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3 Comunicação e transportes ontem e hoje
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
Nesta unidade, são promovidas reflexões referentes ao estudo da História, principalmente no que se refere à memória, considerando as tradições orais e escritas e analisando temas como o trabalho dos griôs; o surgimento da escrita; e a criação do alfabeto. Por meio do estudo das diversas produções orais e escritas de povos distintos, busca-se desenvolver uma perspectiva que incentive a valorização da diversidade cultural.
São trabalhados também os meios de transporte e de comunicação na atualidade e alguns de seus aspectos históricos, enfatizando-os como elementos integradores do território por meio da circulação de pessoas, mercadorias e informações.
Esses trabalhos são desenvolvidos por meio de atividades que promovem a aprendizagem dos alunos em diferentes situações, envolvendo: análise de mapas, fotografias, gráficos e tabelas; pesquisas; análise de textos literários e de manchetes de jornais; rodas de conversa; entre outras estratégias. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Refletir sobre os lugares de memória, percebendo a importância dos museus.
- Compreender e valorizar as tradições orais.
- Conhecer quem são os griôs e quais são as funções que eles exercem nas sociedades.
- Praticar a contação de história, trabalhando as capacidades de expressão oral.
- Conhecer como ocorreu o surgimento da escrita, verificando o funcionamento da escrita cuneiforme.
- Conhecer o sistema de escrita dos antigos egípcios e chineses.
- Conhecer como ocorreu a criação do alfabeto latino.
- Reconhecer as contribuições dos fenícios na criação do alfabeto.
- Identificar as diferenças entre pictogramas, ideogramas e alfabeto fonético.
- Relacionar a questão da escrita com o poder nas sociedades antigas.
- Compreender criticamente as narrativas de caráter oficial.
- Verificar a importância dos registros escritos e da tradição oral na manutenção das línguas indígenas.
- Refletir sobre as línguas que estão em processo de extinção, analisando as maneiras de evitar esse fato.
- Identificar a localização das principais rodovias, ferrovias, portos e aeroportos brasileiros.
- Reconhecer a importância dos meios de transporte e de comunicação para a integração do território brasileiro.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 3, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre a construção do conhecimento histórico. Além disso, os estudos sobre as cidades brasileiras, desenvolvidos na unidade 2, serão retomados e aplicados nas discussões sobre a integração do território pelos meios de comunicação e de transporte.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade, foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos alunos, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Destaques BNCC
- Esta unidade trata sobre os diferentes tipos de linguagens desenvolvidos pelas civilizações ao longo dos anos, analisando os significados históricos atribuídos a elas. Tal abordagem contempla a habilidade EF05HI06.
- Ao longo da unidade, serão estudadas também as diferentes maneiras de contar o tempo, em distintas sociedades, abordando a habilidade EF05HI08.
- Analise com os alunos a imagem de abertura da unidade. Comente com a turma que os relatos orais são também uma importante fonte de conhecimento sobre o passado. Incentive-os a se lembrar de histórias, músicas, contos ou brincadeiras que eles aprenderam com seus pais ou avós. Por meio desse exercício, eles poderão perceber que a oralidade permite a transmissão de conhecimentos e tradições que por algum motivo não foram documentados por meio da escrita. Comente ainda que as sociedades que não desenvolveram um sistema de escrita utilizam a tradição oral como principal forma de preservar suas tradições e memória. Aproveite o momento para perguntar se eles conhecem alguma comunidade que tem essa tradição e verificar o conhecimento prévio deles sobre o tema que será abordado mais detalhadamente na unidade.
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Ao longo da história, o ser humano encontrou meios de transmitir seus conhecimentos, que foram passados de geração em geração. Por meio dos registros deixados por diferentes povos, podemos ter acesso a diversas informações sobre seus saberes e suas culturas.
CONECTANDO IDEIAS
-
O que está acontecendo na foto? Nessa cena, como as crianças poderiam aprender sobre o passado?
A cena mostra duas crianças conversando com sua avó. Elas estão aprendendo sobre o passado por meio de um relato oral.
- Que recursos você e sua família utilizam para registrar a história de vocês? Cite alguns exemplos para os colegas.
-
Em sua opinião, qual é a importância do estudo do passado?
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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Conectando ideias
- Espera-se que os alunos respondam que os historiadores utilizam as fontes históricas para estudar o passado. Nesse sentido, eles analisam objetos em geral, documentos escritos, relatos orais, pinturas, construções, imagens, entre outros recursos que possam ser compreendidos como fontes de informação sobre o modo de vida em outras épocas.
- Essa questão tem como objetivo incentivar os alunos a exporem seus conhecimentos prévios sobre o tema do estudo da História. Aproveite-a para verificar suas concepções antes do estudo da unidade.
- As atividades 1, 2 e 3 podem ser realizadas para introduzir o tema da unidade com a turma. Utilize-as para verificar os conhecimentos prévios dos alunos e iniciar a discussão sobre os conteúdos.
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1 Preservar a memória e transmitir conhecimentos
Desde a formação das primeiras comunidades humanas, existe uma preocupação em se preservar memórias que tenham relação com a história da comunidade. Essas memórias ajudam a contar para as gerações futuras as origens da comunidade, os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo e quais foram os principais fatos que fizeram parte dessa história.
Entre os lugares de preservação da memória estão os museus.
-
Você já frequentou um museu? Em caso afirmativo, comente sua experiência com os colegas.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a contarem suas experiências aos colegas. Eles podem citar que tipo de museu já visitaram, o que acharam da exposição, como foi a visita, suas impressões, etc.
- Você conhece outros lugares que servem para preservar a memória?
-
Com a ajuda do professor, junte-se a alguns colegas para visitar um museu virtual. Para isso, pesquise na internet um museu de acordo com o tema de interesse de vocês e verifique se a instituição possui acervo virtual. Depois, compartilhe com os colegas como foi a experiência e como era a preservação da memória nesse espaço.
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
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Sugestão de roteiro
Preservar a memória e transmitir conhecimentos
8 aulas
- Leitura e atividades das páginas de aber tura da unidade.
- Leitura conjunta e atividades das páginas 154 e 155.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do mundo: Os griôs e a tradição oral nas páginas 156 e 157.
- Atividade de contação de história, das páginas 158 e 159.
- Atividades das páginas 160 a 162.
