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2 Aspectos naturais e o espaço do município
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O território brasileiro tem características naturais bastante variadas. Vamos conhecer um pouco sobre o clima, a vegetação, o relevo e a hidrografia do nosso país.
CONECTANDO IDEIAS
1. Quais elementos naturais você observa na foto?
2. No lugar onde você mora, há elementos naturais semelhantes aos mostrados na foto?
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1 Clima e vegetação
Leia o texto a seguir silenciosamente. Depois, releia-o em voz alta.
LER E COMPREENDER
[...]
Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e o tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro, metiam os pés na lama, e íamos de galochas amarelas para a escola, eu adorava as galochas amarelas e ficava rezando para chover.
Depois da chuva as árvores e o capim ficavam verdes, brotavam frutas silvestres. O céu ficava repleto de pássaros. As árvores mais bonitas eram os ipês, que em agosto se cobriam de flores amarelas.
[...]
Flor do cerrado: Brasília, de Ana Miranda. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2004. p. 58-59.
- galochas:
- borrachas colocadas por cima dos sapatos ou das botas para evitar o contato dos calçados com a água
O texto anterior relata, entre outros aspectos, como as características do clima alteram a vegetação existente em um lugar.
1. Procure no dicionário as palavras do texto que você não conheça o significado.
2. De acordo com o texto, diga o que aconteceu com a vegetação de Brasília depois das chuvas.
3. Você já observou se, no lugar onde vive, ocorrem períodos em que chove mais e outros em que chove menos? E períodos em que faz mais frio e outros em que faz mais calor? Converse sobre isso com os colegas e o professor.
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O tempo atmosférico
Você já esteve em situações como as mostradas nestas imagens?
4. Qual é a diferença entre as fotos anteriores? Essas condições do tempo podem influenciar seu cotidiano? Dê exemplos.
O tempo atmosférico refere-se às condições da atmosfera em um momento e em um determinado lugar da superfície terrestre. Por exemplo, quando dizemos que o tempo está chuvoso ou o tempo está muito seco, são características do tempo atmosférico que observamos em um lugar em determinado momento. O tempo, portanto, é o que caracteriza as condições momentâneas do ar atmosférico.
Mas, e quando precisamos tratar das condições do clima? Há diferenças entre tempo e clima?
Se o tempo define o estado momentâneo do ar atmosférico, o clima caracteriza o conjunto das condições atmosféricas observadas em um determinado lugar, ao longo de vários anos, como a ocorrência de ventos, chuvas ou secas, frio ou calor, etc.
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Os climas do Brasil
Embora a maior parte dos climas que atuam no Brasil seja quente, eles apresentam algumas características diferentes. Determinados climas são mais chuvosos, outros são mais secos. Em alguns, as temperaturas permanecem elevadas praticamente o ano todo. Em outros, as temperaturas são mais baixas durante o inverno. Veja, no mapa, a distribuição dos principais tipos de clima que ocorrem no Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 96.
5. Observe no mapa qual(is) tipo(s) de clima atua(m) no estado onde você vive.
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O tempo e o clima na vida das pessoas
As características do clima interferem no cotidiano das pessoas e no desempenho das atividades econômicas. Veja os exemplos a seguir.
Em lugares de clima quente, é grande o número de banhistas em praias e clubes, e também cresce o comércio de bebidas, sorvetes, ventiladores, condicionadores de ar e roupas leves. Por outro lado, quando a temperatura do ar está baixa, o frio incentiva as pessoas a comprarem cobertores e roupas mais quentes. Na foto, banhistas durante um dia ensolarado e quente, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Pernambuco, em 2019.
Algumas culturas desenvolvem-se melhor em determinados tipos de clima. A lavoura de cacau, por exemplo, desenvolve-se melhor em regiões de clima quente. A cultura do trigo, por sua vez, é apropriada para regiões de clima mais ameno, ou seja, mais frio, sendo bastante cultivada nos estados da região Sul. Na foto, lavoura de trigo em uma propriedade rural no município de Rolândia, no Paraná, em 2020.
6. Dê outros exemplos de como o clima interfere no dia a dia dos brasileiros ou nas atividades econômicas de nosso país. Converse com os colegas sobre isso.
No período do ano em que os dias são quentes e secos, beba muita água e evite exposição ao Sol nos horários entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde.
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ATIVIDADES
1. Leia a manchete a seguir e depois responda às questões no caderno.
Temperatura chega a 40°C no Rio, com sensação térmica de quase 50°C
Disponível em: https://oeds.link/oHRzoc. Acesso em: 6 jul. 2021.
a. A manchete refere-se ao clima ou ao tempo atmosférico?
b. Releia a manchete e responda: como a temperatura elevada pode influenciar a vida das pessoas?
c. Você observa características como as descritas no texto no município onde vive? Dê exemplos.
2. Pesquise em jornais, revistas e na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem outros exemplos de como o clima interfere na vida das pessoas ou no desenvolvimento das atividades econômicas. Cole ou copie as manchetes no resultado de sua pesquisa no caderno. Combine com o professor uma data para a apresentação das pesquisas aos colegas de sala. Faça a leitura das pesquisas para os colegas e ouça a leitura deles.
3. Com os colegas, montem um calendário do tempo de um mês, referente ao lugar em que vivem. Vocês vão observar e registrar as características do tempo atmosférico diariamente. Para isso, sigam as orientações dadas a seguir.
- Providenciem uma folha para cada dia do mês para fazer o registro diário.
- Cada um de vocês deve ficar responsável pela observação e registro de um dia.
- Vocês devem observar e anotar as características das condições do tempo, como temperatura (se está frio ou calor), ocorrência de chuvas, nuvens e ventos.
- Cada folha deve ser colada em um mural, em um varal ou em uma das paredes da sala.
- Ao final do mês, façam uma leitura geral e concluam a variação dessas condições do tempo no período.
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A vegetação natural e as paisagens
A vegetação natural é o conjunto de plantas que nasce e cresce naturalmente em uma região. Cada formação vegetal adapta-se ao tipo de solo e de relevo do lugar onde se desenvolve. Também é influenciada pelo clima que atua nessa região.
No Brasil, há nove conjuntos principais de vegetação natural. Leia os textos que os descrevem e veja as paisagens desses tipos de vegetação e a área de ocupação original dessas formações no território brasileiro.
Floresta Amazônica
Estendendo-se por grande parte do Norte do Brasil, a floresta Amazônica é uma das maiores do mundo. Ela é uma floresta densa, com árvores de tamanhos variados, arbustos, trepadeiras, cipós e muitas outras espécies. O clima que atua nessa área é quente e chuvoso.
Floresta Tropical
Floresta com grande diversidade de plantas. Nas áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica e recebe grande umidade trazida pelos ventos oceânicos. Os poucos trechos preservados dessa mata são encontrados em uma faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e o Rio Grande do Sul.
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Caatinga
Vegetação típica de uma área do Nordeste do país onde chove pouco durante o ano. Caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos com muitos espinhos, entre outras espécies adaptadas à falta de água. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Caatinga no município de Canudos, na Bahia, em 2019.
Cerrado
Vegetação que se desenvolve em uma grande extensão do território brasileiro. Suas árvores possuem casca grossa e, em geral, são baixas, com troncos e galhos retorcidos. Entre as árvores, crescem arbustos e plantas rasteiras adaptadas ao clima com uma estação chuvosa e outra seca. Na foto a seguir, paisagem da vegetação de Cerrado no município de Mineiros, em Goiás, em 2020.
