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3 Comunicação e transportes ontem e hoje
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Ao longo da história, o ser humano encontrou meios de transmitir seus conhecimentos, que foram passados de geração em geração. Por meio dos registros deixados por diferentes povos, podemos ter acesso a diversas informações sobre seus saberes e suas culturas.
CONECTANDO IDEIAS
-
O que está acontecendo na foto? Nessa cena, como as crianças poderiam aprender sobre o passado?
- Que recursos você e sua família utilizam para registrar a história de vocês? Cite alguns exemplos para os colegas.
-
Em sua opinião, qual é a importância do estudo do passado?
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1 Preservar a memória e transmitir conhecimentos
Desde a formação das primeiras comunidades humanas, existe uma preocupação em se preservar memórias que tenham relação com a história da comunidade. Essas memórias ajudam a contar para as gerações futuras as origens da comunidade, os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e quais foram os principais fatos que fizeram parte dessa história.
Entre os lugares de preservação da memória estão os museus.
-
Você já frequentou um museu? Em caso afirmativo, comente sua experiência com os colegas.
- Você conhece outros lugares que servem para preservar a memória?
-
Com a ajuda do professor, junte-se a alguns colegas para visitar um museu virtual. Para isso, pesquise na internet um museu de acordo com o tema de interesse de vocês e verifique se a instituição possui acervo virtual. Depois, compartilhe com os colegas como foi a experiência e como era a preservação da memória nesse espaço.
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A tradição oral
As memórias que ajudam a contar a história de uma comunidade podem ser transmitidas de várias maneiras, entre elas está a tradição oral. Há também a tradição escrita, que será estudada mais adiante.
A tradição oral diz respeito à transmissão por meio da fala, da cultura, dos saberes e da história de um povo para as próximas gerações.
Para vários povos, o papel de transmitir os conhecimentos é exercido pelas pessoas mais velhas da comunidade. Essas pessoas são conhecidas como anciãs. Por serem as guardiãs da memória de seu povo, essas pessoas possuem um grande valor para a comunidade e são muito respeitadas por todos.
Nas sociedades que se baseiam na tradição oral, os conhecimentos são memorizados e constantemente relembrados para que não sejam esquecidos ou desapareçam.
Assim como no caso dos museus e de outros lugares de memória, os anciões são responsáveis por manter a memória de seu povo viva e de transmiti-la para as novas gerações.
A transmissão de conhecimento pode ser feita por meio de mitos, contos, provérbios, rezas, músicas, canções e pelas práticas cotidianas, como o uso de plantas medicinais e o cultivo dos alimentos.
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CIDADÃO DO MUNDO Os griôs e a tradição oral
Os griôs são contadores de histórias responsáveis por transmitir oralmente notícias, histórias, mitos e saberes acumulados ao longo do tempo.
Entre os povos africanos, há séculos, os griôs desempenham um papel de grande importância na sociedade, sendo considerados grandes mestres do saber e da cultura. Em tempos no qual a oralidade era o único recurso disponível, eles eram responsáveis por preservar a memória coletiva e as tradições da comunidade ao longo do tempo e transmiti-las às novas gerações.
Mesmo com as transformações sociais, com o desenvolvimento da escrita e da tecnologia, os griôs ainda ocupam um papel de destaque. Entre outras funções, eles participam de cerimônias nas quais contam aos governantes e à população as histórias dos grandes líderes e das formações dos reinos africanos. Para contar as histórias e transmitir conhecimento à comunidade, os griôs utilizam recursos como a declamação de poesias e canções.
Em algumas comunidades africanas, os griôs também são responsáveis por transmitir notícias cotidianas e orientar a população sobre os mais diversos assuntos.
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No Brasil, as tradições das culturas de origem africana também são preservadas e transmitidas por griôs. Os griôs brasileiros utilizam diversos recursos da tradição oral, como a contação de histórias, o canto, a dança e a dramaturgia.
Segundo a tradição africana, para se tornar um griô, é necessário ser descendente de uma família de griôs. É uma prática passada de geração a geração. Além disso, esse cargo é ocupado principalmente por homens.
Na tradição brasileira, muitas mulheres exercem o papel de griôs, sendo respeitadas como guardiãs da memória e da sabedoria de seu povo. Para se tornar um mestre da tradição oral, não é preciso fazer parte de uma família de griôs, mas estar envolvido com a comunidade, suas histórias e cultura.
- Você considera importante o papel desempenhado pelos griôs na atualidade? Por quê?
- Em sua opinião, quais outros recursos, além da tradição oral, podem ser utilizados para preservar a memória de uma comunidade?
- Na comunidade onde você vive, como as memórias são preservadas e compartilhadas com outras gerações? Converse com os colegas sobre o tema, estabelecendo uma comparação com a forma de linguagem dos griôs.
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PARA SABER FAZER Contação de história
Contar histórias é uma das expressões artísticas mais antigas da tradição oral. Por meio dessa prática podemos ensinar e aprender histórias, mitos e saberes culturais de diferentes povos.
Observe a seguir algumas técnicas que podem ser usadas na contação de histórias.
Entonação da voz
O principal recurso do contador de histórias é a voz. É importante falar em um tom no qual todos possam ouvir sem dificuldades. Para transmitir sensações como medo, alegria, suspense, etc., é possível mudar a entonação da voz.
Caso seja necessário reproduzir a fala de uma personagem, é importante mudar o jeito de falar, para que a plateia consiga reconhecer de qual personagem se trata.
Expressão corporal
Para cada personagem da história é possível criar uma forma de expressão corporal (modo de andar, gestos pessoais, etc.). Utilizam-se também gestos que enfatizam ou complementam o que está sendo dito.
Recursos cênicos
É importante criar um cenário que envolva a plateia e a faça se sentir como se estivesse vivendo a história que está sendo contada. É possível utilizar vestuários, objetos ou um pequeno cenário. Outra sugestão é fazer uma descrição oral do ambiente em que se passa a história.
Ensaio
Antes de se apresentar para uma plateia é fundamental ensaiar para que toda a história seja memorizada.
Improviso
Com imaginação e criatividade é possível utilizar improvisos na história para envolver a plateia. O importante é que o improviso esteja relacionado à história, para não fugir do tema.
O improviso também pode ser um bom recurso quando o contador esquece uma parte da fala.
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Escolha uma história interessante e utilize as técnicas indicadas para fazer uma apresentação para os colegas de sala. Dê preferência a histórias curtas que possam ser facilmente memorizadas.
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ATIVIDADES
- Leia a notícia a seguir e responda às questões no caderno.
Por que a palavra 'descobrimento' renovou polêmica em Portugal sobre a conquista de terras como o Brasil
Ocorrida há séculos, a chegada dos portugueses a terras até então por eles desconhecidas, como o Brasil, voltou às páginas dos jornais - e das redes sociais - nos últimos dias envolta em polêmica. O debate gira em torno de uma palavra: descoberta.
Ela dá nome à série de conquistas territoriais pelos portugueses a partir do século 15, fatos mais conhecidos no Brasil como "descobrimentos". E, em um projeto eleitoral do hoje presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, estaria no nome de um novo equipamento cultural a ser criado na capital portuguesa, o "Museu da Descoberta". [...]
Mas, em abril, o jornal português Expresso publicou uma carta com as assinaturas de mais de cem pesquisadores de diferentes países, incluindo o Brasil, questionando o nome do museu planejado. O principal argumento é o de que uma instituição denominada desta forma representaria uma visão eurocêntrica deste período histórico. [...]
Por que a palavra 'descobrimento' renovou polêmica em Portugal sobre a conquista de terras como o Brasil, de Mariana Alvim. BBC Brasil, 12 maio 2018. Disponível em: https://oeds.link/gsNUmI . Acesso em: 20 mar. 2021.
- eurocêntrica:
- que tem a Europa como centro de referência
LER E COMPREENDER
-
Qual é o assunto abordado na notícia?
-
Em sua opinião, qual é o objetivo da Câmara Municipal de Lisboa com a criação desse museu?
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Por que os pesquisadores discordam do uso da palavra descoberta?
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Com base nesse exemplo, identifique algumas características dos textos que pertencem ao gênero notícia.
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-
Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
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Explique o que é tradição oral.
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Que significados sociais e culturais os anciões e sua comunicação oral assumem nas comunidades?
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Como os anciões podem transmitir seus conhecimentos nessas comunidades?
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Explique o que são griôs.
- Observe a imagem e descreva o instrumento usado pelo griô.
-
-
Copie no caderno a tabela a seguir e preencha-a comparando as características dos griôs das comunidades tradicionais africanas e as dos griôs brasileiros.
Griôs na África Griôs no Brasil
162
-
Leia o texto a seguir, que apresenta informações sobre os griôs brasileiros, e responda no caderno à questão que segue.
[...]
Os Mestres Griôs são os [...] pais e mães de santo, capoeiras, cantadores, contadores de histórias, cordelistas, brincantes, bonequeiros, erveiros, curandeiros, artesãos e todas as pessoas que têm histórias de vida repleta de saberes e fazeres que não estão escritos nos livros, que pertencem ao universo da tradição oral, ou seja, são transmitidos através da oralidade, da corporeidade e da vivência, que fazem parte da formação da história e identidade das comunidades e do povo de nosso país. Cada pessoa ou grupo de tradição oral tem sua própria prática pedagógica de transmissão de geração em geração, bem como sua política e economia de criação e produção cultural.
[...]
Quem somos. Grãos de Luz e Griô. Disponível em: https://oeds.link/9Wixes. Acesso em: 4 jan. 2021.
-
De acordo com o texto, quem são os Mestres Griôs?
-
-
Junte-se a um colega e pesquise em livros ou sites uma história indígena ou africana que faça parte da tradição oral desses povos. Pode ser um poema, um mito ou uma canção. Depois, organizem uma apresentação e recitem essa história em voz alta aos colegas.
-
Em sua família existe alguma história que é passada de geração a geração? Em caso afirmativo, comente-a com os colegas de sala e diga quem contou essa história para você. Caso não se recorde de nenhuma história, converse com pessoas mais velhas da sua família e peça a elas que contem alguma história que era contada por seus antepassados e foi sendo passada ao longo das gerações. Em sala de aula, conte para seus colegas as histórias que ouviu.
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2 O surgimento da escrita
Você pode imaginar como seria a nossa vida sem a escrita? Como faríamos para nos comunicar, guardar informações e até mesmo usar um computador? Quase impossível, não é? Realmente, a escrita é uma das maiores invenções dos seres humanos.
A escrita cuneiforme
A escrita surgiu por volta de 6 mil anos atrás, em uma região chamada Mesopotâmia (onde atualmente fica o Iraque). Os sumérios, povo que vivia nessa região, foram provavelmente os primeiros a usar um código escrito.
Mas por que foi inventada a escrita? Tudo começou provavelmente com a necessidade de registrar quantidades de produtos agrícolas, o número de animais que alguém possuía e as trocas feitas entre as pessoas. Foram esses registros das contagens que deram origem à escrita.
Os primeiros exemplos da escrita dos sumérios eram desenhos simplificados, que representavam animais, pessoas, objetos e elementos da natureza. Depois, esses desenhos ficaram mais elaborados, até se tornarem símbolos que representavam o som das sílabas de uma palavra. Com isso, a escrita conseguiu expressar melhor aquilo que as pessoas eram capazes de pensar e dizer.
A escrita dos sumérios foi chamada de cuneiforme, pois o instrumento usado para escrever os sinais tinha um formato de cunha ou triângulo. Como há 6 mil anos não existiam papel e lápis, eles escreviam na argila ou na pedra usando esse tipo instrumento pontiagudo.
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Os hieróglifos egípcios
Enquanto a escrita cuneiforme se espalhava entre os povos da Mesopotâmia, diferentes sistemas de escrita foram criados em outras partes do mundo.
Na África, por volta de 5 mil anos atrás, os antigos egípcios elaboraram seu próprio sistema de escrita com base em símbolos, os chamados hieróglifos. Com o passar do tempo, os egípcios começaram a usar também uma versão mais simplificada de escrita, que ficou conhecida como demótica.
Outra invenção importante dos egípcios e que tem relação com a escrita foi o papiro, um tipo de papel feito a partir de uma planta que tem o mesmo nome e é muito comum nas margens do rio Nilo.
Para a fabricação da folha de papiro, o caule da planta era cortado em tiras bem finas. Em seguida, se entrelaçavam essas tiras na vertical e horizontal e alisavam para que a goma da planta unisse as tiras formando uma folha. Depois de secar, a folha de papiro era enrolada em uma vareta e estava pronta para ser usada como suporte para a escrita. Para escrever no papiro, os egípcios usavam varetas molhadas com tinta.
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Os ideogramas chineses
Outro sistema de escrita bastante antigo foi o criado pelos chineses, por volta de 4 mil anos atrás. Diferentemente da escrita cuneiforme e da escrita hieroglífica, que deixaram de ser usadas, a escrita chinesa permanece praticamente a mesma desde que foi criada.
Os caracteres da escrita chinesa são chamados de ideogramas, pois são símbolos que expressam ideias.
Para escrever, os chineses usavam pincel e tinta nanquim sobre papel de arroz. Até os dias atuais, muitas pessoas praticam caligrafia para aprimorar a arte de escrever ideogramas em mandarim, o idioma oficial da China.
Além dos ideogramas, é comum na China o uso do sistema de escrita alfabética, que vamos estudar mais adiante. O inglês, por exemplo, é muito usado nesse país, tanto na comunicação oral como na comunicação escrita.
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A criação do alfabeto
Como vimos anteriormente, os primeiros sistemas de escrita criados pelos seres humanos eram baseados em figuras ou sinais.
Para representar algo concreto, como um objeto ou um animal, alguns povos da Antiguidade utilizavam figuras que chamamos de sinais pictográficos ou pictogramas.
Na escrita pictográfica, cada desenho correspondia exatamente ao que era representado. Por exemplo, para representar a palavra ovelha era desenhada uma ovelha.
1. Qual palavra você usaria para representar o sinal pictográfico da imagem africana?
Com o passar dos séculos, os sinais pictográficos foram sendo modificados e passaram a representar também coisas abstratas, como ideias e sentimentos. A esses sinais damos o nome de ideogramas.
A escrita ideográfica era bastante complexa. Escrever e ler por meio desse sistema era uma tarefa reservada apenas a poucas pessoas.
2. Quais sinais ideográficos você consegue identificar na imagem grega?
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Por volta do ano 1000 a.C, os fenícios criaram um conjunto de 22 símbolos que representavam apenas sons. Com isso, tornou-se mais simples o sistema de registro da fala por escrito.
O alfabeto fonético, como ficou conhecido esse sistema, revolucionou o modo de escrever, pois ele podia ser mais facilmente adaptado para diferentes idiomas. O alfabeto fenício foi usado por diferentes povos da Antiguidade, entre eles os gregos. Séculos após a invenção fenícia, os gregos acrescentaram novas letras ao alfabeto, tornando-o ainda mais preciso e adaptável aos sons da fala humana.
O alfabeto grego foi então adota-do pelos romanos, dando origem ao alfabeto latino.
Os romanos, que dominaram muitos territórios a partir do século 1 a.C, acabaram contribuindo para a difusão do alfabeto latino no mundo. Atualmente, ele é usado em vários países, sendo adaptável a diferentes idiomas, como o português, o italiano, o espanhol e o inglês.
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ARTE E HISTÓRIA A escrita maia
A escrita maia é um dos mais antigos sistemas de escrita do continente americano. Esse sistema de escrita ainda não foi completamente decifrado pelos pesquisadores. Sabe-se, contudo, que ele é formado por mais de 800 sinais e símbolos, que podem representar um som, um objeto, uma ação ou uma ideia.
1. Observe os símbolos da escrita maia. Quais figuras você consegue identificar? Comente com os colegas.
2. Em sua opinião, por que a escrita maia ainda não foi totalmente decifrada?
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ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir.
Alfabeto com símbolos cuneiformes
- Escreva no caderno o seu próprio nome com símbolos cuneiformes.
- Com um colega, elaborem um código de escrita e escrevam no caderno os símbolos correspondentes a cada letra do alfabeto, utilizando como modelo a tabela a seguir. É importante que vocês preencham as tabelas com os mesmos símbolos. Mas lembrem-se, esse código deve ser secreto!
- Agora, utilize o código para trocar mensagens secretas com o seu colega.
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2. Observe a tabela a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: De A a Z. Língua Portuguesa, de Francisco Edmar Cialdine Arruda. 48. ed. São Paulo: Escala, 2014.
- Quais letras foram acrescentadas ao alfabeto latino atual?
- Escreva uma palavra em português e depois a mesma palavra com as letras do alfabeto fenício.
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3. Desde sua criação, o alfabeto passou por várias transformações até chegar ao formato que conhecemos hoje. Converse com os colegas sobre o assunto e comente a contribuição dos seguintes povos nesse processo.
- Fenícios.
- Gregos.
- Romanos.
4. Observe as imagens a seguir e responda no caderno às questões que seguem.
A
B
C
D
- Qual o significado de cada um dos desenhos representados?
- Em que lugares costumamos encontrar esse tipo de sinalização?
- Em sua opinião, os desenhos representados nas placas podem ser considerados pictogramas e ideogramas? Justifique sua resposta.
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Escrita e poder
Você se lembra da atividade em que fez um código secreto com um colega? Além de vocês, ninguém era capaz de ler esse código. Somente vocês tinham esse conhecimento e o poder de dividi-lo (ou não) com outras pessoas.
Como vimos nas páginas anteriores, a escrita é um tipo de código. Compreender a escrita é um meio de se comunicar com outras pessoas que também dominam esse código. Além disso, é uma maneira de ter acesso ao conhecimento produzido e registrado por escrito.
Na maioria das sociedades da Antiguidade, a escrita era compreendida apenas por um pequeno grupo de pessoas, denominadas escribas. No Egito antigo, por exemplo, as pessoas que dominavam a escrita hieroglífica eram geralmente muito respeitadas na sociedade.
Além de escrever os documentos, os escribas eram os únicos capazes de lê-los. Assim, uma carta escrita por um escriba só podia ser lida por outro escriba.
Em uma sociedade em que eles eram praticamente os únicos que possuíam esse conhecimento, os escribas eram necessários e poderosos.
1. No Brasil, todos têm acesso à escrita ou ela é restrita a um grupo de pessoas? Justifique sua resposta.
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Narrativas oficiais
Uma narrativa pode ser oral ou realizada por meio de imagens e textos. Quando uma narrativa é considerada verdadeira pelos grupos sociais que estão no poder, é chamada de narrativa oficial.
Vamos analisar um exemplo de narrativa oficial. Trata-se de um documento intitulado Brasil Livre, publicado em 13 de maio de 1888, no dia da abolição da escravidão no Brasil.
- Em destaque no documento está a princesa Isabel. Ao seu redor, aparece escrito: "13 de maio de 1888 - Brasil livre - Princesa Imperial Regente - Isabel a Libertadora".
- Senador e ministro da Guerra, Thomaz José Coelho de Almeida.
- Deputado e ministro do Império, José Fernandes da Costa Pereira Júnior.
- Senador Antonio da Silva Prado, ministro dos Negócios Estrangeiros.
- Senador e presidente do Conselho de Ministros, João Alfredo Correia de Oliveira.
- Deputado e ministro da Justiça, Antonio Ferreira Vianna.
- Senador e ministro da Marinha, Luís Antônio Vieira da Silva.
- Deputado e ministro da Agricultura, Rodrigo Augusto da Silva.
2. Que pessoas aparecem nesse documento?
3. Como a princesa Isabel é descrita no documento?
4. Em sua opinião, essa narrativa assume um significado político? Por que não há fotos de pessoas escravizadas, mesmo sendo uma narrativa a respeito da abolição da escravidão?
Nesse exemplo de narrativa oficial é possível identificar um forte significado político. No documento, fica claro qual era o grupo dominante no contexto da abolição no Brasil e qual era a intenção do documento, ou seja, registrar esse acontecimento histórico como uma ação exclusiva das pessoas que detinham o poder na sociedade.
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As diferentes linguagens
Vimos até agora que os povos possuem diferentes linguagens para se comunicar e transmitir sua história e cultura entre as gerações.
Em muitos casos, tanto a tradição oral como a escrita são importantes nesse processo. Atualmente, no Brasil, existem vários povos de tradição oral que também fazem uso da escrita, como os indígenas Paresí, do estado do Mato Grosso, os Surui Paiter, que vivem no estado de Roraima, e os Guarani Mbya, que vivem no estado de São Paulo.
5. Por que os povos indígenas, embora mantenham a tradição oral, também fazem uso da escrita? Compare o uso dessas diferentes formas de linguagem e seus impactos sociais.
LÍNGUAS EXTINTAS
Quando uma língua é apenas falada, ela depende da tradição oral para sobreviver. Se os falantes deixam de praticá-la, ela deixa de existir. Foi o que aconteceu com centenas de línguas indígenas que eram faladas no Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses, no final do século 15.
Naquela época, existiam cerca de 1.500 línguas indígenas. Atualmente, existem cerca de 180.
Entre as que existem, várias ainda não foram registradas por escrito, e algumas estão em vias de extinção, pois há apenas alguns falantes, geralmente pessoas idosas da comunidade.
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ATIVIDADES
1. A extinção de línguas nativas é um problema que acontece em muitos países. Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum o uso de tecnologias digitais para ajudar na preservação das línguas nativas. Leia a reportagem e converse com os colegas sobre as questões que seguem.
Projeto de documentação de línguas indígenas
No Brasil, o Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - ProDoclin é a primeira iniciativa pública e governamental desta natureza. O projeto integra o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC, coordenado pela Funai em parceria com a Unesco, desde 2009.
[...]
Documentar uma língua significa registrar, de modo sistemático e amplo, exemplos de seu uso em contextos culturais apropriados, os mais variados, visando à constituição de um corpus digital anotado.
Documentar significa criar acervos sustentáveis digitais que registram o uso da língua. Com o entendimento que a diversidade linguística e cultural é uma riqueza que precisa ser melhor conhecida, documentada e preservada, existem acordos bilíngues firmados entre a Funai e organizações indígenas no Brasil para fins de documentação de suas tradições orais e manifestações culturais.
Conservação de idiomas autóctones norteia Ano Internacional das Línguas Indígenas celebrado pela Unesco. Funai, 2 abr. 2019. Disponível em: https://oeds.link/Oujk07. Acesso em: 4 mar. 2021.
- Qual é o tema do texto?
- Segundo o texto, como deve ser feita a documentação de uma língua?
- Reflita com os colegas: além da tecnologia, o que é importante para a preservação de uma língua em extinção?
- Faça uma pesquisa na internet sobre o Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas (ProDoclin). Depois, escreva no caderno as principais informações que encontrar sobre os objetivos e o andamento do projeto.
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3 Comunicação e transporte no Brasil
Nas páginas anteriores estudamos a trajetória da comunicação na história da humanidade. Agora, vamos estudar um pouco sobre os meios de comunicação e transporte no Brasil no passado e no presente.
A evolução dos meios de comunicação no Brasil
Desde a chegada dos colonizadores portugueses até meados do século 19, o meio de comunicação mais utilizado no Brasil foi a carta, entregue pelo sistema de correio ou por mensageiros. Desse modo, as pessoas levavam dias ou até meses para receber respostas de suas correspondências.
Somente com a instalação do telégrafo, inaugurado em 1857, no estado do Rio de Janeiro, o país passou a ter outros meios de comunicação. A partir de então, os aparelhos e as redes de comunicação passaram por avanços tecnológicos no Brasil e em todo o mundo, possibilitando a rapidez na comunicação entre as pessoas e a troca de informações. Veja.
O primeiro aparelho de telefone celular foi criado na década de 1970. A partir de então, a comunicação entre as pessoas se tornou mais prática e os aparelhos foram se tornando cada vez mais modernos.
O primeiro computador pessoal foi criado em 1973. Desde então, os computadores se tornaram uma opção de meio de comunicação, principalmente com o uso da internet, a partir da década de 1990, e com a rede de internet sem fio, no início dos anos 2000.
Os tablets surgiram na década de 2010, trazendo praticidade de comunicação instantânea. Com o uso de câmera, as chamadas de vídeo a partir da conexão com a internet móvel tornaram-se uma das alternativas mais utilizadas pelas pessoas para se comunicarem. Veja na foto abaixo.
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A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação
Os meios de comunicação exercem papel importante na interligação das regiões brasileiras. Os principais meios de comunicação utilizados em nosso país são o rádio, a televisão, os jornais, as revistas, as cartas, o telefone e a internet. Por meio deles, podemos nos comunicar ou obter informações sobre o Brasil e o mundo.
As redes de telefonia, de rádio e de televisão tiveram um grande desenvolvimento tecnológico e contam com torres de transmissão, cabos subterrâneos e satélites artificiais de comunicação. Devido à grande extensão territorial do Brasil, boa parte da transmissão de informações que ocorre entre as regiões brasileiras é feita via satélite.
A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Atualmente, um dos meios de comunicação mais rápidos para enviar e receber informações é a internet, a rede mundial de computadores. Os computadores que estiverem ligados à internet podem receber e enviar mensagens instantaneamente para qualquer lugar do mundo. Pela internet, também é possível ler as notícias dos principais jornais do país e do mundo, consultar bibliotecas, previsão do tempo atmosférico, órgãos do governo ou empresas, universidades, etc. Abaixo, página do site do IBGE.
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O território brasileiro interligado pelos meios de transporte
As cinco regiões brasileiras estão interligadas por uma extensa rede de transportes, composta de rodovias, ferrovias e rios com extensos trechos navegáveis. Há também as vias aéreas e a presença de portos e aeroportos em diversas cidades do Brasil.
O mapa a seguir mostra as principais rodovias e ferrovias brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
1. Observe o mapa anterior e responda: quais são as regiões brasileiras que concentram a maior parte das rodovias e ferrovias?
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Observe o mapa a seguir, que mostra os principais rios com trechos navegáveis e os principais portos e aeroportos existentes no Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
2. Em qual região brasileira há maior concentração de rios com trechos navegáveis?
3. Existem rios com trechos navegáveis em seu estado? Se houver, diga o nome desses rios.
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Meios de transporte no Brasil ao longo do tempo
Durante muito tempo, os principais meios de transporte utilizados no Brasil foram os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcações. Eles se deslocavam por trilhas, por caminhos e, no caso das embarcações, pelos rios, ligando lugares distantes do nosso território.
Somente em 1854 foi instalada, no Rio de Janeiro, a primeira ferrovia do país. Em pouco tempo, as ferrovias tornaram-se a principal via de transporte terrestre, situação que durou até as primeiras décadas do século 20.
A partir dessa época, a construção de rodovias passou a ser priorizada pelo governo federal, que tinha como principal objetivo promover a integração entre as várias regiões do Brasil. Assim, foram construídos milhares de quilômetros de rodovias.
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As vias de transporte e a interligação entre as regiões brasileiras
As vias de transporte possibilitam uma intensa troca de produtos e a circulação de um grande número de pessoas entre as regiões do nosso país.
Veja alguns exemplos de como isso ocorre.
Parte da produção de grãos da Região Centro-Oeste é transportada por rodovias e ferrovias até o porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Observamos na foto abaixo, de 2019, onde essa produção é embarcada em navios que vão para outros países.
Uma grande quantidade de produtos fabricados nas cidades mais industrializadas da Região Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é transportada para outros estados por rodovias, como a rodovia Presidente Dutra, mostrada abaixo, no município de Jacareí, em São Paulo, em 2021.
Também é possível deslocar-se e transportar cargas de uma região a outra em nosso país utilizando aviões e trens. Abaixo, avião decolando do aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, em 2019.
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ATIVIDADES
1. Converse com os colegas sobre a importância dos meios de comunicação para a interligação entre as regiões brasileiras. Produzam um texto coletivo sobre as conclusões a que chegaram, e o professor ou alguns dos alunos podem anotá-las na lousa. Depois de finalizado, o texto pode ser copiado no caderno.
2. Escreva, no caderno, o que seria diferente em seu dia a dia se não existissem os meios de comunicação como telefone, aparelho de televisão ou computador.
3. Qual meio de comunicação você e seus familiares costumam utilizar com maior frequência nas atividades do dia a dia? Anote sua resposta no caderno em forma de lista.
4. Atualmente, muitas atividades dependem do acesso à internet, como pagar contas, obter um boleto de pagamento e fazer inscrições ou matrículas em algumas instituições. Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens e desvantagens desse fato, pensando no acesso das pessoas à internet e a computadores. Anotem as principais conclusões dessa conversa no caderno.
5. Reúna-se com os colegas, formando grupos para organizar e representar a transmissão de um telejornal em sala de aula.
Os grupos devem pesquisar notícias sobre o Brasil em jornais, revistas, telejornais ou internet. Identifiquem o estado e a região onde o fato ocorreu. Cada grupo deve selecionar uma notícia que considerar importante e eleger uma dupla para apresentá-la à turma na forma de um telejornal. Esta também é uma oportunidade para tratar de temas locais.
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6. Observe a tabela a seguir e responda às questões no caderno.
Extensão atual das redes de transporte no Brasil (2019)
Rodoviária (pavimentada e não pavimentada) | Ferroviária | Hidroviária |
---|---|---|
1,7 milhão de quilômetros | 29 mil quilômetros | 41 mil quilômetros |
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: https://oeds.link/M2GikF. Acesso em: 30 jan. 2021.
- Com base na tabela, qual é a rede de transporte mais extensa do Brasil? Qual é a extensão dessa rede?
- No Brasil, qual é mais extensa: a rede de ferrovias ou a rede de hidrovias?
7. Escolha dois produtos industrializados existentes em sua casa que sejam fabricados no Brasil. Leia as informações do rótulo de cada um deles, cole as embalagens ou uma foto dos produtos selecionados e escreva no caderno:
- nome do produto;
- local de fabricação (cidade e estado);
- região de fabricação.
Depois, apresente suas anotações para os colegas e, juntos, concluam:
- De qual região brasileira provém a maior parte dos produtos pesquisados pela turma?
- Algum produto citado é fabricado no estado onde vocês vivem?
- Na opinião de vocês, como esse produto foi transportado do local da produção até os pontos de venda?
- Algum produto industrializado, como alimentos, roupas, calçados e móveis, é produzido no município onde você vive? Se sim, investigue quais as matérias-primas utilizadas e, se possível, de que forma esse produto é transportado para outros lugares.
8. No município onde você mora há transporte hidroviário de mercadorias? E de pessoas? Pesquise informações a respeito desse assunto com a ajuda do professor e dos colega.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Utilize a frase inicial a seguir para escrever um parágrafo no caderno com base nos conhecimentos desenvolvidos.
A tradição oral é...
Por fim, faça um desenho no caderno para ilustrar o seu parágrafo. Depois, apresente sua produção aos colegas.
2. Copie as frases a seguir no caderno completando-as corretamente de acordo com uma das alternativas destacadas entre os parênteses.
A: A Região (Norte/Sudeste) concentra a maior quantidade de rios com trechos navegáveis do Brasil.
B: As regiões Sudeste, Sul e Nordeste concentram a maior parte de (rodovias e ferrovias/rios navegáveis) do país.
C: As (ferrovias/rodovias) formam a rede de transporte mais extensa do nosso país.
D: As (ferrovias/hidrovias) constituem o segundo meio mais utilizado no transporte de cargas no Brasil.
E: Os serviços de telefonia, internet, jornais, rádio e televisão formam a rede de (comunicação/transporte) que exercem papel muito importante na interligação das regiões brasileiras.
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3. Observe o gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: https://oeds.link/pu8JIj. Acesso em: 30 jan. 2021.
- Entre os meios de transporte mostrados no gráfico, qual é o mais utilizado para movimentação de cargas no Brasil?
- Escreva, no caderno, o percentual de participação das ferrovias e hidrovias.
- Pesquise em livros ou na internet sobre qual tipo de transporte, entre os apresentados no gráfico, possui o menor custo em relação aos demais. Anote no caderno as informações encontradas e depois compartilhe os resultados com os colegas da sala.
4. Observe novamente os mapas das páginas 178 e 179 e responda às questões no caderno.
- Qual região brasileira apresenta a menor rede de rodovias existentes no país?
- Quais regiões possuem o menor número de rios que possam servir como hidrovias?
- Escreva o nome de três rios que possuem trechos navegáveis.