8
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. O que você sabe sobre a história do seu município ou da região onde você vive? Escreva um parágrafo na coluna A sobre esse tema. Na coluna B, escreva alguns exemplos de fontes que podemos consultar para conhecer aspectos dessa história.
A:
História do meu município/região
B:
Fontes
2. Marque um X nas imagens que mostram situações de boa convivência nas ruas.
-
Agora, converse com os colegas sobre cada situação, comentando os pontos positivos e os negativos de cada atitude de convivência.
9
3. Leia a descrição das ruas e leve cada criança para a rua correta.
-
Agora reflita: você sabe quais são os critérios que costumam ser usados para nomear as ruas dos municípios? E como são definidos os marcos de memória de uma localidade, como é o caso dos monumentos históricos? Depois de refletir, escreva um parágrafo sobre o assunto.
10
4. Escreva uma atividade que você costuma fazer durante:
- o dia:
- a noite:
5. Marque um X nas mudanças que podemos perceber na paisagem mostrada a seguir.
- O viaduto foi reformado.
- Não há mais carros na via.
- Um lago foi formado.
- Prédios foram construídos.
6. Responda às perguntas a seguir de acordo com esta imagem.
-
Qual aluno(a) está sentado(a) atrás de Léo?
-
Qual aluno(a) está sentado(a) à frente de Pedro?
-
Júlia está sentada:
- à direita de Léo.
- à esquerda de Léo.
- Joana está à direita de:
11
7. Marque a placa que indica área escolar.
8. Marque T para meios de transporte e C para meios de comunicação.
- Caminhão.
- Ônibus.
- Telefone.
- Bicicleta.
- Rádio.
- Carro.
- Avião.
- Internet.
- Jornal impresso.
9. Desenhe, no caderno ou em uma folha avulsa, um objeto pelos seguintes pontos de vista.
- Do alto e de lado.
- Do alto e de cima para baixo.
- De frente.
10. Mateus e sua família moram em um bairro industrial. Sua amiga Lúcia mora em um bairro comercial. Em uma folha avulsa, represente como você imagina que sejam os bairros dessas duas crianças.
11. Escreva no caderno alguma tradição existente no seu bairro ou em algum bairro conhecido de sua cidade.12. Escreva uma frase que possa representar a imagem a seguir. A frase deve ter como tema "A diversidade da população: valorizar e respeitar".
13. Em uma folha avulsa, crie duas pequenas placas de alerta escrevendo ou desenhando dois cuidados que podem ser tomados com a água ou o solo.
12