82
3 Pensando sobre o passado
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Nesta unidade, é abordado o estudo das diferentes fontes históricas relacionadas à história da família, os documentos pessoais do passado e do presente e suas funções em diferentes épocas. A unidade também propõe o estudo do bairro, suas principais características e funções, compreendendo-o como local de convívio e interação social importante na vivência dos alunos.
Assim, são propostas reflexões sobre as memórias familiares dos alunos e a história de seus bairros, possibilitando que conheçam um pouco mais sobre o espaço onde moram. Com base nesses estudos, eles poderão perceber os principais elementos que caracterizam o bairro, identificar as transformações e permanências que ocorreram ao longo do tempo, conhecer as características de cada bairro como residencial, comercial ou industrial e identificar a que grupo o seu bairro pertence, para, em seguida, ampliar este conceito de análise para outros espaços que os alunos frequentam.
Para isso, são propostas atividades de leitura; pesquisa de objetos que constituem fontes históricas familiares; análise de alguns exemplos de documentos antigos; leitura e intepretação de imagens; e produção escrita.
Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar as diferentes fontes históricas que ajudam a conhecer a história da família.
- Selecionar e analisar objetos, utensílios ou documentos pessoais que fazem parte da história da família dos alunos.
- Compreender as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros são descartados, no que se refere à construção de memórias.
- Reconhecer e valorizar o papel desempenhado por pessoas mais velhas no resgate das memórias da família e da comunidade.
- Identificar diferentes documentos pessoais.
- Diferenciar os documentos pessoais e suas funções.
- Perceber as transformações ocorridas no bairro ao longo do tempo, identificando transformações e permanências em sua paisagem.
- Analisar e caracterizar o bairro como espaço vivido.
- Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros de uma cidade e os elementos que caracterizam os diferentes tipos de bairros.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 3, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre fontes históricas e elementos que formam os bairros. Além disso, os estudos sobre as ruas e o tempo e a história de vida e, desenvolvidos na unidade 2, serão retomados e aplicados nas discussões sobre a formação dos bairros e a história da família.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade, foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos alunos, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
- O trabalho com imagens requer uma metodologia própria que auxilie o aluno na construção do conhecimento histórico. O trecho a seguir apresenta alguns questionamentos que podem ajudar na análise de imagens com a turma.
O uso da imagem no ensino de História
[...]
1) Procedência: Por quem foi elaborado? Onde? Quando? Como foi sua conservação? [...].
2) Finalidade: Qual seu objetivo? Por que e/ou para quem foi feito? Qual sua importância para a sociedade que o fez? Em que contexto foi feito? Com quais finalidades? [...].
3) Tema: Possui título? Existem pessoas retratadas? Quem são? Como se vestem? Como se portam? [...] Que objetos são retratados? Como aparecem? Que tipo de paisagem aparece? [...] Há indícios de tempo histórico na representação? [...].
4) Estrutura formal: [...] Quais foram as técnicas e os materiais utilizados? Como se estrutura sua composição? Qual o estilo adotado? Percebe-se relação/ aproximação com a realidade da sociedade ou período retratados? [...]
LITZ, Valesca Giordano. O uso da imagem no ensino de História. Caderno Temático do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná - PDE. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2009. p. 17. Disponível em: https://oeds.link/RXqMPU abr. 2021.
83
Existem diversas maneiras de conhecermos nossa história, seja por meio de fotos, relatos ou outros documentos. Nesta unidade, vamos estudar a história da nossa família e do nosso bairro.
CONECTANDO IDEIAS
-
O que a pessoa da foto está fazendo?
A pessoa está observando um álbum de fotos.
- Você e sua família costumam guardar fotos dos momentos que consideram importantes? Comente com os colegas.
-
Além de observar fotos, de que outras maneiras podemos analisar os eventos do passado? Cite alguns exemplos.
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
- Incentive os alunos a se manifestar livremente. Pergunte a eles quais são os eventos que suas famílias costumam registrar e se elas têm como hábito imprimir fotos digitais de momentos importantes. Questione-os se já viram fotos antigas de suas famílias, retratando seus familiares em outras fases da vida ou ascendentes já falecidos.
- Espera-se que os alunos respondam que é possível analisar eventos do passado por meio de vídeos, relatos, livros, objetos, documentos pessoais, entre outras fontes.
84
1 Histórias de hoje e do passado
Nesta unidade, vamos conhecer a história da nossa família e do nosso bairro. Você sabe como podemos investigar os acontecimentos do passado?
Por meio de uma conversa, podemos obter informações sobre pessoas com quem convivemos diariamente e conhecer fatos da vida delas.
Há pessoas que viveram em épocas passadas, que tinham outro modo de vida e diferentes costumes. Sobre isso, também podemos aprender conversando com elas.
-
Além da conversa, como é possível descobrir fatos ocorridos em épocas passadas?
Resposta pessoal. Anote as hipóteses levantadas pelos alunos na lousa para posterior verificação.
Uma menina chamada Sofia queria saber como era o modo de vida das pessoas na época em que seu avô era mais jovem. Para isso, ela realizou pesquisas sobre o passado. Observe as imagens a seguir para conhecer como ela fez.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Histórias de hoje e do passado
5 aulas
- Leitura conjunta e atividades das páginas de abertura da unidade.
- Leitura conjunta, discussão e atividades das páginas 84 e 85.
Destaques BNCC
- O tema das páginas 84 e 85 permite aos alunos trabalharem com noções iniciais do conceito de fontes históricas, incentivando-os a verificar que objetos representam fontes de memórias, assuntos da habilidade EF02HI04.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Refletir sobre a construção do conhecimento histórico por meio da discussão sobre fontes históricas.
Como proceder
- A atividade 1 da página 84 pretende explorar o conhecimento prévio dos alunos. Para isso, quando julgar conveniente, anote as afirmações feitas por eles em uma folha de papel e fixe-a em um lugar visível, um mural ou uma das paredes da sala de aula. No decorrer do estudo, retome essas anotações e analise-as com os alunos. É possível que algumas informações citadas sejam eliminadas, enquanto outras podem ser complementadas. Essa abordagem favorece a verificação de aprendizagem.
- Para aprofundar as discussões sobre a atividade 1, comente com os alunos que todos somos sujeitos da História, e que participamos, cada um à sua maneira, da construção dela. Esse comentário é importante para vincular a área de Ciências Humanas à realidade próxima dos alunos.
- O assunto trabalhado nestas páginas proporciona reflexões envolvendo um tema atual e de relevância nacional e mundial, a questão dos direitos humanos. Esse tema é abordado por meio do acesso à memória familiar, em que os alunos consultam os familiares mais velhos e alguns documentos pessoais para auxiliar na construção da própria identidade.
85
Quais recursos Sofia utilizou para pesquisar informações sobre o passado? Você costuma fazer isso também?
-
Podemos utilizar equipamentos tecnológicos para guardar e depois acessar nossas memórias? Converse com os colegas sobre como a tecnologia transformou nosso modo de lidar com fatos do passado.
Espera-se que os alunos comentem, por exemplo, que tirar fotos e filmar é muito mais prático em comparação a antigamente. Além disso, podemos criar arquivos digitais de fotos familiares, diários digitados e armazenados no computador ou gravações de áudio de conversas. Converse sobre o tema com a turma para que os alunos percebam as mudanças e permanências nos acervos de memórias.
Sofia utilizou o relato do avô, fotos antigas, livros e informações obtidas pela internet. Comentários nas orientações ao professor.
Neste ano, você conhecerá um pouco mais sobre a sua vida, a vida das pessoas com quem convive e as histórias de pessoas que viveram em épocas passadas.
Você vai ver que existem semelhanças e diferenças entre o seu modo de vida e o modo de vida dessas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Destaque para os alunos as fontes de informações utilizadas pela menina Sofia e comente que, além dessas fontes, podemos conhecer fatos do passado pela observação de objetos antigos, filmagens e construções antigas ou mesmo visitando museus e consultando arquivos públicos.
- Na atividade 2, é importante que os alunos consigam problematizar a questão de guardar e armazenar nossas memórias e de que forma esses procedimentos foram transformados ao longo do tempo. Discuta com eles como isso costuma ser feito com seus familiares, se possuem acervos fotográficos digitais ou álbuns físicos tradicionais ou mesmo se costumam filmar fatos marcantes, escrever em diários, etc. Partindo desses exemplos, instigue-os a perceber como nosso cotidiano foi sendo transformado pelo desenvolvimento tecnológico.
Mais atividades
- Para ampliar ainda mais a noção de fontes históricas dos alunos, proponha uma visita ao museu histórico do município onde vivem (se houver). Verifique a possibilidade dessa atividade com a direção da escola e solicite a autorização dos pais ou responsáveis dos alunos para a visita.
86
2 A história da família
Todas as famílias têm uma história, que vai sendo construída com o passar do tempo e inclui os acontecimentos da vida de diferentes pessoas.
Observe a seguir como Maria ficou conhecendo alguns acontecimentos interessantes da história da família dela.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
A história da família
10 aulas
- Leitura conjunta da história apresentada nas páginas 86 a 88.
- Leitura e atividades do boxe da página 89.
- Atividades das páginas 90 e 91.
- Leitura conjunta, discussão e atividades das páginas 92 a 95.
