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1 História da humanidade e origem da população brasileira
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Para conhecermos informações sobre o passado, podemos pesquisar documentos e objetos pessoais, analisar construções e monumentos antigos, além de conversar com pessoas mais velhas.
CONECTANDO IDEIAS
- O Cais do Valongo foi um dos maiores portos de desembarque de pessoas escravizadas na América. Em sua opinião, o que essa construção revela sobre o passado da história do Brasil?
- Para você, o que é história? Comente com os colegas.
- Você conhece algum fato que pode ser considerado um marco na história da humanidade? Qual? Converse com os colegas sobre isso.
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1 O que é história?
A história é construída pelas ações que o ser humano pratica em diferentes lugares ao longo do tempo. Por isso, a história continua sendo feita a cada dia e todos nós participamos de sua construção.
1. Descreva um fato que aconteceu em sua vida em uma época passada.
2. Você já havia pensado que as ações praticadas pelas pessoas ajudam a construir a história? Comente com os colegas.
Conhecendo o passado
Geralmente, procuramos saber sobre o passado quando precisamos resolver alguma questão do tempo presente: Qual é a origem da humanidade? Por que existem guerras? Por que existe discriminação racial no Brasil? Como funciona a política em meu país? Qual é a origem do meu sobrenome? Para auxiliar nessa tarefa de conhecer e interpretar o passado, existe o estudo de História.
Vamos analisar o exemplo do sítio arqueológico Cais do Valongo, apresentado nas páginas de abertura da unidade. Por que é importante preservá-lo? As ruínas dessa construção são uma evidência física da chegada de milhares de pessoas, trazidas da África como escravizadas para trabalhar no Brasil. Preservar essa construção nos ajuda a não esquecer o passado de escravidão em nosso país, que deixou marcas profundas na sociedade.
Por causa de sua importância histórica e social, o Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco, em 2017.
- Patrimônio Mundial:
- título dado pela Unesco a uma área, região, monumento, obra de arte, costume, ritual, etc. que tenha valor cultural e histórico para a humanidade
- Unesco:
- sigla em inglês da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura
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Escrevendo a história
Todos os dias acontecem fatos que passam a fazer parte da história. Mas existem acontecimentos que ocorreram há muito tempo, muitos anos antes de nós existirmos. Como será que esses fatos são descobertos e explicados?
Muitos acontecimentos passados somente se tornam conhecidos a partir de pesquisas. Essas pesquisas são realizadas por profissionais que se dedicam ao estudo da História, conhecidos como historiadores e historiadoras.
Estudando as fontes históricas
Para tentar reconstruir o passado, os historiadores analisam todo tipo de vestígio que é deixado pelas pessoas. Esses vestígios são chamados fontes históricas.
No trabalho de pesquisa, os historiadores utilizam os mais variados documentos que trazem informações sobre modos de vida, costumes, lugares ou sociedades de outras épocas.
Os historiadores podem utilizar documentos como jornais, cartas, mapas, livros, pinturas, esculturas, fotos, filmes, objetos pessoais, utensílios, moedas, construções antigas, relatos, entre outros.
Observe alguns exemplos.
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No futuro, se alguns historiadores decidissem estudar o modo como você viveu e a história da sua vida, quais fontes históricas você acha que eles poderiam utilizar? Comente.
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ATIVIDADES
1. Veja a seguir dois exemplos de fontes históricas: uma foto da inauguração de Brasília e uma notícia de jornal.
Brasília converte-se em capital
Brasília, a mais moderna cidade do mundo, converte-se na manhã deste dia 21 de abril de 1960 na capital do Brasil. A solenidade culminante das festas organizadas para celebrar com adequada grandiosidade o episódio histórico que a nação vive [...] está prevista para as 9h30 [...].
Folha de S.Paulo: primeira página, 1921-1995. 3. ed. São Paulo: Publifolha, 1995. p. 79.
- Imagine que você seja um historiador que vai usar a notícia e a foto apresentadas para estudar alguns acontecimentos do ano de 1960. O que você conseguiria descobrir analisando essas fontes? Escreva no caderno.
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Outras fontes históricas
As construções antigas são outro exemplo de fontes históricas.
- chafariz:
- fonte com bicas por onde sai a água
Preservar as construções antigas é muito importante! Essas construções nos ajudam a saber mais sobre nossa história e sobre como nossos ancestrais viviam.
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As fontes orais
Outro exemplo de fonte histórica são os depoimentos de pessoas. Esses depoimentos geralmente são coletados por meio de entrevistas, em que as pessoas relatam suas lembranças pessoais sobre acontecimentos de que elas participaram.
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Transformações e permanências
Com o passar do tempo, as pessoas e as sociedades transformam-se, porém muitas coisas permanecem semelhantes. Observe as fotos.
1. Compare as fotos. O que mudou de uma época para a outra? E o que permaneceu?
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ATIVIDADES
1. Converse com seus pais ou outros familiares e procure saber um fato que tenha ocorrido no ano em que você nasceu. Pode ser algo que tenha acontecido no município ou região onde você mora, no Brasil ou em algum outro país. Depois, com a ajuda do seu familiar, anote no caderno o que você conseguiu descobrir.
2. Vamos coletar um relato oral sobre a história do seu município? Siga as orientações a seguir.
- Junte-se a alguns colegas e marquem uma entrevista com um morador antigo do município onde vocês vivem.
- Preparem perguntas sobre o município, como ele foi fundado, como se desenvolveu e quais as principais mudanças e permanências no local.
- Com a autorização do entrevistado, filmem a entrevista com um celular ou outro equipamento.
- Com os demais grupos e a ajuda do professor, organizem um acervo digital com as entrevistas. Depois, divulguem o acervo no site da escola, de modo que várias pessoas possam conhecer informações sobre o município por meio de relatos orais.
3. A cédula a seguir circulou no Brasil a partir do ano de 1966. Ela é considerada uma fonte histórica e, por meio de sua análise, podemos descobrir informações importantes sobre a época em que ela começou a circular. Observe-a.
-
Agora, identifique e escreva no caderno os seguintes elementos que aparecem nessa fonte histórica
-
Nome do Brasil naquela época.
-
Nome da moeda, ou seja, o nome do dinheiro do país.
-
Nome da instituição que emitia a cédula.
-
Nome da pessoa homenageada.
-
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4. Observe a pintura.
