12
1 A minha escola!
13
Na escola podemos aprender muitas coisas. É nesse lugar que também encontramos nossos amigos e nos divertimos, além de conviver com os professores e outros funcionários.
CONECTANDO IDEIAS
-
Que atividade os alunos da foto estão fazendo?
- Você já fez atividades como essa na escola? Conte aos colegas.
-
Quais atividades você mais gosta de fazer na escola? Por quê?
14
1 Nós, as crianças
Observe a pintura a seguir, que representa uma atividade muito importante que as crianças realizam na escola.
-
Que elementos da imagem indicam que as crianças representadas estão na escola?
-
Brincar é uma das atividades mais importantes que as crianças realizam na escola. Além de brincar, o que mais as crianças fazem na escola?
-
E você, quais atividades realiza na escola?
15
ATIVIDADES
-
Olhe ao seu redor e observe os colegas da sala de aula. Há alguém que você já conhecia antes de começar o ano? Quem? Comente.
-
E o seu professor, você já o conhecia? Conte para os colegas.
-
Você, seus colegas e o professor ficarão juntos até o fim do ano. Por isso, é importante que se conheçam melhor.
Então, pense por alguns instantes e, em seguida, fale um pouco sobre você. Para ajudá-lo, veja algumas sugestões sobre o que falar para que seus colegas o conheçam melhor.
- Idade.
- Nome.
- Onde nasceu.
- Com quem mora.
- Onde mora.
- O que mais gosta de fazer.
- O que menos gosta de fazer.
16
2 Escola: lugar de aprender e ensinar
Em nosso dia a dia, usamos muitos conhecimentos importantes que adquirimos na escola. Veja os exemplos.
17
ATIVIDADES
1. Relacione as fotos aos conhecimentos que adquirimos na escola.
- Ler e escrever.
- Cuidar do meio ambiente.
- Praticar atividades físicas.
- Fazer cálculos.
18
3 Conhecendo melhor a escola
Você conhece bem a escola em que estuda? Como ela é?
Com a ajuda do professor, leia o texto que descreve como é a escola onde Júlio estuda.
LER E COMPREENDER
[...]
A escola da Pontinha da Lua era pequenininha, tinha uma sala, um telhado, uma chaminé, uma porta, três janelas, um pátio em volta da sala e um pé de tília imenso perto do muro.
Minha avó bateu três vezes na porta fechada [...].
A Dona Deolinda, que tinha muitos anos, cabelos brancos e vestia uma bata branca, era a única professora da escola da Ponta da Lua. Ela ficou muito feliz em nos ver. A minha avó, que era muito despachada, disse a ela:
– Senhora professora, este é meu neto Júlio, que quer ser um aluno muito atento e educado. É um rapaz com muita imaginação. Faça o favor de o ensinar.
[...]
O primeiro dia de escola, de António Mota. Ilustrações originais de Paulo Galindro. São Paulo: Leya, 2012. p. 23-24.
- despachada:
- pessoa ágil, ativa, desembaraçada
- pé de tília:
- tipo de árvore que pode atingir até 25 metros de altura
19
1. Com base no texto da página anterior, marque um X nas respostas corretas e responda às questões.
-
A escola da Pontinha da Lua era:
- grande.
- pequena.
-
Qual é o nome da professora dessa escola?
-
Quantas salas de aula a escola tem?
-
O que tinha no pátio da escola, perto do muro?
- Quadra.
- Árvore.
- Piscina .
2. O que você sabe sobre a sua escola?
Com a ajuda do professor, escreva:
-
O nome da escola em que você estuda.
-
O endereço da escola (rua ou avenida e número).
-
Sua escola é maior ou do mesmo tamanho que a escola de Júlio, descrita no texto da página anterior?
-
Desenhe no caderno algo que você observa perto da sua escola.
20
O espaço da escola
Cada escola é de um jeito. Algumas têm várias partes ou espaços, como salas de aula, biblioteca e pátio.
Vamos conhecer melhor algumas partes da escola.
Em sua opinião, é importante conservarmos limpos e organizados todos os espaços da escola? Por quê?
21
ATIVIDADES
1. Pinte o quadradinho de cada foto mostrada na página anterior de acordo com as cores e as informações a seguir.
Realizamos a maior parte das tarefas.
Praticamos atividades físicas.
Realizamos leituras e emprestamos livros.
Fazemos os lanches e as refeições.
2. Leia, a seguir, os nomes dos espaços de uma escola. Depois, marque um X nas alternativas com os nomes dos espaços que existem na escola onde você estuda.
