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4 Cuidando da natureza
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Os recursos da natureza estão presentes em diversas atividades que realizamos em nosso dia a dia. Vamos conhecer um pouco mais sobre esses recursos.
CONECTANDO IDEIAS
1. Descreva os elementos da natureza que você observa na foto.
2. Em sua opinião, como devemos cuidar da natureza? Cite alguns exemplos de ações que podem ser feitas diariamente.
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1 Os recursos naturais
Os recursos naturais são elementos extraídos da natureza que podem ser utilizados pelo ser humano. A água, o solo e as florestas são alguns desses recursos. Veja os exemplos a seguir.
A água é um recurso da natureza utilizado para diferentes finalidades: no consumo humano, na agropecuária para irrigação de lavouras e cuidados com os animais, nas indústrias, na geração de energia em usinas hidrelétricas, entre outros.
- irrigação:
- sistema de aguar plantas artificialmente
O solo é um recurso utilizado, por exemplo, para atividades como a agropecuária, que fornece grande parte dos alimentos que consumimos.
Do subsolo, ou seja, da camada localizada abaixo da superfície terrestre, o ser humano extrai vários recursos, como ferro, cobre, carvão mineral, petróleo, ouro, prata e pedras preciosas. Esses recursos são transformados em muitos produtos que utilizamos em nosso dia a dia.
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Das florestas, o ser humano explora recursos como a madeira das árvores, utilizada para a fabricação de móveis, nas construções, entre outras finalidades. Diversos outros produtos, como frutos, castanhas e resinas, também são explorados nas florestas.
O vento é um recurso natural que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Essa energia é obtida a partir da construção de usinas eólicas, como a que podemos observar na imagem abaixo.
A luz solar é um recurso que pode ser aproveitado para a geração de energia elétrica. Nas usinas solares, os painéis captam a luz solar, transformando-a em energia elétrica.
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ATIVIDADES
1. Utilize as palavras do quadro e escreva o nome do recurso natural mostrado em cada foto. Escreva como cada um desses recursos pode ser utilizado. Depois, leia seu texto para os colegas.
floresta · solo · água · luz solar
Utilização.
Utilização.
Utilização.
Utilização.
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2. Relacione os objetos aos recursos naturais correspondentes.
- ___
152
2 Os problemas ambientais
As manchetes a seguir tratam de assuntos que aparecem com frequência nos meios de comunicação. Leia-as.
Despejo irregular de lixo atrapalha fluxo de córrego no Porto Novo
Disponível em: https://oeds.link/NHe7M1. Acesso em: 23 jun. 2021.
Guarda Municipal flagra ação de desmatamento e apreende máquinas
Disponível em: https://oeds.link/YJYJ4q. Acesso em: 23 jun. 2021.
1. Você já observou algum dos problemas ambientais apresentados nas manchetes no lugar onde mora?
O desenvolvimento de grande parte das atividades econômicas realizadas pelo ser humano depende diretamente da exploração dos recursos naturais.
No entanto, o aumento excessivo da exploração desses recursos, assim como a forma predatória em que as atividades são realizadas, vêm causando inúmeros problemas ambientais, como os destacados nas manchetes anteriores.
Nas páginas seguintes, vamos conhecer alguns problemas ambientais causados pela exploração inadequada dos recursos naturais.
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Os problemas ambientais no campo
A forma como muitas atividades econômicas do campo são realizadas tem causado muitos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão os desmatamentos, as queimadas, a contaminação dos solos e dos cursos d'água, e também a erosão dos solos e o assoreamento dos rios e lagos. Veja a seguir.
Desmatamentos
Extensas áreas de florestas vêm sendo derrubadas para a retirada de madeira ou para serem substituídas por lavouras e pastagens. Com a derrubada dessas florestas, muitas espécies de plantas e animais correm o risco de serem extintas.
Queimadas
Em muitas áreas rurais do nosso país, a prática da queimada é realizada para a ampliação das áreas de lavoura e criação de animais. Embora proibidas no Brasil, as queimadas continuam sendo realizadas, causando a devastação da vegetação natural, dos animais silvestres, além da poluição do ar.
Área de vegetação sendo queimada, no município de Alto Paraíso de Goiás, em Goiás, em 2020.
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Contaminação do solo e de rios
A aplicação inadequada e excessiva de produtos químicos nas lavouras, como agrotóxicos e fertilizantes, contamina o solo e os alimentos. Além disso, as chuvas podem carregar os restos desses produtos que ficam nas lavouras e no solo para rios e lagos, contaminando suas águas.
