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SUMÁRIO
- O que você já sabe? 8
-
1 História da humanidade e origem da população brasileira 12
- (1) O que é história? 14
- Conhecendo o passado 14
- Atividades 17
- Outras fontes históricas 18
- Transformações e permanências 20
- Atividades 21
- (2) O surgimento da espécie humana 25
- As populações nômades 25
- Atividades 26
- (3) O processo de sedentarização 28
- As primeiras aldeias e cidades 30
- Atividades 31
- Cidadão do mundo A invenção do comércio 32
- Arte e História Os registros rupestres 34
- (4) Brasil, 500 anos? 35
- As Grandes Navegações 37
- O deslocamento de pessoas e de mercadorias 38
- Atividades 39
- (5) Os primeiros habitantes da América 40
- As origens da população brasileira 42
- Atividades 46
- Atividades 49
- Da África para o Brasil 50
- Atividades 55
- (6) A luta dos africanos e de seus descendentes 56
- As comunidades quilombolas 58
- Atividades 59
- Cidadão do mundo Brasil: uma mistura de culturas! 60
- Para saber fazer Exposição cultural 62
- Arte e História Máscaras africanas 64
- Atividades 65
- O que você estudou? 66
-
2 Aspectos naturais e o espaço do município 68
- (1) Clima e vegetação 70
- O tempo atmosférico 71
- Os climas do Brasil 72
- Atividades 74
- A vegetação natural e as paisagens 75
5
-
- Cidadão do mundo Alteração das formações vegetais brasileiras pelo ser humano 80
- Atividades 82
- (2) O relevo e suas formas 84
- Relevo brasileiro 86
- Atividades 88
- As ações da natureza e do ser humano no relevo 89
- Os rios e suas características 92
- Os rios e as regiões hidrográficas brasileiras 94
- Os rios e as formas de relevo 95
- Atividades 96
- Como os rios são transformados 97
- Cidadão do mundo Energia elétrica: dos rios até a nossa casa 98
- Atividades 100
- (3) O município e suas paisagens 101
- Atividades 103
- Para saber fazer Croqui da paisagem 104
- Orientando-se pelo município 106
- Atividades 109
- (4) Município: espaço rural e espaço urbano 111
- O município nos mapas 112
- As paisagens rurais do município 114
- As paisagens rurais e o meio natural 115
- Atividades 117
- As paisagens urbanas do município 118
- As paisagens urbanas e o meio natural 119
- Atividades 121
- O trabalho no espaço rural 122
- Atividades 124
- Diferentes maneiras de produzir no campo 126
- A importância das atividades do espaço rural 127
- Atividades 129
- Cidadão do mundo A força da mulher no campo 130
- O trabalho no espaço urbano 132
- A importância das atividades do espaço urbano 133
- O emprego nas cidades 134
- Atividades 135
- O que você estudou? 136
-
3 Brasil: território e migrações no passado e no presente 140
- (1) O Brasil no mundo 142
- O Brasil na América 143
6
-
- Atividades 144
- O território brasileiro 145
- As cinco grandes regiões 147
- Atividades 148
- (2) A administração do território 149
- Estudando a administração do município 150
- Atividades 152
- A administração do município e os serviços essenciais 153
- Atividades 155
- Direitos e deveres do cidadão 156
- Cidadão do mundo Todos pagam pelos serviços públicos 158
- Atividades 159
- (3) De um lugar para o outro 160
- A chegada dos imigrantes 161
- Atividades 164
- A vida nas fazendas de café e nas cidades 165
- Atividades 167
- Os imigrantes nas cidades 168
- Atividades 171
- (4) A imigração pelo Brasil 172
- Atividades 175
- Os imigrantes dos séculos 19 e 20 176
- Atividades 179
- Cidadão do mundo Refugiados no Brasil 182
- Atividades 184
- (5) Em busca de uma vida melhor 185
- A migração de nordestinos e a extração do látex 187
- Os nordestinos e a construção de Brasília 188
- Atividades 189
- Cidadão do mundo Conservando a Amazônia 190
- Um vai e vem de gente 193
- Arte e História O artesanato do Nordeste 196
- Atividades 198
- O que você estudou? 200
-
4 Integração entre os espaços e as pessoas 204
- (1) A integração entre o espaço rural e o espaço urbano 206
- A cidade depende da produção do campo 206
- O campo depende da produção da cidade 207
- Atividades das cidades e do campo 209
- Atividades 210
- (2) Da matéria-prima ao consumidor 212
- Cidadão do mundo Repensando o consumo 214
- Para saber fazer Como fazer uma com pra consciente 216
7
-
- Atividades 218
- (3) Espaços que se integram 219
- Os meios de transporte 219
- Os meios de comunicação 221
- Atividades 222
- Cidadão do mundo O desenvolvimento das técnicas de navegação 224
- Atividades 229
- (4) As pessoas sempre se comunicaram 230
- A tradição oral 230
- A comunicação por meio de gestos 231
- Atividades 232
- O surgimento da escrita 233
- Atividades 234
- (5) Transformações nos meios de comunicação 235
- Internet e tecnologias digitais de informação e comunicação 238
- Atividade 239
- Para saber fazer Blog da turma 240
- Cidadão do mundo A exclusão digital 242
- Arte e História Charges sobre os meios de comunicação 244
- O que você estudou? 245
- O que você já aprendeu? 248
- Para saber mais 253
- Referências bibliográficas comentadas 255
Ícones da coleção
Nesta coleção, você encontrará alguns ícones. Veja a seguir o que significa cada um deles.