- Leitura conjunta e atividades da seção Para saber fazer das páginas 96 e 97.
Destaques BNCC
- A história apresentada nas páginas 86 a 88 permite desenvolver a habilidade EF02HI04 com os alunos, ao mostrar como fotos, objetos e documentos pessoais fazem parte das memórias e da história de uma família.
- A leitura e discussão sobre a história apresentada favorece também a abordagem da habilidade EF02HI03, pois permite que os alunos reflitam sobre situações familiares que remetam à mudança, pertencimento e memória.
- Oriente os alunos a relacionarem o conteúdo lido às ilustrações, identificando, por exemplo, os objetivos encontrados no "baú de lembranças" da avó de Maria.
- Ao fazer a leitura desta página com os alunos, aproveite a fala da avó para questionar os alunos sobre os cuidados que devemos ter ao manusear documentos e objetos antigos. O objetivo é despertar o pensamento crítico dos alunos quanto à possível fragilidade dos objetos antigos e o valor sentimental e histórico deles.
87
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite a fala da personagem para retomar o assunto sobre fotos antigas, discutido nas páginas de abertura. Comente com os alunos que, há algumas décadas, apenas profissionais possuíam máquinas fotográficas. Para tirar uma foto da família era necessário contratar um fotógrafo.
- Converse com os alunos sobre o "baú de lembranças" da personagem, explicando que ele funciona como um arquivo familiar, onde são guardados objetos e documentos importantes para a história daquela família.
- Aproxime o tema da realidade dos alunos, questionando-os sobre os objetos que são importantes para a história da família de cada um deles. Aproveite para perguntar sobre os lugares onde esses objetos são guardados e por quais pessoas da família.
- Utilize o texto a seguir como subsídio para abordar o assunto da página com a turma.
Os ateliês fotográficos, muitos deles ambulantes produziram milhões de retratos nos mais diferentes segmentos sociais. O hábito de retratar a si, ao casal, aos filhos, à família, privilégio antes restrito à nobreza e aos comerciantes ricos, tornou-se possível com a fotografia, que barateou os custos de sua produção. [...] o retrato fotográfico circulava entre os parentes substituindo ausências, sugerindo propostas de casamento, informando e garantindo a reprodução dos rituais de passagem (morte, batismo, crisma, casamento), apresentando novos integrantes, documentando as mudanças do corpo social familiar com o passar do tempo e ativamente registrando a sua unidade.
[...]
LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia: usos sociais e historiográficos. In: PINSKY, Carla B.; LUCA, Tania R. de (Org.). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2012. p. 31.
88
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que identifiquem os objetos ilustrados. Depois, oriente-os a associá-los aos seus possíveis usos pela família de Maria no passado, como passar roupa (ferro de passar), telefonar (telefone), brincar (boneca e peão) e colecionar (moedas). Na sequência, questione-os sobre os usos atuais desses objetos pela avó de Maria. Espera-se que eles compreendam que, na atualidade, eles possuem outros usos, como servir de lembrança de outro período e preservar parte da história da família.
- Peça aos alunos que comparem os objetos ilustrados aos que possuímos no presente, como ferro de passar roupa elétrico, telefone celular, relógios digitais, etc. Oriente-os a comparar as utilidades desses objetos, o tempo de vida útil e os materiais utilizados na sua produção. O objetivo é que os alunos percebam as semelhanças e diferenças e as transformações pelas quais eles passaram ao longo do tempo.
- Aproxime o tema discutido na página da realidade dos alunos, pedindo que comentem se costumam guardar objetos como lembranças de lugares que já visitaram ou de pessoas que conheceram. Caso julgue interessante, leve objetos que você guarda de lembrança, compartilhando suas experiências com os alunos.
Mais atividades
-
Para explorar o tema tratado na história, elabore uma "caixa de lembranças" com a turma da seguinte maneira.
- Separe uma caixa com tampa, na qual os alunos possam depositar documentos e objetos que considerem importantes e que representem um momento bom, um dia especial, alguma atividade realizada com os amigos de sala, etc.
- Oriente-os a guardar na caixa ao longo do ano letivo fotos, trabalhos, bilhetes e objetos.
- Abra a caixa na última semana de aula, fazendo uma retrospectiva do ano com a turma de acordo com os objetos guardados. Durante a atividade, incentive os alunos a comentarem quais lembranças tiveram ao verem novamente aqueles objetos e documentos.
89
AS FONTES HISTÓRICAS
Na história das páginas anteriores vimos alguns objetos que serviram como fonte para Maria conhecer a história da família dela, entre eles fotos antigas, documentos pessoais, utensílios domésticos, roupas, brinquedos, moedas e cartões-postais.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
- Por que será que a avó de Maria decidiu guardar esses objetos? Converse com os colegas.
- As famílias guardam diferentes objetos e de diferentes modos. Quais são os objetos que sua família guarda?
Fonte histórica é tudo o que serve para conhecer informações sobre a história da humanidade, que ajudam a construir o conhecimento histórico. Além de objetos, podem ser considerados fontes históricas os relatos orais, como as histórias contadas pelas pessoas idosas.
Você tem o hábito de conversar com seus avós ou outras pessoas idosas? Conte aos colegas sobre algo que você descobriu conversando com uma pessoa idosa.
- conhecimento histórico:
- conjunto de narrativas produzidas pelos historiadores com base na análise e na interpretação das fontes históricas
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As questões 1 e 2 desta página contemplam a habilidade EF02HI09, ao pedir aos alunos que identifiquem objetos e documentos pessoais que remetam à sua experiência familiar, bem como refletir sobre as razões pelas quais alguns objetos são preservados e outros, descartados.
- Explore a foto do guardanapo de papel com os alunos, questionando-os sobre as razões de aquele objeto ter sido guardado, tendo em vista seu caráter cotidiano e descartável. O objetivo é que os alunos compreendam que esse objeto possui um valor sentimental e foi guardado como um registro de memória de um evento importante (pedido de casamento).
- Na atividade 1, os alunos poderão fazer inferências diretas acerca da leitura da história, refletindo sobre os motivos que levaram a avó de Maria a guardar os objetos indicados.
- Na atividade 2, por sua vez, a reflexão será aproximada do contexto familiar dos alunos e eles poderão estabelecer uma relação entre a história e os objetos guardados por seus familiares. Se julgar pertinente, oriente os alunos a conversarem antes com seus familiares e depois responderem à questão aos colegas na sala de aula.
- Ao longo da conversa, incentive os alunos a comentarem como é a relação deles com as pessoas mais velhas da família, como avós e bisavós, e o que costumam fazer juntos. Instigue-os a comentar o que aprenderam e o que ensinaram a essas pessoas. O objetivo é que os alunos possam reconhecer e valorizar a relação com idosos e pessoas mais velhas como uma troca de aprendizagem.
Comentários de respostas
- Oriente a conversa de modo que os alunos percebam que a avó de Maria guardou objetos que trazem lembranças sobre um momento que ela considera importante.
- Aproveite esta questão e explore com os alunos transformações e permanências no hábito de guardar objetos importantes. Use como exemplo as fotos antigas, impressas em papel, guardadas em álbuns, e as fotos digitais, muitas vezes guardadas em álbuns virtuais, ou aparelhos eletrônicos. Embora o modo de guardar as fotos tenha sofrido transformações por causa da tecnologia, o hábito de selecioná-las para guardar como fonte de memória permanece.
90
ATIVIDADES
-
Como Maria descobriu informações sobre a história da família dela? Marque um X na resposta correta.
- Ela pesquisou na internet.
- X Conversando com a avó dela.
- Marque algumas das fontes que ajudaram Maria a conhecer a história da família dela.
- X
- X
- X
- X
- X
MANUAL DO PROFESSOR
- Caso seja necessário, auxilie os alunos na realização das atividades 1 e 2, retomando a história de Maria, apresentada nas páginas 86 a 88.
- Aproveite a atividade 2 para perguntar aos alunos quais dos objetos apresentados podem ser considerados fontes históricas. Espera-se que eles identifiquem que todos eles podem ser fontes históricas, pois permitem estabelecer uma relação com o passado. O objetivo desta atividade é avaliar a compreensão dos alunos quanto à definição de fontes históricas, apresentada na página anterior.
- O trecho a seguir amplia a noção de fonte histórica, apresentada anteriormente. Utilize-o como subsídio para abordar o assunto com os alunos sempre que for necessário.
"Fonte Histórica" [...] é tudo aquilo que, produzido pelo homem ou trazendo vestígios de sua interferência, pode nos proporcionar um acesso à compreensão do passado humano. Neste sentido, são fontes históricas tanto os já tradicionais documentos textuais [...] como também quaisquer outros que possam nos fornecer um testemunho ou um discurso proveniente do passado humano, da realidade um dia vivida e que se apresenta como relevante para o Presente do historiador. Incluem-se como possibilidades documentais desde os vestígios arqueológicos e outras fontes de cultura material [...] até representações pictóricas e fontes da cultura oral [...].
BARROS, José D'Assunção. Fontes históricas: revisitando alguns aspectos primordiais para a pesquisa histórica. Mouseion (UnilaSalle), v. 12, 2012. p. 130. (grifos do autor). Disponível em: https://oeds.link/AQqeo0. Acesso em: 9 abr. 2021.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender que alguns objetos podem ser considerados fontes sobre a história familiar.
