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1 Diferentes lugares, diferentes modos de vida
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Você já observou que todos os dias frequentamos diferentes lugares? Nossa casa, a escola, parques e praias são alguns exemplos.
CONECTANDO IDEIAS
1. Que lugar está sendo mostrado na foto?
2. Você costuma frequentar lugares como esse? Nesse caso, o que você costuma fazer quando os visita?
3. Conte aos colegas sobre outros lugares que você frequenta em seu dia a dia.
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1 Os lugares do nosso dia a dia
As pessoas costumam ir a lugares diferentes a todo momento. Assim como elas, você também frequenta outros lugares além da sua moradia? Vamos conhecer os lugares que a personagem Chico Bento, da história em quadrinhos, frequenta.
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Chico Bento em: Cenas de domingo, de Mauricio de Sousa. Chico Bento, São Paulo, Globo, n. 407, ago. 2002. p. 31-32.
1. Onde Chico Bento estava quando acordou?
2. O que ele fez depois de tomar café?
3. Você já esteve em lugares semelhantes ao lugar que Chico Bento foi? Se sim, faça um desenho sobre um deles em uma folha de papel e mostre aos colegas.
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Os lugares que frequentamos
Como a personagem Chico Bento da história em quadrinhos, nós também vamos a diferentes lugares durante o nosso dia a dia. Nesses lugares podemos fazer ou encontrar algo de que necessitamos. Veja alguns exemplos.
A moradia é um lugar muito especial. Ela serve de abrigo e proteção, sendo o lugar onde nos alimentamos, descansamos, dormimos e nos reunimos com as pessoas com quem vivemos.
Para comprar alimentos e outros produtos de que precisamos temos que ir aos supermercados, padarias, farmácias, etc.
Praças e parques públicos são lugares destinados ao lazer e à recreação das pessoas. Nesses lugares, elas podem descansar, brincar, praticar atividades físicas, etc.
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ATIVIDADES
1. Ligue as atividades da coluna da esquerda aos lugares mostrados na coluna da direita.
- Comprar calçados
- Fazer refeições
- Cuidar da saúde
2. Escreva o nome de dois lugares que você frequenta em seu dia a dia.
3. O que você costuma fazer em cada um desses lugares?
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Gostar do lugar onde vivemos
Nos lugares que frequentamos em nosso dia a dia, como a escola ou a moradia, convivemos com pessoas' diferentes. Conviver com essas pessoas nos faz sentir parte desse lugar.
LER E COMPREENDER
Leia o relato de Inácio sobre o lugar onde ele viveu quando era criança.
Eu nasci em um município bem pequeno que fica no Cariri paraibano: região localizada na porção sul do estado da Paraíba, em que se desenvolve vegetação de Caatinga e é pouco habitada, chamada Gurjão.
O Cariri é um lugar que fica tão seco durante o ano que racha o chão, mas quando chove, as árvores ficam todas bem verdinhas.
A gente ficava esperando a chuva todo mês de janeiro.
Enquanto a chuva não chegava, eu brincava no mato, correndo atrás de seriema, uma ave que tem as pernas compridas, e desviando dos espinhos das palmas e dos chique-chiques.
O melhor era brincar na água do açude quando enchia com a chuva, e depois chegar em casa sentindo o cheiro da lenha queimando pra assar o bolo e o pão de queijo que minha avó fazia.
Foi muito bom ser menino no Cariri!
Relato de Inácio Adalberto Meira Faustino Júnior, 25 anos, dez. 2017.
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1. De acordo com o texto da página 18, responda às questões a seguir.
-
Em qual município o menino vivia quando criança?
-
No lugar onde vivia Inácio, chovia muito ou pouco?
-
Como ficavam as árvores quando chovia?
-
Enquanto a chuva não chegava, onde o menino gostava de brincar?
-
E quando a chuva chegava, onde ele gostava de brincar?
- uma lembrança desse lugar;
- uma emoção vivida nesse lugar;
- uma descoberta importante sobre esse lugar;
- um sentimento especial que você tem sobre esse lugar.
3. Escolha um lugar que você costuma frequentar no seu dia a dia e faça um desenho em seu caderno para representar como ele é.
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2 As ruas que frequentamos
Se você mora na cidade, provavelmente costuma frequentar diferentes ruas e avenidas diariamente.
A rua não é somente o espaço onde fica localizada nossa casa. Ela é também um lugar de convivência entre as pessoas.