-
A noiva é uma das pessoas que aparece na cena. Tente identificá-la e mostre-a aos colegas.
- Agora, converse com os colegas sobre as questões a seguir.
- Qual é o tema principal da imagem?
- Qual foi a sua primeira impressão ao observá-la?
- Em que época ela foi produzida?
- Qual é o título da imagem?
- Por que podemos considerar essa obra uma fonte histórica?
- Como essa imagem nos auxilia a estudar e compreender aspectos sobre o passado?
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5. Os historiadores também podem analisar diferentes fontes históricas por meio da comparação. Observe os dois utensílios domésticos retratados a seguir.
A
B
Identifique a alternativa correta e anote-a no caderno. Depois, corrija a que estiver incorreta.
- Os materiais utilizados na fabricação desses dois utensílios mudaram.
- A fonte de energia do utensílio A é a mesma do utensílio B.
6. No município ou região onde você vive existe algum monumento ou construção histórica? Em grupo, pesquisem sobre o tema e tragam informações sobre essa fonte histórica, como sua data de construção, onde ela fica, por que ela foi construída, como está sua preservação, etc. Se julgar pertinente, leve também imagens dessa construção aos colegas para que possam ser visualizadas.
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A ARQUEOLOGIA
Além dos historiadores, há outros profissionais que se dedicam ao estudo da história humana, como os arqueólogos. Os arqueólogos investigam vestígios dos grupos humanos do passado em ossadas, pinturas em cavernas, ruínas de construções, objetos de cerâmica, instrumentos de pedra, restos de fogueira, entre outros.
Os lugares onde são encontrados vestígios da ocupação de antigos grupos humanos são chamados de sítios arqueológicos. Os estudos realizados nesses lugares tornam possível o conhecimento de características do dia a dia dos povos pesquisados, como os tipos de alimento que consumiam ou as atividades que realizavam.
1. Como você imagina que esse instrumento foi feito? Para que você acha que ele era utilizado?
2. Qual é a importância dos estudos arqueológicos? Levante algumas hipóteses.
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2 O surgimento da espécie humana
Os primeiros ancestrais dos seres humanos surgiram na África há milhões de anos. Foi nesse continente que pesquisadores encontraram fósseis de primatas considerados nossos primeiros ancestrais.
Ao longo de milhares de anos, os primeiros grupos humanos migraram para outras regiões do planeta.
- fósseis:
- vestígios de seres vivos conservados em depósitos naturais
As populações nômades
Nas primeiras comunidades humanas, as populações costumavam viver principalmente da caça de animais e da coleta de frutos e vegetais.
Assim, para buscarem alimentos, as pessoas tinham que se mudar com frequência. Esse modo de vida, em que as populações não têm moradia fixa, é chamado de nomadismo.
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O DOMÍNIO DO FOGO
Com o tempo, os seres humanos desenvolveram técnicas para produzir fogo.
Isso alterou profundamente o modo de vida dessas populações. A iluminação e o aquecimento nos abrigos alteraram o ritmo das atividades cotidianas, que agora poderiam ocorrer à noite. Os alimentos passaram a ser cozidos ou assados, o que melhorou a qualidade da alimentação na época. Além disso, o fogo tornou-se uma nova arma para afugentar animais selvagens.
ATIVIDADES
1. Observe o mapa a seguir.
Fonte de pesquisa: HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. 34. ed. Porto Alegre: L&PM, 2018. p. 22.
-
Identifique no mapa a área que corresponde ao território onde você vive.
- Agora, em um mapa-múndi, pesquise onde fica a Etiópia e identifique no mapa também.
- Podemos afirmar que a migração dos grupos humanos para a América foi um processo demorado? Explique no caderno citando elementos do mapa.
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2. Leia o texto e faça as atividades no caderno.
LER E COMPREENDER
[...]
A descoberta de Lucy, juntamente com outros esqueletos dos primeiros seres humanos na África, mostra que foi aqui, neste continente, que nasceu a humanidade. "Todas as características que nos distinguem dos nossos parentes vivos mais próximos, os chimpanzés, tiveram origem neste continente - do bipedalismo à dependência da tecnologia, mas também os traços humanos essenciais, os cérebros grandes, a inteligência, o pensamento abstrato e o comportamento simbólico. [...]
Lucy: o fóssil que reescreveu a história da humanidade, de Mantegaftot Sileshi. Deutsche Welle, 1o mar. 2018. Disponível em: https://oeds.link/8L4LHR. Acesso em: 17 maio 2021.
-
Copie o quadro a seguir no caderno. Depois, pesquise no dicionário as palavras listadas e complete o quadro com o significado de cada uma.
- De acordo com o texto, onde nasceu a humanidade? Justifique sua resposta com base nas informações do texto.
- Quais são as principais características humanas citadas no texto?
- Em que veículo de comunicação esse texto foi publicado? Você consegue identificar o gênero textual dessa publicação? Converse com os colegas e com o professor sobre isso.
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3 O processo de sedentarização
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Há cerca de 12 mil anos, no Oriente Médio, alguns grupos humanos perceberam que as sementes germinavam ao serem enterradas no solo. Assim começaram as primeiras plantações.
Nessa época, alguns animais, como os cachorros, passaram a ser criados próximo às aldeias para serem utilizados em tarefas diárias, como a caça.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais possibilitaram que as comunidades humanas se fixassem nos territórios, deixando o modo de vida nômade e se tornando sedentárias. Chamamos essa mudança no modo de vida dos nossos ancestrais de sedentarização.
Durante o processo de sedentarização, mulheres e homens desempenhavam papéis importantes para a comunidade. As mulheres cuidavam dos filhos, do cultivo agrícola e do preparo dos alimentos. Os homens caçavam, pescavam, cuidavam dos rebanhos e auxiliavam na agricultura.
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As primeiras aldeias e cidades
Com o tempo, o desenvolvimento cada vez maior das primeiras aldeias provocou o surgimento de grandes agrupamentos populacionais: as cidades.
Uma das mais antigas cidades de que se tem conhecimento é Çatal Huyuk, situada na Turquia. Formada há cerca de nove mil anos, Çatal apresentava pequenas moradias situadas lado a lado. Nessa cidade já ocorria a especialização do trabalho, ou seja, pessoas que exerciam funções determinadas, como artesãos e construtores.