Como proceder
- Aproveite as atividades da página para acompanhar a compreensão dos alunos quanto aos assuntos abordados até esse momento. Durante as apresentações dos objetos familiares recuperados pelos alunos, avalie se eles conseguem relacioná-los aos possíveis acontecimentos e datas importantes para a família. Observe se compreenderam que os objetos ao serem "indagados", com a intenção de saber sobre o passado, são entendidos como fontes.
- O trecho a seguir aborda uma reflexão sobre os arquivos familiares e como eles podem ser utilizados para o trabalho com fontes históricas.
[...]
Os documentos em estado de arquivo familiar são registros que podem revelar parte da memória do indivíduo e da coletividade.
[...] O uso escolar desse tipo de documento requer um trabalho específico de coleta, seleção e organização, que considere suas especificidades [...].
É importante ressaltar que a coleta dos documentos deve ser orientada pelos conteúdos a serem ensinados. Em outras palavras, a captação dos documentos deve estar a serviço do trabalho pedagógico em sala de aula.
GERMINARI, Geyso Dongley. Arquivar a vida: uma possibilidade para o ensino de História. Roteiro, Joaçaba, v. 37, n. 1, jan./jun. 2012. p. 54-55; 66. Disponível em: https://oeds.link/T3azea. Acesso em: 9 abr. 2021.
91
-
Em sua casa, escolha um objeto que pode servir como fonte para conhecer a história da sua família. Pode ser um documento pessoal, um brinquedo, um utensílio doméstico ou qualquer outro objeto que você e sua família considerem importantes. Faça um desenho em seu caderno para representar esse objeto. Se preferir, tire uma foto do objeto, imprima e cole em seu caderno.
Veja nas orientações ao professor sugestões de uso desta atividade como instrumento de avaliação.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a conversarem com os familiares para realizar esta atividade.
-
Escreva os motivos de o objeto selecionado ser importante para a família de vocês. Anote também quais informações sobre a história da sua família esse objeto pode fornecer.
Resposta pessoal. Diga que é importante escolher um objeto que seja significativo para eles, com valor sentimental, que traga uma lembrança e permita que outras pessoas conheçam a história da família. _
-
Depois, na sala de aula, mostre a imagem do objeto e explique aos colegas por que ele é importante e quais informações sobre a história da sua família ele pode fornecer.
Resposta pessoal. Organize as apresentações dos alunos de modo que todos possam participar da atividade. Incentive sempre atitudes de respeito com a história familiar dos colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades 3, 4 e 5 contemplam as habilidades EF02HI04 e EF02HI08, ao solicitar aos alunos que identifiquem e selecionem objetos relacionados à história da família, compreendendo-os como fontes históricas que permitem compilar tal história.
- A atividade 3 permite desenvolver a Competência geral 4 ao propor aos alunos que utilizem as linguagens artísticas ou tecnológicas e digitais para representar sua compreensão de fontes históricas relacionadas à história familiar.
- Na atividade 3, se possível, peça aos alunos que levem esses objetos para a sala de aula e que exponham para a turma, montando uma pequena exposição. Os objetos podem ser expostos ao lado de pequenos textos elaborados pelos alunos.
- Auxilie os alunos a responderem à atividade 4. Se necessário, forneça atenção individualizada aos alunos que apresentam dificuldades na escrita.
- A atividade 5 pode ser realizada em uma roda de conversa para que os alunos se sintam mais à vontade para se expressarem aos colegas.
92
Documentos pessoais
Outra maneira de conhecer fatos relacionados à nossa história é observar documentos pessoais, como a certidão de nascimento.
Observe um exemplo desse documento.
ATIVIDADES
-
De quem é a certidão de nascimento apresentada anteriormente?
A certidão é de Joaquim Freitas Rosa.
Marque um X nas informações sobre o Joaquim que podem ser encontradas na certidão de nascimento dele.
Auxilie os alunos na identificação dessas informações no documento.
- X Nome.
- X Sexo.
- Cor preferida.
- Peso.
- Altura.
- Apelido.
- Cor dos olhos.
- X Local de nascimento.
- X Data de nascimento.
-
Contorne no documento as informações sobre a família de Joaquim que estão registradas na certidão de nascimento.
Nome completo dos pais, nome dos avós paternos e maternos.
-
Identifique na sua certidão de nascimento as informações a seguir.
-
Em que dia, mês, ano e horário você nasceu?
Resposta pessoal.
-
Em que município e estado você nasceu?
Resposta pessoal.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Nas atividades propostas, os alunos vão utilizar fatos e informações vinculados ao processo social de seu nascimento e registro como cidadão a partir da seleção de objetos e documentos pessoais e familiares, atendendo a Competência geral 1 e a habilidade EF02HI05.
- A certidão de nascimento é o primeiro ato a documentar e noticiar a existência de uma pessoa à sociedade e ao Estado. Ela representa a participação de uma pessoa na sociedade. Dialogue sobre a certidão de nascimento com os alunos, destacando o valor cívico desse documento. Explique cada uma das informações que o compõe: nome próprio, data, hora e local de nascimento, sexo, filiação e informações sobre avós e irmãos gêmeos e dados técnicos do cartório.
- O tema Documentos pessoais possibilita desenvolver um trabalho com a questão dos direitos humanos, tema atual e de relevância nacional e mundial. Para isso, reforce com os alunos que o acesso a documentos pessoais, como a certidão de nascimento e a carteira de identidade, é um direito garantido a todos os cidadãos.
- Realize a atividade 1 em conjunto com a turma, auxiliando-os na interpretação da certidão de nascimento da página anterior. Escreva na lousa o nome de Joaquim para auxiliá-los nesse procedimento de escrita.
- Na atividade 2, os alunos deverão marcar as informações encontradas no documento analisado que se relacionam à família de Joaquim. Leia novamente o documento com a turma para que eles possam observar esses itens.
- Para realizar a atividade 3, providencie uma cópia da certidão de nascimento de cada aluno para ser trabalhada em sala de aula. Ou peça a eles que realizem essa atividade em casa, com a orientação da família, para que as informações sejam verificadas no documento original.
93
Outros documentos pessoais
Além da certidão de nascimento, há outros tipos de documentos pessoais que podem ser utilizados como registros da história da vida de uma pessoa. Entre eles, destaca-se a carteira de identidade. Esse documento traz algumas informações semelhantes às da certidão de nascimento. No entanto, ele tem algumas diferenças, como o tamanho, que é menor, a presença de uma foto 3 × 4 cm, a assinatura da pessoa quando ela sabe escrever e a impressão digital, geralmente do polegar direito.
Observe a carteira de identidade de João.
-
Qual é o nome completo de João?
João Pedro Thomson.
-
Qual é a data de nascimento dele?
Dia 2 de junho de 2000.
-
Como se chamam os pais de João?
André Thomson e Letícia Silva.
-
Onde João nasceu?
Em Londrina, no Paraná.
- Contorne no documento a impressão digital de João.
MANUAL DO PROFESSOR
- Leia com os alunos o texto da atividade e apresente a carteira de identidade e seus elementos constitutivos: foto, nome, digital, filiação, data de nascimento, número do registro geral, naturalidade e informações dos órgãos responsáveis pelo registro. Explique a eles o que é impressão digital.
- A impressão digital corresponde ao desenho formado pelas papilas, presentes também nas pontas dos dedos das mãos, deixado em uma superfície lisa. Elas são únicas em cada indivíduo, sendo distintas inclusive entre gêmeos univitelinos.
- Se possível, apresente seu documento de identidade para aproximá-los da temática ou solicite aos responsáveis dos alunos que enviem uma cópia do documento deles para a realização da atividade em sala de aula.
- As atividades 1 a 5 promovem a capacidade dos alunos de analisar um documento e, nesse processo, localizar e retirar informação explícita de textos.
Mais atividades
- Aproveite a oportunidade para orientar os alunos a fazerem uma atividade de pesquisa sobre os documentos dos pais, avós ou responsáveis. Oriente-os a reunir documentos como certidão de nascimento, CPF, RG, certidão de casamento, entre outros. Explique a função social de cada um desses documentos. Valorize o diálogo sobre as diferentes constituições familiares.
94
As funções dos documentos
Vimos que entre as fontes para conhecer a história de uma família estão os documentos pessoais. Além de serem fontes históricas, os documentos pessoais têm funções específicas.
Nas páginas anteriores, conhecemos as fuções da certidão de nascimento e da carteira de identidade. Vamos agora conhecer as funções de outros documentos pessoais.
A carteira de trabalho é um documento muito importante. Chamada de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), nela são registradas as informações sobre a vida profissional do trabalhador. A CTPS também garante ao trabalhador direitos como seguro-desemprego e aposentadoria. Ela pode ser solicitada por pessoas a partir de 14 anos, contanto que o trabalho desenvolvido seja na condição de aprendiz. A partir dos 16 anos as pessoas já podem ser registradas como trabalhadoras e terem seus direitos garantidos.