Indica que poderá compartilhar com seus colegas uma ideia ou alguma experiência interessante.
Indica uma atitude que se pode ter para viver melhor em sociedade.
Indica a possibilidade de momentos de leitura e escrita com a família.
Indica imagens que não estão proporcionais entre si.
Indica que as cores apresentadas na imagem não correspondem às originais.
Indica conceitos, noções ou habilidades de cartografia.
Atividade de resposta oral.
Atividade em dupla.
Atividade em grupo.
Atividade no caderno.
Atividade relacionada ao uso de tecnologias.
Atividade de pesquisa.
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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. No caderno, ou em uma folha avulsa, desenhe o lugar onde você vive. Depois, responda às seguintes perguntas: Do que você mais gosta neste lugar? O que poderia melhorar? Quais são as suas atitudes para a preservação e o cuidado desse ambiente? Resposta pessoal.
2. Em nosso dia a dia, passamos por diferentes lugares e realizamos diversas atividades. Escreva em seu caderno ao menos dois lugares que você frequenta em seu cotidiano e descreva quais atividades pratica em cada lugar. Resposta pessoal.
3. Em nosso país, há diferentes povos e comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ribeirinhos, entre outros. Escolha um desses povos ou comunidades e descreva em seu caderno ao menos um aspecto do modo de vida deles. Cite duas semelhanças ou duas diferenças entre o modo de vida escolhido e o seu. Resposta pessoal.
4. Observe a imagem a seguir e responda às questões no caderno.
- Identifique e escreva três elementos naturais presentes na imagem. Rio, areia e vegetação.
- Identifique e escreva três elementos culturais presentes na imagem. Ruas, casas e prédios.
- Explique como a ação humana atuou na transformação dessa paisagem. A ação humana transformou a paisagem com a retirada de parte da vegetação para a construção de moradias, hospedagens e estabelecimentos comerciais, ruas para tráfego de veículos, calçadas para passagem de pedestres, etc.
5. Desenhe em uma folha avulsa uma transformação de paisagem no lugar onde vive e, depois, descreva-a. Essa transformação pode ser rápida ou lenta e de ação da natureza ou da sociedade. Elabore sua resposta no formato a seguir. Resposta pessoal.
- Como era antes
- Transformação ocorrida
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação diagnóstica.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já sabe?
(1) Objetivo
- Representar o lugar de vivência por meio da elaboração de desenhos, refletindo sobre os problemas existentes e sobre as atitudes de preservação.
Como proceder
- Incentive os alunos a refletirem sobre o próprio lugar de vivência e oriente-os a completar o desenho com as respostas da própria atividade. Caso eles apresentem dificuldades, exemplifique as atividades utilizando um local de referência, como a escola.
(2) Objetivo
- Identificar em sua rotina diária e no lugar de vivência as principais características das atividades cotidianas realizadas nesses lugares.
Como proceder
- Oriente os alunos a pensarem em suas atividades diárias e nos lugares que frequentam no dia a dia e a descreverem-nos. Caso sinta necessidade, estipule um período do dia e questione-os sobre o que realizam nesse período.
(3) Objetivo
- Reconhecer diferentes modos de vida de acordo com a população e identificar semelhanças e diferenças em relação ao próprio modo de vida.
Como proceder
- Promova um levantamento de ideias com a turma sobre os povos e as comunidades abordados na questão e conduza a atividade de modo que os alunos a realizem de forma autônoma. Se necessário, retome os conceitos de povos quilombolas, ribeirinhos e indígenas após a atividade.