Por meio de pesquisas arqueológicas, sabe-se que os moradores de Çatal Huyuk praticavam diversos rituais e também realizavam atividades comerciais. Nas regiões próximo à cidade foram encontrados vestígios de plantações de cereais e de criação de animais.
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ATIVIDADES
1. Observe as ilustrações a seguir, que mostram uma das técnicas utilizadas pelos nossos ancestrais para produzir fogo.
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Converse com os colegas e relacione cada ilustração à sua descrição correspondente.
- A faísca produzida pelo atrito das pedras inicia o fogo.
- Quando os gravetos pegam fogo, colocam-se então mais gravetos para alimentar a fogueira.
- Para produzir fogo, são usadas duas pedras.
2. Junte-se a alguns colegas e pesquisem sobre o fóssil da Lucy, encontrado em 1974, na Etiópia. Depois, siga o roteiro de tarefas a seguir para a produção de uma apresentação digital de slides sobre o tema. Cada membro do grupo pode ficar responsável por uma das tarefas que seguem.
- Pesquisa de dados e informações.
- Pesquisa de imagens.
- Montagem da apresentação digital, com a ajuda de um adulto.
- Apresentação oral com o uso dos recursos.
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CIDADÃO DO MUNDO A invenção do comércio
Conforme ocorria o desenvolvimento agrícola, os grupos humanos sedentários passaram a produzir uma quantidade cada vez maior de alimento. Em alguns casos, eles produziam mais do que podiam consumir, é o que chamamos de excedente.
As primeiras formas de comércio se desenvolveram provavelmente a partir da troca direta de excedentes. Veja o exemplo a seguir.
Com o passar do tempo, as populações começaram a atribuir valores diferentes para determinados produtos, conforme percebiam que eles eram mais raros ou davam mais trabalho para serem fabricados. Assim, pouco a pouco, as mercadorias trocadas passaram a ser vinculadas a determinado valor, que, com o passar do tempo, passou a ser representado por moedas, isto é, mercadorias que tinham um valor de equivalência.
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O comércio foi se tornando uma relação cada vez mais complexa e cresceu junto com as civilizações, tornando-se fundamental nas relações entre os diferentes povos.
A invenção da moeda revolucionou as relações comerciais. Atualmente, grande parte dos países utiliza moeda para realizar o comércio. Porém, as relações comerciais feitas com base na troca de produtos não deixaram de existir.
Leia o texto a seguir, que trata do tipo de comércio realizado pela comunidade quilombola de Bombas, no município de Iporanga, São Paulo.
[...]
O plantio nas roças e quintais é a principal fonte de subsistência das famílias. Nas roças são cultivados arroz, milho, feijão, mandioca, batata doce, cara de espinho, taiá (legume para ser consumido cozido, em sopa, etc), inhame, amendoim, chuchu (na beira da roça, em bacias mais frias, com terra úmida, chamada de chuchuá). Ao redor das casas, nos quintais, produzem laranja, ata (fruta do conde), banana, mexerica, abacaxi, ameixa, limão, café, etc.
Essa produção é voltada principalmente para o consumo das próprias famílias. É muito pequena a venda de produtos da roça na comunidade. São mais comuns as trocas e os empréstimos, pagos em uma próxima safra. Algumas frutas, como a mexerica, são vendidas no comércio da cidade mais próxima, Iporanga, para viabilizar a compra de outros produtos necessários à manutenção das famílias.
Mais comum [é] a venda e a troca de produtos da comunidade no comércio da cidade por ferramentas, calçados (principalmente botas de borracha), sal, açúcar, óleo diesel (para lamparina), óleo para cozinhar, etc. São criados galinhas, patos, porcos, cavalos, burros. Esses também são principalmente para consumo próprio, mas ocorrem trocas e vendas entre as famílias. [...]
Bombas. Quilombos do Ribeira. Disponível em: https://oeds.link/ZtvzDQ. Acesso em: 23 jan. 2021.
1. Como é o comércio realizado por essa comunidade? Com quais objetivos o comércio é realizado pelos moradores?
2. Sua família já realizou comércio com base em trocas de produtos? Em caso afirmativo, comente com os colegas.
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ARTE E HISTÓRIA
Os registros rupestres
Há milhares de anos, muitos grupos humanos se expressavam por meio de imagens nas paredes de rocha das cavernas. Chamamos esse tipo de representação de registros rupestres. Observe a seguir.
Os materiais usados para fazer as pinturas eram bastante diversificados. Costumava-se usar ossos e pelos de animais, instrumentos feitos com plantas e até mesmo as próprias mãos.
- Observe as imagens. O que foi representado em cada registro?
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4 Brasil, 500 anos?
Em abril de 2000, em diversos lugares do país, foram organizadas cerimônias e festividades para comemorar os 500 anos do Brasil.
Mas esses 500 anos são contados a partir de qual data?
Os 500 anos do Brasil são contados a partir do dia 22 de abril de 1500, quando navegadores portugueses, comandados por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao território que hoje corresponde ao Brasil.
Após a chegada, Cabral tomou posse das terras em nome do rei de Portugal, não levando em consideração o fato de que aqui já viviam milhões de indígenas.
Desde então, essa data passou a ser considerada pelos portugueses como o dia do "Descobrimento do Brasil".
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Os 500 anos do Brasil, entretanto, não foram comemorados por todos. Vários líderes indígenas organizaram uma marcha em protesto contra essas comemorações.
Esses líderes se reuniram na aldeia Coroa Vermelha, próximo a Porto Seguro, e realizaram o maior encontro de líderes indígenas já ocorrido no Brasil até então.
Leia o trecho de um depoimento dado por Maninha Xukuru, líder indígena que participou da organização da marcha de protesto.
A marcha demonstra o nosso repúdio às comemorações oficiais. Os povos indígenas têm sofrido violências e massacres de todos os tipos nestes cinco séculos. Dezenas de nações indígenas foram totalmente eliminadas. Nós mostraremos a real situação em que vive o nosso povo: miséria, negação dos nossos direitos, discriminação e outras agressões. [...]
Enquanto o governo brasileiro estará festejando, nós vamos denunciar e mostrar ao mundo o que o Brasil fez com os donos desta terra e como está tratando os que resistiram.
Willian França. Líder aponta "contradição" nos festejos. Folha de S.Paulo, São Paulo, 9 abr. 2000. Primeiro caderno, p. 18.