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Mata de Araucárias
Essa vegetação é formada, principalmente, por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná ou araucária. Os pequenos trechos que ainda restam desse tipo de vegetação encontram-se nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil, onde as temperaturas são mais baixas.
Campos
Vegetação encontrada principalmente no estado do Rio Grande do Sul, em que predominam gramíneas, conhecidas como capim. Na região dos Campos, surgem pequenas matas chamadas capão. Elas se desenvolvem, geralmente, nas nascentes e nas margens dos riachos.
Mata dos Cocais
É encontrada nos estados do Maranhão e Piauí, numa área de transição entre a úmida floresta Amazônica e a seca Caatinga do interior da região Nordeste. Na Mata dos Cocais predominam dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
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Vegetação do Pantanal
A vegetação do Pantanal estende-se pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apresenta espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais. Entre novembro e maio, vastas áreas do Pantanal são invadidas pelas águas do rio Paraguai e de seus afluentes. Isso ocorre devido ao aumento no volume dos rios por causa das chuvas e ao terreno muito plano da região. O Pantanal é representado na foto a seguir, no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em 2019.
Vegetação Litorânea
Estende-se ao longo do litoral brasileiro, nas áreas mais próximas ao oceano. Nos terrenos arenosos próximos das praias, essa vegetação é composta por plantas rasteiras, chamada de restinga (veja a foto A). Em áreas do litoral, onde há o encontro das águas dos rios e do mar, formam-se terrenos alagadiços nos quais se desenvolve a vegetação de mangue (veja a foto B).
A
B
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Veja, a seguir, o mapa que representa a distribuição da vegetação natural do Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território, de Hervé Théry e Neli Aparecida de Melo. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67.
1. Quais formações vegetais ocupam naturalmente a maior extensão de terras no território brasileiro?
2. Qual ou quais formações vegetais são naturais no estado onde você vive?
3. Quais dessas formações vegetais você conhece? Dê exemplos de algumas características aos colegas.
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CIDADÃO DO MUNDO Alteração das formações vegetais brasileiras pelo ser humano
No Brasil, os grandes conjuntos de vegetação natural foram transformados no decorrer da história do país. Aos poucos, a vegetação natural foi retirada para dar lugar às lavouras, às pastagens e ao crescimento das cidades.
Veja, a seguir, o mapa que representa a alteração das formações vegetais brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 100.
1. Compare o mapa desta página com o mapa da página 121 e responda: quais são os dois conjuntos de vegetação que, atualmente, encontram-se mais preservados?
81
Veja exemplos de como algumas formações vegetais foram alteradas ao longo do tempo.
Você conhece algum exemplo de ação pela conservação de uma formação vegetal? Conte aos colegas o que você sabe e ouça o que eles têm a dizer sobre o assunto.
2. Observando o mapa da página anterior, diga quais foram as unidades de vegetação que mais sofreram alterações.
3. No lugar onde você vive, é possível observar alterações como as mostradas anteriormente? Alguma outra prática tem provocado a destruição da vegetação natural desse lugar? Converse com os colegas sobre isso.
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ATIVIDADES
1. Leia atentamente o texto de cada cartão e identifique as formações vegetais que eles descrevem. Anote as respostas no caderno.
A
Formação vegetal que possui árvores, em geral, com cascas grossas e troncos retorcidos, e que ocupa uma grade extensão do território brasileiro.
B
Em áreas próximas ao litoral, essa formação é conhecida como Mata Atlântica.
C
Formação que reúne várias espécies de plantas da floresta Tropical, do Cerrado, dos Campos e da Mata dos Cocais.
D
Vegetação que se caracteriza pela presença de plantas com muitos espinhos e adaptadas à falta de água.
E
Vegetação de transição, encontrada entre a floresta Amazônica e a Caatinga. É formada principalmente por dois tipos de palmeiras: o babaçu e a carnaúba.
F
Vegetação formada por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná. Restam apenas pequenos trechos dessa vegetação nas áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste do Brasil.
G
Formação composta por árvores baixas e plantas rasteiras nos terrenos arenosos. Nos terrenos alagadiços, desenvolve-se a vegetação de mangue.
H
Floresta muito densa formada por diversas espécies de árvores, onde a umidade do ar e a temperatura são elevadas e que se localiza no Norte do Brasil.
I
Vegetação em que predominam as gramíneas e na qual se desenvolvem pequenas matas chamadas capões.
- Qual das formações descritas anteriormente é natural no estado em que você vive? Ainda existem áreas dessa formação nativa em seu estado? Caso conheça, descreva ou faça o desenho de uma paisagem com essa formação vegetal no caderno.
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2. Observe novamente o mapa da página 79 e escreva as frases no caderno, substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro a seguir.
Mangue - Caatinga - Mata de Araucárias - Mata dos Cocais - Campos
A A é uma vegetação que predomina na Região Sul do país e que se destaca pela presença de pinheiros.
B Na vegetação de há o predomínio das gramíneas e desenvolve-se principalmente no Rio Grande do Sul.
C As palmeiras do babaçu e da carnaúba são árvores típicas da vegetação da .
D Em terrenos alagadiços, a vegetação litorânea é composta por vegetação de .
E A vegetação da se desenvolve no clima semiárido, em áreas de poucas chuvas localizadas em grande parte do sertão nordestino.
3. Pesquise em jornais, revistas, na internet, entre outros meios de comunicação, manchetes de notícias que mostrem exemplos de como as queimadas e o desmatamento interferem na vida das pessoas, no meio ambiente e até no desenvolvimento das atividades econômicas.
Cole ou copie as manchetes no caderno e apresente o resultado dessa pesquisa aos colegas e ao professor.
4. Escreva no caderno um pequeno texto contando quais são as atividades que causam alterações na vegetação natural do lugar onde você vive.
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2 O relevo e suas formas
O relevo é o conjunto das formas que a superfície terrestre apresenta.
As paisagens, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano, também se diferenciam por causa do relevo, ou seja, por causa das diversas formas existentes na superfície terrestre. Os morros e os vales são algumas dessas formas.
Identifique, na imagem a seguir, de acordo com a legenda apresentada na página ao lado, algumas das principais formas de relevo.
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A Planalto: área com superfícies irregulares situadas em altitudes relativamente mais elevadas que os terrenos ao seu redor. Os planaltos fornecem grande quantidade de sedimentos para as áreas de seu entorno, em geral, planícies e depressões.
B Depressão: área situada em altitudes mais baixas que os terrenos de seu entorno.
C Planície: terreno relativamente plano, de modo geral, situado em áreas pouco elevadas em relação ao nível do mar. São áreas que acumulam sedimentos vindos de outros lugares.
D Morro: elevação de terreno, com altitude maior que as áreas localizadas à sua volta.
E Serra: áreas mais elevadas e com grandes desníveis situadas em terrenos de planalto.
F Ilha: porção de terra cercada de água.
- sedimentos:
- partículas de rochas, solo, areia, etc.
I
II
1. De acordo com as descrições das formas de relevo, qual das fotos mostra uma paisagem de uma área de depressão?
2. E qual das fotos mostra uma paisagem com relevo de planície?
86
Relevo brasileiro
No Brasil, de acordo com a classificação de Jurandyr L. S. Ross, existem três grandes conjuntos de relevo: as planícies, os planaltos e as depressões. Veja.