(4) Objetivo
- Reconhecer os elementos naturais e culturais presentes em determinado lugar e refletir sobre a ação humana na transformação das paisagens.
Como proceder
- Conduza os alunos a observarem a imagem e a identificarem os elementos naturais e culturais representados nela, refletindo sobre a ação humana na transformação da paisagem. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os conceitos de elementos culturais e naturais.
(5) Objetivo
- Refletir sobre a ação do ser humano na transformação das paisagens do próprio lugar de vivência.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades, pergunte-lhes oralmente se a paisagem do lugar onde vivem sempre foi a mesma. Se considerar pertinente, faça a eles outros questionamentos sobre o assunto.
(6) Objetivo
- Identificar os ambientes de acordo com os símbolos de representação.
Como proceder
- Oriente os alunos a analisarem os símbolos apresentados e a identificarem os lugares representados. Você pode expandir o trabalho com os símbolos e os ícones por meio de outros exemplos (florestas, estradas, hospitais, etc.) ou sugerir aos alunos que criem ícones para representar outros lugares.
(7) Objetivo
- Reconhecer a origem de atividades econômicas ligadas a produtos e serviços utilizados no cotidiano.
Como proceder
- Oriente os alunos a associarem a lista de itens às relativas atividades econômicas. Caso apresentem dificuldades, retome com eles os conteúdos e explique-lhes o nome de cada atividade por meio da qual os produtos são obtidos.
(8) Objetivo
- Refletir sobre os problemas ambientais e os impactos causados ao meio ambiente, tanto no espaço rural quanto no espaço urbano.
Como proceder
- Peça aos alunos que primeiro analisem com atenção a manchete apresentada para, então, responderem às questões. Como complemento da atividade, promova uma roda de conversa para que a turma perceba as diferentes colocações e atitudes que devem ser praticadas no dia a dia a fim de preservar e cuidar do ambiente onde vivemos.
(9) Objetivo
- Identificar e destacar atitudes diárias que visam à preservação dos recursos naturais, como o solo e a água.
Como proceder
- Solicite aos alunos que elaborem cartazes sobre a preservação dos recursos naturais. Se julgar conveniente, esses cartazes podem ser apresentados a toda a comunidade escolar por meio de uma exposição.
(10) Objetivo
- Identificar os materiais da coletiva seletiva e reconhecer a importância do descarte correto dos resíduos.
Como proceder
- Peça aos alunos que, ao realizarem a atividade, observem a ilustração das lixeiras utilizadas para a separação correta do lixo.
(11) Objetivo
- Identificar o conceito de fonte histórica.
Como proceder
- Retome com os alunos o conceito de fontes históricas, discutido nos anos anteriores. Escreva na lousa uma lista com a ajuda dos alunos de possíveis fontes que eles podem citar na atividade. Converse com a turma sobre diferentes tipos de fontes que podem ser utilizados para analisar o passado, como imagens, documentos escritos e relatos orais.
(12) Objetivo
- Refletir sobre o conceito de fonte histórica, relacionando-o com a história pessoal.
Como proceder
- Incentive os alunos a refletir sobre os tipos de fontes que escolheram representar no desenho. Se julgar pertinente, proponha uma roda de conversa para que eles possam apresentar seus trabalhos, falar o motivo da escolha e a qual lembrança essa fonte lhes remete.
(13) Objetivo
- Identificar as principais características da vida no campo e na cidade.
Como proceder
- Faça uma análise conjunta das duas imagens com os alunos, solicitando-lhes que inicialmente expliquem que tipo de informação essas duas fontes podem transmitir. Para facilitar a análise, elabore na lousa, com a ajuda dos alunos, um quadro comparativo com as semelhanças e as diferenças entre os dois modos de vida representados nas imagens.
(14) Objetivo
- Retomar o conceito de comunidade quilombola.
Como proceder
- Retome com os alunos as principais características de uma comunidade quilombola. Explique quem são as pessoas que fazem parte dessa comunidade, quais são suas características e em qual contexto histórico surgiu. É importante que os alunos relembrem essas comunidades como espaços de resistência e luta das pessoas escravizadas e ex-escravizadas e seus descendentes. Ao final, solicite a eles que leiam suas respostas em voz alta para o restante da turma.
(15) Objetivo
- Articular os principais conceitos acerca da história local.
