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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. O que você sabe sobre a história do seu município ou da região onde você vive? Escreva um parágrafo na coluna A sobre esse tema. Na coluna B, escreva alguns exemplos de fontes que podemos consultar para conhecer aspectos dessa história.
A:
História do meu município/região
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos exponham seus conhecimentos prévios sobre a história local.
B:
Fontes
Os alunos podem citar entrevistas com moradores antigos, museus, fotografias antigas, construções históricas, narrativas de historiadores, entre outras fontes.
2. Marque um X nas imagens que mostram situações de boa convivência nas ruas.
- X
- X
-
Agora, converse com os colegas sobre cada situação, comentando os pontos positivos e os negativos de cada atitude de convivência.
Promova um diálogo sobre as imagens com a turma e permita que os alunos se expressem sobre a convivência em cada situação apresentada.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação diagnóstica.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já sabe?
1 Objetivo
- Refletir sobre a história do município ou da região e sobre fontes históricas.
Como proceder
- Retome com os alunos o conceito de fontes históricas. Escreva na lousa uma lista com ajuda dos alunos de possíveis fontes que eles podem citar na atividade. Busque discutir com a turma diferentes tipos de fontes, como imagens, documentos escritos, relatos orais, etc. Quanto à história do município ou região, utilize esta atividade para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao tema. Incentive-os a escrever livremente o que sabem sobre a história local. Se possível, faça uma verificação individualizada desta atividade, para analisar o desenvolvimento de cada aluno.
2 Objetivo
- Identificar situações cotidianas de convivência em espaços públicos, ressaltando as responsabilidades dos cidadãos na manutenção da qualidade de vida no município.
Como proceder
- Retome com a turma a questão da convivência na comunidade. Proponha que alguns alunos descrevam as imagens em voz alta aos colegas e faça questionamentos para incentivar o diálogo: "Que atitude é positiva em relação à convivência nesta foto?"; "Você costuma ver situações como essa no seu município?"; "Como podemos resolver uma situação como essa?". Incentive os alunos a discutirem sobre essas questões oralmente e avalie a capacidade de expressão de cada um, além da disposição de participar da discussão argumentando de modo coerente e de acordo com as imagens.
3 Objetivo
- Refletir sobre os monumentos históricos, as ruas e os critérios de nomeação.
Como proceder
- Proponha uma leitura em voz alta das falas das personagens com a turma, apresentadas nos balões. Depois, leiam em conjunto também os nomes das ruas apresentados nas placas. Verifique se os alunos conseguem fazer a associação de modo coerente, identificando que os nomes das ruas se relacionam aos discursos dos balões. Para ajudá-los, comente alguns exemplos de ruas do município ou região de vocês e explique-lhes o significado dos nomes delas.
- Esta atividade favorece o desenvolvimento do componente produção de escrita ao incentivar os alunos a escreverem um parágrafo sobre o tema das ruas e seus critérios de nomeação.
4 Objetivo
- Reconhecer ações que costuma fazer de dia e à noite.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de identificar atividades que costumam fazer à noite e de dia, peça-lhes que contem um pouco da própria rotina, desde o momento que acordam até a hora que vão dormir. Mostre a eles imagens de pessoas realizando diferentes atividades nos diferentes períodos do dia e solicite-lhes que as nomeiem e as classifiquem de acordo com o que podem perceber na imagem.
5 Objetivo
- Perceber mudanças e transformações que ocorrem nas paisagens da cidade ao longo do tempo.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de perceber as diferenças que ocorreram na cidade, incentive-os a fazer uma análise das imagens em épocas diferentes, identificando o que mudou e o que permaneceu igual. Exponha também imagens da cidade onde moram para que se sintam mais familiarizados, mostrando ambientes que fazem parte do cotidiano da turma.
6 Objetivo
- Desenvolver noções de lateralidade identificando posições de alunos representados em sala de aula.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade de identificar as posições das personagens da imagem em relação aos demais, faça uma simulação com os alunos da turma representando as personagens.
7 Objetivo
- Identificar o significado das placas de trânsito.
Como proceder
- A intenção é auxiliar os alunos a reconhecerem e a diferenciarem as placas de trânsito apresentadas. O fato de ter apenas três opções de escolha favorece a análise de cada uma delas e a identificação da placa de área escolar. Se os alunos sentirem dificuldade em reconhecer essas placas, organize um passeio ao redor da quadra para localizar e identificar algumas placas e sinais de trânsito presentes nos arredores da escola. Lembre-se de solicitar a autorização prévia dos pais e responsáveis para a saída da escola.