Leia o texto a seguir, em que um menino chamado Marcelo conta como é a rua dele.
Na minha rua tem uma porção de casas e prédios.
Tem casas que servem para morar, tem outras que servem para trabalhar. [...]
Todas as casas e prédios têm um número. O nome da rua, mais o número das casas, se chama endereço.
O endereço é importante para as pessoas encontrarem a gente e também para a gente receber cartas, jornais e até uma pizza de vez em quando.
Tem ruas que são calçadas e tem ruas que são de terra. Quase todas as ruas calçadas são asfaltadas.
Só poucas ruas são de pedras.
Minha rua é asfaltada até a esquina da avenida.
Depois ela é de terra. Nesse pedaço tem um campinho de futebol.
[...]
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As luzes da minha rua ficam nuns postes altos ligados por muitos fios.
Os fios estão sempre cheios de fiapos, que são restos de papagaio. Você sabe o que é papagaio? Tem gente que chama os papagaios de quadrados, de pipas e teve um amigo meu que chamava de pandorga.
Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.
Mas o homem que entrega água na casa do alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.
Ele é o entregador de água.
[...]
A rua do Marcelo, de Ruth Rocha. Ilustrações de Alberto Llinares. São Paulo: Moderna, 2011. p. 5-8; 18-19.
1. Além do nome da rua e do número, o que mais faz parte do endereço de uma casa? 2. Quais tipos de rua são citados no texto? 3. Soltar pipa perto de postes de fiação elétrica é muito perigoso. Você sabe por quê?22
Gostar do lugar é cuidar dele
Cuidar dos lugares que frequentamos é uma maneira de demonstrar que gostamos deles.
Alguns desses lugares enfrentam problemas, como ruas esburacadas e sem iluminação, calçadas e praças malconservadas.
Podemos cuidar desses lugares buscando soluções para esses problemas com atitudes simples, que podemos adotar no dia a dia. Veja alguns exemplos.
Como você demonstra seu carinho pelos lugares que frequenta? Como cuida desses lugares?
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ATIVIDADES
1. Proponha uma solução para cada problema mostrado nas fotos.
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CIDADÃO DO MUNDO O lixo nas ruas
O lixo nas ruas é um problema que atinge muitas cidades brasileiras há muito tempo. Embora as cidades geralmente tenham serviços de coleta, ainda é comum nos dias atuais vermos lixo espalhado pelas ruas.
Veja.
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Observe a charge a seguir.
1. Quem deve cuidar da limpeza da rua? Por quê?
2. Analise a charge. O que você pensa sobre a atitude do homem que está jogando lixo na rua?
3. Em sua opinião, o que pode ser feito para que as pessoas deixem de sujar as ruas? Comente.
4. Cite quais atitudes você toma para colaborar com a limpeza das ruas.
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ATIVIDADES
1. Escreva a seguir uma frase que descreva como é a rua onde fica sua casa.
2. Ordene as letras para descobrir quais são os estabelecimentos a seguir. Depois, marque um X naqueles que existem na sua rua.
docaerM.
sPtoo ed bsovmutelíc.
joLa ed ourpsa.
aLncohneet.
adPaiar.
Aoçgueu.
orvreSteia.
Farámcai.
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3. Diariamente, muitas pessoas circulam pelas ruas. Algumas dessas pessoas são trabalhadores que exercem suas atividades pelas ruas das cidades.
Observe as imagens a seguir e escreva qual trabalhador está sendo retratado em cada uma delas.
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Arte de rua e grafite
Em várias cidades brasileiras as ruas foram modificadas por grafites. Os grafites são inscrições em paredes, geralmente pintados em espaços públicos, onde há grande circulação de pessoas.
Esse tipo de expressão artística está presente há centenas de anos na história da humanidade. Porém, foi na década de 1970 que os grafites receberam as características que conhecemos hoje. Leia o texto a seguir.
[...]
No final dos anos 1970, alguns artistas, munidos de latas de spray, pincéis e tinta, espalharam vários desenhos pelos muros das cidades. [...] A proposta desses artistas, chamados grafiteiros, era levar a arte para as ruas [...]. Eles queriam que sua arte estivesse ao alcance de todos, e não fechadas em galerias ou museus. [...]
Saber e ensinar arte contemporânea, de Renata Sant'anna. São Paulo: Panda Books, 2009. p. 38.
