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4 Integração entre os espaços e as pessoas
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Você sabe o que são meios de comunicação?
Os meios de comunicação fazem parte do nosso cotidiano. É por meio deles, por exemplo, que podemos nos comunicar a distância e nos manter informados dos acontecimentos ao nosso redor.
CONECTANDO IDEIAS
- Qual meio de comunicação está sendo utilizando pelas pessoas na foto?
- Você já utilizou esse meio de comunicação em seu dia a dia? Em caso afirmativo, em quais situações?
- Em sua opinião, os meios de comunicação sempre foram do modo que os conhecemos hoje? Comente com os colegas.
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1 A integração entre o espaço rural e o espaço urbano
As atividades econômicas desenvolvidas no espaço rural e no espaço urbano se complementam e geram uma interligação entre esses espaços. Isso significa que a cidade depende da produção do campo. Por sua vez, o campo depende da produção da cidade. Observe os exemplos a seguir.
A cidade depende da produção do campo
O campo fornece matéria-prima para as indústrias das cidades, como minério para as siderúrgicas, madeira para as serrarias, milho, trigo e soja para as indústrias alimentícias, gado para os frigoríficos, leite para os laticínios, etc.
O campo também fornece alimentos que são comercializados nas cidades para o consumo da população. Os supermercados, as mercearias e as quitandas, por exemplo, vendem frutas, ovos, verduras, legumes, arroz, feijão, entre vários outros produtos alimentícios produzidos no campo.
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O campo depende da produção da cidade
A cidade fornece ao campo os mais variados produtos industrializados, como roupas, calçados, tratores, arados, semeadeiras e ferramentas em geral, além de vacinas e medicamentos.
Diversas atividades realizadas no espaço rural também dependem de vários serviços existentes nas cidades. Entre esses serviços, estão o dos bancos, que financiam, ou seja, emprestam dinheiro aos proprietários rurais; o dos institutos de pesquisas agrícolas, que fornecem orientações técnicas aos produtores por meio do trabalho de veterinários e agrônomos; além dos serviços de comunicação, etc.
1. Converse com os colegas e anote no caderno o nome de seis produtos que vocês utilizam no dia a dia, elaborando um quadro. Veja o exemplo.
Produtos utilizados no dia a dia | |
---|---|
Que vêm do campo | Que são fabricados na cidade |
Arroz | Camiseta |
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AGROINDÚSTRIA
As agroindústrias são indústrias que processam produtos de origem agrícola ou pecuária. Geralmente, são instaladas no espaço rural, para que fiquem mais próximas das matérias-primas que utilizam. As agroindústrias processam diversos produtos, como as usinas de açúcar e álcool, laticínios e frigoríficos, fábricas de suco concentrado e de vinho, entre outras.
As agroindústrias podem transformar ou beneficiar a matéria-prima a fim de vendê-la para o consumo direto, como sucos e carnes, ou de enviar essa matéria-prima para outras indústrias, como no caso do processamento de grãos para a produção de ração animal.
Veja alguns exemplos de agroindústrias nas fotos a seguir.
- No município onde você mora, existem agroindústrias? O que elas produzem? Converse com o professor e os colegas.
Dê preferência aos produtos do campo e da cidade de seu município.
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Atividades das cidades e do campo
As atividades da indústria, do comércio e da prestação de serviços são realizadas principalmente no espaço urbano. No entanto, elas também podem ser realizadas no espaço rural. Veja algumas situações em que isso acontece.
2. Com os colegas, pensem em atividades características do espaço urbano que também são realizadas no espaço rural do município onde vivem.
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ATIVIDADES
1. Observe o esquema a seguir.
De acordo com a imagem, copie em seu caderno apenas as frases que apresentam informações verdadeiras.
- As setas da imagem representam a troca de produtos e serviços entre os espaços urbano e rural.
- O campo fornece à cidade produtos como calçados, roupas, tratores e outros equipamentos.
- O campo fornece à cidade matérias-primas como couro, madeira, grãos, entre outras.
- A cidade fornece ao campo vacinas, serviços médicos e de comunicação, etc.
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2. Reescreva no caderno a frase incorreta da questão 1 tornando-a correta.
3. Relacione, no caderno, cada produto apresentado nas imagens aos respectivos tipos de indústrias. Veja o exemplo:
- Indústria alimentícia.
- Indústria moveleira.
- Indústria automobilística.
- Indústria de vestuário.
4. Copie os nomes dos produtos a seguir no caderno organizando-os em um quadro. Veja o exemplo.
leite - geladeira - carne - televisão - frutas - bicicleta - verduras - ventilador
Produzido na cidade | Produzido no campo |
---|---|
geladeira | verduras |
5. No caderno, desenhe e escreva o nome de um produto que o campo fornece para a cidade e de um produto que a cidade fornece ao campo.
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2 Da matéria-prima ao consumidor
Antes de chegar até os consumidores, os produtos passam por diversas etapas. Vamos compreender melhor como isso ocorre. Leia os textos seguindo a numeração.
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1. Converse com os colegas sobre a origem de alguns produtos que vocês costumam consumir diariamente.
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CIDADÃO DO MUNDO Repensando o consumo
A produção industrial depende do uso de matérias-primas que são produzidas no campo ou extraídas da natureza. Portanto, quanto maior for a produção das indústrias, maior será a necessidade do uso de matérias-primas.
Sendo assim, consumir mais também significa explorar cada vez mais a natureza e seus recursos, em busca de matérias-primas. Por isso, é importante não comprarmos por impulso ou apenas para aproveitar promoções.
A autora Ruth Rocha, em seu livro No tempo em que a televisão mandava no Carlinhos..., conta uma história muito interessante sobre como as propagandas e as promoções podem influenciar as pessoas a consumirem sem pensar em suas necessidades ou nas consequências de seu consumo.