- Nas atividades 1 e 2, verifique a possibilidade de aproximar a discussão do contexto regional, citando aos alunos lugares de memória pertencentes ao município ou à região, por exemplo.
- Sobre a atividade 3 desta página, comente com os alunos que, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19, muitas instituições adotaram as exposições virtuais como uma alternativa para manter a acessibilidade das pessoas às instituições. Cite também o caso do incêndio no Museu Histórico Nacional que, no ano 2018, destruiu grande parte de seu acervo (incluindo peças raras) e também sua estrutura. Por meio do uso da tecnologia, hoje é possível que as pessoas façam um tour virtual pelas galerias de exposições de antes do incêndio e, assim, conheçam muitas peças que infelizmente foram perdidas. Apresente aos alunos outras sugestões de museus que disponibilizam visitas virtuais. Veja algumas sugestões a seguir de museus virtuais no Brasil: Museu da Memória Republicana, Museu Imperial, Museu da Inconfidência, Casa Guimarães Rosa e Museu Victor Meireles.
- Ao trabalhar os museus como lugares de preservação de memória, chame a atenção dos alunos para a importância desses espaços na preservação dos patrimônios nacionais. A foto do Museu do Forte do Presépio, por exemplo, mostra urnas marajoaras, e o conjunto de registros artísticos desses povos é considerado Patrimônio Imaterial do Brasil.
Comentários de respostas
- Os alunos podem mencionar lugares como a casa de seus familiares, espaços públicos, ruas, etc. Os lugares de memória nem sempre são aqueles institucionalizados, como os museus, mas também os que podem nos remeter a determinadas lembranças.
- Essa proposta pode ser realizada na sala de informática da escola ou como tarefa para fazer em casa, em que os alunos precisam da ajuda de um adulto. Auxilie-os a definir qual museu vão visitar. Verifique, por exemplo, se desejam conhecer um museu com um tema específico, como museu de obras de arte, do império brasileiro, de transportes, da região onde vivem, etc.
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A tradição oral
As memórias que ajudam a contar a história de uma comunidade podem ser transmitidas de várias maneiras, entre elas está a tradição oral. Há também a tradição escrita, que será estudada mais adiante.
A tradição oral diz respeito à transmissão por meio da fala, da cultura, dos saberes e da história de um povo para as próximas gerações.
Para vários povos, o papel de transmitir os conhecimentos é exercido pelas pessoas mais velhas da comunidade. Essas pessoas são conhecidas como anciãs. Por serem as guardiãs da memória de seu povo, essas pessoas possuem um grande valor para a comunidade e são muito respeitadas por todos.
Nas sociedades que se baseiam na tradição oral, os conhecimentos são memorizados e constantemente relembrados para que não sejam esquecidos ou desapareçam.
Assim como no caso dos museus e de outros lugares de memória, os anciões são responsáveis por manter a memória de seu povo viva e de transmiti-la para as novas gerações.
A transmissão de conhecimento pode ser feita por meio de mitos, contos, provérbios, rezas, músicas, canções e pelas práticas cotidianas, como o uso de plantas medicinais e o cultivo dos alimentos.
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Destaques BNCC
- Nesta página, o estudo da tradição oral como meio de comunicação e de perpetuação da memória de uma sociedade possibilita uma abordagem da habilidade EF05HI06.
- O texto a seguir aborda a importância da convivência das crianças com as pessoas mais velhas, em algumas sociedades indígenas. Comente sobre esse assunto com os alunos.
[...]
Na convivência com os mais velhos, aprende-se o jeito certo de se comportar e de se relacionar com todos da família e do grupo. Dessa forma as crianças aprendem, por exemplo, quem são as pessoas que devem ser tratadas como irmãos e irmãs, como tios e tias, com quem poderão se casar no futuro. Dessa maneira vão entendendo qual a sua importância na comunidade. Pouco a pouco, as crianças aprendem os modos de agir, os princípios e tudo aquilo que é importante para que se tornem pessoas produtivas e participativas. Para isso é muito importante estarem sempre atentas aos trabalhos diários e ao aprendizado e transmissão de conhecimentos.
RICARDO, Fany (Coord.). Povos indígenas no Brasil mirim. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2015. p. 84.
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CIDADÃO DO MUNDO Os griôs e a tradição oral
Os griôs são contadores de histórias responsáveis por transmitir oralmente notícias, histórias, mitos e saberes acumulados ao longo do tempo.
Entre os povos africanos, há séculos, os griôs desempenham um papel de grande importância na sociedade, sendo considerados grandes mestres do saber e da cultura. Em tempos no qual a oralidade era o único recurso disponível, eles eram responsáveis por preservar a memória coletiva e as tradições da comunidade ao longo do tempo e transmiti-las às novas gerações.
Mesmo com as transformações sociais, com o desenvolvimento da escrita e da tecnologia, os griôs ainda ocupam um papel de destaque. Entre outras funções, eles participam de cerimônias nas quais contam aos governantes e à população as histórias dos grandes líderes e das formações dos reinos africanos. Para contar as histórias e transmitir conhecimento à comunidade, os griôs utilizam recursos como a declamação de poesias e canções.
Em algumas comunidades africanas, os griôs também são responsáveis por transmitir notícias cotidianas e orientar a população sobre os mais diversos assuntos.
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Objetivos da seção
- Reconhecer e valorizar o trabalho dos griôs.
- Compreender aspectos sobre a tradição oral.
- Esta seção busca apresentar aos alunos quem são os griôs e quais as funções que eles exercem em sociedades distintas. Ao analisar como é o trabalho dos griôs nas sociedades africanas e na sociedade brasileira, pode-se trabalhar com a turma questões relacionadas ao Tema contemporâneo transversal Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
- Outro aspecto interessante de ser destacado aos alunos é que, no Brasil, muitas mulheres exercem o papel de griôs. Busque evidenciar esse fato valorizando a importância histórica das mulheres como transmissoras da memória de seu povo.
Mais atividades
-
Para ampliar o trabalho sobre os griôs, proponha aos alunos uma atividade com o uso de projetor. Verifique a disponibilidade desse equipamento e acesse o site indicado a seguir com a turma.
- TiVi Griô - A TV comunitária de Lençóis. Disponível em:https://oeds.link/Lrz3bE. Acesso em: 11 fev. 2021.
