82
3 Pensando sobre o passado
83
Existem diversas maneiras de conhecermos nossa história, seja por meio de fotos, relatos ou outros documentos. Nesta unidade, vamos estudar a história da nossa família e do nosso bairro.
CONECTANDO IDEIAS
-
O que a pessoa da foto está fazendo?
- Você e sua família costumam guardar fotos dos momentos que consideram importantes? Comente com os colegas.
-
Além de observar fotos, de que outras maneiras podemos analisar os eventos do passado? Cite alguns exemplos.
84
1 Histórias de hoje e do passado
Nesta unidade, vamos conhecer a história da nossa família e do nosso bairro. Você sabe como podemos investigar os acontecimentos do passado?
Por meio de uma conversa, podemos obter informações sobre pessoas com quem convivemos diariamente e conhecer fatos da vida delas.
Há pessoas que viveram em épocas passadas, que tinham outro modo de vida e diferentes costumes. Sobre isso, também podemos aprender conversando com elas.
-
Além da conversa, como é possível descobrir fatos ocorridos em épocas passadas?
Uma menina chamada Sofia queria saber como era o modo de vida das pessoas na época em que seu avô era mais jovem. Para isso, ela realizou pesquisas sobre o passado. Observe as imagens a seguir para conhecer como ela fez.
85
Quais recursos Sofia utilizou para pesquisar informações sobre o passado? Você costuma fazer isso também?
-
Podemos utilizar equipamentos tecnológicos para guardar e depois acessar nossas memórias? Converse com os colegas sobre como a tecnologia transformou nosso modo de lidar com fatos do passado.
Neste ano, você conhecerá um pouco mais sobre a sua vida, a vida das pessoas com quem convive e as histórias de pessoas que viveram em épocas passadas.
Você vai ver que existem semelhanças e diferenças entre o seu modo de vida e o modo de vida dessas pessoas.
86
2 A história da família
Todas as famílias têm uma história, que vai sendo construída com o passar do tempo e inclui os acontecimentos da vida de diferentes pessoas.
Observe a seguir como Maria ficou conhecendo alguns acontecimentos interessantes da história da família dela.
87
88
89
AS FONTES HISTÓRICAS
Na história das páginas anteriores vimos alguns objetos que serviram como fonte para Maria conhecer a história da família dela, entre eles fotos antigas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas, brinquedos, moedas e cartões-postais.
- Por que será que a avó de Maria decidiu guardar esses objetos? Converse com os colegas.
- As famílias guardam diferentes objetos e de diferentes modos. Quais são os objetos que sua família guarda?
Fonte histórica é tudo o que serve para conhecer informações sobre a história da humanidade, que ajudam a construir o conhecimento histórico. Além de objetos, podem ser considerados fontes históricas os relatos orais, como as histórias contadas pelas pessoas idosas.
Você tem o hábito de conversar com seus avós ou outras pessoas idosas? Conte aos colegas sobre algo que você descobriu conversando com uma pessoa idosa.
- conhecimento histórico:
- conjunto de narrativas produzidas pelos historiadores com base na análise e na interpretação das fontes históricas
90
ATIVIDADES
-
Como Maria descobriu informações sobre a história da família dela? Marque um X na resposta correta.
- Ela pesquisou na internet.
- Conversando com a avó dela.
- Marque algumas das fontes que ajudaram Maria a conhecer a história da família dela.
91
-
Em sua casa, escolha um objeto que pode servir como fonte para conhecer a história da sua família. Pode ser um documento pessoal, um brinquedo, um utensílio doméstico ou qualquer outro objeto que você e sua família considerem importantes. Faça um desenho em seu caderno para representar esse objeto. Se preferir, tire uma foto do objeto, imprima e cole em seu caderno.
-
Escreva os motivos de o objeto selecionado ser importante para a família de vocês. Anote também quais informações sobre a história da sua família esse objeto pode fornecer.
_
-
Depois, na sala de aula, mostre a imagem do objeto e explique aos colegas por que ele é importante e quais informações sobre a história da sua família ele pode fornecer.
92
Documentos pessoais
Outra maneira de conhecer fatos relacionados à nossa história é observar documentos pessoais, como a certidão de nascimento.
Observe um exemplo desse documento.
ATIVIDADES
-
De quem é a certidão de nascimento apresentada anteriormente?
Marque um X nas informações sobre o Joaquim que podem ser encontradas na certidão de nascimento dele.
- Nome.
- Sexo.
- Cor preferida.
- Peso.
- Altura.
- Apelido.
- Cor dos olhos.
- Local de nascimento.
- Data de nascimento.
-
Contorne no documento as informações sobre a família de Joaquim que estão registradas na certidão de nascimento.
-
Identifique na sua certidão de nascimento as informações a seguir.
-
Em que dia, mês, ano e horário você nasceu?