Nessa história, Carlinhos é um menino que consome quase tudo que vê nas propagandas da televisão, até o momento em que isso começa a prejudicar a saúde dele.
Com a ajuda dos pais, Carlinhos para de agir por impulso, passa a consumir apenas produtos que fazem bem à sua saúde e volta a se divertir com os amigos do bairro onde mora.
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O aumento da produção industrial, muitas vezes, é impulsionado pelas promoções lançadas pelo comércio, que incentivam as pessoas a consumirem produtos em liquidação.
As pessoas podem comprar esses produtos apenas por estarem com preços mais baixos, sem pensar se precisam realmente deles, ou seja, sem praticar o que chamamos de consumo consciente, que acontece quando refletimos sobre nossas necessidades antes de comprarmos um produto.
Como você e sua família fazem para reduzir o consumo?
- Em sua opinião, por que precisamos repensar nosso consumo?
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PARA SABER FAZER
Como fazer uma compra consciente
Além de sermos consumidores conscientes, ao realizarmos uma compra, é importante estarmos atentos a alguns aspectos. Desse modo, também podemos fazer uma compra consciente.
Mas você sabe como fazer uma compra como essa? Veja.
1 Primeiramente, pensar na necessidade. Sempre se perguntar se realmente precisa do que pretende comprar.
2 Comparar preços em diferentes lojas. A diferença de preço de alguns produtos entre estabelecimentos comerciais pode ser grande, sendo possível, às vezes, adquirir duas unidades do produto em questão pelo preço de uma.
3 Verificar o melhor custo-benefício entre marcas diferentes, ou seja, comprar daquela que oferece maior quantidade ou melhor qualidade pelo menor preço.
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4 Sempre que possível, dar preferência a produtos com selos de certificação.
Selos de certificação garantem que os produtos foram fabricados de acordo com uma série de normas. Veja alguns exemplos.
A marca da gestão florestal responsável
5 Em caso de produtos perecíveis, verificar a data de validade, pois esses produtos devem ser consumidos antes que esse prazo acabe.
6 Ler o rótulo para verificar quais ingredientes compõem o produto, principalmente se você ou alguém da sua família tem alergia a algum deles.
Ao acompanhar seus pais ou outro adulto durante as compras, comente com eles sobre os passos que você aprendeu aqui e auxilie-os a fazer uma compra consciente. Depois, conte aos colegas como foi a sua experiência.
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ATIVIDADES
1. Relacione no caderno cada matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Veja o exemplo:
Matéria-prima
Produto
2. De acordo com essas imagens, pesquise os tipos de indústrias que transformam a matéria-prima produzida no campo ao produto fabricado a partir dela. Anote a resposta no caderno.
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3 Espaços que se integram
Vimos que existe uma interdependência entre o campo e a cidade, principalmente por causa das trocas de produtos, serviços e informações entre esses espaços. De modo geral, essa integração pode ocorrer de diversas formas, como pelos variados meios de transporte e de comunicação.
Os meios de transporte
O meio de transporte rodoviário é o mais usado no Brasil para transportar mercadorias e matérias-primas de um local para outro.
No Brasil, o meio de transporte hidroviário também transporta pessoas, mercadorias e matérias-primas de um lugar para outro. Destaca-se principalmente no transporte de minérios e grãos que são levados até as indústrias ou até os portos e vendidos para outros países.
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O meio de transporte ferroviário é o segundo mais utilizado no Brasil para o transporte de mercadorias. Pelas ferrovias, são transportadas grandes quantidades de matérias-primas, principalmente minérios e produtos agrícolas.
O transporte aéreo também é muito utilizado no Brasil e no mundo como forma de deslocar, principalmente, passageiros. No entanto, as aeronaves também são muito usadas para a distribuição de mercadorias.
A integração entre as vias pelas quais circulam esses meios de transporte forma uma rede de transporte. Para construir rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, são necessárias obras de engenharia que provocam grandes transformações nas paisagens. Veja novamente as imagens.
1. De que maneira você percebe a integração entre o campo e a cidade em seu dia a dia?
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Os meios de comunicação
Os meios de comunicação também proporcionam a integração entre os espaços. Pessoas que moram em cidades distantes ou em bairros diferentes de uma mesma cidade, habitando espaços rurais ou urbanos, comunicam-se e trocam informações utilizando diversos meios de comunicação.
Entre esses meios, os mais utilizados são os sistemas de telefonia, as emissoras de televisão e de rádio, os jornais, as revistas, os serviços postais dos Correios e a internet.
A transmissão de informações pelos meios de comunicação depende da instalação de equipamentos e de aparelhos eletrônicos nos mais diversos lugares, o que ocasiona modificações que podem ser observadas nas paisagens tanto do campo quanto da cidade. Veja os exemplos a seguir.
2. Existe alguma transformação na paisagem do município onde você mora que tenha sido provocada pela introdução ou ampliação de rede de transportes ou de comunicação? Faça no caderno um desenho mostrando essa transformação.
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ATIVIDADES
1. Escreva, no caderno, por quais vias se deslocam os meios de transporte que interligam o campo e a cidade representados em cada foto a seguir.
2. Escreva no caderno dois exemplos de meios de transporte:
- Rodoviário.
- Ferroviário.
- Hidroviário.
- Aéreo.
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3. Relacione no caderno as imagens aos textos correspondentes.
- Transmite imagem e som ao mesmo tempo para grande quantidade de pessoas.
- Levam informações e notícias escritas sobre vários assuntos para muitas pessoas.
- Transmite notícias, músicas e outras informações sonoras aos seus ouvintes.
- Permite a troca de informações e a comunicação entre pessoas e empresas conectadas à internet.
4. Junte-se aos colegas e organizem o Jornal da Semana. Para isso, pesquisem em jornais e revistas as notícias sobre os acontecimentos recentes que mais chamaram a atenção de vocês.
