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2 As paisagens e suas transformações
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Existem diversos tipos de paisagens em diferentes lugares pelo mundo. Essas paisagens passam por transformações ao longo dos anos e podemos perceber isso de diversas maneiras. Vamos analisar algumas paisagens?
CONECTANDO IDEIAS
1. Como é a paisagem que as crianças estão observando?
2. No lugar onde você vive existem paisagens semelhantes a esta?
3. Conte para os colegas sobre outras paisagens que você observa nos lugares que frequenta.
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1 Diferentes lugares, diferentes paisagens
No lugar onde vivemos podemos observar paisagens com características bem diferentes. Você já observou com atenção como é a paisagem do lugar onde vive? Você sabia que essa paisagem é única, ou seja, ela não se repete em outros lugares?
As fotos a seguir mostram paisagens de diferentes lugares.
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1. Descreva para os colegas como é a paisagem que você observa no lugar onde vive.52
As paisagens
A paisagem é tudo o que podemos ver em um lugar. Além disso, os cheiros, o frio ou o calor que sentimos e os sons que ouvimos também nos auxiliam a perceber a paisagem de um lugar.
Observe a paisagem retratada na foto desta página.
2. Esta paisagem se parece com alguma paisagem que você conhece? Conte aos colegas. 3. O que mais lhe chama a atenção na paisagem desta foto? Procure saber o que mais chamou a atenção dos colegas.53
ATIVIDADES
1. Imagine que você é a pessoa da foto da página anterior e responda às perguntas a seguir.
-
O que você poderia observar nessa paisagem?
-
Que cheiros você poderia sentir?
-
Que sons você poderia ouvir?
2. Escolha uma paisagem do lugar onde você vive. Perceba os elementos pela observação e também os cheiros, sons e sensações. Depois, desenhe a paisagem em seu caderno.
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Como percebemos os elementos da paisagem
A paisagem é algo visível e que se destaca aos nossos olhos. No entanto, a paisagem também pode ser percebida por outros sentidos do corpo, como o olfato, o tato e a audição.
Leia a história em quadrinhos a seguir, que mostra como a personagem Dorinha, que é cega, consegue perceber a paisagem do lugar por onde passeia, guiada pelo seu cão-guia.
- cão-guia:
- cachorro treinado para guiar pessoas cegas em diversos ambientes, aumentando a segurança de seu deslocamento
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Dorinha em: Cheiro de quê?, de Mauricio de Sousa. Mônica, São Paulo, Globo, n. 232. out. 2005. p. 60-61.
LER E COMPREENDER
1. Dorinha e seu cão estão passeando em que lugar?2. Marque um X no sentido do corpo que Dorinha usou para perceber a paisagem.
- Visão.
- Tato.
- Olfato.
- Audição.
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Os elementos da paisagem
A paisagem de cada lugar se diferencia pelos elementos que a compõem. Esses elementos podem ser naturais ou podem ser criados pelos seres humanos. Por isso, podemos dizer que existem paisagens naturais e paisagens culturais.
Paisagens naturais
As paisagens naturais são compostas apenas por elementos que foram criados pela natureza, como rios, lagos, cachoeiras, florestas, montanhas, desertos e praias.
Observe exemplos de paisagens naturais nas fotos a seguir.
A
B
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Paisagens culturais
Nas paisagens culturais há a presença de elementos que foram criados ou construídos pelo ser humano. As construções, as ruas e as avenidas de uma cidade, as lavouras, as indústrias e as estradas são exemplos de elementos culturais. Nas fotos a seguir estão retratados alguns desses exemplos.
C
D
4. Observe as fotos das páginas 56 e 57 e pinte os quadrinhos a seguir com a cor verde para os elementos das paisagens naturais e com a cor azul para os elementos das paisagens culturais.
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ATIVIDADES
1. Observe as paisagens das fotos a seguir.
A
B
a. Escreva o nome de dois elementos que se destacam:
- na paisagem A:
- na paisagem B:
b. Marque um X na foto que mostra:
-
uma paisagem cultural.
- Foto A.
- Foto B.
-
uma paisagem natural.
- Foto A.
- Foto B.
c. Na paisagem do lugar onde você vive, predominam elementos naturais ou elementos culturais? Dê exemplos.
