249
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Explique como se dá a relação entre os deuses cultuados na Antiguidade e a natureza. Observe a imagem e utilize-a como exemplo para compor sua resposta no caderno.
2. Converse com os colegas sobre as funções do Estado no Brasil atualmente e, com ajuda do professor, façam uma lista conjunta dessas funções na lousa. Depois, copie essa lista no caderno.
3. Sobre a cidadania como conquista histórica, responda às questões no caderno.
- Como a democracia foi implantada na Grécia antiga e o que caracteriza essa forma de governo?
- Explique o que é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
4. Copie no caderno a alternativa que apresenta a definição correta de tempo cronológico.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando a observação dos fenômenos da natureza.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando unidades de medida criadas pelos seres humanos, como metros e quilômetros.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando unidades de medida criadas pelos seres humanos, como calendários e relógios.
- Maneira de perceber a passagem do tempo que busca verificar as mudanças e permanências nas sociedades, analisando suas transformações.
250
5. Vimos que há vários tipos de calendário, como o gregoriano, os indígenas, o chinês e o islâmico. O gregoriano é um calendário solar; o islâmico é lunar; o calendário chinês é baseado nos ciclos da Lua e no movimento da Terra em relação ao Sol; e há calendários indígenas, como o dos Tuyuka, que são baseados no movimento das estrelas. Qual semelhança você pode perceber entre esses calendários? Converse com os colegas.
6. Observe as imagens e explique oralmente aos colegas a diferença entre a tradição oral e a tradição escrita.
7. Sobre a questão dos patrimônios, responda às questões no caderno.
- Explique a diferença entre Patrimônio Mundial Natural e Patrimônio Mundial Cultural.
- Quais são os critérios para um local ser considerado Patrimônio Mundial pela Unesco? Explique.
- Explique por que a Unesco criou a Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
8. Diferentes povos e etnias fizeram parte da formação da população brasileira. Escreva em seu caderno o nome dos três principais povos que contribuíram para a diversidade étnica do Brasil.
9. Sobre a migração no Brasil, responda no caderno às seguintes questões.
- Que nome recebeu, no Brasil, o movimento populacional em que houve uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade?
- Cite três fatores que contribuíram para essa atividade migratória.
251
10. Nas cidades, com suas construções planejadas ou espontâneas, há determinadas atividades econômicas que se destacam das demais. Relacione no caderno os tipos de cidade indicados a seguir às características apresentadas na sequência.
Industrial · Político-administrativa · Turística · Portuária
I O turismo é a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento dessa cidade.
II A cidade se desenvolve economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais.
III Cidade com grande quantidade de fábricas, que são grandes geradoras de renda, impostos e empregos.
IV Cidades que concentram órgãos, instituições e poderes representantes de um governo.
11. Analise as imagens a seguir.
Essas imagens representam a cidade de Curitiba em épocas diferentes. Como muitas outras cidades do Brasil, Curitiba passou (e continua passando) por transformações em suas paisagens urbanas. Descreva no caderno:
- as principais transformações observadas no espaço urbano de Curitiba, mostradas nas imagens;
- dois tipos de problemas ocasionados pelo crescimento urbano desordenado.
252
12 . Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Região Nordeste possui quase metade de toda a pobreza no Brasil, segundo IBGE
Disponível em: https://oeds.link/9oWl7H. Acesso em: 23 abr. 2021.
- Apesar de existir pobreza em quase todo o território brasileiro, ela se acentua em algumas regiões. De acordo com a manchete, qual região concentra maior acúmulo de pobreza?
- O Brasil é um país com desigualdades sociais? Explique.
13 . A energia pode vir de diferentes fontes e seu uso está presente na maior parte das atividades do nosso cotidiano. Cite em seu caderno dois tipos de energia que você utiliza em seu dia a dia e as respectivas fontes de produção.
14 . Analise as imagens a seguir e identifique qual é o problema ambiental presente e qual seria sua provável causa.
1
2
15 . No município onde você vive, existem problemas ambientais como esses ou de outros tipos? Escreva no caderno o que os órgãos públicos têm feito para resolver ou minimizar tais problemas.
253
PARA SABER MAIS
Nesse livro, você vai conhecer a emocionante história de uma menina muito corajosa, a paquistanesa Malala Yousafzai. Quando tinha 10 anos de idade, um grupo radical chamado Talibã tomou a cidade onde Malala vivia e criou várias regras, como proibir as meninas de frequentar a escola. Malala nunca desistiu de seu sonho e lutou bravamente pelo direito de estudar, enfrentando vários desafios.
Por meio da leitura desse livro, você vai aprender de maneira lúdica o que é democracia e o que são os partidos políticos. Além disso, o livro traz uma reflexão sobre a importância do voto, dos direitos humanos e sobre os direitos e deveres do cidadão em uma democracia.
Essa revista apresenta uma divertida história em quadrinhos sobre os patrimônios culturais do país, além de jogos e dicas sobre os cuidados com os bens culturais.
254
Esse livro reúne uma série de contos de origem africana recontados pela escritora brasileira Ana Maria Machado. Por meio dele, você conhecerá histórias que fazem parte da tradição oral de diversas regiões da África!
Encante-se com as poesias em cordel que esse livro traz e, ainda, conheça as belezas do nosso país e a cultura do povo brasileiro.
Conheça diferentes aspectos da cultura brasileira e descubra um pouco sobre suas próprias raízes, divertindo-se com a leitura desse livro.
Divirta-se assistindo a essa aventura em que Tainá, uma menina indígena, e seus amigos tentam salvar os animais de estimação da aldeia da ação criminosa de biopiratas.