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3 Brasil: território e migrações no passado e no presente
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Ao longo da história do Brasil, aconteceram diferentes movimentos migratórios. A partir do século 19, recebemos povos de diferentes nacionalidades, que vieram em busca de oportunidades de trabalho. Eles trouxeram consigo muitos costumes, que atualmente fazem parte do nosso dia a dia. Além disso, os brasileiros se deslocaram entre os vários estados do Brasil, sempre em busca de uma vida melhor.
CONECTANDO IDEIAS
1. Você conhece alguém cuja origem familiar é de fora do Brasil? Comente com os colegas sobre a nacionalidade e os costumes dessa pessoa.
2. Que motivos levam as pessoas a deslocarem seu lugar de moradia? Reflita e levante algumas hipóteses com os colegas.
3. A foto apresenta um elemento cultural característico de outro país. Você consegue identificá-lo?
142
1 O Brasil no mundo
A maior parte da superfície terrestre, cerca de 71%, é coberta pelas águas dos mares e oceanos. O restante, ou seja, cerca de 29% da superfície da Terra, é formado por terras emersas (continentes e ilhas) situadas acima do nível do mar. Os seis continentes são: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
O Brasil está localizado no continente americano. Veja o mapa a seguir que mostra a distribuição dos continentes e oceanos, e também a localização do território brasileiro.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34
1. Identifique no mapa a localização do território brasileiro no mundo.
A tabela a seguir apresenta a área de cada continente. Observe também o gráfico.
Extensão dos continentes | |
Continente | Área (em km²) |
Ásia | 44 570 328 |
América | 42 058 432 |
África | 30 311 383 |
Antártida | 13 974 443 |
Europa | 10 367 058 |
Oceania | 8 531 951 |
Fonte de pesquisa: Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2013. p. 345.
Fonte de pesquisa: Almanaque Abril. São Paulo: Abril, 2013. p. 345.
143
O Brasil na América
O Brasil está localizado na porção sul do continente americano, que pode ser dividido em três partes:
- América do Norte.
- América Central.
- América do Sul.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 32.
Observe no mapa a localização do Brasil na América.
2. Identifique e escreva no caderno o nome de dois países que estão localizados na:
- América do Norte.
- América Central.
- América do Sul.
AMÉRICA VEM DE AMÉRICO!
No dia 12 de outubro de 1492, o navegador italiano Cristóvão Colombo chegou à América.
O nome desse continente foi dado em homenagem ao explorador italiano Américo Vespúcio. Ele foi o primeiro a anunciar ao mundo que as terras descobertas por Colombo faziam parte de um novo continente.
Em 1507, o nome América apareceu pela primeira vez em um planisfério.
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ATIVIDADES
1. De acordo com o mapa, a tabela e o gráfico da página 142 , responda às questões a seguir no caderno.
- Qual é o continente mais extenso do planeta Terra? Qual é a área territorial desse continente?
- Qual é a porcentagem de terras que o continente europeu ocupa na distribuição de terras do planeta?
- Qual é o continente menos extenso do planeta Terra? Qual é a área territorial desse continente?
- O território brasileiro está localizado em qual continente?
2. O Brasil ocupa quase a metade da área da América do Sul. Observe o mapa ao lado e verifique a localização do Brasil e dos demais países que compõem a América do Sul. De acordo com o mapa, responda às questões a seguir no caderno.
- Quais países fazem divisa com o Brasil e são banhados pelo oceano Atlântico?
- Quais países fazem divisa com o Brasil e não são banhados pelo oceano Atlântico?
- A Linha do Equador passa por quais países?
- O Trópico de Capricórnio passa por quais países?
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 41.
145
O território brasileiro
O Brasil é formado por vinte e seis estados e um Distrito Federal. Cada estado tem um governo próprio, com sua sede localizada na capital do estado.
No Distrito Federal, encontra-se a cidade de Brasília, a capital do nosso país. Em Brasília, fica localizada a sede do governo federal brasileiro, ou seja, da presidência da República. O mapa a seguir mostra a divisão política do Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
1. Qual é o nome do estado onde você vive? E o nome da capital desse estado?
2. Você mora na capital do estado ou em outro município? Escreva o nome do município onde você mora.
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O território brasileiro nem sempre foi assim
O território brasileiro passou por muitas transformações até adquirir a forma e a extensão que possui atualmente. Os mapas a seguir mostram algumas das transformações do território brasileiro ao longo dos séculos.
No século 16, como mostra este mapa, as divisões administrativas não eram por estados, como conhecemos hoje em dia. O território brasileiro era dividido em capitanias hereditárias. As áreas e a forma de governar as capitanias eram diferentes de como são os estados atualmente.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
Neste mapa do século 19, o território do Brasil tinha uma forma muito parecida com a atual. As diferenças podem ser observadas, por exemplo, nas áreas de alguns estados, como do Amazonas e do Acre, assim como nos limites de outros estados, como Bahia, São Paulo e Goiás.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 20.
3. Identifique diferenças e semelhanças entre esses mapas. Em qual dos mapas a área do Brasil era maior?
147
As cinco grandes regiões
Embora o Brasil apresente diferentes tipos de paisagens, vastas áreas de seu território reúnem características semelhantes, que podem ser naturais, históricas, econômicas e sociais.
Essas áreas, que reúnem características semelhantes, podem ser delimitadas e chamadas de regiões.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é um órgão do Governo Federal, dividiu o território do nosso país em cinco grandes regiões. São elas: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Veja, no mapa, as cinco grandes regiões do Brasil estabelecidas pelo IBGE.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
148
ATIVIDADES
1. Responda às perguntas a seguir no caderno consultando o mapa da página 147.
- Em qual região está localizado o estado onde você vive?
- Escreva o nome dos outros estados que fazem parte dessa região.
- Em qual região fica localizado o Distrito Federal?
- Escreva no caderno o nome de dois estados que se localizam nas regiões a seguir.
- Região Norte
- Região Nordeste
- Região Sul
- Região Centro-Oeste
- Região Sudeste
2. Observe mapa a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
- O mapa trata de qual tema?
- O que as linhas brancas representam? E as linhas vermelhas?
- Escreva os nomes das regiões brasileiras indicadas pelos números da legenda do mapa.
- Qual é a cor que representa a região onde você vive?
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2 A administração do território
Como já estudamos, o território brasileiro é dividido em 26 estados e um Distrito Federal. Os estados são formados pelos municípios. Veja o exemplo a seguir.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 90.
Os municípios podem ser divididos em unidades ainda menores, que recebem o nome de distritos.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 160.
150
Estudando a administração do município
Todo município tem um governo com leis municipais que são baseadas nas leis estaduais e federais.
A administração do município é feita pelo prefeito, auxiliado pelos secretários e pelos vereadores. Os prefeitos e os vereadores são escolhidos pela população por meio do voto, na ocasião das eleições.
A sede administrativa de um município é composta pela prefeitura e câmara de vereadores e fica localizada na área urbana do município. Conheça melhor essa organização.
Prefeitura
O prefeito tem como principais atribuições administrar os recursos públicos, a exemplo do dinheiro arrecadado por meio de impostos, aplicando-os em áreas como da saúde, educação, saneamento, etc.
Câmara municipal
Os vereadores auxiliam na administração do município junto ao prefeito e são responsáveis por elaborar leis que melhorem a vida da população. Eles trabalham na câmara municipal.
Secretarias municipais
As secretarias coordenam a execução de serviços básicos por todo o município, tanto na área rural quanto na área urbana. Por isso, existem as secretarias de transportes, meio ambiente, educação, saúde, entre outras.