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2. O texto a seguir se refere aos elementos que os moradores de uma cidade viram, do alto de uma montanha. Leia-o uma vez silenciosamente e depois em voz alta, com os colegas. Procurem no dicionário o significado das palavras que vocês não conheçam.
[...] lá do alto, viram um riacho de águas cristalinas, árvores cheias de frutos, pássaros que não paravam de cantar e uma cidade pequena e muito linda, cheia de casinhas coloridas, com uma casa maior no meio que era onde trabalhava o prefeito.
[...]
Depois da montanha azul, de Christiane Gribel. Ilustrações de Bebel Callage. Rio de Janeiro: Salamandra, 2001. p. 40
-
Anote as palavras do texto de acordo com o que se pede.
Elementos criados pela natureza
Elementos construídos pelo ser humano
3. Marque a letra C para os elementos culturais e a letra N para os elementos naturais dos quadros a seguir.
- Vegetação.
- Estrada.
- Ponte.
- Lavoura.
- Oceano.
- Rio.
- Indústria.
- Montanha.
- Cidade.
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Desenhando a paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem também podem ser representados com desenhos ou esboços feitos à mão livre. Esse tipo de representação é chamado croqui.
Observe os elementos que existem na paisagem da foto a seguir.
Veja como os elementos dessa paisagem foram representados no croqui a seguir.
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ATIVIDADES
1. Observe a paisagem da foto a seguir.
-
Agora, faça um croqui dessa paisagem em seu caderno, como o exemplo da página anterior.
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Criando uma legenda
A legenda é uma parte importante das representações, principalmente de croquis, plantas e mapas. Ela traz o significado dos elementos de uma representação, auxiliando o leitor na compreensão e interpretação.
Observe a imagem de parte de um bairro visto de frente e do alto, ou seja, em uma visão oblíqua.
1. Escreva o nome de cinco elementos que você pode observar nessa imagem.
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Veja a seguir o mesmo lugar visto do alto e de cima para baixo, isto é, em uma visão vertical.
2. Observando as imagens das páginas 62 e 63, elabore em seu caderno uma legenda com desenhos que representem os principais elementos desse lugar. Veja o exemplo de dois elementos já representados.
Escola:
Rua:
Árvores.
Quadra de esportes.
Praça.
Casas.
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2 A transformação da paisagem
De que maneira você transforma o lugar onde você vive?
O ser humano modifica o lugar onde vive. Muitas vezes, essas transformações são realizadas com a finalidade de melhorar esse lugar.
O texto a seguir relata como alguns moradores que viviam perto de um rio modificaram a paisagem do lugar. Leia-o uma vez silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas.
O rio que nasceu de novo
Era uma vez um rio muito bonito de água tão clara que dava para ver as pedrinhas lá no fundo.
Era gostoso brincar de barquinho, de bola, de boiar em câmara de pneus.
Mas alguém que não queria mais um velho sofá e não tinha onde colocar, jogou-o no rio. Nesse rio tão lindo!
E aos poucos, o rio foi ficando cheio de lixo de todo o tipo e tamanho: garrafas de vidro e de plástico, latas, restos de alimentos, caixa de papelão. Tinha de tudo!
[...]
Vendo tudo isso acontecer, um vizinho pediu ajuda para os outros e começaram a tirar o lixo. Primeiro o lixo miúdo, depois, o entulho das margens.
Tiraram tanto lixo que foi preciso um caminhão para fazer o serviço todo.
[...]
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Agora sim! As ruas estão limpas, as pessoas com saúde e o nosso rio voltou a ser como antes, ou até mais bonito.
Olhe em volta do rio, parece um jardim!
As borboletas coloridas parece que estão dançando.
Fizeram até uma ponte!
Que legal!
O rio que nasceu de novo, de Vera M. C. Casarini. São Paulo: Cetesb, 1998. p. 1-9.
3. Depois de ler o texto, realize as atividades.
-
Qual é o título do texto?
-
Numere a sequência correta das frases a seguir, de acordo com a ordem dos acontecimentos descritos no texto.
- O rio era muito bonito, de águas claras.
- Alguns moradores se uniram e retiraram o lixo que havia sido jogado no rio.
- Ele ficou sujo, pois as pessoas passaram a jogar lixo nele.