O Passaporte é um documento que identifica a nacionalidade do seu portador e permite que essa pessoa viaje para outros países. Esse documento também permite que o portador retorne ao seu país de origem. Além de uma foto, o passaporte traz dados pessoais, como o nome completo do portador, a data e o local de nascimento, a nacionalidade e o nome completo dos pais. O passaporte de uma pessoa pode ser feito desde o seu nascimento.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O tema destas páginas contempla a habilidade EF02HI05 ao propor aos alunos que conheçam os diferentes documentos pessoais, suas funções, usos e significados.
- Para introduzir o trabalho com os documentos pessoais representados nesta página, peça aos alunos que observem as imagens e comentem se reconhecem algum desses documentos. Se julgar pertinente, leve para a sala de aula seus documentos pessoais para que os alunos possam analisá-los.
- Informe que esses documentos nem sempre existiram, mas surgiram por causa de algumas necessidades. O importante é fazê-los compreender que esses documentos também possuem uma história.
- A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), por exemplo, foi criada em 1932, em decorrência de uma série de reinvindicações por direitos e por melhorias nas condições de trabalho por parte de operários que viveram na época. Com a criação da CTPS, foi possível registrar o histórico profissional, garantindo direitos trabalhistas, como, salário, férias, seguro-desemprego, 13o salário, aposentadoria, entre outros.
- Informe aos alunos que o passaporte, conforme o conhecemos atualmente, é um documento reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1980. Comente que ele é o documento mais importante quando se realiza uma viagem para outros países, pois permite que a pessoa seja identificada como um cidadão estrangeiro.
95
O Título de eleitor é um documento que dá ao cidadão o direito de votar nas eleições municipais, estaduais e federais. Ele também permite que uma pessoa se candidate a um cargo político. Podem tirar título de eleitor todos os brasileiros a partir de 16 anos. Entre as informações que constam em um título, estão o nome completo do eleitor, a data de nascimento e o local onde ele vota. Atualmente, esse documento também existe em versão digital, o chamado e-título.
O nome oficial da carteira de motorista é Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apenas as pessoas maiores de 18 anos podem ter esse documento. A CNH permite que seu portador dirija veículos automotores, como carros, motos ou caminhões. Ela também serve como documento de identificação pessoal, pois apresenta uma foto e dados como o nome completo e o número da identidade do portador.
A Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE) é um documento emitido pela Polícia Federal a pessoas de outros países que estão vivendo no Brasil. Nesse documento constam dados como o nome completo do portador, a data de nascimento, o país de origem, o nome dos pais e a data de entrada do estrangeiro no Brasil.
-
Você e as pessoas da sua família possuem algum desses documentos? Comente com os colegas.
Resposta pessoal. Se possível, mostre aos alunos alguns dos seus documentos pessoais, para que eles tenham contato com esse tipo de fonte.
-
Vimos que também existem documentos em formato digital. Será que todas as pessoas podem ter acesso a essa versão dos documentos? Converse sobre isso com os colegas.
Espera-se que os alunos percebam que os formatos digitais só são acessíveis às pessoas que possuem smartphones, ou seja, a apenas uma parcela da população.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente com a turma que o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos brasileiros maiores de 16 anos. Mas nem sempre foi assim. Esse direito só foi conquistado por meio de lutas por parte das camadas sociais que eram excluídas do processo democrático, como as mulheres e os analfabetos. Ter um título de eleitor é uma conquista e garante a participação na escolha de pessoas que vão representar nossos interesses no governo.
- Converse com os alunos sobre a importância da Cédula de Identidade do Estrangeiro, explicando que esse documento garante às pessoas de outros países que residem no Brasil que tenham acesso a alguns serviços, como educação e saúde.
- Na atividade 1, peça aos alunos que analisem os documentos que possuem em casa, comparando-os, a fim de identificarem semelhanças e diferenças. Eles podem notar, por exemplo, que alguns desses documentos possuem fotos e outros, não, e que todos apresentam dados pessoais, como nome e data de nascimento. Em sala, peça a eles que compartilhem suas descobertas com os colegas.
- Ao abordar a atividade 2 com os alunos, é im portante contextualizá-los quanto aos documentos em formatos digitais. Comente que essa nova modalidade de apresentação dos documentos tem sido implantada na última década em alguns documentos, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Título de Eleitor. Embora visem facilitar o acesso dos cidadãos aos documentos em formato digital, esses serviços acabam ficando limitados e não possuem abrangência nacional, pois nem todas as pessoas têm acesso à internet.
Mais atividades
- Para ampliar o trabalho com essa temática, organize uma visita a alguma entidade responsável por emissões de documentos na sua cidade, como o Cartório de Registro Civil e o Fórum Eleitoral. Durante a visita, oriente os alunos a identificarem que tipo de documento é emitido naquele lugar, o que é preciso para obtê-lo, quem pode solicitá-lo e quais são os procedimentos realizados.
- Em sala de aula, promova uma atividade de confecção de documentos fictícios, como carteira de identidade do aluno e/ou título de eleitor da sala, de acordo com os conhecimentos adquiridos. Os alunos poderão trazer fotos 3×4 para serem coladas nos documentos ou elaborar autorretratos. Para completar o documento, oriente-os a preencher seus dados pessoais. Durante a atividade, destaque a importância dos documentos e simule em sala de aula situações em que eles podem ser utilizados, como campanha e eleição do presidente da sala de aula, por exemplo.
96
PARA SABER FAZER Livro de memórias da família
Para preservar a história das suas famílias, os alunos do 2o ano realizaram uma atividade bem interessante com o auxílio da professora Sandra: um livro de memórias da família.
Veja o que eles fizeram.
Antes de fazer a atividade em sala de aula, cada aluno levou de casa quatro fotos que considerou importantes para a história da família.
A professora então entregou a cada aluno os materiais necessários para fazer o álbum de memórias: duas folhas de papel sulfite, cola, tesoura de pontas arredondadas, canetas hidrográficas, lápis de cor e revistas.
Os alunos dobraram uma das folhas de sulfite ao meio e numeraram as páginas do livro, anotando os números 1 a 4 nos cantos inferiores de cada página.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- A atividade proposta nestas páginas contempla a habilidade EF02HI08, ao possibilitar aos alunos que elaborem uma pequena compilação da história familiar, utilizando registros fotográficos.
- A confecção do álbum permite ainda o trabalho com a habilidade EF02HI06, ao solicitar aos alunos que organizem as fotos de forma cronológica, mobilizando o conhecimento de noções temporais, como antes, depois e ao mesmo tempo.
- A elaboração do álbum favorece o desenvolvimento do componente produção de escrita pelos alunos, ao incentivá-los a descrever os momentos compartilhados com seus familiares na elaboração do álbum.
- Inicie a abordagem destas páginas conversando com os alunos sobre os álbuns de memória familiares. Incentive-os a comentar se já viram muitos álbuns e que tipo de registros de memórias eles continham (fotos, pequenos objetos, documentos, imagens com registros de mãos ou pés de bebês e outros).
- Pergunte aos alunos se já participaram da elaboração de um álbum, instigando-os a comentar com os colegas de sala como foi essa experiência.
- Explique à turma que os álbuns de família nos permitem recordar momentos vividos no passado, relembrar de pessoas que não fazem mais parte do nosso convívio, além de permitir obser var nossa mudança ao longo do tempo.
- A elaboração de um álbum de família está relacionada à construção de uma memória social desse grupo. Leia o trecho a seguir que trata do assunto.
[...] Fotografar as suas crianças é fazer-se historiógrafo da sua infância e preparar-lhes, como um legado, a imagem dos que foram... O álbum de família exprime a verdade da recordação social.
Nada se parece menos com a busca artística do tempo perdido do que estas apresentações comentadas das fotografias de família, ritos de integração a que a família sujeita os seus novos membros. As imagens do passado dispostas em ordem cronológica [...] evocam e transmitem a recordação dos acontecimentos que merecem ser conservados porque o grupo vê um fator de unificação nos monumentos da sua unidade passada ou, o que é equivalente, porque retém do seu passado as confirmações da sua unidade presente. [...]
BOURDIEU, Pierre. Un Art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie. Paris, Minuit, 1965. p. 53-54, apud FELIZARDO, A.; SAMAIN, E. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos, Londrina, v. 3, n. 3, 2007. p. 213. Disponível em: https://oeds.link/uPkFea. Acesso em: 9 abr. 2021.
97
Os alunos colaram as fotos nas páginas, começando pela mais antiga e terminando com a mais recente.
Abaixo de cada foto, escreveram quem são as pessoas retratadas, quando ela foi tirada, o que estava acontecendo e onde a família estava.
PNA
Para fazer a capa do livro, dobraram a outra folha de sulfite ao meio. Escreveram um nome para ele e fizeram colagens com recortes de revistas.
Depois, a professora ajudou os alunos a grampearem os livros.
Façam álbuns de memórias da sua família. Você pode pedir ajuda a um familiar para escrever os textos e colar as imagens. Depois, com a ajuda do professor, organizem uma exposição com os álbuns produzidos pela turma e convidem alunos de outras classes para visitar.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A elaboração do álbum de família contempla a habilidade EF02HI03, ao pedir aos alunos que selecionem situações cotidianas retratadas nas fotos que remetam à percepção de mudança, pertencimento e memória.
