102
3 Trabalho
103
Nosso dia a dia está repleto de muitos produtos feitos por meio do trabalho de muitas pessoas, como é o caso do artesanato. Cada uma dessas atividades tem sua importância para nossa sociedade. Quais tipos de trabalho você conhece?
CONECTANDO IDEIAS
1. Que tipo de trabalho foi retratado na foto?
2. Em sua opinião, qual é a importância dessa atividade?
3. Você conhece alguém que pratique uma atividade como essa? Em caso afirmativo, conte aos colegas como é o trabalho dessa pessoa.
104
1 Trabalho e trabalhadores
Você sabia que tudo o que consumimos em nosso dia a dia é produzido pelo trabalho de diferentes pessoas? Chamamos de trabalho todas as atividades realizadas pelas pessoas com o objetivo de suprir alguma necessidade.
Podemos observar o trabalho das pessoas nos mais variados lugares, como lojas do comércio, escolas, hospitais, restaurantes, bancos, fábricas e fazendas. Veja alguns exemplos.
A:
B:
C:
D:
105
E:
F:
1. Relacione as fotos das páginas 104 e 105 com o nome de cada profissão que elas representam.
- Professor.
- Policial.
- Costureira.
- Agricultor.
- Mecânico.
- Enfermeira.
2. Complete corretamente as frases com os nomes das profissões vistas anteriormente.
- O cuida da segurança das pessoas.
- O orienta a aprendizagem de crianças, jovens e adultos.
- A produz e ajusta roupas.
- O cultiva diversos tipos de alimentos.
- A cuida da saúde das pessoas.
- O conserta vários tipos de automóveis.
3. Converse com os colegas sobre a importância do trabalho de cada profissional mostrado nessas fotos.
106
Por que as pessoas trabalham?
A maioria das pessoas trabalha em troca de uma remuneração, ou seja, de uma quantia em dinheiro.
Com o dinheiro que recebem pelo seu trabalho, as pessoas precisam adquirir o que necessitam, como alimentos, roupas, calçados, além de pagar despesas diversas (moradia, transporte, lazer, etc.).
E QUANDO NÃO HÁ EMPREGO?
Atualmente, o desemprego é um problema que atinge muitas pessoas em nosso país.
Sem emprego, as pessoas podem ter dificuldades para suprir suas necessidades básicas, como comprar alimentos e roupas.
Há casos de pessoas que, sem emprego, procuram ocupações informais e passam a trabalhar como vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, entre outras atividades. O trabalho informal é aquele exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira.
- registro em carteira:
- registro que caracteriza o trabalho formal e garante ao trabalhador vários direitos, como férias remuneradas, 13o salário, entre outros benefícios
107
ATIVIDADES
1. De acordo com o que você estudou, quais as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores que ficam desempregados?
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem algumas manchetes de jornais, revistas ou sites da internet, relacionadas ao desemprego no município em que vivem ou em outros lugares do nosso país. Copie uma ou duas manchetes pesquisadas nas linhas a seguir. Não esqueça de anotar a fonte de pesquisa.
Pense na importância dos trabalhadores que você observa em seu dia a dia. Valorize o trabalho de todas as pessoas!
108
CIDADÃO DO MUNDO O trabalho voluntário
Você sabia que nem todas as pessoas trabalham em troca de uma remuneração em dinheiro? Essas pessoas realizam um trabalho voluntário, ou seja, fazem seu trabalho em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar.
O trabalho voluntário pode envolver atividades como cuidar de pessoas doentes, participar de projetos que defendem a natureza ou promover a doação de alimentos e roupas para pessoas carentes.
Veja os exemplos a seguir.
109
1. Em sua opinião, qual é a recompensa que essas pessoas recebem pelo trabalho voluntário que realizam?
2. De que maneira você gostaria de ajudar outras pessoas?
3. Converse com os colegas sobre como vocês poderiam organizar um trabalho voluntário na escola.
110
ATIVIDADES
1. Com a ajuda do professor, dos seus pais ou responsáveis, pesquisem na internet um exemplo de trabalho voluntário. Escreva um pequeno texto explicando a principal atividade desenvolvida nesse trabalho. Depois, em seu caderno, cole uma imagem ou faça um desenho representando a atividade que você descreveu.
