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2 Meu cotidiano
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Realizamos diversas atividades em nosso dia a dia e para isso percorremos diferentes caminhos pelo nosso município. Você já reparou no caminho que percorre até chegar à escola?
CONECTANDO IDEIAS
-
Como as crianças da foto estão indo à escola? Como é o caminho que elas estão percorrendo?
- Como você vai à escola? Conte aos colegas.
-
Descreva aos colegas o caminho que você percorre até chegar à escola.
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1 O dia a dia das crianças
Nosso dia a dia geralmente é repleto de atividades. Estudar, brincar, comer, dormir e tomar banho são algumas das atividades diárias na vida das crianças.
1. Você acha que todas as crianças praticam atividades semelhantes no dia a dia? Comente.
Leia, no texto a seguir, como é o cotidiano das crianças indígenas Kuikuro, que vivem em uma aldeia no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.
[...]
O que a criança faz? "vai banhar com os amigos no rio, vai com o irmão maiorzinho caçar de arquinho, pesca, passa o dia brincando [...] na aldeia" [...].
Um lugar onde tudo pode, de Mirna Feitoza. Folha de S.Paulo, São Paulo, 22 abr. 2000. Folhinha. p. 3. Folhapress.
Será que todas as crianças indígenas realizam as mesmas atividades no dia a dia?
Leia agora outro texto que descreve o dia a dia de crianças indígenas Guarani, que vivem na aldeia Tekoa Pyau, localizada no Pico do Jaraguá, no município de São Paulo.
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[...] [As crianças] da aldeia têm uma vida parecida com a de qualquer outra criança. Elas acordam cedo, escovam os dentes, vão para a escola, brincam, assistem à TV, gostam de desenhos e os meninos adoram futebol. [...]
Programa de índio, oba!, de Niza Souza. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 abr. 2003. Estadinho. p. 4.
2. A seguir, são apresentadas algumas atividades dos povos indígenas citados nos textos. Pinte os quadrinhos com a cor adequada, conforme a legenda.
Atividades semelhantes às suas.
Atividades diferentes das suas.
- Brincar com os amigos no rio.
- Pescar.
- Acordar cedo.
- Ir para a escola.
- Assistir a desenhos na TV.
- Jogar futebol.
- Caçar de arquinho.
- Escovar os dentes.
- Brincar.
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As atividades do dia a dia
O dia é dividido em três períodos:
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
Em cada um desses períodos, fazemos atividades diferentes.
Observe as atividades que Paula realiza em cada período do dia.
Procure chegar pontualmente à aula.
Pela manhã, Paula vai à escola. Depois do almoço, no período da tarde, ela brinca com seus amigos perto de casa. À noite, após o jantar, ela dorme em seu quarto.
-
Identifique em que período do dia Paula realiza cada uma das atividades mostradas nas cenas. Escreva a letra correspondente de acordo com a legenda.
- M - Manhã.
- T - Tarde.
- N - Noite.
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ATIVIDADES
1. Relacione cada atividade ao período do dia em que você a realiza.
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
- Fico com as pessoas da minha família.
- Brinco com meus amigos.
- Assisto à televisão.
- Vou à escola.
- Tomo banho.
- Faço as tarefas da escola.
- Durmo.
2. Entre as atividades anteriores, você costuma realizar alguma delas em mais de um período do dia? Qual?
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3. Vamos conhecer como é o seu cotidiano nos dias em que você vai à escola. Anote as informações a seguir.
-
Manhã:
-
Tarde:
-
Noite:
-
Compare as atividades do seu dia a dia com as atividades de um colega da sala e conversem sobre as questões a seguir.
- Quais atividades diárias vocês têm em comum?
- Quais atividades diárias são diferentes?
4. Agora, desenhe em seu caderno uma das atividades que você descreveu na atividade 1.
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5. Observe as imagens a seguir, que mostram diferentes atividades cotidianas realizadas por crianças. Marque um X naquelas que você realiza antes de ir à escola e/ou depois de voltar da escola.