1. Você sabe onde se localiza a prefeitura do município onde você mora?
151
A importância do voto
Atualmente, a partir de 16 anos de idade, os jovens brasileiros podem votar, mas não obrigatoriamente. No entanto, quando você fizer 18 anos passará a exercer seu dever e direito de votar.
Quando esse momento chegar, você estará assumindo a responsabilidade de escolher pessoas que o representarão na administração pública, ou seja, vai ajudar a decidir quem serão prefeitos, vereadores, deputados, governadores, senadores e presidentes da República.
Para exercer esse direito de maneira consciente e responsável é preciso informar-se sobre quem são os candidatos e quais são suas propostas de trabalho.
Após as eleições, todo cidadão também tem a responsabilidade de acompanhar o trabalho dos governantes eleitos, fiscalizando o cumprimento de suas propostas feitas no período eleitoral. É muito importante que toda a população acompanhe o trabalho dos governantes, seja do município, do estado ou do país.
As crianças, como todo cidadão, também podem observar algumas características do município, auxiliando na fiscalização da administração municipal. Também podem reivindicar melhorias por meio de debates na escola ou nas associações de bairros.
De que maneira você acompanha o trabalho dos governantes do município onde vive? Converse sobre isso com seus familiares e, depois, conte aos colegas.
152
ATIVIDADES
1. Utilize a letra inicial do nome de cada figura e descubra palavras relacionadas à administração dos municípios. Depois, anote-as em seu caderno.
A
B
C
D
E
- Escreva um pequeno texto sobre como é organizada a administração do município, utilizando as palavras encontradas.
153
A administração do município e os serviços essenciais
Estudamos sobre a administração dos municípios e sobre a responsabilidade do trabalho dos governantes pelas melhorias na vida dos moradores. Essas melhorias são promovidas, entre outras formas, pelo investimento de recursos públicos em diferentes serviços essenciais prestados à população. Veja alguns exemplos.
A presença de escolas e de Centros de Educação Infantil (CEI), também conhecidas como creches, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano, permitem que as crianças tenham acesso à educação próximo ao lugar onde moram.
Os moradores das áreas rurais também devem ser atendidos pelos serviços básicos, como o transporte público em ruas ou estradas pavimentadas.
154
O fornecimento de energia elétrica é um serviço essencial. A energia elétrica chega até a população por meio de redes de transmissão de energia, que devem ser implantadas tanto no espaço rural quanto no espaço urbano do município.
Nos postos ou centros de saúde, os moradores do bairro têm acesso à vacinação, a alguns tipos de remédios, a consultas com médicos e dentistas, entre outros serviços.
1. Muitas vezes, tanto na área urbana quanto na área rural do município, não estão disponíveis alguns dos serviços essenciais, como os mostrados nas imagens. Em seu município, você já notou se esses serviços são oferecidos aos moradores? Comente com os colegas sobre.
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ATIVIDADES
1. Relacione as letras aos números dos textos correspondentes a cada imagem e anote sua resposta no caderno.
A
B
C
D
I Coleta de lixo.
II Atendimento à saúde.
III Policiamento.
IV Fornecimento de energia elétrica.
2. Com seus pais ou responsáveis, verifiquem os serviços essenciais existentes onde vocês moram. Para tanto, copie no caderno os serviços a seguir e, com a ajuda deles, formem duas listas: uma com serviços disponíveis e que atendem às necessidades da população e outra com serviços que não existem ou não atendem às necessidades da população.
- Rede de água e esgoto.
- Fornecimento de energia elétrica e iluminação pública.
- Escola pública.
- Coleta e tratamento de lixo.
- Transporte coletivo.
- Posto de saúde.
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Direitos e deveres do cidadão
Você sabia que todas as pessoas têm direito aos serviços essenciais?
É responsabilidade do governo fornecer os serviços ou garantir a qualidade dos serviços prestados por empresas privadas. Por outro lado, os estabelecimentos e os diversos serviços públicos, como bibliotecas, escolas, telefones públicos, pontos de ônibus, entre outros, também devem ser bem cuidados pela população.
Portanto, além de direitos, temos deveres em relação aos serviços essenciais. Veja alguns deles.
Utilizar adequadamente parques e praças públicas sem causar danos. Na foto, academia pública ao ar livre em bom estado de conservação na cidade de Salvador, na Bahia, em 2020.
Conservar o transporte coletivo ao utilizá-lo. Na foto, passageiros em estação de embarque e desembarque do transporte coletivo de Curitiba, no Paraná, em 2018.
Não degradar patrimônio público, como parques, praças, monumentos, seja quebrando, riscando ou usando de maneira inadequada. Na foto, lixeira quebrada em uma praça da cidade de São Paulo, em 2021.
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Contribuir para a manutenção da limpeza das ruas, jogando lixo nos locais adequados. Na foto, lixo sendo jogado em lixeiras de materiais recicláveis na cidade de Manaus, no Amazonas, em 2017.
Conservar os ambientes das escolas, dos hospitais e dos postos de saúde, para que todos possam usufruir deles. Na foto, crianças durante o lanche em escola do município de Tucumã, no Pará, em 2016.
UTILIZANDO OS SERVIÇOS ESSENCIAIS COM RESPEITO
Ao utilizar os serviços essenciais que são públicos, ou seja, dos quais todas as pessoas têm o direito de usufruir, também devemos optar por atitudes de solidariedade e gentileza. É importante, por exemplo, respeitarmos os idosos, as gestantes e as pessoas com algum tipo de deficiência, dando-lhes prioridade em assentos, filas, etc. Veja um exemplo disso na foto ao lado.
158
CIDADÃO DO MUNDO Todos pagam pelos serviços públicos
Você já pensou que ao comprar um chocolate ou um brinquedo está pagando impostos?
Os impostos estão incluídos no preço de todos os produtos e serviços que consumimos. Por exemplo, ao comprar brinquedos, cadernos, alimentos, combustível ou ao ir ao cinema, uma parte do que pagamos é imposto.
Os impostos também estão incluídos nas contas de água e esgoto, energia elétrica, telefone, entre outros serviços oferecidos por empresas públicas ou por empresas privadas.
O valor do imposto cobrado sobre cada produto ou serviço é indicado ao consumidor na nota fiscal. Veja.
Todos os impostos recolhidos pelo governo devem ser investidos em benefício da população, como na construção de estradas, na ampliação e melhoria dos serviços de saúde e educação, na segurança pública, etc.
1. No lugar onde você mora, o dinheiro arrecadado com impostos é bem investido em melhorias dos serviços ou em benefício dos cidadãos? Dê exemplos.
2. Há algum setor que precisa de mais investimentos ou melhorias no local onde você vive? Conte aos colegas.
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ATIVIDADES
1. Leia a notícia a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Alunos pedem melhorias no Parque dos Pássaros
Alunos do quinto ano da Escola Municipal Júlio Savieto foram recebidos na manhã desta quinta-feira (08) pelo prefeito [...]. Eles foram reivindicar melhorias no Parque dos Pássaros. Além de fazer as reivindicações verbalmente, eles entregaram uma carta ao prefeito, relacionando vários tópicos que podem valorizar o local como área de convívio para a população de Arapongas. [...]
PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPONGAS. Alunos pedem melhorias no Parque dos Pássaros. 8 nov. 2018. Disponível em: https://oeds.link/ta9Af1. Acesso em: 29 jun. 2021.
- Quem está fazendo reivindicações?
- O que os alunos estão reivindicando?
- Como os alunos decidiram chamar a atenção para o problema?