Os povos indígenas protestaram na época das comemorações dos 500 anos do Brasil porque, para eles, o dia 22 de abril de 1500 marca o início da invasão de suas terras pelos portugueses.
Para os indígenas, esses 500 anos foram de sofrimento e exploração de seu povo, mas também de resistência e de luta em defesa de suas terras e de seus direitos.
1. Reconte a um familiar o que você aprendeu nestas duas páginas. Depois, leia com ele os textos novamente, conversem sobre o tema e escrevam no caderno um resumo sobre o assunto.
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As Grandes Navegações
No ano de 1500, os portugueses chegaram ao território indígena. Mas o que fez com que eles chegassem até aqui?
Ao longo do século 15, os portugueses organizaram diversas expedições marítimas, a fim de explorar a costa da África e encontrar uma passagem entre os oceanos Atlântico e Índico para chegar às Índias.
Se encontrassem esse caminho marítimo, os portugueses poderiam participar do comércio de diversos produtos, principalmente o de especiarias, que era realizado entre a Europa e as Índias.
Assim como os portugueses, outros europeus organizaram expedições marítimas nos séculos 15 e 16, principalmente os espanhóis. Essas expedições ficaram conhecidas como Grandes Navegações. Elas tinham como objetivo encontrar outras terras e novas rotas comerciais. Foram elas que possibilitaram a expansão do mundo conhecido pelos europeus.
AS ESPECIARIAS
As especiarias, como cravo, canela, gengibre, pimenta e noz-moscada, eram muito valorizadas na Europa, no século 15. Além de servirem como tempero, eram usadas na conservação de alimentos e também como remédios.
Atualmente, esses produtos são mais facilmente encontrados. No Brasil, é bastante comum as pessoas usarem especiarias no preparo de chás e de alimentos doces e salgados.
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O deslocamento de pessoas e de mercadorias
As Grandes Navegações representaram várias transformações nas relações comerciais entre os diferentes povos do mundo. Elas estabeleceram rotas marítimas e incentivaram a criação de rotas terrestres, que tinham como objetivo facilitar a circulação de pessoas e de mercadorias.
As expedições dos séculos 15 e 16 transformaram também as relações entre as pessoas. Povos muito diferentes entre si estabeleceram contato, causando profundos impactos sociais, culturais, econômicos, etc.
O contato dos europeus com os povos indígenas da América, por exemplo, causou a marginalização desses povos, que tiveram suas terras tomadas e parte de sua cultura destruída. Considerados "inferiores" pelos europeus, milhões de indígenas foram perseguidos e mortos. Interessados nas riquezas naturais e em tomar posse dos territórios indígenas, os europeus promoveram uma verdadeira catástrofe na América.
2. Como o encontro de europeus e indígenas foi representado nessa gravura? Converse sobre ela com os colegas.
Embora tenham criado novas rotas e caminhos e ampliado as relações comerciais, as Grandes Navegações representaram o domínio de alguns povos sobre outros, causando profundas desigualdades sociais nos territórios conquistados. Essas desigualdades podem ser percebidas na maioria dos países do continente americano até os dias atuais.
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ATIVIDADES
1. No mapa a seguir estão representadas as principais expedições realizadas pelos portugueses na tentativa de descobrir o caminho marítimo para as Índias. Observe-o.
Fonte de pesquisa: Atlas Histórico Básico, de José Jobson de A. Arruda. São Paulo: Ática, 2002.
-
Agora, observe a linha do tempo a seguir. Nela, cada letra representa um dos lugares explorados pelos portugueses na costa da África, durante o século 15. Utilize as informações do mapa e da linha do tempo para compor uma tabela no caderno com a data de cada expedição e o nome de cada um dos lugares explorados.
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5 Os primeiros habitantes da América
Quando Cabral e sua esquadra aqui chegaram, em 1500, todo o território já era habitado por diferentes povos indígenas.
Calcula-se que, naquela época, viviam cerca de três milhões de indígenas nesse território. Essas pessoas eram descendentes dos primeiros povoadores da América, que aqui chegaram há milhares de anos.
Mas quando os primeiros seres humanos chegaram ao continente americano? Essa é uma questão que provoca muitos debates entre os pesquisadores.
Muitos estudiosos acreditam que o ser humano chegou à América há cerca de 12 mil anos. Entretanto, algumas pesquisas recentes indicam que esse fato pode ter ocorrido há muito mais tempo. É o caso, por exemplo, dos estudos realizados nos sítios arqueológicos do município de São Raimundo Nonato, no Piauí.
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Esses sítios foram descobertos pela pesquisadora Niède Guidon, que, na década de 1970, encontrou milhares de pinturas rupestres no local. Além disso, ela descobriu restos de fogueiras feitas por pessoas que lá viveram há cerca de 50 mil anos.
Para proteger os sítios arqueológicos de São Raimundo Nonato, foi criado o Parque Nacional da Serra da Capivara. Por causa de sua importância, em 1991, a Unesco elevou esse parque à condição de Patrimônio Cultural da Humanidade.
1. Você considera importante preservar os vestígios deixados pelas primeiras populações que habitaram a América? Por quê?
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As origens da população brasileira
A população brasileira formou-se a partir do encontro de diferentes grupos humanos. Entre esses grupos, os principais foram os indígenas, os colonizadores portugueses, os africanos e alguns outros povos imigrantes europeus e asiáticos.
Os povos indígenas
Quando os portugueses aqui chegaram, por volta do ano de 1500, diversos povos indígenas já habitavam essas terras. Esses povos, em geral, dedicavam-se à pesca, caça e agricultura, mas cada um deles tinha uma organização social própria e modos diferentes de vida e de organizar as aldeias.
O mapa abaixo mostra a provável distribuição e os principais grupos indígenas que viviam no território que hoje forma o Brasil, em 1500.
2. Identifique no mapa a localização do estado onde você vive e escreva no caderno os nomes dos povos indígenas que ocupavam esse território.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
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Na época em que os colonizadores portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, estima-se que entre 2 a 4 milhões de indígenas viviam nesse território. Após o contato com os colonizadores europeus, principalmente portugueses, a população indígena começou a diminuir por diversos motivos, entre eles, as doenças trazidas pelos colonizadores, as mortes em batalhas pela disputa de terras e a escravização.