-
Em que município e estado você nasceu?
-
93
Outros documentos pessoais
Além da certidão de nascimento, há outros tipos de documentos pessoais que podem ser utilizados como registros da história da vida de uma pessoa. Entre eles, destaca-se a carteira de identidade. Esse documento traz algumas informações semelhantes às da certidão de nascimento. No entanto, ele tem algumas diferenças, como o tamanho, que é menor, a presença de uma foto 3 × 4 cm, a assinatura da pessoa quando ela sabe escrever e a impressão digital, geralmente do polegar direito.
Observe a carteira de identidade de João.
-
Qual é o nome completo de João?
-
Qual é a data de nascimento dele?
-
Como se chamam os pais de João?
-
Onde João nasceu?
- Contorne no documento a impressão digital de João.
94
As funções dos documentos
Vimos que entre as fontes para conhecer a história de uma família estão os documentos pessoais. Além de serem fontes históricas, os documentos pessoais têm funções específicas.
Nas páginas anteriores, conhecemos as fuções da certidão de nascimento e da carteira de identidade. Vamos agora conhecer as funções de outros documentos pessoais.
A carteira de trabalho é um documento muito importante. Chamada de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nela são registradas as informações sobre a vida profissional do trabalhador. A CTPS também garante ao trabalhador direitos como seguro-desemprego e aposentadoria. Ela pode ser solicitada por pessoas a partir de 14 anos, contanto que o trabalho desenvolvido seja na condição de aprendiz. A partir dos 16 anos as pessoas já podem ser registradas como trabalhadoras e terem seus direitos garantidos.
O Passaporte é um documento que identifica a nacionalidade do seu portador e permite que essa pessoa viaje para outros países. Esse documento também permite que o portador retorne ao seu país de origem. Além de uma foto, o passaporte traz dados pessoais, como o nome completo do portador, a data e o local de nascimento, a nacionalidade e o nome completo dos pais. O passaporte de uma pessoa pode ser feito desde o seu nascimento.
95
O Título de eleitor é um documento que dá ao cidadão o direito de votar nas eleições municipais, estaduais e federais. Ele também permite que uma pessoa se candidate a um cargo político. Podem tirar título de eleitor todos os brasileiros a partir de 16 anos. Entre as informações que constam em um título, estão o nome completo do eleitor, a data de nascimento e o local onde ele vota. Atualmente, esse documento também existe em versão digital, o chamado e-título.
O nome oficial da carteira de motorista é Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apenas as pessoas maiores de 18 anos podem ter esse documento. A CNH permite que seu portador dirija veículos automotores, como carros, motos ou caminhões. Ela também serve como documento de identificação pessoal, pois apresenta uma foto e dados como o nome completo e o número da identidade do portador.
A Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) é um documento emitido pela Polícia Federal a pessoas de outros países que estão vivendo no Brasil. Nesse documento constam dados como o nome completo do portador, a data de nascimento, o país de origem, o nome dos pais e a data de entrada do estrangeiro no Brasil.
-
Você e as pessoas da sua família possuem algum desses documentos? Comente com os colegas.
-
Vimos que também existem documentos em formato digital. Será que todas as pessoas podem ter acesso a essa versão dos documentos? Converse sobre isso com os colegas.
96
PARA SABER FAZER Livro de memórias da família
Para preservar a história das suas famílias, os alunos do 2o ano realizaram uma atividade bem interessante com o auxílio da professora Sandra: um livro de memórias da família.
Veja o que eles fizeram.
Antes de fazer a atividade em sala de aula, cada aluno levou de casa quatro fotos que considerou importantes para a história da família.
A professora então entregou a cada aluno os materiais necessários para fazer o álbum de memórias: duas folhas de papel sulfite, cola, tesoura de pontas arredondadas, canetas hidrográficas, lápis de cor e revistas.
Os alunos dobraram uma das folhas de sulfite ao meio e numeraram as páginas do livro, anotando os números 1 a 4 nos cantos inferiores de cada página.
97
Os alunos colaram as fotos nas páginas, começando pela mais antiga e terminando com a mais recente.
Abaixo de cada foto, escreveram quem são as pessoas retratadas, quando ela foi tirada, o que estava acontecendo e onde a família estava.
Para fazer a capa do livro, dobraram a outra folha de sulfite ao meio. Escreveram um nome para ele e fizeram colagens com recortes de revistas.
Depois, a professora ajudou os alunos a grampearem os livros.
Façam álbuns de memórias da sua família. Você pode pedir ajuda a um familiar para escrever os textos e colar as imagens. Depois, com a ajuda do professor, organizem uma exposição com os álbuns produzidos pela turma e convidem alunos de outras classes para visitar.
98
3 O bairro e sua história
Você sabia que os bairros onde moramos também têm história?