Depois, selecionem as notícias mais interessantes e elaborem um resumo de cada uma delas, ou seja, preparem pequenos textos apresentando as informações principais de cada acontecimento. Se possível, acrescentem imagens aos textos, como fotos ou desenhos.
Por fim, façam uma exposição dos jornais que vocês produziram.
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CIDADÃO DO MUNDO O desenvolvimento das técnicas de navegação
As Grandes Navegações tornaram-se possíveis por causa do aperfeiçoamento e da invenção de diferentes instrumentos e meios de transporte marítimos. Veja a seguir alguns avanços que possibilitaram aos europeus a exploração dos oceanos.
A bússola já era utilizada pelos chineses há cerca de 2 000 anos, e foi aperfeiçoada pelos europeus. Composta de uma agulha que aponta para o norte, a bússola permitia que os navegadores se orientassem em alto-mar, identificando a direção para onde estavam rumando.
Utilizado há mais de 2.000 anos, por navegantes chineses e árabes, o astrolábio teve seu uso aprimorado pelos portugueses. Por meio da medição da posição do Sol, o astrolábio ajudava a identificar a localização da embarcação.
O aprimoramento da cartografia e a elaboração de mapas mais precisos também foram de grande importância para a navegação. Os mapas foram aperfeiçoados à medida que a exploração de novas terras avançava.
O desenvolvimento das técnicas de construção naval tornou possível a fabricação de embarcações mais rápidas e mais seguras. Conheça as principais características de algumas dessas embarcações.
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A caravela foi utilizada pelos portugueses principalmente nas viagens de exploração do século 15. Essa embarcação media cerca de 25 metros de comprimento por 6 metros de largura, e tinha a capacidade de armazenamento entre 50 e 60 toneladas. As caravelas eram mais ágeis, rápidas e fáceis de manobrar que outras embarcações do período. Além de serem mais seguras em alto-mar, elas podiam navegar junto à costa com menor risco de encalhar.
A nau era utilizada principalmente em atividades comerciais, como o transporte de mercadorias. Seu casco tinha cerca de 35 metros de comprimento por 8 metros de largura e capacidade para carga de cerca de 500 toneladas. As naus eram navios pesados e lentos, mas muito resistentes às longas viagens, às tempestades e aos mares difíceis de serem navegados.
O galeão era um grande navio de guerra. Esse navio tinha cerca de 50 metros de comprimento, era mais estreito, rápido e mais fácil de manobrar que as naus. Possuía capacidade de carga de aproximadamente 500 toneladas e compartimentos para canhões. O galeão foi a principal embarcação utilizada por Portugal e pela Espanha na exploração do continente americano.
1. Qual era a importância da bússola, do astrolábio e dos mapas na época das Grandes Navegações?
2. Você sabe que tipos de instrumento são utilizados na navegação oceânica atualmente? Pesquise sobre esse tema e traga as informações que encontrar para conversar com os colegas.
3. Quais são as diferenças entre a caravela, a nau e o galeão?
4. Essas embarcações ainda são usadas na atualidade?
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O cotidiano em alto-mar
O cotidiano dos marinheiros nos séculos 15 e 16 não era fácil. Durante as viagens, havia muitas tarefas para serem realizadas, mudar constantemente a posição das velas de acordo com a mudança dos ventos, bombear para fora da embarcação a água que se infiltrava, fazer reparos no navio, cozinhar, lavar, entre outras.
A alimentação dos marinheiros geralmente era composta de carne-seca, arroz, ervilha seca, queijo, cebola, alho, vinho e peixe. Por causa do calor e da umidade, a comida facilmente estragava, o que ocasionava fome e doenças na tripulação.
A água potável era um artigo precioso. Embora as embarcações costumassem partir com uma boa quantidade de água, ela geralmente era insuficiente para toda a viagem, que podia durar vários meses ou, até mesmo, anos. Assim, os marinheiros precisavam recolher água da chuva ou reabastecer o estoque em alguns dos lugares onde paravam.
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Nas embarcações, geralmente, não havia água para o banho e as condições de higiene eram precárias, o que favorecia a ocorrência de doenças, como o tifo e a peste.
Entretanto, a doença mais comum nos navios era o escorbuto, que provocava o inchaço das gengivas e a perda dos dentes e, em muitos casos, até causava mortes. Essa doença surgia em razão da falta de vitamina C, encontrada em alimentos frescos, como frutas e vegetais. Alimentos como esses não eram levados nas embarcações, pois estragavam com muita facilidade.
Nas poucas horas de folga que tinham, os marinheiros divertiam-se cantando, contando histórias, pescando, jogando cartas ou, mais raramente, lendo livros. Porém, a maior alegria e o momento mais festejado pelos marinheiros era quando, depois de uma longa viagem, eles voltavam para casa.
1. Você viu que os marinheiros enfrentavam muitas dificuldades durante as viagens. Em sua opinião, qual era a maior dessas dificuldades? Comente com os colegas.
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EXPLORANDO O PLANETA
Na época das Grandes Navegações, o conhecimento que as pessoas tinham sobre o globo terrestre era limitado. As tecnologias de navegação possibilitaram que pouco a pouco os navegadores pudessem explorar os oceanos, mapeando os territórios e ampliando sua noção sobre o planeta.
Atualmente, existem diversas formas de explorar o planeta. Você já utilizou alguma dessas tecnologias?
Com poucos cliques no computador, temos acesso a qualquer região do planeta Terra.
- Vamos explorar nosso planeta usando a tecnologia? Siga as orientações a seguir.
- Pesquise com o professor e os colegas um aplicativo ou site que disponibilize o recurso de observação da Terra.
- Junte-se em grupo com alguns colegas e, na sala de informática da escola, acessem o site pesquisado.
- Façam uma lista de tudo que quiserem observar, a costa do Brasil, a Floresta Amazônica, o oceano Atlântico, etc.