Nas últimas décadas, porém, a população indígena voltou a aumentar no país devido aos atendimentos médicos e tratamentos de saúde que passou a receber, o que ajudou a reduzir a mortalidade desses povos, sobretudo entre as crianças.
As terras indígenas
De acordo com o IBGE, atualmente há mais de 305 povos indígenas no território brasileiro, que somam cerca de 896 mil pessoas. A maior parte desses povos vive em terras e reservas indígenas oficialmente demarcadas pelo governo federal, onde têm o direito de viver conforme seus costumes, suas tradições e sua cultura.
No entanto, muitas terras ocupadas por povos indígenas ainda não foram demarcadas pelo governo. Sem essa regularização, elas correm o risco de serem invadidas devido a interesses econômicos de madeireiros, fazendeiros, garimpeiros, entre outros.
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O mapa a seguir mostra as atuais reservas indígenas existentes no território brasileiro.
3. Em sua opinião, é importante que as terras indígenas sejam demarcadas?
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 107.
A INFLUÊNCIA CULTURAL INDÍGENA
A cultura brasileira teve grande influência dos povos indígenas, herdando muitos hábitos e costumes deles. Alguns exemplos dessa influência são: o consumo de alimentos preparados à base de mandioca e milho (farinha, pirão, tapioca, beiju e mingau); a utilização de várias ervas medicinais; o artesanato com fios e fibras extraídos de plantas; o hábito de tomar banhos diários e de descansar e dormir em redes; as lendas e os mitos que fazem parte do nosso folclore, como Curupira, Saci, Boitatá e Iara.
- Você consegue observar a presença de pessoas ou tradições de origem indígena no lugar onde vive?
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A colonização portuguesa
A ocupação do território brasileiro pelos europeus teve, a princípio, o objetivo de explorar os recursos naturais e, depois, a colonização. No primeiro século dessa colonização, os portugueses estabeleceram-se no litoral brasileiro e em suas proximidades, fundando as primeiras vilas.
Nessas áreas ocorreram os primeiros encontros entre portugueses e povos indígenas, como os Tupinambás, Caraíbas, Tupiniquins e Pataxós. Logo os confrontos se tornaram frequentes, pois os colonizadores tentaram dominar esses povos com o objetivo de utilizar sua força de trabalho. Posteriormente, os africanos escravizados trazidos para o Brasil foram obrigados a trabalhar para os colonizadores portugueses.
A imagem abaixo mostra como o pintor alemão Johann Moritz Rugendas representou a derrubada de uma floresta com o objetivo de explorar madeiras nobres e abrir novas áreas de lavoura, por meio do trabalho de africanos escravizados.
A INFLUÊNCIA CULTURAL PORTUGUESA
Entre os diversos povos que formaram a população brasileira, foram os portugueses que exerceram a maior influência em nossa cultura. A principal herança dos colonizadores foi a língua portuguesa, falada em praticamente todo o território nacional. Além disso, os portugueses trouxeram a religião católica e as tradições do calendário religioso e as festas populares, como o Carnaval e as festas juninas. Da culinária, herdamos a tradição dos doces feitos com ovos e leite, o uso de alguns temperos, como canela e cravo, e pratos típicos, como bacalhau e broa de fubá.
-
Com os colegas, identifiquem os hábitos, os costumes e as influências da cultura portuguesa no lugar onde vocês vivem.
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ATIVIDADES
1. De acordo com o mapa da página 44, no estado onde você mora existe alguma reserva indígena? Faça uma pesquisa sobre uma dessas reservas, procurando saber quantos indígenas vivem nela, qual a etnia predominante e quais são seus principais costumes, como hábitos alimentares, atividades que praticam ou comemorações. Vocês podem pesquisar em sites como:
- Funai (Fundação Nacional do Índio) https://oeds.link/ub8aIa;
- IBGE Indígenas https://oeds.link/JfRerX;
- ISA (Instituto Socioambiental) https://oeds.link/5NXDo6;
- PIB (Povos Indígenas do Brasil) https://oeds.link/Cra1h6;
- PIB Mirim (Povos Indígenas do Brasil Mirim) https://oeds.link/3twVZ4.
2. De acordo com o que estudamos, relacione no caderno cada uma das expressões culturais brasileiras representadas nas imagens ao povo do qual as herdamos.
- Povos indígenas
- Colonizadores portugueses
A
B
C
D
E
F
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A África e sua diversidade
A África é um imenso continente, ocupado por 54 países. Nesse continente, existe uma grande diversidade de povos, que falam cerca de 2 000 línguas.
Na época das Grandes Navegações, a África era habitada por povos diferentes entre si. Cada povo tinha sua própria língua, costumes e crenças. Além disso, eles tinham muitos conhecimentos de ciência e tecnologia. Leia o texto.
Os diversos povos que habitavam o continente africano, muito antes da colonização feita pelos europeus, eram bambambãs em várias áreas: eles dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia; usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos [...]; e tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna.
A África de todos nós, de Paola Gentile. Nova Escola, São Paulo: Fundação Victor Civita, ano 20, n. 187, nov. 2005. p. 42.
A diversidade de povos se refletia nas diferentes expressões artísticas, como a música, a dança, a pintura e a escultura. Desde a Antiguidade até os dias atuais, a África é um continente com grande riqueza cultural.
- bambambãs:
- palavra de origem africana que significa mestres
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Os povos africanos tinham várias formas de organização social. Entre essas formas de organização, destacavam-se os reinos e impérios. Veja como era organizado um dos reinos africanos, o Reino do Congo.
O Reino do Congo foi formado por volta do ano de 1400, na região sudoeste da África. Era dividido em províncias e o rei, chamado mani Congo, governava esse reino com o auxílio de um conselho de nobres. A capital do reino era a cidade de Banza Congo, que tinha uma população de cerca de 100 mil habitantes.
Os congoleses desenvolveram técnicas sofisticadas de produção de artesanato, principalmente de tecidos, e dominavam a tecnologia de produção de objetos de ferro.
O Reino do Congo mantinha relações comerciais com os reinos vizinhos, trocando mercadorias como sal, tecidos e objetos de metal. Essas trocas comerciais eram facilitadas pelo uso de uma concha chamada zimbo.
As famílias dos congoleses geralmente eram numerosas, pois eles costumavam ter muitos filhos. Entre os congoleses, a maternidade era considerada de grande importância, e uma mulher que tivesse vários filhos era muito respeitada.