- Antes de ir à escola.
- Depois de voltar da escola.
- Antes de ir à escola.
- Depois de voltar da escola.
- Antes de ir à escola.
- Depois de voltar da escola.
- Antes de ir à escola.
- Depois de voltar da escola.
- Antes de ir à escola.
- Depois de voltar da escola.
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2 Os caminhos do nosso dia a dia
Em nosso cotidiano, percorremos diferentes caminhos, seja para ir à escola ou encontrar nossos amigos e familiares, por exemplo. Leia o texto a seguir.
LER E COMPREENDER
[...]
Eu morava numa rua sem calçamento e por lá quase não passava carro. Por isso a gente podia brincar à vontade, o dia todo, de pegador, de roda, de bicicleta.
Quer dizer, os maiores andavam de bicicleta.
Eu não, que eu não tinha bicicleta.
[...]
Nas noites de calor a gente sentava na calçada e ficava conversando. E então a gente sentia o cheiro do jasmineiro da casa do alemão.
Quando eu comecei a crescer, de Ruth Rocha. Ilustrações originais de Maria Eugenia. São Paulo: Salamandra, 2009. p. 4-6.
- calçamento:
- camada de pedra ou asfalto colocada para revestir as ruas
- jasmineiro:
- planta cuja flor é o jasmim
1. Marque um X nas respostas corretas sobre o texto anterior.
- Podiam brincar à vontade na rua.
- Não podiam brincar à vontade.
- Havia pouco movimento de carros na rua.
- Nunca ficavam na rua à noite.
2. A rua onde você mora se parece com a rua descrita no texto? Explique por quê.
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O uso das ruas
Diariamente, costumamos andar pelas ruas do nosso município. O espaço das ruas é usado principalmente para o deslocamento de veículos, como carros, caminhões, ônibus, bicicletas e motocicletas. As ruas também são utilizadas por pedestres.
Ao transitar pelas ruas, tanto pedestres quanto motoristas devem ficar atentos e ser muito cuidadosos.
- pedestres:
- pessoas que se deslocam a pé por ruas, praças, calçadas, rodovias, etc.
No entanto, há momentos em que as ruas podem ser ocupadas de outras maneiras, como para a realização de feiras, festas, encontros culturais e esportivos e caminhadas. Veja o exemplo a seguir da mesma avenida mostrada anteriormente.
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As ruas são diferentes
No caminho de casa até a escola podemos observar que as ruas são diferentes. Veja alguns exemplos a seguir.
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OS CAMINHOS DO CAMPO
No campo existem caminhos chamados de estradas rurais. São essas estradas que dão acesso às propriedades rurais, como sítios e fazendas.
Muitas dessas estradas são de terra, ou seja, não são pavimentadas, e, assim como ocorre em muitas ruas das cidades, nem sempre estão em boas condições, devido à falta de manutenção.
1. Converse com os colegas sobre as semelhanças e as diferenças entre as ruas mostradas nesta página e na anterior.
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O trânsito e suas regras
Existem regras para organizar o movimento de pedestres e motoristas e garantir a segurança no trânsito.
Veja a seguir algumas dessas regras.
- As placas de sinalização são símbolos que orientam o trânsito de pedestres e motoristas. Conheça o significado de algumas placas de sinalização.
- Os semáforos luminosos indicam aos motoristas e pedestres o momento de parar e o momento de seguir. Existem semáforos que orientam o movimento dos veículos e outros que orientam os pedestres. Veja.
- Para atravessar a rua com segurança, os pedestres devem utilizar as faixas de segurança, também chamadas faixas de pedestres. Elas indicam o lugar mais seguro para as pessoas atravessarem a rua.
Sempre atravesse a rua na faixa de segurança.
Você tem respeitado as regras de trânsito? Quais?
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ATIVIDADES
1. Relacione as placas de sinalização a cada situação das imagens.
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2. Escolha um colega da sala e, juntos, brinquem com o jogo do trânsito. Vocês precisarão de um dado e de dois botões de cores diferentes. Depois, em casa, convide seus pais ou responsáveis ou seus irmãos e ensine-os a brincar com esse jogo. Peça a eles que leiam as instruções com você e boa sorte!
