114
4 Comunidade e natureza
115
Estamos constantemente em contato com elementos da natureza. Você já havia notado?
CONECTANDO IDEIAS
- Você costuma realizar atividades em meio à natureza? Quais? Conte aos colegas.
- Por que é importante conservar os recursos naturais? Levante algumas hipóteses com a turma.
116
1 Tudo é natureza
Você já percebeu como podemos estar em contato com a natureza?
Veja na imagem a seguir alguns exemplos de como a natureza faz parte do nosso dia a dia.
Leia os textos a seguir silenciosamente. Depois, leia com os colegas, em voz alta.
O Sol fornece luz e calor.
Das plantas, retiramos nosso alimento.
O solo é onde pisamos, cultivamos lavouras e construímos moradias.
O ar nós respiramos.
A água molha o solo e corre para os rios, lagos e oceanos.
Nossas moradias são construídas com materiais retirados da natureza, como madeira, areia e ferro.
Os animais nós criamos ou vivem livres na natureza.
117
-
Se você mora no campo ou na cidade, responda: Quais elementos mostrados na imagem fazem parte do seu dia a dia?
118
O que é natureza?
O que vem à sua mente quando você ouve a palavra natureza?
Quando falamos em natureza, geralmente pensamos nas árvores, nas flores, nos animais, nos rios, nas montanhas e em vários outros elementos naturais, ou seja, criados por ela.
Não se esqueça de que você, assim como todo ser humano, também faz parte da natureza.
Respeite a natureza, nossa vida depende dela!
-
Desenhe em seu caderno alguns elementos da natureza que você conhece e de que gosta bastante. Em seguida, escreva os nomes desses elementos ao lado deles.
119
ATIVIDADES
- Observe as fotos a seguir.
- Marque um X nos elementos que aparecem nas fotos A e B. Veja o exemplo.
Elementos da natureza | Foto A | Foto B |
---|---|---|
Água | X | X |
Vegetação | ||
Pessoa | ||
Canoas | ||
Céu |
120
CIDADÃO DO MUNDO As lendas indígenas sobre a natureza
As lendas indígenas são histórias contadas, geralmente, pelos indíos mais velhos da tribo. Essas histórias procuram explicar a existência dos diferentes acontecimentos da natureza, como a ocorrência da chuva, dos trovões, do dia e da noite.
Conheça, a seguir, uma lenda que explica a origem da mandioca, um alimento comumente utilizado em nossa culinária.
[...]
Um dia, nasceu na aldeia uma menina de pele muito branquinha, tão branquinha que parecia um raio de lua, diferente da cor de todos os outros índios. Seus pais lhe deram o nome de Mani [...].
121
Mas Mani não viveu muito tempo, e numa manhã não se levantou da rede onde dormia. Na aldeia, todos ficaram tristes, mas as lembranças alegres que tinham de Mani ficaram para sempre em seus corações. Para nunca se separar da menina, seus pais a enterraram na entrada da casa onde moravam. [...]
Uma manhã, a mãe de Mani viu uma planta nova e diferente no lugar onde estava sua filha. Ficou contente e começou a cuidar da plantinha, que cresceu cresceu cresceu até a terra em volta dela ficar toda rachada. Curiosa, a mãe resolveu cavar a terra para ver o que estava acontecendo. Cavou cavou cavou e só encontrou raízes bem grossas. Quando ela pegou uma das raízes e tirou a casca, teve uma surpresa: viu que as raízes eram branquinhas como Mani! Depois os índios também descobriram que aquelas raízes eram boas para comer.
[...]
A lenda da mandioca, de Silvia Oberg. Ilustrações originais de Cris Eich. São Paulo: Folha de S.Paulo, 2015. p. 6-10. Folhapress.
-
Por que as lendas são importantes para os povos indígenas?