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ATIVIDADES
1. De acordo com o texto citado na página 47, em quais áreas os antigos povos africanos se destacavam? Converse com os colegas.
2. Sobre o Reino do Congo, responda às questões a seguir no caderno.
- Quando esse reino foi fundado?
- Como ele era dividido e administrado?
- Qual era o nome da capital do reino? Quantos habitantes ela tinha por volta de 1400?
-
O que era o zimbo? Qual era sua função?
3. Em duplas, escrevam dois parágrafos no caderno sobre os seguintes tópicos acerca do Reino do Congo.
-
Formações familiares.
-
As relações comerciais.
Em seguida, leiam em voz alta para a turma os parágrafos que vocês escreveram e conversem sobre as produções dos colegas.
4. Nas páginas anteriores, conhecemos um pouco sobre o Reino do Congo. Porém, na África existiram diversos reinos e impérios na época da chegada dos europeus.
Vamos fazer uma pesquisa sobre esses povos? Observe as orientações a seguir.
- Dividam-se em três grupos e escolham o reino ou um dos impérios a seguir.
- Busquem informações sobre esse reino e esses impérios na biblioteca da escola e na internet. Se necessário, solicite a ajuda de um adulto para essa etapa do trabalho.
- Vocês podem montar uma apresentação de slides sobre o tema ou mostrar imagens no computador para seus colegas de turma.
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Da África para o Brasil
Atualmente, grande parte da população brasileira é composta de afrodescendentes. As culturas, com as tradições e os costumes dos povos africanos, estão presentes em nosso país. Além disso, as características físicas africanas são bastante perceptíveis no Brasil.
1. Você se parece com alguma dessas pessoas? Comente.
2. Você tem familiares que se parecem com as pessoas retratadas nas fotos?
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O Brasil e os afro-brasileiros
Os africanos não vieram para o Brasil por vontade própria. Eles começaram a ser trazidos para cá de maneira forçada, pelos portugueses, no século 16, e foram obrigados a trabalhar na condição de escravizados.
Por mais de 300 anos, o trabalho de africanos escravizados representou a principal mão de obra do Brasil. Muitos deles foram levados para trabalhar nas vilas e cidades, mas grande parte trabalhou na produção de açúcar nas áreas rurais, na extração de ouro e pedras preciosas e em lavouras de café.
Os africanos que foram trazidos para cá geraram seus descendentes e, com outros povos, ajudaram a formar a população brasileira.
O conhecimento trazido pelos africanos foi de grande contribuição para nossa cultura, tornando-a mais rica e diversificada em seus mais diversos aspectos, como nas artes plásticas, na música, na dança, na culinária e no jeito de falar o português. Por isso, é muito importante resgatar as origens africanas de nossa cultura e valorizar a diversidade da população do Brasil.
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Existem muitos meios de resgatar a cultura africana, como estudar a História da África e dos africanos no Brasil, participar de celebrações, dançar os ritmos, cantar as músicas e preparar alimentos.
O combate ao racismo
Você já presenciou uma situação em que alguém tenha sofrido racismo?
O que você sentiu com relação a isso? O racismo é um problema muito grave no Brasil e ainda atinge muitas pessoas.
Existem muitas formas de combatermos atitudes racistas. Podemos sempre conversar com as pessoas que conhecemos, mostrando a elas a importância do respeito e da igualdade. Também podemos denunciar ao poder público situações de racismo, já que ele é crime em nosso país. Podemos, ainda, nos engajar em movimentos sociais e participar de passeatas para exigir o fim do racismo.
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A mão de obra africana
Por volta de 1550, a produção de açúcar no Brasil estava crescendo e, por isso, faltava mão de obra. Os portugueses passaram, então, a escravizar africanos para trabalhar no Brasil, principalmente nas lavouras de cana e nos engenhos de açúcar.
A viagem para o Brasil era feita a bordo de navios que ficaram conhecidos como tumbeiros. Para transportar o maior número de pessoas, os traficantes aproveitavam cada espaço do navio. A falta de espaço e as péssimas condições de higiene e alimentação causavam a morte de muitas pessoas ao longo da viagem.
3. Em sua opinião, por que os navios que transportavam pessoas escravizadas eram chamados de tumbeiros?
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Os africanos que conseguiam sobreviver à viagem nos tumbeiros chegavam ao Brasil em péssimas condições de saúde. Depois de desembarcarem, em locais como o Cais do Valongo (visto anteriormente), eram levados para armazéns, expostos para serem vendidos como se fossem mercadorias e examinados cuidadosamente pelos compradores, que procuravam encontrar os mais fortes e saudáveis.
A ESCRAVIDÃO
A escravização de pessoas não ocorreu apenas entre os povos africanos. Infelizmente, o ato de escravizar pessoas foi praticado em vários lugares do mundo e em diferentes épocas.
Na Grécia antiga, por exemplo, a escravização de pessoas já ocorria há cerca de 2 500 anos. Nessa época, os romanos também escravizavam pessoas. Elas geralmente trabalhavam na agricultura, na mineração e desempenhavam trabalhos domésticos.
As pessoas escravizadas utilizadas tanto por gregos como por romanos, geralmente, eram estrangeiras aprisionadas em guerras, e seus proprietários tinham o direito de vendê-las, trocá-las ou castigá-las.
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ATIVIDADES
1. Leia o texto em voz alta com os colegas.
As pessoas capturadas no continente africano, transformadas em escravas e transportadas para o Brasil, traziam dentro delas [uma grande] riqueza cultural.
Por mais que fossem oprimidos, esses conhecimentos desabrochavam, muitas vezes, se sobressaindo aos conhecimentos dos brancos, outras vezes, se misturando e dando origem à cultura brasileira, hoje muito mais rica, colorida, alegre e mística, principalmente pela herança africana.
Negro: reconstruindo nossa história, de Nancy Caruso Ventura. São Paulo: Noovha América, 2003. p. 39.
Com base no texto e nos conhecimentos já adquiridos, responda às questões a seguir no caderno.
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Cite alguns conhecimentos dos africanos antes da chegada dos europeus à África.
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Quando os africanos escravizados começaram a ser trazidos para o Brasil?
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Por que a autora do texto afirma que a cultura brasileira é hoje muito mais rica, colorida, alegre e mística por causa da herança africana?