- Assista com a turma a alguns vídeos disponíveis nesta página. Assim, os alunos poderão conhecer como é o trabalho dos griôs no Brasil.
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No Brasil, as tradições das culturas de origem africana também são preservadas e transmitidas por griôs. Os griôs brasileiros utilizam diversos recursos da tradição oral, como a contação de histórias, o canto, a dança e a dramaturgia.
Segundo a tradição africana, para se tornar um griô, é necessário ser descendente de uma família de griôs. É uma prática passada de geração a geração. Além disso, esse cargo é ocupado principalmente por homens.
Na tradição brasileira, muitas mulheres exercem o papel de griôs, sendo respeitadas como guardiãs da memória e da sabedoria de seu povo. Para se tornar um mestre da tradição oral, não é preciso fazer parte de uma família de griôs, mas estar envolvido com a comunidade, suas histórias e cultura.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
- Você considera importante o papel desempenhado pelos griôs na atualidade? Por quê?
- Em sua opinião, quais outros recursos, além da tradição oral, podem ser utilizados para preservar a memória de uma comunidade?
- Na comunidade onde você vive, como as memórias são preservadas e compartilhadas com outras gerações? Converse com os colegas sobre o tema, estabelecendo uma comparação com a forma de linguagem dos griôs.
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Destaques BNCC
- A questão 3 desta página favorece a abordagem da habilidade EF05HI06 ao incentivar que os alunos realizem uma comparação entre formas de linguagens distintas.
- Durante a atividade 1, incentive os alunos a darem suas opiniões e fornecerem argumentos que sustentem suas justificativas. Se necessário, eles podem retomar a leitura de trechos da seção para identificar esses argumentos.
- A discussão proposta na atividade 2 permite ampliar o que foi debatido na seção, solicitando aos alunos que reflitam sobre outras formas de preservação da memória.
- Na atividade 3, auxilie-os em uma reflexão acerca das diferenças entre as formas de preservação e perpetuação da memória na comunidade onde vocês vivem e a linguagem utilizada pelos griôs.
Comentários de respostas
- Espera-se que os alunos reconheçam a importância do papel desempenhado pelos griôs na atualidade, pois essas pessoas são responsáveis pela transmissão oral de muitos conhecimentos e histórias reunidos ao longo dos anos.
- Espera-se que os alunos citem que, além da tradição oral, existem os registros escritos e os lugares de memória, como museus, acervos, galerias, etc.
- Esta questão tem como objetivo incentivar a reflexão sobre as formas de preservação da memória na comunidade dos alunos, de modo a estabelecerem um paralelo com o tema abordado na seção.
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PARA SABER FAZER Contação de história
Contar histórias é uma das expressões artísticas mais antigas da tradição oral. Por meio dessa prática podemos ensinar e aprender histórias, mitos e saberes culturais de diferentes povos.
Observe a seguir algumas técnicas que podem ser usadas na contação de histórias.
Entonação da voz
O principal recurso do contador de histórias é a voz. É importante falar em um tom no qual todos possam ouvir sem dificuldades. Para transmitir sensações como medo, alegria, suspense, etc., é possível mudar a entonação da voz.
Caso seja necessário reproduzir a fala de uma personagem, é importante mudar o jeito de falar, para que a plateia consiga reconhecer de qual personagem se trata.
Expressão corporal
Para cada personagem da história é possível criar uma forma de expressão corporal (modo de andar, gestos pessoais, etc.). Utilizam-se também gestos que enfatizam ou complementam o que está sendo dito.
Recursos cênicos
É importante criar um cenário que envolva a plateia e a faça se sentir como se estivesse vivendo a história que está sendo contada. É possível utilizar vestuários, objetos ou um pequeno cenário. Outra sugestão é fazer uma descrição oral do ambiente em que se passa a história.
Ensaio
Antes de se apresentar para uma plateia é fundamental ensaiar para que toda a história seja memorizada.
Improviso
Com imaginação e criatividade é possível utilizar improvisos na história para envolver a plateia. O importante é que o improviso esteja relacionado à história, para não fugir do tema.
O improviso também pode ser um bom recurso quando o contador esquece uma parte da fala.
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Destaques BNCC
- A seção Para saber fazer, das páginas 158 e 159, permite que os alunos desenvolvam suas capacidades de expressão oral, trabalhando com técnicas de contar histórias. Eles poderão se apropriar de orientações para criar cenários, usar a linguagem corporal, verificando seu tom de voz e a entonação. Tais noções envolvem o trabalho com a Competência geral 4.
- Ao fazer a leitura de cada um dos boxes explicativos, analise a ilustração com os alunos. Mostre que a menina que aparece contando a história está utilizando uma vestimenta característica, relacionada ao assunto da história. As vestimentas constituem-se como elementos cênicos da contação que está sendo realizada. No canto superior direito da ilustração, vemos a personagem realizando um ensaio de sua fala em frente ao espelho. Questione os alunos sobre a importância dessa etapa e incentive que eles comentem a respeito do tema. Depois, destaque na imagem a postura da plateia, representada na página 159. Mostre aos alunos que é importante ouvir com atenção e ser respeitoso em relação à pessoa que está se apresentando.
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PNA
Escolha uma história interessante e utilize as técnicas indicadas para fazer uma apresentação para os colegas de sala. Dê preferência a histórias curtas que possam ser facilmente memorizadas.
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Destaques PNA
- A prática de contação de história proposta nesta seção favorece o desenvolvimento dos componentes fluência em leitura oral e compreensão de textos, ao trabalhar com os alunos a ideia de leitura e expressividade oral dos textos lidos. Oriente-os durante a escolha de suas histórias. Se necessário, leve-os até a biblioteca ou à sala de informática da escola para que eles possam pesquisar o material a ser usado. Veja a sugestão a seguir.
Amplie seus conhecimentos
-
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Ler e escrever: coletânea de atividades: 1a série. 3. ed. São Paulo: FDE, 2010. Disponível em: https://oeds.link/MEHHxx. Acesso em: 3 jan. 2021.
Esse material pode ser consultado pelos alunos para buscarem os textos que eles vão apresentar na atividade de contação de histórias.
- Sobre a atividade proposta na página 159, é importante que você pense na duração das apresentações e disponibilize tempo aos alunos para ensaiarem suas histórias, sendo elas, preferencialmente, curtas.