-
Em casa, pesquise outras lendas com seus pais ou responsáveis. Essas lendas podem ser de origem indígena, africana ou de outros povos que contribuíram com a formação da cultura brasileira. Depois, escolham uma dessas lendas, leiam juntos e façam um desenho que a represente. Traga seu desenho para a sala e conte a lenda pesquisada aos colegas.
122
2 Utilizamos os elementos da natureza
A natureza é essencial para a nossa sobrevivência. Além disso, grande parte dos alimentos, das roupas e dos produtos que utilizamos em nosso dia a dia é obtida da natureza.
Você já havia pensado nisso?
É por meio dos trabalhos realizados na comunidade e da prática de diferentes atividades econômicas que os elementos da natureza são utilizados e transformados. Vamos estudar alguns exemplos.
Agricultura
A atividade agrícola envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher.
Essa atividade é responsável pela produção de grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas todos os dias.
O desenvolvimento da agricultura depende diretamente da natureza, principalmente do solo, da água, da luz e do calor do Sol, essenciais para o crescimento das plantas.
123
Pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de animais, que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite.
A pecuária também depende diretamente da natureza. Os animais precisam de água e também de alimentos, principalmente pastagens ou rações preparadas com grãos.
Veja alguns exemplos de pecuária a seguir.
124
Extrativismo
A atividade extrativa consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral.
Esses recursos coletados da natureza podem ser utilizados na alimentação das pessoas ou na fabricação de outros produtos.
Veja alguns exemplos a seguir.
125
Indústria
A indústria é a atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados.
Essa atividade utiliza materiais de origem animal, vegetal e mineral para fabricar produtos que utilizamos em nosso dia a dia, como alimentos, roupas, calçados, computadores, automóveis e eletrodomésticos.
- matérias-primas:
- um ou mais tipos de materiais utilizados na fabricação de um produto
O petróleo é retirado da natureza e utilizado na fabricação de diversos produtos, como plástico, combustível e asfalto. Na foto abaixo, podemos observar uma refinaria de petróleo em Camaçari, na Bahia, em 2017.
O ferro é um mineral retirado da natureza e utilizado, por exemplo, na produção de diversas partes dos automóveis. Na foto abaixo, indústria de caminhões em São Bernardo do Campo, em São Paulo, em 2018.
O leite das vacas, ovelhas e cabras é utilizado para a fabricação de produtos como queijos e iogurtes. Na foto abaixo, empacotamento de queijo em indústria de laticínios na cidade de Carmo do Rio Claro, em Minas Gerais, em 2020.
126
ATIVIDADES
- Escreva a letra correspondente à atividade econômica que está sendo realizada em cada foto.
- A Agricultura.
- P Pecuária.
- E Extrativismo.
- I Indústria.
-
Faça uma lista dos trabalhos da sua comunidade que estão ligados às atividades econômicas mostradas nessas fotos.
127
- Relacione as fotos das atividades econômicas às fotos dos seus respectivos produtos.
- Geladeira.
- Pipoca.
- Creme de açaí.
- Frango assado.
128
3 Estamos respeitando a natureza?
Até agora, vimos que a natureza tem sido utilizada para a prática de diferentes atividades econômicas.
Às vezes, essas atividades são realizadas com a preocupação de preservar a natureza. Mas, em muitas situações, essas atividades econômicas causam danos ao meio ambiente. Veja alguns exemplos.
Produtos químicos lançados nas lavouras causam a poluição das águas e do solo.
A exploração madeireira e a abertura de novas áreas para o cultivo de lavouras ou formação de pastagens provocam o desmatamento de extensas áreas de vegetação nativa e a destruição de muitas espécies de plantas e animais.
- vegetação nativa:
- plantas que se desenvolvem naturalmente em determinada área
129
A atividade extrativa mineral pode causar grande devastação da natureza, com a retirada da vegetação nativa e de grande quantidade de solo e rochas dos terrenos.