-
Você concorda com o ponto de vista da autora do texto? Converse com os colegas e forneça alguns argumentos que fundamentem sua opinião.
2. Vimos que o tráfico de pessoas escravizadas se desenvolveu nos caminhos marítimos do Atlântico. Essa atividade gerava elevados lucros tanto para os negociantes quanto para os donos de engenhos no Brasil. Porém, a escravização representou uma forma de violência extrema para a população africana. Sobre esse tema, releia as páginas 53 e 54 e discuta oralmente com os colegas sobre as questões a seguir.
-
Como eram as condições em que as pessoas escravizadas eram trazidas ao Brasil?
- Explique por que podemos afirmar que a escravização é um processo que desrespeita os direitos humanos.
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6 A luta dos africanos e de seus descendentes
Os africanos escravizados eram submetidos a castigos físicos, como chicotadas, e obrigados a usar algemas e correntes, entre outras violências. Para evitar maior sofrimento, muitos se submeteram às ordens de seus senhores, mas muitos reagiram contra a escravidão.
As formas de resistência eram variadas, por exemplo, desobedecer às ordens dos feitores, quebrar as ferramentas de trabalho e incendiar os canaviais. Outro importante meio de luta contra a escravidão era a fuga. Muitas pessoas escravizadas conseguiam escapar, reuniam-se e formavam quilombos, povoações estabelecidas em lugares escondidos nas matas.
A maioria dos quilombos acabou sendo destruída por tropas enviadas pelos governantes e pelos senhores, que temiam que mais pessoas escravizadas conseguissem escapar.
O maior quilombo que existiu no Brasil foi o Quilombo dos Palmares, que ficava localizado entre os atuais estados de Alagoas e Pernambuco. Palmares resistiu durante quase 100 anos e chegou a abrigar cerca de 20 mil pessoas. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares e tornou-se símbolo da luta dos africanos e de seus descendentes. Ele foi morto em 20 de novembro de 1695.
1. Observe a escultura que representa o líder Zumbi dos Palmares. A preocupação da autora foi retratar Zumbi como uma pessoa escravizada ou como um guerreiro? Comente.
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Apesar da resistência dos grupos de pessoas escravizadas, a escravidão no Brasil durou cerca de 350 anos, e só foi abolida em 13 de maio de 1888, com a assinatura da Lei Áurea. Essa lei foi assinada pela princesa Isabel, filha do imperador Dom Pedro II.
Desde então, os descendentes de africanos vêm lutando contra a discriminação e em favor da igualdade de oportunidades. Eles obtiveram muitas conquistas, como a lei aprovada na Constituição Federal de 1988, que considera crime o racismo.
Atualmente, os afro-brasileiros estão se organizando cada vez mais em defesa de seus direitos e para serem respeitados no país que ajudaram a construir.
Apesar de a abolição ser comemorada no dia 13 de maio, no Brasil, muitos afro-brasileiros dão mais importância ao dia 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data foi escolhida em homenagem a Zumbi, símbolo da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.
2. Você já tinha ouvido falar do Dia Nacional da Consciência Negra? O que você sabe sobre essa comemoração?
3. Em sua opinião, por que muitas pessoas preferem o dia 20 de novembro e não o dia 13 de maio como símbolo da luta contra a discriminação racial no país?
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As comunidades quilombolas
Os africanos e seus descendentes nascidos em terras brasileiras passaram a formar movimentos de resistência à escravidão. Os que fugiram, na tentativa de reconstruir uma organização social livre com base nas heranças culturais dos antepassados, formaram quilombos espalhados pelo Brasil.
Muitos desses quilombos resistiram ao longo do tempo formando as chamadas comunidades quilombolas, que são terras onde vivem, atualmente, cidadãos livres, descendentes de africanos escravizados. Nessas terras, as populações quilombolas mantêm costumes e tradições culturais de seus antepassados.
Estima-se que existam mais de 3 mil comunidades quilombolas espalhadas por quase todos os estados brasileiros. No entanto, apenas um pequeno número dessas comunidades tem a posse oficialmente reconhecida de suas terras. Sem esse reconhecimento de posse, as terras das comunidades quilombolas podem se tornar alvo de conflitos e os moradores ficam ameaçados de perderem o direito de viver nessas terras.
A INFLUÊNCIA CULTURAL DOS POVOS AFRICANOS
Os diferentes povos africanos trazidos para o nosso país tiveram grande influência na formação da cultura brasileira. As marcas dessa contribuição podem ser observadas nos mais variados aspectos de nossa cultura, como nos exemplos a seguir.
- Música e dança: samba, frevo, batuque e berimbau.
- Culinária: vatapá, acarajé, cuscuz e o uso do azeite de dendê.
- Festas populares: Maracatu e Congada.
- Religiosidade: candomblé e umbanda.
- Quais tradições ou hábitos de origem africana você consegue identificar no lugar onde vive? Conte aos colegas.
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ATIVIDADES
1. Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Quadro geral de comunidades remanescentes de quilombos (CRQs), 13 maio 2019. Disponível em: https://oeds.link/me7M4W. Acesso em: 30 jun. 2021.
-
Qual é o assunto principal representado pelo mapa? Em qual parte do mapa você obteve essa informação?
-
Qual é a fonte das informações representadas no mapa? Em qual parte do mapa você obteve essa informação?
- Qual é o estado brasileiro que apresenta o maior número de comunidades quilombolas?
- Quais são os estados brasileiros não possuem comunidades quilombolas?
- Quantas comunidades quilombolas existem no estado em que você vive?
- O que você sabe sobre comunidades quilombolas em seu estado? Faça uma pesquisa e traga essas informações para os colegas da sala. Conheça as informações pesquisadas por eles também.
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CIDADÃO DO MUNDO Brasil: uma mistura de culturas!
O contato entre os costumes indígenas, europeus e africanos contribuiu para a formação da cultura brasileira. Vamos conhecer a origem de algumas tradições do nosso país?
Desde sua chegada, os portugueses utilizaram os conhecimentos dos indígenas para sobreviver no território. Dessa forma, muito do modo de vida dos indígenas passou a fazer parte do cotidiano dos portugueses e chegou até os dias de hoje. Um desses hábitos é o costume de tomar banho diariamente.
O hábito de dormir e de repousar em redes é um costume de origem indígena que faz parte do cotidiano dos brasileiros até os dias de hoje.