- Anotem no caderno as principais impressões que vocês tiveram nessa atividade e depois reúnam-se com os outros grupos para trocar ideias.
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ATIVIDADES
1. O mapa a seguir representa as rotas percorridas por alguns dos principais navegadores europeus do século 15. Observe as informações sobre cada navegador e, no caderno, copie a tabela a seguir, associando corretamente a rota ao navegador correspondente.
Fonte de pesquisa: Saga: a grande história do Brasil. São Paulo: Abril Cultural, 1981.
Cristóvão Colombo Partiu do porto de Palos, na Espanha, no comando de uma esquadra composta de três caravelas. No dia 12 de outubro de 1492, acreditando ter chegado às Índias, ele e sua esquadra acabaram chegando ao território que hoje corresponde à América. |
Vasco da Gama Partiu de Lisboa, em 1498, e navegou pelo oceano Atlântico até atingir o cabo da Boa Esperança. Contornou o cabo e navegou nas águas do oceano Índico até chegar a Calicute, na Índia. |
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Pedro Álvares Cabral A esquadra partiu de Lisboa, em março de 1500 e, durante o trajeto, afastou-se da costa africana. No dia 22 de abril desse mesmo ano, Cabral e sua esquadra chegaram às terras onde hoje fica o Brasil. |
Bartolomeu Dias Foi o primeiro navegador europeu a encontrar o caminho marítimo para o oceano Índico. Partindo de Lisboa, em 1488, navegou com sua esquadra para o sul contornando a costa da África. Ao chegar ao extremo sul do continente africano, navegou até contornar o cabo que viria a se chamar cabo da Boa Esperança. |
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4 As pessoas sempre se comunicaram
Uma das características marcantes da espécie humana é a capacidade de criar diferentes formas de se comunicar. Desde o surgimento da humanidade, utilizamos diversos meios de comunicação.
A tradição oral
Os primeiros meios de comunicação foram os gestos, os sinais e a fala. Por meio deles, as pessoas expressavam seus sentimentos, trocavam ideias e comunicavam tudo aquilo que fazia parte de seu cotidiano.
Mesmo com o surgimento da escrita e de outras ferramentas de comunicação, a fala, os gestos e os sinais não deixaram de ser usados pelos seres humanos.
Na Antiguidade, em muitas sociedades, existiam pessoas especializadas em transmitir informações sobre seu povo por meio da fala. Na África, essas pessoas são conhecidas como griôs, e elas mantêm a função de transmitir informações pela fala até os dias de hoje.
Em muitas sociedades atuais, a tradição oral é mantida como uma das principais formas de transmitir saberes às futuras gerações. No Brasil, entre os povos indígenas, o papel de transmissão das histórias, costumes e crenças geralmente cabe às pessoas mais velhas da aldeia.
Procure se lembrar de alguma história que foi contada a você por algum familiar mais velho. Conte essa história para os colegas.
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A comunicação por meio de gestos
Existem no Brasil cerca de 10 milhões de pessoas surdas. Essas pessoas se comunicam principalmente por meio de gestos e expressões faciais, utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A Libras é um reconhecido meio legal de comunicação e expressão no Brasil desde 2002. Ela possui estrutura gramatical própria e tem variações regionais. Não são somente as pessoas surdas que utilizam a Libras. Muitos que não são surdos aprendem a Libras como forma de se comunicar melhor com as pessoas surdas.
Atualmente, as pessoas surdas ainda enfrentam muitas dificuldades no Brasil, principalmente no que se refere à falta de acessibilidade e à discriminação.
É muito grande a importância da Libras no combate à exclusão social das pessoas surdas. Por isso, quanto mais pessoas aprenderem Libras, maior será a inclusão social.
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ATIVIDADES
1. A Libras possui grande variedade de gestos específicos para representar as palavras. Quando uma palavra não possui um sinal próprio, pode-se utilizar o alfabeto manual para soletrá-la. Observe a seguir o alfabeto manual.
-
Com um colega, reproduza pausadamente todas as letras do alfabeto manual.
- Em seguida, soletre o seu nome para o colega.
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O surgimento da escrita
A invenção da escrita, por volta de cinco mil anos atrás, revolucionou os meios de comunicação. As pessoas usavam a escrita principalmente para o controle das atividades comerciais, para o registro da história e para se corresponderem com outras pessoas.
Uma das primeiras formas de escrita foi a cuneiforme, criada pelos sumérios, que viviam na Mesopotâmia. Essa escrita recebeu esse nome por causa do formato de cunha do instrumento usado para escrever nos tabletes de barro.
Outra forma de escrita desenvolvida na Antiguidade é a hieroglífica, usada pelos antigos egípcios.
A invenção do alfabeto pelos fenícios, por volta de 1000 a.C., também revolucionou os meios de comunicação no Ocidente.
1. Produza um texto no caderno sobre os usos que você faz da escrita em seu cotidiano.
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ATIVIDADES
1. Leia a reportagem a seguir em voz alta com os colegas e responda às questões no caderno.
Ler e escrever, o sonho que se tornou realidade para 60 mil pessoas no Acre
Para muitas pessoas é simples e um movimento quase automático ler o que está escrito em um jornal, na fachada de um prédio ou na padaria da esquina da rua. Mas, para alguns cidadãos, não é. O simples fato de ler, em 2018, ainda é um privilégio, assim como era no século 18, embora não na mesma proporção.
No Acre, por exemplo, até meados de 2015, a taxa de analfabetismo chegava a 13,1% da população acima de 15 anos. [...]
Pelas dificuldades e por precisar também trabalhar desde cedo, Roberto conta que conhecia as letras, mas não sabia formar as sílabas, algo que só veio aprender aos 44 anos de idade.