87
Veja, no mapa a seguir, como as diferentes formas de relevo estão distribuídas no território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Geografia do Brasil, de Jurandyr L. S. Ross (Org.). São Paulo: Edusp, 2019. p. 47.
3. Quais formas de relevo predominam no território brasileiro?
4. De acordo com o mapa, qual(is) forma(s) de relevo existe(m) no estado onde você vive?
88
ATIVIDADES
1. Observe o mapa da página 87 e anote no caderno as formas de relevo presentes nos seguintes estados:
- Acre
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Paraná
2. Identifique a imagem a seguir que não se relaciona com as demais em relação às formas do relevo. Depois, registre no caderno a localidade, a região brasileira e a unidade de relevo que essa imagem representa.
A
B
C
D
3. Próximo do local onde você vive ou em algum lugar que você conheça, existe alguma forma de relevo que se destaca na paisagem? Desenhe-a no caderno e depois compartilhe com os colegas e o professor.
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As ações da natureza e do ser humano no relevo
As formas de relevo são constantemente transformadas pelos agentes da natureza, como a chuva e os ventos, e também pelas atividades do ser humano. Às vezes, é possível notar mudanças no relevo em um curto período de tempo, como deslizamentos de terra. No entanto, outras mudanças podem levar até milhões de anos para ocorrer.
Vamos conhecer alguns exemplos.
As ações da natureza
O relevo vem sendo formado e transformado no decorrer do tempo pela ação dos fenômenos da natureza, como as erupções vulcânicas, os terremotos, os ventos e as chuvas.
Os vulcões e os terremotos dão origem a novas formas de relevo. Os ventos e as chuvas também desgastam o relevo, modificando-o continuamente.
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As ações do ser humano
O ser humano também é um grande transformador do relevo terrestre. Podemos observar sua ação na ocupação das encostas dos morros para construir moradias, na construção de túneis e estradas, no desmonte de serras e morros para extrair minérios. A retirada da vegetação natural desses lugares também influencia a alteração do relevo, pois acelera o processo de erosão do solo.
A prática da mineração é uma das ações do ser humano que mais transforma o relevo e, consequentemente, as paisagens.
Veja, nas imagens desta página, um exemplo de como a exploração de minério no Pico do Cauê transformou a paisagem de Itabira, município do estado de Minas Gerais.
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Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, viveu na cidade de Itabira até os 18 anos de idade. No poema a seguir, ele descreve o momento em que percebeu a transformação da paisagem.
A montanha pulverizada
Chego à sacada e vejo a minha serra,
a serra de meu pai e meu avô,
de todos os Andrades que passaram
e passarão, a serra que não passa.
Era coisa dos índios e a tomamos
para enfeitar e presidir a vida
neste vale soturno onde a riqueza
maior é sua vista e contemplá-la.
De longe nos revela o perfil grave.
A cada volta de caminho aponta
uma forma de ser, em ferro, eterna,
e sopra eternidade na fluência.
Esta manhã acordo e
não a encontro.
Britada em bilhões de lascas
deslizando em correia transportadora
entupindo 150 vagões
no trem-monstro de 5 locomotivas
- o trem maior do mundo, tomem nota
- foge minha serra, vai
deixando no meu corpo e na paisagem
mísero pó de ferro, e este não passa.
A montanha pulverizada, de Carlos Drummond de Andrade. Em: Carlos Drummond de Andrade: seleção de textos, notas, estudo biográfico, histórico e crítico e exercícios, de Rita de Cássia Barbosa. São Paulo: Abril Educação, 1980. p. 64-65. (Literatura comentada). © Graña Drummond. https://oeds.link/vW5ksx.
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Os rios e suas características
Observe, a seguir, as partes de um rio e algumas características que são comuns aos cursos de água.
Nascente do rio São Francisco em São Roque de Minas, Minas Gerais, em 2019.
Rio Iguaçu desaguando no rio Paraná em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 2020.
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USO DOS RIOS
Os rios são muito importantes, pois suas águas são utilizadas:
- no abastecimento de água às populações;
- na produção das indústrias;
- na irrigação de lavouras;
- na produção de energia elétrica;
- na pesca, fonte de alimento e de renda para muitas pessoas;
- como vias de transporte.
1. Pense em duas ou mais atividades que você realiza em seu dia a dia e que comprovam a importância dos rios. Conte aos colegas.
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Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras
O conjunto das terras banhadas por um rio principal e seus afluentes recebe o nome de bacia hidrográfica. Nas páginas 92 e 93, você pôde observar um conjunto como esse.
A hidrografia do nosso país também é dividida em regiões hidrográficas, que são porções do território banhadas por uma ou mais bacias hidrográficas.
Observe, no mapa a seguir, as regiões hidrográficas e seus principais rios brasileiros.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
2. O estado em que você vive faz parte de qual(is) região(ões) hidrográfica(s)?
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Os rios e as formas de relevo
Da nascente à foz, os rios passam por diferentes terrenos e fazem parte das mais diversas paisagens.
Nas áreas de planaltos, onde existem serras e outras formas de relevo elevadas ou irregulares, as águas dos rios fluem de maneira mais rápida e geralmente há cachoeiras e corredeiras em seu curso. Veja o exemplo a seguir.
Nas áreas de planícies, ou seja, onde o relevo é mais plano, os cursos dos rios costumam ser mais sinuosos e suas águas fluem lentamente. Observe a imagem a seguir.
- sinuosos:
- que tem muitas curvas
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ATIVIDADES
1. Observe atentamente o mapa e relacione os números presentes nele à letra que identifica cada parte do rio.
A Afluentes.
B Nascente.
C Foz.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 105.
2. Copie as frases a seguir no caderno e complete-as corretamente, de acordo com o mapa anterior.
- A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele nasce, está localizada na Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
- O rio Grande, o rio Paracatu e o rio Paramirim são alguns dos do rio São Francisco. Eles despejam suas águas no Velho Chico, apelido desse importante rio.
- A do rio São Francisco, ou seja, o local onde ele despeja suas águas no oceano Atlântico, está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe.
3. Escreva no caderno o nome de um rio importante do seu município ou da sua região, e explique por que esse rio é importante.
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Como os rios são transformados
Assim como acontece com a vegetação e o relevo, os rios brasileiros também passam por transformações causadas pela ação do ser humano.
As margens de muitos rios são modificadas pelo desmatamento. Em outros casos, o curso natural dos rios é interrompido pela construção de barragens. Há ainda, rios transformados porque recebem uma grande quantidade de poluentes, o que prejudica a fauna e a flora aquáticas.
Veja, nas fotos a seguir, alguns exemplos de como os rios brasileiros estão sendo transformados.
- assoreamento:
- acúmulo de sedimentos, como areia ou argila, no leito de um rio
- fauna:
- conjunto de espécies animais que vivem em determinada área
- flora:
- conjunto de espécies vegetais (plantas) que se desenvolvem em determinada área
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CIDADÃO DO MUNDO Energia elétrica: dos rios até a nossa casa
As usinas hidrelétricas são construções realizadas em determinados locais do curso de um rio para produzir energia elétrica, utilizando a força das águas. A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil é gerada por essas usinas.