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3 Linha do tempo da vida
Os acontecimentos ocorridos em cada ano da vida de uma pessoa podem ser organizados em uma linha do tempo.
Observe a linha do tempo da vida de um garoto chamado Mateus, de 7 anos, e veja quais fatos ele registrou.
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1. Quais fatos ocorreram antes de Mateus entrar na escola?
2. Quais fatos ocorreram depois que Mateus entrou na escola?
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ATIVIDADES
1. Pesquise, com seus pais ou responsáveis, alguns fatos importantes que aconteceram ao longo de sua vida. Depois, com a ajuda do seu familiar ou responsável, escreva esses acontecimentos de acordo com as idades indicadas a seguir.
0 a 1 ano
1 a 2 anos
2 a 3 anos
3 a 4 anos
4 a 5 anos
5 a 6 anos
6 a 7 anos
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2. Agora, você vai fazer uma linha do tempo da sua vida.
- Para isso, você vai precisar de três folhas de papel sulfite.
- Cole as folhas uma ao lado da outra. Em seguida, com um lápis, trace uma linha reta sobre todo o comprimento das folhas.
- Faça divisões na linha em quantidade igual à sua idade. Por exemplo, se você tiver sete anos, deverá dividir a linha em sete partes iguais.
- Depois de pronta a linha, escreva o seu nome e marque nela os principais acontecimentos de cada ano de sua vida a partir do seu nascimento. Você poderá escrever, desenhar, fazer colagens ou utilizar fotos.
-
Por fim, junte-se a um colega da sala, observe a linha do tempo que ele fez e a compare com a sua. Anote as conclusões no caderno.
-
A linha do tempo do seu colega possui a mesma quantidade de anos que a sua linha do tempo?
-
Há fatos semelhantes entre a sua linha do tempo e a dele? Quais?
-
Há diferenças? Quais?
-
Em sua opinião, por que há diferenças entre os acontecimentos da vida de vocês? Converse com o colega.
-
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4 Tempo e história de vida
Cada um de nós tem uma história. Ela é formada pelos vários fatos que ocorrem ao longo da nossa vida. Leia em voz alta com os colegas o poema a seguir, que descreve alguns fatos importantes ocorridos na vida de uma criança.
Minha história de vida
Quando nasci,
eu era bem pequeninha,
só o que fazia era
mamar e usar fraldinha.
Fiz um ano e logo dois,
parei de usar fralda,
passei a tomar suco
e a comer feijão com arroz.
Com três anos,
muitas coisas eu descobri.
Eu já tinha amiguinhos,
e com eles bons momentos vivi.
Fiz quatro anos
e ganhei uma bicicletinha.
Eu andava pra lá e pra cá,
mas ainda usava rodinha!
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Aos cinco,
adotei um cachorrinho.
Com ele aprendi a amar,
a dar e a receber carinho.
Com seis,
algo incrível aconteceu.
Meus dentes caíram
e todo mundo percebeu!
Hoje tenho sete anos
e já estou na escola.
Já aprendi a ler, escrever,
e a usar tesoura e cola.
Minha história de vida, de Francisca Lemos. Palavrinhas, 8 nov. 2017. Disponível em: https://oeds.link/My2hHN. Acesso em: 12 jan. 2021.
Assim como a menina do poema, converse com os colegas sobre alguns fatos marcantes que fazem parte da sua história de vida.
1. Sublinhe as palavras do poema que possuem som final semelhante ao da palavra pequeninha.
2. Quantos anos tem a menina descrita no poema?
3. Ela conta fatos que ocorreram a partir de quando?
4. Como é possível a menina saber sobre fatos que aconteceram quando ela era bebê?
5. O que a menina aprendeu na escola? E você, o que já aprendeu na escola?
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ATIVIDADES
1. Converse com seus familiares e identifique em fotos ou vídeos alguns objetos que você usava quando era bebê ou que ainda estão guardados. Depois, desenhe alguns deles em seu caderno, escreva uma legenda com a ajuda do seu familiar e mostre os desenhos aos colegas.