- Em sua opinião, os alunos estão exercendo seus direitos como cidadãos?
2. Em sua opinião, o governo do seu município precisa dar mais atenção ao lugar onde você mora? Para quais serviços? Faça um desenho e descreva sua avaliação sobre os serviços em seu município no caderno.
3. Você sabe se no seu município há práticas inclusivas de mobilidade? Faça um levantamento com mais três colegas junto à prefeitura ou na internet e descubra as respostas às seguintes perguntas.
- Qual é o tipo de transporte público mais utilizado pelas pessoas com deficiência?
- Como está a situação das ruas, calçadas e dos meios-fios na sua cidade?
- Como está a conservação e o nivelamento da calçada da sua casa? Eles podem afetar a mobilidade de algum cidadão?
Registrem as informações encontradas na forma de um relatório e, se possível, com fotos ou desenhos. Depois, apresentem o relatório à turma.
160
3 De um lugar para o outro
Existem pessoas que vivem durante toda a vida no país onde nasceram. Outras procuram países novos para se estabelecerem. Isso pode acontecer por diferentes motivos: desejo de morar em um outro lugar, interesse em aprender uma nova língua, vontade de conhecer culturas diferentes, etc. Em outros casos, as pessoas podem se mudar por causa de problemas ocorridos no país onde elas moram, como a falta de empregos ou uma guerra.
Leia o texto a seguir em voz alta com os colegas.
De um lado, avós mineiros,
de outro, uma baiana e um carioca.
O meu pai era baiano
e minha mãe, capixaba.
Nasci no Rio de Janeiro.
Hoje moro no Paraná,
mas meus filhos são de São Paulo...
Êta, como esse Brasil é grande!
Relato de Guiomar Pestana, 43 anos, jan. 2018.
1. Qual é o assunto tratado por Guiomar em seu relato?
2. De quais estados brasileiros vêm os antepassados de Guiomar? E os filhos dela, nasceram em qual estado?
3. Em qual estado você nasceu?
4. Você tem algum familiar que tenha nascido em um estado diferente daquele onde mora? Se tiver, diga quem é e em qual estado ele nasceu.
161
A chegada dos imigrantes
O Brasil é um dos países da América que mais recebeu imigrantes, principalmente a partir de 1870. Leia o trecho da cantiga.
5. Qual era o país onde se cantava essa cantiga?
6. Por que as pessoas que viviam nesse país queriam abandoná-lo?
7. Que trabalho elas pretendiam realizar no Brasil?
Itália bela, mostre-se gentil
e os filhos seus não a abandonarão,
senão, vão todos para o Brasil,
e não se lembrarão de retornar. [...]
A fome está estampada em nossa cara
e para curá-la remédio não há.
A todo momento se ouve dizer:
eu vou lá, onde existe a colheita do café.
Cantiga popular.
Há cerca de 150 anos, a Europa estava passando por um período difícil, a população estava aumentando e vários países estavam em guerra. Havia muita pobreza, principalmente entre os camponeses.
Nessa época, no Brasil, o cultivo do café estava crescendo e necessitando de mão de obra. Como o tráfico de pessoas escravizadas havia sido proibido, os cafeicultores, com o apoio do governo, deram início a uma campanha para trazer camponeses europeus para trabalhar no Brasil.
A propaganda feita na Europa apresentava o Brasil como um paraíso, onde esses camponeses teriam seu próprio pedaço de terra e ganhariam muito dinheiro.
Em pouco tempo, havia milhares de europeus dispostos a abandonar sua terra e vir para o Brasil para tentar uma nova vida.
162
Os imigrantes vendiam tudo o que tinham e embarcavam para o Brasil. A viagem para cá era muito sofrida e cheia de dificuldades. Nos navios, a alimentação precária e a falta de higiene favoreciam a proliferação de doenças, como cólera, malária e sarampo.
A tela a seguir foi pintada pelo artista Lasar Segall, um imigrante que veio morar no Brasil. Nessa pintura, ele representou as condições em que viajavam os imigrantes.
8. Por meio da observação da pintura, identifique as principais dificuldades enfrentadas pelos imigrantes durante a viagem para o Brasil.
- proliferação:
- aumento, crescimento, multiplicação
163
Quando vinham para trabalhar nas lavouras de café, geralmente os imigrantes desembarcavam em um porto localizado na cidade de Santos. De lá, eles seguiam para São Paulo, onde ficavam alojados em hospedarias mantidas pelo governo. A maior delas era a Hospedaria de Imigrantes, localizada no bairro do Brás.
Além de abrigar os imigrantes que acabavam de chegar ao Brasil, a Hospedaria de Imigrantes funcionava também como local de contratação de trabalhadores.
Em geral, os contratos de trabalho eram muito mais vantajosos para os fazendeiros. Mesmo assim, muitos imigrantes acabavam assinando esses contratos por necessidade.
Depois de assinado o contrato, o imigrante e sua família costumavam ser levados para uma fazenda de café no interior do estado de São Paulo.
9. Em sua opinião, por que muitos imigrantes concordavam em assinar contratos mais vantajosos para os fazendeiros?
- contratos:
- documentos que registram as condições de um acordo, feito entre duas ou mais pessoas, para a realização de alguma atividade ou negócio
164
ATIVIDADES
1. A antiga Hospedaria de Imigrantes foi fechada e atualmente o prédio abriga o Museu da Imigração. Leia o texto a seguir e depois responda às questões no caderno.
Atuando como ponto de encontro de diversas comunidades de imigrantes, as origens do atual museu remontam a 1887, ano em que foi fundada a Hospedaria de Imigrantes [...]. Ao longo de seus 91 anos de atividade, a Hospedaria, que foi fechada em 1978, recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de mais de 70 nacionalidades. As histórias desses trabalhadores continuam vivas, preservadas nos depoimentos, fotos, documentos e jornais que compõem o grande acervo do Museu da Imigração [...].
Museu da Imigração do estado de São Paulo. São Paulo Turismo (SPTuris). Disponível em: https://oeds.link/EqPIWV. Acesso em: 8 fev. 2021.
- De acordo com o texto, quantas pessoas passaram pela Hospedaria de Imigrantes?
- De quantas nacionalidades diferentes eram essas pessoas?
- Como as histórias desses imigrantes ficam preservadas no Museu da Imigração?
- Agora, junte-se a um colega e reflitam sobre a seguinte questão: qual é a importância do Museu da Imigração? Conversem sobre isso e produzam um breve texto explicando suas conclusões sobre o tema.
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A vida nas fazendas de café e nas cidades
Ao chegarem à fazenda em que iriam morar e trabalhar, os imigrantes recebiam uma casa, geralmente pequena, para abrigar sua família.
Veja a foto a seguir. Ela retrata as moradias de alguns imigrantes em uma fazenda de café.
O dia a dia dos colonos em uma fazenda de café era de muito trabalho. Eles tinham de realizar diversas tarefas, como derrubar e queimar a mata, preparar a terra, plantar, colher, beneficiar e ensacar o café.
Leia o texto a seguir, que descreve um dia de trabalho no cafezal.
O colono começava a trabalhar no cafezal às 5h da manhã; às 9h30min era o almoço, que devia durar meia hora. Ao meio-dia tinha quinze minutos para o café. Ele prosseguia trabalhando no cafezal até às 17h30min. No dia seguinte repetia tudo novamente. [...]
Imigrantes no Brasil: 1870-1920, de Alfredo Boulos Júnior. São Paulo: FTD, 2000. p. 20.
Quantas horas o imigrante trabalhava por dia? Você considera essa quantidade de horas de trabalho uma jornada adequada para um trabalhador? Converse com os colegas.
