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4 Brasil: conhecer e cuidar do nosso patrimônio
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A palavra patrimônio tem diferentes significados. Ela pode se referir ao conjunto de bens que pertencem a uma pessoa, uma família, uma empresa, um município, uma região, um país, etc. Pode também se referir aos recursos naturais e aos bens culturais (materiais e imateriais) da humanidade, que devem ser preservados.
CONECTANDO IDEIAS
1. O Parque Nacional de Iguaçu é um patrimônio natural da humanidade. Em sua opinião, por que um lugar como esse deve ser preservado?
2. Cite outros exemplos de patrimônios naturais.
3. Cite exemplos de patrimônios culturais (materiais e imateriais).
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1 O que são patrimônios?
Patrimônios são bens de valor para uma pessoa ou para a coletividade. De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os patrimônios da coletividade podem ser de três tipos.
Leia as definições a seguir em voz alta com os colegas.
Patrimônio cultural | São bens que expressam a vida e a cultura dos povos. Esses bens podem ser materiais, quando se referem àquilo que é construído pelo ser humano, como monumentos, obras de arte, objetos, etc; e podem ser imateriais, quando se referem às manifestações artísticas, às danças, aos saberes transmitidos de maneira oral, entre outros. |
---|---|
Patrimônio natural | São bens que fazem parte da natureza, como formações físicas, geológicas e biológicas; áreas que abrigam espécies de plantas e animais ameaçados de extinção; áreas que apresentam grande valor científico ou estético. |
Patrimônio misto | São locais que abrigam patrimônios naturais e patrimônios culturais. |
A Unesco
A Unesco é uma instituição internacional com 193 países-membros, criada em 1945. Esse órgão atua em cooperação com os governos nacionais, estaduais e municipais, principalmente nas seguintes áreas: Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação. As principais funções da Unesco atualmente são:
- desenvolver plenamente a educação de qualidade para todos, incentivando programas e dando o suporte necessário aos governos;
- incentivar a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, aprovando medidas e acordos de cooperação para melhorar a gestão dos recursos naturais;
- incentivar princípios ligados à liberdade de expressão e de acesso universal ao conhecimento;
- desenvolver ações de proteção e valorização dos patrimônios culturais e naturais da humanidade.
No Brasil, a Unesco atua desde 1964, quando foi estabelecido o escritório representante da instituição no país.
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Proteção do Patrimônio Mundial
Em 1972, aconteceu em Paris, na França, a Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, organizada pela Unesco. Foi então estabelecido o conceito de Patrimônio Mundial, que são bens naturais ou culturais que têm valor excepcional, devendo ser protegidos não somente pelo país em que se encontram, mas pela comunidade internacional, representada pela Unesco. Foi também criado um Comitê do Patrimônio Mundial e estabelecida uma Lista do Patrimônio Mundial.
Para que um local seja eleito Patrimônio Mundial é necessário que os representantes do país onde ele se localiza o inscrevam como candidato. Todos os anos, o Comitê do Patrimônio Mundial, formado por representantes de 21 países, se reúne e escolhe, entre os candidatos, aqueles que farão parte da Lista do Patrimônio Mundial. Para ganhar o título, é necessário que o patrimônio atenda aos critérios estabelecidos pela Unesco, como apresentar um valor excepcional e universal, em termos culturais, históricos, biológicos, estéticos, geológicos, entre outros.
Patrimônio Cultural Imaterial
Em 2003, também em Paris, na França, representantes da Unesco assinaram a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, com o objetivo de reconhecer e proteger os bens que configuram exemplos da cultura imaterial dos povos.
No Brasil, são exemplos de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: Arte Kusiwa, Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi; Samba de Roda do Recôncavo Baiano; Yaokwa, ritual do povo Enawenê-nawê para a manutenção da ordem cósmica e social; Frevo; Círio de Nazaré e Roda de Capoeira.
- Salvaguarda:
- proteção concedida por autoridade ou instituição responsável
Fonte de pesquisa: Expressão gráfica e oralidade entre os Wajãpi do Amapá. Rio de Janeiro: Funai, 2002. Disponível em: https://oeds.link/iaSJyB. Acesso em: 3 ago. 2021.
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Patrimônio Mundial
Até o ano de 2019, a Lista do Patrimônio Mundial contava com cerca de 1120 bens inscritos, organizados em três categorias: cultural, natural e misto.
Cultural
Natural
Misto
Existem 193 países no mundo. Deles, 167 possuem bens na Lista do Patrimônio Mundial e 26 não têm bens inscritos pela Unesco. Observe na tabela a seguir quais países não fazem parte da lista.
Países sem propriedades inscritas na Lista do Patrimônio
Continente | Países |
---|---|
África | Burundi, Comores, Djibouti, Guiné Equatorial, Guiné Bissau, Libéria, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Serra Leoa, Sudão do Sul, Suazilândia. |
América | Bahamas, Granada, Guiana, Trindade e Tobago, São Vicente e Granadinas. |
Ásia | Butão, Brunei, Kuwait, Maldivas, Timor-Leste. |
Europa | Mônaco. |
Oceania | Ilhas Cook, Niue, Samoa, Timor-Leste, Tonga. |
Fonte de pesquisa: Países sem propriedades inscritas na Lista do Patrimônio Mundial. Unesco. Disponível em: https://oeds.link/AVt223. Acesso em: 21 dez. 2020.
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ATIVIDADES
1. Junte-se a alguns colegas e pesquisem em quais continentes há mais patrimônios mundiais reconhecidos. Anotem a resposta no caderno e tragam a pesquisa para compartilhar com a turma.
2. De acordo com a tabela da página anterior, em qual continente há mais países sem bens inscritos pela Unesco? Anote no caderno.
3. Agora, com base nas questões 1 e 2, converse com os colegas: em sua opinião, por que há essa desigualdade entre os continentes com relação à quantidade de patrimônios reconhecidos?
4. Leia o texto a seguir e responda às questões no caderno.
[...]
A Lista do Patrimônio Mundial [...] apresenta grande concentração de inscrições dos países europeus. De forma geral, existe uma relação clara entre desenvolvimento econômico e número de bens inscritos na lista: os países desenvolvidos estão mais bem representados. [...]
[...] O reconhecimento como Patrimônio Mundial pode agregar valor a um monumento, a uma paisagem ou a um sítio urbano ou natural. A marca "Patrimônio Mundial" pode ser utilizada em sua comunicação como uma propaganda positiva das qualidades e como uma garantia de importância cultural do bem. [...]
A desigual distribuição espacial do Patrimônio Mundial - atualização do debate, de Fernanda Lodi Trevisan. Boletim Campineiro de Geografia, Campinas, v. 6, n. 2, 2016. p. 473-474. Disponível em: https://oeds.link/3PGbZ9. Acesso em: 21 dez. 2020.
- A Lista do Patrimônio Mundial contempla todos os países de maneira igual? Justifique sua resposta.
- Por que o reconhecimento de um patrimônio pela Unesco pode agregar valor a esse patrimônio?
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5. Observe as imagens a seguir, que retratam manifestações do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
· Faça uma pesquisa sobre os bens do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil retratados nas fotos. Para isso, leia as orientações a seguir.
- Procure descobrir a origem dos patrimônios, suas principais características e os lugares onde são praticados.
- Verifique se esse patrimônio está presente na região onde você vive e como ele é praticado localmente.
- Se possível, acesse sites de instituições oficiais, como o do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ou sites municipais ou estaduais.
- Depois, com a ajuda de um familiar, escreva no caderno as informações pesquisadas e as fontes que você consultou.
- Traga as informações para a sala de aula e se reúna em uma roda de conversa com a turma. Apresente os dados que você encontrou e ouça as pesquisas dos colegas.
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6. De acordo com os critérios da Unesco, converse com os colegas e classifique os patrimônios em culturais ou naturais.
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Alguns patrimônios culturais pelo mundo
Conheça a seguir alguns patrimônios culturais ao redor do mundo.
Localização de alguns patrimônios culturais no mundo
- Teotihuacan
A cidade de Teotihuacan, no México, foi construída entre os séculos 1 e 7. Suas ruínas são consideradas Patrimônio Mundial pela grande quantidade de monumentos que possui, com destaque para o Templo de Quetzalcóatl e as Pirâmides do Sol e da Lua. Teotihuacan abriga importantes registros da vida e da cultura dos povos que viviam na América antes da chegada dos europeus.
- Stonehenge
Os santuários de Stonehenge e de Avebury, na Inglaterra, são estruturas de pedra instaladas há cerca de 5 mil anos. As pedras são dispostas em círculos, seguindo um padrão cujo significado ainda não é completamente conhecido. Esses santuários foram inscritos como Patrimônio Mundial em 1986.
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- Pirâmides
As ruínas da antiga cidade de Mênfis e suas necrópoles são um dos patrimônios mais conhecidos do mundo. Mênfis foi uma das capitais do Egito na Antiguidade e abriga uma série de monumentos de grande valor histórico e arquitetônico, como é o caso das pirâmides de Gizé, construídas entre 2550 a.C. e 2470 a.C.
- Muralha da China
A Muralha da China é a maior estrutura militar do mundo. Com o objetivo de proteger o território chinês contra invasões inimigas, sua construção foi iniciada no ano 220 a.C. e concluída em 1644. Ao todo, ela possui mais de 20 mil quilômetros de extensão e 7 metros de altura. Em 1997, ela se tornou um Patrimônio Mundial por sua importância histórica e arquitetônica.
- Ilha Robben
A Ilha Robben pertence à África do Sul e foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1999. Entre os séculos 17 e 20, suas construções foram usadas para fins militares, como hospital para grupos sociais excluídos e como prisão no período do apartheid. Nelson Mandela, o primeiro presidente eleito da África do Sul, foi prisioneiro político na ilha por quase 20 anos. Em 1990, quando o apartheid chegou ao fim, os prisioneiros foram libertados. A prisão onde Nelson Mandela ficou foi transformada em museu, que preserva parte da história da África do Sul e da luta pela democracia e pelo fim do racismo.
- apartheid:
- regime político que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1994 instituindo a segregação da sociedade entre negros e brancos
Fonte de pesquisa: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro, 2018. p. 32.
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CIDADÃO DO MUNDO Patrimônio Mundial em Perigo
Vários bens naturais e culturais da humanidade se encontram em situação de risco por causa da ação humana. Para conter essa situação e organizar uma ação de salvamento e preservação, a Unesco mantém uma Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
Veja alguns exemplos de locais que estão nessa lista.
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Quando um patrimônio é inscrito na lista, ele passa a receber atenção da comunidade internacional, que mobiliza recursos financeiros e especialistas para tentar prestar a assistência necessária.
Outros fatores que colocam os patrimônios em perigo são a poluição, a caça ilegal, a urbanização acelerada e o desenvolvimento descontrolado do turismo.
O Parque Nacional Everglades, nos Estados Unidos, entrou pela segunda vez na lista em 2013. O crescimento urbano e a prática da agricultura têm ameaçado o ecossistema aquático do parque.
O Parque Nacional Niokolo-Koba, no Senegal, possui uma rica biodiversidade. Além de áreas de florestas e savanas, o local abriga uma enorme fauna composta de leões, leopardos, elefantes, chimpanzés, pássaros, répteis e anfíbios. O parque faz parte da lista da Unesco desde 2007. A caça ilegal, os incêndios, o desmatamento e a invasão do território pela população local para a prática da agricultura e criação de gado estão entre os principais problemas.
1. Quais os principais problemas que colocam em risco os bens do Patrimônio Mundial?
2. Em sua opinião, qual a importância da preservação desses locais?
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ATIVIDADES
1. Vamos descobrir em quais países se localizam alguns Patrimônios Mundiais? Identifique a letra inicial referente a cada ilustração e escreva o nome do país no caderno. Depois, leia em voz alta com os colegas o que vocês descobriram.
A
B
C
2. Agora, responda no caderno às questões a seguir.
- Em quais continentes se situa cada um dos patrimônios?
- Esses patrimônios são culturais ou naturais? Justifique sua resposta.
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3. Observe as imagens a seguir, que mostram um patrimônio mundial na Índia.
- O que mais chama a sua atenção nessas imagens do Taj Mahal? Converse com os colegas, apontando alguns elementos das imagens.
- Escreva um pequeno texto no caderno sobre como a ação humana pode provocar transformações nos bens do Patrimônio Mundial. Você pode citar aspectos do exemplo da questão anterior.
-
Diversas medidas podem ser adotadas para preservar os patrimônios mundiais. Reflita a respeito disso com os colegas e citem alguns exemplos de atitudes que podem ser tomadas pelos setores listados a seguir.
- Turistas.
- Governo.
- Moradores locais.
- Organizações internacionais.
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2 Patrimônio Mundial no Brasil
Atualmente, 22 bens da Lista do Patrimônio Mundial da Unesco estão localizados no Brasil, sendo 14 deles considerados patrimônios culturais, sete patrimônios naturais e 1 misto.
No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é a instituição encarregada de indicar os bens culturais nacionais como candidatos a receber o título de Patrimônio Mundial. No caso dos bens naturais, essa tarefa fica a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Patrimônio Mundial Natural no Brasil
O Patrimônio Mundial Natural se refere às formações naturais, físicas, biológicas e geológicas, especialmente aos hábitats de espécies animais e vegetais ameaçadas, e às áreas que apresentam valor científico ou estético.
O arquipélago de Fernando de Noronha é composto de 21 ilhas. Esse lugar abriga diversas espécies de peixes, tartarugas, golfinhos, esponjas do mar, algas, moluscos e corais. Além de ser considerado uma das maiores colônias reprodutivas de aves marinhas da região litorânea do Atlântico Sul, Fernando de Noronha é conhecido por ser ponto de desova de tartarugas marinhas.
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Patrimônio Mundial Cultural no Brasil
O Patrimônio Mundial Cultural se refere a monumentos, edifícios ou sítios arqueo lógicos que possuem grande valor para a humanidade, segundo os critérios da Unesco. Um patrimônio cultural deve expressar a memória, a identidade e a criatividade dos povos, bem como a riqueza das culturas.
A cidade histórica de Ouro Preto
A primeira cidade brasileira considerada Patrimônio Mundial pela Unesco foi Ouro Preto, estado de Minas Gerais, em 1980. Desde a década de 1930, o conjunto arquitetônico e urbanístico dessa cidade já era reconhecido como patrimônio histórico pelo Iphan.
Ouro Preto foi fundada no início do século 18, durante um período da história do Brasil conhecido como Ciclo do Ouro. A cidade, que naquela época se chamava Vila Rica, surgiu com a unificação de pequenos povoados formados em decorrência do garimpo de ouro na região.
Repleta de construções históricas, Ouro Preto se destaca pela manutenção das características urbanas da época colonial, como o traçado e o calçamento das ruas, as casas, os prédios públicos, as igrejas e as praças.
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ARTE E HISTÓRIA A arte de Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, provavelmente em 1730 ou 1738, e faleceu nessa mesma cidade em 1814. Pouca coisa se sabe sobre sua vida. Ele era filho de uma escravizada africana chamada Isabel e de Manuel Francisco Lisboa, um arquiteto e mestre de obras português.
Aleijadinho foi escultor, entalhador e arquiteto. Hoje em dia são reconhecidas cerca de 400 obras de arte atribuídas direta ou indiretamente a ele. Seu estilo artístico principal era o Barroco, sendo considerado um importante artista da arte colonial brasileira.
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Entre as obras-primas de Aleijadinho, destacam-se o projeto da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, e os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão, que se encontram no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais.
1. Observe as imagens de Aleijadinho na página anterior. O que essas obras têm em comum?
2. Você já viu algo parecido no lugar onde vive?
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ATIVIDADES
1. O texto a seguir é um trecho da Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural. Leia-o e responda às questões oralmente com os colegas.
Para fins da presente Convenção serão considerados como patrimônio natural:
Os monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas ou por grupos de tais formações com valor universal excepcional do ponto de vista estético ou científico; As formações geológicas e fisiográficas e as zonas estritamente delimitadas que constituem habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência ou da conservação; Os locais de interesse naturais ou zonas naturais estritamente delimitadas, com valor universal excepcional do ponto de vista da ciência, conservação ou beleza natural.
Unesco. Convenção para a proteção do patrimônio mundial, cultural e natural. Disponível em: https://oeds.link/Iv1rpC. Acesso em: 3 fev. 2021.
- Explique o que é Patrimônio Natural.
- De acordo com o texto, que tipo de locais são considerados patrimônios naturais?
- Por que é importante a preservação do Patrimônio Natural?
- No Brasil, há sete patrimônios naturais reconhecidos atualmente. Vamos conhecer algumas informações sobre eles? Leia as orientações a seguir para realizar uma apresentação em grupo sobre o tema.
Junte-se a alguns colegas e pesquisem a lista de patrimônios naturais no Brasil, identificando onde eles se localizam (estado, município ou região).
Leve a pesquisa para a sala de aula e, com a ajuda do professor, cada grupo deve escolher um desses patrimônios listados.
Agora, com o seu grupo, aprofunde a pesquisa de vocês e traga para compartilhar com os colegas imagens e dados sobre o patrimônio escolhido: esse patrimônio é formado por qual tipo de paisagem? Como funcionam as políticas de preservação desse local? Como a comunidade regional interage com esse patrimônio?
No dia de apresentar a pesquisa, verifique com o professor a possibilidade de expor imagens ou slides em um projetor.
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2. Veja a seguir a lista dos bens culturais brasileiros, que compõem o Patrimônio Mundial Cultural, e o ano de sua inclusão na lista da Unesco.
Ano de inscrição | Nome e localização do patrimônio |
---|---|
1980 | Cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais. |
1982 | Centro Histórico de Olinda, Pernambuco. |
1983 | Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul e Argentina. |
1985 | Centro Histórico de Salvador, Bahia. |
1985 | Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, Minas Gerais. |
1987 | Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. |
1991 | Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí. |
1997 | Centro Histórico de São Luís, Maranhão. |
1999 | Centro Histórico da Cidade de Diamantina, Minas Gerais. |
2001 | Centro Histórico da Cidade de Goiás, Goiás. |
2010 | Praça de São Francisco, em São Cristóvão, Sergipe. |
2012 | Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar, na cidade do Rio de Janeiro. |
2016 | Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais. |
2017 | Sítio arqueológico Cais do Valongo, na cidade do Rio de Janeiro. |
Fonte de pesquisa: Unesco. Patrimônio Mundial no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/tTgpph. Acesso em: 11 fev. 2021.
- Com base nos dados da tabela, organize no caderno os bens do Patrimônio Mundial Cultural no Brasil por regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
- Qual região do país tem mais patrimônios? E qual região tem menos? Converse com os colegas sobre o tema.
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Sítio arqueológico Cais do Valongo
Reconhecido como Patrimônio Mundial em 2017, o sítio arqueológico Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, é um testemunho da trágica história da escravização e do tráfico de pessoas da África, sobretudo para o Brasil.
Estima-se que no Cais do Valongo tenham desembarcado cerca de 1 milhão de africanos escravizados, que foram trazidos de forma forçada ao Brasil para trabalhar. Esse foi o maior porto de chegada de escravizados da América.
O Cais do Valongo foi construído em 1811 e reformado em 1843 para receber a imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. O local foi então rebatizado como "Cais da Imperatriz", motivo pelo qual existe um monumento registrando sua chegada. Em 1911, o cais foi aterrado, ficando o local distante do mar. Escavações e pesquisas arqueológicas feitas em 2011 revelaram o calçamento original do Cais do Valongo. Hoje, ele se tornou um monumento aberto à visitação.
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Um lugar de memória
O valor histórico, arqueológico e cultural do sítio arqueológico Cais do Valongo está no testemunho de um triste período de nossa história. Ele deve servir como reflexão sobre a liberdade humana, o respeito à diversidade e os desafios que ainda temos que enfrentar para nos tornarmos uma sociedade realmente justa para todos.
Apesar da dor que representa, o sítio arqueológico Cais do Valongo também é um monumento de afirmação da resistência dos afrodescendentes e de sua fundamental contribuição para nossa identidade cultural.
Leia o texto a seguir, que fez parte da proposta do Iphan para a inscrição do Cais do Valongo na Lista do Patrimônio Mundial.
[...] O sítio arqueológico do Cais do Valongo é um símbolo material, um lugar de memória da escravidão africana e das heranças culturais que dessa história surgiram. Reconhecê-lo como patrimônio da humanidade é também conferir esse direito à população afrodescendente do Brasil e, por extensão, de todas as Américas, dentro do entendimento das políticas de reparação por séculos de escravidão e segregação racial.
[...]
Iphan. Sítio arqueológico Cais do Valongo: proposta de inscrição na lista do Patrimônio Mundial. Disponível em: https://oeds.link/B3zGot. Acesso em: 3 ago. 2021.
1. De acordo com o texto, qual é a importância do reconhecimento do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial?
2. Você concorda com esse argumento? Converse com os colegas sobre o tema.
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ATIVIDADES
LER E COMPREENDER
1. Leia as manchetes a seguir e responda às questões no caderno.
Cais do Valongo, patrimônio mundial no Rio para não esquecer o horror da escravidão
Disponível em: https://oeds.link/oJwBFU. Acesso em: 9 jan. 2021.
Cais do Valongo, símbolo de um crime contra a humanidade
Disponível em: https://oeds.link/Xw3jl5. Acesso em: 9 jan. 2021.
Novo Patrimônio Mundial da Unesco, Cais do Valongo marca presença da herança africana no Brasil
Disponível em: https://oeds.link/kpC9Zf. Acesso em: 9 jan. 2021.
- O que essas manchetes têm em comum?
- Quando o Cais do Valongo foi declarado Patrimônio Mundial? Por que ele recebeu esse título?
- Imagine que você é um jornalista e precisa escrever uma reportagem sobre a nomeação do Cais do Valongo como Patrimônio Mundial. Como seria a manchete de sua reportagem?
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3 Brasil: país com muitas desigualdades
Leia as manchetes a seguir.
IBGE: safra de 2021 deve superar recorde de 2020
Disponível em: https://oeds.link/5MUkR5. Acesso em: 4 fev. 2021.
Pesquisa do IBGE mostra piora no acesso a alimentos e aumento da fome
Disponível em: https://oeds.link/fRdi29. Acesso em: 4 fev. 2021.
1. As manchetes anteriores apresentam informações semelhantes ou contraditórias sobre o Brasil? Explique.
Atualmente, o Brasil se destaca por estar entre as nações economicamente mais desenvolvidas do mundo.
No entanto, em nosso país convivem realidades muito distintas:
- a riqueza contrasta com a pobreza;
- a alta tecnologia convive com a utilização de técnicas rudimentares;
- a maior parte das terras pertence a poucos proprietários rurais, enquanto a maioria dos agricultores possui poucas terras ou nenhuma.
Vamos estudar melhor esse conjunto de aspectos e contrastes que o nosso país apresenta.
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As desigualdades sociais no Brasil
Observe as imagens a seguir e compare-as.
2. Qual contraste as fotos estão mostrando?
O Brasil é um país onde a pobreza e a riqueza convivem lado a lado.
Muitas famílias brasileiras passam por diversas dificuldades, pois não possuem renda para suprir as suas necessidades básicas de moradia, alimentação, vestuário, educação, saúde, etc.
Em contraste com essa situação, existe uma pequena parcela da população que possui renda muito elevada. Veja como a renda está distribuída de maneira muito desigual entre a população.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua: rendimento de todas as fontes 2019. Disponível em: https://oeds.link/aarbUC. Acesso em: 2 fev. 2021.
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As desigualdades sociais existentes no Brasil podem ser observadas nas paisagens de muitos lugares do país. A foto abaixo mostra a pobreza e a riqueza convivendo lado a lado.
3. Em sua opinião, se a renda fosse distribuída de maneira mais igualitária entre a população, haveria tanta pobreza em nosso país? Converse com os colegas.
Como vimos, as diferenças nas condições de vida e na renda da população são muito acentuadas em nosso país. São essas diferenças que colocam milhões de pessoas na pobreza, sobrevivendo em condições muito precárias, sem renda suficiente para satisfazer nem mesmo suas necessidades mais básicas, como alimentação, moradia, saúde, etc.
Embora existam pessoas vivendo nessas condições em praticamente todo o Brasil, a pobreza é maior em algumas regiões do que em outras. Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição da pobreza entre os estados do nosso país.
Fonte de pesquisa: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Disponível em: https://oeds.link/46Wrsf. Acesso em 4 fev. 2021.
4. Identifique no mapa:
- os estados onde a pobreza atinge maior proporção da população.
- os estados onde a pobreza atinge menor proporção da população.
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CIDADÃO DO MUNDO Desigualdades sociais entre homens e mulheres no Brasil
No Brasil, as mulheres também enfrentam inúmeros desafios em busca de igualdades sociais. Homens e mulheres têm o mesmo direito de desenvolver as mais diferentes atividades, como estudo, trabalho, esporte e política.
No entanto, no Brasil, ainda existem muitas diferenças na valorização e na participação de homens e mulheres em várias atividades econômicas e sociais. Veja algumas informações sobre isso obtidas entre 2018 e 2019.
- Emprego
Os homens ocupavam a maior parte das vagas de emprego no mercado de trabalho.
56% Homens - 44% Mulheres
- Salário
As mulheres ganhavam, em média, 23% a menos que os homens.
2.555,00 reais - 1.985,00 reais
- Estudo
As mulheres representavam 57% dos brasileiros que frequentavam o ensino superior.
43% Homens -57% Mulheres
- Política
As mulheres representavam apenas 15% dos deputados federais em exercício.
15% Mulheres - 85% Homens
- Mulheres na câmara dos deputados federais (em %)
9% em 2014
15% em 2018
Ainda sendo pequena, a participação das mulheres na política brasileira vem crescendo nos últimos anos.
Fontes de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua: rendimento de todas as fontes 2019. Disponível em: https://oeds.link/sBX9Sl. Acesso em: 2 abr. 2021.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Raseam: Relatório Anual Socioeconômico da Mulher 2017/2018. Brasília, 2020. Disponível em: https://oeds.link/dNjy1E. Acesso em: 7 abr. 2021.
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1. De acordo com as informações, apesar de representar maior quantidade de pessoas cursando ensino superior, as mulheres têm, em média, salário menor que dos homens. Em sua opinião, por que isso acontece?
2. De acordo com as informações, o que pode ser observado sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro?
3. Em casa, leia as informações das páginas 212 e 213 com seus pais ou responsáveis e conversem sobre esse assunto. Pergunte se eles conhecem casos de desigualdade salarial entre homens e mulheres. Eles também podem relatar transformações observadas no papel da mulher em cargos profissionais ou na política, no lugar em que vivem.
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ATIVIDADES
1. A imagem a seguir ilustra como a renda produzida no Brasil está distribuída entre a população. O pão representa a renda, enquanto os bonecos representam a população.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua: rendimento de todas as fontes 2019. Disponível em: https://oeds.link/Vcx83S. Acesso em: 2 fev. 2021.
- Escreva um texto no caderno explicando como a imagem retrata a desigualdade existente no Brasil.
- Redesenhe a imagem no caderno mostrando como seria se houvesse uma distribuição justa da renda em nosso país.
2. A Agenda 2030 é um plano de ação e diretrizes global, elaborado pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca orientar a ação dos governos, da sociedade e dos cidadãos para erradicar a pobreza, baseando-se em um desenvolvimento sustentável.
· Pesquise com mais três colegas, em jornais ou em sites, se no município ou estado onde vocês vivem existem programas que buscam erradicar a pobreza, como eles atuam e quais são os resultados obtidos.
Registrem as informações encontradas na forma de um relatório ilustrado com fotos ou desenhos. Depois, apresentem o relatório para os demais colegas e o professor.
215
Os contrastes tecnológicos no espaço rural brasileiro
As atividades da agricultura e da pecuária são praticadas de maneiras diferentes entre as propriedades rurais do Brasil.
Existem propriedades que desenvolvem uma agropecuária moderna, enquanto outras praticam uma agropecuária tradicional. Contudo, tanto a agropecuária moderna quanto a tradicional são muito importantes para o nosso país.
O quadro a seguir apresenta algumas diferenças entre a agropecuária moderna e a tradicional.
Agropecuária moderna
- Cultivo com uso de máquinas (tratores, semeadeiras, colheitadeiras, etc.).
- Aplicação de adubos e fertilizantes para melhorar a qualidade do solo.
- Uso de sementes melhoradas.
- Aplicação de vacinas e medicamentos nas criações de animais.
Essas medidas elevam a produção das lavouras e das criações.
Agropecuária tradicional
- Uso de instrumentos simples.
- Plantio e colheita realizados manualmente ou com auxílio de animais.
- Animais criados soltos e sem maiores cuidados.
Essas medidas resultam em pequenas produções, mas são fonte de renda de subsistência para muitas famílias de agricultores.
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A distribuição desigual das terras no Brasil
No Brasil, há uma distribuição desigual das terras no espaço rural. Aproximadamente metade das terras está destinada ao cultivo e à criação de animais e é formada por grandes propriedades (com mais de 1 000 hectares), chamadas de latifúndios. Por outro lado, cerca de 20% das terras destinadas às atividades agropecuárias estão divididas em pequenas propriedades (com menos de 100 hectares), chamadas de minifúndios.
No Brasil, muitos latifúndios não são utilizados por seus proprietários. Para o Governo Federal, essas terras são classificadas como improdutivas, pois estão abandonadas e não são aproveitadas na atividade agropecuária.
Ao mesmo tempo, de acordo com estimativas de movimentos sociais que atuam em defesa dos pequenos agricultores, existem, no país, cerca de 80 mil famílias de trabalhadores rurais sem-terra envolvidos em movimentos pela posse de terra, vivendo tanto na periferia das cidades quanto em acampamentos de trabalhadores rurais sem-terra.
A PRODUÇÃO DA AGROPECUÁRIA FAMILIAR
Embora as pequenas propriedades rurais familiares ocupem a menor parte das terras, elas são responsáveis pela maioria dos alimentos que chega à mesa da população, como mandioca, feijão, arroz, milho, carne, leite, frutas, verduras, entre outros produtos.
A agricultura familiar tem grande importância em nossa alimentação, porque a maior oferta de seus produtos nos mercados resulta em preços mais acessíveis aos consumidores. Além disso, a agricultura familiar emprega milhares de pessoas que vivem do trabalho no campo, sendo, por isso, fonte de renda e sustento de muitas famílias.
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ATIVIDADES
1. Observe as fotos a seguir e responda às questões no caderno.
A
B
- Descreva cada uma das imagens anteriores e, de acordo com as características descritas, conclua e indique qual tipo de agropecuária cada uma delas representa: tradicional ou moderna.
- Escreva duas características da agropecuária moderna e duas características da agropecuária tradicional em nosso país.
2. Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas, mostra Censo Agropecuário
Disponível em: https://oeds.link/VwRzzp. Acesso em: 8 fev. 2021.
- Qual é a informação apresentada na manchete?
- Você conhece os alimentos que são produzidos pela agricultura familiar no seu município? Pesquise se a prefeitura ou outro órgão organiza eventos para a comercialização desses tipos de alimento. Depois, verifique qual é a frequência desses eventos e quais alimentos são comercializados. Ao final, faça uma lista dos alimentos e apresente essa lista para os colegas e o professor.
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CIDADÃO DO MUNDO Desperdício de alimentos
Você sabia que aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no Brasil são desperdiçados? Isso quer dizer que uma grande parcela da nossa produção agrícola está indo para o lixo em vez de alimentar as pessoas. Veja como esse desperdício acontece no gráfico a seguir.
Desperdício de alimentos produzidos no Brasil (2015)
Fonte de pesquisa: ONU lança guia visual sobre o desperdício de alimentos. Instituto Akatu, 9 set. 2015. Disponível em: https://oeds.link/UCrQCM. Acesso em: 8 abr. 2021.
De acordo com o gráfico, uma parte desse desperdício é causada por todos nós, consumidores.
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Com algumas atitudes praticadas no dia a dia, as pessoas podem contribuir com a redução do desperdício de alimentos em nosso país.
Veja algumas dicas de como fazer isso.
Fique atento! Preste atenção à data de validade dos alimentos para consumi-los antes que estraguem.
Não exagere! Ao fazer suas refeições, coloque no prato apenas o que realmente for consumir.
Aproveite tudo! Talos, cascas e sementes de diversos alimentos são muito nutritivos.
Seja solidário! Doe alimentos em boas condições para quem precisa.
1. De que maneira você e sua família evitam o desperdício de alimentos?
2. Em sua opinião, qual a importância de se evitar o desperdício de alimentos?
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Os contrastes no espaço urbano brasileiro
Quando observamos diferentes paisagens das cidades, também podemos notar que existem grandes contrastes no espaço urbano. Veja os exemplos retratados nas paisagens a seguir.
A paisagem mostrada na foto acima é de uma área da cidade de Campinas, em São Paulo, em 2020. Ela revela um bairro onde não existem alguns serviços essenciais adequados, como asfaltamento, sistema de bueiros, limpeza pública e rede de esgoto. Em bairros como esse, os moradores geralmente têm dificuldades para manter uma boa qualidade de vida.
A paisagem acima mostra um bairro da cidade de São Paulo, em 2021. Ela mostra um bairro dotado de serviços públicos de qualidade, como se pode observar na limpeza urbana, na iluminação pública, no asfaltamento, no calçamento e na arborização das ruas e avenidas. Em bairros como esse, os moradores desfrutam de melhores condições de vida.
1. Pense sobre como é a condição de vida das pessoas que moram em lugares com serviços essenciais precários. Converse com os colegas sobre os problemas que elas enfrentam no dia a dia.
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A indústria e o espaço brasileiro
Atualmente, a atividade industrial no Brasil apresenta-se bastante desenvolvida e diversificada. Em nosso país, estão presentes os três principais tipos de indústrias. Veja a seguir.
Indústria de base
Essa indústria transforma diferentes matérias-primas em materiais processados, que serão utilizados por outras indústrias. Por exemplo, algumas siderúrgicas transformam o minério de ferro em outros produtos, como chapas e barras de ferro. Esses produtos, por sua vez, serão utilizados como matéria-prima nas indústrias de peças para automóveis, eletrodomésticos, etc.
Indústria de bens intermediários
Essa indústria fabrica máquinas e equipamentos para outras indústrias ou para empresas em geral, como as indústrias de autopeças, que fabricam componentes para as fábricas de automóveis, ônibus e caminhões.
Indústria de bens de consumo
Essa indústria fabrica produtos para serem vendidos diretamente ao consumidor. Por exemplo, indústrias de alimentos, de bebidas, de roupas, de calçados e de eletrodomésticos.
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A distribuição da indústria no Brasil
A maior parte das indústrias que atuam no território brasileiro está localizada na Região Sudeste. Veja no mapa a seguir.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 134.
Essa concentração ocorre devido a alguns fatores históricos e econômicos, como a proximidade com grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, grandes centros consumidores e fornecedores de mão de obra; a proximidade com áreas produtoras de matérias-primas; e também a proximidade com portos como o de Santos, no estado de São Paulo, por onde a produção é exportada para outros países.
As regiões Sul e Nordeste também possuem áreas de concentração industrial. Centro-Oeste e Norte são as regiões brasileiras com menor quantidade de indústrias.
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Os contrastes tecnológicos da indústria no Brasil
Em nosso país, existem indústrias modernas que empregam tecnologia altamente desenvolvida, como a indústria de aviões, telefones celulares, computadores, automóveis e medicamentos. Há também indústrias que empregam técnicas tradicionais, como as pequenas fábricas de doces, de confecções, etc.
Observe as fotos a seguir.
Grande parte dos estabelecimentos industriais brasileiros é composta de pequenas e médias indústrias. São elas que empregam a maioria dos trabalhadores nas atividades industriais.
As grandes indústrias, muitas delas empresas multinacionais, vêm sendo cada vez mais automatizadas, substituindo parte dos trabalhadores por máquinas. Esse fato tem obrigado muitos trabalhadores a procurarem emprego em outras atividades.
2. Faça uma pesquisa e verifique se no município onde mora existem indústrias modernas ou indústrias tradicionais. Informe-se sobre quais são os produtos que elas fabricam. Cite alguns exemplos, se houver.
- automatizadas:
- sistemas de mecanização com auxílio de máquinas robotizadas e computadores utilizados para substituir o trabalho humano, visando agilizar e melhorar a produção
- multinacionais:
- empresas que produzem e vendem ou somente vendem seus produtos em países diferentes; em geral, as multinacionais se caracterizam por serem altamente lucrativas
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ATIVIDADES
1. Observe a foto abaixo e responda às questões no caderno.
- A paisagem desse bairro retrata a falta de quais serviços essenciais?
- Quais dificuldades os moradores do bairro retratado podem enfrentar devido à falta desses serviços essenciais?
2. Relacione no caderno cada tipo de indústria à sua descrição e ao seu exemplo.
- Base
- Bens intermediários
- Bens de consumo
- Fabrica produtos para serem vendidos diretamente ao consumidor.
- Transforma matérias-primas, como minérios, em matérias-primas processadas, que serão utilizadas por outras indústrias.
- Fabrica máquinas e equipamentos para outras indústrias ou para empresas em geral.
- Indústrias de autopeças, indústria de papel e celulose.
- Indústrias alimentícias, indústrias de roupas e de calçados.
- Indústrias siderúrgicas, indústrias petroquímicas.
· Se necessário, faça uma pesquisa na internet para confirmar suas respostas.
3. Observe novamente o mapa da página 222 e responda às questões a seguir no caderno.
- Em qual região do país predominam as áreas de maior concentração industrial?
- Cite três fatores históricos e econômicos que contribuíram para o crescimento da indústria na Região Sudeste.
- Descreva como a atividade da indústria está distribuída no estado onde você vive.
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4. Como o leite que consumimos chega à nossa casa? Veja as fotos a seguir, que mostram a sequência da cadeia produtiva do leite, e responda às questões no caderno.
- Escreva como ocorrem as etapas da produção do leite, desde a matéria-prima até o consumidor final, indicando quais indústrias foram necessárias nessa cadeia produtiva.
- Escolha uma embalagem de algum produto alimentício consumido em sua casa e identifique no rótulo a principal matéria-prima e o local de produção. Liste as principais etapas de produção desse alimento e compartilhe as informações listadas com os colegas.
5. Organize um grupo com mais dois colegas e pesquisem em jornais e na internet alguns dos tipos de indústria localizados em seu município ou em outro município da região ou do estado onde moram. Produza uma tabela no caderno com as seguintes informações:
- tipo de indústria (base, de bens intermediários ou de consumo);
- localização (se está na área rural ou na cidade);
- que produto é fabricado.
Ao final, converse com os colegas e o professor sobre a importância da presença dessas atividades econômicas para o município.
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Comércio e serviços
A produção econômica da agricultura, da pecuária, do extrativismo e da indústria em nosso país está voltada tanto para o abastecimento do mercado consumidor interno quanto para o mercado externo, ou seja, para a exportação.
Com mais de duzentos milhões de habitantes, a nossa população constitui um imenso mercado consumidor. O potencial desse mercado consumidor abrange tanto o consumo das famílias, que necessitam dos mais variados bens de consumo (alimentos, bebidas, roupas, calçados e muitos outros), quanto o consumo das empresas, que necessitam de matérias-primas, ferramentas, máquinas e equipamentos em geral para se manterem funcionando.
Esse numeroso mercado consumidor, por sua vez, contribui para o desenvolvimento do comércio e dos serviços, atividades que se desenvolvem principalmente nos centros urbanos. Nas cidades, sejam elas pequenas ou grandes, o comércio e os serviços são atividades que se destacam na geração de emprego e renda para muitos trabalhadores.
Uma característica que se destacou no avanço das atividades de comércio no Brasil foi a expansão dos shoppings centers, principalmente nos grandes centros urbanos. Os shoppings são estabelecimentos que reúnem um grande e diversificado número de lojas para a venda dos mais diversos produtos, além de estabelecimentos voltados para a prestação de serviços.
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O comércio em nosso país também tem como característica marcante a desigualdade entre os grandes e os pequenos empresários do setor. Essa desigualdade fica ainda mais evidente quando comparamos grandes lojas ou redes de departamentos aos vendedores ambulantes que por falta de condições acabam por trabalhar na informalidade. Essas diferenças reforçam desigualdades sociais já presentes entre os trabalhadores brasileiros.
O comércio é muito importante para o desenvolvimento da economia. Seu crescimento está ligado diretamente ao poder de compra da população. Quando a renda e os salários dos trabalhadores não aumentam, as pessoas diminuem os gastos com as compras. Isso afeta diretamente o movimento e as vendas no comércio.
Com a diminuição das vendas, essas atividades deixam de contratar e, até mesmo, passam a demitir parte dos funcionários, o que também afeta o crescimento da economia em geral.
O comércio e os serviços são as atividades que mais geram empregos em nosso país. Veja as informações de 2019.
De cada 100 trabalhadores empregados:
70 trabalham no comércio e em serviços;
25 trabalham na indústria e na construção;
5 trabalham nas atividades agropecuárias e extrativistas.
Fonte de pesquisa: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Disponível em: https://oeds.link/yPYtRC. Acesso em: 19 fev. 2021.
· No lugar onde você vive, o comércio e os serviços empregam muitas pessoas? Em quais atividades, principalmente, essas pessoas trabalham?
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O COMÉRCIO ELETRÔNICO
Embora ainda predomine o modo tradicional de comprar um produto, no qual entramos em um estabelecimento comercial e pedimos o que queremos aos atendentes, o comércio mudou muito nos últimos anos. Há estabelecimentos, por exemplo, em que o cliente pega as mercadorias que deseja nas prateleiras e efetua o pagamento em caixas automáticos.
O comércio virtual, chamado de e-commerce, também alterou muito o modo como compramos ou vendemos produtos. Por meio de um computador ou outro dispositivo conectado à internet, como um telefone celular, os consumidores podem comprar os mais diversos produtos e serviços, como roupas, calçados, utensílios, aparelhos eletrônicos, ingressos para eventos, viagens, reservas em hotéis, etc.
O fato de não sair de casa, não enfrentar filas ou trânsito estão entre as razões que têm incentivado muitas pessoas a aderirem ao comércio virtual.
Veja, no esquema a seguir, como geralmente ocorre uma compra virtual.
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· Seus familiares costumam utilizar o comércio virtual? Se sim, conversem e, juntos, descrevam no caderno uma vantagem e uma desvantagem verificada. Caso não utilizem o comércio virtual, converse sobre as razões que levam tantas pessoas a essa prática e quais cuidados devem ser tomados ao efetuar compras na internet.
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ATIVIDADES
1. Escreva no caderno dois exemplos que mostram a importância do comércio e dos serviços para a economia.
2. Leia com atenção o texto a seguir. Depois, responda às questões no caderno.
LER E COMPREENDER
O comércio eletrônico e o Código de Defesa do Consumidor
As vendas on-line também devem seguir regras e respeitar legislações, entre elas a que garante direitos aos milhares de consumidores que diariamente compram mercadorias pela internet.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei 8.078 de 11 de setembro de 1990, por meio de seu artigo 49, trata sobre o direito do consumidor de desistir do contrato, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou o ato de recebimento do produto ou serviço.
A medida é válida sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. Além disso, em seu parágrafo único, cita que se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.
[...]
O comércio eletrônico e o Código de Defesa do Consumidor. Sebrae, 9 dez. 2013. Disponível em: https://oeds.link/GPfOgo. Acesso em: 19 fev. 2021.
- O texto anterior trata de um dos direitos que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante aos cidadãos quando eles adquirem determinado produto ou serviço por meio de comércio virtual. Qual é esse direito?
- Pesquise e descreva no caderno em quais condições um produto adquirido pode ser devolvido em caso de compra presencial.
- Você já conhecia o CDC? Sabe quais outros direitos ele garante? Obtenha mais informações sobre isso lendo trechos dessa lei e converse com os colegas sobre o que descobriu. Conheça as informações trazidas por eles também.
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4 Energia e meio ambiente no Brasil: vamos conservar
Ao longo de sua história, o ser humano sempre fez uso da energia para realizar suas tarefas. Atualmente, fazemos uso da energia para realizar a maior parte das atividades do nosso cotidiano. Nosso modo de vida depende cada vez mais do uso de energia.
Você já observou como a energia está presente no seu dia a dia? Tomar banhos quentes, ligar eletrodomésticos ou aparelhos eletrônicos e acender lâmpadas são algumas das situações que fazemos de maneira habitual em nosso cotidiano. Essas e muitas outras tarefas somente podem ser realizadas porque dispomos de energia elétrica. Observe a foto abaixo.
Quais atitudes você e seus familiares podem tomar para economizar energia em seu dia a dia?
Além do uso para as tarefas do nosso cotidiano, as fontes de energia também são essenciais para o desenvolvimento das atividades econômicas. O funcionamento das fábricas, do comércio e dos serviços, das atividades agropecuárias e mineradoras, dos transportes (caminhões, ônibus, automóveis, aviões, navios, etc.), entre outras, depende diretamente do fornecimento de energia. Observe as fotos a seguir.
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De onde vem a energia?
Agora, pense: de onde você acha que vem a energia necessária para o nosso consumo e para o desenvolvimento das atividades econômicas?
A energia que abastece nossas residências, assim como a que é utilizada no desenvolvimento das atividades econômicas, pode ser obtida a partir de diferentes fontes. Veja os exemplos.
O petróleo, por exemplo, é utilizado como combustível que movimenta os mais diversos meios de transportes: caminhões, automóveis, ônibus, trens, aviões e navios. Esses veículos são abastecidos com óleo diesel ou gasolina, combustíveis derivados do petróleo. Veja o esquema a seguir.
Outro combustível muito utilizado no Brasil é o álcool, obtido da cana-de-açúcar. Das usinas produtoras, o álcool é transportado até os postos de combustíveis, onde destina-se, principalmente, ao abastecimento da frota de veículos. Veja o esquema a seguir.
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A geração de energia
Se o petróleo e o álcool são as principais fontes de energia utilizadas nos meios de transportes, a maior parte da energia elétrica que abastece as residências, os estabelecimentos comerciais e as fábricas em nosso país é gerada a partir de usinas hidrelétricas construídas no curso dos rios. Juntas, essas usinas geravam, em 2019, cerca de 64% de toda energia elétrica consumida no Brasil.
As usinas hidrelétricas utilizam a força das águas para gerar energia. As águas dos rios, represadas, passam por turbinas que, ao girar, acionam o gerador que produz energia elétrica.
Com extensos e numerosos rios em seu território, o Brasil é o país com maior potencial hidrelétrico do mundo.
Além das usinas hidrelétricas, parte da energia elétrica consumida no Brasil vem de outras fontes. Veja os exemplos a seguir.
As usinas termelétricas podem gerar energia elétrica a partir da queima de petróleo, carvão mineral ou gás natural, entre outros combustíveis.
Devido ao alto custo de funcionamento, as usinas termelétricas no Brasil geralmente são acionadas somente quando a energia das hidrelétricas é insuficiente para atender ao consumo da população.
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As usinas nucleares geram energia elétrica a partir do calor obtido por combustíveis radioativos, como o urânio e o plutônio.
O Brasil tem apenas duas usinas nucleares em operação: Angra 1 e Angra 2, instaladas no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. No mesmo local, uma terceira usina está em fase de construção.
Os parques eólicos geram energia elétrica a partir da força do vento. Ao girar, as imensas hélices movimentam um gerador que produz energia elétrica.
Nos últimos anos, o Brasil vem aumentando sua produção de energia elétrica com a instalação de novos parques eólicos.
A luz e o calor do Sol podem ser aproveitados para a geração de energia elétrica. Isso é possível por meio de painéis solares que captam a radiação solar e a transformam em energia elétrica.
No Brasil, a geração de energia solar vem aumentando de forma acelerada nos últimos anos.
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O caminho da energia
Das usinas geradoras, a energia elétrica é transportada pelas redes de transmissão até chegar aos centros consumidores. Veja o esquema a seguir.
As redes de transmissão que fazem parte do sistema energético brasileiro estão quase todas interligadas. Assim, a energia gerada em uma região pode suprir o abastecimento de outras regiões em que, por algum motivo, a geração de energia for interrompida.
ENERGIA RENOVÁVEL E NÃO RENOVÁVEL
As fontes de energia podem ser classificadas em renováveis e não renováveis.
- Fontes de energia renováveis: podem ser geradas a partir de recursos naturais que são recompostos pela natureza. Exemplos: a energia hidrelétrica, a eólica e a solar.
- Fontes de energia não renováveis: utilizam recursos que levam milhões de anos para se formarem na natureza. Exemplos: o petróleo, o carvão mineral e o gás natural.
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ATIVIDADES
1. Observe o gráfico a seguir que representa a participação das fontes energéticas utilizadas no Brasil. Depois, responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Anuário estatístico de energia elétrica 2020: ano base 2019. Disponível em: https://oeds.link/YgQ5zv. Acesso em: 19 fev. 2021.
- Quais são as três fontes de energia elétrica mais utilizadas em nosso país?
- De onde vem a maior parte da energia elétrica gerada no Brasil? Explique como essa energia é gerada.
- Entre as apresentadas no gráfico, quais são as duas fontes de energia elétrica menos utilizadas no Brasil?
- A maior parte da energia elétrica consumida no Brasil vem de fontes renováveis ou não renováveis?
- Quais os combustíveis que podem ser usados para gerar energia elétrica nas usinas termelétricas? E nas usinas nucleares?
- Pesquise na internet três usinas hidrelétricas do Brasil que são importantes para o abastecimento de energia elétrica do país.
2. Pensando na conservação ambiental, quais fontes de energia são mais importantes: as renováveis ou as não renováveis? Por quê? Anote sua resposta no caderno.
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3. Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a classificando as fontes de energia em renováveis ou não renováveis. Veja o exemplo.
Água · Vento · Petróleo · Carvão mineral · Gás natural · Calor do Sol
Fontes renováveis | Fontes não renováveis |
Calor do Sol | Gás natural |
4. Você conhece a origem da eletricidade que você e sua família utilizam em casa? Faça uma pesquisa para saber onde é produzida essa energia, se ela provém de usina hidrelétrica, termelétrica, nuclear ou de parques eólicos. Informe-se sobre onde está localizada a fonte produtora dessa energia. Anote as informações pesquisadas no caderno.
5. Para economizar energia elétrica, podemos adotar algumas atitudes importantes em nosso dia a dia. Copie no caderno apenas as opções que contribuem para reduzir o consumo de energia.
A: Aproveitar a luz solar durante o dia.
B: Tomar banhos rápidos.
C: Deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo.
D: Acender as lâmpadas somente quando necessário.
E: Dormir com a televisão ligada.
6. Algumas atitudes indicadas na questão anterior devem ser evitadas em nosso dia a dia. Reescreva essas atitudes no caderno, transformando-as em atitudes que ajudam a diminuir o consumo de energia elétrica.
7. Junto com mais um colega de turma, produzam um cartaz sobre as atitudes que podemos tomar para economizar energia. Para isso, sigam as instruções a seguir.
- Pesquisem frases e imagens de atitudes que devem ser adotadas para economia de energia. Vocês podem utilizar, também, as frases das atividades 5 e 6.
- Desenhem ou façam cópias das imagens pesquisadas e colem-nas em uma cartolina.
- Escrevam as frases sobre a economia de energia ao lado da imagem correspondente.
- Apresentem o cartaz ao professor e aos demais colegas de turma.
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Meio ambiente no Brasil
As intensas transformações ocasionadas pela ação do ser humano em nosso país têm provocado graves problemas ambientais.
Esses problemas podem ser observados tanto nas cidades quanto nas áreas rurais e são decorrentes, principalmente, do avanço da urbanização e da ampliação das atividades econômicas, que exploram cada vez mais os recursos da natureza.
Vamos analisar as características dos principais problemas ambientais que ocorrem em nosso país.
Desmatamento e queimadas: extensas áreas de vegetação nativa têm sido desmatadas e substituídas, sobretudo, por pastagens para a criação de gado e por grandes lavouras monocultoras, principalmente de soja e milho. Esse desmatamento tem ocorrido principalmente nas áreas da fronteira agrícola e econômica do país e tem devastado, em especial, as formações de Cerrado e de floresta Amazônica. As queimadas também vêm assolando as formações vegetais, exterminando milhares de espécies vegetais e animais, além de causar poluição do ar.
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Poluição do ar: a intensa poluição atmosférica, causada pela emissão de gases tóxicos lançados pelos escapamentos dos veículos e pelas chaminés das fábricas, é um grave problema ambiental, principalmente nos grandes centros urbanos. Localmente, esses gases tóxicos podem causar doenças respiratórias e, em escala global, a poluição atmosférica tem intensificado interferências nos climas da Terra.
Poluição dos rios: a poluição dos cursos de água caracteriza-se, nas áreas urbanas, pelo lançamento de esgotos domésticos, ou seja, provenientes das residências, assim como pelos resíduos descartados pelas indústrias sem o devido tratamento. No campo, os agrotóxicos e outros produtos químicos lançados nas lavouras são levados pelas águas das chuvas tanto para os lençóis de água subterrâneos quanto para os rios mais próximos, contaminando suas águas, fauna e flora.
Poluição dos solos: o uso de agrotóxicos, fertilizantes, pesticidas e outros produtos químicos, utilizados intensamente para aumentar a produtividade das lavouras, provoca a contaminação dos solos. Com a ocorrência de chuvas, esses agrotóxicos acabam por contaminar rios e outras fontes de água, como vimos anteriormente. O descarte de resíduos sólidos (lixo) em lixões a céu aberto também tem ocasionado a contaminação dos solos tanto no campo quanto nas cidades.
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Poluição dos mares e oceanos: as águas oceânicas têm sido intensamente poluídas nas regiões litorâneas, principalmente onde se localizam grandes centros urbanos. O lixo descartado nas praias e o despejo de esgoto diretamente no mar são as principais causas dessa poluição.
As águas oceânicas também são afetadas por derramamentos de petróleo. Essa poluição tem sido causada por vazamentos acidentais em grandes navios petroleiros, nos portos e em plataformas de extração localizadas em alto-mar. Também ocorre a poluição por descarga intencional de petróleo durante a lavagem dos tanques e equipamentos dos navios. Essa poluição prejudica inúmeras espécies da fauna e flora marinhas, principalmente em áreas portuárias ou nas rotas dos navios.
Para termos uma boa qualidade de vida, devemos ter atitudes de respeito ao meio ambiente!
1. Você observa alguns dos problemas ambientais mostrados nesta e nas páginas anteriores no município onde vive ou em municípios vizinhos? Converse com os colegas sobre as consequências dos problemas ambientais que vocês observam localmente. Juntos, façam propostas de melhorias ou soluções para os problemas detectados. Apresente o resultado para toda a sala.
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Todos pelo meio ambiente
Em sua opinião, os problemas ambientais tratados nas páginas anteriores estão relacionados ao seu dia a dia?
Você já parou para pensar que a sujeira da rua onde você mora é carregada pela água das chuvas para um bueiro? E que essas águas seguem até um rio mais próximo, depois para outros rios, até desaguarem no mar? Desse modo, o lixo jogado na nossa rua pode poluir rios e mares.
Outro exemplo de como nossas atividades diárias estão relacionadas ao meio ambiente é o uso dos meios de transporte. Os veículos que utilizamos para nos deslocarmos de um lugar para outro ou que transportam as mercadorias que consumimos, em sua maior parte, emitem gases poluentes para a atmosfera.
Isso significa que estamos envolvidos de maneira direta ou indireta com diferentes problemas ambientais. Desse modo, como cidadãos comprometidos, podemos agir em defesa do meio ambiente por meio de atitudes individuais ou coletivas.
· Plante mudas de árvores nas ruas ou nas praças para contribuir para um ar mais fresco e puro e ajudar a compensar as áreas desmatadas. Na foto abaixo, pessoas plantando muda de árvore em praça pública de uma cidade.
· Adote hábitos de consumo consciente, evitando compras desnecessárias e observando os rótulos dos produtos para saber se foram produzidos respeitando a conservação da natureza. Na foto abaixo, lápis fabricado com madeira de florestas plantadas.
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· Prefira, sempre que possível, o uso de transporte coletivo, pois menos automóveis nas ruas significa menos poluentes na atmosfera. Na foto a seguir, pessoas utilizando ônibus como meio de transporte.
· Com os colegas da escola ou pessoas da comunidade, participem ou promovam campanhas de coleta seletiva e reciclagem. Na foto a seguir, pessoa jogando lixo em lixeira de coleta seletiva.
· Escreva cartas aos órgãos competentes no município em que você vive reivindicando melhorias em indústrias locais para que tomem providências para não poluir o meio ambiente. Na foto a seguir, pessoa escrevendo uma carta.
2. Com os colegas e o professor, conversem sobre quais medidas e atitudes indicadas nesta página e na página anterior vocês podem tomar para contribuir com a preservação da natureza.
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PARA SABER FAZER Campanha pelo meio ambiente
Entre as ações coletivas que podemos ter em prol do meio ambiente estão as campanhas. Por meio delas, podemos divulgar atitudes cotidianas de como as pessoas podem, de maneira simples e com poucas mudanças em sua rotina, contribuir para um meio ambiente melhor.
A seguir, veja como é possível fazer uma campanha pelo meio ambiente.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- cartolinas ou papéis de embrulho em pedaços grandes
- canetas coloridas
- imagens que auxiliem na confecção do cartaz
PASSO A PASSO
1 Definir o tema, ou seja, o que será divulgado e quais podem ser os benefícios dos resultados da campanha.
2 Escolher o meio de comunicação a ser usado. Uma opção eficaz e de fácil confecção são cartazes. Coloridos e chamativos, eles podem atrair a atenção das pessoas para a sua leitura.
3 Confeccionar os materiais da campanha. O cartaz pode tratar de algum problema ambiental que ocorra em qualquer lugar, de preferência no lugar onde vocês vivem. Utilize letras grandes, bem legíveis e imagens que auxiliem nas explicações.
4 Escrever mensagens incentivando atitudes que podem auxiliar na melhoria ou solução do problema ambiental em questão.
5 Espalhar os cartazes em locais visíveis, onde a leitura seja facilitada.
AGORA É COM VOCÊ!
Siga as orientações dadas anteriormente e realize uma campanha pela melhoria do meio ambiente no município onde você vive.
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ATIVIDADES
1. Para cada foto a seguir, crie um cartão no caderno com o nome do problema ambiental que pode ser observado na paisagem e a provável causa desse problema. Veja o exemplo.
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Problema ambiental: Desmatamento de área de vegetação nativa.
Provável causa: Abertura de pastagens ou lavoura.
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2. Observe na foto abaixo a paisagem com um problema ambiental.
· Descreva no caderno atitudes individuais ou coletivas que devem ser tomadas para que esse tipo de problema não ocorra ou seja minimizado.
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3. Observe o mapa a seguir, que mostra a distribuição dos principais problemas ambientais no território brasileiro. Depois, responda às questões no caderno.
Fontes de pesquisa: Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6o ao 9o ano. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. p. 44.
Atlas geográfico do estudante, de Gisele Girardi e Jussara Vaz Rosa. São Paulo: FTD, 2011. p. 38.
- Quais são os problemas ambientais representados no mapa?
- Quais são os dois problemas ambientais que ocorrem na maior parte do território brasileiro? Descreva os principais causadores desses problemas.
- Quais estados brasileiros apresentam o problema da poluição do ar e da água pelas atividades industriais? Descreva os principais causadores desse problema.
- O estado onde você vive apresenta problemas ambientais? Qual(is)?
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Vamos montar um painel em sala de aula sobre os patrimônios? Para isso, leia as orientações a seguir.
- Com a ajuda do professor, dividam um pedaço de papel kraft em três partes iguais e escrevam os títulos: Patrimônios Naturais, Patrimônios Mistos e Patrimônios Culturais.
- Abaixo do título, escrevam pequenos textos com as definições de cada tipo de patrimônio.
- Em seguida, retomem os conteúdos estudados na unidade e façam desenhos em cada parte do painel representando exemplos de patrimônios. Cada imagem deverá ter uma legenda, informando o nome do patrimônio e onde ele se localiza.
- Se julgarem interessante, vocês podem imprimir ou recortar imagens de revistas para colar no painel.
- Por fim, convidem outras turmas da escola para visitar o painel de vocês.
2. No caderno, escreva um parágrafo sobre cada um dos seguintes patrimônios brasileiros.
- Arquipélago de Fernando de Noronha.
- Cidade histórica de Ouro Preto.
- Sítio arqueológico Cais do Valongo.
3. Observe o patrimônio retratado na foto e converse com os colegas sobre as questões.
- Qual é o problema com essa construção?
- No seu município ou região há problemas como esse?
- Como podemos evitar situações como a retratada na imagem?
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4. Observe a representação gráfica abaixo, que mostra a distribuição da renda entre a população brasileira.
De acordo com as informações apresentadas, responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua: rendimento de todas as fontes 2019. Disponível em: https://oeds.link/PMN9C4. Acesso em: 2 fev. 2021.
- A maior parcela da população brasileira recebe uma renda de quantos salários mínimos por mês? Que parcela da população recebe essa renda?
- Que parcela da população recebe maior renda? Essa parcela da população recebe uma renda de quantos salários mínimos por mês?
- Escreva um texto explicando de que maneira essa representação retrata a enorme desigualdade social em nosso país.
5. Relacione, no caderno, o tipo de agropecuária a suas características, conforme indicado a seguir.
- T - Agropecuária tradicional
- M - Agropecuária moderna
I Aplicação de vacinas e medicamentos nas criações de animais.
II Plantio e colheita realizados manualmente ou com o auxílio de animais.
III Uso de sementes melhoradas.
IV Uso de instrumentos simples, como arados manuais puxados por animais.
V Aplicação de adubos e fertilizantes para melhorar a qualidade do solo.
VI Animais criados soltos e sem muitos cuidados.
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6. Explique, no caderno, a diferença entre latifúndios e minifúndios. No Brasil, a maior parte das terras está ocupada por latifúndios ou minifúndios?
7. Observe a imagem abaixo e responda às questões no caderno.
- Descreva a desigualdade social retratada na foto.
- Você observa paisagens com esse tipo de desigualdade no lugar onde vive? E outros tipos de desigualdades?
8. Observe as imagens a seguir.
A
B
Relacione no caderno as frases a seguir a cada uma das fotos apresentadas anteriormente com A ou B.
I Indústria de bens de consumo.
II Reduzida utilização de mão de obra.
III Alto nível tecnológico.
IV Indústria de bens intermediários.
V Baixo nível tecnológico.
VI Maior utilização de mão de obra.
9. Cite, no caderno, dois exemplos que mostram a importância do comércio e dos serviços para a economia.
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10. Escreva, no caderno, dois exemplos que mostram o uso e a importância das fontes de energia:
- nas atividades que fazemos em nosso dia a dia.
- no desenvolvimento das atividades econômicas.
11. Observe as diferentes fontes de energia mostradas a seguir. Depois, reescreva essas fontes de energia, no caderno, classificando-as em renováveis ou não renováveis.
- Eólica
- Petróleo
- Solar
- Gás natural
- Carvão mineral
- Hidráulica
12. Reescreva as frases a seguir, no caderno, relacionando os problemas ambientais com suas respectivas causas.
- As áreas de vegetação nativa têm sido desmatadas principalmente...
- A poluição das águas nas áreas urbanas tem sido provocada...
- A intensa poluição do ar tem sido causada...
- A poluição dos solos nas áreas rurais tem sido provocada...
- As águas oceânicas têm sido poluídas principalmente...
... pelo lixo descartado nas praias, despejo de esgoto e derramamento de petróleo.
... pela emissão de gases tóxicos lançados pelos veículos e pelas fábricas.
... para a formação de lavouras e pastagens para a criação de gado.
... pelo lançamento de esgotos domésticos e resíduos de indústrias sem o devido tratamento.
... pelo uso de agrotóxicos, fertilizantes e outros produtos químicos utilizados nas lavouras.
13. Escreva, no caderno, duas atitudes importantes que devemos tomar para contribuir com a preservação do meio ambiente.