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O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. Nos anos anteriores, você já estudou sobre sua família e sua escola, sobre patrimônios, sobre memória, sobre o seu município ou região, entre outros assuntos que nos ajudam a pensar a História. Reflita sobre isso e responda: o que é História para você? Escreva com suas palavras a resposta no caderno, fazendo um pequeno parágrafo.
1 e 2: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
2. Analisar mudanças e permanências faz parte da construção do conhecimento histórico. Vamos verificar esses aspectos no lugar onde moramos? Copie a tabela a seguir no caderno e complete-a com exemplos de mudanças e permanências do seu município ou região.
Mudanças | Permanências |
---|---|
3. No caderno, associe cada uma das definições a seguir ao seu respectivo conceito: fontes históricas e sujeitos históricos. A: Sujeitos históricos. B: Fontes históricas.
- Todas as pessoas que fazem parte da sociedade e, de modo consciente ou não, participam da construção da história.
- Vestígios deixados pelas pessoas que viveram em outras épocas e que podem nos auxiliar a compreender como era o modo de vida no passado.
4. Os museus são espaços importantes para a preservação da memória. Observe a foto e responda às questões no caderno.
-
De que maneira os museus contribuem para a preservação da memória? Utilize o exemplo retratado na imagem para justificar sua resposta.
4. a. Espera-se que os alunos respondam que os museus representam uma forma de guardarmos documentos sobre o modo de vida em outras épocas. Comentários nas orientações ao professor.
-
Em sua opinião, qual é a importância desses espaços para a construção da História? Resposta pessoal.
Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação diagnóstica.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já sabe?
(1) Objetivo
- Elaborar o conceito de História, percebendo a importância dessa ciência.
Como proceder
- Espera-se que os alunos reconheçam que a História é a ciência responsável por analisar as mudanças e as permanências nas sociedades ao longo do tempo.
- Proponha uma dinâmica com a turma. Escreva a palavra História na lousa e peça a cada aluno que cite uma palavra que se relacione a esse conceito. Depois, escreva os termos na lousa e busque discutir com eles sobre isso.
(2) Objetivo
- Aproximar o conceito de História do cotidiano próximo.
Como proceder
- Espera-se que os alunos analisem o contexto regional deles nesta atividade.
- Leve algumas fotos antigas e atuais do município ou da região de vocês. Proponha uma análise comparada, para que os alunos possam perceber o que mudou e o que permaneceu.
(3) Objetivo
- Associar os conceitos às suas respectivas definições.
Como proceder
- Escreva na lousa os conceitos, leia-os em voz alta com os alunos e discuta-os com eles. Ressalte que o conceito A se refere ao sujeitos históricos, pois faz referência às pessoas. Já o conceito B indica os vestígios deixados pelas populações, que ajudam os historiadores a compreenderem as mudanças e permanências sociais.
(4) Objetivo
- Refletir sobre os espaços de preservação de memória.
Como proceder
- Os alunos podem citar a imagem, identifcando que ela mostra objetos característicos das casas da década de 1940.
- Nesta questão, os alunos devem relacionar os acervos com o conceito de fontes históricas.
- Proponha-lhes uma visita virtual ou presencial a algum museu de interesse da turma.
(5) Objetivo
- Compreender o surgimento da humanidade na África e o processo de sedentarização.
Como proceder
- Proponha uma atividade de pesquisa em grupo na sala de informática da escola ou na biblioteca. Os alunos podem pesquisar o significado dos termos sedentário e nômade, relacionando-os ao processo de surgimento da agricultura e à domesticação de animais.
(6) Objetivo
- Compreender o conceito de diversidade.
Como proceder
- Espera-se que os alunos articulem coerentemente as ideias, de modo a valorizarem a diversidade.
- Proponha uma atividade de produção de texto coletivo. Inicie as frases na lousa e peça aos alunos que as completem, instigando-os sobre os termos citados na questão e auxiliando-os na escrita.
(7) Objetivo
- Articular o conceito de cidadania em uma atividade de análise de charge.
Como proceder
- A charge retrata um bairro com lixo no local incorreto, o que favorece a reprodução do mosquito da dengue.
- Espera-se que os alunos citem atitudes como jogar o lixo nos locais adequados para a coleta seletiva.
- Oriente os alunos a perceberem o cuidado com o meio ambiente como atitude cidadã e a refletirem criticamente sobre seu contexto, de modo a identifcarem outros tipos de problemas que afetam a comunidade.