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Nas fazendas, cada família ficava encarregada de cuidar de um certo número de pés de café. Esse número variava de acordo com o tamanho da família. Geralmente, um homem cuidava de cerca de 2 000 pés de café, e as mulheres cuidavam de 1 000 pés. As crianças também ajudavam no trabalho.
Aos colonos era permitido plantar lavouras para seu sustento. Essas lavouras, de milho ou feijão, costumavam ser plantadas entre os pés de café.
Os demais produtos de que necessitavam, como sal, ferramentas e tecidos, eram comprados no armazém, que geralmente ficava na própria fazenda e pertencia ao fazendeiro. Os colonos, no entanto, pagavam um preço muito alto por esses produtos e acabavam se endividando. Dessa forma, o que eles ganhavam com o trabalho nos cafezais, muitas vezes, não era suficiente para pagar a conta no armazém.
Esses trabalhadores ainda enfrentavam outros problemas, como maus-tratos dos fazendeiros e de seus capatazes.
Por causa dessa situação, muitos colonos procuravam outras fazendas, onde houvesse melhores condições de vida. Outros abandonavam o trabalho nos cafezais e iam tentar uma nova vida nas cidades.
- Os imigrantes vieram para o Brasil na esperança de conseguir uma vida melhor. De acordo com o que você estudou, quais foram os maiores problemas que eles enfrentaram ao chegar aqui? Converse com os colegas.
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ATIVIDADES
1. Leia as informações a seguir sobre a vida de um imigrante que veio para o Brasil no início do século 20.
LER E COMPREENDER
Responda às questões no caderno.
- Qual a nacionalidade de Antonio Luigi? Quando ele chegou ao Brasil?
- Por que Antonio Luigi veio para o Brasil?
- Onde nasceu o filho de Antonio Luigi e Ida?
- Qual atividade Antonio Luigi realizou na cidade de Franca?
- Onde nasceram os netos e bisnetos de Antonio Luigi?
- Em quais lugares Antonio Luigi morou ao longo de sua vida?
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Os imigrantes nas cidades
Os imigrantes que deixavam a área rural para viver nas cidades realizavam os mais diversos tipos de trabalho. Muitos desses imigrantes passaram a trabalhar em fábricas. Naquela época, por volta de 1900, muitas cidades brasileiras cresciam rapidamente e o número de fábricas aumentava.
As condições de trabalho nas fábricas, geralmente, eram ruins. Os barracões eram mal iluminados, tinham pouca ventilação e os acidentes ocorriam com frequência. Além disso, os operários recebiam baixos salários e a jornada de trabalho era muito longa.
Leia o texto a seguir. Ele descreve as condições de trabalho nas fábricas brasileiras daquela época.
A jornada de trabalho [...] era de 16 horas, em semanas de seis ou até sete dias úteis.
[...]
Não existia previdência social, nem direito à aposentadoria, operários eram demitidos sem maiores explicações e os frequentes acidentes de trabalho nunca eram indenizados. [...]
Nosso Século: 1900-1910. São Paulo: Abril, 1980. p. 157.
- indenizados:
- quando um funcionário recebe uma determinada quantia em dinheiro como forma de compensação, por exemplo, por algum acidente de trabalho
- previdência social:
- conjunto de leis que visam a proteger o trabalhador, principalmente, garantindo-lhe o direito à aposentadoria e, também, à assistência médica, hospitalar e financeira em casos de doença ou acidente que impeçam a realização de suas atividades profissionais
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Por causa dos baixos salários que recebiam nas fábricas, os imigrantes tinham dificuldade para conseguir boas moradias.
Muitos deles passavam a viver em antigos casarões onde moravam várias famílias. Nessas habitações coletivas, chamadas cortiços, as condições de vida eram péssimas: havia apenas um banheiro e uma cozinha para várias famílias e os quartos eram pequenos e mal ventilados.
Outros imigrantes iam morar nas vilas operárias, que eram conjuntos habitacionais construídos pelos donos das fábricas para abrigar seus operários.
Essas vilas ficavam próximas às fábricas e, em geral, eram compostas de boas casas, que tinham dois ou três quartos, cozinha, banheiro e quintal.
No entanto, viver nessas vilas não era vantajoso para os operários, pois os aluguéis, geralmente, eram muito caros.
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Diferentes atividades na cidade
Nas cidades, muitos imigrantes também passavam a trabalhar em pequenas empresas, como marcenarias, alfaiatarias e sapatarias. Outros começavam a trabalhar por conta própria, exercendo atividades de pedreiros, carpinteiros ou eletricistas.
Alguns imigrantes conseguiam juntar dinheiro e montavam seu próprio estabelecimento comercial, por exemplo, açougues, padarias e mercearias.
Observe outras atividades que os imigrantes passaram a exercer no Brasil, por volta de 100 anos atrás.
171
ATIVIDADES
1. Nas cidades, os imigrantes podiam exercer diversas atividades. Sobre esse assunto, observe as fotos e responda às questões.
A
B
C
- No caderno, associe cada foto aos tipos de trabalhos citados a seguir. Depois, converse com os colegas e argumente por que você fez essa associação.
armazéns
vendedores ambulantes
indústria
2. Como era o dia a dia de trabalho de um imigrante na cidade? Reflita e escreva uma história sobre o tema no caderno.
- Primeiro, observe as fotos desta página e escolha um dos ambientes retratados.
- Depois, crie alguns personagens e pense em uma história que se passe nesse ambiente.
- O tema da sua história deverá ser as condições de trabalho dos imigrantes.
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4 A imigração pelo Brasil
A imigração para o Brasil começou vários anos antes da chegada dos imigrantes que vieram trabalhar nas fazendas de café.
Em 1819, um grupo de imigrantes suíços veio para o Brasil e se estabeleceu em Nova Friburgo, no atual estado do Rio de Janeiro.
Após o ano de 1822, quando o Brasil já havia se tornado independente de Portugal, o governo brasileiro decidiu incentivar a vinda de imigrantes. O principal objetivo era ocupar o sul do Brasil, onde hoje se localizam os estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No Sul, o povoamento foi feito com base nas colônias, áreas determinadas pelo governo e divididas em lotes. Esses lotes eram doados aos imigrantes ou vendidos para serem pagos em prestações.
Entretanto, os lotes destinados aos imigrantes, geralmente, ficavam em lugares isolados e de difícil acesso. Nessas colônias, os imigrantes tinham de trabalhar pesado para derrubar as matas e cultivar suas lavouras.
173
Entre os imigrantes que se fixaram no sul do país estavam os alemães. No ano de 1824, eles se estabeleceram na colônia de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Alguns anos depois, os alemães já tinham fundado outras colônias, que se tornaram cidades, como Novo Hamburgo, também no Rio Grande do Sul, e Blumenau e Joinville, em Santa Catarina. Nas colônias que fundaram, além de fazerem plantações e criarem animais, os imigrantes alemães instalaram pequenas fábricas, como as de móveis e as de tecidos.
A partir de 1875, começaram a chegar grupos de italianos que ocuparam, principalmente, a serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. Nessa região, eles fundaram várias colônias que, posteriormente, tornaram-se cidades, entre elas Caxias do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves.
Os italianos cultivavam lavouras e criavam animais para seu sustento e para vender em várias cidades. Eles também plantavam uva para utilizar na fabricação do vinho. Essa atividade passou a ter grande importância econômica e, atualmente, a região da serra Gaúcha é a maior produtora de vinhos do Brasil.