- Auxilie os alunos a elaborarem o livro de memórias da família, orientando-os na seleção de fotos que representem fatos significativos para a família, na visão de cada aluno. Na sequência, ajude-os a organizar as fotos em ordem cronológica, questionando-os, por exemplo, sobre qual dos acontecimentos representados nas fotos ocorreu primeiro, qual veio depois e assim por diante.
- Depois de coladas as fotos, ajude os alunos a identificarem e registrarem os dados da foto. Se possível, peça a eles que escrevam também quem fez a foto e com qual intenção. Esse tipo de atividade contribui para desenvolver a competência leitora dos alunos.
- Oriente os alunos a solicitarem a ajuda de seus familiares para essa atividade, desenvolvendo, assim, a literacia familiar.
Mais atividades
- Outra forma de sociabilizar os trabalhos realizados pela turma é montar uma exposição com os álbuns de memória e convidar os familiares dos alunos para visitá-la.
98
3 O bairro e sua história
Você sabia que os bairros onde moramos também têm história?
Os bairros podem passar por transformações ao longo do tempo. Os acontecimentos que nele ocorreram, desde a época de sua formação, compõem a história do bairro.
Conheça, por meio das imagens, um pouco da formação e transformação do bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro. Observe as imagens e suas legendas de acordo com a sequência das letras. Depois, responda às questões da página 99.
Valorize a história do bairro onde você mora.
A
A
- aqueduto:
- estrutura construída para conduzir a água de um lugar mais alto para outro mais baixo, passando sobre uma parte mais baixa do terreno, como um vale ou depressão
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O bairro e sua história
5 aulas
- Leitura e análise das imagens das páginas 98 e 99.
- Leitura e interpretação do texto das páginas 100 e 101.
- Atividades das páginas 102 e 103.
Atividade preparatória
- Reproduza as informações do quadro a seguir para os alunos.
- Essa atividade tem por objetivo aproximar o conteúdo da realidade dos alunos.
- Peça a eles que preencham o quadro de acordo com as impressões que eles têm do bairro onde moram.
- Destaque que eles devem responder segundo o que já observaram.
Transformações | Sim | Não |
Novas construções | ||
Construções sendo reformadas | ||
Novos estabelecimentos comerciais | ||
Abertura de uma nova escola | ||
Melhoria na iluminação pública | ||
Melhoria no transporte coletivo | ||
Árvores sendo plantadas | ||
Manutenção do asfalto | ||
Chegada de novos vizinhos |
- Reforce que nesse primeiro momento as observações preenchidas serão exclusivamente dos alunos.
- Depois, peça a eles que levem a mesma pesquisa para ser feita com algum adulto que more com eles.
- Na aula seguinte, peça aos alunos que leiam os resultados obtidos.
- Pergunte se houve diferenças entre as respostas dadas por eles e pelos adultos.
- Espera-se que fique perceptível que moradores mais antigos observam mais alterações na paisagem do bairro ao longo do tempo.
- A valorização dos elementos históricos dos bairros é de suma importância uma vez que auxilia na preservação da história do espaço.
99
Agora, observe novamente as imagens e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Como era o lugar onde se formou o bairro da Lapa, mostrado na imagem A?
Pouco habitado e com poucas construções.
- Como é o bairro atualmente?
O bairro é formado por muitas construções.
- Identifique o aqueduto em cada uma das imagens e como as construções ao seu redor passaram por modificações.
O aqueduto está identificado com um X em cada imagem. Comentários nas orientações ao professor.
Cerca de cem anos depois, no século 19, com o crescimento da cidade, muitas construções foram erguidas próximo do aqueduto, tanto moradias quanto estabelecimentos comerciais.
B
B
C
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho sobre o bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro, compara imagens de um mesmo lugar em diferentes momentos, conforme previsto na habilidade EF02GE05 da BNCC, uma vez que busca analisar mudanças e permanências, comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos.
- Auxilie os alunos na realização das atividades 1, 2 e 3 propostas na página. Para isso, promova novamente a leitura das imagens apresentadas, destacando as características dessa paisagem em cada época. Pergunte aos alunos que elementos eles observam na paisagem A (mais atinga), B e C (mais atual), respectivamente.
Comentários de respostas
- Os alunos devem identificar que, na imagem A, havia poucas construções e muita vegetação, como árvores e gramado. Na imagem B, a vegetação diminuiu e foram construídos várias moradias, sobrados e estabelecimentos comerciais. Já na imagem C, é possível observar vários prédios e galpões, ruas largas e uma praça.
Mais atividades
- Pesquise na internet a letra da música "Se essa rua fosse minha". Apresente-a aos alunos e proponha a atividade a seguir. Se possível, toque o áudio para a classe.
- Pergunte aos alunos o que cada um deles faria se a rua fosse deles.
- Distribua folhas de papel sulfite e peça a eles que desenhem a rua que imaginaram.
100
As pessoas na história do bairro
As memórias das pessoas ajudam a contar como ocorreu a formação e as transformações mais importantes em um bairro ao longo do tempo.
O texto a seguir conta como os moradores foram se instalando e formaram um novo bairro. Leia-o.
LER E COMPREENDER
[...]
Os anos foram passando e chegou mais gente para morar no morro.
Vinham de Guarenas, Cúpira, Cumaná e dos Andes – chegou muita gente vinda de perto e de longe.
Construíram suas casas. Nasceram crianças que brincavam entre as árvores, nos caminhos, nos terrenos baldios.
O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro.
A estrada de terra que vinha da cidade virou uma estrada asfaltada.
E mais gente chegou.
A rua é livre, de Kurusa. Ilustrações originais de Monika Doppert. São Paulo: Callis, 2002. p. 6-11.
O texto traz um exemplo de como as pessoas fazem parte da história do bairro, que começa com a chegada dos primeiros moradores. Com o passar do tempo, novos moradores chegam ao bairro, vindos de outros lugares.
-
Muitas transformações ocorreram no bairro descrito no texto anterior. Cite uma dessas transformações.
Verifique se os alunos citaram alguma das transformações ocorridas no bairro, como a chegada de novos moradores, a construção de novas casas ou a estrada que era de terra e foi asfaltada.
-
O seu bairro já passou ou ainda passa por alguma transformação? Qual? Conte aos colegas.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar a construção de moradias, a abertura de alguma estrada ou asfaltamento de alguma rua, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O texto analisado descreve a história das migrações no bairro, conforme indica a habilidade EF02GE01 da BNCC.
- O trabalho com o texto também desenvolve os processos gerais de leitura localizar e retirar informação explícita de textos e fazer inferências diretas, presentes na PNA.
Ler e compreender
Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginário, proporcionando uma interação com a história contada, na qual é possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o texto é uma narrativa e por isso descreve situações ou lugares em que o narrador vive ou viveu. Explique que esse texto discorre acerca do bairro em que o narrador vive e que ele descreve as transformações que ocorreram no bairro.
Durante a leitura
Peça aos alunos primeiro fazer a leitura silenciosa e, em seguida, em voz alta, em conjunto. Peça-lhes que grifem as palavras que não saibam o significado e procurem no dicionário. Se necessário, leiam os textos novamente.
Depois da leitura
Explique para os alunos a seguinte afirmação:
"O morro começou a crescer na direção da cidade e a cidade começou a crescer na direção do morro".
O sentido dessa afirmação é que houve a ampliação do bairro, novas construções, em terrenos entre o bairro e a cidade. O mesmo ocorreu com outros bairros da cidade que foram sendo ampliados, em terrenos entre a cidade e o bairro.
Peça aos alunos para responderem às atividades 4 e 5 da página. Se possível faça uma roda de conversa para que eles descrevam as mudanças ocorridas em seu bairro.
101
Nas ruas dos bairros, podemos observar elementos que mostram as características da cultura ou do modo de vida de seus moradores. Observe os exemplos a seguir.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O tema trabalhado na página 101 aborda os costumes e as tradições no bairro, conforme indicado na habilidade EF02GE02, da BNCC.
- Explore os conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema. Pergunte a eles se conhecem bairros que demonstram claramente as características da vida de seus moradores.
- Peça aos alunos que falem das características de seus bairros que demonstram como seus habitantes vivem.
- Deixe-os falar à vontade e evidencie como existe uma afetividade dos moradores com o seu bairro.
- Em seguida, realize a leitura da página em conjunto com os alunos e peça a eles que observem as imagens e descrevam as características dos elementos mostrados na paisagem de cada bairro.
- Em seguida, explique que existem bairros que carregam a cultura de seu povo e por isso deixam esses traços estampados na arquitetura, lojas, restaurantes e enfeites por todo o bairro.
- Se possível, leve imagens de outros bairros do mundo que apresentem características marcantes, como Chinatown em Nova York.
Mais atividades
- Esta atividade é complementar à leitura e interpretação do texto da página 100.
- Distribua duas folhas de papel sulfite por aluno.
- Em uma das folhas, peça a eles que desenhem a paisagem descrita no texto antes das migrações.
- Na segunda folha, oriente-os a desenhar o morro após as migrações.
- Avalie se eles incluíram partes importantes, como a aproximação do morro com a cidade e o asfaltamento da estrada.
102
ATIVIDADES
-
Compare as fotos a seguir e observe as características desse bairro em diferentes épocas. Verifique com atenção as transformações que ocorreram nesse lugar.
-
Quantos anos se passaram entre a primeira e a última foto?
Passaram-se 99 anos.