- A antiga prática de contação de histórias pode proporcionar melhoras na comunicação entre crianças e adultos, além de desenvolver habilidades relativas à linguagem, leitura, ao senso crítico e à coletividade, conforme explica o texto a seguir.
Contar histórias é uma arte ancestral, cujo fascínio sobre o ser humano permanece, ao longo do tempo, colaborando para a consolidação do imaginário coletivo e enredando narradores e ouvintes em uma mesma trama. Desde a infância e por toda a vida, ela faz parte da construção da identidade e da afetividade. [...]
Ainda hoje a arte da narrativa oral permanece extremamente viva em culturas de povos como indígenas, africanos, asiáticos e árabes. Esse aspecto ressalta o papel capital que os contadores de histórias sempre ocuparam na formação das sociedades [...]. [Eles] eram e são porta-vozes da memória, das tradições e do imaginário dos grupos nos quais se inserem.
[...] essa arte comporta uma função política fundamental para a formação crítica do indivíduo, possibilitando o despertar do interesse pela narrativa, pela leitura e pelo livro. [...]
MIRANDA, Danilo Santos de. Contar para viver e viver para contar. In: MEDEIROS, Fábio Henrique Nunes; MORAES, Taiza Mara Rauen (Org.). Contação de histórias: tradição, poéticas e interfaces. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2015. p. 9.
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ATIVIDADES
- Leia a notícia a seguir e responda às questões no caderno.
Por que a palavra 'descobrimento' renovou polêmica em Portugal sobre a conquista de terras como o Brasil
Ocorrida há séculos, a chegada dos portugueses a terras até então por eles desconhecidas, como o Brasil, voltou às páginas dos jornais - e das redes sociais - nos últimos dias envolta em polêmica. O debate gira em torno de uma palavra: descoberta.
Ela dá nome à série de conquistas territoriais pelos portugueses a partir do século 15, fatos mais conhecidos no Brasil como "descobrimentos". E, em um projeto eleitoral do hoje presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, estaria no nome de um novo equipamento cultural a ser criado na capital portuguesa, o "Museu da Descoberta". [...]
Mas, em abril, o jornal português Expresso publicou uma carta com as assinaturas de mais de cem pesquisadores de diferentes países, incluindo o Brasil, questionando o nome do museu planejado. O principal argumento é o de que uma instituição denominada desta forma representaria uma visão eurocêntrica deste período histórico. [...]
Por que a palavra 'descobrimento' renovou polêmica em Portugal sobre a conquista de terras como o Brasil, de Mariana Alvim. BBC Brasil, 12 maio 2018. Disponível em: https://oeds.link/gsNUmI . Acesso em: 20 mar. 2021.
- eurocêntrica:
- que tem a Europa como centro de referência
LER E COMPREENDER
-
Qual é o assunto abordado na notícia?
A polêmica em torno do nome proposto ao novo museu de Lisboa.
-
Em sua opinião, qual é o objetivo da Câmara Municipal de Lisboa com a criação desse museu?
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
-
Por que os pesquisadores discordam do uso da palavra descoberta?
Espera-se que os alunos argumentem que essas terras já eram habitadas por povos indígenas, que tinham sua própria história e cultura.
-
Com base nesse exemplo, identifique algumas características dos textos que pertencem ao gênero notícia.
Notícias são textos que nos informam como, onde, quando e por que ocorrem determinados fatos recentes. Elas podem ser escritas ou faladas e são veiculadas em meios de comunicação.
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Destaques BNCC
- A problematização do conceito de "descoberta" do Brasil favorece o trabalho com a habilidade EF05HI09, pois permite aos alunos analisar e comparar diferentes pontos de vista sobre um tema relevante da história nacional.
- Durante a realização da atividade 1, comente com a turma que o termo "descoberta" se refere a um ponto de vista eurocêntrico da chegada dos portugueses ao país e que seria mais adequado a utilização, por exemplo, do termo "conquista". É importante dizer que, se por um lado, esse acontecimento significou a conquista da terra, por outro lado, significou o domínio, a exploração e o aculturamento dos povos que já habitavam a região.
Ler e compreender
- Nesta atividade de análise de notícia, os alunos poderão fazer inferências diretas, além de analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais.
Antes da leitura Discuta com os alunos sobre o gênero textual notícia. Retome com eles que se trata de um texto informativo que visa trazer os principais dados sobre determinado acontecimento.
Durante a leitura
Verifique se todos os alunos compreenderam os eventos descritos no texto e qual a crítica em relação ao termo "descobrimentos". Se necessário, releia com eles algumas frases, caso surjam dúvidas.
Depois da leitura
É importante instigar nos alunos o senso crítico, principalmente ao discutir os itens b e d desta seção. Para isso, retome o glossário que explica o termo eurocêntrica e verifique se todos compreenderam.
Comentários de respostas
-
- Espera-se que os alunos concluam que a Câmara Municipal de Lisboa pretende preservar a memória de um evento marcante para a história do país: a chegada dos portugueses ao Brasil.
- Comente com os alunos que os pesquisadores defendem que o uso dessa palavra é inapropriado para se referir à chegada dos portugueses ao território que futuramente seria conhecido como Brasil, pois ela representa uma visão da história que considera apenas o ponto de vista europeu.
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-
Converse com os colegas sobre as questões a seguir.
*Veja nas orientações ao professor sugestões de uso dessa atividade como instrumento de avaliação.
-
Explique o que é tradição oral.
A tradição oral diz respeito à transmissão de cultura, saberes e história de um povo para as próximas gerações por meio da fala.
-
Que significados sociais e culturais os anciões e sua comunicação oral assumem nas comunidades?
Os anciões são muito respeitados e assumem grande importância social e cultural nas comunidades onde vivem, pois são os guardiões da memória de seu povo, a qual é transmitida oralmente por eles.
-
Como os anciões podem transmitir seus conhecimentos nessas comunidades?
Por meio de mitos, contos, provérbios, rezas, músicas, canções e práticas cotidianas, como o uso de plantas medicinais e o cultivo dos alimentos.
-
Explique o que são griôs.
São contadores de histórias responsáveis por transmitir oralmente notícias, histórias, mitos e saberes acumulados ao longo do tempo.
- Observe a imagem e descreva o instrumento usado pelo griô. É um instrumento grande de cordas, feito de madeira e couro.
-
-
Copie no caderno a tabela a seguir e preencha-a comparando as características dos griôs das comunidades tradicionais africanas e as dos griôs brasileiros.