111
O trabalho infantil e os direitos das crianças
Muitas crianças vivem a triste realidade de trabalhar para ajudar no sustento da família. Desse modo, muitas delas deixam de frequentar a escola, de brincar e de realizar outras atividades que fazem parte da infância.
Estudar e brincar estão entre os diversos direitos das crianças, que são estabelecidos por lei. Veja os diversos direitos assegurados pela Declaração dos Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas (ONU), para todas as crianças do mundo.
Direito à vida.
Direito a um nome.
Direito a uma
nacionalidade.
Direito de receber amor e
proteção da família.
Direito à liberdade.
Direito à dignidade.
Direito à alimentação.
Direito à educação.
Direito à cultura.
Direito de brincar.
Direito ao respeito.
Direito à moradia.
Direito à profissionalização.
Direito de receber
assistência médica.
No Brasil, os direitos das crianças são estabelecidos pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
1. Em sua opinião, os direitos da criança estão sendo respeitados no Brasil? Responda com base em situações que você observa em seu dia a dia ou pergunte para seus familiares.
112
CIDADÃO DO MUNDO Combatendo o trabalho infantil
O trabalho infantil deve ser combatido no Brasil, assim como nos demais países do mundo.
Mesmo proibido por lei, o trabalho infantil é uma situação vivida por muitas crianças em nosso país, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais.
Por conta do trabalho que realizam, muitas dessas crianças não podem brincar nem estudar. Além disso, o trabalho afeta a saúde e o bem-estar delas, causando cansaço e dores no corpo.
Veja alguns problemas que as crianças podem sofrer.
- A audição pode ser prejudicada quando exposta a ruídos altos.
- Por ter um campo de visão menor que os adultos, as crianças estão mais sujeitas a acidentes de trabalho.
- A pele pode sofrer ferimentos e queimaduras.
- Ao respirar determinadas substâncias, os pulmões podem sofrer intoxicações.
- O trabalho em excesso faz o coração trabalhar mais rápido que o normal, levando ao cansaço.
1. Você já observou alguma situação de trabalho infantil no lugar onde vive?
2. Converse com os colegas sobre o que poderia ser feito para acabar com esse problema.
113
ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a manchete a seguir. Depois, responda às questões.
Trabalho infantil no campo prejudica crianças brasileiras
Disponível em: https://oeds.link/CYqnpQ. Acesso em: 24 jun. 2021.
a. De que assunto a manchete está tratando?
b. Em sua opinião, por que combater o trabalho infantil é importante?
c. Elabore um texto na forma de manchete de jornal que incentive o combate ao trabalho infantil e escreva no espaço a seguir.
114
2 As atividades e os produtos do campo
Em nosso dia a dia, utilizamos diferentes tipos de produtos obtidos por meio das atividades realizadas no campo.
O trabalho realizado no espaço rural caracteriza-se predominantemente pela realização de algumas atividades. Veja.
- Agricultura: atividade que envolve o cultivo de lavouras, como milho, arroz, feijão, café, soja, cana-de-açúcar, algodão, frutas (laranja, uva, melancia, etc.).
- Pecuária: atividade de criação de diversos tipos de animais, como bovinos (bois e vacas), suínos (porcos e porcas), caprinos (cabras e bodes), ovinos (ovelhas e carneiros) e aves (frangos, galinhas, patos, marrecos e avestruzes).
115
- Extrativismo: atividade que consiste na retirada de alguns tipos de materiais da natureza, como madeira e palmito retirados de florestas; ferro e ouro extraídos do subsolo; peixes retirados de rios e mares.
- subsolo:
- camada da superfície terrestre localizada abaixo do solo
A PISCICULTURA
A criação de peixes em tanques, açudes ou represas é chamada piscicultura. Os peixes criados destinam-se à alimentação das pessoas e também ao repovoamento de rios. Essa atividade vem crescendo cada vez mais no Brasil.
Em alguns municípios, os peixes criados em piscicultura são destinados aos pesque-pague, locais utilizados por muitas pessoas como áreas de lazer.
116
ATIVIDADES
1. Substitua os números por letras e descubra as profissões de algumas pessoas que trabalham na agricultura e na pecuária.