Como proceder
- Proponha aos alunos que leiam em voz alta as palavras do quadro. Verifique se eles conseguem fazer uma associação coerente e relacionar as palavras aos respectivos conceitos. Faça uma breve retomada dos conteúdos trabalhados nos anos anteriores sobre história local, memória e fontes históricas, relembrando alguns marcos de memória do município onde os alunos vivem. No momento da atividade, caminhe pela sala de aula para sanar eventuais dúvidas individuais e esclarecer possíveis dificuldades. Peça-lhes que, após a elaboração da atividade, façam uma revisão do texto com você para que possam ser feitas as correções necessárias.
- Esta atividade favorece o desenvolvimento do componente produção de escrita ao incentivar os alunos a escreverem um texto articulando de modo coerente as palavras indicadas no quadro.
(16) Objetivo
- Refletir sobre os principais elementos da história local.
Como proceder
- Incentive os alunos a debater os pontos solicitados, intervindo quando considerar necessário. É importante que os alunos utilizem esse espaço para expor suas opiniões, participando de modo ativo da construção de conhecimentos sobre o tema. Caso tenham alguma dificuldade, retome alguns conceitos relacionados à história do município, como formação cultural, contexto histórico de sua ocupação, identidade e memória, entre outros aspectos.
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6. Observe as imagens a seguir e escreva no caderno que lugar cada uma representa. A. praia; B. campo; C. cidade; D. escola.
A
B
C
D
7. Observe a lista a seguir e anote no caderno qual atividade econômica corresponde a cada produto ou serviço. Elabore sua resposta conforme o exemplo.
Leite: pecuária; Sapato: indústria; Arroz: agricultura; Consulta médica: serviços; Peixe: extrativismo.
Produto | Atividade econômica |
---|---|
Leite | Pecuária |
Leite - Sapato - Arroz - Consulta médica - Peixe
8. A manchete a seguir trata de um problema ambiental. Leia com atenção e responda às questões em seu caderno.
Poluição do ar afeta crescimento de árvores em São Paulo
Disponível em: https://oeds.link/mLiXti. Acesso em: 8 jul. 2021.
- Qual problema ambiental é destacado na manchete? Poluição do ar.
- Você já observou esse tipo de problema no lugar em que vive? Resposta pessoal.
- O que pode ser feito para combater esse tipo de problema ambiental? Resposta pessoal. Espera-se que os alunos citem exemplos como redução de veículos motorizados nas cidades, controle de queimadas, redução de emissão de gases poluentes pelas indústrias, etc.
10. Escreva no caderno cinco materiais que devem ser destinados à coleta seletiva. Qual é a importância do descarte correto desses materiais? Resposta pessoal.
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11. Desenhe no caderno uma fonte histórica que pode ser usada para estudar um pouco da história da sua vida.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos desenhem, por exemplo, objetos ou brinquedos que usavam quando eram bebês, roupas, fotos ou outros elementos que façam parte do seu passado.
12. Agora, abaixo do seu desenho, escreva um parágrafo explicando que tipo de informações essa fonte pode fornecer sobre você. Apresente seu desenho e seu texto aos colegas.
Resposta pessoal. Esta atividade tem como objetivo incentivar os alunos a refletir sobre a fonte histórica que eles representaram.
13. Observe as imagens e discuta oralmente com os colegas como é o modo de vida nos dois ambientes representados. Não se esqueça de citar alguns exemplos de atividades produtivas exercidas em cada um deles.
Nas cidades geralmente há maior concentração de pessoas e de moradias. Nesse ambiente são comuns atividades produtivas ligadas às indústrias, ao comércio e aos profissionais autônomos.
No campo geralmente há menor concentração de pessoas e de moradias. As atividades econômicas costumam estar mais vinculadas à exploração dos recursos naturais, como agricultura, pecuária e extrativismo.
14. Complete a frase a seguir no caderno.
As comunidades quilombolas são...
As comunidades quilombolas são formadas pelos descendentes de pessoas escravizadas e ex-escravizadas que passaram a viver coletivamente seguindo tradições culturais africanas e afro-brasileiras.
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PNA
15. Você já estudou sobre a sua história pessoal, familiar e sobre a história do seu bairro, município ou região. Reflita sobre isso e escreva um texto no caderno utilizando as palavras do quadro.
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos articulem as palavras do quadro em um texto coerente que exponha seus conhecimentos acerca da história local.
16. Vamos fazer uma roda de conversa com os colegas sobre a história do seu município ou da sua região. Leia os itens a seguir para orientar as discussões na roda de conversa. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos exponham na roda de conversa seus conhecimentos prévios sobre a história local.