"Quando eu comecei a ler, a descobrir as palavras, me emocionei muitas vezes, porque você descobre algo muito especial. Quando a gente aprende a ler, passa a ver o mundo de outra forma. Você vai num banco, você sabe se identificar, sabe ler uma placa, direita - esquerda", enfatiza.
[...]
Ler e escrever, o sonho que se tornou realidade para 60 mil pessoas no Acre. Disponível em: https://oeds.link/irUZLO. Acesso em 6 jun. 2021.
-
Identifique as palavras do texto que você desconhece, busque-as no dicionário e escreva seu significado no caderno.
- De acordo com a reportagem, qual era a taxa de analfabetismo no Acre no ano de 2015?
-
Qual foi a sensação de Roberto quando aprendeu a ler, aos 44 anos?
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5 Transformações nos meios de comunicação
A criação da prensa móvel no século 15 também revolucionou os meios de comunicação. Os livros, panfletos, jornais, etc., que antes eram copiados à mão, passaram a ser impressos, ampliando significativamente sua produção e seu acesso pelas pessoas.
Leia o texto a seguir.
Apesar de existirem relatos de publicações noticiosas desde o Império Romano, foi depois da invenção da prensa móvel, em 1440, que apareceram os jornais periódicos e impressos. A primeira publicação do tipo, um jornal semanal, foi o Nieuwe Tijdinghen, criado na Antuérpia (na Bélgica), em 1605. No Brasil, os jornais demoraram mais para aparecer. A culpa era da coroa portuguesa, que, até a vinda de Dom João VI, em 1808, proibia que existissem imprensa, indústrias, bibliotecas e universidades na colônia. Assim que caiu o embargo, surgiu o primeiro jornal oficial da corte, a Gazeta do Rio de Janeiro, que começou a circular em 10 de setembro de 1808. [...]
Quando surgiram os primeiros veículos da imprensa brasileira?, de Paula Sato. Nova Escola, 1 jun. 2009. Disponível em: https://oeds.link/sb5sRb. Acesso em: 15 jun. 2021. © Paula Sato/Nova Escola
No século 19 e início do século 20, a maioria da população brasileira era analfabeta, desse modo, apenas uma minoria tinha acesso às informações escritas. As propagandas veiculadas em jornais e revistas, muitas delas com ilustrações e atrativos visuais, tinham como objetivo atingir um público maior, mas mesmo assim seu alcance era limitado.
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Um dos primeiros meios de comunicação escrita a distância foi o telégrafo, inventado no século 19. Esse sistema usava o código Morse na transmissão de mensagens. O telégrafo foi aos poucos deixando de ser usado após a invenção de outro dispositivo que revolucionou a história dos meios de comunicação: o telefone, que tornou possível às pessoas conversarem a distância. A invenção dos celulares no século 20 também representou uma grande mudança nas formas de comunicação humanas.
- código Morse:
- sistema desenvolvido por Samuel Finley Breese Morse em que letras e números são representados por meio de sequências de traços, pontos e espaços
Os primeiros telégrafos utilizavam a eletricidade para enviar mensagens codificadas por meio de fios. No início do século 20, alguns aparelhos permitiam também imprimir as mensagens transmitidas.
Em 1876, Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone, fez a primeira ligação telefônica da história para seu assistente, Thomas Watson. Um ano depois, as primeiras linhas telefônicas foram instaladas no Brasil e o imperador Dom Pedro II foi o primeiro a utilizar o aparelho.
A invenção do celular, no século 20, representou uma grande transformação na forma de se comunicar. A mobilidade do aparelho possibilitou aos usuários ligarem para outra pessoa, onde quer que ela esteja, ao invés de ligarem para um local fixo. No Brasil, o número de celulares em uso já é maior do que o número de habitantes do país.
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O surgimento do rádio, do cinema e da televisão também mudou o modo como as pessoas se comunicam. O cinema tornou possível a transmissão de imagens, assim como a televisão. Ambos, criados entre o final do século 19 e início do século 20, representam os primeiros meios de comunicação em massa, isto é, que podem transmitir mensagens e imagens para um grande número de pessoas.
Esses meios de comunicação tiveram grande alcance, incluindo as pessoas que não sabem ler e escrever, impactando significativamente a história dos meios de comunicação.
O rádio funciona com base na transmissão de som a longas distâncias por meio de ondas eletromagnéticas. No século 20, ouvir programas de radionovelas, noticiários e músicas no rádio era um hábito bastante comum entre as famílias.
As imagens também são uma forma de comunicação. No século 19, elas ganharam movimento quando foi inventado o cinema. A partir de então, as transmissões eram utilizadas como entretenimento, propaganda política e noticiários para informar a população sobre os acontecimentos recentes.
A televisão possibilitou que as transmissões de imagens chegassem ao ambiente doméstico, em meados do século 20. Atualmente, esse ainda é um meio de comunicação presente no dia a dia das pessoas.
1. Converse com os colegas sobre como as transformações nos meios de comunicação influenciaram o cotidiano dos diferentes estratos sociais.
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Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação
O computador, criado por volta de 1950, é uma máquina capaz de processar e armazenar dados. Com o desenvolvimento da internet, a partir da década de 1980, ele se tornou um dos meios de comunicação mais utilizados em todo o mundo.
A internet representou uma das maiores revoluções nos meios de comunicação, pois com ela é possível enviar cartas eletrônicas (e-mails), fazer chamadas de áudio e vídeo, transmitir informações em massa, realizar pesquisas, ouvir músicas, assistir a vídeos, compartilhar arquivos, vender e comprar produtos on-line (e-commerce), entre muitas outras possibilidades.
Além do computador, vários dispositivos podem ser utilizados para acessar a internet, como notebooks, smartphones, tablets e smartwatches.
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ATIVIDADE
1. Em grupo, elaborem uma linha do tempo sobre os meios de comunicação estudados. Para isso, veja as orientações a seguir.