1 | 3 | 6 | 9 | 12 | 14 | 15 | 16 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 26 |
a | c | f | i | l | n | o | p | r | s | t | u | v | z |
a. Pessoa que trabalha na criação de abelhas.
1 | 16 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
b. Pessoa que trabalha na criação de porcos.
19 | 21 | 9 | 14 | 15 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
c. Pessoa que trabalha no cultivo de frutas.
6 | 18 | 21 | 20 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
d. Pessoa que trabalha no cultivo de arroz.
18 | 9 | 26 | 9 | 3 | 21 | 12 | 20 | 15 | 18 |
2. Com a ajuda do professor, de seus pais ou responsáveis, pesquisem em dicionários ou na internet o significado de cada atividade a seguir.
- Ranicultura:
- Sericicultura:
- Minhocultura:
117
3. Relacione cada atividade econômica à foto correspondente.
- A: Agricultura.
- P: Pecuária.
- E Extrativismo.
4. Encontre e contorne no diagrama os nomes dos tipos de criação de animais mostrados nas imagens a seguir. Depois, leia as palavras em voz alta com os colegas.
118
Os produtos da agricultura
Consumimos vários produtos que são obtidos por meio da agricultura. Podemos consumir esses produtos em seu estado natural, ou seja, quando não passaram por nenhum tipo de transformação. Veja o exemplo abaixo.
Outros produtos são consumidos após passarem por algum tipo de beneficiamento, no qual podem ser lavados, descascados, cortados ou embalados. Veja o exemplo abaixo.
Muitos dos produtos naturais também são transformados em outros produtos que consumimos em nosso dia a dia. Em geral, esses produtos são fabricados nas indústrias. Veja alguns exemplos.
119
ATIVIDADES
1. Observe a foto a seguir. Depois, classifique cada tipo de produto.
Estado natural:
Beneficiados:
Transformados:
2. Escreva o nome de alguns produtos que você e sua família consomem em casa que estejam:
- em estado natural:
- beneficiados:
- transformados:
120
Os produtos da pecuária
A atividade da pecuária envolve a criação de diversos tipos de animais. Cada criação é destinada à obtenção de diferentes tipos de produtos.
Veja, a seguir, exemplos de criações e de alguns produtos derivados de cada uma delas.
121
Os produtos do extrativismo
A atividade extrativa é dividida em três tipos: vegetal, mineral e animal. Em alguns casos, essa atividade é praticada de maneira rudimentar, ou seja, as tarefas são realizadas manualmente e com a utilização de instrumentos simples.
Veja os exemplos a seguir.
122
ATIVIDADES
1. Marque as palavras do quadro, conforme indicado a seguir.
A: Produtos obtidos pela agricultura.
B: Produtos obtidos pela pecuária.
C: Produtos obtidos pelo extrativismo.
Arroz. | Carne. | Ovos. |
---|---|---|
Couro. | Ouro. | Milho. |
Tomate. | Látex. | Madeira. |
2. Relacione cada uma das imagens a seguir ao tipo de extrativismo a que se refere.
A: Extrativismo animal.
B: Extrativismo vegetal.
C: Extrativismo mineral.
123
3. Escreva o nome da atividade responsável pela obtenção dos produtos mostrados nas fotos a seguir.
Açaí.
Frutas, legumes e verduras.
Carne bovina.
Anel de ouro e diamantes.
4. Complete a tabela escrevendo os nomes dos produtos do seu dia a dia obtidos por meio das atividades a seguir.
Agricultura | Pecuária | Extrativismo |
124
MODO DE VIDA NO CAMPO
Durante a maior parte da história do Brasil, as principais atividades econômicas eram realizadas no meio rural, como o cultivo de produtos agrícolas, a criação de animais, a extração de recursos naturais e a mineração. As pessoas viviam e desempenhavam suas atividades no campo.
Atualmente, embora a maioria da população brasileira viva em áreas urbanas, existem milhões de pessoas que trabalham, estudam e moram no campo.
Vamos conhecer alguns aspectos do modo de vida no campo na atualidade.
A
B
C
125
D
E
F
G
126
CIDADÃO DO MUNDO O uso da tecnologia no campo
Nos últimos anos, muitos equipamentos tecnológicos têm sido desenvolvidos para aprimorar o trabalho das pessoas no campo.