Os gases que saem das chaminés das fábricas, assim como dos escapamentos dos veículos e das queimadas, causam a poluição do ar, trazendo danos ao meio ambiente e à saúde do ser humano.
Muitos municípios não realizam o tratamento adequado de resíduos e esgotos de moradias e indústrias, lançando-os diretamente em córregos, rios e lagos. A poluição da água provoca a morte de peixes e outros animais.
-
Você conhece algum lugar onde a natureza vem sendo desrespeitada? Conte aos colegas o que acontece nesse lugar.
130
Impactos da extração de recursos naturais
A extração de recursos naturais, quando feita de maneira predatória, causa grandes impactos ao meio ambiente. Os casos recentes e mais graves de destruição ambiental aconteceram no estado de Minas Gerais, no município de Mariana, em 2015, e em Brumadinho, no ano de 2019.
A lama das barragens contaminou o rio Doce, o rio Paraopeba e alguns afluentes, impactando o fornecimento de água em vários municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. A lama também dizimou muitas espécies de animais e plantas da região.
Além de levar à morte centenas de seres humanos que viviam nas proximidades, milhares de pessoas ficaram sem moradia e sem condições de trabalhar. Comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas foram muito prejudicadas, pois perderam sua principal fonte de subsistência.
De acordo com especialistas, o vazamento de lama tóxica nas cidades mineiras é considerado um dos maiores desastres ambientais do mundo. Eles estimam que, daqui a cem anos, a fauna e a flora da região ainda não terão se recuperado.
-
Faça uma lista de impactos ambientais causados pelas diferentes formas de trabalho na sua comunidade.
131
ATIVIDADES
-
Complete corretamente as frases utilizando as palavras do quadro a seguir.
desmatamento · esgotos · fábricas · lavouras
- Produtos químicos lançados nas causam a poluição das águas e do solo.
- A exploração madeireira e a abertura de áreas para lavouras e pastagens provocam o da vegetação nativa, destruindo espécies de plantas e de animais.
- Os despejos de sem tratamento e de resíduos industriais em córregos, rios e lagos provocam a morte de peixes e outros animais.
- Os gases que saem das chaminés das , dos escapamentos dos veículos e das queimadas causam a poluição do ar.
-
Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões.
-
Em sua opinião, que medida deveria ser tomada para evitar a situação mostrada na foto?
-
132
O que podemos fazer pela natureza?
Você já pensou na importância de cuidar bem da natureza?
Veja a seguir algumas atitudes que podemos adotar em nosso dia a dia que ajudam a preservar a natureza.
-
O que você faz em seu dia a dia para conservar a natureza?
133
ATIVIDADES
- Siga o sentido das setas dos quadrinhos A e descubra a frase que se forma nos quadrinhos B.
A
B
Cuidando | das | cacto | margarida |
rosa | plantas, | você | lírio |
azaleia | beijinho | está | preservando |
cravo | violeta | tulipa | a |
hortênsia | jasmim | dália | natureza. |
-
Escreva a frase que você descobriu.
-
Com mais dois colegas, escolham algumas das atitudes que vocês tomam para cuidar da natureza e elaborem cartazes sobre elas. Distribuam os cartazes pela escola para incentivar outras pessoas a praticar essas atitudes.
134
PARA SABER FAZER Vamos plantar uma árvore?
Cuidar de uma planta é uma maneira de respeitar a natureza.
As árvores são parte da natureza! Elas melhoram a qualidade do ar, fazem sombra, além de servirem como abrigo para alguns animais.
Nas cidades, as plantas podem ser cultivadas em praças, parques e canteiros das ruas. As plantas também podem ser cultivadas nas moradias. Plantadas em vasos, elas tornam o ambiente mais bonito e agradável.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- muda de árvore
- área com terra
- adubo
- regador com água
- instrumentos de jardinagem disponíveis
Veja a seguir uma das maneiras de plantar uma muda de árvore.