Griôs na África Griôs no Brasil Os griôs brasileiros, entre eles várias mulheres, não precisam ser descendentes de griôs, apenas estarem envolvidos ativamente em suas comunidades e conhecerem as histórias da região.
Os griôs africanos geralmente são homens. Para ser griô na África, é importante ser descendente de griôs.
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Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer e valorizar a tradição oral.
Como proceder
- A atividade 2 desta página possibilita uma retomada de conteúdos das páginas anteriores e pode ser utilizada como meio de verificação da aprendizagem dos alunos. Uma maneira diferenciada de abordá-la é solicitar que os alunos se reúnam em duplas para respondê-la, assim eles podem dialogar sobre as temáticas e auxiliar uns aos outros.
- Na atividade 2, auxilie os alunos na análise de imagem. Se necessário, solicite que façam uma pesquisa prévia sobre o instrumento kora utilizado pelos griôs.
- Na atividade 3, oriente os alunos a lerem novamente as páginas 156 e 157, sistematizando no quadro os aspectos referentes aos griôs na África e no Brasil.
- Para complementar as discussões propostas na atividade 1, leia o texto a seguir.
[...]
Durante muito tempo os historiadores utilizaram a palavra descobrimento para explicar a chegada dos europeus às Américas. Entretanto, a partir do ano 2000, durante as comemorações dos 500 anos dessa chegada, o termo entrou em discussão. A grande questão era conceitual, ou seja, descobre-se algo que estava escondido ou algo que ninguém sabia da existência? Ora, o continente americano nunca esteve escondido, pois ali já viviam povos autóctones - sem entrar na discussão que desde a Antiguidade existiam mapas que descreviam esse continente. Se usarmos a lógica de que os europeus não conheciam as Américas e por isso a descobriram, teremos que levar em consideração que os americanos também não conheciam a Europa e nem por isso ao saberem de sua existência declararam sua a descoberta. [...]
O cerne da questão está no que chamamos de eurocentrismo. Os europeus acreditavam que todos os povos que não partilhassem dos seus hábitos, costumes, religião, formas de agir e de pensar eram inferiores. Essa postura justificava a imposição da sua cultura à essas sociedades, mesmo que para isso precisassem submetê-los, escravizá-los e até mesmo dizimá-los.
[...]
GOMES, Alessandro Martins; ROCHA, Roberto Barroso da. Descobrimento/achamento, encontro/contato e invasão/conquista: a visão dos índios na descoberta da América Portuguesa. Identidade!, São Leopoldo, v. 21, n. 1, jan./jun. 2016. p. 100. Disponível em: https://oeds.link/5d4id0. Acesso em: 11 fev. 2021.
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-
Leia o texto a seguir, que apresenta informações sobre os griôs brasileiros, e responda no caderno à questão que segue.
[...]
Os Mestres Griôs são os [...] pais e mães de santo, capoeiras, cantadores, contadores de histórias, cordelistas, brincantes, bonequeiros, erveiros, curandeiros, artesãos e todas as pessoas que têm histórias de vida repleta de saberes e fazeres que não estão escritos nos livros, que pertencem ao universo da tradição oral, ou seja, são transmitidos através da oralidade, da corporeidade e da vivência, que fazem parte da formação da história e identidade das comunidades e do povo de nosso país. Cada pessoa ou grupo de tradição oral tem sua própria prática pedagógica de transmissão de geração em geração, bem como sua política e economia de criação e produção cultural.
[...]
Quem somos. Grãos de Luz e Griô. Disponível em: https://oeds.link/9Wixes. Acesso em: 4 jan. 2021.
-
De acordo com o texto, quem são os Mestres Griôs?
Pais e mães de santo, capoeiras, cantadores, contadores de histórias, cordelistas, brincantes, bonequeiros, erveiros, curandeiros, artesãos e todas as pessoas que têm histórias de vida repletas de saberes e fazeres que não estão escritos nos livros.
-
-
Junte-se a um colega e pesquise em livros ou sites uma história indígena ou africana que faça parte da tradição oral desses povos. Pode ser um poema, um mito ou uma canção. Depois, organizem uma apresentação e recitem essa história em voz alta aos colegas. PNA
Explique aos alunos que atualmente muitas das histórias das tradições orais indígenas e africanas foram compiladas em livros.
-
Em sua família existe alguma história que é passada de geração a geração? Em caso afirmativo, comente-a com os colegas de sala e diga quem contou essa história para você. Caso não se recorde de nenhuma história, converse com pessoas mais velhas da sua família e peça a elas que contem alguma história que era contada por seus antepassados e foi sendo passada ao longo das gerações. Em sala de aula, conte para seus colegas as histórias que ouviu. PNA
Resposta pessoal. Esta atividade permite aproximar os conteúdos da realidade próxima dos alunos, incentivando-os a entrar em contato com as tradições orais e histórias familiares.
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Destaques PNA
- A atividade 5, ao proporcionar que os alunos façam o reconto de histórias em voz alta, favorece a abordagem do componente fluência em leitura oral.
- A atividade 6 favorece o desenvolvimento do componente fluência em leitura oral, pois incentiva os alunos na capacidade de reconto de histórias em sala de aula.
- A atividade 4 permite que os alunos exerçam a habilidade de localizar e retirar informação explícita de textos. Se necessário, leia o texto com eles em voz alta pausadamente, para que assim possam compreendê-lo melhor.
- Na atividade 5, uma opção interessante é levar os alunos à biblioteca da escola ou à sala de informática, para que possam fazer a pesquisa.
- A atividade 6 desta página pretende incentivar o contato dos alunos com as pessoas mais velhas da família deles, trabalhando, assim, com a literacia familiar. Eles podem conversar com seus pais, avós ou tios, por exemplo, questionando-os sobre alguma história de família que seja recontada de geração em geração. O objetivo desta proposta é incentivar os alunos a verificarem aspectos sobre a tradição oral de seu contexto familiar. Forneça algumas sugestões a eles sobre esta atividade. Eles podem, por exemplo, gravar um vídeo de seu familiar contando a história ou só anotar no caderno. Após o diálogo com o familiar, em uma roda de conversa na sala de aula, eles poderão, então, compartilhar com os colegas o que descobriram. É importante também orientá-los a contar aos familiares como foi a conversa na escola, o que acharam das histórias dos colegas e se reconheceram a importância da tradição oral de sua família.