Veja, a seguir, um resumo do funcionamento de uma usina hidrelétrica.
A A barragem retém as águas do rio e forma um grande lago artificial ou reservatório.
B A água do reservatório é levada por tubulações até as turbinas, no interior da barragem.
C A água desce pelas tubulações com enorme pressão e movimenta as pás das turbinas com grande velocidade.
D O movimento das turbinas faz funcionar o gerador, que produz a corrente elétrica.
E A corrente elétrica é enviada, por torres e fios de transmissão, para as subestações próximas das cidades.
F Das subestações, a energia elétrica é enviada aos consumidores (residências, comércios, empresas, indústrias), pelas redes elétricas urbana e rural.
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1. Conte aos colegas quais atividades do seu dia a dia precisam de energia elétrica. Depois, pense nas possíveis dificuldades que enfrentam as pessoas que não têm acesso à energia elétrica.
2. Embora seja uma forma menos agressiva para o meio ambiente, a construção de hidrelétricas transforma os rios, altera o curso deles, interfere na vida aquática e alaga extensas áreas de terras e formações vegetais. Portanto, quando economizamos energia elétrica, reduzimos a necessidade de gerar mais energia e também de construir novas usinas. Leia as informações das páginas 98 e 99 com seus pais ou responsáveis e anote no caderno algumas atitudes que você e sua família tomam para reduzir o consumo de energia elétrica. Depois, leia suas anotações para os colegas da sala.
100
ATIVIDADES
1. Escolha uma das muitas maneiras como os rios são utilizados e descreva-a no caderno.
- Abastecimento das populações.
- Produção das indústrias.
- Irrigação de lavouras.
- Geração de energia elétrica.
- Fonte de alimento e de renda para as pessoas.
- Vias de transporte.
2. Observe a próxima imagem e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
- Por qual alteração está passando o rio mostrado na foto?
- Como os rios poluídos podem afetar a qualidade de vida das pessoas no local por onde esse rio passa?
- No município ou no estado onde você vive, há rios com o mesmo problema mostrado na foto? Que rios são esses? Anote as respostas no caderno.
101
3 O município e suas paisagens
As fotos a seguir mostram paisagens de alguns lugares do Brasil. São paisagens de diferentes municípios. Observe-as com atenção.
Nessa paisagem da cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, em 2021, podemos observar parte da cidade e a praia, pois esse município localiza-se no litoral.
As construções mais antigas, observadas na paisagem da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, em 2019, são referências históricas de como era antigamente essa parte da cidade.
Nessa paisagem do município, observamos parte da cidade e da área rural de Derrubadas, no Rio Grande do Sul, em 2017. As características das construções, em que predominam casas e barracões, além da área rural se destacando, indicam ser uma cidade pequena.
102
No município de São Paulo de Olivença, no Amazonas, em 2018, destaca-se a presença da floresta em torno de uma área urbana pouco extensa.
Nessa paisagem do município de Urubici, em Santa Catarina, em 2020, podemos observar a área rural e a presença de um distrito ou povoado em meio às lavouras e pastagens.
As fotos que você observou mostram paisagens com características muito diferentes. Por meio da análise das paisagens, podemos compreender melhor como os lugares estão organizados. Lembre-se de que a paisagem é tudo aquilo que nossos sentidos captam de um lugar. Além dos elementos vistos, percebemos também a temperatura do ar, os sons, as texturas e os cheiros.
As diferenças entre as paisagens podem ser identificadas pelos diversos elementos que compõem cada uma delas. Esses elementos podem ser naturais, ou seja, criados pela natureza, como os rios, os mares, as florestas e os morros. Também podem ser elementos culturais, aqueles criados pelo ser humano, como as casas, os edifícios, as pontes e as estradas. As lavouras também são elementos culturais, pois, embora as plantas sejam elementos da natureza, como conjunto, as plantações só existem pela ação do ser humano.
1. Observe novamente as paisagens dos municípios retratados nas páginas 101 e 102 e identifique em cada uma delas os elementos naturais e os elementos culturais.
103
ATIVIDADES
1. Copie em seu caderno os nomes dos elementos a seguir, montando uma tabela. Siga o exemplo.
Elementos naturais | Elementos culturais |
Solo | Biblioteca |
Oceano | Lavoura |
Floresta - Cinema - Campo de futebol - Montanha - Biblioteca - Solo - Ponte - Indústria - Rio - Estrada - Oceano - Escola - Cachoeira - Lavoura
- Além dos elementos citados anteriormente, escreva em seu caderno mais dois elementos naturais e dois elementos culturais.
2. Leia o texto a seguir.
LER E COMPREENDER
[...]
Vejo estradas de ferro, portos, guindastes, navios que chegam e partem.
Marinheiros, passageiros, capitães, carregadores, gente e riqueza.
Vejo a cidade que cresce, as casas novas que surgem, as chácaras que diminuem.
Vejo ao longe as chaminés, a indústria que vem, as coisas que chegam e as que vão.
E as que nunca mais serão as mesmas.
[...]
História de um casarão, de Luis Kehl. Ilustrações de Murilo e Cintia. São Paulo: Nova Alexandria, 2007. p. 9. (Coleção Volta e Meia).
Responda às questões a seguir no caderno.
- O lugar descrito no texto fica perto ou longe do mar? Copie algumas palavras presentes no trecho lido que justificam sua resposta.
- A paisagem desse lugar está sendo transformada? Qual parte do texto confirma isso?
- Escreva os nomes de três elementos culturais destacados no texto.
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PARA SABER FAZER
Croqui da paisagem
Os elementos que observamos em uma paisagem podem ser representados por meio de desenhos, também chamados croquis. Ao desenhar o croqui de uma paisagem, é possível representar seus diferentes elementos de maneira simplificada ou em conjunto. Assim, podemos analisar facilmente como esses elementos estão distribuídos na paisagem.
Os croquis também podem ser produzidos com base em fotos, contornando os principais elementos, utilizando símbolos, traços ou cores para indicar cada conjunto da paisagem.
Observe os elementos da paisagem mostrada na foto ao lado.
Veja como essa paisagem foi representada por meio de um croqui.
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Veja os passos para produzir um croqui como o da página anterior.
1 Observar atentamente os elementos que mais se destacam na paisagem, verificando o conjunto formado por esses elementos.
2 Prender as extremidades de uma folha transparente sobre a foto. Para isso, utilizar clipes.
3 Usar um lápis para traçar na folha transparente o contorno dos conjuntos de elementos da foto.
4 Respeitar a disposição dos elementos na paisagem, uns em relação aos outros, para que as principais características da paisagem sejam mantidas.
5 Colorir cada conjunto de elementos com cores diferentes.
Observe a foto a seguir e faça um croqui dessa paisagem em uma folha de papel sulfite usando os passos apresentados anteriormente.
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Orientando-se pelo município
Nas páginas anteriores, você observou paisagens com diferentes elementos, tanto naturais quanto culturais. Muitos desses elementos nos servem como pontos de referência para nos localizarmos. Podemos dizer, por exemplo, que uma praça está ao lado da biblioteca municipal ou em frente à loja de brinquedos.
Se uma pessoa lhe pedisse um ponto de referência para encontrar sua residência, o que você diria?
As pessoas também podem se orientar por meio das direções cardeais, que são: o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Uma das maneiras de localizar essas direções é observando a posição do Sol. Isso porque, todos os dias, o Sol aparece no horizonte, pela manhã, na direção Leste e se põe ao entardecer na direção Oeste.