Erosão e assoreamento
Com a retirada da vegetação para a formação de pastagens e lavouras, o solo fica mais exposto à erosão, que acontece com a ação das chuvas e dos ventos, que o desgasta, um problema que empobrece o solo, causando a destruição das matas ciliares e o assoreamento de rios e lagos.
- assoreamento:
- acúmulo de materiais como terra, areia e lixo no fundo de rios e lagos
AS MATAS CILIARES
As matas ciliares são árvores e outros tipos de plantas localizadas nas margens de rios e lagos. Essas matas funcionam como protetoras naturais de nascentes e cursos d'água, impedindo a ação da erosão e do assoreamento.
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OS CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE DO CAMPO
O mau uso de algumas técnicas, como a aplicação inadequada de agrotóxicos nas lavouras, o desmatamento, o uso intenso de irrigação e a ausência de práticas voltadas para a conservação dos solos e dos rios, pode causar prejuízos ao meio ambiente.
Observe, na imagem a seguir, como o mau uso ou o uso adequado de técnicas na área rural pode tornar paisagens bem diferentes entre si.
- técnicas:
- habilidades ou ferramentas desenvolvidas pelo ser humano que permitem realizar uma determinada atividade
- Converse com os colegas sobre as principais diferenças existentes na paisagem de cada propriedade rural mostrada.
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ATIVIDADES
1. Encontre, no diagrama, quatro problemas ambientais que ocorrem nas áreas rurais.
2. Complete as frases com as palavras do quadro e descubra algumas ações que podem proteger a natureza.
vegetação · agrotóxicos · ciliares reflorestamento · pessoas
- Os devem ser utilizados sob orientação de um agrônomo e, se possível, devem ser substituídos por produtos que não prejudicam a saúde das e dos animais.
- A conservação das matas é importante para proteger os cursos d'água e as suas nascentes.
- Evitar as queimadas, os desmatamentos e promover o são algumas das maneiras de conservar a e os animais que nela habitam.
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3. Identifique os problemas ambientais representados em cada foto.
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Problemas ambientais nas cidades
Nas áreas urbanas, o desenvolvimento das atividades do ser humano também causa diversos problemas ambientais.
Entre esses problemas estão a poluição do ar, a poluição dos cursos d'água e a produção intensa de resíduos (lixo). Veja a seguir.
Poluição do ar
A emissão de fumaça e gases tóxicos, lançados principalmente pelas chaminés de indústrias e pelos escapamentos dos automóveis, causa a poluição do ar. Esse tipo de poluição é prejudicial, pois afeta a saúde das pessoas, podendo provocar diversos tipos de doenças de pele e respiratórias.
Poluição das águas
O despejo de esgotos e os resíduos domésticos e industriais lançados sem tratamento nos rios e córregos que percorrem as cidades provoca a contaminação dos peixes e do ser humano, causando diversos tipos de doenças.
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Produção de resíduos (lixo)
O depósito inadequado dos resíduos sólidos (lixo) pode causar uma série de problemas ao ambiente, como a poluição do solo e dos rios. Nas cidades, é comum observar situações de descarte de lixo nas margens de córregos e em terrenos vazios, por exemplo. Além de afetar o meio ambiente, o lixo atrai animais e insetos, como ratos e baratas, que são transmissores de diversas doenças aos seres humanos.
ATERRO SANITÁRIO
A maneira mais correta de descartar os resíduos sólidos é nos aterros sanitários. Neles, as camadas de lixo são depositadas e compactadas de modo que não ocorra a poluição do solo, do subsolo nem das águas próximas.
Isso porque os aterros sanitários são preparados com materiais que impermeabilizam o solo, tubos que recolhem os líquidos em locais adequados e canalizações que eliminam os gases gerados pela decomposição do lixo.
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ATIVIDADES
1. Converse com os colegas e o professor sobre os problemas que podem ser observados na foto a seguir e pensem em algumas soluções para mudar essa realidade. Depois, responda às questões a seguir.
a. O que deve ser feito para resolver esse problema ambiental?
b. Pesquise em jornais, revistas ou na internet um exemplo de atitude tomada por pessoas para cuidar do meio ambiente em uma cidade. Faça as anotações a seguir.
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2. Relacione os problemas ambientais que ocorrem nas áreas urbanas às suas causas e consequências.
- Despejo de esgotos domésticos.
- Emissão de fumaça por chaminés de indústrias.
- Descarte de lixo nas margens de córregos.
- Emissão de fumaça por automóveis.
- Despejo de esgotos industriais.
- Descarte de lixo em terrenos vazios.
- Poluição do ar. e
- Poluição das águas. e
- Produção de resíduos. e
- Proliferação de animais, como ratos e baratas.
