4
SUMÁRIO
- O que você já sabe? 8
-
1 História da humanidade e origem da população brasileira 12
- (1) O que é história? 14
- Conhecendo o passado 14
- Atividades 17
- Outras fontes históricas 18
- Transformações e permanências 20
- Atividades 21
- (2) O surgimento da espécie humana 25
- As populações nômades 25
- Atividades 26
- (3) O processo de sedentarização 28
- As primeiras aldeias e cidades 30
- Atividades 31
- Cidadão do mundo A invenção do comércio 32
- Arte e História Os registros rupestres 34
- (4) Brasil, 500 anos? 35
- As Grandes Navegações 37
- O deslocamento de pessoas e de mercadorias 38
- Atividades 39
- (5) Os primeiros habitantes da América 40
- As origens da população brasileira 42
- Atividades 46
- Atividades 49
- Da África para o Brasil 50
- Atividades 55
- (6) A luta dos africanos e de seus descendentes 56
- As comunidades quilombolas 58
- Atividades 59
- Cidadão do mundo Brasil: uma mistura de culturas! 60
- Para saber fazer Exposição cultural 62
- Arte e História Máscaras africanas 64
- Atividades 65
- O que você estudou? 66
-
2 Aspectos naturais e o espaço do município 68
- (1) Clima e vegetação 70
- O tempo atmosférico 71
- Os climas do Brasil 72
- Atividades 74
- A vegetação natural e as paisagens 75
5
-
- Cidadão do mundo Alteração das formações vegetais brasileiras pelo ser humano 80
- Atividades 82
- (2) O relevo e suas formas 84
- Relevo brasileiro 86
- Atividades 88
- As ações da natureza e do ser humano no relevo 89
- Os rios e suas características 92
- Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras 94
- Os rios e as formas de relevo 95
- Atividades 96
- Como os rios são transformados 97
- Cidadão do mundo Energia elétrica: dos rios até a nossa casa 98
- Atividades 100
- (3) O município e suas paisagens 101
- Atividades 103
- Para saber fazer Croqui da paisagem 104
- Orientando-se pelo município 106
- Atividades 109
- (4) Município: espaço rural e espaço urbano 111
- O município nos mapas 112
- As paisagens rurais do município 114
- As paisagens rurais e o meio natural 115
- Atividades 117
- As paisagens urbanas do município 118
- As paisagens urbanas e o meio natural 119
- Atividades 121
- O trabalho no espaço rural 122
- Atividades 124
- Diferentes maneiras de produzir no campo 126
- A importância das atividades do espaço rural 127
- Atividades 129
- Cidadão do mundo A força da mulher no campo 130
- O trabalho no espaço urbano 132
- A importância das atividades do espaço urbano 133
- O emprego nas cidades 134
- Atividades 135
- O que você estudou? 136
-
3 Brasil: território e migrações no passado e no presente 140
- (1) O Brasil no mundo 142
- O Brasil na América 143
6
-
- Atividades 144
- O território brasileiro 145
- As cinco grandes regiões 147
- Atividades 148
- (2) A administração do território 149
- Estudando a administração do município 150
- Atividades 152
- A administração do município e os serviços essenciais 153
- Atividades 155
- Direitos e deveres do cidadão 156
- Cidadão do mundo Todos pagam pelos serviços públicos 158
- Atividades 159
- (3) De um lugar para o outro 160
- A chegada dos imigrantes 161
- Atividades 164
- A vida nas fazendas de café e nas cidades 165
- Atividades 167
- Os imigrantes nas cidades 168
- Atividades 171
- (4) A imigração pelo Brasil 172
- Atividades 175
- Os imigrantes dos séculos 19 e 20 176
- Atividades 179
- Cidadão do mundo Refugiados no Brasil 182
- Atividades 184
- (5) Em busca de uma vida melhor 185
- A migração de nordestinos e a extração do látex 187
- Os nordestinos e a construção de Brasília 188
- Atividades 189
- Cidadão do mundo Conservando a Amazônia 190
- Um vai e vem de gente 193
- Arte e História O artesanato do Nordeste 196
- Atividades 198
- O que você estudou? 200
-
4 Integração entre os espaços e as pessoas 204
- (1) A integração entre o espaço rural e o espaço urbano 206
- A cidade depende da produção do campo 206
- O campo depende da produção da cidade 207
- Atividades das cidades e do campo 209
- Atividades 210
- (2) Da matéria-prima ao consumidor 212
- Cidadão do mundo Repensando o consumo 214
- Para saber fazer Como fazer uma com pra consciente 216
7
-
- Atividades 218
- (3) Espaços que se integram 219
- Os meios de transporte 219
- Os meios de comunicação 221
- Atividades 222
- Cidadão do mundo O desenvolvimento das técnicas de navegação 224
- Atividades 229
- (4) As pessoas sempre se comunicaram 230
- A tradição oral 230
- A comunicação por meio de gestos 231
- Atividades 232
- O surgimento da escrita 233
- Atividades 234
- (5) Transformações nos meios de comunicação 235
- Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação 238
- Atividade 239
- Para saber fazer Blog da turma 240
- Cidadão do mundo A exclusão digital 242
- Arte e História Charges sobre os meios de comunicação 244
- O que você estudou? 245
- O que você já aprendeu? 248
- Para saber mais 253
- Referências bibliográficas comentadas 255
Ícones da coleção
Nesta coleção, você encontrará alguns ícones. Veja a seguir o que significa cada um deles.