- O rio voltou a ficar bonito, ganhou até uma ponte.
- Que nome você daria a esse rio? Conte aos colegas.
- Em casa, leia esse texto com seus pais ou responsáveis. Pergunte se gostaram do texto e se existe algum lugar nos arredores de onde vocês vivem que poderia passar por uma transformação como a do rio que nasceu de novo.
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O ser humano transforma as paisagens
O ser humano modifica as paisagens do lugar onde vive para atender às suas necessidades e interesses. Essas modificações podem ser observadas tanto no campo quanto nas cidades.
Transformações nas paisagens das cidades
O ser humano transforma as paisagens das cidades quando:
- abre novos bairros para a construção de moradias ou indústrias;
- substitui construções antigas por outras novas;
- constrói, revitaliza ou amplia ruas e avenidas para melhorar o trânsito.
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Transformações nas paisagens do campo
O ser humano modifica as paisagens do campo quando:
- retira florestas para plantar lavouras ou formar pastagens;
- explora recursos minerais, como metais ou pedras preciosas abaixo do solo;
- constrói usinas hidrelétricas no curso dos rios.
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As paisagens ao longo do tempo
As transformações que o ser humano promove nas paisagens podem acontecer em ritmos diferentes, ou seja, podem ocorrer em pouco tempo ou ao longo de muitos anos.
Transformações rápidas
Algumas paisagens passam por transformações rápidas, são modificadas em pouco tempo.
As imagens a seguir mostram uma plantação de trigo pronta para ser colhida (foto A). Poucos meses depois, o agricultor já havia realizado uma nova plantação, dessa vez, de soja (foto B).
A
B
4. Identifique a transformação que ocorreu nessa paisagem.
5. Identifique também os elementos que não foram alterados.
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Transformações lentas
Algumas paisagens são transformadas lentamente, ou seja, as modificações são promovidas pelo ser humano ao longo de muitos anos. Observe um exemplo nas imagens a seguir.
6. Compare as imagens e identifique as transformações que ocorreram na paisagem da Avenida Paulista ao longo do tempo.70
ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir. Ela apresenta uma paisagem sendo transformada pelo trabalho das pessoas.-
De acordo com as transformações retratadas na imagem anterior, marque a letra V para as alternativas verdadeiras e a letra F para as alternativas falsas.
- No quadrante 3C a colheitadeira está colhendo a lavoura.
- No quadrante 2B está sendo construída uma ponte sobre o lago.
- No quadrante 1C os trabalhadores estão construindo uma casa.
- No quadrante 2A os trabalhadores estão asfaltando uma rua.
- No quadrante 2C os trabalhadores estão construindo uma indústria.
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2. Observe as fotos a seguir.
A
B
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada pela atividade agrícola e com qual finalidade?
-
Qual dessas paisagens está sendo transformada para a duplicação de estrada e com qual finalidade?
Transformação rápida:
Transformação lenta:
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3 Transformações nas paisagens urbanas
As paisagens urbanas também passam por transformações. No Brasil, existem bairros antigos, formados há muitos anos. É o caso do Brás, localizado na cidade de São Paulo e que foi formado há cerca de 150 anos.
No texto a seguir, o médico e escritor Drauzio Varella conta um pouco sobre como era esse bairro na época em que ele era criança, por volta de 1940.
"O Brás era um bairro cinzento, com ruas de paralelepípedo e poucos automóveis. Ao meio-dia, as sirenes anunciavam a hora do almoço nas fábricas. Como não existiam prédios, de toda parte viam-se chaminés e as torres da igreja de Santo Antônio apontando para o céu. [...] "
Nas ruas do Brás, de Drauzio Varella. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 25.
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Daquela época até os dias atuais, muitas modificações ocorreram no Brás. Veja uma foto recente desse bairro.
1. Leia novamente o relato do escritor Drauzio Varella e observe as fotos do bairro do Brás apresentadas. Com os colegas e o professor, identifique algumas modificações que ocorreram nesse bairro. Identifique também algumas permanências.AS PRIMEIRAS FÁBRICAS
Vários bairros surgiram ou foram transformados por causa da instalação das primeiras fábricas nas cidades brasileiras, há cerca de 130 anos.
