8
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. UTILIZE A LETRA INICIAL DE CADA IMAGEM PARA DESCOBRIR OS NOMES DAS CRIANÇAS A SEGUIR.
PNA
ROSA
OTÁVIO
JULIETA
-
LEIA EM VOZ ALTA COM OS COLEGAS OS NOMES QUE VOCÊS ESCREVERAM.
Resposta pessoal.
-
DESCREVA AOS COLEGAS AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DESSAS TRÊS CRIANÇAS.
1. b. Otávio é um garoto de olhos verdes, cabelos lisos e ruivos. Julieta tem cabelos pretos e lisos e olhos castanhos. Rosa possui olhos castanhos e cabelos cacheados e castanhos.
-
NO CADERNO, DESENHE ESSAS TRÊS CRIANÇAS EM OUTRAS FASES DA VIDA: ADULTOS E IDOSOS.
1. c. Espera-se que os alunos observem as características físicas descritas e imaginem como essas crianças serão na fase adulta e idosa. Incentive a criatividade dos alunos e verifique se compreendem o conceito de fases da vida.
2. NO CADERNO, FAÇA UM DESENHO DE UM MOMENTO ESPECIAL QUE VOCÊ TENHA VIVIDO COM SEUS FAMILIARES. EM SEGUIDA, APRESENTE SEU DESENHO AOS COLEGAS, CONTANDO POR QUE ESSE MOMENTO FOI IMPORTANTE NA SUA HISTÓRIA.
2. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos registrem aspectos sobre sua história familiar e consigam apresentar isso aos colegas, identificando os motivos que os levaram a fazer essa representação. Aproveite esse momento para explorar com a turma as memórias familiares e da comunidade onde vivem.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação diagnóstica.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Desenvolver o conhecimento alfabético e refletir sobre características físicas e fases da vida.
Como proceder
- Verifique se os alunos têm dúvidas quanto ao reconhecimento das letras iniciais de cada figura e instrua-os individualmente, quando necessário. Ao trabalhar a questão das características físicas e fases da vida, retome os conteúdos estudados no ano anterior, de modo a verificar os conhecimentos prévios dos alunos. Se necessário, retome com eles as características físicas, orientando-os em uma descrição de si mesmos, que pode ser feita oralmente, antes da atividade do livro. Para retomar as fases da vida, escreva na lousa: infância, adolescência, fase adulta, velhice, nessa ordem, comentando sobre cada uma delas com a turma.
2 Objetivo
- Explorar noções de sociabilidade e de memórias familiares por meio de situações cotidianas.
Como proceder
- Para abordar essa atividade, é importante que os alunos retomem aspectos de sua história familiar, no que se refere à importância de suas memórias e lembranças. Se julgar pertinente, peça a eles que conversem entre si sobre as histórias mais interessantes de suas famílias e retomem o assunto.
3 Objetivo
- Diferenciar ambientes escolar, comunitário e familiar e refletir sobre práticas e papéis sociais exercidos em cada um desses espaços.
Como proceder
- Na escola, devem seguir o horário das aulas, esperar o momento certo de falar para não atrapalhar o professor e cuidar do espaço compartilhado da sala de aula. Em casa, devem guardar os brinquedos depois de utilizá-los, dormir na hora estipulada pelos pais e seguir hábitos saudáveis de alimentação. Na comunidade, é preciso preservar o espaço público e respeitar trabalhadores como carteiros, vendedores, etc. Comente com os alunos que grande parte dessas responsabilidades é importante não só em um ambiente, mas também para a convivência social de modo geral.
- Retome o conteúdo estudado no ano anterior, que será essencial para a continuidade do trabalho com noções de regras de sociabilidade e responsabilidades. Em caso de dificuldades, ajude os alunos a relembrarem exemplos de regras de convivência que seguem em sua realidade próxima.
4 Objetivo
- Refletir sobre o papel das fontes históricas enquanto registros de memórias.
Como proceder
- Explique aos alunos como as fotos podem retratar momentos importantes de nossa história, como é o caso da imagem apresentada na atividade. Para auxiliá-los, peça que descrevam oralmente a imagem antes de iniciar as atividades. No item c, ainda é possível solicitar aos alunos que levem para a sala de aula os elementos citados na resposta, o que pode facilitar o entendimento sobre objetos ou imagens que representem aspectos de suas lembranças e memórias pessoais.
5 Objetivo
- Comparar e identificar elementos do campo e da cidade.
Como proceder
- Espera-se que os alunos percebam os principais elementos que se assemelham aos do local onde moram. Caso isso não ocorra, questione com quais elementos apresentados na imagem os alunos têm contato diariamente, e em que lugares eles os encontram. Após essa reflexão, leia novamente a atividade para que os alunos possam, então, circular a imagem que mais se assemelha às de seu local de moradia.
6 Objetivo
- Localizar objetos através de um referencial, utilizando noções como à direita ou à esquerda.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem à direita e à esquerda de acordo com os objetos indicados. Caso isso não ocorra, auxilie-os a relembrar qual é a direita e a esquerda, demonstrando e retomando esse conteúdo com eles.
7 Objetivo
- Identificar semelhanças e diferenças entre brincadeiras do passado e do presente.