Veja como alguns alunos encontraram as direções cardeais observando o Sol no período da manhã.
Logo que chegaram à escola, eles se reuniram no pátio e observaram a direção em que o Sol estava aparecendo. Assim, encontraram o Leste.
A professora pediu a Felipe, um de seus alunos, que abrisse os braços de tal forma que o braço direito apontasse para a direção Leste. Depois de identificar o Leste, os alunos encontraram as demais direções cardeais. Observe na imagem da página seguinte.
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A professora explicou que o braço esquerdo de Felipe estava apontando para a direção Oeste.
Ela disse também que à frente de Felipe estava o Norte e, atrás, o Sul.
Já os alunos que estudam no período da tarde, para encontrar os pontos cardeais, devem observar a direção em que o Sol está se pondo, ou seja, o Oeste. Semelhante ao que Felipe fez, um dos alunos pode esticar o braço esquerdo para o Oeste. Assim, o braço direito se estenderá para o Leste, à frente estará o Norte e atrás desse aluno estará o Sul.
1. Observe a imagem anterior. Escreva no caderno os nomes dos elementos do pátio da escola que estão localizados em cada uma das direções cardeais.
- Leste.
- Oeste.
- Norte.
- Sul.
2. Com os colegas e o professor, encontrem as direções cardeais a partir do pátio da escola. Para isso, sigam as instruções.
- No pátio da escola, observem a posição do Sol no início da manhã ou no final da tarde.
- Com base na posição do Sol, encontrem as direções cardeais: Leste, Oeste, Norte e Sul.
- Identifiquem os elementos do pátio da escola localizados em cada uma das direções cardeais.
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Rosa dos ventos
A rosa dos ventos é um símbolo que representa as direções. Nas representações, ela indica tanto as direções cardeais quanto as direções colaterais. As colaterais são aquelas que estão entre as direções cardeais. Veja no exemplo ao lado.
3. Desenhe a imagem ao lado em seu caderno e escreva os nomes das direções conforme a indicação das cores a seguir.
A BÚSSOLA
Antes do surgimento da bússola, as pessoas que viajavam, pelos mares ou por terra, utilizavam o Sol e as demais estrelas para se orientar. Quando o céu estava encoberto por nuvens, os viajantes tinham muita dificuldade para determinar seus caminhos.
A invenção da bússola permitiu a orientação mais precisa das direções que eles deveriam seguir.
Ao utilizar uma bússola, o ideal é deixá-la em uma superfície horizontal e plana. Para encontrar as direções cardeais por meio da bússola, é necessário orientar o ponteiro em destaque na direção cardeal Norte. Desse modo, as demais direções cardeais estarão corretamente orientadas.
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ATIVIDADES
1. Observe a rosa dos ventos ao lado. Depois, escreva no caderno a sigla e o nome da direção cardeal ou colateral a que cada número corresponde, conforme a respectiva localização.
2. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
-
Qual é o nome do instrumento mostrado e qual é a sua função?
- O que está representado no visor da bússola?
-
Como a bússola deve ser utilizada para a identificação correta das direções cardeais?
3. Descubra as direções cardeais a partir da sua moradia. Para isso, leia as instruções a seguir.
- Observe em qual direção o Sol aparece pela manhã no lugar onde você mora ou a direção onde o Sol se põe ao entardecer.
- Estenda o braço direito para a direção onde o Sol aparece pela manhã e você encontrará o Leste.
- Depois, estenda o braço esquerdo para a direção onde o Sol se põe ao entardecer e você encontrará o Oeste.
- Dessa maneira, à sua frente estará o Norte e, atrás, o Sul.
- Com as direções cardeais identificadas, desenhe em seu caderno algum elemento localizado ao Leste, ao Oeste, ao Sul e ao Norte da sua moradia.
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4. Observe a imagem e depois responda às questões no caderno.
- Sabendo que o Sol aparece pela manhã na direção Leste, encontre as direções cardeais observando a imagem anterior.
- Estando na igreja, em qual direção se deve seguir para chegar ao hospital?
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação à igreja?
- O hospital está localizado em qual direção em relação à praça?
- O hospital está localizado em qual direção em relação ao prédio azul?
- A quadra de esportes está localizada em qual direção em relação ao prédio azul?
- A praça está localizada em qual direção em relação à igreja?
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4 Município: espaço rural e espaço urbano
Um município geralmente é formado pelo espaço rural e pelo espaço urbano. Na foto a seguir, observamos parte do espaço rural e do espaço urbano do município de Guaíra, em São Paulo, em 2018.
A paisagem retratada na foto possibilita uma visão ampla de parte de um município. Nessa foto, é possível identificar elementos que caracterizam a área urbana e outros que caracterizam a área rural.
1. Cite os elementos que caracterizam o espaço rural e os elementos que caracterizam o espaço urbano na paisagem anterior.
2. Com os colegas, descrevam os aspectos que diferenciam a organização desses dois espaços.
Quando comparamos os espaços rural e urbano de um município, a principal diferença que podemos observar entre eles é o modo como esses espaços são utilizados.
No espaço rural, em geral, as pessoas cultivam lavouras, criam rebanhos de diferentes animais e constroem alguns tipos de indústrias. Nesse espaço, também existem áreas de vegetação natural.
No espaço urbano, há moradias construídas próximas umas das outras, diferentes estabelecimentos comerciais e industriais, ruas e avenidas, maior trânsito e fluxo de pessoas e veículos.
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O município nos mapas
Os mapas podem representar características de um espaço, como a forma dos terrenos, seus limites e, até mesmo, a maneira como esse espaço é utilizado.
O mapa é a representação em tamanho reduzido de determinado espaço, elaborado em uma superfície plana, como a de um papel. Por meio de mapas, podemos representar o espaço de um município, de um estado, de um país ou de todo o planeta Terra. Essa representação é feita em uma visão vertical, ou seja, uma visão do alto e de cima para baixo.
Veja a seguir, no município de Fortaleza, a localização das áreas urbanas e rurais.
Fonte de pesquisa: CEARÁ. Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). 2018. Disponível em: https://oeds.link/8cS7Pj. Acesso em: 9 jul. 2021.
O município de Fortaleza, no estado do Ceará, na realidade, tem uma área muito maior. Para representar todo o município no espaço da página do livro, foi necessário elaborar essa representação em um tamanho muito reduzido em comparação ao tamanho real dessa área.
3. Qual área é maior nesse município, a rural ou a urbana?
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Como ler um mapa
Veja a seguir quais são as informações que os elementos do mapa fornecem.
Ceará: principais cidades (2018)
O título apresenta o tema, indicando o que o mapa está mostrando.
A orientação é representada em um mapa pela rosa dos ventos, que indica as direções cardeais (Norte, Sul, Leste e Oeste) e as colaterais (Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste).
A escala permite saber o tamanho real do espaço representado no mapa.
A legenda traz o significado de elementos importantes da representação, como alguns símbolos que precisam ser identificados para a compreensão do mapa.
A fonte indica a origem e a data das informações contidas no mapa.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 164.
4. Sobre o mapa, responda às questões.
- Qual é o tema representado no mapa visto anteriormente?
- Em qual parte do mapa é possível encontrar a informação sobre o tamanho real da área que foi representada?