Indica que poderá compartilhar com seus colegas uma ideia ou alguma experiência interessante.
Indica uma atitude que se pode ter para viver melhor em sociedade.
Indica a possibilidade de momentos de leitura e escrita com a família.
Indica imagens que não estão proporcionais entre si.
Indica que as cores apresentadas na imagem não correspondem às originais.
Indica conceitos, noções ou habilidades de cartografia.
Atividade de resposta oral.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade no caderno.
Atividade relacionada ao uso de tecnologias.
Atividade de pesquisa.
8
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. No caderno, ou em uma folha avulsa, desenhe o lugar onde você vive. Depois, responda às seguintes perguntas: Do que você mais gosta neste lugar? O que poderia melhorar? Quais são as suas atitudes para a preservação e o cuidado desse ambiente?
2. Em nosso dia a dia, passamos por diferentes lugares e realizamos diversas atividades. Escreva em seu caderno ao menos dois lugares que você frequenta em seu cotidiano e descreva quais atividades pratica em cada lugar.
3. Em nosso país, há diferentes povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Escolha um desses povos ou comunidades e descreva em seu caderno ao menos um aspecto do modo de vida deles. Cite duas semelhanças ou duas diferenças entre o modo de vida escolhido e o seu.
4. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
- Identifique e escreva três elementos naturais presentes na imagem.
- Identifique e escreva três elementos culturais presentes na imagem.
- Explique como a ação humana atuou na transformação dessa paisagem.
5. Desenhe em uma folha avulsa uma transformação de paisagem no lugar onde vive e, depois, descreva-a. Essa transformação pode ser rápida ou lenta e de ação da natureza ou da sociedade. Elabore sua resposta no formato a seguir.
- Como era antes
- Transformação ocorrida
9
6. Observe as imagens a seguir e escreva no caderno que lugar cada uma representa.
A
B
C
D
7. Observe a lista a seguir e anote no caderno qual atividade econômica corresponde a cada produto ou serviço. Elabore sua resposta conforme o exemplo.
Produto | Atividade econômica |
---|---|
Leite | Pecuária |
Leite - Sapato - Arroz - Consulta médica - Peixe
8. A manchete a seguir trata de um problema ambiental. Leia com atenção e responda às questões em seu caderno.
Poluição do ar afeta crescimento de árvores em São Paulo
Disponível em: https://oeds.link/mLiXti. Acesso em: 8 jul. 2021.
- Qual problema ambiental é destacado na manchete?
- Você já observou esse tipo de problema no lugar em que vive?
- O que pode ser feito para combater esse tipo de problema ambiental?
10. Escreva no caderno cinco materiais que devem ser destinados à coleta seletiva. Qual é a importância do descarte correto desses materiais?
10
11. Desenhe no caderno uma fonte histórica que pode ser usada para estudar um pouco da história da sua vida.
12. Agora, abaixo do seu desenho, escreva um parágrafo explicando que tipo de informações essa fonte pode fornecer sobre você. Apresente seu desenho e seu texto aos colegas.
13. Observe as imagens e discuta oralmente com os colegas como é o modo de vida nos dois ambientes representados. Não se esqueça de citar alguns exemplos de atividades produtivas exercidas em cada um deles.
14. Complete a frase a seguir no caderno.
As comunidades quilombolas são...
11
15. Você já estudou sobre a sua história pessoal, familiar e sobre a história do seu bairro, município ou região. Reflita sobre isso e escreva um texto no caderno utilizando as palavras do quadro.
16. Vamos fazer uma roda de conversa com os colegas sobre a história do seu município ou da sua região. Leia os itens a seguir para orientar as discussões na roda de conversa.
- Cite alguns grupos sociais que são considerados relevantes para a formação do município ou da região onde você vive.
- Explique como esses grupos influenciaram a identidade regional do local onde você vive.
- Cite alguns exemplos de elementos culturais locais que contêm influências dessas populações.
- Que tipo de evento está ligado à formação do seu município?
- Como a diversidade cultural se expressa no local?
- Você sabe se no seu município ou na sua região ocorreram deslocamentos populacionais?
- Em grupos, façam um cartaz após a roda de conversa sobre os pontos debatidos. Busquem inserir imagens e pequenos textos na sua produção.