- Relembre com os colegas os meios de comunicação estudados nesta unidade. Vocês podem fazer uma lista com os nomes no caderno. Em casa, pesquise com seus familiares os meios de comunicação que eles mais utilizavam quando eram crianças. Pergunte, também, quais meios de comunicação eles mais utilizam hoje. Questione-os sobre as semelhanças e diferenças entre os meios de comunicação do passado e os que estão disponíveis atualmente.
- Durante a pesquisa, anote as informações no caderno. Traga para a sala de aula suas anotações, cartas, fotos de meios de comunicação antigos e outros materiais que possam compor sua linha do tempo.
- Em sala, converse sobre os resultados da pesquisa com os colegas e, juntos, produzam pequenos textos informativos sobre os meios de comunicação para serem inseridos na linha do tempo. Utilizem papel sulfite, cartolinas, recortes de jornais/revistas e canetas hidrográficas para montar o painel. Não se esqueça de que uma linha do tempo deve ter eixo principal, marcos cronológicos e as datas dos fatos descritos.
- Essa atividade também pode ser feita com a ajuda de sites ou aplicativos eletrônicos específicos de montagem de linha do tempo. Veja com seu professor a possibilidade de utilizar esse recurso.
- Por fim, com os colegas de sala e com a ajuda do professor, elaborem um texto coletivo para aparecer próximo à linha do tempo. Vocês podem escrever sobre os meios de comunicação e suas transformações, com base no que aprenderam em sala de aula. Não se esqueçam de escrever, também, sobre o que descobriram com as pesquisas.
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PARA SABER FAZER
Blog da turma
Você já ouviu falar em blog? Sabe como ele funciona? Um blog é um espaço de criação e divulgação de temas diversos na internet. Nesse ambiente digital, as publicações podem ser constantemente atualizadas e podemos interagir sempre com os leitores.
Observe a seguir como funciona um blog e depois se reúna com os colegas para montarem o de vocês. Nessa atividade, vocês vão retomar os conteúdos estudados na unidade 3 e divulgar para a comunidade o que aprenderam!
No momento de fazer o blog, vocês podem optar pelas cores e pela forma como o blog ficará organizado.
Todo blog tem um título. Ele costuma aparecer em destaque, na parte superior da página.
Em alguns blogs, logo abaixo do título, há uma frase explicando os objetivos do blog.
Abaixo das postagens, há os locais onde os leitores podem comentar e interagir com vocês.
No centro do blog ficam as postagens. Elas aparecem com a data de publicação e podem ser sempre atualizadas por vocês!
É muito importante que o blog de vocês tenha um breve texto de apresentação, também conhecido como perfil.
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1 O primeiro passo é escolher o tema e o nome do blog. Converse com seus colegas, citem sugestões e realizem uma votação para ver qual é a opção mais aceita por todos.
2 Veja se o professor pode fornecer algumas sugestões para que vocês encontrem um servidor para o seu blog.
3 Decorem o blog com a identidade da turma, formando um layout adequado e divertido.
4 Agora, retomem os conteúdos estudados ao longo da unidade 3 e vejam quais temas vocês gostariam de mostrar no blog.
5 Em conjunto, escrevam as publicações que serão postadas no blog. Procurem adicionar imagens também!
6 Agora, chegou a hora de divulgar o blog de vocês. Convide seus amigos e familiares a acessar as postagens e realizar comentários.
- layout:
- nesse caso, modo como os elementos do blog são dispersos pela página digital
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CIDADÃO DO MUNDO A exclusão digital
A chegada da internet e das diferentes tecnologias digitais trouxe vários benefícios para a vida humana: facilitou a comunicação entre as pessoas, a troca de conhecimento e informações, o acesso à cultura e serviços, entre outros. Mas, para muitas pessoas, isso não é uma realidade.
No Brasil, a exclusão digital é um problema que atinge milhões de pessoas. Atualmente, grande parte da população não tem acesso à internet e aos dispositivos digitais, como o computador.
Veja nas manchetes a seguir alguns dados da exclusão digital no Brasil.
No Brasil, apenas 12,5% têm computador
No Brasil, apenas 12,5% têm computador, de Pedro Soares. Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 abr. 2003. Cotidiano, p. C1.
Exclusão digital: pandemia impôs mais uma lacuna aos estudantes de baixa renda
Disponível em: https://oeds.link/biKPOr. Acesso em: 2 jun. 2021.
Com base em uma pesquisa realizada em 2018, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou que cerca de um quarto da população, com mais de 10 anos de idade, não tinha usado a internet nos três meses anteriores à pesquisa. Veja no gráfico os principais motivos apresentados pelos entrevistados.
Fonte de pesquisa: Acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal 2018, de IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018. Disponível em: https://oeds.link/fvp4jV. Acesso em: 12 jan. 2021.
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Em 2020, a exclusão digital impactou diretamente a vida de muitos estudantes brasileiros. Com a pandemia da Covid-19, alunos e professores tiveram que trocar as salas de aula pelos ambientes virtuais de ensino. Muitas escolas, professores e alunos não estavam preparados para o ensino a distância e encontraram diversos obstáculos, como:
- dificuldade de acesso à internet;
- indisponibilidade de plataformas de ensino on-line nas escolas;
- falta de conhecimento sobre o uso de tecnologias digitais;
- ausência de orientações quanto ao uso seguro da rede.
Além disso, grande parte dos alunos não tinha acesso aos equipamentos adequados para acompanhar as aulas e realizar as atividades e avaliações on-line.
Observe a tabela a seguir.
Porcentagem de alunos de escolas públicas urbanas com disponibilidade de computador no domicílio (2019)
Dispositivo | Porcentagem de alunos |
---|---|
Tablet | 26% |
Computador de mesa | 31% |
Computador portátil | 35% |
Nenhum | 39% |
Fonte de pesquisa: TIC EDUCAÇÃO 2019. Coletiva de imprensa, de Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Informação. São Paulo, jun. 2020. p. B2. Disponível em: https://oeds.link/7lZ7Nc. Acesso em: 15 jun. 2021.