Os bairros podem passar por transformações ao longo do tempo. Os acontecimentos que nele ocorreram, desde a época de sua formação, compõem a história do bairro.
Conheça, por meio das imagens, um pouco da formação e transformação do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Observe as imagens e suas legendas de acordo com a sequência das letras. Depois, responda às questões da página 99.
Valorize a história do bairro onde você mora.
A
- aqueduto:
- estrutura construída para conduzir a água de um lugar mais alto para outro mais baixo, passando sobre uma parte mais baixa do terreno, como um vale ou depressão
99
Agora, observe novamente as imagens e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Como era o lugar onde se formou o bairro da Lapa, mostrado na imagem A?
- Como é o bairro atualmente?
- Identifique o aqueduto em cada uma das imagens e como as construções ao seu redor passaram por modificações.
Cerca de cem anos depois, no século 19, com o crescimento da cidade, muitas construções foram erguidas próximo do aqueduto, tanto moradias quanto estabelecimentos comerciais.
B
C
100
As pessoas na história do bairro
As memórias das pessoas ajudam a contar como ocorreu a formação e as transformações mais importantes em um bairro ao longo do tempo.
O texto a seguir conta como os moradores foram se instalando e formaram um novo bairro. Leia-o.
LER E COMPREENDER
[...]
Os anos foram passando e chegou mais gente para morar no morro.
Vinham de Guarenas, Cúpira, Cumaná e dos Andes – chegou muita gente vinda de perto e de longe.
Construíram suas casas. Nasceram crianças que brincavam entre as árvores, nos caminhos, nos terrenos baldios.
O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro.
A estrada de terra que vinha da cidade virou uma estrada asfaltada.
E mais gente chegou.
A rua é livre, de Kurusa. Ilustrações originais de Monika Doppert. São Paulo: Callis, 2002. p. 6-11.
O texto traz um exemplo de como as pessoas fazem parte da história do bairro, que começa com a chegada dos primeiros moradores. Com o passar do tempo, novos moradores chegam ao bairro, vindos de outros lugares.
-
Muitas transformações ocorreram no bairro descrito no texto anterior. Cite uma dessas transformações.
-
O seu bairro já passou ou ainda passa por alguma transformação? Qual? Conte aos colegas.
101
Nas ruas dos bairros, podemos observar elementos que mostram as características da cultura ou do modo de vida de seus moradores. Observe os exemplos a seguir.
102
ATIVIDADES
-
Compare as fotos a seguir e observe as características desse bairro em diferentes épocas. Verifique com atenção as transformações que ocorreram nesse lugar.
-
Quantos anos se passaram entre a primeira e a última foto?
-
b. Quais elementos foram mantidos?
-
Quais foram as principais mudanças ocorridas nesse lugar?
-
103
-
Entreviste um morador antigo para conhecer um pouco sobre a história e as transformações que aconteceram no bairro onde você mora. Utilize as questões a seguir para entrevistá-lo.
-
Qual é o seu nome e a sua idade?
-
Qual é o nome do bairro onde você mora?
-
Você mora nesse bairro desde que ano?
-
Você sabe por que o bairro recebeu esse nome?
-
Cite uma transformação que você observou no bairro ao longo do tempo.
- Leia as respostas da sua entrevista aos colegas e conheça as deles também.
-
-
Desenhe em seu caderno alguma transformação que você já observou no bairro ou lugar onde você mora.
104
4 Do quarteirão ao bairro
Se você mora na cidade, sua casa e sua escola estão localizadas em uma quadra ou quarteirão. Próximo a esse quarteirão existem outros quarteirões. Juntos, eles formam o bairro.
Esse bairro, com outros bairros, forma a cidade onde você mora.
As fotos a seguir mostram o exemplo de uma moradia localizada em um bairro da cidade de Gália, em São Paulo, em 2019. Observe.
A
B
105
C
D
- Observe a casa retratada na foto A. Depois, localize e contorne essa mesma casa nas fotos B, C e D.
-
Em qual das fotos essa casa aparece mais aproximada?
-
Em qual das fotos essa casa aparece em tamanho menor? O que é possível observar em torno dela?
106
ATIVIDADES
-
Vamos conhecer um pouco sobre o bairro onde você mora. Para isso, com a ajuda do professor, seus pais ou responsáveis, responda às questões a seguir.
-
Nome do bairro:
-
Nome da rua onde moro:
-
Nome de alguma outra rua do bairro:
-
Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
-
No meu bairro eu tenho:
- muitos amigos.
- poucos amigos.
-
O bairro onde moro é:
- pequeno.
- grande.
-
As ruas do meu bairro são:
- muito movimentadas.
- pouco movimentadas.
-
-
Escreva uma frase sobre o seu bairro, descrevendo o que você mais gosta de fazer nele.