As primeiras fábricas instaladas foram as de tecido, de roupas, de produtos alimentícios, entre outras.
Veja a propaganda de uma fábrica instalada na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, por volta de 1912.
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ATIVIDADES
1. Observe as imagens a seguir, que mostram um mesmo bairro em duas épocas diferentes.
-
Qual é o nome do bairro retratado? Onde ele fica?
-
Compare as duas imagens. Depois, anote na tabela a seguir três mudanças e três permanências no bairro retratado.
Mudanças Permanências
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2. Para conhecer melhor a história do seu bairro, você pode entrevistar um antigo morador.
A seguir, é proposto um roteiro para a entrevista. Leia o roteiro com a turma e, se necessário, elaborem outras questões do interesse de vocês.
- Há quanto tempo você mora no bairro?
- Como o bairro se originou? Qual era a origem dos primeiros moradores?
- Quando você passou a morar no bairro, como as ruas eram iluminadas?
- Quais eram os meios de transporte que circulavam pelas ruas do bairro na época em que você se mudou para cá?
- Existem ainda construções antigas no bairro? Quais?
- Algumas das construções antigas passaram a ter um novo uso? Para que eram utilizadas antes? Como são utilizadas atualmente?
- Você se lembra de algum fato importante que aconteceu no bairro? Qual foi esse fato? Quando ocorreu
A entrevista pode ser filmada ou gravada. Depois, vocês podem selecionar os trechos mais importantes. Anote no caderno o nome e a idade do entrevistado, assim como a data em que a atividade foi realizada.
Traga as respostas de sua entrevista para a sala de aula e apresente-as aos colegas. Ouça também o que eles descobriram.
Em seguida, produza um pequeno texto contando a história de seu bairro. Para isso, utilize as informações que você obteve com a pessoa entrevistada. Se possível, ilustre seu texto com imagens (fotos ou desenhos) do bairro.
Quando fazemos uma entrevista, é muito importante prestar atenção nas respostas da pessoa entrevistada, demonstrando interesse pelo assunto que ela está relatando.
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A vida no bairro em outros tempos
Na página 72, o escritor Drauzio Varella comenta que, por volta de 1940, as ruas do Brás eram de paralelepípedo. Isso ocorria porque, naquela época, serviços como asfaltamento de ruas ainda não estavam disponíveis em muitos bairros de cidades brasileiras.
Veja a foto a seguir.
1. Como são as ruas do lugar onde você mora? Marque um X.
- Asfaltadas.
- De terra.
- De paralelepípedos.
- Outro tipo de pavimentação.
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As pavimentações
Nos dias atuais, as ruas dos bairros geralmente são asfaltadas ou de terra. Porém, em várias cidades brasileiras ainda são encontradas ruas e calçadas revestidas com paralelepípedo ou outros tipos de pedra.
Observe.
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A iluminação
Por volta de 100 atrás, em muitos bairros de cidades brasileiras as ruas eram iluminadas com lampiões, pois a eletricidade ainda estava começando a ser utilizada no Brasil.
Quando escurecia, os lampiões das ruas eram acesos por uma pessoa encarregada desse trabalho. O acendedor de lampiões carregava uma vara comprida e, com ela, acendia os lampiões no alto dos postes.
Leia o que Gerda Brentani, uma mulher nascida em 1906, conta sobre a iluminação do bairro onde ela morava.
"Eu me lembro. Lembro muito bem a lâmpada a gás da minha infância. 1909. Eu tinha três anos [...].
Ao escurecer, eu observava pela janela os acendedores de lampiões na rua.
[...]"
Eu me lembro, de Gerda Brentani. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996. p. 4.
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ATIVIDADES
1. Os relatos são fontes históricas importantes para conhecermos sobre o modo de vida nas cidades brasileiras no passado. Leia os relatos de duas pessoas que viviam na cidade do Rio de Janeiro por volta de 1920. O primeiro é de um jornalista chamado João do Rio, e o outro é de um músico chamado Donga.
LER E COMPREENDER
"Cinematógrafos... É o delírio atual. Toda a cidade quer ver os cinematógrafos. [...] Na Avenida Central, com entrada paga, há dois, três, e a concorrência é tão grande que a polícia dirige a entrada e fica a gente esperando um tempo infinito na calçada."