1 Prepare a terra aguando e adubando para que ela fique bastante fértil.
2 Cave a terra, fazendo uma cova de tamanho adequado à muda.
135
3 Coloque a muda na cova e cubra suas raízes com a terra.
4 Molhe a planta e mantenha os cuidados, como os mostrados na página seguinte.
AGORA É COM VOCÊ!
O que você acha de plantar uma muda de árvore?
Você e cada um de seus colegas podem plantar uma semente em um copinho de plástico e, depois que ela germinar, levar a muda para plantar no quintal de sua moradia ou em um vaso.
Vocês também podem fazer um trabalho em conjunto e plantar uma muda na escola.
Desse modo, no futuro, as árvores que vocês plantarem podem fornecer sombra (ou frutos, depende do tipo de árvore), além de melhorar a qualidade do ar!
136
4 A nossa comunidade
Conservar a natureza é muito importante para a manutenção da nossa comunidade. Você já pensou na importância das comunidades da qual fazemos parte?
Uma comunidade é formada por um grupo de pessoas que têm interesses em comum. Ela pode ser composta de pessoas que moram próximas umas das outras, que falam o mesmo idioma, que estudam na mesma escola, que praticam o mesmo esporte, que torcem para o mesmo time de futebol, que têm a mesma crença religiosa, ou que gostam do mesmo estilo musical. Pode também ser uma comunidade virtual, na qual os participantes se comunicam por meio da internet.
-
Você participa de quais comunidades?
-
Faça em seu caderno um desenho que represente você atuando em uma comunidade da qual você faz parte.
-
Mostre seu desenho aos colegas e explique para eles qual comunidade você desenhou e de que maneiras você atua nessa comunidade.
137
Vamos conhecer alguns exemplos de comunidades.
Mesmo gostando de times diferentes, é importante que as pessoas tenham respeito entre si e torçam sem ofender umas às outras.
138
A formação de comunidades nas favelas
No Brasil existem milhões de pessoas que, por falta de melhor opção de moradia, vivem em favelas. As favelas são conjuntos de residências, em sua maioria precárias, que não possuem a infraestrutura necessária para o bem-estar dos moradores. Nas favelas, geralmente são poucas as opções de lazer e os moradores sofrem constantemente com a violência e a falta de segurança.
Diante dessa situação, muitas das comunidades formadas nas favelas têm como objetivo lutar pela melhoria das condições de vida dos moradores, exigindo a prestação de serviços públicos como saneamento básico, atendimento médico e construção de escolas e de áreas de lazer. Em alguns casos, as pessoas de uma favela se unem para preservar a memória de sua comunidade por meio da construção de centros culturais e museus.
Veja dois exemplos de ação da comunidade na favela.
139
ATIVIDADES
-
Leia o texto a seguir.
Como melhorar a relação com os vizinhos
Faça como gostaria que fizessem
[...] Fique atento aos próprios hábitos e tenha em mente que, próximo de você, pode haver pessoas que estão trabalhando, estudando, se recuperando de doenças ou apenas desejando descansar.
Favoreça os encontros
Fazer amizade com os vizinhos nos dá a sensação de pertencimento a uma comunidade, mas vencer a timidez pode não ser fácil. Uma boa estratégia é frequentar os mesmos lugares que eles. [...]
Dê as boas-vindas
Não esqueça que um dia você foi o novato e receba os novos moradores [...]. Seja gentil e prontifique-se a auxiliar no processo de adaptação à nova moradia. [...]
Cada um na sua?, de Helena Martins. Revista Sorria, São Paulo, n. 57, set./out. 2017. p. 34-37.
-
Sobre qual tipo de comunidade o texto trata?
-
Evitar música em volume alto e barulhos durante horários não permitidos é uma atitude que colabora para uma boa relação com os vizinhos. Além dessas atitudes, quais outras citadas no texto contribuem para a política de boa vizinhança?