- O que os símbolos utilizados no mapa estão mostrando? Qual parte do mapa fornece essa informação?
- Qual símbolo do mapa indica as direções cardeais e colaterais?
- Quais informações a fonte do mapa fornece?
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As paisagens rurais do município
No espaço rural de um município, predominam paisagens diferentes, formadas por plantações, áreas de criação de animais, áreas de vegetação natural e também por alguns tipos de construções, como moradias, silos e armazéns.
As paisagens rurais também são diferentes por causa do tamanho das propriedades rurais e das atividades praticadas. Observe a seguir diferentes paisagens rurais.
1
2
3
4
5. Em quais das paisagens mostradas observa-se a criação de gado? E em quais paisagens observa-se o cultivo de lavouras?
6. No município onde vive, você já observou paisagens como as mostradas nesta página? Converse com os colegas sobre isso.
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As paisagens rurais e o meio natural
Além do tamanho de uma propriedade rural e do modo como seu espaço é utilizado, alguns aspectos naturais também tornam uma paisagem rural diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: as áreas onde os terrenos são mais planos favorecem o cultivo. Esses terrenos permitem o uso de máquinas para realizar o plantio, a adubação e a colheita das lavouras. As áreas em que os terrenos são muito íngremes ou montanhosos exigem a utilização de algumas técnicas de cultivo, como a construção de terraços que protegem o solo das enxurradas provocadas pela água das chuvas. Observe as imagens a seguir.
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A influência do clima: entre as características do clima que exercem grande influência na paisagem rural está a temperatura do ar. Algumas dessas paisagens caracterizam-se pelo cultivo de produtos que se adaptam melhor a baixas temperaturas, como é o caso do trigo. Outras paisagens caracterizam-se pelo cultivo de lavouras que se desenvolvem melhor em temperaturas altas, como é o caso da soja e da cana-de-açúcar. Observe as imagens a seguir.
As regiões que apresentam climas secos e com poucas chuvas também podem ser exploradas para o desenvolvimento das atividades agrícolas. Para produzir nessas áreas, é necessária a aplicação de algumas técnicas de cultivo, como a irrigação.
117
ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir.
- Identifique e escreva em seu caderno o quadrante onde estão localizadas as seguintes cenas. Siga o exemplo.
Trator arando a terra: 4C
Pequena horta
Gado pastando
Lago
Roupas no varal
2. Observe a foto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
- A foto está retratando uma paisagem rural ou urbana?
- Quais elementos da paisagem levaram você a essa conclusão?
- Você já observou elementos semelhantes aos da foto na paisagem do município onde você mora? Se sim, quais?
3. Você já observou como algumas características do clima, por exemplo, a temperatura do ar (mais quente ou mais fria) e a ausência ou a ocorrência de chuvas, alteram a paisagem do lugar onde você mora?
Em uma folha de papel, desenhe alguma modificação que você já tenha percebido na paisagem do lugar onde vive por causa da ação de alguma característica do clima.
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As paisagens urbanas do município
Nas cidades, podemos observar diferentes paisagens. Essas paisagens se diferenciam pelo modo como as pessoas utilizam o espaço urbano, ou seja, como constroem casas, edifícios, ruas, praças e parques, além das atividades econômicas que desenvolvem.
Veja a seguir as características das paisagens de bairros em diferentes cidades.
Ao analisarmos essa paisagem, observamos um bairro em que predominam construções residenciais. Alguns estabelecimentos comerciais também existem nesses tipos de bairro. A foto mostra parte da cidade de Campinas, em São Paulo, em 2020.
Nessa foto, é possível observar uma rua do centro da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 2020. O centro é uma área da cidade onde geralmente se localiza um grande número de lojas, bancos, restaurantes, etc. Portanto, é um lugar onde o comércio é mais intenso e, por isso, o fluxo de pessoas é maior.
1. Você já foi ao centro da cidade do município onde você mora?
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As paisagens urbanas e o meio natural
As paisagens de uma cidade também podem ser influenciadas pelas características naturais. As diferentes formas do relevo e o curso de rios e córregos são aspectos que também tornam uma paisagem urbana diferente de outras. Vamos conhecer alguns exemplos de como isso ocorre.
A influência do relevo: quando as cidades crescem em áreas de morros, as ruas acompanham o traçado sinuoso do terreno, apresentando ladeiras muito íngremes, com subidas e descidas acentuadas. Porém, quando as cidades crescem em áreas de terrenos mais planos, favorece o traçado de ruas planas e retas. Observe as imagens a seguir.
2. A área urbana de seu município apresenta alguma das características de relevo mostradas nas paisagens anteriores? Comente com os colegas sobre isso.
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A ação humana pode provocar modificações no relevo de uma cidade com o objetivo de atender a algumas necessidades. Veja alguns exemplos.
- Criação de aterros para possibilitar a construção de casas, prédios ou áreas de lazer. A foto ao lado mostra parte do Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro, em 2020.
- Abertura de túneis para melhorar o trânsito e facilitar o acesso a determinadas áreas da cidade. A foto ao lado mostra um túnel que faz a ligação entre bairros da cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, em 2017.
A influência da hidrografia: rios e córregos também estão presentes em muitas paisagens urbanas. Em diversas cidades, sobretudo nos maiores centros, o curso de rios e córregos foram alterados pela ação humana. Alguns rios, por exemplo, tiveram suas margens ocupadas e sofreram modificações no traçado de seus cursos.
121
ATIVIDADES
1. Leia os textos a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
A
[...] A Praça Garcia, no centro da cidade - onde, ao lado da igreja colonial, reluz uma estátua do piloto Ayrton Senna -, é o ponto de encontro dos taxistas. Eles põem o assunto em dia entre um passageiro e outro e colaboram trazendo notícias frescas. Forasteiros são facilmente reconhecidos, até mesmo pelo jeito de andar na rua. Pessoas muito apressadas só podem ser de fora. [...]
O amigo leiteiro do governador, de Hudson Corrêa. Época, São Paulo, Globo, 16 set. 2013. p. 49.
B
Quando a casa da fazenda apareceu azul e branca no final do caminho, meu coração explodiu de alegria [...].
O caminhão balançou para lá e para cá na última curva, aprumou as quatro rodas no terreno acidentado e seguiu firme na direção do curral [...].
Passamos entre dezenas de bois, vacas e bezerrinhos que espalhavam um cheiro seco de estábulo, e estacionamos no gramado em frente à casa. [...]
De braços para o alto, de Drauzio Varella. Ilustrações de Cárcamo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2002. p. 7-9.
- Qual dos textos descreve uma paisagem rural? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem.
- Qual dos textos descreve uma paisagem urbana? Escreva dois elementos que fazem parte dessa paisagem.
- Faça uma descrição do lugar onde você vive, como nos textos lidos anteriormente. Use elementos que existem no lugar para descrevê-lo e contar algo que o caracteriza.
2. Observando a cidade do município em que você vive, escreva um texto, que pode ser ilustrado por um desenho ou por uma foto, mostrando a influência do meio natural na configuração do espaço urbano de sua cidade.
Escolha uma paisagem da área urbana e indique qual influência do meio natural é possível observar: forma de relevo montanhoso, íngreme ou plano, construção de túneis ou aterros, presença de rios, córregos ou rios canalizados.