- Doenças de pele e respiratórias.
- Contaminação dos peixes e dos seres humanos.
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3 A formação dos municípios e os patrimônios culturais
O processo de formação dos municípios causa diversas transformações nos lugares. O modo como as pessoas vão ocupando os lugares ao longo do tempo atribui características específicas a eles. Vamos analisar os eventos que marcam a história dos municípios e os patrimônios históricos e culturais das cidades.
Um município pode ser formado de diferentes maneiras. Alguns surgem como pequenos povoados, que crescem e se tornam cidades. Algumas cidades são planejadas. Como o próprio nome diz, esse tipo de cidade surge com base em um planejamento. Antes de iniciar a construção, são feitos estudos sobre a localização geográfica e a disponibilidade de recursos naturais, além de definidas as estratégias e recursos materiais e humanos necessários para a construção.
No Brasil, existem algumas cidades planejadas, entre elas Salvador (Bahia), Teresina (Piauí), Aracaju (Sergipe), Belo Horizonte (Minas Gerais), Palmas (Tocantins), Brasília (Distrito Federal) e Goiânia (Goiás).
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ATIVIDADES
1. Vamos agora estudar a história do município onde você vive. Siga as orientações.
- Com o professor e os colegas, decidam quais informações sobre o município vocês vão pesquisar. Por exemplo, dados sobre a fundação, informações sobre a composição da população e fatos marcantes da história. Em sua pesquisa, busquem identificar também as semelhanças e as diferenças entre as comunidades da sua cidade ou região.
- Realizem as pesquisas nos livros da biblioteca da escola e também na internet. Além das pesquisas em livros e na internet, realizem entrevistas com alguns idosos que vivem há bastante tempo no município. Tentem descobrir quais fatos da história do município eles consideram marcantes e por quê.
- Após finalizarem as pesquisas e as entrevistas, montem cartazes com as informações sobre a história do município que vocês descobriram. Não se esqueçam de descrever os papéis dos diferentes grupos sociais na história do seu município. Incluam textos e imagens variadas. Com o auxílio do professor, organizem uma exposição dos cartazes e convidem pessoas da comunidade escolar para visitarem a exposição.
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Os patrimônios culturais
Os patrimônios culturais são elementos importantes na história dos municípios, por isso sua preservação é tão importante.
Leia em voz alta com os colegas o Artigo 216 da Constituição de 1988, que define o que é patrimônio cultural.
Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:
I - as formas de expressão;
II - os modos de criar, fazer e viver;
III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Constituição de 1988. Disponível em: https://oeds.link/b6zzMI. Acesso em: 16 jan. 2021.
Respeitar os patrimônios culturais é um dever de todas as pessoas.
Os patrimônios culturais podem ser materiais (construções, objetos, documentos) e imateriais (formas de expressão e os modos de criar, fazer e viver). Entre os patrimônios imateriais está o Frevo, expressão cultural do Carnaval pernambucano.
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O órgão responsável pela preservação dos patrimônios materiais e imateriais do Brasil é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Vamos conhecer exemplos de patrimônios culturais materiais reconhecidos pelos Iphan.
As pinturas e inscrições rupestres fazem parte do patrimônio arqueológico brasileiro. São exemplos de patrimônios arqueológicos: Serra da Barriga, no estado de Alagoas; Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí; Ilha do Campeche, no estado de Santa Catarina e Itacoatiaras do Rio Ingá, no estado da Paraíba.
Os conjuntos urbanísticos de municípios antigos e recentes fazem parte do patrimônio material do Brasil. Eles existem em todas as regiões do país. São exemplos de conjuntos urbanísticos reconhecidos pelo Iphan: Manaus, no estado de Amazonas; Belém, no Pará; Itaparica, na Bahia; Sobral, no Ceará; Olinda, em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; Cuiabá, no Mato Grosso; Ouro Preto, em Minas Gerais; Iguape, em São Paulo; Antonina, no Paraná e Laguna, em Santa Catarina.
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Do patrimônio cultural imaterial do Brasil fazem parte as festas, as celebrações, os costumes e os saberes transmitidos de geração em geração.
São exemplos de patrimônios imateriais do Brasil: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi, Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Feira de Caruaru, Tambor de Crioula do Maranhão, Modo artesanal de fazer Queijo de Minas, Ofício das Baianas do Acarajé, Roda de Capoeira, Jongo no Sudeste, Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Folia de Reis, Carimbó, Maracatu Nação e Feira de Campina Grande.