João do Rio. Em: Nosso Século. São Paulo: Abril Cultural, 1980. v. 1. p. 74.
"Lá em casa se reuniam os primeiros sambistas, aliás, não havia esse tratamento de sambista e sim pessoas que festejavam um ritmo que era nosso; não eram como os sambistas profissionais de agora. Era festa mesmo. Assim havia na minha casa, havia em todas as casas de conterrâneos de minha mãe. Eu fui crescendo nesse ambiente."
Donga. Em: Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro, de Roberto Moura. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura/Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural/Divisão de Editoração, 1995. p. 130.
-
Responda às questões no caderno.
-
Pesquise alguns dados biográficos de João do Rio e de Donga.
-
O que é possível saber sobre a vida na cidade do Rio de Janeiro com base nos relatos apresentados?
-
Por que esses textos podem ser considerados relatos? Explique.
-
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4 A ação da natureza na transformação da paisagem
As paisagens também são transformadas e diferenciadas pela ação dos elementos da natureza, como a luz e o calor do Sol, o vento, a água das chuvas, dos rios e dos mares. Veja os exemplos a seguir.
A ação das águas das chuvas
Nas fotos a seguir, é possível observar como a paisagem de um lugar pode ser modificada pela água das chuvas. Esse exemplo mostra a vegetação da Caatinga em duas épocas do ano: no período das secas e no período das chuvas.
- Caatinga:
- vegetação adaptada à falta de água, típica da Região Nordeste do Brasil
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A ação das águas dos rios
As águas dos rios também podem transformar as paisagens. O nível das águas de um rio, por exemplo, pode aumentar na época das chuvas e diminuir na época mais seca.
Os rios também se deslocam, naturalmente, em direção às partes mais baixas do terreno. Nesse movimento, a força das águas remove pequenas partículas de solo que podem, ao longo do tempo, formar vales profundos no relevo, chamados cânions.
A ação da água do mar
As águas do mar são responsáveis por transformar grande parte das paisagens litorâneas. Muitas praias, por exemplo, são formadas pelos grãos de areia trazidos pelas águas do mar.
O movimento e a força das ondas do mar, por sua vez, ao baterem constantemente nas rochas, provocam o desgaste dessas formações, dando origem a paredões, chamados falésias.
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A ação dos ventos
Os ventos podem transportar uma grande quantidade de materiais, como areia e poeira.
Em lugares onde existem dunas, a força dos ventos carrega os finos grãos de areia, deslocando-as constantemente de um lugar para o outro. Veja o exemplo a seguir.
- dunas:
- montes de areia que se formam pela ação dos ventos
AÇÃO DA NATUREZA AO LONGO DO TEMPO
Em alguns lugares, é possível perceber como o vento e a água atuam sobre a paisagem ao longo do tempo.
Um exemplo é o Parque Estadual de Vila Velha, no estado do Paraná, onde algumas formações rochosas foram esculpidas pelo vento e pela água ao longo de muitos anos. O parque se destaca por suas esculturas rochosas, como a da foto abaixo, que se parece com a forma de uma taça.
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ATIVIDADES
1. Marque um X em um ou mais elementos naturais que você observa atuando na transformação da paisagem do lugar onde você vive.
- Rios.
- Chuvas.
- Ventos.
- Água do mar.
2. Escreva sobre alguma transformação provocada pela ação da natureza no lugar onde você vive, seja rápida ou lenta.
-
Qual elemento da natureza foi responsável pela alteração da paisagem?
-
Que transformação ocorreu?
-
A transformação que você observou ocorreu de maneira lenta ou rápida? Como você chegou a essa conclusão?
-
Faça um desenho em seu caderno para mostrar a transformação da paisagem que você observou.
- No caderno, descreva a transformação que você desenhou. Depois, leia seu texto em voz alta para os colegas.
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5 Os municípios e suas paisagens
Municípios são áreas territoriais que possuem autonomia política e administrativa. Um conjunto de municípios compõe um estado. No Brasil, existem 26 estados, divididos em 5.570 municípios, além do Distrito Federal.