Depois de produzido, faça uma leitura em voz alta do texto aos colegas da turma, mostrando a imagem (foto ou desenho) da área da cidade que você escolheu para descrever. Conheça a descrição dos demais colegas também.
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O trabalho no espaço rural
O trabalho no espaço rural caracteriza-se principalmente pela realização das atividades da agricultura, do extrativismo e da pecuária. Essas atividades fazem parte do setor primário da economia.
Por meio da agricultura, são produzidos grãos, legumes, verduras e frutas para o consumo das pessoas, dos animais e também para atender às necessidades das indústrias com matérias-primas para a fabricação dos mais diversos produtos.
- matérias-primas:
- materiais de origem vegetal, animal ou mineral que são utilizados para a fabricação de outros produtos
A atividade pecuária é responsável pela criação de animais para a produção de alimentos, como carne e leite, ou para atender a alguns tipos de indústrias, na fabricação de produtos alimentícios, cosméticos, calçados, etc.
A prática do extrativismo retira da natureza produtos vegetais, animais e minerais. O extrativismo vegetal visa atender a diversos tipos de indústrias, para a fabricação de cosméticos, móveis e celulose, e também fornece alimentos, como castanhas, óleos, palmitos e açaí.
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Os produtos do extrativismo animal, em geral, são utilizados como matéria-prima para alguns tipos de indústrias e também como alimentos para as pessoas. Essa atividade envolve práticas como a pesca, a coleta de ostras e caranguejos, etc.
Os produtos do extrativismo mineral atendem principalmente às indústrias e à geração de energia.
Por meio dessa atividade, são explorados diversos tipos de minerais, como ferro e cobre, além de metais e pedras preciosas, como ouro e diamante.
INDÚSTRIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS NO CAMPO
No espaço rural, também podemos encontrar diversos tipos de indústrias, como usinas de açúcar e álcool, de processamento de carnes, farmacêuticas e petroquímicas. Também existem atividades ligadas ao comércio, como venda de doces, derivados de carne e leite, e a prestação de serviços, como o turismo em hotéis e pousadas. Veja o exemplo ao lado.
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ATIVIDADES
1. Para cada foto abaixo, crie um cartão no caderno com o nome da atividade que está sendo realizada e o nome de um produto que pode ser obtido por meio dela. Veja o exemplo.
A
A Atividade: Extrativismo.
Produto: Açaí.
B
C
D
E
125
2. Pesquise e escreva no caderno o nome da atividade agrícola que deu origem a esses produtos ou às suas matérias-primas.
LER E COMPREENDER
3. Leia o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
A pesca baseia-se na retirada de recursos pesqueiros do ambiente natural. Já a aquicultura é baseada no cultivo de organismos aquáticos geralmente em um espaço confinado e controlado. [...]
Pesca e aquicultura. Embrapa. Disponível em: https://oeds.link/UN7OPi. Acesso em: 2 jan. 2021.
- recursos pesqueiros:
- peixes, camarões e outros organismos aquáticos
- Quais os dois tipos de atividades econômicas citados no texto?
- De que maneira essas atividades econômicas se diferenciam?
- A pesca refere-se a qual tipo de extrativismo? Justifique sua resposta.
4. Pesquise e registre no caderno alguns produtos obtidos pelas atividades do campo no município em que você vive.
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Diferentes maneiras de produzir no campo
Muitos produtos que consumimos em nosso dia a dia são provenientes das atividades do campo. Alguns deles são consumidos em estado natural, outros são beneficiados, já outros são industrializados.
Esses produtos também têm origens diferentes, de acordo com o modo de trabalhar a terra nas propriedades rurais.
Nas pequenas propriedades, geralmente, trabalham as pessoas da família de agricultores e, quando necessário, alguns empregados são contratados. Boa parte da produção dessas propriedades é direcionada para o comércio local.
Nessas propriedades, em geral, utilizam-se ferramentas simples, como arado puxado por animais, além de colheita manual, entre outros instrumentos e técnicas tradicionais.
Nas grandes propriedades, são empregados diversos tipos de máquinas e outros recursos que diminuem a necessidade de mão de obra. Em algumas delas, são contratados empregados temporários, que trabalham apenas na época do plantio ou da colheita. A produção é direcionada, principalmente, ao abastecimento de indústrias e ao comércio, inclusive de outros países.
Nas grandes propriedades, em geral, a produção agrícola envolve o uso de tecnologia avançada, como máquinas e técnicas modernas. Predomina a monocultura, ou seja, o cultivo de apenas um tipo de produto ou de extensas áreas usadas para a pecuária.
- beneficiados:
- produtos que passaram por algum processo em que foram, por exemplo, limpos, descascados ou embalados
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A importância das atividades do espaço rural
As atividades realizadas no espaço rural, como agricultura, pecuária e extrativismo, são importantes para a economia dos municípios por diversos motivos. Veja alguns deles.
- Produção de alimentos para o consumo da população.
- Geração de trabalho e renda para os trabalhadores.
- Fornecimento de matéria-prima para atender à produção industrial.
Em alguns municípios, as atividades do espaço rural atendem às necessidades de determinadas indústrias. Alguns exemplos são a produção de algodão para abastecer as indústrias têxteis, de soja para as fábricas de óleo vegetal ou ração animal, e a extração de minerais para produzir chapas de aço e peças para os mais variados produtos.
ENERGIA VERDE
O campo também produz recursos para a produção de energia. Você sabia que alguns cultivos, como o de cana-de-açúcar e o de óleo de dendê, são matérias-primas para a produção de combustíveis para veículos? São os chamados biocombustíveis, que recebem esse nome por serem de origem vegetal.
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A AGRICULTURA FAMILIAR
A agricultura familiar é caracterizada pelo trabalho de famílias que moram e trabalham no campo, geralmente em pequenas propriedades rurais, onde é muito comum encontrarmos grande variedade de produtos cultivados em uma mesma área.
A produção da agricultura familiar é responsável por grande parte dos alimentos que chegam às nossas mesas.
Veja a seguir como a agricultura familiar contribui para a alimentação dos brasileiros.
Fonte de pesquisa: IBGE. Disponível em: https://oeds.link/f8w5MI. Acesso em: 21 jan. 2021.
Uma maneira de respeitar o trabalho dos agricultores é evitar o desperdício de alimentos. Como você evita esse desperdício em seu dia a dia?
Pesquise e registre no caderno o nome de dois ou mais produtos cultivados pela agricultura familiar no município onde você mora.
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ATIVIDADES
1. Escreva as frases a seguir no caderno substituindo cada pela palavra adequada, apresentada no quadro.
pecuária - tradicionais - campo - naturais - grandes - pequenas - industrializados - modernas
- Os produtos provenientes do que consumimos em nosso dia a dia podem ser , beneficiados ou .
- Nas propriedades rurais, geralmente são utilizadas técnicas de cultivo, como arado puxado por animais e colheita manual.
- Nas propriedades rurais, geralmente são utilizadas máquinas e técnicas na produção. Predomina um único tipo de cultura ou extensas áreas são usadas para a .
2. Observe o selo a seguir e responda às questões no caderno.
- Quais atividades realizadas no campo podem ser observadas na imagem?
-
Copie uma das frases a seguir que identifica a característica predominante da imagem acima.
- O selo representa atividades agrícolas em pequenas propriedades.
- O selo representa atividades agrícolas em grandes propriedades.