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1. Que instrumentos os grafiteiros usam para produzir seus desenhos? 2. Em que locais os grafites geralmente são produzidos? 3. Algumas pessoas não acham que os grafites possam ser uma forma de arte. Qual é a sua opinião sobre esse assunto?30
FESTAS E COMEMORAÇÕES
As ruas sempre foram espaços utilizados pelas pessoas para a realização de festas ou comemorações de fatos e datas importantes. Observe alguns exemplos nas fotos a seguir.
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ATIVIDADES
1. Marque um X nas comemorações que geralmente são realizadas em ambiente público.
2. Qual é a principal diferença entre as comemorações que você marcou e as que não marcou? Explique.
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3 Os lugares e o dia a dia das pessoas
No lugar em que vivemos realizamos diferentes atividades durante o nosso dia a dia.
Conheça o cotidiano de duas crianças que vivem em lugares diferentes.
Carolina tem sete anos e vive em uma grande cidade com a família.
Pela manhã, Carolina faz as lições da escola com a ajuda de sua avó Nina, enquanto seus pais estão no trabalho.
Quando precisam comprar alimentos, elas vão até a feira, que fica perto de sua casa.
No período da tarde, Carolina vai para a escola de ônibus escolar, com seus colegas.
Depois do jantar, ela e os pais brincam, se reúnem na sala e conversam sobre o que aconteceu durante o dia de cada um. Antes de dormir, ela gosta de ouvir histórias infantis.
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Pedro também tem sete anos e vive em um sítio com a família.
Pedro acorda bem cedo e, depois de tomar café da manhã, gosta de acompanhar seu pai para cuidar dos animais do sítio. Depois ele se prepara para ir à escola.
Pedro vai caminhando para a escola, que fica próxima de sua casa.
No período da tarde, depois de fazer as lições da escola, ele vai ao pomar pegar frutas e brincar de pião com seus irmãos.
Algumas noites, Pedro se reúne com a família no quintal próximo de sua casa. Antes de dormir, ele gosta de admirar a lua e as estrelas ouvindo sua mãe cantar.
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ATIVIDADES
1. Nas páginas 32 e 33, você conheceu a rotina de Carolina e Pedro, crianças que moram em lugares diferentes. Agora, marque um X nas alternativas, de acordo com o dia a dia de cada criança.
-
Lugar onde Carolina vai com sua avó quando precisam comprar alimentos.
- Mercado.
- Feira.
-
Lugar onde Pedro vai para brincar com seus irmãos.
- Rio.
- Pomar.
-
Modo como Carolina vai para a escola.
- De carro.
- De ônibus escolar.
-
Modo como Pedro vai para a escola.
- De bicicleta.
- Caminhando.
-
Período do dia em que Carolina estuda.
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
-
Período do dia em que Pedro estuda.
- Manhã.
- Tarde.
- Noite.
-
Lugar onde Carolina se reúne com os pais para brincar e conversar.
- Quarto.
- Sala.
-
Lugar onde Pedro se reúne com a família para admirar as estrelas e ouvir a mãe cantar.
- Perto do pomar.
- No quintal.
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2. Você já conversou com os colegas sobre como é o lugar onde você vive e também fez o desenho de um lugar que costuma frequentar em seu dia a dia. Agora, escreva um pequeno texto contando as características de um outro lugar que você conhece ou já visitou em uma viagem ou passeio.
3. Faça um desenho em seu caderno que represente o que você escreveu na resposta anterior.
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4 Diversidade de lugares e modos de vida
As pessoas vivem de maneiras diferentes de acordo com o lugar onde moram. Em muitas regiões do nosso país existem populações que se distinguem por suas características culturais e pela preservação de costumes e tradições de seus antepassados. Conheça algumas dessas populações a seguir.
As populações ribeirinhas
As pessoas que vivem nas proximidades dos rios e constroem moradias nesses lugares são conhecidas como ribeirinhas.
As populações ribeirinhas dependem diretamente dos rios. Elas sobrevivem basicamente da pesca, de pequenas criações de animais e também de alimentos cultivados em pequenas plantações.
Os ribeirinhos geralmente vivem em palafitas, que são casas construídas sobre estacas de madeira nas margens dos rios. Sobre as estacas, as casas ficam protegidas das águas dos rios durante as cheias que ocorrem nos períodos mais chuvosos.