- Quadra de esportes.
- Banheiros.
- Sala de informática.
- Laboratório.
- Cantina ou refeitório.
- Sala de leitura.
- Pátio.
- Horta.
- Jardim.
- Biblioteca.
3. Escreva o que você gostaria que tivesse na sua escola.
22
As escolas são diferentes
Cada escola é diferente da outra. Algumas são maiores; outras, menores. Algumas são muito antigas; outras, mais novas.
Algumas se localizam nas cidades, outras ficam no campo.
Veja como Vicente, um aluno do 2o ano, desenhou a escola onde estuda.
-
Quais elementos Vicente representou no desenho da escola onde estuda?
-
Em sua opinião, a escola de Vicente é grande ou pequena?
-
O que mais chamou a sua atenção no desenho de Vicente?
23
ATIVIDADES
1. Desenhe em seu caderno sua escola vista de frente.
2. Marque a alternativa a seguir que descreve corretamente a escola onde você estuda.
. Minha escola é:
- pequena.
- grande.
3. Quais diferenças ou semelhanças você pode observar entre a sua escola e a escola de Vicente? Conte aos colegas.
24
CIDADÃO DO MUNDO Escolas indígenas
Em algumas aldeias indígenas, também existem escolas com salas de aula e carteiras.
Nessas escolas, as crianças indígenas aprendem a língua, os costumes e as tradições do seu povo. Elas também estudam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
- aldeias indígenas:
- lugares que reúnem algumas moradias indígenas
Não é apenas na escola que as crianças indígenas aprendem. Muitos conhecimentos importantes elas aprendem com as pessoas mais velhas da aldeia, ouvindo suas histórias e observando as atividades e tarefas que realizam.
Objetivos
- Valorizar a cultura dos povos indígenas.
- Conhecer o modo de vida, costumes e tradições dos povos indígenas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer aspectos da cultura indígena no dia a dia dos alunos.
Como proceder
- Pergunte a eles: "Qual a brincadeira que vocês aprenderam recentemente?". Na aldeia Krahô, as crianças acompanham o preparo de alimentos. Pergunte: "Você já participou da preparação de algum alimento? Qual foi? O que você fez? Como foi o modo de preparação: cozido ou cru?". Chame a atenção da turma para o fato de que muitos hábitos indígenas de alimentação foram incorporados à cultura não indígena, como consumir o biju e a mandioca. Pergunte também se eles já fizeram pinturas corporais como as da menina mostrada na imagem. Explique que os indígenas produzem as próprias tintas com pigmentos extraídos da natureza como sementes resinas folhas e frutos.
- A Funai, órgão responsável por assegurar direitos aos indígenas, orienta também sobre as políticas educacionais para as populações indígenas. Leia o texto a seguir.
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, [...] a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC) cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.
Com vistas à garantia desse direito fundamental e de cidadania, a Funai, [...] atua com o objetivo de contribuir na qualificação dessas políticas e de, junto aos povos indígenas, monitorar seu funcionamento e eventuais impactos, ocupando espaços de controle social tanto em âmbito nacional como local. Essa atuação considera experiência e o conhecimento especializado acumulado ao longo do tempo pela atuação junto aos povos indígenas.
[...]
BRASIL. Fundação Nacional do Índio (Funai). Educação escolar indígena. Disponível em: https://oeds.link/UROWUE Acesso em: 20 maio 2021.
25
As crianças indígenas também aprendem brincando. Em suas brincadeiras, elas costumam imitar o que os adultos fazem. Assim, vão aprendendo a caçar, pescar, preparar os alimentos, etc.
- Você costuma ouvir e observar as pessoas mais velhas que convivem com você?
- O que você já aprendeu com as pessoas mais velhas com quem convive? Conte aos colegas.
26
4 Meu lugar na sala de aula
Geralmente, é na sala de aula que passamos a maior parte do tempo em que ficamos na escola.
No início do ano, Tiago escolheu seu lugar na sala de aula. Veja a imagem a seguir.
1. Descubra quem é Tiago e qual lugar ele ocupa na sala. Para isso, com os colegas, leia em voz alta as dicas a seguir.
- À sua frente está Daniela, que estudou com ele no ano passado.
- Imediatamente à sua direita está Joana.
- Neste ano, Tiago está sentado ao lado da janela.
-
Agora, encontre Tiago na imagem anterior e contorne-o.