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Os portugueses e os espanhóis começaram a chegar ao Brasil na condição de imigrantes, principalmente a partir de 1890.
Esses imigrantes dirigiram-se para diversas partes do território brasileiro, dando preferência aos centros urbanos. Um grande número deles fixou-se em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Santos, passando a trabalhar em fábricas ou em estabelecimentos comerciais.
Os japoneses também vieram em grande número para o Brasil. Os primeiros imigrantes japoneses chegaram no ano de 1908.
A maior parte desses imigrantes dedicou-se à agricultura, principalmente à lavoura de café.
Os principais lugares de fixação dos japoneses no Brasil foram o estado de São Paulo e, mais tarde, o norte do estado do Paraná.
1. Para onde está apontando o personagem retratado no cartaz? Comente.
A partir de 1930, o governo brasileiro passou a impor limites à entrada de estrangeiros no país. Desde então, a imigração diminuiu, mas não foi interrompida. Todos os anos, muitos imigrantes deixam seus países e vêm tentar uma nova vida no Brasil.
175
ATIVIDADES
1. O gráfico a seguir representa o número aproximado de imigrantes que chegou ao Brasil entre os anos de 1872 e 1929, distribuído de acordo com a nacionalidade. Observe-o e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Suplemento da Revista de Saúde Pública, n. 8, 1974.
- Qual é o maior grupo de imigrantes que chegou ao Brasil entre os anos de 1872 e 1929?
- Entre os grupos representados no gráfico, qual é o menor grupo de imigrantes que chegou ao Brasil entre 1872 e 1929?
- Copie a tabela a seguir e preencha-a com base nos dados do gráfico. Registre a nacionalidade e o número correspondente de imigrantes, ordenando-os do maior para o menor grupo.
Nacionalidade | Número de imigrantes |
---|---|
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Os imigrantes dos séculos 19 e 20
Além dos indígenas, dos colonizadores portugueses e dos africanos, outros povos contribuíram para a formação do povo brasileiro.
A partir da proibição da vinda de escravizados da África, o governo brasileiro promoveu campanhas para atrair trabalhadores livres de outros países.
Esses imigrantes, sobretudo portugueses (Portugal), italianos (Itália), alemães (Alemanha), espanhóis (Espanha) japoneses (Japão), entre outros, chegaram, principalmente, pelo porto de Santos, no estado de São Paulo. Em geral, começaram a trabalhar nas fazendas de café da região Sudeste e outros se dirigiram para o Sul do Brasil.
Grande parte desses imigrantes também estava fugindo das guerras que enfrentava em seu país de origem.
Em menor quantidade, vieram imigrantes de outros países da Europa e da Ásia, como poloneses (Polônia), ucranianos (Ucrânia), sírios (Síria) e libaneses (Líbano).
DIVERSAS INFLUÊNCIAS CULTURAIS
Os diversos povos imigrantes que vieram para o nosso país contribuíram de forma significativa na cultura brasileira. Veja alguns exemplos dessa influência em nossa culinária.
- Pizza, polenta e macarrão são pratos da culinária italiana.
- Salsichas, linguiças e carnes defumadas são heranças da culinária alemã.
- Sushi e sashimi, além de alimentos à base de soja, como o shoyu (molho) e o tofu (queijo), são heranças dos imigrantes japoneses, que também introduziram a religião budista em nosso país.
- Quais heranças culturais deixadas pelos imigrantes você consegue identificar no lugar onde vive? Elas fazem parte do seu dia a dia? Conte aos colegas.
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Novos imigrantes integram a população brasileira
O Brasil continua recebendo imigrantes no século 21, e pessoas de outras nacionalidades passaram a viver em nosso país.
Nos últimos anos, a maior parte dos imigrantes que têm chegado ao Brasil são haitianos (Haiti), chineses (China), bolivianos (Bolívia), paraguaios (Paraguai), venezuelanos (Venezuela) e sírios (Síria).
Os novos imigrantes buscam o Brasil para terem melhores condições de vida ou por causa de guerras e catástrofes naturais ocorridas em seus países de origem.
Ao procurar trabalho e melhores condições de vida do que as que tinham em seus países, essas pessoas acabam contribuindo com a diversidade cultural brasileira com seus idiomas, hábitos culinários, crenças, etc.
- Você conhece alguém que imigrou recentemente para o Brasil? Qual é a origem dessa pessoa? Anote o nome dela no caderno.
- No município onde você mora, há algum grupo de imigrantes que se destaca na população local? Descreva-o.
- Escolha um dos grupos imigrantes mencionados nesta página, e pesquise na internet as contribuições culturais que esse grupo proporcionou à diversidade brasileira.
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Observe a tabela a seguir.
Número de registros de imigrantes de longo termo/residentes no Brasil
País/ano | 2017 | 2018 | 2019 |
---|---|---|---|
Argentina | 3 318 | 1 885 | 981 |
Bolívia | 5 739 | 7 741 | 4 661 |
China | 5 405 | 2 015 | 1 318 |
Colômbia | 4 631 | 8 050 | 5 419 |
Haiti | 5 528 | 16 943 | 15 679 |
Paraguai | 10 788 | 1 881 | 2 029 |
Peru | 2 556 | 2 415 | 1 817 |
Senegal | 607 | 351 | 291 |
Uruguai | 2 034 | 4 346 | 3 109 |
Venezuela | 15 326 | 49 267 | 70 653 |
Outros países | 18 620 | 13 155 | 11 080 |
Fonte de pesquisa: Relatório anual. Observatório das Migrações Internacionais, 2020. Disponível em: https://oeds.link/Av3ZXO. Acesso em: 8 fev. 2021.
4. Qual é o país de origem do maior grupo de imigrantes no Brasil em 2017? E em 2018 e 2019?
5. O número de haitianos que vieram ao Brasil cresceu ou diminuiu entre 2017 e 2018? E entre 2018 e 2019?
Imigrantes ilegais
Para viver e trabalhar no país em que se fixou, o imigrante precisa ter uma autorização do governo desse país. No Brasil, com essa autorização, o imigrante pode conseguir um trabalho registrado, abrir conta em banco, matricular os filhos em escolas, entre outros benefícios.
Porém, é comum ocorrer casos de imigrantes que entram em nosso país de forma clandestina, sem ter autorização. Esses imigrantes vêm em busca de emprego e melhores condições de vida. No entanto, por causa de sua situação ilegal, geralmente não conseguem um bom trabalho. Para sobreviver, muitos imigrantes passam a prestar serviços em troca de baixa remuneração.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. O texto a seguir apresenta o depoimento de uma menina imigrante que, no ano de 1929, veio da Europa com sua família para viver no Brasil. Anote as respostas das questões no caderno.
[...]
Assim começou a nossa vida na Rua Jaguaribe, que marcou o nosso verdadeiro encontro com o Brasil, e representou para nós, crianças [...], uma mudança drástica, espécie de "choque cultural" entre nosso passado europeu e a realidade brasileira, tão diferente em tudo.
A começar pelo clima, o calor, a garoa, e a "ausência" das estações do ano, tão marcantes no outro hemisfério. O verão permanente nos intrigava, as chuvas torrenciais e as trovoadas violentas nos assustavam. Espantavanos a rapidez com que tudo secava após um aguaceiro daqueles - uma chuva forte em Riga significava vários dias de calçadas molhadas e poças de água suja. [...]
Na Rua Jaguaribe teve início, para nós, crianças, uma vida nova, que no começo foi muito difícil, por causa do idioma desconhecido, dos costumes desusados, do ambiente, do clima, e até da roupa que trouxemos conosco [...].