- Proponha uma roda de conversa com a turma. Proponha questões como: "O que vocês estão vendo na imagem?"; "Quem fez essa charge?"; "O que tem de errado nesse ambiente?"; "Que atitudes levam a uma situação como essa?"; "Quais as consequências disso?". Aproveite esse diálogo e indague-os sobre sua realidade, para que reflitam a respeito das atitudes cidadãs em sua região.
(8) Objetivo
- Definir o que é paisagem com base nos conhecimentos prévios.
Como proceder
- Se o aluno não souber definir o que é paisagem, apresente algumas imagens de variadas paisagens. Em seguida, oriente-o a se imaginar em alguns desses locais e prossiga questionando a respeito dos sons que ele provavelmente ouviria, além dos possíveis cheiros e cores nessas paisagens e o que mais poderia avistar.
(9) Objetivo
- Registrar, por meio de desenho, a paisagem de onde mora. Depois, identificar os elementos e aspectos culturais e naturais.
Como proceder
- Espera-se que os alunos justifiquem a classificação da paisagem representada com base nos elementos que a compõem, ou seja, se houver apenas elementos naturais, trata-se de uma paisagem natural, se houver algum elemento criado pelo ser humano, trata-se de uma paisagem cultural.
- Apresente imagens de bairros tipicamente japoneses (ou alemães), de estátuas que simbolizem imigrantes, construções que remetam a povos que contribuíram para formar o povo brasileiro, etc. Se possível, apresente vídeos sobre paisagens urbanas, com elementos que expressem tanto a cultura brasileira quanto a de outras nacionalidades. À medida que esses aspectos forem mostrados, pergunte aos alunos se eles os reconhecem na paisagem de onde vivem.
(10) Objetivo
- Comparar diferentes paisagens e classificá-las em natural e cultural.
Como proceder
- Se algum aluno não identificar os elementos, aplique uma dinâmica para diferenciar os naturais e culturais. Para isso, trace uma linha no chão e, de um lado, escreva elementos naturais e, de outro, elementos culturais. A cada elemento que você citar, o aluno deverá pular para o lado correspondente.
(11) Objetivo
- Localizar as direções cardeais e colaterais com base na imagem e identificar os estabelecimentos predeterminados, aprimorando, assim, as habilidades de localização.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem localizar os estabelecimentos por meio dos pontos cardeais e colaterais, proponha algumas atividades de localização baseadas nesses pontos. Para isso, leve-os ao pátio da escola para auxiliá-los a identificar o leste e, com base nele, a direção de algum ambiente da escola.
(12) Objetivo
- Comparar diferentes paisagens (rural e urbana) enfatizando as atividades econômicas praticadas em cada uma delas.
Como proceder
- Espera-se que os alunos citem, por exemplo, que no espaço rural há plantações e criação de animais, de maneira que a agricultura e a pecuária são algumas das atividades econômicas. Quanto ao espaço urbano, há maior circulação de pessoas e veículos e muitos estabelecimentos comerciais. Entre as atividades econômicas, os alunos podem citar indústria e comércio.
- Se algum aluno não for capaz de identificar as atividades econômicas com base nas imagens, retome as respectivas definições, diferenciando as que geralmente são praticadas no espaço rural (campo) e as comuns no espaço urbano (cidade).
(13) Objetivo
- Por meio desta atividade espera-se que os alunos consigam descrever a interdependência entre campo e cidade.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir descrever uma relação de interdependência entre campo e cidade, faça questionamentos referentes às necessidades das pessoas de cada local. Por exemplo: "João mora no campo e necessita de atendimento médico e de vacina. Onde ele deve procurar esse auxílio?"; "Márcia necessita de algodão como matéria-prima para sua indústria. Onde ela deve adquirir esse produto?". Elabore outras perguntas a esse respeito.
(14) Objetivo
- Identificar as cinco grandes regiões brasileiras, conforme a classificação do IBGE.
Como proceder
- Se algum aluno não se lembrar das diferentes regiões brasileiras nem da região onde mora, faça uma brincadeira em que ele tenha de citar seu endereço residencial completo (rua, bairro, município, estado e país). Assim, ele identificará em qual estado mora e, consequentemente, relacionará à região a qual pertence.
(15) Objetivo
- Esta atividade leva os alunos a analisarem as matérias-primas e também o produto em que elas podem se transformar.
Como proceder
- Se algum aluno não conseguir completar o quadro identificando as matérias-primas e os produtos, proponha, na sala de aula, uma exposição envolvendo matérias-primas e produtos que utilizamos em casa. Por exemplo: tomate - molho de tomate ou ketchup; algodão - camiseta; uva - suco; leite -iogurte; entre outros. Assim, o aluno conseguirá identificar o que é matéria-prima e no que consiste um produto.
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5. Copie o texto a seguir no caderno, completando-o com as palavras adequadas.
Respectivamente: africano, nômade e sedentário.
Os primeiros seres humanos surgiram no continente . Esses primeiros grupos tinham um modo de vida , o que significa que eles se mudavam constantemente para conseguir alimento. Ao longo dos anos, principalmente a partir do desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais, alguns grupos passaram a adotar um modo de vida , ou seja, a ter moradias fixas.
6. Sabemos que o Brasil é formado por diversas culturas. Sobre esse assunto, escreva um parágrafo no caderno utilizando as palavras do quadro.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
importância · diversidade · Brasil
culturas · sociedade · valorizar
7. Observe a charge a seguir e responda às questões no caderno.
Dengue na cidade, de Arionauro. Arionauro Cartuns, 1o out. 2019. Disponível em: https://oeds.link/xvUrDA. Acesso em: 29 jul. 2021.
-
Descreva com as suas palavras essa charge.
a, c e d: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
-
Qual é a crítica feita pelo artista da charge?
b. A charge é uma crítica às pessoas que jogam lixo nas ruas, agravando a disseminação do mosquito da dengue.
- Em sua opinião, qual seria uma atitude cidadã adequada para evitar esse problema?
- Agora, escolha um problema causado pela falta de cidadania em seu município ou região e produza uma charge sobre o tema.
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8. Escreva no caderno o que é paisagem.
Espera-se que os alunos respondam que paisagem é tudo aquilo que os nossos sentidos percebem de um lugar por meio da visão, do olfato e da audição.
9. No caderno, desenhe uma paisagem do lugar onde você vive. Observando essa paisagem, responda às questões a seguir.
-
Nessa paisagem, existem apenas elementos criados pela natureza ou existem elementos criados pelas pessoas?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
- No lugar onde você vive, é possível perceber aspectos culturais herdados dos povos que deram origem à população brasileira, ou seja, indígenas, africanos e europeus? Cite exemplos. Resposta pessoal.
10. Analise as imagens a seguir e responda às questões no caderno.
A:
B:
-
Quais elementos naturais podemos encontrar na imagem A?
Oceano, morro e vegetação.
-
Quais elementos culturais podemos encontrar na imagem B?
Construções, ruas, veículos, placas, entre outros.
-
Comparando as duas imagens, qual apresenta mais elementos naturais?
A imagem A.
11. Para nos orientarmos em diferentes espaços, podemos considerar os pontos cardeais e colaterais. Observe a imagem.
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-
De acordo com a imagem, escreva em seu caderno em que direção cardeal se encontram os estabelecimentos a seguir em relação ao centro da praça.
Padaria/Norte, Escola/Oeste, Cinema/Sul, Hospital/Leste.
padaria · escola · cinema · hospital
-
Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos traz a informação dos pontos colaterais. Escreva em seu caderno quais são eles.
Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste.
12. Observe as imagens e escreva em seu caderno duas características específicas e duas atividades econômicas praticadas em cada um desses espaços.
12. Possíveis respostas: no espaço rural há plantações e criação de animais, tendo a agricultura e pecuária como atividades econômicas; no espaço urbano, há maior circulação de veículos e muitos estabelecimentos comerciais, tendo como atividades a indústria e o comércio.
13. Descreva no caderno um exemplo de interdependência entre o campo e a cidade. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
14. Sobre a divisão política do Brasil, responda às questões no caderno.
-
Quais são as cinco regiões brasileiras?
Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
-
O estado onde você mora fica em qual região brasileira?
Resposta pessoal.
15. Copie no caderno o esquema a seguir e complete-o com as matérias-primas ou os produtos que faltam.
Matéria-prima | Produto ou matéria-prima | Produto |
---|---|---|
cana-de-açúcar | açúcar | bala |
trigo | farinha de trigo | bolo |
milho | fubá | Sugestões de resposta: polenta, bolo de fubá, broa, etc. |
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas em relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.