27
A localização na sala de aula
A imagem a seguir mostra outra sala de aula vista do alto e de cima para baixo. Observe a localização dos objetos e as carteiras dos alunos.
2. De acordo com a imagem, quem está imediatamente:
- atrás de Érica?
- ao lado direito de Celso?
- na frente de Rosana?
- ao lado esquerdo de Ísis?
28
ATIVIDADES
1. Marque um X na imagem a seguir que representa a organização mais semelhante à da sala de aula vista na página anterior.
2. Contorne a imagem da sala de aula da questão anterior que tem a organização mais semelhante à da sala onde você estuda.
3. Escreva o nome do aluno ou objeto que está localizado imediatamente:
29
4. Vitória é professora do 2o ano. Ela organizou alguns materiais no armário da sala. Observe.
- De acordo com a imagem anterior, complete as frases corretamente, utilizando as palavras do quadro.
acima · abaixo · ao lado
- Os livros foram guardados do pote de lápis e canetas.
- As tintas e o pote de pincéis foram guardados das colas e tesouras.
- Os copos foram guardados das colas e tesouras.
- O pote de lápis e canetas foi guardado das tintas e do pote de pincéis.
- As caixas foram guardadas dos copos.
- As colas e as tesouras foram guardadas das tintas e dos pincéis.
30
Diferentes pontos de vista
A professora Elisa levou um vaso para enfeitar a sala de aula, escolheu um lugar para ele e depois o observou de diferentes pontos de vista.
Veja como a professora observou o vaso em cada posição.
As diferentes posições de onde a professora Elisa observou o vaso chamam-se pontos de vista. A partir de cada ponto de vista, vemos os objetos de maneiras diferentes.
31
ATIVIDADES
1. Relacione os objetos correspondentes. Veja o exemplo da cadeira.
- 1
32
PARA SABER FAZER A maquete da sala de aula
Podemos representar a sala de aula por meio de uma maquete. Nela, os objetos da sala são representados em tamanho reduzido, como miniaturas.
Veja, a seguir, como uma maquete pode ser feita.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- embalagens recicláveis, como caixa de sapatos ou de camisa, caixinhas de fósforos ou de sabonete vazias, tampinhas e copos plásticos
- tesoura com pontas arredondadas
- cola ou fita adesiva
- papéis coloridos para encapar as embalagens
- tinta e pincel para pintar as caixinhas e outros objetos da maquete
- lápis de cor, giz de cera ou canetas coloridas
PASSO A PASSO
1 Recortar um dos lados da caixa e deixar uma abertura.
33
2 Separar entre as embalagens aquelas que tenham formato semelhante aos elementos encontrados na sala de aula, como mesa do professor, carteiras e lixeira.
3 Com papéis coloridos, encapar as caixinhas que representam as carteiras, e deixar a mesa do professor diferente.
4 Colar os objetos no fundo da caixa na mesma posição em que estão dispostos na sua sala de aula.
5 Por último, desenhar portas e janelas nas laterais da caixa.
AGORA É COM VOCÊ!
Monte a maquete da sua sala de aula. Para isso, providencie os materiais necessários e realize as etapas conforme o passo a passo desta página e da página anterior.
34
Da maquete à planta da sala
Bruna observou de cima para baixo a maquete da sala de aula onde estuda.
Observando a maquete desse modo, podemos produzir uma planta da sala de aula.
Planta é uma representação de um lugar, em tamanho reduzido, como se fosse visto do alto e de cima para baixo.
Veja a planta da sala de aula que Bruna produziu.
35
Agora, veja a legenda da planta de bruna.
A legenda apresenta o significado de cores e símbolos, como figuras e letras presentes nas representações. Elas servem para auxiliar na identificação de desenhos, plantas, mapas, etc.
ATIVIDADES
1. Represente em seu caderno a sua sala de aula em uma planta. Para isso, desenhe a forma dos objetos de sua sala de aula vistos de cima para baixo, como mostrado na página anterior.
36
5 Convivendo com as diferenças
1. Em sua turma há colegas que têm nomes iguais? E nomes que iniciem com a mesma letra? Cite quais são esses nomes.
Na escola, convivemos com pessoas que podem apresentar algumas semelhanças entre si, como o mesmo nome, o mesmo sexo, a mesma idade, a mesma cidade de nascimento, entre outras.
Entre as pessoas também podem existir diferenças, por exemplo, na altura, na cor dos cabelos, na cor da pele ou dos olhos, assim como na maneira de pensar e de agir.