1. O estado onde você mora tem quantos municípios?Um município é composto de área urbana (cidade) e área rural (campo). Tanto na cidade como no campo existem diversos bairros. Nesta unidade, vamos conhecer algumas características dos bairros urbanos e dos bairros rurais e estudar um pouco sobre o modo de vida das pessoas nesses lugares ao longo no tempo.
AS COMUNIDADES
Nos municípios existem diferentes comunidades. Elas podem ser formadas por pessoas que vivem no mesmo bairro, que têm os mesmos costumes, estudam na mesma escola, torcem para o mesmo time de futebol, gostam das mesmas músicas, têm a mesma religião, enfim, têm algum interesse em comum.
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ATIVIDADES
1. De quais comunidades você faz parte?
2. Faça uma pesquisa na internet sobre os bairros do município onde você mora.
Anote a seguir o nome de alguns desses bairros.
Nome do bairro
3. Qual é o nome do bairro onde você mora? Escreva no caderno um texto sobre seu bairro. Para escrever o texto, você pode usar as informações obtidas por meio do roteiro de perguntas a seguir.
- O bairro é urbano ou rural?
- As ruas são pavimentadas?
- Qual é a rua mais importante do bairro? Por quê?
- O bairro tem rede de esgoto?
- Há iluminação pública?
- Existem comércios no bairro? De que tipo?
- Há indústrias no bairro?
- O bairro tem escolas e hospitais?
- Existem áreas de lazer, como praças públicas?
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Os bairros urbanos
Um município geralmente é constituído por vários bairros, e cada um deles apresenta características próprias.
Observe a representação de um bairro urbano e os elementos que podem ser encontrados nele.
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1. Cite algumas características desse bairro.
2. Na ilustração aparecem alguns espaços públicos. Em sua opinião, quais são esses espaços?
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Os espaços públicos e domésticos e as áreas de conservação
Os espaços domésticos são aqueles locais onde convivemos com nossos familiares, conhecidos e amigos mais próximos. São propriedades privadas, ou seja, espaços que têm dono e circulação limitada de pessoas.
Nos espaços domésticos podemos circular de acordo com as regras de convívio definidas pelos proprietários. Geralmente, são espaços onde socializamos com as pessoas mais próximas de nós, como nossos familiares.
Os espaços públicos são áreas de uso comum, que pertencem ao poder público. São exemplos de espaços públicos: ruas, praças, parques, jardins, monumentos, hospitais, igrejas, museus, bibliotecas e escolas.
Vamos conhecer as funções de alguns desses espaços públicos.
As praças são áreas públicas, ao ar livre, onde as pessoas podem se encontrar para brincar, conversar, falar de política, assistir a espetáculos, comemorar um título de campeonato esportivo ou apenas passear sozinhas.
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A escola pública é o lugar que as pessoas têm o direito de frequentar para estudar e aprender sobre os mais diversos assuntos. A escola é também um importante espaço onde convivem pessoas de diferentes comunidades.
Os postos de saúde são lugares que todas as pessoas têm direito de frequentar em caso de necessidade, como problemas de saúde, acidentes ou para realizar exames, consultas ou tomar vacinas.
A Prefeitura é a sede do Poder Executivo do município, onde ficam os gabinetes do prefeito e dos secretários municipais. Cabem ao prefeito várias funções, como arrecadar e aplicar impostos, proteger os patrimônios do município, cuidar dos espaços públicos, como ruas e praças, zelar pelo meio ambiente e cuidar da limpeza e do saneamento básico do município.
Nesses espaços são oferecidos os serviços públicos, aos quais todas as pessoas têm direito. Além de lazer, educação e saúde, são serviços públicos o saneamento básico, a rede de água e esgoto, o transporte coletivo, a iluminação e a limpeza das ruas.
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Áreas de conservação ambiental
No Brasil, alguns territórios são reconhecidos como Unidades de Conservação Ambiental. Muitos desses espaços são públicos e foram criados para assegurar a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais neles existentes.
O reconhecimento das Unidades de Conservação é muito importante, pois propicia a implantação de ações de planejamento, administração e fiscalização desses locais, garantindo assim a conservação ambiental.
Observe no mapa a seguir onde estão localizadas essas Unidades de Conservação em nosso país.
Fonte: Embrapa. Unidades de Conservação (UCs). Disponível em: https://oeds.link/aEpktM. Acesso em: 17 jan. 2021.