8 Objetivo
- Diferenciar meios de transporte e meios de comunicação.
Como proceder
- Caso os alunos sintam dificuldade nessa atividade, faça a eles perguntas relacionadas aos meios de transporte e de comunicação utilizados por eles no dia a dia.
9 Objetivo
- Representar uma imagem por meio das visões frontal, oblíqua e vertical.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem representar um objeto pelos três diferentes tipos de visão, escolha um objeto da sala de aula e faça na lousa as suas representações frontal, oblíqua e vertical. Em seguida, peça aos alunos que sigam o modelo apresentado para desenharem outros objetos pelos diferentes pontos de vista.
10 Objetivo
- Reconhecer as características dos tipos de bairro e as atividades de trabalho praticadas em cada um deles.
Como proceder
- Caso algum aluno não consiga referenciar os bairros no desenho, apresente a ele imagens de diferentes tipos de bairro, retomando as explicações.
11 Objetivo
- Expressar conhecimento a respeito da cultura do bairro onde mora ou de outro bairro de seu município.
Como proceder
- Se algum aluno não souber o que escrever, proponha a ele uma pesquisa de bairros famosos e com festividades tradicionais, por exemplo, o bairro do Bixiga, na cidade de São Paulo, marcado por tradições italianas.
12 Objetivo
- Reconhecer e respeitar a diversidade, valorizando as diferenças.
Como proceder
- Caso os alunos não consigam compreender que é importante valorizar e respeitar as diferenças ou não se sintam parte dessa diversidade, proponha à turma a criação de um grande painel de cartolinas com imagens de pessoas de várias etnias, cores de pele, nacionalidade, idades, etc, além de pessoas com deficiência.
13 Objetivo
- Compreender o uso consciente dos recursos naturais e a importância da preservação do meio ambiente.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem expressar as próprias ideias, organize uma roda de conversa sobre a importância da água e do solo em nosso dia a dia.
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3. Leia a descrição das ruas e leve cada criança para a rua correta.
PNA
-
Agora reflita: você sabe quais são os critérios que costumam ser usados para nomear as ruas dos municípios? E como são definidos os marcos de memória de uma localidade, como é o caso dos monumentos históricos? Depois de refletir, escreva um parágrafo sobre o assunto.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos escrevam um parágrafo evidenciando suas opiniões sobre os critérios de escolha dos nomes de ruas e de definição dos marcos de memória. Oriente-os a refletir sobre a atividade de labirinto que realizaram, pensando sobre as falas das personagens. Verifique se eles apresentam noções prévias sobre o tema, que será abordado em maior profundidade ao longo das unidades.
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4. Escreva uma atividade que você costuma fazer durante:
- o dia: Resposta pessoal.
- a noite: Resposta pessoal.
5. Marque um X nas mudanças que podemos perceber na paisagem mostrada a seguir.
- O viaduto foi reformado.X
- Não há mais carros na via.
- Um lago foi formado.
- Prédios foram construídos. X
6. Responda às perguntas a seguir de acordo com esta imagem.
-
Qual aluno(a) está sentado(a) atrás de Léo?
Caio.
-
Qual aluno(a) está sentado(a) à frente de Pedro?
Rafael.
-
Júlia está sentada:
- à direita de Léo.X
- à esquerda de Léo.
- Joana está à direita de: Caio.
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7. Marque a placa que indica área escolar.
- X
8. Marque T para meios de transporte e C para meios de comunicação.
- T Caminhão.
- T Ônibus.
- C Telefone.
- T Bicicleta.
- C Rádio.
- T Carro.
- T Avião.
- C Internet.
- C Jornal impresso.
9. Desenhe, no caderno ou em uma folha avulsa, um objeto pelos seguintes pontos de vista.
Resposta pessoal.
- Do alto e de lado.
- Do alto e de cima para baixo.
- De frente.
10. Mateus e sua família moram em um bairro industrial. Sua amiga Lúcia mora em um bairro comercial. Em uma folha avulsa, represente como você imagina que sejam os bairros dessas duas crianças.
Resposta pessoal.
11. Escreva no caderno alguma tradição existente no seu bairro ou em algum bairro conhecido de sua cidade.Resposta pessoal.
12. Escreva uma frase que possa representar a imagem a seguir. A frase deve ter como tema "A diversidade da população: valorizar e respeitar".
Resposta pessoal.
13. Em uma folha avulsa, crie duas pequenas placas de alerta escrevendo ou desenhando dois cuidados que podem ser tomados com a água ou o solo.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada estudante. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado.
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