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Veja como é o modo de vida de uma menina ribeirinha que vive em uma área da Floresta Amazônica, no estado de Rondônia.
[...] A gente mora em uma casa chamada tapiri. Tapiri é assim: são quatro pedaços de madeira comprida cobertos com palha.
Dentro do tapiri só tem as redes e as panelas. Não tem móvel, não tem coisa nenhuma.
No mato a gente não tem brinquedo, tem bichos para brincar. Os brinquedos da gente são a paca, a cotia, o macaco.
E aparecem muitas aves como o maracanã, o periquito, o gavião, a arara. Os animais vêm no quintal de casa. Eles não têm medo nenhum.
Morar aqui é ótimo: a gente come bacuri e cacau no mato, brinca com os bichos. [...]
Crianças do Brasil: suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, de José Santos. Ilustrações de Cláudio Martins. São Paulo: Peirópolis: Museu da Pessoa, 2008. p. 67.
LER E COMPREENDER
1. A menina ribeirinha costuma brincar com quem?
2. A menina gosta de morar na floresta? Copie do texto o trecho que confirma sua resposta.
3. Assim como essa menina, você também brinca com animais? Quais? Se não, com o que você brinca? Conte aos colegas.
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As comunidades quilombolas
Em várias partes do nosso país existem pessoas que vivem em comunidades quilombolas.
Essas comunidades tiveram origem nos chamados quilombos, povoados formados por africanos e seus descendentes que fugiam das fazendas onde eram escravizados, no período em que havia escravidão no Brasil.
Com o fim da escravidão, essas comunidades também passaram a abrigar escravos recém-libertos e pessoas pobres que não encontravam meios para sobreviver nas cidades. Veja a foto a seguir.
4. Quem formou os primeiros quilombos?
5. Por que essas pessoas formaram os quilombos?
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A cultura quilombola
Nos antigos quilombos a vida era diferente. De acordo com seus costumes, os moradores caçavam, pescavam, criavam animais e cultivavam lavouras para garantir o sustento. Assim, conseguiram sobreviver nessas terras mesmo após o fim da escravidão.
Hoje, os descendentes dos africanos que foram escravizados ainda vivem nessas áreas e lutam pelo direito de continuar morando nelas.
Em todo o Brasil existem mais de 2 mil comunidades quilombolas, sendo que algumas já garantiram seus direitos sobre as terras em que vivem. Essas comunidades preservam costumes e tradições, mantendo viva sua cultura por meio das danças, músicas, manifestações artísticas e religiosas. Veja alguns exemplos.
6. Como viviam os quilombolas no passado?
7. Em sua opinião, os quilombolas devem ter o direito de continuar morando nas terras em que seus antepassados viveram? Justifique sua resposta.
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Os quilombolas lutam até os dias atuais para terem suas terras reconhecidas e comunidades tituladas. Somente com a titulação, feita pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), essas comunidades podem ter acesso a programas do governo para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.
Observe no mapa a localização de algumas comunidades quilombolas no Brasil.
Fonte: Comissão Pró-Índio de São Paulo. Disponível em: https://oeds.link/H6tPbP. Acesso em: 16 jan. 2021.
8. O que esse mapa indica a respeito da situação das comunidades quilombolas em 2020?41
As comunidades indígenas
Atualmente, no Brasil, existem cerca de 200 povos indígenas vivendo em diferentes estados.
Os povos indígenas que vivem no Brasil apresentam muitas diferenças entre si, por exemplo, na língua que falam, nas atividades que praticam, nas festas que realizam e também em suas crenças.
Muitos desses povos vivem em aldeias, localizadas nas florestas, e retiram da natureza grande parte do que necessitam para viver.
Em geral, os povos indígenas que vivem atualmente no Brasil conservam vários costumes que herdaram de seus antepassados. Entre esses costumes estão a maneira de construir as moradias e organizar a aldeia, de preparar os alimentos, realizar festas, plantar e colher, caçar, pescar e coletar os frutos e as raízes, extraindo da natureza somente aquilo de que necessitam para viver. Observe as imagens a seguir.
- timbó:
- planta jogada na água dos rios para deixar os peixes atordoados, mais fáceis de serem pescados com as mãos
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O trabalho em comunidade
Por meio do trabalho, os povos indígenas constroem suas casas e obtêm os alimentos e vários materiais que utilizam no dia a dia.