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ATIVIDADES
1. Agora, vamos fazer um levantamento dos patrimônios culturais do município onde você vive. Pesquise quais são os monumentos (ou construções) e as práticas culturais importantes para seu município. Depois, escolha um patrimônio material e um patrimônio imaterial, preencha os espaços a seguir com as informações sobre eles e faça um desenho em seu caderno para representá-los.
Patrimônio material
- Nome do patrimônio:
- Onde fica o patrimônio?
- Por que esse patrimônio é considerado importante para a memória do município?
Patrimônio imaterial
- Nome do patrimônio:
- Onde fica o patrimônio?
- Por que esse patrimônio é considerado importante para a memória do município?
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4 Consumo e meio ambiente
Ao se vestir, comer ou brincar, você já se perguntou como as roupas, os alimentos e os brinquedos são produzidos?
Para fabricar todos esses produtos que consumimos em nosso dia a dia o ser humano desenvolve as mais diversas atividades econômicas.
Do campo vêm os alimentos que consumimos. Nas fábricas são produzidos os mais diversos produtos que chegam às lojas do comércio. Veja alguns exemplos a seguir.
Mas, para atender ao aumento do consumo, as atividades econômicas precisam ampliar a produção, utilizando assim mais e mais recursos da natureza.
Para explorar esses recursos em maior quantidade, o ser humano desenvolve novas técnicas, que permitem, por exemplo, cultivar áreas cada vez mais extensas do solo, explorar enormes jazidas minerais, ampliar a produção das fábricas, etc.
Com isso, muitos recursos da natureza têm sido intensamente explorados, o que contribui para o agravamento de muitos problemas ambientais.
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O que podemos fazer para conservar os recursos naturais?
Em nosso dia a dia podemos adotar várias atitudes que ajudam na conservação dos recursos naturais. Veja algumas dessas atitudes.
- Consumo consciente
Consumir apenas o necessário é uma atitude que contribui para diminuir a exploração dos recursos naturais. Quando compramos apenas o que estamos realmente precisando, evitamos o descarte desnecessário de outros produtos.
- Não desperdiçar água
Outra atitude positiva que podemos adotar é evitar o desperdício de água. Não tomar banhos demorados e fechar as torneiras enquanto escovamos os dentes são atitudes que ajudam a reduzir o consumo de água.
- Economizar energia
Aproveitar a luz natural durante o dia, apagar as luzes após sair dos cômodos e desligar a televisão quando ninguém estiver assistindo são atitudes que diminuem o consumo de energia elétrica.
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A água em nosso dia a dia
Você já pensou em como a água está presente em nosso dia a dia? Para matar a sede, tomar banho e escovar os dentes, utilizamos água diariamente.
A cada 10 brasileiros, 2 não têm acesso à água potável.
Em média, um brasileiro utiliza muita água por dia = 200 litros.
Se usasse com economia, poderia utilizar apenas metade = 100 litros.
Mas a água também é necessária, entre outros exemplos:
- aos alimentos que consumimos;
- na fabricação de diversos objetos, como roupas, calçados e móveis;
- nos cuidados com a nossa saúde.
Por isso, em todos os momentos, devemos utilizar a água com economia.
Leia, nestas páginas, informações sobre a importância de economizar esse bem precioso.
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Gasto médio da água em atividades diárias
Atividade | Tempo gasto | Quantidade de água |
Tomar banho | 15 minutos | 135 litros |
Escovar os dentes | 5 minutos | 12 litros |
Lavar a louça | 15 minutos | 117 litros |
Fonte de pesquisa: Sabesp. Disponível em: https://oeds.link/Km3QG2. Acesso em: 17 jun. 2021.
- De que maneira você e sua família colaboram com a economia de água, diariamente? Converse com seus pais ou responsáveis sobre isso e, depois, conte para os colegas. Troquem dicas sobre esse tipo de cuidado com a natureza.
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ATIVIDADES
1. Decifre os códigos e escreva duas dicas para evitar o desperdício de água. Depois, copie as frases completas nas linhas abaixo de cada dica e leia cada uma delas em voz alta.
DICA 1:
a
enquanto
os
DICA 2:
Evite
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2. Vamos verificar se você está ajudando a cuidar da natureza. Marque um X nas atitudes que você toma em seu dia a dia.
a. Você apaga a luz ao sair de um ambiente?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
b. Você fecha a torneira enquanto escova os dentes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
c. Você auxilia seus pais ou responsáveis a comprarem apenas o necessário?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
d. Você aproveita a luz do Sol para iluminar os ambientes?
- Sempre.
- Às vezes.
- Nunca.