Além das ideias do texto, o que mais você pode fazer para ter uma boa convivência com os vizinhos? Conte para os colegas.
140
-
Mariana criou uma tabela na qual listou as comunidades das quais faz parte e anotou os comportamentos que ela pode ter para melhorar a convivência em cada uma delas. Leia a seguir como ficou.
Comunidade | Comportamento |
---|---|
Vizinhança | Ser gentil, respeitar as normas (ou leis) sobre barulhos, destinar corretamente o lixo produzido em casa, limpar a frente da minha casa, deixar as calçadas livres para o trânsito das pessoas. |
Escola | Chegar sempre no horário, respeitar todos os colegas, tratar bem os professores e demais trabalhadores da escola, cuidar da limpeza da escola. |
Esporte | Não me atrasar para os treinos, praticar o esporte com dedicação, respeitar o treinador, os colegas do próprio time e dos times adversários. |
Coral | Chegar no horário para os ensaios, esforçar-me para cantar bem, respeitar o maestro e os demais participantes do coral. |
- Agora, com a ajuda de um familiar, faça como a Mariana e complete a tabela com quatro comunidades das quais você faça parte e os comportamentos que você pode ter para uma boa convivência em cada uma delas.
Comunidade | Comportamento |
---|---|
141
-
Com o professor, você e seus colegas farão uma visita às diversas dependências da escola. Conversem com alguns dos funcionários que trabalham na escola e procurem saber:*
- O nome de cada um deles.
- Quais atividades realizam.
- O horário em que trabalham.
- Se eles gostam do que fazem.
- Se eles consideram o seu trabalho importante e por quê.
-
Concluída a visita, registre a seguir qual dos trabalhos realizados na escola você achou mais interessante. Explique por que esse trabalho é importante para o funcionamento da escola.
-
Como você pôde perceber, na escola, cada pessoa tem um trabalho, uma função diferente. Imagine o que aconteceria em sua escola se durante um mês fossem somente os professores e os alunos? Converse com seus colegas sobre isso e anote a seguir a conclusão a que vocês chegaram.
142
5 A comunidade se comunica
O contato ou a troca de informações entre pessoas que estão próximas ou distantes umas das outras, seja no mesmo bairro ou não, pode acontecer pelos meios de comunicação.
Essa comunicação pode aproximar tanto pessoas que estejam próximas, na mesma cidade, quanto pessoas que estejam em outros lugares do mundo.
As fotos a seguir mostram alguns meios de comunicação bastante utilizados pelas pessoas diariamente. Veja.
143
-
Contorne as fotos que mostram meios de comunicação utilizados por você em seu dia a dia.
-
Complete a tabela a seguir com os nomes dos meios de comunicação e dos meios de transporte utilizando as palavras dos quadros.
- Telefone.
- Ônibus.
- Carta.
- Rádio.
- Carro.
- Bicicleta.
- Televisão.
- Avião.
Meios de comunicação | Meios de transporte |
---|---|
144
Tipos de meios de comunicação
Podemos dividir os meios de comunicação em dois tipos:
- meios de comunicação individual: a troca de informações acontece entre duas pessoas.
- meios de comunicação de massa: a informação é transmitida para um grande número de pessoas de uma só vez.
Veja alguns exemplos.
- Marque a letra I para meios de comunicação individual, a letra M para meios de comunicação de massa e um X para meios de comunicação que sejam individuais e de massa ao mesmo tempo.
145
CIDADÃO DO MUNDO A internet e a comunicação
A internet, como é chamada a rede mundial de computadores, tem alterado muito a maneira como as pessoas se comunicam. Uma das grandes vantagens está na maneira rápida e prática por meio da qual podemos enviar e receber informações na forma de textos, imagens e vídeos.
Cuidados ao acessar a internet
As pessoas precisam ficar atentas para acessar a internet com segurança. Para evitar situações que possam trazer riscos ou perigos, os usuários devem tomar alguns cuidados importantes.