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ATIVIDADES
1. Observe o mapa da página anterior. Na região onde você vive há Unidades de Conservação? Quais são elas? Junte-se a alguns colegas para realizar essa pesquisa. Busque verificar os seguintes itens:
- De que tipos são essas áreas: Proteção Integral ou Uso Sustentável?
- Como são as políticas de conservação definidas por lei?
- Qual é a situação atual dessa Unidade de Conservação? As medidas de proteção têm sido cumpridas pela população?
- Quais espécies ou biomas são protegidos nesse local?
2. Associe corretamente as imagens ao boxe correspondente. Depois, escreva uma descrição de cada área que foi retratada.
- Unidade de Conservação Ambiental
- Espaço público
- Espaço doméstico
3. Agora, converse com os colegas sobre as principais diferenças entre os três espaços retratados nas fotos.
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CIDADÃO DO MUNDO Cuidando do espaço público
É muito comum em nosso país encontrarmos praças e outros espaços públicos do município em situações precárias, sem manutenção ou limpeza. Preocupadas com essa situação, algumas pessoas se organizam e tentam melhorar esses espaços públicos. Conheça o exemplo a seguir.
Este sábado, 15, foi de muito calor e de mobilização para sensibilizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo e a preservação do meio ambiente. Mais de 520 voluntários participaram de mutirões de limpeza em quatro pontos da capital pernambucana. A "faxina coletiva" fez parte da maratona World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), coordenada pelo Limpa Brasil, com apoio da Prefeitura do Recife, Celpe, Metrô e Uninassau. A iniciativa retirou da praia e das ruas da cidade cerca de 8 mil litros de resíduos e integrou uma ação internacional que envolveu 150 países e 300 municípios brasileiros.
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"Fizemos ações na praia de Boa Viagem, na Praça do Diário, na Avenida Conde da Boa Vista, e no metrô do Recife. São locais que concentram um grande fluxo de pessoas. O nosso objetivo foi conscientizar a população de que cada um tem a sua parte de responsabilidade para fazer a destinação correta dos resíduos, separando principalmente os recicláveis e beneficiando o meio ambiente", frisou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Bruno Schwambach [...].
Divididos em grupos, eles coletaram o lixo que estava na areia e conversaram com os moradores e visitantes que aproveitavam o dia de folga na beira-mar "Achei a proposta do evento maravilhosa, porém gostaria de não encontrar lixo nenhum hoje. Mas, estamos conscientes de que para chegar a tal ponto é necessário um trabalho contínuo e participação de todas as pessoas", comentou a estudante de engenharia ambiental e voluntária Márcia Oliveira.
[...]
Mais de 500 voluntários se unem para fazer mutirão de limpeza e conscientização ambiental no Recife. Disponível em: https://oeds.link/HGS0SY mutirao-de-limpeza-e-conscientizacao. Acesso em: 9 mar. 2021.
1. Como funcionou a iniciativa conhecida como "Dia Mundial da Limpeza" no Recife?
2. Em sua opinião, qual é a importância de iniciativas como essa?
3. Você conhece alguma praça ou outro espaço público de seu município que precisa ser revitalizada? Qual?
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PARA SABER FAZER Revitalização do espaço público
Os alunos da professora Marlene decidiram prestar um serviço à comunidade. Veja o que eles fizeram.
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AGORA É COM VOCÊ!
Faça como os alunos da professora Marlene e escolha um lugar público da cidade para revitalizar. Procure ajuda das pessoas da comunidade e entre em ação!
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Os poderes públicos
O Brasil é regido pela Constituição Federal, um conjunto de leis e regras que todos nós devemos seguir. Nela estão as leis elaboradas e votadas no Congresso Nacional. A Constituição é elaborada pelos representantes eleitos pelo povo.
De acordo com a Constituição, a gestão do Estado brasileiro é dividida entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O Poder Executivo é responsável por executar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo. O chefe do Poder Executivo federal é o presidente da República, os chefes dos estados e do Distrito Federal são os governadores e os chefes dos municípios são os prefeitos.
O Poder Legislativo tem a função de elaborar e modificar as leis. É composto de deputados federais, senadores e deputados estaduais e distritais. No município, é composto dos vereadores.