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2 O surgimento da escrita
Você pode imaginar como seria a nossa vida sem a escrita? Como faríamos para nos comunicar, guardar informações e até mesmo usar um computador? Quase impossível, não é? Realmente, a escrita é uma das maiores invenções dos seres humanos.
A escrita cuneiforme
A escrita surgiu por volta de 6 mil anos atrás, em uma região chamada Mesopotâmia (onde atualmente fica o Iraque). Os sumérios, povo que vivia nessa região, foram provavelmente os primeiros a usar um código escrito.
Mas por que foi inventada a escrita? Tudo começou provavelmente com a necessidade de registrar quantidades de produtos agrícolas, o número de animais que alguém possuía e as trocas feitas entre as pessoas. Foram esses registros das contagens que deram origem à escrita.
Os primeiros exemplos da escrita dos sumérios eram desenhos simplificados, que representavam animais, pessoas, objetos e elementos da natureza. Depois, esses desenhos ficaram mais elaborados, até se tornarem símbolos que representavam o som das sílabas de uma palavra. Com isso, a escrita conseguiu expressar melhor aquilo que as pessoas eram capazes de pensar e dizer.
A escrita dos sumérios foi chamada de cuneiforme, pois o instrumento usado para escrever os sinais tinha um formato de cunha ou triângulo. Como há 6 mil anos não existiam papel e lápis, eles escreviam na argila ou na pedra usando esse tipo instrumento pontiagudo.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O surgimento da escrita
6 aulas
- Leitura conjunta das páginas 163 a 165.
- Leitura conjunta e atividades das páginas 166 e 167.
- Leitura e atividades da seção Arte e História da página 168.
- Atividades das páginas 169 a 171.
- Leitura conjunta e atividades das páginas 172 e 173.
- Leitura conjunta e atividades das páginas 174 e 175.
Atividade preparatória
- A invenção da escrita está relacionada a uma série de transformações que caracterizaram as sociedades ao longo do IV milênio a.C. Essa forma de sistematizar informações por meio do registro escrito passou a ser necessária principalmente por causa do nível de complexidade que atingiram as práticas comerciais e governamentais. Para abordar essa questão com os alunos antes de iniciar os conteúdos, leia o texto a seguir com a turma em voz alta.
[...] a invenção e a prática da escrita pressupõem um domínio do homem sobre seu ambiente material; de fato, os fins técnicos e racionais para os quais ele tende só têm sentido se atenderem às necessidades de sociedades que são, elas próprias, técnicas e racionais. Ora, esse nível cultural e social só é alcançado a partir do IV milênio a.C, nas comunidades agrícolas do Oriente Próximo, do Egito e do Indo. Estas assimilaram a revolução neolítica e começaram a inventar ou adotar modos de organização sofisticados, para o bom funcionamento dos quais a escrita logo se revela instrumento indispensável: centralização dos poderes, urbanização, organização do trabalho, desenvolvimento de circuitos de troca, acúmulo de excedentes agrícolas, metalurgia.
RIVAL, Michel. As grandes invenções da humanidade: do fogo ao termômetro. São Paulo: Larousse do Brasil, 2009. p. 40.
164
Os hieróglifos egípcios
Enquanto a escrita cuneiforme se espalhava entre os povos da Mesopotâmia, diferentes sistemas de escrita foram criados em outras partes do mundo.
Na África, por volta de 5 mil anos atrás, os antigos egípcios elaboraram seu próprio sistema de escrita com base em símbolos, os chamados hieróglifos. Com o passar do tempo, os egípcios começaram a usar também uma versão mais simplificada de escrita, que ficou conhecida como demótica.
Outra invenção importante dos egípcios e que tem relação com a escrita foi o papiro, um tipo de papel feito a partir de uma planta que tem o mesmo nome e é muito comum nas margens do rio Nilo.
Para a fabricação da folha de papiro, o caule da planta era cortado em tiras bem finas. Em seguida, se entrelaçavam essas tiras na vertical e horizontal e alisavam para que a goma da planta unisse as tiras formando uma folha. Depois de secar, a folha de papiro era enrolada em uma vareta e estava pronta para ser usada como suporte para a escrita. Para escrever no papiro, os egípcios usavam varetas molhadas com tinta.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O conteúdo sobre o surgimento da escrita possibilita aos alunos analisarem os conhecimentos historicamente construídos, para que eles possam interpretar a própria realidade. Compreender como a escrita surgiu, quais as sociedades que a desenvolveram e com quais objetivos auxilia os alunos a entender a importância da necessidade de registros escritos, utilizados diariamente pela maioria das sociedades. Essa abordagem trabalha com a turma a Competência geral 1.
- Explique aos alunos que a escrita hieroglífica era usada principalmente em templos e construções religiosas. Como era uma forma de escrita bastante elaborada e de caráter religioso, ela não era usada cotidianamente e apresentava um valor sagrado e artístico para os egípcios.
165
Os ideogramas chineses
Outro sistema de escrita bastante antigo foi o criado pelos chineses, por volta de 4 mil anos atrás. Diferentemente da escrita cuneiforme e da escrita hieroglífica, que deixaram de ser usadas, a escrita chinesa permanece praticamente a mesma desde que foi criada.
Os caracteres da escrita chinesa são chamados de ideogramas, pois são símbolos que expressam ideias.
Para escrever, os chineses usavam pincel e tinta nanquim sobre papel de arroz. Até os dias atuais, muitas pessoas praticam caligrafia para aprimorar a arte de escrever ideogramas em mandarim, o idioma oficial da China.
Além dos ideogramas, é comum na China o uso do sistema de escrita alfabética, que vamos estudar mais adiante. O inglês, por exemplo, é muito usado nesse país, tanto na comunicação oral como na comunicação escrita.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
-
Para ampliar o conteúdo desta página, proponha aos alunos uma atividade de pesquisa em duplas sobre os ideogramas chineses. Oriente-os a utilizar a internet nessa atividade, anotando no caderno as informações que descobrirem. Escreva as seguintes questões na lousa para orientar a pesquisa dos alunos:
- Em que época os ideogramas chineses foram criados?
- Quais as características desse tipo de escrita?
- Como essa escrita é praticada atualmente?
- Oriente os alunos a anotar no caderno os resultados da pesquisa e depois a compartilhar com os colegas.