-
b. Quais elementos foram mantidos?
O viaduto e algumas construções.
-
Quais foram as principais mudanças ocorridas nesse lugar?
Casas foram substituídas por prédios, a vegetação do jardim se tornou densa e o movimento de pessoas e veículos aumentou.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O trabalho explorando as imagens de um mesmo lugar em diferentes épocas contempla a habilidade EF02GE05 da BNCC.
- Antes de iniciar o trabalho com a página, converse com os alunos sobre as transformações que vão sendo promovidas nos lugares ao longo do tempo.
- Debata com os alunos, por exemplo, como eles imaginam que era a rua da escola quando os pais deles eram crianças ou quando os avós deles eram crianças.
- Essa atividade é interessante para avaliar a noção temporal dos alunos e seus conhecimentos prévios a respeito do tempo transcorrido.
- Após essa discussão, explique aos alunos que a foto chegou ao Brasil na virada do século XIX para o século XX e, portanto, há registros fotográficos das paisagens que datam do início do século passado.
- Auxilie os alunos na realização da atividade 1 proposta na página. Para isso, promova novamente a leitura das imagens apresentadas, destacando as transformações que ocorreram nessa paisagem. Pergunte aos alunos que elementos eles observam na paisagem mais antiga e na paisagem mais atual desse mesmo lugar.
Mais atividades
- Escolha um ponto de referência da sua cidade, o local mais significativo como paisagem histórica.
- Pergunte aos alunos como eles acham que era esse local há cerca de 30, 50 ou 100 anos.
- Após recolher as informações, peça a eles que façam um desenho da paisagem que eles descreveram.
- Por fim, leve uma ou mais fotos, antigas e atuais, do local trabalhado.
- Discuta com os alunos se as suposições deles estavam corretas.
- Peça aos alunos que façam duas listas: uma com as características que correspondem ao que eles previram e outra com os aspectos que eles não haviam imaginado ou que não existiam.
103
-
Entreviste um morador antigo para conhecer um pouco sobre a história e as transformações que aconteceram no bairro onde você mora. Utilize as questões a seguir para entrevistá-lo.
PNA
-
Qual é o seu nome e a sua idade?
-
Qual é o nome do bairro onde você mora?
-
Você mora nesse bairro desde que ano?
-
Você sabe por que o bairro recebeu esse nome?
-
Cite uma transformação que você observou no bairro ao longo do tempo.
Respostas pessoais. Se considerar necessário, oriente os alunos a pedirem ajuda de um adulto para a escrita das palavras.
- Leia as respostas da sua entrevista aos colegas e conheça as deles também.
-
-
Desenhe em seu caderno alguma transformação que você já observou no bairro ou lugar onde você mora.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a mostrarem seu desenho aos colegas e comentarem sobre o que desenharam.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- O trabalho sugerido de entrevista com um morador antigo do bairro, da atividade 2, permite desenvolver nos alunos os componentes fluência em leitura oral, desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Para a resolução da atividade 2, oriente os alunos a combinarem com antecedência a data e o horário com o morador que será entrevistado. Peça aos alunos que realizem a entrevista acompanhados de seus pais ou responsáveis. Para isso, realize um trabalho integrado com o componente curricular de Língua Portuguesa para desenvolver as habilidades necessárias à produção do gênero entrevista.
- O texto a seguir apresenta importantes considerações sobre o gênero entrevista.
[...] Trata-se de um discurso assimétrico em que os interlocutores têm papel diverso. O entrevistado tem o conhecimento do assunto/tema e o poder da palavra, que deve se limitar ao que é perguntado. O(s) entrevistadores), por sua vez, organiza(m) um conjunto de perguntas e, geralmente, ouve(m) e registra(m) as respostas do entrevistado sem debatê-las ou discuti-las como é de praxe numa conversa/conversação (v.) ou em certos tipos de debate (v.). Isso não significa que a entrevista seja um evento discursivo dialógico em que só o entrevistado tenha papel fundamental na construção do todo enunciativo e o(s) entrevistador(es) seja(m) mero(s) "perguntador(e) s". Na verdade, os interlocutores constroem esse todo enunciativo em conjunto, geralmente oral, gravado em áudio e/ou vídeo, que depois pode aparecer publicado por escrito num jornal ou revista.
A entrevista, entre outros tipos, pode ser individual (dada a um só entrevistador) ou coletiva, quando concedida a um grupo de jornalistas de diferentes órgãos de comunicação. Trata-se, em qualquer caso, de um gênero formal de troca/busca de informações, em que o entrevistador deve estar seguro sobre o que vai perguntar a fim de obter informações relevantes.
ENTREVISTA. In: COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 92-93.
- Na realização da atividade 3, oriente e incentive os alunos a realizarem os desenhos solicitados. Se necessário, peça que desenhem um lugar que todos conhecem, apresentando-o como era antigamente por meio de fotos. Outra possibilidade é registrar o lugar antigamente como descrito pelo entrevistado da atividade anterior. Para o registro do lugar na atualidade, podem ser exploradas em sala as principais características do lugar.
104
4 Do quarteirão ao bairro
Se você mora na cidade, sua casa e sua escola estão localizadas em uma quadra ou quarteirão. Próximo a esse quarteirão existem outros quarteirões. Juntos, eles formam o bairro.
Esse bairro, com outros bairros, forma a cidade onde você mora.
As fotos a seguir mostram o exemplo de uma moradia localizada em um bairro da cidade de Gália, em São Paulo, em 2019. Observe.
A
B
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Do quarteirão ao bairro
4 aulas
- Leitura da página 104 e realização das atividades da página 105.
- Atividades das páginas 106 e 107.
- Leitura das páginas 108 e 109.
Atividade preparatória
- Traga uma imagem do bairro onde a escola está localizada. Pergunte aos alunos se eles reconhecem os lugares que compõem a vizinhança da escola. Instigue-os a descrever outros pontos de referência além daqueles que eles conseguem observar na imagem.
- Antes de iniciar o trabalho sobre a composição da cidade, explique que na maioria das cidades brasileiras existe uma subdivisão da cidade em bairros. No entanto, as referências cotidianas usadas pelos habitantes nem sempre coincidem com os limites oficiais. Daí surgem as divergências quanto à definição de que ruas pertencem a que bairro.
- Aproveite essa sequência de imagens para trabalhar noções elementares de escala. Para isso, realize as três atividades de análise das imagens propostas na página 105.
- Essas atividades são importantes para que os alunos compreendam as vantagens e as desvantagens de trabalhar com escalas maiores ou menores, ou seja, quando as imagens representam áreas menores, ganha-se em detalhes. Por exemplo, na primeira imagem é possível ver apenas a casa e seus detalhes de revestimento, janelas, carro na garagem. Por outro lado, nas imagens que representam áreas maiores, os detalhes dos elementos não são identificados, ou seja, podemos observar várias outras construções ao redor, as ruas, mas os detalhes da casa já não são perceptíveis.
105
C
D
- Observe a casa retratada na foto A. Depois, localize e contorne essa mesma casa nas fotos B, C e D.
-
Em qual das fotos essa casa aparece mais aproximada?
Na foto A.
-
Em qual das fotos essa casa aparece em tamanho menor? O que é possível observar em torno dela?
Na foto D. Podemos observar elementos como ruas e calçadas, outros quarteirões, várias árvores, postes e fios de energia, prédios e outras construções.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A atividade utiliza imagens aéreas e fotos (visão oblíqua), contemplando a habilidade EF02GE09 da BNCC, uma vez que busca identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua).
- Esta atividade também faz uso de novas tecnologias no ensino, conforme sugere a Competência geral 5, da BNCC, que busca compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares).
- Auxilie os alunos na realização das atividades 1, 2 e 3 propostas na página. Para isso, promova novamente a leitura das imagens apresentadas, destacando os diferentes pontos de vista em que as fotos foram obtidas, assim como a distância em que as fotos foram tiradas (de mais de perto até mais distante).
Mais atividades
- Reforce essas noções levando fotos aéreas de um mesmo lugar em diferentes escalas. Distribua cerca de quatro fotos para cada grupo de quatro ou cinco alunos.
- Peça a eles que marquem com lápis de cor alguma edificação significativa na imagem de escala menor. Peça-lhes também que pintem a rua em que essa edificação se localiza.
- Na imagem seguinte, que abrange uma área maior, os alunos deverão identificar com a mesma cor da imagem anterior a edificação e a rua que foram pintadas na primeira imagem. Porém, nessa foto, eles deverão também traçar o quarteirão do qual a edificação faz parte.
- Amplie a análise das imagens, direcionando a observação dos alunos em relação à área representada e ao nível de detalhamento dos elementos.
106
ATIVIDADES
PNA
-
Vamos conhecer um pouco sobre o bairro onde você mora. Para isso, com a ajuda do professor, seus pais ou responsáveis, responda às questões a seguir.
Respostas pessoais. Se considerar necessário, auxilie os alunos na escrita das palavras.
-
Nome do bairro:
-
Nome da rua onde moro:
-
Nome de alguma outra rua do bairro:
-
Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir.
-
No meu bairro eu tenho:
- muitos amigos.
- poucos amigos.
-
O bairro onde moro é:
- pequeno.
- grande.