- Riga:
- capital da Letônia, um pequeno país europeu
Transplante de menina, de Tatiana Belinky. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 83-84.
- Procure no dicionário o significado das palavras que você desconheça.
- De acordo com o texto, qual é a origem das crianças que migraram para o Brasil?
- Escreva duas dificuldades encontradas pelas crianças imigrantes quando passaram a viver no Brasil.
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2. Converse com seus pais ou responsáveis sobre a origem dos seus antepassados. Anote as informações a seguir no caderno.
- Local onde nasceram e o nome dos povos de que descendem.
Apresente aos colegas e verifiquem quais são os povos dos quais descendem os alunos da turma.
3. Observe as fotos a seguir e responda às questões no caderno.
- Com os colegas e o professor, observem as imagens. Onde vocês vivem existem lugares que expressam ou que guardam algum significado relacionado a um povo e à sua expressão cultural, como nos exemplos das fotos? Conversem em sala de aula ou peça informações a seus familiares para contarem aos colegas.
- Escolha uma das fotos e escreva um texto sobre alguma de suas manifestações culturais e sua importância para a cultura brasileira.
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Arte pública: uma homenagem aos imigrantes
Tomie Ohtake (1913-2015) foi uma imigrante japonesa que chegou ao Brasil em 1936. Ao longo dos anos, ela desenvolveu uma carreira artística e produziu muitas pinturas, gravuras e esculturas. Vamos conhecer mais sobre as obras dessa artista? Leia o texto a seguir.
Tomie Ohtake viaja ao Brasil em 1936 e acaba por fixar-se em caráter definitivo após seu casamento em 1937. Do Japão traz consigo a memória das aulas de pintura tradicional e a marcante influência da cultura oriental com a qual convivera durante sua infância e juventude. [...]
Da década de 1980 em diante, a obra de Tomie se insere no espaço urbano, impulsionando e vivificando sua produção.
Roteiros de visita - MAC Virtual/USP. Disponível em: https://oeds.link/aaPFcA. Acesso em: 8 fev. 2021.
Muitas obras dessa artista foram feitas no espaço público, para que fossem vistas pela população. Observe o exemplo a seguir.
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CIDADÃO DO MUNDO Refugiados no Brasil
Nem sempre as pessoas mudam de país por vontade própria. Em alguns casos, elas são obrigadas a deixar seu local de moradia por causa de guerras, desastres naturais, violência ou perseguições políticas. Nesses casos, em que os direitos humanos são desrespeitados, chamamos esses migrantes de refugiados.
O Brasil é um país que tem recebido muitos refugiados nos últimos anos. Veja o gráfico a seguir.
Fonte de pesquisa: Secretaria Nacional de Justiça. Refúgio em números. 4. ed. Disponível em: https://oeds.link/XE5ie8. Acesso em: 8 fev. 2021.
A condição de refugiados permite que essas pessoas recebam auxílio do governo da região de destino, direito garantido por diversas leis internacionais. Porém, nem sempre essas leis são cumpridas e os refugiados acabam não sendo aceitos ou até mesmo passando por situações de discriminação.
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Algumas iniciativas têm buscado fornecer suporte aos refugiados no Brasil. Observe.
- Observe as informações do gráfico. De quanto foi o aumento do número de refugiados no Brasil entre 2011 e 2018?
- Você concorda que as pessoas refugiadas recebam auxílio para se integrar ao novo país? Por quê? Reflita sobre o tema e converse com os colegas. Busque citar as informações das fotos em sua argumentação.
184
ATIVIDADES
1. Você conhece alguém que seja descendente de imigrante? Em caso positivo, faça uma entrevista com essa pessoa, de acordo com as instruções a seguir. Caso você não conheça, pesquise na internet um relato de um imigrante para que você também possa realizar a atividade.
Para facilitar sua entrevista, grave-a para que depois você possa relembrar as respostas.
Por fim, escreva no caderno o que você descobriu e traga para compartilhar com os colegas.
ROTEIRO PARA A ENTREVISTA
- Data da entrevista.
- Nome do entrevistado.
- Que pessoas da sua família vieram para o Brasil?
- Qual é o país de origem de seus familiares?
- Em que ano esses imigrantes chegaram aqui?
- Por que seus familiares vieram para o Brasil? Cite alguns motivos.
- Você pratica alguma tradição que tem origem no país de seus familiares? Qual?
2. Com base no que você estudou, faça um desenho no caderno representando a viagem de imigrantes para o Brasil, no final do século 19.
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5 Em busca de uma vida melhor
Geralmente, as pessoas que deixam sua terra natal para viver em outro lugar fazem isso em busca de melhores condições de vida. As pessoas podem se mudar para trabalhar, estudar, formar família, entre outros motivos.
Nos últimos séculos, o problema da seca, que atinge principalmente o Nordeste brasileiro, causou um grande número de migrações. Porém, ao longo da história do Brasil, aconteceram diferentes movimentos migratórios. Vamos conhecer alguns exemplos a seguir.
Século 17
Nessa época, ocorreu a migração de pessoas do litoral nordestino para o interior do território. O principal motivo do deslocamento foi a intensificação da atividade pecuarista. A criação de gado, que até aquela época existia principalmente para auxiliar nas tarefas da agricultura, sobretudo no cultivo de cana-de-açúcar, passou a ser uma atividade econômica lucrativa.
Século 18
A descoberta de ouro e pedras preciosas nos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás gerou um intenso deslocamento de pessoas para as áreas de mineração. Essas pessoas eram originárias de todo o Brasil, e também de outros países, como Portugal. Embora grande parte do trabalho fosse feita por pessoas escravizadas, milhares de pessoas livres também se deslocaram para a região com o sonho de enriquecer.
Conhecemos informações sobre pessoas de diferentes países que vieram morar no Brasil a partir do século 19. Algumas vieram na condição de imigrantes e outras, refugiadas. Independentemente da origem ou da condição em que o estrangeiro se encontra, é sempre importante sabermos respeitá-lo e, sempre que possível, ajudá-lo a se integrar à sociedade brasileira.
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Século 19
A produção de café na Região Sudeste atraiu uma grande quantidade de imigrantes, sobretudo italianos, incentivados por fazendeiros e pelo governo brasileiro para substituir as pessoas escravizadas, principalmente após a abolição da escravidão, em 1888.
Século 20
Entre as décadas de 1930 e 1960, ocorreu um grande deslocamento de pessoas que saíram dos estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Sergipe, Paraíba, entre outros. Grande parte dessas pessoas dirigiu-se para outros estados, principalmente para as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Essas cidades atraíam muitas pessoas, devido ao grande número de indústrias que nelas estavam instaladas. Ao chegar a essas cidades, em geral, os nordestinos passavam a trabalhar em indústrias, no comércio ou na construção civil.
Além das secas, outro motivo que contribuiu para a migração de muitos nordestinos foi o problema da concentração de terras, isto é, o fato de grandes áreas de terra pertencerem a poucas pessoas.
O PROBLEMA DA SECA NO BRASIL
No Brasil, a seca não é um problema exclusivo da Região Nordeste. Nos anos 2000, outras regiões do país também sofreram com a falta de chuvas. Na Região Sul, um longo período de estiagem causou a perda de plantações e grande prejuízo aos agricultores. Na Região Amazônica e no norte de Minas Gerais também ocorreram períodos de estiagem intensa. Em Minas Gerais, as consequências da seca foram desastrosas, pois a agricultura e a criação de animais foram muito afetadas, além de a região sofrer com milhares de focos de incêndio.