Em alguns casos, a tecnologia possibilita também a redução no consumo de energia, o que é um grande benefício para o meio ambiente. Veja a ilustração a seguir.
Equipamentos como os drones têm sido utilizados na agricultura para ajudar na análise e controle das plantações.
Com os smartphones e tablets, muitos agricultores acompanham em tempo real as mudanças climáticas e preparam suas plantações para períodos de chuva ou seca.
Dados sobre a produção agrícola costumam ser armazenados em computadores ou tablets, para facilitar o controle da produção pelo agricultor.
Máquinas que fazem a distribuição de sementes e que realizam a colheita são uma importante inovação no trabalho do campo, agilizando o processo de produção de alimentos.
Com os avanços tecnológicos, é possível o uso de energia renovável nas atividades do campo, como na condução de tratores e no funcionamento das máquinas.
- energia renovável:
- tipo de energia que vem de fontes naturais e que podem ser reabastecidas, como sol e vento.
127
- Embora muitas tecnologias estejam sendo usadas no campo, atualmente ainda existem pessoas que praticam a agricultura de modo tradicional, preservando os costumes dos antepassados. Converse com os colegas sobre a importância da preservação das técnicas de agricultura desempenhadas no passado.
128
3 As atividades da cidade
A indústria, o comércio e a prestação de serviços são atividades econômicas realizadas principalmente no espaço urbano. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas atividades.
Indústria
A indústria é a atividade econômica que realiza a transformação de matérias-primas em produtos industrializados. Matéria-prima é todo produto utilizado como base para a fabricação ou elaboração de outros produtos. Veja alguns exemplos.
- Indústria têxtil: utiliza os fios do algodão e de outros materiais para produzir tecidos e linhas.
- Indústria de vestuário: utiliza o tecido para a fabricação de roupas.
- Indústria de laticínios: utiliza o leite para a fabricação de queijos e iogurtes.
129
Matéria-prima e produtos
As matérias-primas utilizadas nas indústrias para a fabricação de diferentes produtos podem ser de origem vegetal, animal ou mineral. Observe no quadro a seguir algumas matérias-primas e os produtos industrializados obtidos com a sua transformação.
Matéria-prima | Produto industrializado | |
Vegetal | ||
Animal | ||
Mineral |
MATÉRIAS-PRIMAS TAMBÉM SÃO PRODUZIDAS NAS INDÚSTRIAS
As atividades econômicas realizadas no campo fornecem grande parte das matérias-primas que servem para a fabricação de diferentes produtos. Muitos produtos industrializados também podem servir como matérias-primas. Veja o exemplo do trigo e da farinha de trigo.
130
ATIVIDADES
1. Leia as palavras abaixo em voz alta, com os colegas. Depois, encontre-as no diagrama a seguir.
milho · ouro · leite · carne · algodão couro · café · prata · ferro
- Preencha os espaços a seguir com as palavras que você encontrou no diagrama, de acordo com a origem de cada produto.
Origem vegetal.
Origem animal.
Origem mineral.
131
2. Relacione a principal matéria-prima utilizada na fabricação de cada produto das imagens a seguir.
- Papel.
- Trigo.
- Carne.
3. Complete as frases com as palavras abaixo.
mineral · algodão · leite
- O é uma matéria-prima de origem vegetal, muito utilizada na produção de tecidos.
- O , principal matéria-prima do queijo, é um produto de origem animal.
- O alumínio é uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de panelas. Esse material é de origem .
132
Comércio
O comércio é a atividade que consiste na compra e venda ou troca de produtos. O produto que é comercializado recebe o nome de mercadoria.
Em geral, nas cidades, ficam localizados os mais variados tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, supermercados, farmácias, açougues, restaurantes, padarias, etc.
Quanto maior é a quantidade de habitantes de uma cidade, mais diversificado e movimentado é o seu comércio. Veja um exemplo na foto abaixo.
Prestação de serviços
A prestação de serviços é um tipo de atividade baseada nas habilidades e nos conhecimentos de determinados profissionais, como dentistas, fisioterapeutas, costureiras, taxistas, encanadores, etc.
Nas cidades existem diversos estabelecimentos destinados à prestação de serviço, como escolas, consultórios médicos e oficinas mecânicas.