O trabalho nas aldeias indígenas é dividido entre os homens e as mulheres. Em algumas aldeias, os homens são encarregados da caça e da pesca.
Também são os homens que retiram as árvores das matas, abrindo clareiras onde, geralmente, constroem moradias ou onde serão formadas as roças. Essas roças são pequenas lavouras de milho, mandioca, entre outros alimentos consumidos na aldeia e que precisam ser plantados.
Com a madeira das árvores, eles fazem canoas, arcos, flechas e outros instrumentos e utensílios que utilizam em seu dia a dia.
- clareiras:
- área no interior de uma floresta ou bosque, que apresenta poucas árvores
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As mulheres são encarregadas do preparo dos alimentos, do cuidado com os filhos pequenos e da criação de alguns animais.
Em algumas aldeias, são elas que cultivam as roças. Além do trabalho na agricultura, as mulheres também trabalham na coleta de frutas, raízes e folhas que se desenvolvem naturalmente nas áreas de mata das proximidades e completam a alimentação das pessoas que vivem na aldeia.
10. Nas aldeias indígenas, os homens geralmente são encarregados de realizar quais atividades?
11. Quais atividades as mulheres geralmente praticam em algumas aldeias indígenas?
12 . As mulheres e os homens do lugar onde você vive têm atribuições diferentes no dia a dia? Converse com os colegas sobre isso.
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ATIVIDADES
1. Estudamos sobre povos que vivem em diferentes lugares e mantêm modos de vida diferentes. Vamos comparar com o seu modo de vida?
- O lugar onde você vive ou seu modo de vida é semelhante ou muito diferente dos modos de vida mostrados entre as páginas 36 a 43?
Represente, em forma de desenho, algum aspecto do seu modo de vida que se assemelha ou que se diferencia dos modos de vida estudados. Após desenhar, produza uma legenda explicando sua representação.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Faça uma descrição da rua da sua escola.
2. Complete a cruzadinha com estabelecimentos das ruas.
- Local onde as pessoas moram, com mais de um andar.
- Espaço de lazer onde há árvores, bancos e pista de passeio.
- Local onde as pessoas compram alimentos, produtos de limpeza, verduras e diversos tipos de mercadoria.
- Loja que vende remédios e produtos para a saúde.
- Estabelecimento onde se vendem diversos tipos de carne.
- Espaço onde as pessoas sentam para comer e conversar.
- Local que vende pães e outros alimentos.
- Lugar destinado ao ensino e à aprendizagem.
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3. Complete as frases escrevendo o nome dos lugares que estão indicados no quadro a seguir.
cinema · hospital · escola · mercado correios · floricultura · livraria
- Para fazer compras:
- Para cuidar da saúde:
- Para estudar:
- Para assistir filmes:
- Para comprar livros:
- Para enviar correspondências:
- Para comprar flores:
4. Marque os quadrinhos de acordo com a legenda.
- Quilombolas
- Caiçaras
- Ribeirinhos
- Indígenas
-
Vivem próximos aos rios, em casas construídas sobre palafitas.
-
Comunidades que descendem de africanos escravizados.
-
Vivem em aldeias e retiram o sustento da natureza.
-
Comunidades de pescadores que vivem no litoral.
-
Embora algumas dessas comunidades já tenham conquistado seus direitos sobre as terras em que vivem, muitas ainda lutam para ter esse direito e para que suas comunidades sejam tituladas.
-
Geralmente, o trabalho diário nessas comunidades é dividido, com tarefas específicas para os homens e para as mulheres.
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5. Leia o texto a seguir e observe a fotografia. Depois, responda às questões.
As comunidades caiçaras
Em áreas do litoral dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, existem pequenas comunidades de pescadores que se formaram desde os tempos da colonização portuguesa.
Os moradores dessas comunidades são chamados caiçaras e sobrevivem basicamente da pesca artesanal, atividade que envolve o trabalho de toda a comunidade. As famílias caiçaras também se dedicam ao cultivo de pequenas roças, plantando, por exemplo, mandioca, feijão, arroz, banana, entre outros alimentos.
Vivendo em suas comunidades, os caiçaras preservam costumes e tradições herdados de seus antepassados.
Texto dos autores.
-
Onde vivem algumas comunidades caiçaras citadas no texto?
-
Do que os caiçaras sobrevivem?
-
Compare e aponte semelhanças e diferenças entre a paisagem do lugar onde você vive e o lugar mostrado na fotografia.