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O lixo tem solução
Você já percebeu a quantidade enorme de materiais que as pessoas descartam diariamente? Restos de alimentos, embalagens plásticas, papéis, latinhas de metal são alguns dos materiais recolhidos pelos serviços de limpeza pública.
Alguns desses materiais que descartamos levam pouco tempo para se desintegrar na natureza. Outros levam centenas de anos. Veja alguns exemplos a seguir.
Uma das atitudes que podemos adotar para diminuir a quantidade de lixo gerada diariamente está na prática dos chamados 3Rs, que significa: reduzir a quantidade de resíduos gerados, sobretudo evitando o desperdício; reutilizar embalagens que podem ser reaproveitadas em vez de jogá-las fora; reciclar os materiais que podem ser utilizados na fabricação de novos produtos.
Pratique os 3Rs para colaborar com a conservação da natureza.
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REUTILIZAR PARA PRESERVAR
Garrafas e embalagens plásticas podem se tornar brinquedos, potes de vidro podem virar vasos decorativos, latinhas podem ser utilizadas como porta-objetos e assim por diante.
Esses são alguns exemplos de como os materiais podem ser reutilizados, uma maneira de promover a conservação da natureza. Veja os exemplos.
Como você reutiliza materiais em sua moradia?
Ao promover a reutilização dos materiais diminuímos tanto a quantidade de descarte de lixo quanto a exploração de recursos da natureza, pois reduzimos a necessidade de adquirir novos produtos.
-
De que maneira você e seus colegas podem promover a reutilização de materiais na escola?
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Coleta seletiva e reciclagem
Os resíduos ou materiais que descartamos após o consumo podem ser reciclados ou reaproveitados. Isso pode ser feito por meio da coleta seletiva, processo que começa com a separação dos materiais que podem ser reciclados, como plásticos, vidros, papéis e metais.
Esses materiais são recolhidos pelo serviço de limpeza da prefeitura ou por cooperativas de catadores, para serem devidamente separados. Depois, os materiais são encaminhados para as indústrias, onde se tornam matérias-primas para a fabricação de novos produtos.
Para promover e incentivar a coleta seletiva, muitos lugares dispõem de lixeiras destinadas à separação correta dos materiais que podem ou não ser reciclados. Nessas lixeiras, as cores indicam o tipo de material que deve ser descartado. Veja foto a seguir.
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ATIVIDADES
1. Desembaralhe as letras das lixeiras e escreva o nome dos materiais que devem ser depositados em cada uma delas. Depois, ligue os resíduos às lixeiras corretas.
- -
- -
- -
- -
- -
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PARA SABER FAZER Vamos fazer a coleta seletiva
Organizar uma coleta seletiva na escola é uma forma de colocar em prática o que aprendemos. Veja como isso é possível.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- recipientes semelhantes (baldes, latões, caixas de madeira) para servirem de lixeira
- cartolinas nas cores vermelha, azul, amarela e verde
- canetas coloridas
- cola ou fita adesiva
- tesoura com pontas arredondadas
1 Formar quatro grupos de alunos. Cada grupo deve produzir uma lixeira, escolhendo um recipiente e uma cor de cartolina.
2 Escrever nas cartolinas o nome do material que deve ser depositado em cada lixeira:
- verde: vidro.
- azul: papel.
- amarelo: metal.
- vermelho: plástico.
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3 Recortar as cartolinas no tamanho da lixeira e colar na lateral de cada recipiente.
4 Com a ajuda do professor, escolher um local da escola para deixar os recipientes um ao lado do outro.
5 Promover a divulgação do projeto na escola. Para isso, elaborar panfletos em folhas de papel sulfite convocando todos a participarem da coleta seletiva. Os panfletos podem ser distribuídos nas salas de aula e fixados no mural da escola.
- panfletos:
- meios de divulgação de uma ideia, projeto, etc., feitos de papel
AGORA É COM VOCÊ!
Siga os passos mostrados nas páginas 178 e 179 e com os colegas da sala promovam a coleta seletiva na escola. Depois, conversem sobre as questões a seguir.
1. Em sua opinião, por que a realização da coleta seletiva é importante?
2. Em sua opinião, com a realização dessa campanha na escola, as pessoas vão passar a colaborar mais com a coleta seletiva?
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CAMPANHA EM DEFESA DA NATUREZA
Você estudou que as atividades do ser humano podem provocar inúmeros problemas ambientais.
Para combater esses problemas, muitas campanhas publicitárias ou propagandas são divulgadas por diversos meios de comunicação, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza.
Veja a seguir um exemplo desse tipo de campanha publicitária.