- Descreva como é a produção no tipo de propriedade que você identificou como correta na alternativa anterior.
- De que maneira a produção da agricultura familiar faz parte do seu dia a dia?
- Em sua opinião, qual é a importância desse tipo de produção? Converse com os colegas e anote sua conclusão no caderno.
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CIDADÃO DO MUNDO A força da mulher no campo
1. Leia silenciosamente o texto a seguir. Depois, leia em voz alta com os colegas.
O trabalho pesado nunca foi impedimento para que muitas mulheres exercessem papel fundamental no campo, desde o cuidado com lavouras, plantio e colheita até compras e negociações com fornecedores. Todas essas funções são divididas entre homens e mulheres no campo.
Além disso, na maioria das vezes, tanto as mulheres que trabalham no campo quanto as que trabalham na cidade acumulam outras atividades que envolvem cuidar da rotina de sua família e de sua moradia. Atualmente, também existem muitas famílias, no campo ou na cidade, que, por diversos motivos, são lideradas por mulheres.
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Colaborando com a produção ou agregando valor aos produtos, as mulheres aumentam a renda familiar. Em alguns municípios, também existem cooperativas femininas, que impulsionam o trabalho das mulheres do campo com a venda de produtos agrícolas e seus derivados, como doces e queijos, e também de artesanatos, como bordados, cerâmicas e cestarias, que se tornam uma renda extra para as famílias.
1. Há alguma palavra ou assunto no texto que você não conhece? Pesquise no dicionário ou leve sua dúvida ao professor, para que ele o auxilie a resolver.
2. De que maneira o trabalho das mulheres do campo está presente em seu dia a dia?
3. Em sua opinião, qual é a importância do trabalho das mulheres no campo?
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O trabalho no espaço urbano
No espaço urbano, o trabalho das pessoas caracteriza-se, principalmente, pela realização de atividades como indústria, comércio e prestação de serviços. A atividade da indústria faz parte do setor secundário, e o comércio e a prestação de serviços fazem parte do setor terciário da economia.
A produção de diferentes mercadorias é realizada pela atividade da indústria.
A compra e a venda dos mais variados produtos são desenvolvidas pela atividade do comércio.
A realização de diferentes tipos de serviços ocorre por meio da prestação de serviços.
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A importância das atividades do espaço urbano
As atividades realizadas no espaço urbano são de grande importância para o município. Veja algumas delas.
Produção dos mais variados tipos de mercadorias utilizadas no dia a dia, desde produtos alimentícios, eletrodomésticos e roupas até veículos e máquinas industriais e agrícolas.
Além da comercialização dos mais diferentes produtos, há atividades ligadas à prestação de diversos serviços à população.
Geração de emprego e renda para milhões de trabalhadores, tanto no setor industrial quanto no comércio e na prestação de serviços.
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O emprego nas cidades
As diferentes atividades realizadas no espaço urbano geram empregos para a população. Veja o gráfico ao lado.
1. Quais atividades da cidade mais geram empregos?
2. Cite o nome de um estabelecimento comercial ou de prestação de serviços da área urbana do município onde você mora.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: https://oeds.link/wz8YNY. Acesso em: 21 jan. 2021.
No entanto, as vagas de trabalho não são suficientes e há muitas pessoas desempregadas nas cidades. Por conta disso, é crescente o trabalho informal, ou seja, o trabalho sem registro em carteira.
Muitas pessoas que não conseguem emprego com registro em carteira acabam por trabalhar como vendedores ambulantes, entregadores, etc.
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ATIVIDADES
1. Relacione no caderno os profissionais mostrados a seguir ao tipo de atividade econômica em que eles trabalham. Veja o exemplo: 1-C
A Comércio.
B Indústria.
C Prestação de serviços.
1
2
3
4
5
6
2. Escreva no caderno dois exemplos que estejam presentes em seu dia a dia para cada tipo de atividade econômica.- Comércio.
- Prestação de serviços.
- Indústria.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Associe no caderno o tipo de clima às suas características.
I Equatorial
II Semiárido
III Tropical típico
IV Tropical úmido
V Subtropical
A Temperaturas elevadas e chuvas escassas, com longos períodos de seca.
B Duas estações marcantes: uma chuvosa e outra seca.
C Temperaturas mais baixas no inverno, com geadas e até queda de neve.
D Quente e úmido, com chuvas abundantes o ano todo.
E Quente e chuvoso devido aos ventos úmidos que sopram do oceano.
2. Escreva no caderno o número da imagem e o nome do relevo que ela representa.
A Planície
B Planalto
C Depressão
I
II
III
137
3. Reescreva corretamente as frases no caderno utilizando as palavras do quadro a seguir.
Caatinga - Mata de Araucárias - Cerrado - Floresta Amazônica - Campos - Floresta Tropical
- : ocorre em grande parte do Norte do Brasil, com enorme diversidade de árvores e muitas outras espécies de plantas.
- : vegetação encontrada principalmente no Rio Grande do Sul, composta predominantemente por gramíneas e capins.
- : apresenta árvores baixas, de troncos retorcidos e casca grossa, além de arbustos e plantas rasteiras.
- : caracteriza-se pela presença de árvores e arbustos adaptados à falta de água.
- : formada principalmente por árvores conhecidas como pinheiro-do-paraná, encontrada nas regiões Sul e Sudeste.
- : também conhecida como Mata Atlântica, possui grande diversidade de plantas e animais.
4. No caderno, descreva as imagens a seguir indicando se as mudanças apresentadas no relevo são resultado da ação humana ou da natureza. Depois, explique as modificações ocorridas em cada paisagem.
A
B
138
5. Monte uma tabela em seu caderno para classificar os elementos naturais ou culturais da paisagem mostrados no quadro. Faça conforme o modelo a seguir.
florestas - estradas - rios - pontes - lavouras - fábricas - montanhas - cidades - mares - solos
Elementos naturais | Elementos culturais |
florestas | estradas |
6. Escolha uma das fotos do seu livro didático e desenhe um croqui dessa paisagem no caderno ou em uma folha de papel sulfite.
7. Utilize a rosa dos ventos mostrada no mapa para realizar as atividades propostas. Responda às questões a seguir no caderno.
Qual cidade mostrada no mapa se localiza:
Fonte de pesquisa: Atlas Geográfico Escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 178.
- Ao norte de Campo Grande?
- A noroeste de Dourados?
- A sudoeste de Três Lagoas?
- Ao sul de Campo Grande?
- A nordeste de Dourados?
- Ao norte de Três Lagoas?
- A oeste de Dourados?
8. No caderno, escreva os nomes das direções cardeais e dos pontos colaterais indicados na figura da rosa dos ventos.
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9. Observe a foto a seguir e responda às questões no caderno.
- Cite dois elementos que você observa no espaço rural dessa paisagem.
- Cite dois elementos que você observa no espaço urbano dessa paisagem.
10. Observe a foto e a manchete a seguir.
Prefeitura de Coari decreta situação de emergência devido à enchente
Disponível em: https://oeds.link/PjWKRK. Acesso em: 5 jul. 2021.
- Utilize as palavras dos quadros a seguir e escreva no caderno uma legenda para a foto e uma para a manchete. O texto deve destacar a relação dos elementos naturais com a paisagem apresentada.
Foto: máquinas plano lavouras relevo espaço rural
Manchete: chuvas rios cidades enchentes transbordamento