- Cite alguns grupos sociais que são considerados relevantes para a formação do município ou da região onde você vive.
- Explique como esses grupos influenciaram a identidade regional do local onde você vive.
- Cite alguns exemplos de elementos culturais locais que contêm influências dessas populações.
- Que tipo de evento está ligado à formação do seu município?
- Como a diversidade cultural se expressa no local?
- Você sabe se no seu município ou na sua região ocorreram deslocamentos populacionais?
- Em grupos, façam um cartaz após a roda de conversa sobre os pontos debatidos. Busquem inserir imagens e pequenos textos na sua produção.
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada estudante. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado.
Introdução da unidade 1
Esta unidade aborda o conceito de fontes históricas e as noções de transformações e permanências. Os alunos estudarão o surgimento dos seres humanos na África e o modo de vida de nossos primeiros ancestrais, incluindo o processo de sedentarização e formação das primeiras cidades. Além disso, serão trabalhados temas como os primeiros habitantes da América, as Grandes Navegações e a chegada dos europeus ao continente americano. A unidade aborda ainda as origens da população brasileira e as contribuições dos povos indígenas, africanos e portugueses na formação do Brasil, bem como suas influências culturais.
Para o trabalho com fontes históricas e suas diferentes tipologias, será proposta aos alunos uma atividade de análise de fontes sobre a história de Brasília, levando-os a produzir conhecimentos por meio da utilização do método historiográfico. Quanto ao desenvolvimento das noções de mudanças e permanências, será solicitada a elaboração de uma atividade de análise de fonte imagética sobre a cidade do Rio de Janeiro em dois períodos distintos.
Por meio da análise de mapas, os alunos poderão refletir sobre assuntos como a diminuição, após a chegada dos europeus, da população indígena que vivia no território onde hoje é o Brasil e a importância da demarcação de terras indígenas e da existência de comunidades quilombolas.
A seção Cidadão do mundo tratará de temas como a invenção do comércio e a origem de algumas tradições brasileiras, como o frevo, a culinária e a música. Além disso, os alunos desenvolverão atividades que instigam o pensamento crítico e propõem uma reflexão sobre temas importantes da sociedade, como a interpretação de texto sobre a herança cultural africana e a análise de charge e manchete sobre o racismo. Assim, ao longo da unidade, os alunos serão incentivados a refletir sobre os diferentes pontos de vista no que se refere a colonização do Brasil, a resistência a escravidão e a formação multicultural brasileira.
Desse modo, as atividades dessa unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Refletir sobre o conceito de História.
- Compreender o que são fontes históricas.
- Conhecer os diversos tipos de fontes históricas e analisar alguns exemplos.
- Desenvolver noções de mudanças e permanências.
- Conhecer o primeiro grande movimento de migração dos ancestrais humanos que surgiram na África.
- Entender o significado do conceito de nomadismo.
- Identificar como o domínio do fogo alterou o cotidiano das primeiras comunidades humanas.
- Compreender o que foi o processo de sedentarização.
- Relacionar o processo de sedentarização ao surgimento da prática agrícola.
- Incentivar o respeito aos povos indígenas e a valorização de sua cultura.
- Identificar os motivos que levaram os europeus a iniciarem as Grandes Navegações.
- Refletir sobre as transformações provenientes do deslocamento de pessoas e mercadorias nos séculos XV e XVI.
- Aprender sobre os primeiros habitantes do continente americano.
- Identificar os principais grupos humanos formadores da população e cultura brasileira.
- Reconhecer e valorizar a diversidade de povos e culturas presentes no continente africano.
- Identificar os reinos e impérios africanos e suas diferentes formas de organização.
- Perceber a influencia africana nas características físicas de grande parte da população brasileira.
- Identificar os motivos pelos quais os africanos foram trazidos ao Brasil.
- Compreender o processo de exploração da mão de obra africana no Brasil.
- Reconhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos para a formação social e cultural do país.
- Refletir sobre o racismo no Brasil.
- Reconhecer e valorizar a luta dos africanos e seus descendentes contra a escravidão.
- Reconhecer e valorizar a contribuição de indígenas, africanos e portugueses para a formação da cultura brasileira.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 1, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre o conceito de fontes históricas e dos povos que compõe a história do Brasil. Além disso, espera-se que sejam capazes de identificar mudanças e permanências e que conheçam o conceito de comunidades quilombolas.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade, foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos alunos, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.