-
107
-
Marque um X na(s) alternativa(s) que completa(m) a frase a seguir. Meu bairro tem:
- praça.
- campo de futebol.
- farmácia.
- posto de combustível.
- correios.
- restaurante.
- escola.
- padaria.
- mercado.
- hospital.
- loja.
- posto de saúde.
-
Em sua opinião, o que está faltando em seu bairro? Dê um exemplo.
-
Desenhe em seu caderno a parte do bairro de que você mais gosta.
- Leia as suas anotações e mostre seu desenho aos colegas.
108
Os bairros são diferentes
Você já observou que os bairros de uma cidade são diferentes entre si?
Eles podem se diferenciar pela concentração de alguns tipos de construções, como moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Veja a seguir alguns exemplos.
Bairro residencial
Há bairros com muitas moradias. Nos arredores das casas também há alguns estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias e farmácias, onde os moradores podem adquirir parte dos produtos de que necessitam.
Bairro comercial
Outros bairros, além de moradias, apresentam um grande número de estabelecimentos comerciais, como lojas de calçados e de roupas, supermercados, restaurantes, livrarias, além de bancos e escritórios.
109
Muitas pessoas vêm até os bairros comerciais para fazer compras, frequentar restaurantes, teatros, cinemas e também para trabalhar. Por isso, podemos observar um movimento maior de pessoas e de veículos nas ruas desses bairros.
Bairro industrial
Existem bairros que são formados por muitas indústrias. Nessas regiões também podem ser encontradas algumas moradias, onde vivem principalmente os trabalhadores das indústrias.
O que você faz para cuidar do bairro onde mora?
Nas ruas dessas áreas, observa-se um grande movimento de funcionários das indústrias nos horários de entrada no trabalho e de saída dele. Também há trânsito de veículos de carga que buscam e entregam mercadorias nas indústrias.
-
Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir. No bairro onde você mora predominam:
- residências.
- comércios.
- indústrias.
-
Pergunte ao professor quais são as características do bairro onde ele mora e compare com o seu. Verifique as semelhanças e as diferenças entre eles. Peça também a ele que conte uma história interessante que tenha acontecido em algum lugar próximo de onde vive.
110
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Quando você e seus parentes se reúnem, o que vocês costumam fazer?
-
Desenhe no espaço a seguir uma atividade que você costuma realizar com as pessoas da sua família que não moram na sua casa.
-
Depois de pronto, mostre seu desenho aos colegas e explique-lhes qual atividade da sua família você representou.
-
111
- Leia silenciosamente os textos a seguir. Depois, leia em voz alta, com os colegas. Em seguida, marque as informações que correspondem a cada um dos textos.
LER E COMPREENDER
A:
Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
A turma do quarteirão era composta por dez crianças, sete meninos e três meninas: eu e duas gêmeas, minhas vizinhas.[...]
O louco do meu bairro, de Anna Flora. 5. ed. Ilustrações de Mia. São Paulo: Ática, 1999. p. 1.
B:
Perto da minha casa tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar as frutas e verduras...
Tem uma livraria, que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
[...]
O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Llinares. São Paulo: Salamandra, 2011. p. 5-7.
- Esse bairro tinha apenas residências.
- Esse bairro tem muitos estabelecimentos comerciais.
- Nesse bairro há uma livraria com exemplares de vários tipos.
- Esse bairro era calmo e as crianças podiam brincar na rua.
112
-
Com a ajuda do professor, leia o texto a seguir.
Crescia grama entre os paralelepípedos da rua Itacolomi quando a nossa pequena família [...] Se mudou para essa rua tranquila do bairro Higienópolis.
A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, algumas verdadeiros palacetes, nos seus amplos terrenos [...].
Hoje, a rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança [...].
Olhos de ver, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9. (Veredas).
- paralelepípedos:
- pedras com seis lados, utilizadas para calçamento de ruas
Complete as frases escrevendo as mudanças que ocorreram na rua Itacolomi.
- No passado, a rua Itacolomi era muito . (tranquila/movimentada)
- Naquela época, a rua era toda . (iluminada/arborizada)
- Na frente das casas havia jardins . (descuidados/simpáticos)
- Hoje, a rua Itacolomi tem enormes . (edifícios/palacetes)
113
- Relacione os tipos de bairro com suas respectivas fotos.
- Industrial.
- Residencial.
- Comercial.
-
Leia o texto a seguir e responda às questões.
A vida era bem tranquila nesse bairro.
Com o passar do tempo, alguns prédios foram construídos. O número de moradores cresceu. Surgiram novas lojas no comércio e o movimento de veículos nas ruas também aumentou.
Mesmo com todas essas mudanças, os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores foram preservados.
Elaborado pelos autores.
-
Escreva duas transformações que ocorreram no bairro.
-
Que elementos permaneceram na paisagem do bairro?
-