A partir dos anos 2010, outras regiões sofreram com a seca, como o Centro-Oeste e o Sudeste. No Sudeste, os reservatórios de água da região foram praticamente esgotados e a população sofreu com a falta de água potável.
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A migração de nordestinos e a extração do látex
O deslocamento de nordestinos para outros lugares do Brasil ocorreu em diferentes épocas.
Em 1877, por exemplo, houve uma grande seca no Nordeste. Por isso, muitos nordestinos deixaram sua terra natal e foram para a Amazônia, para trabalhar como seringueiros. Eles passavam o dia nos seringais extraindo o látex para ser utilizado na fabricação da borracha, que era vendida para outros países.
Naquela época, conhecida como ciclo da borracha, o látex da Amazônia tornou-se uma das maiores riquezas do Brasil, atraindo milhares de migrantes para a região. Por volta de 1910, houve uma grande queda do preço da borracha no mercado internacional, ocasionando uma crise na exploração do látex. Com isso, uma parte dos migrantes retornou a seu lugar de origem. Outros permaneceram na Amazônia e passaram a se dedicar a diferentes atividades.
Entre os anos de 1940 e 1945, no entanto, o látex brasileiro voltou a ter grande importância e passou a ser um produto bastante procurado por outros países. Dessa forma, milhares de novos migrantes nordestinos deslocaram-se para os seringais na Amazônia, como já haviam feito seus antepassados.
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Os nordestinos e a construção de Brasília
Um outro importante deslocamento de nordestinos ocorreu na época da construção de Brasília, entre os anos de 1956 e 1960.
Calcula-se que cerca de 30 mil trabalhadores, originários principalmente do Nordeste, tenham ido para o Distrito Federal para trabalhar na construção da nova capital brasileira. Os migrantes que trabalharam nas obras de construção de Brasília ficaram conhecidos como candangos.
Durante a construção de Brasília, os candangos instalaram-se em pequenas cidades localizadas próximo às obras.
Após o fim da construção, a maioria dos trabalhadores permaneceu nessas cidades, que ficaram conhecidas como cidades-satélites. Atualmente, essas cidades são chamadas de regiões administrativas.
- cidades-satélites:
- centros urbanos que se formam geralmente na periferia de uma grande cidade
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ATIVIDADES
1. Copie a tabela a seguir no caderno e preencha-a com as informações sobre os lugares de destino de migrantes nordestinos em diferentes ciclos migratórios.
Ciclos de migração de nordestinos | |
Período | Para onde e por que migraram |
1877-1910 | |
1930-1960 | |
1940-1945 | |
1956-1960 |
2. Dividam a turma em quatro grupos. Cada grupo deve escolher um ciclo de migração de nordestinos citados para realizar uma pesquisa e preparar uma apresentação de slides para a turma.
Durante a pesquisa, procurem informações sobre os lugares de destino dos migrantes, como eram os trabalhos que eles realizavam e o seu modo de vida nesses lugares.
Com a ajuda de um adulto, montem a apresentação de slides com textos e fotos.
3. No caderno, explique o que é concentração de terras.
4. Faça uma pesquisa para saber quais eram os principais meios de transporte utilizados pelos nordestinos durante as migrações do século 20. Anote os resultados da pesquisa no caderno.
5. Além dos estados da Região Nordeste, quais outras regiões e estados sofreram com o problema da seca no Brasil nos anos 2000 e 2010? Quais as consequências da seca nessas regiões?
190
CIDADÃO DO MUNDO Conservando a Amazônia
A extração do látex e as outras atividades econômicas praticadas na Amazônia devem ser feitas de forma sustentável, sem prejudicar o desenvolvimento biológico das espécies de seres vivos.
Atualmente, a região amazônica sofre com diversos problemas, como a prática ilegal do desmatamento, a fiscalização insuficiente, o descaso com relação às espécies ameaçadas de extinção, a ocupação ilegal de terras indígenas para a prática agrícola e a desvalorização da biodiversidade da região.
191
Leia o texto a seguir, que aborda alguns dos principais problemas enfrentados na Amazônia.
As atividades dos seres humanos interferem cada vez mais na Amazônia. [...]
Por trás da destruição e da degradação ambiental da Amazônia está uma série de problemas de ordem política, social e econômica.
A agricultura e a pecuária, grandes obras de infraestrutura, a exploração madeireira, a grilagem de terras, o garimpo e a expansão dos assentamentos humanos são atividades com grandes impactos sobre a floresta, especialmente quando são feitas de forma ilegal ou sem obedecer a um zoneamento ecológico-econômico.
[...]
Florestas são queimadas, o solo fica debilitado e as pessoas sofrem. WWF. Disponível em: https://oeds.link/fOiYWI. Acesso em: 6 jun. 2021.
- Escreva uma lista com os principais problemas enfrentados pela região amazônica na atualidade.
- Agora, reflita com os colegas sobre que tipos de atitudes poderiam evitar essas situações.
192
A EMIGRAÇÃO DE BRASILEIROS
O Brasil é um país que, desde o século 19, recebe imigrantes. Na década de 1980 começou a ocorrer um aumento no número de emigrantes brasileiros, pessoas que deixam o Brasil para viver em outros países.
Esse aumento na emigração foi motivado, principalmente, pelas dificuldades econômicas ocorridas no Brasil, que provocaram o fechamento de muitas empresas e o aumento do desemprego.
Fonte de pesquisa: Atlas do Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE 2013. cap. 1. p. 25.
- Observe o mapa. Ele representa os principais deslocamentos de brasileiros para o exterior. Identifique na legenda e no mapa quais são os principais lugares de destino dos brasileiros.
- Você conhece algum brasileiro que tenha se mudado para outro país? Você sabe por que essa pessoa emigrou? Comente com os colegas.
193
Um vai e vem de gente
São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados que mais atraíram migrantes em diferentes épocas. Porém, entre os anos de 1950 e 1960, o estado do Paraná também recebeu muitos migrantes.
Observe o mapa a seguir.
Fonte de pesquisa: Migrações no Brasil: o peregrinar de um povo sem terra, de Centro de Estudos Migratórios. São Paulo: Paulinas, 1986.
- De acordo com o mapa, quais eram os principais estados de saída de migrantes?
- Quais eram os principais estados de destino de migrantes?
- Entre os anos de 1950 e 1960, grupos de migrantes também se dirigiram para outros três estados. Observe a legenda do mapa e cite quais foram esses estados.
194
A influência dos nordestinos na cultura brasileira
Os migrantes nordestinos, de modo geral, enfrentaram grandes dificuldades e tiveram de trabalhar duro para conquistar melhores condições de vida.
Entre esses migrantes, existem aqueles que acabaram se tornando conhecidos em todo o Brasil. Veja alguns exemplos.
O ator nordestino José Dumont nasceu no município de Bananeiras, estado da Paraíba, em 1950. Para fugir da miséria, aos 22 anos ele migrou para São Paulo em busca de emprego. Foi na capital paulista que, depois de trabalhar como carteiro, ele iniciou sua carreira de ator.
Atualmente, José Dumont é um dos atores mais premiados do Brasil. Além de atuar no teatro e na televisão, ele já participou de dezenas de filmes, como Abril despedaçado, Olga e Dois filhos de Francisco.
Marta Vieira da Silva nasceu no município de Dois Riachos, estado de Alagoas, em 1986. Desde a adolescência, dedica-se à carreira esportiva como jogadora de futebol, tendo iniciado sua carreira profissional no Rio de Janeiro.
Marta ganhou muito destaque, e foi premiada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) com o título de melhor jogadora do mundo por seis vezes. Além disso, ela sempre lutou pelo reconhecimento do futebol feminino.