Conheça algumas dicas para acessar a rede com segurança.
-
Em sua opinião, qual é a importância de ter cuidados ao usar a internet?
- Conte para os colegas os cuidados que você toma ao acessar a internet.
146
ATIVIDADES
- Siga os comandos e descubra os nomes de quatro meios de comunicação.
D | MU | CAR | TE | NAL |
C | CE | BE | LU | RA |
B | LE | LAR | SÃO | VE |
A | VI | JOR | RU | TA |
1 | 2 | 3 | 4 |
- A2 + D4
- C1 + C3 + B2
- D2 + A4
- D3 + B1 + A1 + B3
- Marque os nomes dos meios de comunicação que você e sua família mais utilizam.
- Telefone fixo.
- Jornal.
- Televisão.
- Rádio.
- Celular.
- Carta.
- Internet.
- Revista.
-
Escreva o nome do meio de comunicação que você mais utiliza.
147
6 Os meios de transporte na comunidade
É comum, nas ruas e estradas, pessoas se deslocando de um lugar para outro.
Algumas dessas pessoas circulam a pé e outras utilizam meios de transporte.
Os meios de transporte podem ser:
individuais ou coletivos
Os meios de transporte individuais são aqueles que podem transportar poucas pessoas, como carros, motocicletas e bicicletas.
Os meios de transporte coletivos são aqueles que podem transportar muitas pessoas ao mesmo tempo, como ônibus, trem, metrô e avião.
148
ATIVIDADES
- Escreva os nomes dos meios de transporte das imagens a seguir.
-
Escolha dois desses meios de transporte e elabore em seu caderno um símbolo para representar cada um deles.
Meio de transporte:
Meio de transporte:
149
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Relacione os elementos da natureza ao uso e à importância de cada um deles.
- Água
- Ar
- Plantas e animais
- Respiração.
- Alimentação.
- Molhar os solos e as plantas e matar a sede.
-
Complete as frases com os nomes das atividades econômicas do quadro a seguir.
agricultura · pecuária · extrativismo · indústria
- A atividade econômica que transforma diferentes matérias-primas em produtos industrializados é chamada
- A atividade que envolve o trabalho de preparar a terra, plantar, cuidar das lavouras e colher é chamada
- A atividade que consiste na retirada de diferentes recursos da natureza, que podem ser de origem vegetal, animal ou mineral, é chamada
- A atividade que envolve a criação de animais que é destinada à obtenção de diferentes produtos, como carne, couro e leite, é chamada
150
- Marque as palavras do quadro conforme as indicações a seguir.
A - Produtos fornecidos pela agricultura.
B - Produtos fornecidos pela pecuária.
C - Produtos fornecidos pelo extrativismo.
D - Produtos fornecidos pela indústria.
- arroz
- lápis
- milho
- leite
- bicicleta
- ouro
- ovos
- peixes
- caderno
- carne
- frutas
- minério de ferro
-
Leia a seguir algumas atitudes que devemos adotar para preservar a natureza.
- Aproveitar a luz do Sol.
- Reutilizar os materiais.
- Colocar os resíduos nas lixeiras.
- Tomar banhos rápidos.
Complete as frases a seguir com as dicas anteriores.
- Para economizar água, devemos
- Para economizar energia, devemos
- Para diminuir o lixo, devemos
- Para manter o ambiente limpo, devemos
-
Pense se alguma atitude do seu dia a dia pode prejudicar a natureza. O que você precisa fazer para mudar essa atitude e passar a cuidar bem da natureza?
151
- Leia as definições e preencha a cruzadinha com alguns conceitos que estudamos nesta unidade.
A Grupo de pessoas com as quais convivemos e com quem temos interesses em comum.
B Pessoa que vive próximo da nossa moradia.
C Conjunto de residências, em sua maioria precárias, sem infraestrutura adequada.