1. Qual é a mensagem que a campanha publicitária anterior procura transmitir?
2. Agora, junte-se a mais dois colegas e produzam um cartaz que transmita uma mensagem sobre a conservação da natureza. Esse cartaz pode tratar de algum problema ambiental que ocorra no lugar onde vocês vivem ou em outros lugares. Depois, apresentem os cartazes aos colegas da sala ou fixem no mural da escola. Desse modo, vocês vão promover uma campanha em defesa da natureza.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Ligue os recursos naturais ao seu respectivo uso.
- Água.
- Vento.
- Solo.
- Luz solar.
- Subsolo.
- Floresta.
- Geração de energia em usinas eólicas.
- Irrigação de lavouras.
- Exploração de madeira.
- Produção de alimentos.
- Geração de energia em usinas solares.
- Exploração de minérios.
2. Complete as informações abaixo conforme as fotos apresentadas.
- Recurso:
- Sendo utilizado para:
- Recurso:
- Sendo utilizado para:
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3. Complete corretamente o quadro com os problemas ambientais listados a seguir.
Desmatamento · Esgoto doméstico e industrial · Lixo ou resíduos sólidos · Erosão do solo · Contaminação por agrotóxico · Poluição por veículos
Principais problemas ambientais
No campo:
Nas cidades:
4. Identifique um problema ambiental que ocorre no lugar ou no estado onde você vive e complete o quadro a seguir com informações sobre esse problema.
- Problema:
- Causa:
- Consequência:
- Solução:
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5. Relacione os tipos de resíduos recicláveis às suas respectivas lixeiras.
6. Escreva uma atitude que devemos adotar para evitar o desperdício de água:
-
ao tomar banho:
-
ao escovar os dentes:
7. Complete as frases com as palavras a seguir.
Reduzir
Reciclar
Reutilizar
- : reaproveitar materiais e produtos que já foram utilizados ao invés de descartá-los.
- : diminuir o consumo evitando a compra de produtos desnecessários.
- : separar as embalagens dos produtos para serem reaproveitadas.
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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Em uma folha de papel avulsa, desenhe um aspecto cultural, que pode ser um patrimônio histórico, cultural ou artístico existente no lugar onde você vive, como um monumento, uma festa, um costume ou uma comida típica.
2. Descendentes dos africanos que foram escravizados fugiram das fazendas e criaram comunidades que abrigavam e davam apoio a outros escravizados. Que povos são esses? Assinale com um X.
- Ribeirinhos.
- Quilombolas.
- Indígenas.
3. Por que é importante respeitar e valorizar as culturas quilombola, indígena e ribeirinha?
4. Em seu caderno, desenhe uma legenda que possa representar os elementos indicados a seguir.
- Praça
- Escola
- Hospital
- Rio
5. Assinale com um X as alternativas corretas em relação ao destino do lixo em casa e nos arredores de onde vivemos.
- Promover a coleta seletiva do lixo.
- Reutilizar embalagens e reduzir a quantidade de lixo gerada sempre que possível.
- Despejar lixo em terrenos vazios.
- Nas praças, jogar o lixo em locais adequados, como lixeiras.
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6. Relacione as atividades econômicas de acordo com o tipo de cada uma.
- Criação de gado.
- Fábrica de óleo de soja.
- Loja de calçados.
- Consultório médico.
- Pesca e coleta de caranguejo.
- Lavoura de café.
- Indústria.
- Comércio.
- Pecuária.
- Agricultura.
- Prestação de serviços.
- Extrativismo.
7. Observe a imagem e escreva a atitude correta a ser tomada pela criança representada nela em relação ao consumo de água.
8. Desenhe, em seu caderno, uma paisagem do município onde você vive que tenha passado por alguma transformação observada por você.
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9. Escolha três fatos relevantes para a história do seu município e descreva-os, em ordem cronológica, em seu caderno, seguindo o modelo dos quadrinhos a seguir.
→ | → |
10. Nos municípios existem áreas urbanas e áreas rurais. Quais são as características dessas áreas?
-
Área urbana:
-
Área rural:
11. Marque um X na alternativa incorreta.
- Os espaços públicos são áreas de uso comum, que pertencem ao poder público.
- Os espaços públicos são de uso particular.
- São exemplos de espaços públicos: ruas, praças, parques, jardins, monumentos, hospitais, igrejas, museus, bibliotecas e escolas.
- Em um bairro existem espaços públicos e espaços particulares.
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12 . Quais são as características do bairro onde você mora? Escreva a seguir.
13 . Cite algumas fontes que podem ser usadas para conhecer a história do bairro.
14 . Sobre o uso da tecnologia pelos trabalhadores do campo, marque um X na alternativa correta.