Como proceder
- Os alunos deverão responder às atividades oralmente. Mantenha a imparcialidade, lembrando que essa questão faz parte de uma avaliação diagnóstica. Incentive os alunos a classificarem qual brincadeira faz parte do passado e qual faz parte do presente e, se necessário, instigue-os a explicar o porquê dessa classificação.
8 Objetivo
- Descrever uma regra de convivência necessária para espaços de uso público.
Como proceder
- Espera-se que os alunos percebam que os três espaços apresentados são espaços públicos, e por isso existem regras de convivência que devem ser respeitadas em todos os locais ilustrados, como: respeitar os indivíduos, não jogar lixo em local inapropriado, não praticar vandalismo, entre outras possíveis respostas. Caso isso não ocorra, instigue-os a analisar outras regras como exemplo.
9 Objetivo
- Compreender a necessidade das regras de convivência, criando uma possível medida para o ambiente escolar.
Como proceder
- Os alunos deverão responder às atividades oralmente. Mantenha a imparcialidade, lembrando que essa questão faz parte de uma avaliação diagnóstica. Incentive os alunos a pensarem em regras para além das que existem na escola, mas que também favoreçam a convivência no ambiente escolar.
10 Objetivo
- Analisar diferentes imagens, associando-as aos termos correspondentes.
Como proceder
- Os alunos devem identificar, analisar e distinguir diferentes imagens relacionadas às condições do tempo atmosférico (dia frio e dia quente). Auxilie-os na realização dessa atividade, incentivando-os a falar palavras de acordo com as imagens apresentadas.
11 Objetivo
- Descrever materiais utilizados para a construção de moradias, utilizando como referencial a própria casa.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem alguns dos principais materiais utilizados na construção de suas residências. Possíveis respostas: tijolos, telhas, madeiras, cimento, entre outros. Caso isso não ocorra, relembre com eles os materiais utilizados na construção da sala de aula, e então retome a atividade para que eles identifiquem os materiais de sua própria moradia.
12 Objetivo
- Identificar um profissional da escola e sua função para a sociedade em que vivem.
Como proceder
- Espera-se que os alunos identifiquem alguns profissionais do ambiente escolar, listando sua função e importância no cotidiano da escola. Auxilie os alunos, dando exemplos de profissionais que não fazem parte do ambiente escolar.
9
3. ASSOCIE AS IMAGENS ÀS LEGENDAS ADEQUADAS.
- AMBIENTE DA COMUNIDADE. 3
- AMBIENTE ESCOLAR. 2
- AMBIENTE FAMILIAR. 1
-
AGORA, CITE AOS COLEGAS ALGUMAS RESPONSABILIDADES NECESSÁRIAS EM CADA UM DESSES AMBIENTES.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
4. OBSERVE A FOTO E CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS QUESTÕES.
-
DO QUE A CRIANÇA ESTÁ BRINCANDO?
A criança está brincando com um cavalinho.
-
A FOTO RETRATA UMA CENA DO PASSADO OU DA ATUALIDADE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
4. b. A foto retrata uma cena do passado. Podemos perceber isso por meio das vestes da criança, dos objetos presentes na brincadeira e pela legenda.
-
VOCÊ POSSUI ALGUM BRINQUEDO, FOTO, OBJETO OU DOCUMENTO QUE REPRESENTE PARTE DA SUA HISTÓRIA DE VIDA? CONTE AOS COLEGAS.
4. c. Resposta pessoal. Esta questão visa investigar o conhecimento prévio dos alunos sobre objetos e documentos que compõem sua história pessoal.
10
5. MARQUE A IMAGEM QUE APRESENTA MAIS ELEMENTOS SEMELHANTES AOS DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE.
Resposta pessoal.
6. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR. DEPOIS, LEIA AS QUESTÕES E MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
-
QUAL OBJETO ESTÁ À ESQUERDA DO ALUNO?
- GIZ DE CERA
- COLA X
-
QUAL OBJETO ESTÁ À DIREITA DO ALUNO?
- TESOURA X
- ESTOJO
7. CITE PARA O PROFESSOR UMA BRINCADEIRA DO PASSADO OU DO PRESENTE QUE VOCÊ CONHECE E DEPOIS DESENHE ESSA BRINCADEIRA EM UMA FOLHA AVULSA.
Resposta pessoal.
11
8. AS IMAGENS A SEGUIR MOSTRAM ESPAÇOS PÚBLICOS.
-
ESCREVA UMA REGRA DE BOA CONVIVÊNCIA PARA UM DOS ESPAÇOS MOSTRADOS NAS IMAGENS ANTERIORES.
Resposta pessoal.
9. COMENTE COM O PROFESSOR E COM OS COLEGAS UMA REGRA QUE MELHORA A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS DA ESCOLA.
Resposta pessoal.
10 . PINTE OS DESENHOS COM A COR QUE INDICA O DIA MAIS ADEQUADO PARA CADA UM DELES.
DIA QUENTE
DIA FRIO
11. ESCREVA DOIS TIPOS DE MATERIAIS QUE FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA MORADIA.
Resposta pessoal.
12 . DESENHE, EM UMA FOLHA AVULSA, UM PROFISSIONAL QUE TRABALHA EM SUA ESCOLA E ESCREVA POR QUE O TRABALHO DELE É IMPORTANTE.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada estudante. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado.