8
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. Nos anos anteriores, você já estudou sobre sua família e sua escola, sobre patrimônios, sobre memória, sobre o seu município ou região, entre outros assuntos que nos ajudam a pensar a História. Reflita sobre isso e responda: o que é História para você? Escreva com suas palavras a resposta no caderno, fazendo um pequeno parágrafo.
2. Analisar mudanças e permanências faz parte da construção do conhecimento histórico. Vamos verificar esses aspectos no lugar onde moramos? Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a com exemplos de mudanças e permanências do seu município ou região.
Mudanças | Permanências |
---|---|
3. No caderno, associe cada uma das definições a seguir ao seu respectivo conceito: fontes históricas e sujeitos históricos.
- Todas as pessoas que fazem parte da sociedade e, de modo consciente ou não, participam da construção da história.
- Vestígios deixados pelas pessoas que viveram em outras épocas e que podem nos auxiliar a compreender como era o modo de vida no passado.
4. Os museus são espaços importantes para a preservação da memória. Observe a foto e responda às questões no caderno.
-
De que maneira os museus contribuem para a preservação da memória? Utilize o exemplo retratado na imagem para justificar sua resposta.
-
Em sua opinião, qual é a importância desses espaços para a construção da História?
9
5. Copie o texto a seguir no caderno, completando-o com as palavras adequadas.
Os primeiros seres humanos surgiram no continente . Esses primeiros grupos tinham um modo de vida , o que significa que eles se mudavam constantemente para conseguir alimento. Ao longo dos anos, principalmente a partir do desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais, alguns grupos passaram a adotar um modo de vida , ou seja, a ter moradias fixas.
6. Sabemos que o Brasil é formado por diversas culturas. Sobre esse assunto, escreva um parágrafo no caderno utilizando as palavras do quadro.
importância · diversidade · Brasil
culturas · sociedade · valorizar
7. Observe a charge a seguir e responda às questões no caderno.
Dengue na cidade, de Arionauro. Arionauro Cartuns, 1o out. 2019. Disponível em: https://oeds.link/xvUrDA. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
Descreva com as suas palavras essa charge.
-
Qual é a crítica feita pelo artista da charge?
- Em sua opinião, qual seria uma atitude cidadã adequada para evitar esse problema?
- Agora, escolha um problema causado pela falta de cidadania em seu município ou região e produza uma charge sobre o tema.
10
8. Escreva no caderno o que é paisagem.
9. No caderno, desenhe uma paisagem do lugar onde você vive. Observando essa paisagem, responda às questões a seguir.
-
Nessa paisagem, existem apenas elementos criados pela natureza ou existem elementos criados pelas pessoas?
- No lugar onde você vive, é possível perceber aspectos culturais herdados dos povos que deram origem à população brasileira, ou seja, indígenas, africanos e europeus? Cite exemplos.
10. Analise as imagens a seguir e responda às questões no caderno.
A:
B:
-
Quais elementos naturais podemos encontrar na imagem A?
-
Quais elementos culturais podemos encontrar na imagem B?
-
Comparando as duas imagens, qual apresenta mais elementos naturais?
11. Para nos orientarmos em diferentes espaços, podemos considerar os pontos cardeais e colaterais. Observe a imagem.
11
-
De acordo com a imagem, escreva em seu caderno em que direção cardeal se encontram os estabelecimentos a seguir em relação ao centro da praça.
padaria · escola · cinema · hospital
-
Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos traz a informação dos pontos colaterais. Escreva em seu caderno quais são eles.
12. Observe as imagens e escreva em seu caderno duas características específicas e duas atividades econômicas praticadas em cada um desses espaços.
13. Descreva no caderno um exemplo de interdependência entre o campo e a cidade.
14. Sobre a divisão política do Brasil, responda às questões no caderno.
-
Quais são as cinco regiões brasileiras?
-
O estado onde você mora fica em qual região brasileira?
15. Copie no caderno o esquema a seguir e complete-o com as matérias-primas ou os produtos que faltam.
Matéria-prima | Produto ou matéria-prima | Produto |
---|---|---|
cana-de-açúcar | bala | |
farinha de trigo | bolo | |
milho | fubá |