D Atitude que devemos ter ao conviver em uma comunidade.
E Atividade remunerada exercida pelos adultos para manter a sobrevivência e a qualidade de vida.
-
Depois, leia em voz alta com os colegas as palavras que vocês escreveram e discutam os significados de cada uma.
152
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
-
Os bairros são partes da cidade, têm nomes específicos, histórias e tradições. Desenhe no seu caderno o bairro onde você mora e descreva a história ou alguma tradição que exista nele, como festas, encontros ou outros eventos. Converse com o professor e os colegas sobre a importância do respeito a essas histórias e tradições.
- Relacione as imagens dos objetos ao ponto de vista em que foram representados.
- Vista de frente.
- Vista de cima para baixo.
- Vista do alto e de lado.
-
De acordo com a sua posição na sala de aula, escreva, nos espaços a seguir, o que está à sua frente, atrás de você, à sua direita e à sua esquerda.
Frente. | ||
Esquerda. | Seu lugar na sala de aula. | Direita. |
Atrás. |
153
-
Contorne a seguir o nome de um dos meios de transporte ou de comunicação que você e sua família costumam usar. Depois, descreva em qual situação isso ocorre.
- ônibus
- automóvel
- televisão
- internet
- telefone
- barco
-
Desenhe em seu caderno e descreva no espaço a seguir uma sinalização de trânsito que deve ser respeitada por pedestres.
-
Algum lugar perto de onde você vive passou ou está passando por algum tipo de transformação? Em uma roda de conversa, descreva aos colegas que transformação ocorreu ou está ocorrendo nesse lugar. Diga também se existem elementos que não foram transformados, permanecendo como eram no passado. Ouça com atenção a descrição que os colegas fizerem.
-
Desenhe em uma folha avulsa dois tipos de atividade econômica. Não se esqueça de registrar o nome e pelo menos um produto ou serviço derivado dessa atividade.
-
Descreva a seguir uma atitude que podemos ter para conservar a água ou o solo.
154
-
Você já percebeu que as crianças são diferentes, não é mesmo? Algumas são mais altas, outras mais baixas, e cada uma tem uma cor de pele, além de se diferenciarem pela cor dos olhos e dos cabelos. Utilize seu caderno para desenhar várias crianças diferentes brincando juntas. Se você quiser, pode se incluir no desenho.
-
Preencha o calendário com o mês do seu aniversário. Anote o ano, os dias da semana e o dia do seu aniversário. Se tiver algum feriado, anote também.
ANO: MÊS: | ||||||
DOM | SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SÁB |
FERIADO(S): |
155
-
Os documentos são fontes importantes para conhecer a história de vida de uma pessoa. Vamos agora analisar o documento abaixo.
Sobre esse documento, marque um X na alternativa que não corresponde às informações nele contidas.
- Essa cédula de identidade pertenceu a Amilcar Brunazo, e foi emitida em 1953.
- Esse documento contém o nome dos pais de Amilcar, Narciso Brunazo e Elide Brunazo.
- É possível verificar que a nacionalidade de Amilcar é francesa.
- É possível observar que Amilcar nasceu em Franca, no estado de São Paulo.
- Bruno participa de algumas comunidades e sabe que é importante ter um bom comportamento em todas elas. Ele fez uma lista com as regras de convivência que deve seguir na comunidade escolar. Leia como ficou.
Escola
- Respeitar todos os colegas.
- Tratar bem professores e demais funcionários da escola.
- Chegar sempre no horário.
- Cuidar da limpeza da escola.
- Interagir com os colegas durante o intervalo.
-
Você e a sua turma seguem regras de convivência na escola? Reúna-se com os colegas, discutam sobre isso e escrevam a seguir algumas dessas regras.
156
PARA SABER MAIS
-
· Ponto de vista, de Sonia Salerno Forjaz. 2. ed. Ilustrações de Cris Eich. São Paulo: Moderna, 2014.