-
As ruas do meu bairro são:
- muito movimentadas.
- pouco movimentadas.
-
-
Escreva uma frase sobre o seu bairro, descrevendo o que você mais gosta de fazer nele.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O respeito aos conhecimentos construídos pelos colegas e seus familiares contribui para o desenvolvimento da Competência geral 1 da BNCC, uma vez que valoriza e utiliza os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- A atividade também contempla os componentes da PNA fluência em leitura oral, já que se espera que o aluno leia as perguntas para os pais ou responsáveis para ajudá-los a responderem essas questões; o desenvolvimento de vocabulário também será abordado, uma vez que os alunos terão de utilizar o vocabulário aprendido para formular as respostas das perguntas e a produção de escrita será desenvolvida com a da transcrição da resposta no caderno.
- Para auxiliar os alunos na realização da atividade 1 proposta nas páginas 106 e 107, promova uma breve conversa destacando as principais características do bairro onde moram. Oriente os alunos no registro de suas respostas.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer e analisar o bairro onde o aluno reside.
Como proceder
- Introduza o assunto perguntando aos alunos em que bairro eles moram. Durante a conversa, recorde as características do bairro que mencionarem. Relembre as principais ruas, as atividades que fazem no bairro, os estabelecimentos comerciais e os vizinhos. É importante que eles falem à vontade sobre as memórias afetivas que trazem do bairro onde moram, por meio de relatos de passeios, encontros com familiares e amigos, episódios marcantes que aconteceram nesse lugar, etc. Com base nessas recordações, peça que reflitam sobre as questões apresentadas. Permita que os alunos que estiverem inseguros sobre algumas informações realizem as atividades com o auxílio dos pais ou responsáveis em casa. Enriqueça as propostas de atividades sugerindo que eles façam um passeio pelo bairro onde moram, acompanhados de seus pais ou responsáveis. Oriente-os a registrar o nome das principais ruas ou avenidas, os principais estabelecimentos comerciais, os principais elementos, assim como outras características que chamarem a atenção deles. Os alunos que moram no espaço rural podem anotar o nome das estradas próximo à sua moradia e os demais elementos dos arredores, como tipos de lavouras e criações. Organize um momento de socialização das informações obtidas pelos alunos.
107
-
Marque um X na(s) alternativa(s) que completa(m) a frase a seguir. Meu bairro tem:
- praça.
- campo de futebol.
- farmácia.
- posto de combustível.
- correios.
- restaurante.
- escola.
- padaria.
- mercado.
- hospital.
- loja.
- posto de saúde.
-
Em sua opinião, o que está faltando em seu bairro? Dê um exemplo.
-
Desenhe em seu caderno a parte do bairro de que você mais gosta.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a mostrarem o desenho aos colegas e comentarem sobre o que desenharam.
- Leia as suas anotações e mostre seu desenho aos colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Aproveite esta atividade para desenvolver o olhar crítico dos alunos em relação ao bairro onde vivem. Converse com eles sobre as ações que deveriam ser realizadas para melhorá-lo.
- O estudo do bairro permite levar os alunos a ampliarem os conhecimentos que possuem sobre a realidade de onde vivem.
Mais atividades
-
Realize um passeio pelas ruas do bairro onde está localizada a escola. Peça aos alunos que anotem os seguintes pontos:
-
Que tipo de construção predomina no bairro?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar casas térreas, sobrados, prédios de apartamentos, estabelecimentos comerciais, etc.
-
Existe pouca ou muita vegetação no bairro?
R: Resposta pessoal. Incentive os alunos a observarem as árvores ou demais plantas que possam existir nos canteiros centrais e nas calçadas das ruas, nas praças ou parques do bairro.
-
Existem lugares de lazer?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem citar parques, praças ou estabelecimentos de recreação, como cinemas e museus.
-
Existem poucas ou muitas pessoas circulando pelas calçadas do bairro?
R: Resposta pessoal. Oriente os alunos a observarem as pessoas que caminham pelo bairro no momento do passeio.
-
108
Os bairros são diferentes
Você já observou que os bairros de uma cidade são diferentes entre si?
Eles podem se diferenciar pela concentração de alguns tipos de construções, como moradias, estabelecimentos comerciais e indústrias. Veja a seguir alguns exemplos.
Bairro residencial
Há bairros com muitas moradias. Nos arredores das casas também há alguns estabelecimentos comerciais, como mercados, padarias e farmácias, onde os moradores podem adquirir parte dos produtos de que necessitam.
Bairro comercial
Outros bairros, além de moradias, apresentam um grande número de estabelecimentos comerciais, como lojas de calçados e de roupas, supermercados, restaurantes, livrarias, além de bancos e escritórios.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
-
Leve para a sala de aula fotos de alguns bairros de diferentes lugares do mundo. As seguintes perguntas devem ser feitas a respeito de todas as fotos:
-
Você gostaria de morar nesse bairro? Por quê?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem mencionar as características do lugar por meio da observação da foto.
-
Esse bairro é um bom lugar para abrir uma escola? Por quê?
R: Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem sobre elementos ou situações que indicam um lugar propício para a instalação de uma escola.
-
Você teria uma loja nesse bairro? Qual? O que ela venderia?
R: Resposta pessoal. Os alunos podem responder loja de sapatos, roupas, brinquedos, etc.
-
Em sua opinião, esse bairro é bom para construir uma indústria? Qual é o lado bom de ter uma indústria localizada nele? Qual é o lado ruim?
R: Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem pontos positivos e negativos da instalação de uma indústria, como geração de empregos, fluxo maior de trânsito, barulho e poluição.
-
- Para introduzir o assunto, trabalhe com as suposições dos alunos. Por exemplo: escreva na lousa bairro residencial e abra para discussão. O que é um bairro residencial? Todos os bairros são residenciais? Desse modo, pode-se trabalhar com os alunos a predominância de alguns elementos em relação a outros no bairro. Isso porque há bairros com mais residências, mas não deixam de existir alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo, padarias e farmácias.
- Por meio dessa discussão, os alunos vão construir os conceitos com o professor, apropriando-se melhor do conhecimento adquirido.
109
Muitas pessoas vêm até os bairros comerciais para fazer compras, frequentar restaurantes, teatros, cinemas e também para trabalhar. Por isso, podemos observar um movimento maior de pessoas e de veículos nas ruas desses bairros.
Bairro industrial
Existem bairros que são formados por muitas indústrias. Nessas regiões também podem ser encontradas algumas moradias, onde vivem principalmente os trabalhadores das indústrias.
O que você faz para cuidar do bairro onde mora?
Nas ruas dessas áreas, observa-se um grande movimento de funcionários das indústrias nos horários de entrada no trabalho e de saída dele. Também há trânsito de veículos de carga que buscam e entregam mercadorias nas indústrias.
-
Marque um X na alternativa que completa a frase a seguir. No bairro onde você mora predominam:
Resposta pessoal. Para que os alunos respondam a essa questão, incentive-os a refletir sobre os elementos que predominam no bairro onde moram.
- residências.
- comércios.
- indústrias.
-
Pergunte ao professor quais são as características do bairro onde ele mora e compare com o seu. Verifique as semelhanças e as diferenças entre eles. Peça também a ele que conte uma história interessante que tenha acontecido em algum lugar próximo de onde vive.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a identificarem possíveis semelhanças e diferenças entre o bairro onde você mora e aquele onde eles moram.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A discussão com a classe trabalha a consciência socioambiental e o posicionamento ético, conforme orientado na Competência geral 7 da BNCC, uma vez que argumenta com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental.
- Promova uma discussão com a turma a respeito de atitudes que podemos tomar para cuidar bem do bairro onde vivemos, seja ele residencial, comercial ou industrial. Essa conversa desperta e valoriza a cidadania nos alunos e a consciência de pertencimento à comunidade em que vivem.
- Para a realização da atividade 1, peça aos alunos que todos participem na apresentação de elementos que predominam no bairro onde moram.
- Leia o texto a seguir para os alunos e peça que identifiquem a que tipo de bairro ele se refere (residencial, comercial ou industrial).
[...]
Assim é que se encontram na paisagem atual do bairro imensos prédios de antigos depósitos de produtos ocupados por galpões de reciclagem, escola de samba e grupos de teatro; indústrias e fábricas em funcionamento, artesanais, pequenas, médias, algumas antigas outras com início recente de suas atividades; os pequenos conjuntos habitacionais para o operariado fabril e industrial, casas, sobrados ou edifícios, em boa parte habitações subalugadas, fazem vizinhança com vilas irregulares ou antigos sobrados, que, abandonados, foram ocupados por invasão [...].
MELLO, Luciana de. De Arraial a bairro industrial - O que o Navegantes ainda tem? In: Estudo antropológico de itinerários urbanos, memória coletiva e formas de sociabilidade no mundo urbano contemporâneo. CNPQ, 2004.
110
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Quando você e seus parentes se reúnem, o que vocês costumam fazer?
Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilharem suas experiências com os colegas.
-
Desenhe no espaço a seguir uma atividade que você costuma realizar com as pessoas da sua família que não moram na sua casa.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilharem seus desenhos com os colegas e a explicarem qual atividade eles representaram no desenho.
-
Depois de pronto, mostre seu desenho aos colegas e explique-lhes qual atividade da sua família você representou.
