO À ESQUERDA DE JÚLIO E A LETRA D PARA OS OBJETOS QUE ESTÃO À DIREITA DELE.
D
E
E
D
8. DESENHE O SÍMBOLO ADEQUADO PARA CADA IMAGEM.
Sol.
Lua.
DIA.
NOITE.
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9. LIGUE CADA SITUAÇÃO AOS LUGARES ONDE GERALMENTE ELAS OCORREM.
10 . OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E MARQUE UM X NOS ELEMENTOS QUE PODEMOS OBSERVAR NESSE LUGAR.
X LAGO.
AVIÃO.
X ÁRVORES.
X PRÉDIOS.
PONTE.
11 . MARQUE O NOME DO LUGAR VISTO NA FOTOGRAFIA ANTERIOR.
- PARQUE. X
- MERCADO.
- ESCOLA.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
MODELO
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada estudante. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado.