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1 História dos povos e da população brasileira
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Atualmente, a maior parte das sociedades se organiza em países. Esses países são formados por diferentes povos e culturas. Mas nem sempre foi assim... Você já parou para pensar como se formaram as primeiras sociedades?
Çatal Huyuk, na Turquia, é considerada uma das primeiras cidades, formada há cerca de 9 mil anos. Naquela época, aos poucos, os grupos humanos passaram a estabelecer moradias fixas e a se organizar em torno de um governo centralizado. Nesta unidade vamos conhecer como ocorreu esse longo processo histórico.
CONECTANDO IDEIAS
1. De acordo com estudos arqueológicos, o local retratado na imagem foi onde se desenvolveram os primeiros agrupamentos humanos. Que características naturais você acha que foram fundamentais para que uma população pudesse estabelecer suas moradias nesse local?
2. Como você acha que eram organizadas essas primeiras cidades? Levante algumas hipóteses e comente com os colegas algumas formas de governo que você conhece.
3. Que motivações levaram essas pessoas a viverem em sociedade de forma organizada?
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1 Qual a importância do estudo do passado?
A História é o campo do conhecimento que estuda as ações dos seres humanos no tempo e no espaço. Por meio dos estudos realizados pelos historiadores podemos conhecer aspectos do passado que nos auxiliam a compreender melhor o tempo presente.
Com os estudos históricos é possível identificar quais eram as características das sociedades em determinada época e aprender também as transformações e permanências que ocorrem nas sociedades ao longo do tempo. Além disso, podemos conhecer os acontecimentos considerados importantes para a história da humanidade.
Veja o exemplo a seguir.
A invenção do avião, no início do século 20, representou um marco na história da humanidade. Antes dessa invenção, as viagens para outros continentes eram realizadas de navio e podiam durar meses. Com o avião foi possível viajar longas distâncias em um curto período de tempo.
1. Em sua opinião, por que esse acontecimento foi considerado um marco para a história da humanidade?
2. Assim como o voo de Santos Dumont com o 14-Bis, existem muitos outros acontecimentos considerados importantes para a história da humanidade. Cite alguns deles.
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O trabalho dos historiadores
Para construir conhecimento sobre o passado, os historiadores realizam um trabalho de investigação utilizando os vestígios deixados pelas pessoas. Esses vestígios são chamados de fontes históricas.
São exemplos de fontes históricas construções antigas, monumentos, objetos de uso cotidiano, mapas, moedas, utensílios, roupas, livros, documentos pessoais, obras de arte, ferramentas, máquinas, etc. São também consideradas fontes as histórias e os relatos contados pelas pessoas.
Mas as fontes não podem ser consideradas registros de verdades inquestionáveis. Por isso, ao analisá-las, os historiadores procuram responder a algumas perguntas, como: "quem fez?", "quando fez?", "com qual intenção?", "para quem fez?", "como fez?" e "onde fez?".
Conheça um exemplo do trabalho de investigação de uma fonte histórica, a Pedra de Roseta. A investigação dessa fonte resultou na compreensão da escrita hieroglífica egípcia, um dos primeiros sistemas de escrita criado pelos seres humanos.
A Pedra de Roseta é um fragmento de estela encontrado no Egito em 1799, contendo três tipos diferentes de escrita: grega, demótica e hieroglífica.
Em 1802, os pesquisadores conseguiram traduzir os textos escritos em grego e em demótico. A partir da tradução, eles perceberam que se tratava de um mesmo texto, um decreto do rei Ptolomeu V Epifânio, promulgado em 196 a.C.
Embora já desconfiassem que na estela havia o mesmo texto na escrita hieroglífica, os pesquisadores não conseguiram desvendar esses antigos sinais egípcios.
Em 1822, o francês Jean-François Champollion, após intenso trabalho de pesquisa, conseguiu finalmente decifrar os hieróglifos. A partir dessa descoberta, os pesquisadores puderam traduzir outras fontes sobre a história do Egito Antigo.
- estela:
- coluna ou placa onde se fazem inscrições
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A construção do conhecimento histórico
O conhecimento sobre o passado é construído a partir da análise e da interpretação das fontes históricas. Sendo assim, a descoberta de novas fontes pode mudar o modo como compreendemos os acontecimentos do passado. Além disso, os historiadores podem apresentar interpretações diferentes para fontes já estudadas, dando a elas um novo significado.
Por isso, não é possível afirmar que haja uma "verdade absoluta" sobre a história, pois o conhecimento que temos dos eventos do passado estão sempre em construção.
Um exemplo de mudança na compreensão de acontecimentos do passado aconteceu em 2018, quando um grupo de pesquisadores anunciou a descoberta de uma bactéria em ossadas humanas do século 16, encontradas no México. Essa bactéria, que foi trazida para a América pelos europeus, explica a morte de cerca de 15 milhões de pessoas entre os anos 1545 e 1550. Antes dessa descoberta, não havia fontes que comprovassem a causa da morte de tantas pessoas em um espaço tão curto de tempo.
O estudo do passado
Os temas estudados pelos historiadores também podem variar: história de uma cidade, de uma pessoa, de um país, de um objeto, de um grupo social, de um sistema de escrita, de uma religião, de um costume, de uma festa, etc.
Por muitos anos, grande parte dos historiadores priorizou o estudo das personagens consideradas "importantes", como generais, reis, presidentes e outros líderes políticos. Porém, nas últimas décadas, todas as pessoas passaram a ser compreendidas como sujeitos históricos. Mulheres, crianças, trabalhadores em geral, enfim, todas as pessoas (sem exceção) passaram a ser vistas como construtoras da história. Dessa maneira, ao estudarmos História, é muito importante valorizarmos os diferentes sujeitos e suas ações.
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ATIVIDADES
1. Responda no caderno às questões a seguir.
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Explique o que é História.
-
Por que é importante estudar o passado?
2. Observe a tirinha a seguir. Depois, converse com os colegas sobre as questões propostas.
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Qual foi a versão da história do Brasil que Armandinho estudou no primeiro quadrinho?
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Qual foi a versão da qual ele sentiu falta?
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A foto a seguir representa um marco de memória pertencente a qual grupo populacional da história brasileira? Justifique sua reposta.
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Relacione a tirinha com a foto e converse com os colegas sobre a ausência da "versão dos índios" e a valorização da versão europeia da história brasileira.
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3. Leia a notícia a seguir e responda às questões no caderno.
Exumação da família imperial une ciência e história
Em 2012, a análise dos restos mortais da família que governou o Brasil deu vida a novos conhecimentos históricos e ampliou as possibilidades de estudos científicos.
[...]
Enquanto o caixão de Dona Leopoldina ia e voltava no equipamento de tomografia computadorizada, as primeiras imagens digitalizadas começaram a desvendar um misto de boato e lenda que já durava mais de 180 anos. [...] Desde 1826 circulava a história de que Dona Leopoldina teria sido agredida por Dom Pedro I e quebrado o fêmur. Graças à exumação e aos exames feitos pela equipe do Instituto de Radiologia da USP, constatou-se não haver fratura no fêmur e nem em nenhum outro osso da primeira imperatriz brasileira.
[...]
Exumação da família imperial une ciência e história, de Luciano Velleda. Ensino Superior, 6 set. 2016. Disponível em: https://oeds.link/mFTpDn. Acesso em: 29 jul. 2021.
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Quais personagens históricas são citadas na notícia?
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Que fonte histórica foi utilizada pelos pesquisadores?
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Cite para os colegas qual foi o boato sobre a história da família imperial que foi desmentido por meio desse estudo.
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Segundo a reportagem, como a tecnologia ajudou no estudo da História?
-
Com base nessa reportagem, podemos afirmar que a história está sempre em construção? Discuta sobre isso com os colegas e elabore com eles um texto coletivo sobre o tema, utilizando as palavras do quadro.
História · pesquisas · fontes
conhecimento · descobertas
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O tempo
O tempo é um elemento essencial para o estudo da História. A passagem do tempo pode ser sentida e compreendida com base em aspectos naturais e culturais.
Podemos perceber a passagem do tempo observando as mudanças em nosso corpo, o desenvolvimento de uma planta ou o crescimento de um animal. Essa passagem do tempo, que ocorre independentemente da vontade humana, é chamada de tempo da natureza.
Quando usamos unidades de medidas criadas pelo ser humano para contar a passagem do tempo, estamos medindo o tempo cronológico. Os instrumentos mais utilizados para medir a passagem do tempo cronológico são os relógios e os calendários.
O tempo cronológico não é natural, mas cultural, ou seja, foi inventado pelas pessoas e pode variar de acordo com as sociedades e suas necessidades.
Ao buscarmos conhecer e explicar as transformações e permanências de uma sociedade ao longo de um determinado espaço de tempo, temos o que chamamos de tempo histórico. Assim como o tempo cronológico, o tempo histórico não é natural, mas sim uma criação humana. Ele é um recurso do historiador para explicar como as sociedades se organizam e como essa organização tem permanências e alterações, podendo assim diferenciar um tempo do outro.
Essas três temporalidades estão presentes em nossa vida e fazem parte do nosso cotidiano
1. Observe os exemplos citados a seguir e reflita com os colegas sobre outras situações em que essas temporalidades estão presentes em seu dia a dia.
- Tempo da natureza: momentos de observação do céu.
- Tempo cronológico: costume de olhar no relógio.
- Tempo histórico: ritmos de mudanças e permanências.
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A linha do tempo
Você já deve ter feito várias linhas do tempo na escola, principalmente sobre a história de sua vida. A linha do tempo pode ser dividida em diferentes espaços temporais (minutos, dias, semanas, meses, anos, décadas, séculos, milênios, etc).
Vamos conhecer um exemplo de linha do tempo sobre a história de um município brasileiro.
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2. A história de qual município foi representada na linha do tempo?
3. Que acontecimentos marcam o início e o final dessa linha do tempo?
4. Em sua opinião, existem vantagens ao estudarmos um assunto analisando uma linha do tempo? Explique.
5. Escolha um tema da sua preferência e organize no caderno uma linha do tempo. Para completá-la, elabore textos e imagens que representem os principais acontecimentos relacionados ao tema escolhido.
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Diferentes tipos de calendários
Os seres humanos desenvolveram diversos instrumentos para contar e registrar a passagem do tempo, entre eles o calendário.
Existem vários tipos de calendários na atualidade. Em alguns casos, as sociedades possuem calendários diferentes, de acordo com sua cultura e suas necessidades.
Vamos conhecer alguns deles.
Calendário gregoriano
O calendário gregoriano foi implantado em 1582 pelo papa Gregório XIII. Atualmente, a maioria dos países usa o calendário gregoriano como calendário oficial, incluindo o Brasil.
Ele é um calendário solar, ou seja, o tempo é medido de acordo com os movimentos da Terra em relação ao Sol. Um ano corresponde a uma volta da Terra em torno do Sol, o que dura aproximadamente 365 dias. Desse modo, um ano do calendário gregoriano corresponde a 365 dias. Exceto em anos bissextos, que possuem 366 dias.
A contagem dos anos no calendário gregoriano tem como marco inicial a data atribuída ao nascimento de Jesus Cristo. Portanto, esse evento marca o ano 1 desse calendário.
A contagem do tempo nos estudos históricos
Grande parte dos historiadores adota o calendário gregoriano como referência para localizar determinado acontecimento ou fato histórico no tempo. Por isso, é comum nos estudos históricos o uso das siglas a.C. e d.C, que significam, respectivamente, "antes de Cristo" e "depois de Cristo".
O primeiro ano anterior ao nascimento de Jesus Cristo é o ano 1 a.C, o segundo é o ano 2 a.C, e assim sucessivamente, em ordem decrescente. Já o ano contado a partir do nascimento de Jesus Cristo é o ano 1, o segundo é o ano 2, e assim sucessivamente, em ordem crescente. Os anos "depois de Cristo" podem ou não ser acompanhados da sigla d.C.
Observe a linha do tempo.
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Calendários indígenas
Os povos indígenas possuem diferentes maneiras de marcar a passagem do tempo. Muitas comunidades se baseiam na observação dos corpos celestes (Sol, estrelas, Lua), nas mudanças da natureza (período de cheia dos rios, estiagem, frio, calor) e na produção agrícola (período de plantio, de colheita).
Calendário tuyuka
Para organizar a vida da comunidade e marcar a passagem do tempo, os Tuyuka, que vivem no estado do Amazonas, criaram um calendário anual baseado na observação de um conjunto de estrelas chamado constelação de Plêiades (Ñokõatero).
No calendário tuyuka, o início do ano acontece quando essa constelação surge ao leste no céu, durante a madrugada. Isso corresponde aproximadamente aos meses de maio e junho.
A posição em que a constelação de Plêiades se encontra no céu define as atividades agrícolas do período e o ciclo de festas e rituais religiosos.
Entre os meses de dezembro e fevereiro, a constelação de Plêiades se encontra bem no centro do céu. É quando o povo Tuyuka começa a preparar a terra para o plantio. Nesse mesmo período, é realizada uma festa para acalmar os "espíritos das árvores" e pedir que não causem doenças. Com base na observação da natureza, os indígenas Tuyuka sabem as melhores épocas para plantar, colher, pescar e realizar festas.
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A percepção do tempo nas sociedades tradicionais africanas59
Para várias sociedades tradicionais africanas, a percepção da passagem do tempo se dá pela observação da natureza e pelas experiências vividas pela comunidade. O tempo pode ser medido pelas mudanças das fases da Lua e das estações do ano, pela duração do dia e da noite, pelos períodos de chuva e estiagem ou mesmo pela observação dos sons e movimentos dos animais. Para algumas sociedades, por exemplo, o dia pode começar com o cantar do galo e terminar com a volta do galo para o poleiro.
A passagem do tempo é marcada também pelos eventos importantes para a comunidade, como a época do plantio e da colheita, a comemoração de um festival, a celebração de rituais e os períodos de fazer comércio.
Nessas sociedades, o tempo é cíclico. Desse modo, o passado é tão importante quanto o presente. Por meio das tradições, preservadas pelos anciões, o passado da comunidade serve de guia para as ações do presente.
Calendário iorubá
Os iorubás, por exemplo, que viviam na região ocidental da África a partir do século 10, marcavam a passagem de um ano por meio da repetição de dois fenômenos naturais: a seca e a chuva, que eram separados por um período caracterizado por ventos fortes.
Atualmente, os iorubás utilizam um calendário parecido com o calendário gregoriano, com a divisão do ano em meses, semanas e dias. No calendário tradicional dos iorubás, as semanas são compostas de quatro dias, sendo cada um deles dedicado a um orixá. Já os meses têm sete semanas cada, totalizando, assim, 28 dias. O dia 28 do 13o mês marca o fim de um ciclo e o início de um novo ano (Irawe).
Para os iorubás, o último dia do mês (Ojo Oloyin) é muito importante. Nesse dia, os homens responsáveis pela caça e pela agricultura retornam para a cidade e se juntam aos familiares, e a comunidade toda se reúne.
- orixá:
- ser que representa as forças da natureza
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Calendário chinês
O calendário chinês é um dos calendários mais antigos de que se tem conhecimento, tendo surgido por volta de 5 mil anos atrás.
Esse calendário tem como base os ciclos da Lua e o movimento da Terra em relação ao Sol. Diferentemente do calendário gregoriano, que possui uma data fixa, no calendário chinês o ano só começa com o aparecimento da lua nova, que pode ocorrer entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
O tempo é dividido em ciclos de doze anos, sendo cada ano representado por um animal, como dragão, cão, macaco e cavalo. Quando o período de doze anos acaba, o ciclo se reinicia.
Em 1912, o governo da China adotou o calendário gregoriano, mas o calendário chinês não foi abandonado pela população, e ainda é muito usado para marcar eventos importantes, como o Ano-Novo.
Calendário islâmico
O calendário islâmico é utilizado em vários países do Oriente Médio, como Iêmen e Arábia Saudita. Assim como o calendário gregoriano, o ano é dividido em doze meses. Porém, o calendário islâmico é baseado no ciclo lunar, por isso cada ano possui 354 ou 355 dias.
O ano 1 do calendário islâmico corresponde ao ano 622 do calendário gregoriano. Nesse ano, ocorreu a Hégira, que foi a migração do profeta Maomé e seus seguidores de Meca para Medina. Por essa razão, o calendário islâmico também é chamado de hegírico.
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ATIVIDADES
1. Em sua opinião, por que existem diferentes tipos de calendário? Converse com os colegas.
2. Elabore no caderno um pequeno texto sobre as características dos calendários a seguir.
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Calendário gregoriano.
-
Calendário tuyuka.
-
Calendário iorubá.
3. Leia a notícia a seguir e responda às questões no caderno.
Arábia Saudita adota calendário gregoriano para pagar funcionários
Mudança está incluída em um plano de cortes de gastos. Mês islâmico é mais curto e depende de ciclos lunares.
Os funcionários públicos da Arábia Saudita receberão seus salários agora de acordo com o calendário gregoriano e não o islâmico. A mudança, incluída em um plano de cortes, tem o objetivo de tornar o mês de trabalho mais longo.
O calendário islâmico tem 12 meses de 29 ou 30 dias, dependendo dos ciclos lunares, de maneira que tem vários dias a menos que no calendário gregoriano, o mais usado no mundo. [...]
Arábia Saudita adota calendário gregoriano para pagar funcionários. G1, 3 out. 2016. Disponível em: https://oeds.link/uPhM4J. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
Qual é o calendário oficial da Arábia Saudita?
-
O ano no calendário oficial da Arábia Saudita e no calendário gregoriano tem a mesma quantidade de dias? Explique.
- Como a adoção do calendário gregoriano afetou a vida dos funcionários públicos da Arábia Saudita?
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2 Cultura e memória dos povos
Ao longo de sua história, o ser humano foi alterando seu modo de vida, acumulando conhecimentos e formando sua cultura. Vamos estudar um pouco sobre como isso ocorreu ao longo do tempo.
O processo de sedentarização
Os primeiros ancestrais dos seres humanos que habitaram a Terra há milhares de anos praticavam o nomadismo. Você sabe o que é isso? Nomadismo é um modo de vida no qual um grupo de pessoas se desloca de um lugar para o outro, sem ter uma moradia fixa.
Nossos ancestrais eram nômades e dependiam da caça, da pesca e da coleta de frutos, folhas, raízes e vegetais. Quando os recursos de um lugar se esgotavam, eles se mudavam para outro local em busca de novas fontes de alimentos.
Mudanças na relação com a natureza
Há aproximadamente 12 mil anos, nossos ancestrais descobriram como cultivar a terra, o que deu início ao desenvolvimento da agricultura. Nesse período, eles também aprenderam a domesticar animais.
A prática da agricultura e a criação de animais fizeram com que as pessoas não dependessem somente da coleta e da caça para obter alimentos. Isso deu início ao processo de sedentarização. No modo de vida sedentário, as pessoas passaram a fixar moradia em determinado local.
Com a sedentarização, os seres humanos começaram a controlar o espaço ocupado, intervindo e transformando o meio em que viviam. Eles passaram a utilizar os recursos naturais e a transformar a paisagem ao seu redor para atender às suas necessidades.
O controle do espaço começava pela escolha do local, sempre próximo de fontes naturais de água, como rios e lagos. A água era utilizada no cultivo de alimentos, na criação de animais e para o consumo próprio. Os animais eram utilizados nos trabalhos agrícolas, além de fornecerem carne, leite, couro e lã.
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CIDADÃO DO MUNDO O modo de vida dos beduínos
Na atualidade, vários povos vivem de maneira nômade ou seminômade.
Esses povos possuem costumes e tradições que são passados de geração a geração.
Vamos conhecer um pouco sobre o modo de vida dos beduínos, um povo árabe de origem nômade que vive nos desertos do Oriente Médio e do norte da África.
Os beduínos são divididos em tribos e cada tribo possui um chefe, chamado de xeque (sheik). As pessoas mais velhas da tribo têm a função de aconselhar o xeque nas decisões. Eles são chamados de anciões.
A maioria dos beduínos segue a fé islâmica e fala dialetos árabes. A principal atividade econômica é o pastoreio. Eles criam camelos, cabras e outros animais, que utilizam como meio de transporte e para a alimentação.
Atualmente, muitas famílias beduínas vivem de maneira seminômade. Elas passam alguns meses do ano no deserto e a outra parte em vilas e cidades. Algumas vivem também de maneira sedentária em pequenas cidades formadas por famílias beduínas.
- dialetos:
- forma específica assumida pela língua em determinada região
- seminômade:
- pessoa ou grupo de pessoas que fixa residência, mas se muda esporadicamente
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Os beduínos possuem uma relação especial com a natureza. A migração, ou seja, a mudança de uma região para outra, acontece de acordo com o clima. Por isso, eles estão sempre atentos às estações do ano.
Leia o relato de Sabah, uma menina beduína de 9 anos de idade, que vive na Jordânia. No verão, a família dela mora em uma grande tenda no deserto e, no inverno, eles se mudam para uma casa na aldeia.
A paisagem em volta da aldeia é muito bonita. Eu adoro a primavera - as colinas ficam verdes e há muitas flores. Não gosto do verão porque as flores murcham e morrem. E o inverno é frio demais - às vezes até neva. [...]
Crianças como você: uma emocionante celebração da infância no mundo, de Barnabas e Anabel Kindersley. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008. p. 63.
1. Explique o que é nomadismo, seminomadismo e sedentarismo.
2. Como é a relação de Sabah com a natureza?
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Povo, cultura e diversidade
Com a sedentarização, surgiram as primeiras aldeias e cidades. Nesse período, cada povo desenvolveu seus próprios costumes, valores, formas de comunicação, práticas religiosas, entre outros, que foram passados de geração a geração. Em outras palavras, cada povo desenvolveu uma cultura própria. Cultura é tudo aquilo que é produzido e compartilhado por um grupo de pessoas ao longo das gerações. Ela pode ser tanto material como imaterial.
A cultura material se refere a tudo o que é produzido materialmente, como objetos, monumentos e moradias. A cultura imaterial está relacionada às crenças, valores, atitudes, saberes, linguagens, entre outros.
1. Dê exemplos de cultura material e imaterial na atualidade.
Os povos da atualidade também desenvolvem suas próprias culturas. Existem diversas culturas diferentes no mundo. Nós chamamos isso de diversidade cultural. O Brasil é um país rico em diversidade cultural, pois nossos costumes foram formados pela contribuição de vários povos, principalmente indígenas, africanos e europeus.
- povo:
- neste caso, conjunto de pessoas que possuem uma história em comum relacionada a um território e que partilham uma mesma cultura
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ATIVIDADES
1. Há cerca de 12 mil anos, nossos ancestrais passaram pelo processo de sedentarização, no qual deixaram o modo de vida nômade para viver de modo sedentário. Sobre esse tema, copie o quadro a seguir no caderno, completando-o com as principais características de cada modo de vida.
Modo de vida nômade | Modo de vida sedentário |
---|---|
2. Observe as fotos e converse com os colegas sobre as questões a seguir.
A:
B:
C:
D:
- Quais fotos retratam elementos da cultura material do Brasil?
- E quais retratam elementos da cultura imaterial?
3. Escreva no caderno alguns elementos da cultura material e imaterial que existem no município ou região onde você vive.
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4. Leia o texto a seguir sobre o respeito e a valorização da diversidade. Depois, converse com os colegas sobre as questões a seguir.
Se o mundo é a nossa casa, os habitantes do planeta são nossos vizinhos, pessoas de diferentes etnias, culturas, religiões e níveis sociais com uma grande variedade de estilos de vida [...].
Temos que lidar com a diversidade.
Para alguns, ela é considerada uma oportunidade enriquecedora, uma maneira de entrar em contato com outros modos de viver, pensar e agir e a assim compreender melhor a si próprio, ao mundo e ao seu semelhante.
[...]
Cultura de paz: o que os indivíduos, grupos, escolas e organizações podem fazer pela paz no mundo, de Cristina Von. São Paulo: Peirópolis, 2006. p. 33.
- De acordo com o texto, por que a diversidade é uma oportunidade enriquecedora?
-
Você concorda com as informações do texto? Justifique sua resposta.
5. Vamos elaborar um mapa mental sobre o tema diversidade? Com a ajuda do professor, leia as orientações a seguir.
- O professor vai escrever a palavra diversidade no centro da lousa.
- Pense em duas ou três palavras que vêm à sua cabeça quando você ouve esse termo.
- Retome as páginas anteriores e os conteúdos que estudou para ter ideias.
- Na sua vez, vá até a lousa e escreva os termos que pensou, em torno da palavra escrita pelo professor.
- Tente não repetir as palavras dos colegas.
- Depois que todos escreverem, observe o resultado do mapa mental da turma e converse sobre ele com os colegas.
- Por fim, copie o mapa mental da turma em seu caderno.
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Natureza e religiões na Antiguidade
Os povos da Antiguidade acreditavam que os fenômenos da natureza eram controlados por deuses. A maioria desses povos era politeísta, ou seja, acreditava na existência de vários deuses. Os deuses eram considerados seres poderosos, responsáveis pela criação do mundo, pela vida e pela morte de todos os seres e pelos fenômenos da natureza.
- Antiguidade:
- período da história definido de acordo com critérios ocidentais que vai de cerca de 3500 a.C. até 476 d.C. (do desenvolvimento da escrita à queda do Império Romano do Ocidente)
Na Antiguidade, o bom desenvolvimento da agricultura dependia dos recursos naturais, como a água, a luz do Sol e a fertilidade da terra. As pessoas então procuravam agradar aos deuses com orações e festas, pois acreditavam que eles eram os responsáveis pelas boas colheitas.
Entre vários povos daquela época, a figura feminina era representada como símbolo da fertilidade da terra. Os antigos gregos, por exemplo, cultuavam Deméter, deusa da colheita, da agricultura e da fertilidade, e também Perséfone, deusa das flores, frutos e ervas.
1. Em sua opinião, por que os povos da Antiguidade relacionavam as figuras femininas com a fertilidade da terra?
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Os povos da Antiguidade também cultuavam os elementos da natureza, como os rios, o ar, a terra e as árvores.
Leia em voz alta com os colegas o trecho de um hino escrito pelos antigos egípcios em homenagem ao rio Nilo.
Salve, ó Nilo, que sais da terra e vens dar vida ao Egito!... O que dá de beber ao deserto e ao lugar distante da água...
O que faz a cevada e dá vida ao trigo para que ele possa tornar festivos os templos.
[...] E fazem-se ofertas a todos os outros deuses, como se fazem ao Nilo, com superior incenso, bois, gado, aves e chamas...
Bem hajas, "Verdejante rio!". Bem hajas, "Verdejante rio!". Bem hajas tu, ó Nilo, rio verdejante, que dás vida ao homem e ao gado!
O Antigo Egito, de Lionel Casson. Tradução de Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983. p. 36.
- hino:
- neste caso, tipo de composição musical religiosa
LER E COMPREENDER
2. Identifique no texto o trecho que indica que o rio Nilo era cultuado como um deus, citando-o aos colegas.
3. Segundo o texto, por que o rio Nilo era considerado tão importante para os egípcios?
4. Em sua opinião, o que significa a expressão "dá vida ao trigo" apresentada no texto?
FESTAS RELIGIOSAS DA COLHEITA
A celebração da colheita é uma prática comum também entre alguns povos da atualidade. Para os indígenas Potiguara que vivem no Brasil, por exemplo, a festa do santo padroeiro da aldeia é uma celebração para pedir a proteção divina na agricultura. Ela acontece geralmente nos períodos da plantação e da colheita. Durante a celebração, são realizadas danças que simbolizam união e fertilidade.
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A diversidade religiosa
Existem diversas religiões no mundo, cada uma delas com suas origens e tradições. Como estudamos nas páginas anteriores, as religiões da maioria dos povos da Antiguidade era politeísta. Além dessas, existem as religiões monoteístas, em que os fiéis acreditam na existência de um único deus.
Apesar das diferenças, todas essas religiões têm vários aspectos em comum, como a busca por explicações para a existência do mundo e da vida, e compartilham valores como o amor ao próximo e a compaixão.
O judaísmo é a religião dos antigos hebreus, povo hoje conhecido como judeus. É a religião monoteísta mais antiga, que, segundo a tradição, foi iniciada por Abraão há cerca de 4 mil anos.
Os judeus seguem os ensinamentos presentes na Torá, textos sagrados do judaísmo. Uma das maiores comunidades judaicas da América Latina vive no Brasil, com cerca de 110 mil adeptos.
O cristianismo é uma religião monoteísta que se baseia nos ensinamentos de Jesus Cristo e tem como livro sagrado a Bíblia. São exemplos de religiões cristãs o catolicismo e o protestantismo.
Em 2010, havia cerca de 123 milhões de católicos no Brasil e 42 milhões de evangélicos, vertente protestante com mais adeptos no país.
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No Brasil, as principais religiões de origem africana são o candomblé e a umbanda.
Para os seguidores dessas religiões, os orixás são considerados seres espirituais que representam as forças da natureza. Em 2010, cerca de 590 mil brasileiros eram adeptos de religiões afro-brasileiras.
O islamismo é uma religião monoteísta fundada por Maomé no século 7. Seus adeptos são chamados de muçulmanos e seguem os ensinamentos presentes no Alcorão, o livro sagrado do islamismo.
Segundo o Censo de 2010 publicado pelo IBGE, havia cerca de 35 mil seguidores do islamismo no Brasil.
Quando respeitamos as pessoas e suas crenças religiosas, estamos contribuindo para a vida harmônica em sociedade. Muitas pessoas não possuem crenças religiosas e também devem ser respeitadas em suas opiniões.
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A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
Você já ouviu falar em intolerância religiosa? Quando não respeitamos uma crença e agimos de forma ofensiva ou violenta contra uma pessoa ou grupo de pessoas por causa de suas práticas religiosas, estamos sendo intolerantes. Leia alguns exemplos de intolerância religiosa ao longo da história.
Na Antiguidade, os cristãos foram perseguidos pelo Império Romano por se recusarem a cultuar os deuses de Roma. Para punir os cristãos, o governo fechou igrejas e impediu que os fiéis realizassem celebrações religiosas. Além disso, muitos cristãos foram presos e condenados à morte.
Durante a Idade Média (476-1453) e a Idade Moderna (1453-1789), a Igreja católica perseguiu pessoas que não praticavam o cristianismo. Essas pessoas, chamadas hereges, muitas vezes eram presas, torturadas e queimadas na fogueira.
Ao longo da história brasileira, as religiões de origem africana sempre foram alvo de atitudes preconceituosas. Essa discriminação remonta à época da escravidão, quando os afrodescendentes tinham suas práticas culturais violentamente perseguidas. Atualmente, os seguidores dessas religiões ainda são alvo da intolerância, que se manifesta por meio de agressões, tanto físicas quanto verbais.
Atualmente, em vários países, tem ocorrido um aumento da intolerância contra o islamismo e seus seguidores, chamada islamofobia. Esse aumento se deve à vinculação de alguns grupos islâmicos a ataques terroristas. Tais grupos, que têm uma interpretação distorcida da religião, não representam a maioria dos seguidores do islamismo, que defende a paz.
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ATIVIDADES
1. Leia a notícia a seguir e responda às questões no caderno. Em caso de dúvidas de vocabulário, busque as palavras no dicionário.
Religiosos se unem em Copacabana pelo fim da intolerância
A orla de Copacabana, Zona sul do Rio, recebeu [...] representantes de várias religiões em uma caminhada contra o preconceito. Além de defender a liberdade religiosa, as pessoas que participaram do ato pediram punição rigorosa para quem pratica atos violentos de intolerância.
"A religião tem que servir pra ligar, nos conectar, harmonizar, senão não tem sentido ter religião pra melhorar, não tá melhorando, isso vai depender de nós", disse Jyun Sho, praticante do budismo.
[...] "Nós estamos aqui para exatamente dizer às pessoas que praticam a violência que elas não entendem nada do que seja religião, elas não entendem nada do que seja o cristianismo. A mensagem do Cristo não é essa. É de acolhimento, é de amor", disse Luci Marina Campos Garcia, pastora luterana. [...]
Religiosos se unem em Copacabana pelo fim da intolerância. G7, 18 set. 2017. Disponível em: https://oeds.link/1ujieZ. Acesso em: 29 jul. 2021.
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Qual e o assunto tratado na noticia?
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Todas as pessoas que fizeram parte do ato seguem a mesma religião?
- Copie o quadro a seguir no caderno, identificando cada ponto de vista com a pessoa correspondente: Jyun Sho ou Luci Marina Campos Garcia.
Ponto de vista de: | Ponto de vista de: |
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A violência e a intolerância são negações da religião; no caso da sua crença, tais atitudes são contrárias ao cristianismo, que deve se basear no acolhimento e no amor. | A religião deve servir para ligar, conectar e harmonizar as pessoas, o que depende da postura tolerante dos que praticam diferentes religiões. |
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d. Leia as frases a seguir, discuta com os colegas e copie no caderno apenas aquelas que estejam corretas.
- Mesmo sendo de religiões diferentes, Jyun Sho e Luci Marina acreditam que as pessoas que praticam violência religiosa não compreendem o sentido da religião, que é servir para harmonizar, melhorar, acolher e amar.
- Jyun Sho e Luci Marina Campos Garcia têm opiniões opostas a respeito do que é religião.
- É importante tratar todas as pessoas com respeito, independentemente de suas religiões.
- Para combater a intolerância, é fundamental conhecer a história de diferentes religiões, como elas se formaram e quais são seus principais valores.
2. Em sua opinião, quais outras ações podem combater a intolerância religiosa? Faça um debate com os colegas sobre o tema e utilize as dicas a seguir para organizar suas ideias.
- Exponha sua opinião com base em argumentos e exemplos do seu cotidiano.
- Você pode citar alguma situação que já tenha acontecido com você ou com sua família.
- Verifique se o seu ponto de vista é semelhante ou divergente em relação aos colegas.
- Com a turma, busque chegar a algumas conclusões sobre o tema debatido.
- Ouça a opinião dos colegas com atenção.
3. Em uma folha separada, escreva um texto sobre o que você entende por religião. Você pode utilizar seus conhecimentos prévios e as informações das páginas 33 a 37 para compor o texto.
4. Agora, faça um desenho na mesma folha para representar as informações do seu texto e organize uma exposição com as produções de todos da classe.
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O que é um Estado?
O desenvolvimento da agricultura teve como consequência a sedentarização, o aumento populacional e a formação de aldeias. Com o crescimento das aldeias e a formação das cidades, antigos líderes tornaram-se reis. Para garantir o controle da população e organizar a produção, os reis contavam com vários seguidores, formando assim uma estrutura política com autoridade sobre o povo.
Embora os povos da Antiguidade não utilizassem o termo Estado, eles também possuíam suas formas de governo e instituições que ordenavam a sociedade. Geralmente, o poder de governar pertencia a uma única pessoa, o rei. Quando um rei morria, o direito de governar era passado para o seu filho. Desse modo, a população não tinha participação nas decisões políticas.
Veja alguns exemplos de formas de governos e ordenações sociais na Antiguidade.
No Reino de Cuxe, o governo era comandado por homens e mulheres. As rainhas cuxitas recebiam o nome de candaces, ou rainhas-mães. Elas eram responsáveis por organizar a distribuição dos bens da sociedade, liderar os rituais religiosos e comandar o povo em situações de guerra.
O governante egípcio era chamado de faraó e considerado o representante dos deuses na Terra. Ele tinha grandes poderes e suas vontades eram consideradas divinas, por isso não deviam ser questionadas. O faraó possuía um grande grupo de funcionários que o ajudava em questões militares, no controle da produção agrícola e na construção de obras públicas e monumentos.
Na Mesopotâmia, o principal governante era o rei. Ele era considerado um representante dos deuses na Terra. Morava em um palácio com sua família e os funcionários reais, que eram responsáveis pelas funções administrativas, como a coleta de tributos e a construção de obras públicas e templos. Mesmo tendo a ajuda de funcionários e conselheiros, o rei tinha a palavra final.
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1. Você viu que na Antiguidade existiram diferentes formas de governo. Em sua opinião, essa diversidade existe na atualidade? Converse com os colegas.
Na Antiguidade, cada governante era responsável por manter a ordem, garantir a segurança do seu povo e criar regras que pudessem regular a vida em sociedade. Para isso, foram criadas as leis.
O Código de Hamurabi foi um dos primeiros conjuntos de leis escritas da história. Ele foi organizado por Hamurabi, rei da Babilônia, há cerca de 4 mil anos. Estudiosos acreditam que esse código tenha reunido sob a forma escrita uma série de regras que já existiam na tradição oral da Mesopotâmia. Leia a seguir uma das leis estabelecida por esse código.
[...]
Art. 8 - Se um awilum [homem livre] roubou um boi ou uma ovelha ou um asno ou um porco ou um barco: se é de um deus ou do palácio, deverá pagar trinta vezes [...].
[...]
O Código de Hammurabi. Tradução de E. Bouzon. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 53.
2. De acordo com o Código de Hamurabi, roubar os tributos oferecidos aos deuses e ao palácio era considerado algo grave? Justifique.
O Código de Hamurabi foi escrito em uma estela de rocha, que possui 2,25 metros de altura. Ao todo, são 282 leis em forma de artigos.
A estela possui 46 colunas com inscrições em acadiano, idioma usado na Babilônia.
Representação do rei Hamurabi recebendo as leis do deus Shamash, o deus sol e deus da justiça.
Você já parou para pensar por que surgiram as leis? Converse com os colegas.
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O papel do Estado na atualidade
Atualmente, em muitos países, incluindo o Brasil, o Estado é responsável por comandar e organizar a vida em sociedade, tendo como principal objetivo o bem-estar da população. Estão entre as responsabilidades do Estado:
- construir e manter escolas, hospitais, edifícios públicos e estradas;
- contratar profissionais que possam atender às necessidades da população, como professores, médicos, garis, policiais, entre outros;
- investir no desenvolvimento cultural e científico;
- criar e executar leis que visem ao bem comum e ao respeito às diferenças;
- garantir a segurança dos cidadãos;
- cuidar das riquezas do país, como os recursos naturais e os patrimônios culturais.
Além das funções citadas, uma das principais responsabilidades do Estado é garantir que os direitos humanos sejam respeitados.
Você já ouviu falar em direitos humanos? Leia a seguir o que a Organização das Nações Unidas (ONU) declara como direitos humanos.
Os direitos humanos são direitos [essenciais] a todos os seres humanos, independentemente da sua raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre outros. Todos têm direito a estes direitos, sem discriminação. [...]
NAÇÕES UNIDAS. Direitos humanos. Disponível em: https://oeds.link/aXMLDH. Acesso em: 29 jul. 2021.
O Conselho de Direitos Humanos é um órgão da ONU, criado em 2006. Cerca de 50 países fazem parte do Conselho, incluindo o Brasil. Reunidos em assembleia, os representantes dos países debatem temas relacionados aos direitos humanos.
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A organização do Estado no Brasil
O Estado brasileiro é dividido em três poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Os três poderes são exercidos por representantes municipais (governo do município), estaduais (governo do estado), distritais (Distrito Federal) e federal (governo do país). Observe a tabela.
Poder Executivo | Poder Legislativo | Poder Judiciário | |
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Quem são seus representantes? |
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O que faz? |
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No Brasil, os representantes políticos dos Poderes Executivo e Legislativo são eleitos por meio de votação popular e governam por determinado período. Desde a Constituição de 1988, todos os cidadãos maiores de 16 anos têm o direito de votar e escolher seus representantes.
O voto no Brasil é um direito dos cidadãos, mas também é um dever. Todos os cidadãos alfabetizados, que têm entre 18 e 70 anos de idade, devem votar nas eleições municipais, estaduais e federais.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia a manchete a seguir em voz alta com os colegas, depois converse com eles sobre as questões.
Estudantes de SP estão sem aulas por falta de professores nas escolas municipais
Disponível em: https://oeds.link/LNEto7. Acesso em: 29 jul. 2021.
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Você sabe o que é uma manchete? Qual é o tema desta manchete?
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Qual direito humano está sendo desrespeitado? Justifique.
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Neste caso, de quem é a responsabilidade pela situação nessas escolas? Por quê?
2. Junte-se a alguns colegas e pesquisem sobre a ONU e suas funções. Depois, organizem uma apresentação oral dos resultados da pesquisa, utilizando slides como recurso. Durante a pesquisa, procurem as seguintes informações.
- O que é a ONU?
- Quando ela foi criada?
- Quais são alguns dos países integrantes?
- O que é a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
Não se esqueça de utilizar sites confiáveis para realizar a pesquisa. Veja algumas sugestões:
- https://oeds.link/C29RXR Acesso em: 30 jul. 2021.
- https://oeds.link/Ob0Z3U. Acesso em: 29 jul. 2021.
- Ao montar sua apresentação, peça ajuda a um adulto. Vocês podem inserir nos slides pequenos textos resumindo informações pesquisadas e fotos que encontraram sobre o tema.
- Não se esqueça de inserir o título da apresentação e os nomes dos integrantes que participaram.
- Ensaie com os colegas como será a apresentação e o que cada um de vocês vai falar.
- No final da sua apresentação, cite as fontes de pesquisa.
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3 Formação da população e cultura brasileira
O povo brasileiro começou a ser formado pelo encontro de diferentes grupos humanos: os indígenas, os portugueses colonizadores e os africanos. Outros imigrantes, vindos de vários países, também participaram da formação do nosso povo.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre os povos que participaram da formação da população brasileira.
- Povos indígenas: estima-se que na época em que os colonizadores portugueses chegaram às terras que hoje formam o Brasil, no ano de 1500, cerca de 2 a 4 milhões de indígenas viviam nesse território. Esses povos indígenas, como os Kaingang, os Yanomami e os Xavante, diferenciavam-se quanto à língua, aos hábitos e costumes, às tradições religiosas, entre outros aspectos.
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- Povos africanos: entre os séculos 16 e 19, calcula-se que cerca de 4 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil na condição de escravos. Originários de várias regiões da África, esses povos apresentavam características culturais muito diversas, distinguindo-se na língua, na religião, nos hábitos e nos costumes.
- Outros povos imigrantes: entre os séculos 18 e 20, o Brasil foi o destino de numerosos grupos de imigrantes, principalmente europeus e asiáticos. Nesse período, estima-se que cerca de 4 milhões de imigrantes entraram em nosso país, entre eles, italianos, portugueses, alemães, espanhóis, japoneses, sírios, libaneses e turcos. Esses imigrantes trouxeram costumes e tradições de seus países de origem.
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NOSSA RIQUEZA CULTURAL
O encontro de povos de origens tão diversas explica a diversidade cultural em nosso país. Veja, a seguir, alguns exemplos da contribuição desses povos na formação da cultura brasileira.
Dos povos indígenas, herdamos:
- o hábito de tomar banho diariamente e de dormir e descansar em redes;
- o consumo de vários alimentos, como a mandioca e o milho;
- a utilização de várias ervas medicinais;
- várias palavras, como guri, cutucar.
Dos africanos, herdamos:
- influências musicais e de dança, que deram origem ao samba e ao frevo, por exemplo;
- festas populares, como o maracatu e a congada, e cultos religiosos, como o candomblé;
- alguns pratos que hoje são típicos da nossa culinária, como a feijoada, o vatapá e o acarajé.
Dos portugueses, herdamos:
- a língua portuguesa;
- algumas comemorações populares religiosas, como as festas juninas, o Natal e a Páscoa;
- o consumo de temperos culinários, como a canela e o alecrim.
De outros imigrantes, herdamos:
- a pizza, a polenta e o macarrão, pratos da culinária italiana;
- o cultivo de chá e da juta e alguns pratos típicos, como sushi e sashimi, trazidos pelos japoneses.
1. Identifique alguns exemplos que mostram a contribuição cultural dos povos que formaram a população brasileira no lugar onde você vive. Conte aos colegas o que você sabe.
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A diversidade étnica da população brasileira
A grande diversidade da população brasileira também pode ser observada em sua composição étnica. A etnia se refere ao grupo humano do qual uma pessoa descende e no qual têm origem suas características físicas, como cor da pele e dos cabelos, e de onde podem derivar seus aspectos culturais, como hábitos alimentares, de vestuário, música, dança e religião.
Nos traços físicos dos brasileiros, percebem-se as características dos diferentes povos que formaram o nosso. Verifique essa diversidade observando as imagens das pessoas mostradas ao lado.
O gráfico a seguir retrata a diversidade da população brasileira conforme a cor da pele declarada pelos próprios entrevistados em pesquisas realizadas pelo IBGE.
2. Conforme o gráfico, quais são os grupos que compõem a população brasileira de acordo com a cor da pele?
3. Quais são os grupos mais numerosos? E os menos numerosos?
4. No lugar onde você vive, quais desses grupos predominam?
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral. Disponível em: https://oeds.link/qdmVPP. Acesso em: 13 abr. 2021.
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ATIVIDADES
1. Observe os gráficos e o mapa a seguir. Responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral. Disponível em: https://oeds.link/2wOV7p. Acesso em: 13 abr. 2021.
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Ao observar os gráficos, o que é possível concluir sobre a distribuição da população brasileira entre as regiões do país, de acordo com a cor da pele?
- Observe o gráfico da região onde você mora e descreva como a população está distribuída de acordo com a cor da pele. Quais são os grupos mais numerosos e os menos numerosos?
2. Você é descendente de qual grupo humano ou étnico? Há mais de um grupo étnico em sua família? Com os colegas e o professor, montem uma lista dos grupos étnicos que formam as famílias dos alunos da classe. Identifiquem qual é a etnia da maior parte dos alunos ou se a diversidade é equilibrada.
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CIDADÃO DO MUNDO Cultura e folclore no Brasil
A contribuição cultural do indígena, do africano, do colonizador português e dos imigrantes na formação do povo brasileiro tornou nosso folclore um dos mais ricos do mundo.
Folclore é o saber popular que se manifesta por meio de danças, cantigas, festas populares, lendas, brincadeiras infantis, artesanatos, contos, etc.
Veja algumas manifestações folclóricas que expressam a cultura brasileira.
A cavalhada é uma celebração de origem portuguesa que remete ao período medieval, em que ocorriam batalhas entre cristãos e mouros.
A capoeira é uma mistura de dança, esporte e luta desenvolvida no Brasil por descendentes de africanos escravizados. A capoeira é praticada com movimentos corporais rápidos que parecem acrobacias.
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A congada é uma festa do folclore brasileiro que também mistura tradições de origem africana e portuguesa. Ocorre na forma de desfile ou procissão em que os participantes encenam a coroação do rei e da rainha do Congo, vestidos como se fossem sua corte.
O maracatu é uma mistura de música, dança e ritual de origem afro-brasileira que nasceu no estado de Pernambuco. O ritmo musical, tocado principalmente com instrumentos de percussão (tambores e baquetas), conduz a encenação de um cortejo em que os dançarinos simbolizam uma corte.
O Boi-bumbá é uma festa com elementos das culturas indígena, africana e europeia. A celebração acontece em torno de uma lenda sobre a morte e a ressurreição de um boi.
1. No município onde você vive, existem manifestações folclóricas como as mostradas nestas páginas? Nessas manifestações, de que maneira é possível perceber a influência dos diferentes povos que formaram o povo brasileiro?
2. Converse com os colegas sobre como o folclore está presente no cotidiano do lugar onde vivem.
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O crescimento da população brasileira
No decorrer do século 20, a população brasileira apresentou um rápido crescimento. Em 1900, havia 17 milhões de habitantes no Brasil, e no ano de 2019 esse número aumentou para cerca de 211 milhões.
A população brasileira continua crescendo. De acordo com as projeções do IBGE, no ano de 2040 nosso país terá uma população de aproximadamente 231 milhões de habitantes.
O crescimento da população brasileira, ocorrido no século 20, está relacionado às descobertas científicas na área da medicina, à melhoria dos serviços de saneamento básico e ao grande número de imigrantes que vieram para o Brasil.
Observe o gráfico que representa o crescimento da população brasileira de 1900 até 2019.
Chegada dos imigrantes: calcula-se que, até a década de 1950, cerca de 5 milhões de imigrantes tenham entrado no Brasil, vindos principalmente da Itália, de Portugal, da Espanha, do Japão e da Alemanha. Em menor quantidade, vieram também imigrantes de outros países da Europa e da Ásia.
Fontes de pesquisa: Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. Rio de Janeiro: IBGE, 1990. p. 33-35.
IBGE. Disponível em: https://oeds.link/FcnzDT. Acesso em: 29 jul. 2021.
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Os avanços na medicina: a utilização de novos tipos de remédios e vacinas ocasionou a diminuição no número de mortes provocadas por doenças como o sarampo, a tuberculose e o tétano. Além disso, com a ampliação dos serviços de saúde, os hospitais passaram a atender um número maior de pessoas. Na foto, bebê sendo vacinado na cidade de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, em 2018.
Fontes de pesquisa: Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. Rio de Janeiro: IBGE, 1990. p. 33-35. IBGE. Disponível em: https://oeds.link/au6mFX Acesso em: 29 jul. 2021.
A melhoria nas condições de saúde e higiene: a expansão dos sistemas de tratamento e distribuição de água, da rede de esgoto e da coleta de lixo promoveu melhorias nas condições de higiene da população, diminuindo a proliferação de doenças como a cólera e a leptospirose. Na foto, obra para instalação de rede de abastecimento de água na cidade de São José do Rio Preto, em São Paulo, em 2018.
1. Qual foi o crescimento da população brasileira entre os anos de 1900 e 2019 em número de habitantes?
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A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS
A redução da mortalidade ocorrida ao longo das últimas décadas se deve, em grande parte, aos avanços da medicina. Com o desenvolvimento de muitas vacinas, por exemplo, doenças que vitimavam milhões de pessoas no mundo passaram a ser controladas. Muitos países que investiram em amplas campanhas de vacinação conseguiram até mesmo erradicar várias doenças.
As vacinas têm como função estimular o organismo a se defender de doenças causadas por vírus ou bactérias. Uma vacina oferece proteção individual contra determinada doença, mas somente as campanhas de vacinação em massa são capazes de interromper sua transmissão e proteger a população. No Brasil, doenças como meningite, rubéola, sarampo e tétano foram controladas por meio de campanhas de vacinação realizadas ao longo de décadas.
No entanto, quando muitas pessoas deixam de procurar os postos de saúde para se vacinar, doenças já erradicadas podem voltar a se propagar entre a população. Após anos seguidos com índices de vacinação abaixo do esperado, a quantidade de casos de doenças como o sarampo e a febre amarela voltou a aumentar em vários estados brasileiros.
· Leia com seus pais ou responsáveis o texto sobre a importância da vacina. Juntos, consultem sua carteira de vacinação e verifiquem se suas vacinas, e as deles também, estão em dia. Na dúvida, procurem informações na unidade básica de saúde (UBS) mais próxima.
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Em 2020, a importância das vacinas ganhou destaque durante a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da gripe conhecida por COVID-19, doença que provocou a morte de milhões de pessoas pelo mundo.
Cientistas, empresas farmacêuticas e governos de diversas nações fizeram um enorme esforço em busca de vacinas que fossem capazes de proteger as pessoas contra essa doença. Ainda no final do ano de 2020, após a realização de testes e estudos clínicos, as primeiras vacinas começaram a ser aplicadas nas populações de vários países.
- pandemia:
- disseminação de uma doença infectocontagiosa que se alastra rapidamente entre a população, podendo se espalhar por todo o mundo
O quadro a seguir apresenta os principais cuidados que podemos tomar como prevenção a doenças infectocontagiosas.
2. Por que é importante que todos os brasileiros sejam vacinados contra doenças como a COVID-19?
3. Você conhece ou toma outros cuidados para prevenir o contágio de doenças infectocontagiosas? Conte aos colegas.
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Serviços essenciais e a saúde da população
Assim como os avanços da medicina e as melhorias no sistema de saúde, a ampliação nos serviços de saneamento básico pode ajudar a prevenir muitas dessas doenças, sobretudo nas regiões menos atendidas por esses serviços.
A falta de acesso à água tratada e à coleta de esgoto atinge parte significativa da população brasileira, favorecendo a proliferação de doenças como hepatite, verminoses e esquistossomose, entre outras provocadas pelo contato ou ingestão de água ou alimentos contaminados. Veja as informações a seguir.
32,7% das residências do país não são servidas por rede de esgoto.
11,8% das residências brasileiras não possui água encanada.
Um em cada três domicílios não tinha ligação com rede de esgoto em 2019. Agência IBGE Notícias, 6 maio 2020. Disponível em: https://oeds.link/35mK4E. Acesso em: 29 jul. 2021.
Além disso, muitas pessoas deixam de ser atendidas nos hospitais ou nos postos de saúde por falta de leitos e de profissionais da área.
Os cuidados com a saúde devem ser providos pela família, pela sociedade e pelo poder público. É dever dos governos fornecer a todos os cidadãos serviços básicos de qualidade, pagos por meio de impostos e taxas. O poder público deve criar políticas públicas e garantir que esses direitos sejam respeitados.
O cidadão, por sua vez, precisa fazer a sua parte, tomando medidas de higiene e tendo os cuidados mínimos necessários, além de procurar os postos de saúde, principalmente nas campanhas de vacinação.
4. No lugar onde você vive, os serviços essenciais de saúde e saneamento atendem às necessidades da população? Converse com o professor e os colegas sobre isso.
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ATIVIDADES
1. Entre os fatores descritos a seguir, identifique e registre no caderno aqueles que provocaram o aumento da população brasileira no século 20.
- Aumento da quantidade de moradias.
- Melhoria do saneamento básico.
- Aumento da mortalidade.
- Falta de rede de esgoto.
- Chegada de imigrantes.
- Desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos.
2. Converse com os colegas e avaliem as condições de higiene e saúde do lugar onde vocês vivem. Para tanto, sigam estas orientações.
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Copie no caderno os serviços essenciais a seguir formando duas listas: uma com os que apresentam boas condições de acesso e atendem à população e outra com os que não atendem às necessidades da população ou não são acessíveis a ela.
Atendimento em hospitais e postos de saúde.
Distribuição de água tratada e encanada.
Acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
Coleta e tratamento do lixo urbano.
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Com os colegas, escolham um dos serviços que vocês avaliaram como insuficiente para atender às necessidades da população e reflitam sobre uma maneira de reivindicar melhorias para ele. A participação nas políticas públicas é garantida constitucionalmente e existem diversos meios para reivindicar esses direitos. Vocês podem produzir um texto coletivo e enviar para uma ouvidoria, registrando o problema e solicitando providências. Também podem sugerir uma reunião com representantes de bairro para que levem as reivindicações a autoridades, como secretários, vereadores e prefeito. Caso não haja insatisfação, elaborem um texto parabenizando o poder público pelo bom trabalho.
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A população brasileira está crescendo menos
O ritmo de crescimento da população brasileira vem diminuindo desde as últimas décadas do século 20. Isso ocorreu, entre outras razões, devido às quedas na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade verificadas em todo o país.
Ainda que a quantidade de nascimentos supere a de mortes e a população continue crescendo, essa diferença vem diminuindo. Desse modo, o crescimento da população brasileira vem ocorrendo em um ritmo mais lento.
A redução das taxas de fecundidade no Brasil reflete as transformações econômicas, sociais e culturais que ocorreram a partir da segunda metade do século passado, tais como:
- a maior participação da mulher no mercado de trabalho;
- o planejamento familiar, que, por meio de métodos que evitam a gravidez, permitiu maior controle sobre a quantidade de filhos.
Entre as décadas de 1940 e 1960, as mulheres tinham, em média, seis filhos. Atualmente, elas têm em média menos de dois filhos. Observe as imagens a seguir.
- taxa de natalidade:
- indica a quantidade de nascimentos para cada grupo de 1.000 habitantes
- taxa de fecundidade:
- indica quantos filhos, em média, cada mulher tem ao longo de sua vida reprodutiva
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A importância da mulher na sociedade brasileira
No Brasil, até o início do século passado, não era permitido às mulheres votar ou trabalhar fora de casa. Essas e outras atividades eram destinadas apenas aos homens. Tais desigualdades impulsionaram as mulheres a reivindicarem seus direitos, conquistando vários deles ao longo do tempo e com muita luta. Hoje em dia, as mulheres podem estudar, eleger seus representantes e trabalhar nas mais diversas funções, inclusive ocupando cargos públicos e de chefia.
Em 1988, a Constituição Federal do Brasil passou a estabelecer direitos iguais para homens e mulheres, proibindo qualquer forma de discriminação entre eles.
As mulheres ainda sofrem discriminação no trabalho e em outras esferas da sociedade, o que pode ser visto na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo e na violência que muitas mulheres sofrem todos os dias.
Fonte de pesquisa: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. O mercado de trabalho e a formação dos engenheiros no Brasil. Rio de Janeiro: Fisenge, 2019. Disponível em: https://oeds.link/NuxSJK. Acesso em: 29 jul. 2021.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER
No Brasil, as mulheres são as principais vítimas da violência contra pessoas, sendo recorrente em todas as classes sociais. Com o objetivo de combater e punir de maneira mais rigorosa toda e qualquer forma de violência contra a mulher, o Brasil dispõe da Lei Maria da Penha (Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006), considerada uma das mais avançadas do mundo em relação à proteção da mulher.
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ATIVIDADES
1. Como estudamos, no Brasil, a taxa de fecundidade vem mudando nos últimos anos. Observe as informações do gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Projeção da população 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Agência IBGE Notícias, 1o ago. 2018. Disponível em: https://oeds.link/HCYdFR. Acesso em: 29 jul. 2021.
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De acordo com o gráfico, qual era a taxa de fecundidade em 1940?
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Em comparação com a taxa de 1940, o que aconteceu com a taxa de fecundidade em 1980?
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Qual é a taxa de fecundidade mais atual representada no gráfico?
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Anote no caderno quais são as principais causas da redução de filhos por mulher no Brasil.
2. Faça um levantamento da quantidade de filhos por mulher em sua família. Descubra quantos irmãos seus avós ou bisavós tinham e compare com a quantidade de filhos de seus pais e tios. Verifique se ocorreram mudanças em relação a esses números em sua família. Depois, produza um texto com as informações coletadas e as conclusões obtidas, descrevendo as diferenças ou semelhanças entre as organizações familiares do passado e do presente de seus parentes. Compartilhe suas conclusões com os colegas e o professor.
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Composição e distribuição da população brasileira
A população brasileira é composta de pessoas do sexo feminino e pessoas do sexo masculino. Veja no gráfico a seguir.
1. De acordo com o gráfico, no Brasil existem mais homens ou mulheres?
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/qMTOoh. Acesso em: 13 abr. 2021.
A população do nosso país também é composta de pessoas de diferentes faixas etárias, ou seja, idades diferentes. Veja no gráfico a seguir.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/ftR5lb. Acesso em: 13 abr. 2021.
2. Qual é a faixa etária mais numerosa da população brasileira?
3. Qual é a porcentagem de crianças e jovens no total da população brasileira? E de idosos?
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As crianças e os jovens fazem parte da população com idade entre 0 e 19 anos. Para atender às necessidades das pessoas dessa faixa etária, os governos precisam investir em creches, escolas e universidades em quantidade suficiente.
Na faixa de idade entre 20 e 59 anos estão os adultos. Para eles, que estão em idade produtiva, os governos precisam investir na geração de empregos e de renda que garanta o sustento de suas famílias.
Os idosos fazem parte da população com mais de 60 anos de idade. Para as pessoas dessa faixa etária, os governos precisam investir na assistência médico-hospitalar, assim como no pagamento de aposentadorias.
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Uma população em transformação
Há algumas décadas, as crianças e os jovens representavam a parcela mais numerosa da população brasileira. Essa situação, no entanto, vem mudando rapidamente. Isso porque a quantidade de crianças no total da população vem diminuindo ao mesmo tempo em que a quantidade de idosos vem aumentando. Compare as informações a seguir.
Fontes de pesquisa: IBGE. Censo Demográfico 1991. Disponível em: https://oeds.link/E6XfPi. Acesso em: 13 abr. 2021. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua. Disponível em: https://oeds.link/Jl1XZH. Acesso em: 13 abr. 2021.
Ao observar os dados anteriores, você provavelmente chegou a duas conclusões: a quantidade de jovens no total da população diminuiu enquanto a quantidade de adultos e idosos aumentou. Isso significa, portanto, que a população brasileira está envelhecendo.
É possível explicar essas mudanças com dois motivos principais. Veja a seguir.
- A quantidade de nascimentos vem diminuindo nas últimas décadas devido à queda da taxa de natalidade. Na década de 1940, cada mulher brasileira em idade reprodutiva tinha em média mais de seis filhos. Atualmente, a quantidade média de filhos por mulher está abaixo de dois (reveja o gráfico da página 60).
- As pessoas passaram a viver mais devido aos avanços da medicina, à melhoria dos serviços de saúde e às condições de higiene da população. Na década de 1960, por exemplo, os brasileiros viviam, em média, apenas 52 anos. Em 2020, a expectativa de vida da população passa de 75 anos.
- expectativa de vida:
- idade média que a população de um país provavelmente atingirá, considerando as condições de vida do lugar de nascimento
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Desafios do envelhecimento
Com a queda dos nascimentos e o aumento da quantidade de idosos, podemos dizer que a população brasileira está envelhecendo. Portanto, essas mudanças têm consequências.
A quantidade menor de crianças significa menos adultos para entrar no mercado de trabalho. Isso terá impacto na diminuição da força produtiva do país. Por sua vez, o aumento de idosos exige melhorias nas condições de vida da população que está envelhecendo.
Com o objetivo de assegurar direitos a essas pessoas e promover melhorias na qualidade de vida durante a velhice, foi criado o Estatuto do Idoso. Veja a seguir alguns trechos desse estatuto.
LER E COMPREENDER
4. Leia o texto silenciosamente. Depois, leia em voz alta com os colegas.
[...]
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
[...]
Art. 9o É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
BRASIL Estatuto do idoso. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2003. p. 7-9.
5. Procure no dicionário as palavras cujo significado você desconhece.
6. Responda no caderno às questões a seguir.
-
De acordo com o Estatuto, é responsabilidade apenas da família ou apenas do Poder Público assegurar aos idosos os direitos previstos nesse documento?
-
Quais são os direitos dos idosos previstos pelo Artigo 3o no Estatuto?
- Com os colegas, citem exemplos de ações que assegurem aos idosos os direitos previstos pelo Artigo 9o no Estatuto. Exponham a conclusão de vocês oralmente ou anotem as principais ideias no caderno e apresentem ao professor.
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Entre os exemplos de ações do Poder Público para contemplar esses direitos, podemos citar serviços de atendimento diferenciado aos idosos na rede pública de saúde, com campanhas de vacinação, acompanhamento domiciliar e encaminhamento para unidades especializadas.
Também existem as Delegacias Especializadas de Proteção ao Idoso, que oferecem atendimento, orientação e encaminhamento a pessoas idosas vítimas de violência física ou emocional.
Os idosos também contam com assentos prioritários em locais públicos, como bancos, postos de saúde e transportes coletivos. Em ruas ou estacionamentos de supermercados, há vagas reservadas para os idosos terem acesso facilitado a esses lugares.
7. Converse com os colegas sobre como tem sido a realidade dos idosos no lugar onde vocês vivem. Juntos, citem os bons e os maus exemplos que conhecem e debatam o que deve ser feito em relação a isso.
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ATIVIDADES
1. Relacione as imagens de cada grupo de idade da população aos textos correspondentes.
A:
B:
C:
- Precisam de mais opções de lazer, melhores condições de vida e de aposentadoria para suprir suas necessidades básicas.
- Grupo de idosos.
- Pessoas de 0 a 19 anos de idade e que representam 27% da população residente no Brasil.
- Grupo de adultos.
- Estão em plena idade produtiva e, por isso, precisam de vagas no mercado de trabalho.
- Com o envelhecimento, os problemas de saúde tornam-se mais frequentes para as pessoas que se encontram nessa faixa etária, o que reforça a necessidade de investir nos serviços de saúde.
- Precisam de investimentos em educação, desde a educação infantil até o ensino superior.
- Grupo de crianças e jovens.
- Pessoas de 20 a 59 anos de idade e que representam 57% da população brasileira.
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2. A expectativa de vida refere-se à idade, em média, que uma pessoa espera atingir considerando o local, como um país. Observe o gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: IBGE. Tábua completa de mortalidade para o Brasil - 2019. Disponível em: https://oeds.link/6P0wXN. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
De modo geral, qual é a principal informação que se pode obter observando as barras do gráfico que representam a expectativa de vida dos brasileiros?
-
Em 1940, qual era a expectativa de vida média dos brasileiros?
-
Em 2019, qual era a expectativa de vida média dos brasileiros?
-
Em qual década a expectativa de vida dos brasileiros passou a aumentar mais intensamente?
-
Cite os fatores que acarretaram o aumento da expectativa de vida da população brasileira.
3. Decifre o código a seguir e encontre uma palavra.
Escreva um pequeno texto exemplificando como essa palavra está relacionada à maneira como todas as pessoas devem se relacionar com os idosos.
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Onde vive a população brasileira
Observe as imagens a seguir.
-
Observando as imagens anteriores, o que é possível concluir sobre a distribuição da população pelo território brasileiro? Compartilhe sua conclusão com os colegas.
As imagens anteriores apresentam lugares do nosso país cuja ocupação ocorre de modo bem diferente, resultando em áreas com uma grande quantidade de habitantes e outras pouco habitadas.
Veja na página a seguir como a população brasileira está distribuída pelo nosso território.
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O mapa a seguir mostra como a população brasileira está distribuída pelo território do nosso país. Observe que as áreas de maior concentração populacional estão indicadas pelas cores mais escuras. Já as áreas em que há menor concentração populacional estão representadas pelas cores mais claras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 111.
-
Qual cor representa as áreas em que a população não passa de 2 habitantes por quilômetro quadrado?
-
Qual cor representa as áreas em que a população ultrapassa 100 habitantes por quilômetro quadrado?
-
Converse com os colegas e o professor e descrevam como está distribuída a população no estado onde vocês vivem. Anote a descrição no caderno.
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A ocupação do território brasileiro
No mapa da página 69, pudemos verificar que as áreas próximo ao litoral são mais povoadas e concentram a maior parte da população do país. Isso se explica pela ocupação colonial do território brasileiro, que ocorreu no sentido leste-oeste, ou seja, do litoral em direção ao interior do país.
No primeiro século de colonização, os portugueses estabeleceram-se no litoral brasileiro e em suas proximidades, fundando as primeiras vilas, que posteriormente se transformaram em cidades, como Salvador, Recife, São Vicente, Rio de Janeiro e São Paulo.
O interior do país, por sua vez, começou a ser ocupado por volta dos séculos 17 e 18, principalmente por causa do desenvolvimento de algumas atividades econômicas, como a criação de gado e a mineração.
A imagem a seguir exemplifica, por meio do registro do trabalho em uma mina de diamante, como a mineração levou numerosos grupos para o interior.
- vilas:
- povoamentos maiores que aldeias e menores que cidades
Verifique os detalhes dessa imagem nas legendas a seguir. Observe que o trabalho era feito por africanos escravizados.
- As minas, em geral, eram escavadas no solo, formando galerias subterrâneas.
- Dessas minas, eram retirados pedaços de rochas maiores.
- Essas rochas eram quebradas em pequenas partes.
- As partes quebradas eram levadas aos locais de busca minuciosa pelo ouro entre elas.
- Todo o trabalho era fiscalizado por guardas ou feitores.
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Povoamento no século 20
A partir da década de 1950, a ocupação do interior do país foi incentivada pelo Governo Federal, que passou a implantar vários projetos, entre eles:
- a construção de Brasília, promovida pelo presidente Juscelino Kubitschek;
- a abertura de rodovias interligando as regiões Centro-Oeste e Norte às demais regiões do país;
- a implantação de grandes projetos de mineração de ferro, manganês, bauxita, etc.
Esses projetos promoveram um elevado e rápido aumento da população nas áreas interioranas do território brasileiro. Muitas cidades cresceram rapidamente enquanto outras acabaram apenas abrigando o contingente de pessoas que se deslocaram para essas regiões do país.
Entre as décadas de 1960 e 2010, por exemplo, a população nos estados da Região Centro-Oeste aumentou quase 4 vezes, passando de menos de 3 milhões em 1960 para mais de 14 milhões de habitantes em 2010.
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ATIVIDADE
-
Relacione as imagens às letras dos textos e identifique alguns fatores que contribuíram para a ocupação do território brasileiro. Registre a resposta no caderno.
A: Fundação dos primeiros povoados e vilas no litoral do país.
B: Construção de Brasília.
C: Implantação de projetos de mineração.