166
A criação do alfabeto
Como vimos anteriormente, os primeiros sistemas de escrita criados pelos seres humanos eram baseados em figuras ou sinais.
Para representar algo concreto, como um objeto ou um animal, alguns povos da Antiguidade utilizavam figuras que chamamos de sinais pictográficos ou pictogramas.
Na escrita pictográfica, cada desenho correspondia exatamente ao que era representado. Por exemplo, para representar a palavra ovelha era desenhada uma ovelha.
1. Qual palavra você usaria para representar o sinal pictográfico da imagem africana? Resposta pessoal. O pictograma representado na imagem corresponde possivelmente à palavra boi.
Com o passar dos séculos, os sinais pictográficos foram sendo modificados e passaram a representar também coisas abstratas, como ideias e sentimentos. A esses sinais damos o nome de ideogramas.
A escrita ideográfica era bastante complexa. Escrever e ler por meio desse sistema era uma tarefa reservada apenas a poucas pessoas.
2. Quais sinais ideográficos você consegue identificar na imagem grega?
Resposta pessoal. Entre os símbolos é possível identificar animais e pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, oriente os alunos na percepção de que a primeira foto mostra uma imagem detalhada de um animal e, por isso, ela representa um pictograma. Explique que os pictogramas representavam a própria figura e não o som ou a ideia. Já na segunda imagem, mostre a eles o que são desenhos estilizados. Esses são os sinais ideográficos, que representam ideias, sentimentos e elementos mais abstratos. Já nas imagens da página 167 vemos um alfabeto baseado no sistema fonético, ou seja, os desenhos representam sons que, agrupados em conjuntos, representam as palavras.
- Na atividade 2, é importante que os alunos façam a análise detalhada da imagem. Para auxiliá-los, proponha questionamentos como: "O que vocês estão vendo?"; "Que figuras são essas?"; "Com o que esses desenhos se parecem?". Essas perguntas podem contribuir para instigar os alunos na análise e auxiliar na resposta da atividade 2.
- Comente com os alunos que os fenícios viveram na região onde hoje é o Líbano, no Oriente Médio. Eles construíram e dominaram diversas cidades na costa do mar Mediterrâneo. Ao longo dos anos, principalmente por causa de sua localização geográfica, os fenícios desenvolveram algumas técnicas de navegação e ampliaram os contatos comerciais e culturais com os outros povos que viviam na Europa, no Norte da África e no Oriente Médio. Muitos estudiosos acreditam que a criação do alfabeto fonético pelos fenícios ocorreu por causa de suas atividades comerciais, que incentivaram a criação de um modo mais prático e fácil de se realizar registros escritos.
Amplie seus conhecimentos
- JEAN, Georges. A escrita: memória dos homens. São Paulo: Objetiva, 2002.
Ao longo da obra, o autor aborda o desenvolvimento da escrita em suas mais diversas formas e aspectos, desde sua origem, que remonta à civilização suméria há cerca de 5 mil anos, até os dias atuais.
167
Por volta do ano 1000 a.C, os fenícios criaram um conjunto de 22 símbolos que representavam apenas sons. Com isso, tornou-se mais simples o sistema de registro da fala por escrito.
O alfabeto fonético, como ficou conhecido esse sistema, revolucionou o modo de escrever, pois ele podia ser mais facilmente adaptado para diferentes idiomas. O alfabeto fenício foi usado por diferentes povos da Antiguidade, entre eles os gregos. Séculos após a invenção fenícia, os gregos acrescentaram novas letras ao alfabeto, tornando-o ainda mais preciso e adaptável aos sons da fala humana.
O alfabeto grego foi então adota-do pelos romanos, dando origem ao alfabeto latino.
Os romanos, que dominaram muitos territórios a partir do século 1 a.C, acabaram contribuindo para a difusão do alfabeto latino no mundo. Atualmente, ele é usado em vários países, sendo adaptável a diferentes idiomas, como o português, o italiano, o espanhol e o inglês.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
· Para ampliar a abordagem sobre os alfabetos, solicite aos alunos uma pesquisa sobre outros tipos de alfabetos existentes atualmente. Para isso, siga as orientações.
- Divida os alunos em três grupos.
- Oriente cada equipe a escolher um tipo de alfabeto diferente: grego, russo ou árabe.
- Cada grupo deverá organizar um cartaz com as informações do alfabeto pesquisado. Eles podem fazer desenhos mostrando como é o alfabeto, realizar comparações com o alfabeto que usamos no Brasil, além de contar um pouco sobre o histórico do alfabeto.
- Veja na tabela a seguir algumas informações para dar suporte aos alunos ao longo da pesquisa.
Alfabeto grego |
O alfabeto grego, desenvolvido na Antiguidade, representou um aprimoramento do alfabeto fenício. Muitas das letras gregas são usadas até à atualidade em nossa sociedade nos campos da Matemática e da Física, como forma de representar determinados valores numéricos. |
Alfabeto russo |
O alfabeto russo utiliza o alfabeto cirílico, que se originou da composição dos alfabetos grego e hebraico. Atualmente ele tem 33 letras. |
Alfabeto árabe |
É o segundo alfabeto mais usado no mundo e tem 28 letras. Sua leitura se dá da direita para a esquerda e seus símbolos representam, principalmente, as consoantes, sendo as vogais representadas com marcações gráficas. |
168
ARTE E HISTÓRIA A escrita maia
A escrita maia é um dos mais antigos sistemas de escrita do continente americano. Esse sistema de escrita ainda não foi completamente decifrado pelos pesquisadores. Sabe-se, contudo, que ele é formado por mais de 800 sinais e símbolos, que podem representar um som, um objeto, uma ação ou uma ideia.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
1. Observe os símbolos da escrita maia. Quais figuras você consegue identificar? Comente com os colegas.
2. Em sua opinião, por que a escrita maia ainda não foi totalmente decifrada?
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Objetivos da seção
- Conhecer a escrita maia, identificando suas características.
- Analisar os símbolos da escrita maia.
- Refletir sobre os símbolos da escrita maia e seus significados.
Comentários de respostas
1. Espera-se que os alunos consigam identificar alguns animais e pessoas nos símbolos maias. Observe as imagens e mostre-as para auxiliá-los nessa percepção.