1. Qual é o tema das manchetes apresentadas na página 242?
2. Em sua opinião, quais são as dificuldades que uma pessoa que não tem acesso à internet pode ter?
3. De acordo com a tabela, qual a porcentagem de alunos que não possuíam nenhum computador para acompanhar as aulas a distância?
4. Como você acha que a falta de acesso à internet e de dispositivos adequados prejudicou os alunos durante a pandemia da Covid-19? Comente com os colegas.
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ARTE E HISTÓRIA
Charges sobre os meios de comunicação
As charges são ilustrações sobre temas variados que apresentam uma mensagem crítica acerca de algum aspecto social, econômico, político ou cultural.
Vamos conhecer a seguir a charge Evolução da Escrita, do cartunista Luiz Fernando Cazo. Nela, o autor representou três personagens: uma pessoa suméria, um egípcio e uma pessoa que vive na atualidade.
Observe a charge, tente identificar cada personagem e reflita sobre a mensagem que o artista buscou transmitir.
LER E COMPREENDER
1. Converse com os colegas sobre as características de uma charge.
2. Agora é a sua vez. Faça no caderno uma charge sobre algum dos meios de comunicação tratados nesta unidade. Leve sua charge para a sala de aula e apresente-a para os colegas.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Observe a imagem a seguir e escreva no caderno um texto explicando as relações que ocorrem entre o campo e a cidade.
2. Reescreva no caderno apenas as frases que indicam atitudes que devemos adotar como consumidores conscientes.
- Adquirir produtos em estabelecimentos comerciais com os menores preços e melhor qualidade.
- Comprar produtos eletrônicos que consomem maior quantidade de energia elétrica.
- Economizar dinheiro adquirindo produtos com baixa qualidade e que duram pouco tempo.
- Comprar apenas a quantidade necessária de produtos para atender às necessidades.
- Estar atento à data de validade dos produtos perecíveis, como os alimentos.
- Não comprar produtos desnecessários apenas por influência de propagandas.
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3. Observe as imagens a seguir.
- Escreva no caderno a sequência correta que mostra as etapas do leite, desde a extração da matéria-prima até o consumo.
-
Escreva no caderno um texto explicando as etapas mostradas anteriormente.
4. Copie no caderno as frases a seguir completando-as corretamente com uma das informações destacadas entre os parênteses.
- Meio de transporte mais utilizado em nosso país: (ferroviário/rodoviário)
- Utilizado principalmente no transporte de minérios e grãos até indústrias ou portos: (hidroviário/aéreo).
- Ocupa a segunda posição no transporte de mercadorias em nosso país, movimentando grandes quantidades de matérias-primas: (ferroviário/ hidroviário).
- Antenas parabólicas, redes de internet e sistemas de telefonia fazem parte dos meios de: (transporte/comunicação).
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5. Copie as frases a seguir no caderno, completando-as com as palavras do quadro.
prensa - exclusão - cuneiforme - escrita
- As pessoas usavam a principalmente para o controle das atividades comerciais, para o registro da história e para a comunicação com outras pessoas.
- Com a criação da móvel, os livros que antes eram copiados à mão passaram a ser impressos.
- Uma das primeiras formas de escrita foi a , criada pelos sumérios.
- Embora a internet tenha revolucionado os meios de comunicação, ela ainda não alcança a totalidade da população, um problema que chamamos de digital.
6. Identifique os meios de comunicação a seguir e escreva um parágrafo no caderno sobre cada um deles.
A
B
C
D
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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Muitas pesquisas arqueológicas afirmam que os ancestrais dos seres humanos surgiram na África. No caderno, explique como os estudiosos chegaram a essa conclusão.
2. Leia o texto a seguir e discuta com os colegas qual alternativa representa o acontecimento descrito.
Nossos primeiros ancestrais eram nômades, ou seja, viviam sem moradia fixa e mudavam-se com frequência. Com o tempo, porém, foi desenvolvida a prática da agricultura e da pecuária e as pessoas passaram a viver em moradias fixas e a consumir os alimentos que produziam.
- Produção do fogo.
- Sedentarização.
- Migração.
- Arqueologia.
- Agora, copie o texto no caderno e, como título, insira a alternativa que vocês concluíram que seja a correta.
3. Imagine que você mora em uma aldeia pré-histórica e vai produzir uma pintura rupestre sobre um evento de seu dia a dia. O que você desenharia? Reflita e faça seu desenho em uma folha sulfite. Depois, escreva uma legenda, explicando o que você produziu.
4. Leia o texto e identifique as palavras que completam as lacunas de acordo com as opções apresentadas nas alternativas. Depois, copie o texto completo em seu caderno.
Os são os profissionais que trabalham com a análise de históricas. Esses estudiosos buscam relacionar os vestígios deixados por nossos e interpretá-los. Dessa maneira, eles contribuem para a construção do histórico.
- conhecimento / fontes / historiadores / ancestrais.
- ancestrais / historiadores / conhecimento / fontes.
- fontes / ancestrais / historiadores / conhecimento.
- historiadores / fontes / ancestrais / conhecimento.
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5. Observe as palavras do quadro e escreva um parágrafo no caderno utilizando todas elas.
África - diversidade - continente - povos - cultura
6. O que acontecia quando os imigrantes chegavam ao Brasil? Imagine que você seja um desses imigrantes, que chegou com sua família à cidade de São Paulo para trabalhar em uma fazenda de café. Produza uma história em quadrinhos em uma folha sulfite contando em que local vocês se hospedaram no início, como foi o contrato de trabalho e para onde foram depois. Escreva também sobre o seu modo de vida e o dia a dia na fazenda. Depois, troque de história com alguns colegas e leia as produções deles.