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As migrações internas e o movimento da população pelo território
Durante o século 20, muitos brasileiros migraram de sua região de origem para outras regiões do país em busca de trabalho e melhores condições de vida. Os deslocamentos populacionais, que ocorrem dentro de um mesmo país, recebem o nome de migrações internas.
No Brasil, as migrações internas ocorrem com bastante intensidade. Segundo o IBGE, de cada 100 brasileiros, cerca de 38 vivem fora do município onde nasceram. Veja no mapa a seguir os principais fluxos migratórios no Brasil, no século 20.
Fonte de pesquisa: Geoatlas, de Maria Elena Simielli. 34. ed. São Paulo: Ática, 2013. p. 135.
Esses fluxos de migrantes intensificaram a ocupação do interior do território brasileiro. Muitos desses movimentos foram impulsionados pelos projetos de desenvolvimento e integração do território brasileiro, como estudamos anteriormente, cuja intenção era incentivar a ocupação de áreas até então pouco povoadas.
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Migrações do Nordeste para outras regiões brasileiras
Muitas famílias nordestinas, atraídas pela oferta de trabalho em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, migraram para o Sudeste, sobretudo entre as décadas de 1950 e 1980. Nesse mesmo período, estímulos proporcionados por políticas de integração do governo brasileiro fizeram muitos nordestinos se dirigirem para a Região Centro-Oeste, atraídos pela construção de Brasília, e para a Região Norte, por causa dos grandes projetos de mineração, embora muitos migrantes nordestinos também tenham buscado melhores condições de vida em cidades maiores, como Manaus e Belém.
Migrações do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste e Norte
Atraídas pela oportunidade de desenvolver atividades extrativistas e agrícolas, assim como de adquirir grandes extensões de terras por valores mais baixos, muitas famílias de agricultores das regiões Sul e Sudeste migraram para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, especialmente a partir da década de 1970. Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia receberam parte significativa desses migrantes, sobretudo sulistas.
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As migrações e a condição de vida da população
Os intensos fluxos migratórios entre as regiões brasileiras, além dos que ocorrem do campo em direção aos centros urbanos, contribuíram para o crescimento acelerado de algumas cidades.
Assim, muitas dessas cidades passaram a crescer de maneira desordenada e sem planejamento. Isso levou ao surgimento de bairros periféricos formados por moradias precárias e desprovidas de infraestrutura e serviços essenciais, como saneamento básico, postos de saúde, escolas, transporte público, etc.
O alto preço dos imóveis e dos aluguéis também levou as pessoas de mais baixa renda a ocuparem áreas de risco, com a construção de moradias precárias em encostas de morros, fundos de vale, margens de rios e córregos. Veja alguns exemplos a seguir.
A construção de moradias em encostas de morros é um problema na maioria dos grandes centros urbanos do país. Em épocas de chuvas mais intensas, essas áreas correm o risco de deslizamentos que provocam grandes perdas materiais e até de vidas.
A ocupação de fundos de vale, assim como das margens de rios e córregos em áreas urbanas, é outro grave problema que afeta a maioria das grandes cidades do país. Os moradores que vivem nessas áreas enfrentam os riscos de enchentes causadas pelo transbordamento que chegam a deixar bairros inteiros cobertos de água.
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As migrações internas no século 21
No século 21, as migrações internas continuam a ocorrer em nosso país, porém com algumas alterações.
As migrações dentro de cada região, as chamadas migrações intrarregionais, tornaram-se mais intensas. Isso porque houve um aumento dos fluxos migratórios das áreas rurais, principalmente das pequenas cidades em direção às cidades maiores, que concentram populações mais numerosas e se destacam pelo crescimento das atividades econômicas e geração de empregos.
Outra mudança importante foi o aumento das migrações de retorno, que ocorrem quando migrantes voltam para seus lugares de origem. Muitos nordestinos vivendo em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, por exemplo, passaram a retornar aos seus estados de origem. A melhora da economia no local de origem assim como o desejo de retornar à terra natal são fatores que explicam o aumento dessas migrações.
Observe o mapa a seguir, que mostra os principais fluxos de migrações intrarregionais e de migrações de retorno ocorridas desde o início deste século.
Fonte de pesquisa: Geoatlas, de Maria Elena Ramos Simielli. 34. ed. São Paulo: Ática, 2013. p. 135.
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ATIVIDADES
-
Observe o mapa a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico: espaço mundial, de Graça Maria Lemos Ferreira. 5. ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 129.
-
Qual é a principal informação do mapa anterior?
-
Em qual porção do território brasileiro há maior proporção de migrantes na população?
-
Descreva como está representada a proporção de migrantes no total da população no estado onde você vive.
-
-
Os deslocamentos realizados pela população no território brasileiro acabam por difundir aspectos culturais dos grupos migrantes. Muitos elementos culturais são mantidos por esses migrantes nos locais onde vivem, como o modo de falar, as tradições culinárias, religiosas, musicais, folclóricas, entre outros exemplos. Esses aspectos se refletem de diferentes maneiras nas paisagens de cidade brasileiras e no comportamento da população.
Investigue a existência dessas marcas culturais de grupos migrantes no lugar onde vive. Para isso, junte-se a mais dois colegas e façam essa pesquisa. Escolham uma forma de apresentar as informações encontradas, seja por meio de cartazes, de apresentações de dança e música, seja com exposição de fotos ou de um livro de receitas.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
-
Após pedir a autorização dos seus pais ou responsáveis, traga para a sala de aula uma fonte histórica que você considere importante para sua história familiar. Em roda com os colegas, converse sobre as seguintes questões.
- Por que você trouxe esse objeto?
- Qual é a importância desse objeto para a sua história familiar?
- Quando essa fonte foi produzida?
- Quais informações essa fonte pode nos transmitir sobre a sua família?
- Existem outras fontes que auxiliam a contar a história da sua família? Quais?
-
Copie as frases a seguir no caderno, completando-as com as palavras do quadro.
natural · cronológico · histórico
-
O tempo é cultural, ou seja, depende de como as sociedades marcam sua contagem.
-
O tempo é aquele que pode ser percebido pela observação dos fenômenos da natureza.
-
O tempo está relacionado às mudanças e permanências que compõem a história das sociedades.
-
-
Ao longo do processo de sedentarização, que elemento era fundamental no espaço geográfico para que uma população pudesse fixar suas moradias? Por quê? Converse sobre o tema com os colegas e elaborem um texto coletivo, com ajuda do professor, para responder a essa questão. Depois, copie-o no caderno.
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-
Observe as imagens.
A:
B:
- Qual delas é um exemplo de cultura material? E de cultura imaterial? Converse com os colegas e exponha seus argumentos para justificar sua resposta.
-
Existem povos nômades ou seminômades atualmente? Em caso positivo, escreva no caderno um exemplo e faça um desenho que represente o modo de vida dessa população.
-
Como eram as relações entre as religiões da Antiguidade e a natureza? Releia as páginas 33 e 34 e escreva no caderno um parágrafo sobre o assunto.
-
Sobre o conceito de Estado, copie no caderno apenas as frases corretas.
- No Reino de Cuxe, o poder do Estado era controlado apenas pelos homens.
- O Estado surgiu a partir da necessidade de organizar as primeiras cidades, se constituindo então como uma estrutura política com autoridade sobre o povo.
- Atualmente, o Estado é responsável por organizar a vida em sociedade com o objetivo de manter o bem-estar da população.
- No Brasil, o Estado é dividido em dois poderes: Executivo e Legislativo.
- Agora, identifique os erros nas outras frases e escreva-as corretamente no caderno.
80
-
As imagens a seguir se referem aos três principais fatores que contribuíram para o rápido crescimento da população brasileira ao longo do século 20. No caderno, escreva a quais fatores cada uma dessas imagens corresponde.
I:
II:
III:
Fonte de pesquisa: Projeção da População 2018: número de habitantes do país deve parar de crescer em 2047. Agência IBGE Notícias, 25 jul. 2018. Disponível em: https://oeds.link/Ib88NX. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
Observe as informações a seguir.
De acordo com o que você estudou, responda às questões em seu caderno.
-
O número de filhos por mulher em nosso país aumentou ou diminuiu nas últimas décadas?
-
Quais foram os dois fatores que contribuíram para que as mulheres tivessem menos filhos?
10. Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a com as palavras do quadro relacionando cada faixa etária às suas respectivas necessidades.
Idade | População | Necessidades |
---|---|---|
Crianças e jovens | ||
20 a 59 anos | ||
Aposentadoria e lazer |
- Creches e escolas
- Adultos
- Geração de empregos
- 0 a 19 anos
- 60 anos ou mais
- Idosos
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-
Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Expectativa de vida aumenta mais de três meses e chega a 76,3 anos
https://oeds.link/RTv8xI. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
Qual o tema abordado na manchete?
-
De acordo com o que você estudou, o que explica o aumento da expectativa de vida da população brasileira?
-
-
Copie as frases a seguir no caderno completando-as corretamente de acordo com a palavra mais adequada indicada entre os parênteses.
-
A população brasileira está distribuída de maneira (homogênea/desigual) pelo território do país.
-
A maior parte da população brasileira concentra-se (na faixa litorânea/no interior) do território.
-
O grande fluxo migratório em meados do século 20 contribuiu para o processo de (povoamento/despovoamento) do interior do território brasileiro.
-
O movimento migratório que ocorre dentro de um mesmo país é chamado de migração (de retorno/interna).
-
-
Leia os textos a seguir.
- Atraídos pela oferta de trabalho, muitos trabalhadores migraram para o Sudeste e o Centro-Oeste, sobretudo entre as décadas de 1950 e 1980.
- Atraídos pela oferta de terras a preços mais baixos, muitas famílias de agricultores migraram para as regiões Centro-Oeste e Norte do país, especialmente a partir da década de 1970.
Relacione os textos anteriores com os fluxos migratórios indicados a seguir.
A: Migrações do Sul e Sudeste para o Centro-Oeste e Norte.
B: Migrações do Nordeste para outras regiões brasileiras.