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O cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989) nasceu no município pernambucano de Exu. Em 1930, ele deixou sua cidade à procura de emprego. Em 1939, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua carreira musical.
Cantando músicas com ritmos nordestinos, como xote, baião e xaxado, conquistou um grande público em todo o Brasil. Entre suas músicas estão "Asa Branca", "Vozes da Seca" e "A vida do viajante". Conhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga é considerado um dos mais importantes e influentes músicos brasileiros.
A psicoterapeuta Nise da Silveira (1905-1999) nasceu no município de Maceió, estado de Alagoas. Cursou medicina na Bahia e, em 1926, mudou-se para o Rio de Janeiro, para trabalhar com o tratamento de pessoas com distúrbios mentais.
Ela criou uma terapia para tratamento psiquiátrico que incluía o uso da pintura e da escultura, além da convivência com cães e gatos.
Nise da Silveira foi também a fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro, que reúne cerca de 300 mil obras de arte feitas por seus pacientes.
196
ARTE E HISTÓRIA
O artesanato do Nordeste
A Região Nordeste é conhecida por diversas técnicas artesanais, que são apreciadas por todo o Brasil. Observe alguns exemplos.
A xilogravura é uma técnica de produção de imagens em que se utiliza a madeira como base para gravar o desenho e passar a tinta antes de passar para o papel.
O artesanato em cerâmica é feito com barro cozido. As peças geralmente recebem adornos e pinturas.
197
O bordado de filé é uma técnica em que a peça de tecido é produzida por meio de pontos com linha a partir de algum tipo de suporte.
No Nordeste, muitas peças de cestaria são feitas com palha da palmeira de Ouricuri.
1. Você já conhecia alguma dessas técnicas artesanais? Em caso afirmativo, qual?
198
ATIVIDADES
1. O estado de São Paulo foi o que mais recebeu migrantes na década de 1990. Muitos desses migrantes eram de origem nordestina. No entanto, na década de 2000, o número de nordestinos que migraram para São Paulo diminuiu. O texto a seguir trata desse assunto. Leia-o.
Consolidado nas últimas décadas na posição de estado que recebia o maior volume de migrantes, São Paulo já não é mais tão receptivo aos nordestinos como nos anos 80 e 90.
O reflexo disso é que, pela primeira vez, houve em 2004 mais pessoas deixando o Estado rumo ao Nordeste do que fazendo o caminho inverso. [...]
"Ao invés do que se imagina, não são os idosos, mas sim os jovens que estão voltando. É claramente um problema de inserção no mercado de trabalho", diz o pesquisador Herton Ellery Araújo [...]. "A diferença de oportunidades no Nordeste e em São Paulo antes era tão grande que qualquer coisa atraía o nordestino. Hoje ele já para para pensar, porque São Paulo não está tão receptivo".
Nordestinos deixam SP e migram de volta, de Luciana Constantino. Folha de S.Paulo, São Paulo, 23 abr. 2006. Cotidiano, p. C8.
Sobre o texto, converse com os colegas e identifiquem a alternativa correta.
- Em 2004, muitos paulistanos migraram para o Nordeste.
- Segundo Herton Ellery Araújo, São Paulo continua receptivo aos nordestinos.
- Em 2004, o estado de São Paulo não estava mais tão receptivo aos nordestinos por causa da falta de empregos e oportunidades.
- A chamada "migração de retorno" é causada pela grande oferta de trabalho em São Paulo.
199
2. Em uma conversa com os colegas, discuta sobre as fotos e as frases e associe os elementos culturais da Região Nordeste a suas descrições correspondentes. Em seguida, copie o quadro no caderno, completando-o com as letras correspondentes.
A
B
C
D
O baião é um ritmo musical originário da Região Nordeste e que se tornou popular em diversas regiões do Brasil principalmente por causa do sucesso de Luiz Gonzaga. | |
Originário do estado de Pernambuco, o maracatu é um ritmo musical e uma dança afro-brasileira. Nas apresentações, os grupos de maracatu desfilam dançando com vestimentas típicas. | |
A literatura de cordel é um gênero literário popular em que as histórias são narradas em versos com rimas. Seus livretos são ilustrados com imagens produzidas por meio de xilogravuras. | |
O acarajé é uma comida afro-brasileira tradicional do estado da Bahia feita de massa de feijão, cebola e sal, frita em azeite de dendê. |
200
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
- Observe o mapa abaixo e reescreva as frases no caderno completando-as corretamente com as palavras indicadas no quadro.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 34
América Oceania Europa África Ásia Antártida
- Maior continente do planeta Terra: .
- Continente localizado ao norte da África: .
- Continente localizado entre os oceanos Atlântico e Índico: .
- Continente em que o Brasil está localizado: .
- Menor continente do planeta Terra: .
- Continente localizado no extremo sul do planeta: .
201
2. Copie o quadro a seguir no caderno e complete-o escrevendo nomes de países localizados no continente americano.
América do Norte | América Central | América do Sul |
---|---|---|
3. Observe o mapa e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 94.
- Escreva o nome das cinco regiões brasileiras indicadas pelos números no mapa.
- Em qual região está localizado o estado onde você mora?
- Escreva os nomes de outros dois estados que fazem parte dessa região.
202
4. Relacione em seu caderno as regiões aos estados e a suas respectivas capitais.
- Norte
- Nordeste
- Centro-Oeste
- Sudeste
- Sul
- Paraná
- Minas Gerais
- Ceará
- Rondônia
- Mato Grosso
- Belo Horizonte
- Curitiba
- Porto Velho
- Cuiabá
- Fortaleza
5. Reescreva no caderno as palavras do quadro a seguir, classificando-as em dois grupos.
- Direitos do cidadão.
- Deveres do cidadão.
Educação - Contribuir para a limpeza dos espaços públicos - Saúde - Segurança - Zelar pelos bens públicos - Serviços essenciais - Transporte público - Conservar o ambiente escolar
6. Veja a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
- O que essas pessoas estão reivindicando?
- Quem deve buscar soluções para o problema que está sendo reivindicado por essas pessoas?
- Em sua opinião, essas pessoas estão exercendo seus direitos como cidadãos?
203
7. Copie as frases no caderno, completando-as adequadamente com as palavras a seguir.
colônias - café - Hospedaria - fábricas - imigrantes - países - cafeicultores
- Milhares de vieram ao Brasil entre os anos de 1870 e 1930.
- Muitos imigrantes que vieram ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café ficaram alojados na de Imigrantes.
- Nas cidades, muitos imigrantes trabalharam em , onde, geralmente, recebiam baixos salários e tinham jornadas de trabalho extremamente longas.
- Diversos incentivaram a vinda de imigrantes para o Brasil para trabalhar nas lavouras de .
- No Sul do Brasil, foram estabelecidas várias de imigrantes, com lotes de terra doados ou vendidos pelo governo.
- Atualmente, o Brasil continua a receber imigrantes de diferentes .
8. Com base nos conteúdos das páginas 182 e 183, escreva um texto no caderno com as palavras a seguir.
refugiados - Brasil - guerras - desastres naturais - direitos humanos
9. Imagine que você teve que migrar para outro país e deseja enviar um cartão-postal. Primeiramente, em uma folha sulfite, faça um desenho representando o país para onde você migrou. Depois, ao lado do desenho, escreva onde você foi viver e quais foram os motivos que o fizeram se mudar. Em seguida, dobre o cartão e entregue-o a um dos seus colegas e conversem em duplas sobre suas produções.