2. As fotos que tiramos ao longo da nossa vida também nos permitem conhecer um pouco da nossa história. Se possível, leve para a sala de aula fotos tiradas em diferentes épocas da sua vida. Organize-as uma ao lado da outra na ordem em que os fatos aconteceram. Em seguida, mostre-as para os colegas e conte a eles:
- que idade você tinha;
- onde você estava;
- com quem você estava;
- o que você estava fazendo;
- quem tirou a foto.
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5 O tempo e o calendário
Observe as fotos a seguir.
-
Qual é o nome das festas retratadas nas fotos?
-
Você sabe dizer em quais épocas do ano essas festas são comemoradas?
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Cada uma das festas que vimos é comemorada em uma época diferente do ano. Como é possível saber quando elas acontecem?
Podemos obter essas informações consultando um calendário.
O calendário é um instrumento utilizado para marcar a passagem do tempo. Nele, o tempo aparece dividido em anos, meses, semanas e dias.
Os primeiros calendários
O ser humano sempre procurou maneiras de registrar a passagem do tempo. Ele observou que alguns acontecimentos se repetiam de tempos em tempos, como a cheia dos rios e o período de colheita dos alimentos. Para marcar a época em que fatos como esses ocorriam, foram criados os primeiros calendários.
No Egito Antigo, por exemplo, os períodos de plantio e de colheita eram marcados pelas cheias do rio Nilo, que ocorriam todos os anos com bastante regularidade. Com base na observação desse fato, os egípcios criaram um calendário com cerca de 360 dias.
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O calendário atual
Atualmente, no Brasil, utilizamos um calendário que divide o período de um ano em 12 meses. Um ano pode ter 365 ou 366 dias.
Veja um exemplo.
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ATIVIDADES
-
Observe o calendário apresentado na página anterior e realize as atividades a seguir.
-
De que ano é esse calendário?
-
Quantos meses possui um ano?
-
Contorne de verde no calendário o primeiro dia do ano.
-
Contorne de azul no calendário o último dia do ano.
-
Contorne de vermelho o mês que possui menos dias.
-
-
O número de dias de cada mês é variável. Consulte o calendário da página anterior e anote quais são os meses com:
31 dias 30 dias 28 ou 29 dias -
Qual é o mês do seu aniversário? Quantos dias tem esse mês?
-
Em quais situações o calendário é útil e pode ser consultado? Converse com os colegas e identifique algumas dessas situações.
_
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6 O tempo e o relógio
Para registrar a passagem do tempo durante o dia, o ser humano inventou o relógio, mas como será que as pessoas marcavam a passagem do tempo antes dessa invenção?
Quando ainda não havia relógios, o ser humano estimava a passagem do tempo observando as mudanças na posição do Sol durante o dia. Com base nessa observação, inventou o primeiro relógio, chamado relógio de sol. Acredita-se que ele tenha sido inventado há aproximadamente 5.000 anos.
O relógio de sol consistia em um bastão fincado no solo. A passagem do tempo era calculada de acordo com a mudança da posição da sombra projetada pelo bastão.
O relógio de sol foi aperfeiçoado com o passar do tempo e recebeu marcações para facilitar a leitura das horas. Ele foi utilizado por diversos povos e ainda hoje pode ser encontrado em várias cidades do mundo.
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Outros tipos de relógio foram criados para medir o tempo, não só durante o dia, mas também à noite.
Veja alguns modelos.
O relógio de água, também chamado de clepsidra, é composto de um recipiente com uma pequena abertura na parte de baixo. Colocava-se água nesse recipiente e, à medida que ela ia escoando, era possível marcar a passagem do tempo.
A ampulheta, ou relógio de areia, é composta de dois recipientes de vidro, com uma pequena passagem entre eles, por onde escorre a areia. O tempo é marcado de acordo com a passagem da areia de um recipiente para o outro.