- Atualmente, a tecnologia não costuma ser utilizada pelos trabalhadores do campo.
- As atividades de trabalho no campo não sofreram transformações com o passar do tempo e continuam ocorrendo da mesma maneira como ocorriam há 100 anos.
- A única tecnologia utilizada no campo nos últimos anos é a internet.
- Muitos instrumentos tecnológicos têm sido utilizados atualmente no campo, como drones, smartphones, computadores, tratores e colheitadeiras.
15. Como funciona a escolha dos patrimônios culturais de um município? Podem existir disputas ou conflitos ao longo desse processo? Converse com os colegas sobre isso.
16. O município onde você mora tem algum monumento, construção ou marco histórico? Desenhe, em seu caderno, um exemplo que você conheça e faça uma legenda contando o que ele representa.
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PARA SABER MAIS
- Diga paz, de Sam Williams e Mique Moriuchi. Tradução e adaptação de Sâmia Rios. São Paulo: Scipione, 2005.
Há várias culturas ao redor do mundo com costumes e formas de vida diferentes. Esse livro mostra a importância de viver em paz com todas as culturas, mesmo com todas as diferenças que apresentam.
- Rio. Direção de Carlos Saldanha. Estados Unidos: 20th Century Fox, 2011 (96 min).
O filme conta uma aventura vivida por uma ararinha azul que descobre novos lugares e suas paisagens.
- Aventuras de uma gota d'água, de Samuel Murgel Branco. 3. ed.
Ilustrações de Weberson Santiago. São Paulo: Moderna, 2011.
Narrado por uma gota d'água, conheça, nesse livro, os caminhos percorridos pela água, desde sua nascente até se tornar um grande rio e chegar ao oceano.
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- Cidade cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, 2013.
Esse documentário vai fazer você pensar sobre a relação entre os grafites de rua e a arte. Por meio de diversos depoimentos de grafiteiros, você poderá conhecer mais sobre essa importante tradição cultural urbana.
- A Rua Barulhenta, de Márcia Széliga. São Paulo: Cortez, 2011.
Conheça a vizinhança animada e divertida da Rua Barulhenta.
- O site Cidades IBGE apresenta dados sobre todos os municípios do Brasil, suas histórias e muitas outras informações. Acesse o site e busque seu município para saber mais sobre ele. Disponível em: https://oeds.link/qqW385. Acesso em: 4 maio 2021.
- A cidade muda, de Eduardo Amos. Ilustrações de Ana Terra. São Paulo: Moderna, 2016.
Conheça a cidade onde Juca mora e o mistério da cidade que ficou muda.
- A rua de todos os perigos!, de Sylvie Girardet e Puig Rosado. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.
Você sabe conviver no trânsito? Esse livro vai ensiná-lo a prevenir acidentes no trânsito.
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- Sampa Graffiti Tikka. Direção de Paulo Taman. Brasil, 2010. Disponível em: https://oeds.link/Vbe6kI. Acesso em: 4 maio 2021.
Você já viu alguém produzindo um grafite? Nesse breve documentário, você vai ver passo a passo dessa produção.
- Hoje vou ser... bombeiro, de Ana Oom. Ilustrações de Raquel Pinheiro. São Paulo: FTD, 2014.
Você sabe a importância do trabalho dos bombeiros? Quais serviços eles realizam? Descubra tudo isso em uma aventura com os irmãos Bia e Gui!
- Aú, o capoeirista, de Flávio Luiz. Salvador: Papel A2 Texto e Arte, 2008.
Acompanhe Aú nas suas aventuras pelo Pelourinho, na Bahia, e conheça mais sobre a capoeira, esse importante patrimônio cultural do nosso país.
- Casacadabra: cidades para brincar, de Bianca Antunes e Simone Sayegh. Ilustrações de Luisa Amoroso. São Paulo: Pistache Editorial, 2018.
As cidades possuem muitos espaços públicos. Neste livro você vai conhecer diversas curiosidades sobre algumas cidades no mundo todo e os espaços compartilhados pelos moradores.
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS
ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
Esse livro tem como foco o desenvolvimento de noções cartográficas em crianças e jovens, sobretudo a produção e uso de mapas.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://oeds.link/cUvNee. Acesso em: 8 fev. 2021.
Documento que orienta o currículo da Educação Básica no Brasil, trazendo as principais competências e habilidades a serem abordadas no processo de ensino e aprendizagem.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC: SEB: DICEI, 2013.
Documento normativo com alguns princípios gerais a serem seguidos nas diferentes modalidades da Educação Básica no Brasil.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA: Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC: Sealf, 2019.