Resposta pessoal.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação de processo.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Refletir sobre o cotidiano familiar, por meio de uma atividade escrita.
Como proceder
- Escreva na lousa alguns exemplos pessoais para exemplificar aos alunos como realizar esta atividade. Em seguida, instrua os alunos a refletirem sobre seu próprio cotidiano familiar. Auxilie os alunos que possuem dificuldades na escrita individualmente, para que possam desenvolver suas capacidades. Aproveite para avaliar a progressão do aluno quanto a essa habilidade.
2 Objetivo
- Refletir sobre o cotidiano familiar, por meio de uma atividade de desenho.
Como proceder
- Comente que, em nosso dia a dia, temos nossos familiares mais próximos, com os quais convivemos todos os dias, mas também os grupos de pessoas que vemos apenas ocasionalmente em celebrações. Instigue-os a refletir sobre os momentos compartilhados com os familiares.
3 Objetivo
- Identificar características de bairros.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades em realizar a atividade, leia os textos com eles e auxilie-os na interpretação. Sobre o texto A, pergunte a eles se conhecem bairros exclusivamente residenciais. É possível que os alunos citem também condomínios fechados. Converse com eles sobre as vantagens e as desvantagens de morar em um bairro onde só há residências. Sobre o texto B, explique aos alunos que mesmo em bairros comerciais também existem residências. Isso pode ser constatado na seguinte parte do texto: "Perto da minha casa tem uma porção de lojas!". Esse trecho indica que, além de muitos estabelecimentos comerciais, também existem residências no bairro descrito.
- Em seguida, leia os quadrinhos com os alunos e auxilie-os a relacionar as informações do texto com as características indicadas nos quadrinhos.
4 Objetivo
- Ampliar a escala de análise geográfica destacando o espaço das ruas, os elementos que o compõem e suas características.
Como proceder
- Peça aos alunos que realizem uma leitura silenciosa do texto e, em seguida, que leiam em voz alta e em conjunto. Espera-se que os alunos respondam às perguntas com base na interpretação do texto lido. Caso haja alguma dúvida, oriente-os a retornar ao texto. Se necessário, leia mais uma vez e pausadamente.
5 Objetivo
- Identificar semelhanças e diferenças entre os bairros de uma cidade e os elementos que caracterizam os diferentes tipos de bairros.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem as imagens da atividade e descrevam o que veem. Instigue-os a perceber os diferentes elementos que compõem cada bairro e, em seguida, classificá-los em residencial, industrial ou comercial. Caso haja dúvidas em relação a esse conteúdo, retome as explicações do conteúdo apresentado nas páginas 108 e 109.
6 Objetivo
- Perceber as transformações ocorridas no bairro ao longo do tempo, identificando transformações e permanências em sua paisagem.
Como proceder
- Faça a leitura do texto em conjunto com os alunos. Peça que grifem as palavras que porventura não conheçam e a pesquisem no dicionário. Se achar necessário, diga para lerem novamente, para melhor entendimento do texto. Após a leitura, respondam às perguntas propostas.
111
- Leia silenciosamente os textos a seguir. Depois, leia em voz alta, com os colegas. Em seguida, marque as informações que correspondem a cada um dos textos.
LER E COMPREENDER
A:
Quando eu era pequena, morava num bairro só de casas. O lugar era tão calmo que nós podíamos brincar no meio da rua. Parecia uma cidade do interior, apesar de ser São Paulo.
A turma do quarteirão era composta por dez crianças, sete meninos e três meninas: eu e duas gêmeas, minhas vizinhas.[...]
O louco do meu bairro, de Anna Flora. 5. ed. Ilustrações de Mia. São Paulo: Ática, 1999. p. 1.
B:
Perto da minha casa tem uma porção de lojas!
Tem uma quitanda onde a gente pode comprar as frutas e verduras...
Tem uma livraria, que tem livros grandes e pequenos, engraçados e sem graça, com figuras e sem figuras.
[...]
O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Llinares. São Paulo: Salamandra, 2011. p. 5-7.
- Esse bairro tinha apenas residências. A
- Esse bairro tem muitos estabelecimentos comerciais. B
- Nesse bairro há uma livraria com exemplares de vários tipos. B
- Esse bairro era calmo e as crianças podiam brincar na rua. A
112
-
Com a ajuda do professor, leia o texto a seguir.
Crescia grama entre os paralelepípedos da rua Itacolomi quando a nossa pequena família [...] Se mudou para essa rua tranquila do bairro Higienópolis.
A rua era toda arborizada, com simpáticos e bem cuidados jardins na frente de casas boas, algumas verdadeiros palacetes, nos seus amplos terrenos [...].
Hoje, a rua Itacolomi é quase um corredor de altos edifícios, muitos dos quais de consultórios e escritórios, e das antigas casas só restou a lembrança [...].
Olhos de ver, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2004. p. 9. (Veredas).
- paralelepípedos:
- pedras com seis lados, utilizadas para calçamento de ruas
Complete as frases escrevendo as mudanças que ocorreram na rua Itacolomi.
- No passado, a rua Itacolomi era muito tranquila . (tranquila/movimentada)
- Naquela época, a rua era toda arborizada . (iluminada/arborizada)
- Na frente das casas havia jardins simpáticos . (descuidados/simpáticos)
- Hoje, a rua Itacolomi tem enormes edifícios . (edifícios/palacetes)
113
- Relacione os tipos de bairro com suas respectivas fotos.
- Industrial.
- Residencial.
- Comercial.
- C
- A
- B
-
Leia o texto a seguir e responda às questões.
A vida era bem tranquila nesse bairro.
Com o passar do tempo, alguns prédios foram construídos. O número de moradores cresceu. Surgiram novas lojas no comércio e o movimento de veículos nas ruas também aumentou.
Mesmo com todas essas mudanças, os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores foram preservados.
Elaborado pelos autores.
-
Escreva duas transformações que ocorreram no bairro.
Os alunos podem citar a construção de prédios, o aumento do número de moradores, o surgimento de novas lojas de comércio e o aumento do movimento de veículos nas ruas.
-
Que elementos permaneceram na paisagem do bairro?
Os casarões mais antigos e a pracinha com suas belas árvores.
-
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro a seguir. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 14 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
|
Oriente os alunos a escreverem no caderno, em forma de texto, o que eles estudaram sobre esses assuntos. Depois, organize uma roda de conversa na qual cada um possa ler seu texto para os colegas e conversar sobre os temas. Aproveite o momento para avaliar a compreensão dos alunos quanto aos conteúdos abordados nesta unidade. Verifique o que eles compreenderam sobre o trabalho com as fontes históricas relacionadas à história das famílias, no passado e no presente; sobre os diferentes cotidianos familiares e as múltiplas formações familiares. Durante a roda de conversa, comente sobre a questão dos objetos que costumamos guardar, que geralmente possuem algum significado afetivo em nossa história. Incentive os alunos a comentarem sobre isso também, explorando a realidade próxima deles na atividade. Cite também a questão da população idosa e o quanto ouvir os relatos dessas pessoas pode representar o acesso a diferentes pontos de vista sobre o passado da nossa família. Verifique como os alunos expõem suas ideias e como é a manifestação oral de cada um na roda de conversa. |
|
Proponha uma atividade em grupo, na qual os alunos elaborem com cartolinas alguns tipos de documentos com base nos estudos desta unidade. Eles podem criar personagens fictícias, utilizando a criatividade para compor os dados dos documentos. Forneça diversos tipos de materiais para essa atividade, como lápis de cor, papéis coloridos, cola, tesoura, revistas para recorte, giz de cera e tinta guache. Depois, cada grupo pode apresentar os documentos criados explicando a função de cada um. Utilize esta proposta para verificar os conhecimentos dos alunos em relação aos documentos e à necessidade de retomar com eles as funções de cada um. Incentive a criatividade dos alunos nas produções. |
|
Avalie a aprendizagem dos alunos por meio da atividade de produção de cartaz. Para isso, providencie imagens atuais e antigas do lugar onde moram. Em sala de aula, monte um grande painel com papel kraft (manilha) dividindo-o em duas partes: no passado/no presente. Peça aos alunos que separem as fotos e colem no painel separando-as conforme a época. Depois de pronto, explore o painel e verifique se os alunos são capazes de identificar as permanências e transformações ocorridas na paisagem. |
|
Proponha aos alunos que desenhem cenas para representar o bairro como espaço vivido. Para isso, forneça folhas de papel sulfite divididas em seis espaços retangulares (duas linhas e três colunas). Promova uma conversa sobre o cotidiano e a convivência das pessoas no bairro (trabalho, lazer, estudo etc.). Após essa conversa, peça que desenhem na folha de papel algumas cenas que mostram a convivência das pessoas no bairro. Os desenhos podem ser fixados no mural da escola. |
|
Providencie e leve para a sala de aula, imagens que mostram bairros com diferentes características. Essas imagens podem ser pesquisadas na internet. Divida a lousa em três partes, assim identificadas: bairro residencial, bairro comercial, bairro industrial. Apresente as imagens pesquisadas aos alunos e peça que identifiquem o tipo de bairro mostrado. Peça que fixem as imagens na lousa formando um grande painel. Verifique se os alunos foram capazes de identificar corretamente os bairros mostrados. |