Com a leitura desse livro, você vai perceber que nem tudo é exatamente como parece ser. Tudo pode ser visto sob diferentes pontos de vista e, dessa maneira, ter formas e significados diferentes.
-
· A rua do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Linhares. São Paulo: Moderna, 2011.
Nesse livro, você vai conhecer a rua onde Marcelo mora e perceber a importância das regras para que os vizinhos possam conviver bem entre si.
-
· Meu bairro é assim, de César Obeid. Ilustrações de Jana Glatt. São Paulo: Moderna, 2016.
Esse livro mostra o que acontece nos mais diferentes tipos de bairro usando poesias com versos rimados. Uma leitura envolvente e divertida.
-
· Eu protejo a natureza: para salvar os animais e as plantas, de Jean-René Gombert. Tradução de Marina Yajima. Ilustrações de Joëlle Dreidemy. São Paulo: Girafinha, 2007.
Você vai encontrar dicas muito interessantes nesse livro sobre como proteger a natureza cuidando de plantas e animais, além de se divertir bastante com a leitura.
157
-
· Somos iguais mesmo sendo diferentes!, de Marcos Ribeiro. Ilustrações de Isabel de Paiva. São Paulo: Moderna, 2012.
Somos todos muito diferentes uns dos outros... Porém temos diversas características em comum com as outras pessoas. Saiba mais sobre isso nesse livro bem divertido!
-
· Como foi criado o relógio de sol?, em Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: https://oeds.link/6F1NTy. jan. 2021. Acesse o site e leia esse artigo bem interessante sobre o surgimento do relógio de sol.
-
Viva: a vida é uma festa, de Lee Unkrich e Adrian Molina. Estados Unidos, 2017. (105 min).
Nessa animação, você vai conhecer a história de um garoto que parte para uma longa jornada, na qual conhece seus antepassados e a história de sua família.
-
· Tapajós, de Fernando Vilela. São Paulo: Brinque-Book, 2015.
Cauã e Inaê vivem na região Amazônica, em uma comunidade próxima ao rio Tapajós. Conheça, nesse livro, como é o dia a dia da comunidade deles!
-
· O garoto da camisa vermelha, de Otávio Júnior. Ilustrações de Angelo Abu. São Paulo: Autêntica, 2013.
Juninho mora em uma favela na cidade do Rio de Janeiro. Um dia ele fez uma descoberta que mudou sua vida. O que será que ele descobriu? Acompanhe o cotidiano do garoto nessa aventura pela favela.
158
-
· Feliz ano novo! Um passeio pela cultura chinesa, de Inty Mendoza e Mônica Krausz. Ilustrações de Girotto & Santana. São Paulo: Escrituras, 2009.
Você sabia que o calendário chinês é bem diferente do nosso? Conheça nesse livro mais detalhes sobre a cultura chinesa!
-
· Histórias da Cazumbinha, de Meire Cazumbá e Marie Ange Bordas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2010.
Nesse livro, entre no universo de Cazumbinha, uma garota que vive em uma comunidade no interior da Bahia. Conheça como é seu dia a dia, suas brincadeiras, seu modo de vida e sua comunidade.
-
· Gente vai pra lá, gente vem pra cá... e todos têm o direito a um trânsito seguro, de Malô Carvalho. Ilustrações de Suzete Armani. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção No Caminho da Cidadania).
Esse livro fala da importância das regras de trânsito para a boa convivência e para a segurança de todos. Com ele você pode aprender como se comportar dentro e fora dos veículos que circulam pelas ruas.
-
· Kika em: de onde vem a televisão?, de Celia Catunda, Fernando Salem e Kiko Mistrorigo. São Paulo: Panda Books, 2007.
Kika é uma menina que adora assistir à televisão. Nesse livro, você vai descobrir, com ela, de onde veio a televisão e alguns fatos muito curiosos sobre a história dos primeiros programas exibidos na telinha.