Veja as fotos de algumas crianças brincando, na atualidade.
37
2. Escreva na legenda de cada foto qual brincadeira está sendo realizada. Depois, leia em voz alta com os colegas o que vocês escreveram.
3. Observe as crianças retratadas nas fotos. Identifique algumas semelhanças entre elas.
4. Identifique e comente algumas diferenças entre as crianças retratadas.
5. Você possui alguma semelhança com as crianças retratadas nas fotos? Com qual delas? Em que vocês se parecem? Conte para os colegas.
38
ATIVIDADES
1. Caio, um menino de 8 anos, fez um desenho representando uma brincadeira que costuma realizar com um amigo. Ele também anotou o nome dele, o nome do amigo e a brincadeira que eles estavam realizando. Observe.
-
Qual é o nome do amigo de Caio?
-
De que eles estão brincando?
-
Faça em seu caderno um desenho de você e um colega brincando juntos. Depois, escreva seu nome, o nome da pessoa com quem você está brincando e o nome da brincadeira.
39
2. Complete as frases a seguir utilizando as palavras abaixo.
Olhos
azuis - pretos - verdes - castanhos
Cabelos
castanhos - loiros - pretos - ruivos - lisos - crespos - ondulados - curtos - compridos
- Meus olhos são:
- Meus cabelos são:
3. Agora forme dupla com um colega, leiam em voz alta as respostas de vocês e conversem sobre:
- as semelhanças físicas entre vocês;
- as diferenças físicas entre vocês.
40
Todos temos gostos e preferências
As pessoas também podem apresentar semelhanças e diferenças em suas preferências, por exemplo, nos tipos de brincadeiras, nos esportes ou nas comidas de que mais gostam.
Leia o poema e observe quais são as brincadeiras preferidas de algumas crianças.
Infância
Aninha
pula amarelinha
Henrique
brinca de pique
Marília
de mãe e filha
Marcelo
é o rei do castelo
Mariazinha
sua rainha
Carola
brinca de bola
Renato
de gato e rato
João
de polícia e ladrão
41
Joaquim
anda de patins
Tieta
de bicicleta
e Janete
de patinete.
Lucinha!
Eu estou sozinha.
Você quer brincar
comigo?
Pra boi dormir, de Sonia Miranda. Rio de Janeiro: Record, 1992. p. 44.
LER E COMPREENDER
1. Escreva no caderno algumas palavras do texto que possuem som final semelhante.
2. Com qual criança citada no texto você gostaria de brincar? Por quê?
3. Quais das brincadeiras que aparecem no texto você costuma realizar em seu dia a dia?
O respeito pelas pessoas inclui respeitar os seus gostos e suas preferências, principalmente os diferentes dos nossos! Que tal experimentar brincar de algo diferente? Você pode gostar!
42
ATIVIDADES
1. Escreva os nomes dos esportes retratados e marque um X na sua opinião sobre eles.
- Gosto.
- Gosto mais ou menos.
- Não gosto.
- Gosto.
- Gosto mais ou menos.
- Não gosto.
- Gosto.
- Gosto mais ou menos.
- Não gosto.
2. Conte aos colegas suas preferências e compare-as com as preferências deles.
43
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe a imagem de uma sala de aula.
-
Escreva o nome do aluno que está sentado:
-
atrás de Rui.
-
à direita de Célia.
-
à frente de Érica.
-
à esquerda de Hugo.
-
2. Relacione cada foto com o ponto de vista sob o qual ela foi produzida.
- De frente.
- De frente e do alto.
- Do alto e de cima para baixo.
44
3. Relacione os nomes das representações às imagens correspondentes e seus significados.
- Planta
- Maquete
- Objetos representados como miniaturas.
- Representação vista do alto e de cima para baixo.
4. Escreva os nomes dos espaços da escola mostrados nas imagens a seguir utilizando as palavras abaixo.
- Quadra de esportes.
- Refeitório.
- Biblioteca.
45
5. As quatro crianças a seguir estudam na mesma escola. Vamos aprender os nomes delas? Leia as descrições, analise as imagens e escreva o nome de cada uma delas no local correto.
- Bruno tem cabelos loiros.
- Mariana tem cabelos crespos.
- André usa óculos e tem cabelos castanhos.
- Larissa tem cabelos lisos.
- Agora leia em voz alta com os colegas os nomes que vocês escreveram.
6. Algum colega de sala possui características físicas semelhantes às das crianças desta página? Converse com os colegas e o professor sobre o tema.