7. Observe a imagem e responda às questões no caderno.
- Descreva a imagem, buscando relacioná-la ao contexto da imigração no Brasil.
-
Converse com os colegas sobre algumas influências dos imigrantes na cultura brasileira.
8. Com a ajuda do professor, produzam um texto coletivo sobre o desenvolvimento dos meios de comunicação e a questão da exclusão digital na atualidade.
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9. Analise a imagem a seguir e responda às questões em seu caderno.
- De acordo com a imagem, cite três elementos culturais.
- De acordo com a imagem, cite três elementos naturais.
10. Pensando na localização da sua moradia, observe a direção em que o Sol nasce todas as manhãs. Estenda seu braço direito para essa direção, que é o Leste, e o esquerdo para a direção oposta, que é o Oeste. Assim, nessa posição, à sua frente estará a direção Norte e atrás de você, a direção Sul. Em uma folha de papel avulsa, e conforme as indicações anteriores, anote as direções cardeais encontradas em relação à posição da sua casa. Veja o exemplo de Mariana.
Direção em que o Sol nasce de manhã: Leste | ||
---|---|---|
Norte | Casa de Mariana | Sul |
Oeste |
Em seguida, anote em seu caderno um ou dois elementos que você observa nessas direções.
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11 . Observe as imagens a seguir e responda às questões no caderno.
A
B
- Qual imagem representa o espaço rural?
- Qual imagem representa o espaço urbano?
- Escreva três elementos que caracterizam o espaço rural e que estão presentes na imagem desse espaço.
-
Que outros elementos caracterizam o espaço rural?
- Anote três elementos que caracterizam o espaço urbano e que estão presentes na imagem desse espaço.
-
Que outros elementos caracterizam o espaço urbano?
- Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço rural?
- Que atividades econômicas são predominantemente praticadas no espaço urbano?
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12 . Complete o texto a seguir no caderno com o nome do lugar onde você vive de acordo com a divisão territorial do nosso país.
Eu moro em um país chamado , dividido em estados e um Distrito Federal. O estado em que eu vivo se chama e está dividido em vários . O município em que eu moro se chama . Eu vivo no espaço desse município.
13 . Leia as características a seguir e, no caderno, relacione-as aos respectivos cargos administrativos do município.
- Tem como principais atribuições administrar os recursos públicos, como os impostos municipais, e cuidar para que as leis sejam cumpridas.
- Auxiliam na administração do município junto ao prefeito e são responsáveis por elaborar leis que melhoram a vida da população.
- Coordenam a execução de serviços básicos por todo o município, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano.
14. Os espaços rural e urbano estão interligados e presentes no seu dia a dia. Descreva em seu caderno como ocorre essa interdependência, usando como exemplo um produto que você utiliza proveniente dessa relação.
15. Copie no caderno o exemplo do quadro a seguir e complete-o com os produtos em destaque, separando-os em matérias-primas e em produtos derivados.
Leite - Madeira - Couro - Trigo - Cana-de-açúcar - Pães e bolos - Álcool combustível - Chocolate - Sapatos e bolsas - Queijo e manteiga - Cacau - Móveis
Matéria-prima | Produtos derivados |
---|---|
Leite | Queijo e manteiga |
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PARA SABER MAIS
- Os Croods. Direção de Chris Sanders e Kirk DeMicco. Estados Unidos, 2013. (98 min).
Após a destruição de sua caverna, os integrantes da família Crood partem para uma grande aventura em busca de um novo lar. Eles só não esperavam vivenciar tantas descobertas que mudariam sua visão sobre o mundo.
- Cordel do Rio Chico, de Jorge Fernando dos Santos. Ilustrações de Luciano Tasso. São Paulo: Paulus, 2016.
Conheça nesse livro uma das tradições que herdamos dos portugueses, a literatura de cordel. Por meio de divertidos versos rimados, você vai embarcar em uma aventura pelo rio São Francisco e por importantes aspectos da cultura brasileira.
- Museu Afro Brasil completa 14 anos! Conhecendo Museus, 23 out. 2018. Disponível em: https://oeds.link/wiQc71. Acesso em: 23 jan. 2021. Acesse o site e assista a um vídeo bem interessante sobre o Museu Afro Brasil, na cidade de São Paulo. O vídeo mostra um tour pelo museu e apresenta muitos objetos e imagens sobre os africanos que foram trazidos ao Brasil.
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- Foom Foom: um barulho da cidade, de Liliana Iacocca. Ilustrações de Michele. 7. ed. São Paulo: Ática, 2011.
Com a leitura desse livro, você vai conhecer melhor o espaço urbano. Ele mostra a história de um menino que passeia pela cidade grande e observa muitos elementos das paisagens urbanas.
- Viagem ao outro lado do mundo, de Roniwalter Jatobá. Ilustrações de Lúcia Brandão. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2012.
O que você faria se estivesse se mudando para outro lugar, longe de seus amigos e de todos os seus costumes diários? Murilo é um menino que cresceu em uma comunidade rural e, de repente, vê tudo mudar ao ir para São Paulo com sua família.
Descubra com Murilo as diferenças dos espaços rural e urbano.
- O ciclista e o pantaneiro, de Ricardo Dreguer. Ilustrações de Thiago Lopes. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2020.
Fred é um menino que adora andar de bicicleta em meio às montanhas. Ao se mudar para o Pantanal, conhece Pedro, que adora andar a cavalo. Juntos, os meninos viverão grandes aventuras.
- Plenarinho. Disponível em: https://oeds.link/LcjFjn. Acesso em: 4 ago. 2021.
Esse site disponibiliza jogos educativos sobre o Brasil. Entre eles, um jogo de quebra-cabeça em que as peças encaixadas formam os estados do território brasileiro.