O Poder Judiciário tem a função de avaliar as leis elaboradas pelo Poder Legislativo, verificando se obedecem à Constituição do país. Compõem o Poder Judiciário os ministros, juízes e desembargadores.
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ATIVIDADES
1. Seu bairro é bem atendido por serviços públicos? Para verificar, converse com um adulto de sua família e peça a ajuda dele para identificar a presença ou a ausência dos serviços listados a seguir.
Marque um X no serviço público que existe ou não no bairro onde você mora e, com a ajuda do seu familiar, preencha a coluna com observações que julgarem pertinentes.
Sim | Não | Observação | |
Posto de saúde | |||
Ruas asfaltadas | |||
Água encanada | |||
Rede de esgoto | |||
Escolas | |||
Transporte coletivo | |||
Iluminação pública | |||
Segurança | |||
Energia elétrica | |||
Coleta de lixo orgânico | |||
Coleta de lixo reciclável | |||
Limpeza das ruas | |||
Manutenção de praças e parques | |||
Serviço postal |
É preciso que os serviços públicos ofertados sejam bem realizados. Em sua opinião, como está a qualidade dos serviços prestados em seu bairro? O que você acha que precisa melhorar?
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2. Leia o texto em voz alta com os colegas.
[...]
O prefeito, autoridade máxima na estrutura administrativa do Poder Executivo do município, tem o dever de cumprir atribuições previstas na Constituição Federal de 1988, definindo onde serão aplicados os recursos provenientes de impostos e demais verbas repassadas pelo estado e pela União. [...]
Cabe ao prefeito:
- Organizar os serviços públicos de interesse local;
- Proteger o patrimônio histórico-cultural do município;
- Garantir o transporte público e a organização do trânsito;
- Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios;
[...]
- Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza da cidade e pelo saneamento básico;
- Implementar e manter, em boas condições de funcionamento, postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças;
- Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma;
[...]
Brasil. Conheça as principais atribuições do prefeito. Tribunal Superior Eleitoral, Brasília, 13 set. 2016. Disponível em: https://oeds.link/X9Vijs. Acesso em: 3 fev. 2021.
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Sobre qual autoridade do município o texto trata?
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Quais são os deveres desse administrador? Converse com os colegas.
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Qual é o nome do prefeito do município onde você mora?
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases a seguir com as palavras abaixo.
lampiões · bairros · história · relatos · município · estado
- Um é composto de um conjunto de municípios.
- Um é constituído de área urbana e de área rural.
- Geralmente, um município é composto de vários .
- Todo bairro tem a sua .
- Há cerca de 100 anos, muitos bairros brasileiros eram iluminados com .
- Os são importantes fontes históricas que podem nos ajudar a conhecer o modo de vida das pessoas no passado.
2. Complete a tabela escrevendo os nomes dos elementos que você observa em cada paisagem.
A
B
Paisagem A | Paisagem B |
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3. Ligue os sentidos do corpo às percepções que cada um deles nos permite ter diante de diferentes paisagens.
- Audição
- Visão
- Olfato
- Tato
- Vi um ninho de passarinho na copa de uma árvore.
- O barulho do mar na praia me deixa mais tranquilo.
- Tomei um susto quando senti a água gelada ao entrar na cachoeira.
- Que delícia sentir o cheiro das flores daquele jardim!
4. Observe as fotos mostradas a seguir e descreva quais são as transformações que estão ocorrendo em cada paisagem e os motivos pelos quais elas estão sendo transformadas.
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5. Escreva, no caderno, dois exemplos que mostram de que maneira o ser humano provoca transformações:
- nas paisagens das cidades.
- nas paisagens do campo.
6. Marque cada foto conforme indicado a seguir.
Relacione as letras de cada paisagem apresentada anteriormente às frases a seguir.
- Ação do ser humano.
- Ação da natureza.
- Os ventos podem atuar na transformação de uma paisagem transportando os finos grãos de areia de um lugar para outro.
- As ruas e avenidas de uma cidade podem se transformar com o surgimento de novos e modernos edifícios no lugar de antigas construções.
- O movimento e a força das águas dos rios atuam na transformação das paisagens, desgastando lentamente as rochas.
- Uma paisagem rural pode ser rapidamente transformada com a substituição de uma lavoura por outro cultivo.