Os vários povos indígenas que habitavam o Brasil tinham bastante conhecimento da natureza. Eles sabiam quais plantas serviam como alimento e como remédio. O consumo atual de vários alimentos, como o milho, a mandioca, a abóbora e o amendoim, tem origem nos hábitos indígenas.
A literatura de cordel, na qual poemas rimados são publicados em folhetos ilustrados, tem origem nas tradições portuguesas trazidas no período Colonial.
Os portugueses influenciaram no modo como muitas casas e igrejas foram construídas no período Colonial. Muitas dessas construções existem nas cidades brasileiras até os dias de hoje.
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A capoeira era praticada nas senzalas pelas pessoas escravizadas como forma de resistência contra a escravidão. Atualmente, milhares de pessoas em todo o Brasil praticam a capoeira como uma arte e um esporte. Além de contribuir para a saúde do corpo e da mente, ela ajuda a desenvolver em seus praticantes valores como o respeito e a solidariedade.
A influência africana está presente em muitos ritmos musicais brasileiros, como o samba, o maracatu e o frevo.
Muitos instrumentos musicais usados no Brasil são de origem africana, como o atabaque, a cuíca, o berimbau e o bongô.
Na culinária brasileira existem vários pratos de origem africana, como a canjica, o acarajé, o vatapá, o angu e a feijoada.
- Você já conhecia a origem de alguma das tradições apresentadas nestas páginas?
- Qual das tradições citadas faz parte do seu dia a dia? Converse com os colegas sobre isso.
- Em duplas, escrevam um texto no caderno sobre a diversidade de tradições que caracteriza a cultura brasileira. Utilizem em seu texto os elementos citados na seção. Depois, um dos membros da dupla pode ler o texto em voz alta para a turma
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PARA SABER FAZER
Exposição cultural
Os alunos do 4o ano e a professora resolveram fazer uma exposição sobre a cultura brasileira, com destaque para as influências dos povos indígenas, portugueses e africanos.
Veja o que eles fizeram.
- Dividiram-se em grupos.
- Analisaram os temas da exposição e escolheram o assunto de cada grupo.
- Realizaram uma pesquisa sobre o tema. Eles utilizaram livros da biblioteca e sites da internet.
- Separaram imagens, recortes, dados e informações encontradas e prepararam o material para a exposição.
- No dia escolhido com a professora, montaram a exposição. Penduraram cartazes e painéis, realizaram apresentações, tocaram músicas, propuseram a degustação de comidas típicas, entre outros. A exposição foi um sucesso!
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AGORA É COM VOCÊ!
Siga as etapas da página anterior para montar uma exposição cultural sobre a cultura brasileira com a sua turma.
Lembrem-se de que diversas tradições atuais do nosso país receberam influência dos povos indígenas, europeus e africanos.
Assim, procurem destacar esses aspectos na exposição, mostrando elementos da culinária, literatura, danças, festas, arquitetura, etc.
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ARTE E HISTÓRIA
Máscaras africanas
Muitos povos africanos mantêm o costume de usar máscaras em suas celebrações e rituais. Essas máscaras são consideradas sagradas porque representam elementos do sobrenatural, como os espíritos dos ancestrais a serem cultuados.
As máscaras são feitas de diversos materiais, como madeira, conchas, ferro, penas, bronze, marfim e miçangas. Veja a seguir alguns exemplos de máscaras africanas.
1. Você consegue identificar de que materiais são feitas essas máscaras? Converse sobre isso com os colegas.
A
B
C
2. Qual era a importância das máscaras para os povos africanos?
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ATIVIDADES
1. Observe a charge e responda às questões no caderno.
-
Descreva a charge.
-
Sobre qual problema brasileiro trata essa charge?
-
Qual é a crítica que o artista realizou ao produzir essa charge? Explique citando elementos da imagem.
2. Leia a manchete a seguir e, depois, responda oralmente às questões.
'O preconceito ainda existe', diz mulher negra em ação social contra o racismo, em Macapá
Disponível em: https://oeds.link/O0Zk4N. Acesso em: 23 jan. 2021.
LER E COMPREENDER
- Qual é o assunto da manchete?
- O que a pessoa citada afirma?
-
Cite algumas atitudes que devemos ter em nosso dia a dia para combater o racismo.
Você concorda com a opinião do artista da charge? Converse com os colegas sobre o tema e cite algumas formas de lutarmos contra o racismo na sociedade brasileira.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Vamos analisar uma fonte histórica? Copie a tabela no caderno e preencha-a com as informações acerca da fonte a seguir.
Análise
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Tipo de fonte.
-
Autor.
-
Data de produção.
-
Informações sobre o passado.
2. Na época do processo de sedentarização, como era dividido o trabalho entre homens e mulheres em uma aldeia? No caderno, escreva um parágrafo sobre o tema.
3. Sobre o domínio do fogo pelos primeiros grupos humanos, copie no caderno apenas as alternativas corretas e discuta com os colegas sobre os erros nas outras frases.
- Isso quase não alterou o modo de vida das pessoas.
- Essa prática foi importante para o aquecimento dos abrigos.
- Os alimentos continuaram a ser produzidos exatamente da mesma forma como era antes.
- O fogo era usado como arma contra animais selvagens.
- A iluminação permitiu a ampliação das atividades noturnas.
4. Escreva no caderno a definição correta das duas expressões a seguir.
-
Grandes Navegações.
-
Especiarias.
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5. Agora, após as definições dos conceitos, escreva no caderno uma frase que contenha essas duas expressões.
6. Sobre o tema da escravização, responda às questões a seguir no caderno.
-
Como era o transporte que trazia pessoas escravizadas ao Brasil?
-
Quais eram as formas de resistência à escravidão?
7. Copie as frases a seguir no caderno, completando-as corretamente com as palavras do quadro.
indígenas brasileira africanos portugueses
- A população formou-se a partir do encontro de diferentes grupos humanos.
- Quando os chegaram aqui no ano de 1500, diversos povos já habitavam essas terras.
- Entre os séculos 16 e 19, diferentes povos foram trazidos de maneira forçada como escravizados ao Brasil.
8. Relacione no caderno as contribuições culturais dos povos que formaram a população brasileira.
- I Indígenas
- II Portugueses
- III Africanos
- IV Imigrantes
A
B
C
D