133
O trabalho e os produtos do nosso dia a dia
Em sua moradia, você já viu como se faz um bolo, um pão ou uma sobremesa? Para fazê-los, é preciso separar os ingredientes e prepará-los de acordo com uma receita.
Mas você já imaginou quantas pessoas trabalharam para produzir os ingredientes utilizados na preparação dessa receita?
Veja, no exemplo a seguir, como o trabalho de várias pessoas está envolvido na produção dos ingredientes necessários para o preparo de um pão de queijo.
134
ATIVIDADES
1. Ligue as atividades econômicas correspondentes.
- Prestação de serviços.
- Comércio.
- Indústria.
- Feira livre.
- Loja de móveis.
- Fábrica de brinquedos.
- Banco.
- Restaurante.
- Escola.
- Supermercado.
- Consultório médico.
- Shopping Center.
- Fábrica de sapatos.
2. Escreva o nome de um estabelecimento do seu município que seja:
- industrial:
- comercial:
- prestador de serviços:
135
3. Augusto e sua mãe precisam comprar diversos produtos. Relacione alguns desses produtos aos estabelecimentos comerciais onde eles poderão comprá-los.
- Loja de roupas e calçados.
- Papelaria.
- Padaria.
136
4. Escreva o nome da atividade econômica que produz cada ingrediente utilizado na receita do pão de queijo. Alguns ingredientes podem ser resultado de mais de uma atividade.
Ovos:
Manteiga:
Polvilho:
Óleo vegetal:
Leite:
Queijo:
Sal:
5. Observe as fotos de dois produtos a seguir. Depois, pesquise na internet o nome de um ou mais profissionais que trabalham em sua produção.
137
ARTESANATO
O artesanato é a arte e a técnica de produzir objetos manualmente, em alguns casos, com o auxílio de ferramentas simples.
A atividade do artesanato é muito praticada no Brasil. Existem vários tipos de produtos artesanais feitos com as mais diferentes matérias-primas, como argila, madeira, fibras e couro. Veja.
Argila
Fibras
Rendas e bordados
138
4 Trabalhadores do passado e do presente
Muitas profissões que existiam no passado permanecem até os dias atuais, como as de lavrador, comerciante, operário e artesão. Outras, no entanto, desapareceram.
Um exemplo de profissão extinta é a de acendedor de lampiões. Quando a energia elétrica passou a ser mais utilizada e os lampiões foram substituídos por lâmpadas elétricas, essa profissão deixou de existir.
Outra profissão que praticamente desapareceu é a de motorneiro, pessoa responsável por conduzir os bondes, utilizados como meio de transporte há cerca de 100 anos. Atualmente, os poucos motorneiros que existem no Brasil atuam principalmente na condução de bondes em cidades turísticas.
1. Identifique e contorne o motorneiro em cada uma das fotos.
138
Outra profissão que existia há cerca de 100 anos e que acabou desaparecendo é a de graxeiro de trilhos. Esse profissional, como o próprio nome diz, era o responsável por engraxar os trilhos nos quais passavam os bondes.
Além desses profissionais, naquela época circulavam pelas ruas vendedores de água, pois em alguns bairros ainda não existia água encanada. Havia também os vendedores de velas e de óleo para lampião, os amoladores de facas e tesouras, os engraxates, entre outros.
Algumas dessas profissões, apesar de não serem tão comuns, ainda são praticadas atualmente.
- engraxates:
- pessoas que fazem limpeza e polimento de calçados
2. Converse com os colegas sobre os motivos que ocasionaram o desaparecimento de algumas das profissões citadas.
3. Converse também sobre os motivos de algumas profissões do passado permanecerem atualmente.
140
Profissões da atualidade
Assim como algumas profissões deixaram de ser exercidas, outras foram surgindo após 1950, principalmente por causa dos avanços tecnológicos. Além do surgimento de novas profissões, ocorreram também, nas últimas décadas, muitas transformações em profissões que já existiam.
Veja alguns exemplos de profissionais da atualidade.
Quais profissões você imagina que vão surgir no futuro? Por quê? Compartilhe suas ideias com os colegas.
141
ATIVIDADES
1. Em grupo, façam uma pesquisa na internet sobre as profissões do futuro. Procurem descobrir informações sobre como seriam essas profissões e em quais áreas elas seriam realizadas. Montem uma apresentação de slides com textos escritos por vocês e algumas imagens pesquisadas. Depois, apresentem aos colegas os resultados da pesquisa realizada pelo grupo.
2. Escolha uma das profissões do futuro que você pesquisou na atividade anterior e faça um desenho em seu caderno para representá-la.
- Depois de pronto, mostre seu desenho aos colegas e explique qual profissão do futuro você representou.
142
3. Leia a manchete a seguir e responda às questões.
Inovações tecnológicas no campo ajudam a aumentar eficiência em 20%
Inovações tecnológicas no campo ajudam a aumentar eficiência em 20%, de Claudia Rolli. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2 fev. 2019. Caderno Especial - Seminários Folha, p. 5.
LER E COMPREENDER
- Quais são as características de uma manchete? Em duplas, levante algumas hipóteses e converse com os colegas.
-
Qual é o tema da manchete?
-
De acordo com a manchete, qual é a vantagem de usar equipamentos tecnológicos no campo?
-
Cite três inovações tecnológicas que têm sido usadas para melhorar o trabalho das pessoas no campo.
4. Vamos investigar o uso de fertilizantes e defensivos na agricultura? Com um familiar, faça uma pesquisa sobre os danos que o uso excessivo desses produtos pode causar à saúde. Com a ajuda do seu familiar, escreva nas linhas a seguir as informações que vocês encontraram na pesquisa e compartilhe-as com os colegas.
143
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
trabalho voluntário · desempregado · trabalho informal
- Trabalho exercido pelas pessoas que não possuem registro em carteira:
- Pessoa que busca emprego e não consegue encontrar uma vaga no mercado de trabalho:
- Atividade realizada sem remuneração, apenas em troca do bem-estar de outras pessoas, pelo amor ao próximo e pela satisfação de ajudar:
2. Crie uma legenda para cada uma das fotos a seguir, destacando a importância do trabalho realizado pelas pessoas retratadas.
144
3. Relacione as matérias-primas aos produtos em que elas são utilizadas.
- Madeira.
- Leite.
- Algodão.
- Trigo.
- Milho.
- Argila.
- Queijo.
- Tecido.
- Papel.
- Fubá.
- Tijolo.
- Pão.
4. Leia a manchete a seguir.
Desemprego bate recorde histórico no trimestre encerrado em fevereiro
Disponível em: https://oeds.link/BdJgKp. Acesso em: 1o jun. 2021.
-
Qual é o assunto destacado na manchete?
-
De que maneira o desemprego afeta a vida dos trabalhadores e de suas famílias?
-
Em sua opinião, a geração de empregos é importante para a população de um país? Por quê?
145
5. Leia o relato de Messias dos Reis de Oliveira sobre o seu trabalho e responda às questões no caderno.
[...] Sempre a atividade aqui na roça foi o café. O meu pai começou a trabalhar na roça ajudando o meu avô.
[...] Trabalhar com café, nós trabalhamos o ano inteiro [...]. Chega nessa época de agosto, setembro até novembro ele dá flor, quando entra o período [do] meio de maio nós começamos a colheita, mas durante o ano nós temos que adubar, tem que carpir, fazer desbrota, então trabalha o ano inteiro ali. Na época da colheita tem que às vezes trabalhar até a noite inteira secando [...].
De pai para filho, de Messias dos Reis de Oliveira. Museu da Pessoa, 2 nov. 2014. Disponível em: https://oeds.link/HhHu34. Acesso em: 3 maio 2021.
-
Qual é o trabalho de Messias dos Reis?
-
Messias trabalha no campo ou na cidade? Justifique sua resposta.
-
Que outros tipos de atividade no campo você conhece? Cite dois exemplos.
6. Ao longo dos anos, algumas profissões deixaram de existir e outras foram criadas. Sobre esse assunto, faça a correspondência correta, de acordo com a legenda a seguir.
- Profissões que deixaram de existir.
- Profissões que surgiram nas últimas décadas.
- Astronauta.
- Engraxador de trilhos.
- Acendedor de lampiões.
- Técnico de internet.
- Agora, converse com os colegas sobre os motivos que ocasionaram o desaparecimento ou o surgimento de novas profissões.