A Política Nacional de Alfabetização (PNA) determina as principais diretrizes para orientar o processo de alfabetização no Brasil. As medidas visam ressaltar a importância das evidências científicas no ensino, promover melhorias na qualidade da educação no país e combater o analfabetismo.
BOSCHI, Caio César. Por que estudar história? São Paulo: Ática, 2007.
O autor aborda nessa obra algumas discussões fundamentais sobre o conceito de História, ressaltando a importância desse componente curricular para compreender e problematizar o presente.
CASTELLAR, Sônia (Org.). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2007.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de Geografia na escola. Campinas: Papirus, 2016.
Obras que apresentam estudos a respeito de questões teóricas relacionadas ao ensino de Geografia, trabalhos com conceitos e noções e o papel do professor.
DIAS, Genebaldo Freire. Dinâmicas e instrumentação para educação ambiental. São Paulo: Gaia, 2010.
Livro que traz orientações e diferentes experiências de trabalho com educação ambiental na sala de aula.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
A obra apresenta um panorama sobre o debate conceitual envolvendo a interdisciplinaridade, trazendo reflexões aos docentes sobre como propor esse tipo de perspectiva em sala de aula.
FLEURY, Reinaldo Matias et al. (Org.). Diversidade religiosa e direitos humanos: conhecer, respeitar e conviver. Blumenau: Edifurb, 2013. Disponível em: https://oeds.link/wEwu0w. Acesso em: 3 ago. 2021.
Elaborada por vários especialistas, essa obra reúne textos que analisam a questão da diversidade de religiões no Brasil e como essa diversidade deve ser abordada no âmbito escolar.
FUNARI, Pedro Paulo; PIÑÓN, Ana. A temática indígena na escola: subsídios para o professor. São Paulo: Contexto, 2011.
Esse livro discute um tema fundamental para os docentes da educação básica: como trabalhar a temática indígena em sala de aula? Como contribuir com a desconstrução de estereótipos e promover reflexões críticas sobre o assunto?
MARTINELLI, Marcello. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2003.
O livro trata da produção e importância de representações cartográficas, assim como da compreensão das informações que podem transmitir.
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MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
Nessa obra, o especialista José Morais trata de assuntos como alfabetização, literacia e democracia.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
Como abordar as tecnologias de modo crítico e consciente com os alunos? O avanço digital e sua importância no meio escolar são os temas principais dessa obra.
MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília: MEC: SEF, 2005.
A escola é vista nessa obra como local privilegiado para abordar a educação antirracista. Textos de diferentes autores foram reunidos para tratar temas como diversidade, racismo, autoestima e literatura e arte africana.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.
No Ensino Fundamental, espera-se que os alunos desenvolvam uma concepção crítica e responsável de cidadania. Essa obra visa contextualizar o leitor e pode ser utilizada como fundamento teórico sobre o tema.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007.
Trabalho que trata da importância das discussões e avanços acadêmicos e dos saberes escolares, a fim de orientar o trabalho docente.
RICARDO, Beto; RICARDO, Fany. Povos indígenas no Brasil: 2011-2016. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2017.
Obra que traz informações e análises a respeito dos diferentes povos indígenas do Brasil na atualidade, como seu modo de vida, seus direitos e desafios recentes.
RIBEIRO JÚNIOR, Halferd Carlos; VALÉRIO, Mairon Escorsi (Org.). Ensino de História e currículo: reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Jundiaí: Paco, 2017.
Coletânea de textos de diversos pesquisadores, traz análises das mudanças no ensino de História no contexto escolar brasileiro. Aponta também reflexões sobre a implantação da BNCC em nosso país.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2009. (Pensamento e Ação no Magistério).
Como utilizar fontes no ensino de História? Essa obra apresenta reflexões envolvendo a prática docente no ensino desse componente curricular, com sugestões para mediar o desenvolvimento do pensamento histórico dos alunos.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2006.
Nesse livro é possível encontrar diversas definições conceituais importantes para o trabalho com ensino de História.
THOMAS, Gary; PRING, Richard. Educação baseada em evidências: a utilização dos achados científicos para a qualificação da prática pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2007.
Com textos de diversos autores, essa obra discute a importância das evidências científicas nas reflexões envolvendo o processo de ensino e aprendizagem.
ZABALA, Antoni (Org.). Como trabalhar os conteúdos procedimentais em aula. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ZABALA, Antoni. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Obras que abordam a importância de desenvolver a capacidade cognitiva e fazer uso dela em diferentes situações. Também valorizam o "saber fazer" em diferentes áreas.