O relógio-vela era feito com uma vela comum que tinha uma série de marcações em toda a sua altura. Conforme a vela ia queimando, podia-se saber as horas.
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Com o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano passou a construir relógios mecânicos.
Nesse tipo de relógio, o tempo geralmente é marcado por dois ponteiros: um menor, que indica as horas; e outro maior, que indica os minutos.
Vários modelos de relógios mecânicos foram inventados, entre eles o relógio de pêndulo e o de pulso.
Atualmente, um dos relógios mais usados é o digital. Ele não possui ponteiros, e as horas aparecem em forma de numerais.
-
Quais desses tipos de relógio você conhece ou já ouviu falar?
-
Você tem algum deles em casa? Qual?
-
Por que os relógios foram alterados com o passar dos anos? Reflita e levante hipóteses com os colegas.
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PARA SABER FAZER Relógio de sol
Após estudarem sobre os tipos de instrumentos que marcam a passagem do tempo, uma professora chamada Márcia resolveu construir um desses instrumentos com seus alunos do 2o ano. Juntos, eles escolheram fazer um relógio de sol.
Veja o que eles fizeram.
A - Eles foram até o pátio da escola. Com um giz, fizeram um grande círculo no chão e marcaram um X bem no meio desse círculo.
B - Em seguida, encheram uma lata com areia e colocaram dentro dela um cabo de vassoura em pé. Depois, puseram a lata no meio do círculo, onde tinham marcado um X.
C - Eles então observaram a direção da sombra projetada no chão pelo cabo de vassoura. Fizeram um risco com o giz, no chão, acompanhando essa sombra. Verificaram a hora em um relógio convencional e marcaram o horário no fim dessa sombra.
D -Depois, de hora em hora, repetiram o registro da sombra projetada e do horário e observaram o que estava acontecendo.
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AGORA É COM VOCÊ!
- Faça com seus colegas essa experiência com o relógio de sol na escola. Depois, conversem sobre as questões a seguir.
-
O que aconteceu com a sombra no decorrer do dia?
-
Por que isso aconteceu?
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ATIVIDADES
- Nos relógios de ponteiros, o ponteiro menor marca as horas e o maior, os minutos. Quando o ponteiro maior está no número 12, o relógio marca a hora exata, que é indicada pelo ponteiro menor.
Desenhe nos relógios a seguir os ponteiros indicando os horários em que você realiza cada uma das atividades destacadas, nos dias em que você vai à escola.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
- Descubra o significado de cada cor do semáforo. Para isso, utilize o quadro de correspondência entre letras e números a seguir.
A | E | G | I | N | O | P | R | S | T | Ç | Ã |
1 | 5 | 7 | 9 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 27 | 28 |
16 | 1 | 18 | 5 |
1 | 20 | 5 | 14 | 27 | 28 | 15 |
19 | 9 | 7 | 1 |
Cascão, de Mauricio de Sousa. São Paulo, Globo, n. 426, jul. 2003.
- Leia em voz alta, com os colegas, as palavras que se formaram.
- Pinte o semáforo com as cores corretas e escreva o nome de cada uma delas.
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-
Complete corretamente as frases utilizando as palavras a seguir.
cinto · faixa · sinalização · trânsito
- O movimento de pessoas e veículos pelas ruas é chamado de .
- As placas de ajudam a organizar e a orientar o trânsito.
- Sempre que possível, devemos atravessar a rua utilizando a de segurança.
- O de segurança deve ser utilizado por todos os ocupantes do veículo.
-
Relacione corretamente as colunas.
- Muito movimentada.
- Arborizada.
- Prédios.
- Residencial.
- Pouco movimentada.
- Comercial.
-
Reflita sobre as atividades ou celebrações que costumam se repetir anualmente na sua escola. Depois, com base nessas atividades, monte em seu caderno um calendário com frases e pequenos desenhos.
Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro - Em uma roda de conversa, mostre aos colegas como ficou seu calendário.