2. Trabalhe com os alunos a capacidade de levantamento de hipóteses nesta questão.
- Para ajudar os alunos na atividade 1, verifique a possibilidade de mostrar a imagem a eles em um equipamento de mídia, para que a turma possa observar os detalhes representados.
- Na atividade 2, escreva na lousa conforme eles forem citando suas respostas e incentive-os a comentar sobre as ideias dos colegas. Se necessário, auxilie-os, comentando que a escrita maia é bastante complexa, pois existem símbolos que podem representar objeto, ação, ideia ou até mesmo o som de uma sílaba e, por isso, talvez ainda não tenha sido decifrada por completo pelos estudiosos.
169
ATIVIDADES
1. Observe a imagem a seguir.
Alfabeto com símbolos cuneiformes
- Escreva no caderno o seu próprio nome com símbolos cuneiformes.
Resposta pessoal. O aluno deve escrever o próprio nome com base na observação dos símbolos cuneiformes apresentados na imagem. Caso o aluno tenha um nome muito longo, dê a ele a opção de escrever o apelido ou de abreviar o nome.
- PNA Com um colega, elaborem um código de escrita e escrevam no caderno os símbolos correspondentes a cada letra do alfabeto, utilizando como modelo a tabela a seguir. É importante que vocês preencham as tabelas com os mesmos símbolos. Mas lembrem-se, esse código deve ser secreto!
Oriente os alunos a fazer o código de escrita no caderno, conforme o modelo da tabela. Comente a importância de as duplas fazerem desenhos iguais.
- Agora, utilize o código para trocar mensagens secretas com o seu colega.
Explique aos alunos que eles podem desenhar um símbolo para cada letra. Depois, no caderno, peça que desenhem os símbolos para formar uma mensagem secreta. Então, o colega deverá olhar qual letra se refere a cada símbolo para decifrar a mensagem. Esta atividade permite aos alunos compreenderem que o significado da escrita é algo atribuído socialmente pelas populações, além de desenvolver a ludicidade durante a aula.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
· Esta atividade favorece o desenvolvimento do componente conhecimento alfabético, ao retomar com a turma as letras do alfabeto de modo lúdico na proposta de criação de um código secreto.
· Durante a realização da atividade 1, ande pela sala de aula para verificar se os alunos compreenderam a proposta da atividade. Auxilie-os se necessário, fazendo um exemplo de código secreto na lousa antes de dar início à atividade.
Mais atividades
· Proponha aos alunos que escrevam o nome deles com símbolos sumérios em uma placa de argila, para que estabeleçam uma relação com as práticas dos mesopotâmios. Para isso, separe alguns materiais, como palitos de churrasco, argila e jornal. Forre as mesas deles com jornais e distribua os palitos. Oriente-os a formar pequenas placas de argila e depois, com o uso do palito, a escreverem seus nomes com os símbolos cuneiformes. Essa atividade permite que os alunos desenvolvam sua coordenação motora e a prática com materiais artesanais, como a argila.
170
2. Observe a tabela a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: De A a Z. Língua Portuguesa, de Francisco Edmar Cialdine Arruda. 48. ed. São Paulo: Escala, 2014.
- Quais letras foram acrescentadas ao alfabeto latino atual? PNA
G, J, U, W, X, Y e Z. - Escreva uma palavra em português e depois a mesma palavra com as letras do alfabeto fenício.
O aluno deve escrever uma palavra que não contenha as letras G, J, U, W, X, Y, Z, pois elas não existiam no alfabeto fenício.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
· A atividade desta página favorece o trabalho com o componente conhecimento alfabético, ao retomar com a turma as letras do alfabeto, identificando aspectos sobre a origem histórica e as influências que nosso alfabeto sofreu ao longo dos anos. Ao abordar a tabela com a turma, peça aos alunos que recitem o alfabeto da coluna intitulada Latim atual, para que possam realizar essa retomada de conteúdos estudados em anos anteriores.
· Durante a realização da atividade 2, auxilie os alunos a analisarem a tabela. Comente com eles sobre as diferenças entre os alfabetos fenício, grego, latino antigo e latino atual. Essa análise, que busca identificar a historicidade do alfabeto que usamos na atualidade, pode ser realizada em articulação com o componente curricular Língua Portuguesa. Comente com a turma que é muito importante compreendermos de onde surgiram os símbolos que usamos para escrever, verificando que eles são resultado de um longo processo de intercâmbio cultural entre os povos e de adaptação às práticas diárias das populações.
Mais atividades
· Para expandir com a turma as discussões sobre o tema do alfabeto, solicite aos alunos que realizem uma pesquisa sobre um tipo mais moderno de alfabeto, feito especialmente para o uso de pessoas com deficiência visual (o braile). Peça a eles que tragam informações sobre esse tipo de escrita, identificando como é o funcionamento desse sistema e qual foi sua origem. Quando eles trouxerem as informações pesquisadas, reúna-os em uma roda de conversa, para analisar os resultados da atividade. O alfabeto em braile, que é uma adaptação do alfabeto latino, foi desenvolvido pelo francês Louis Braille, no século XIX. Nesse sistema, as letras são escritas a partir de combinações dos pontos da célula Braille em alto-relevo, de modo que possam ser identificadas por meio do tato, tornando possível a leitura pelas pessoas cegas ou com baixa visão. Comente essas informações com os alunos e procure desenvolver com eles uma perspectiva inclusiva das pessoas com deficiência.
171
3. Desde sua criação, o alfabeto passou por várias transformações até chegar ao formato que conhecemos hoje. Converse com os colegas sobre o assunto e comente a contribuição dos seguintes povos nesse processo.
- Fenícios. Criaram o sistema fonético, composto por um conjunto de 22 símbolos que representavam sons. Esse sistema simplificou o processo de escrita e facilitou a adaptação para diferentes idiomas.
- Gregos. Acrescentaram novas letras ao alfabeto, tornando-o ainda mais preciso e adaptável aos sons da fala humana.
- Romanos. Adotaram o alfabeto grego, dando origem a um novo alfabeto, o latino, que foi difundido pelos romanos para diferentes partes do mundo.
4. Observe as imagens a seguir e responda no caderno às questões que seguem.
A
B
C
D
- Qual o significado de cada um dos desenhos representados? A: proibido animais; B: vagas/assentos reservados a pessoas com deficiência; C: Wi-Fi disponível; D: material reciclável.
- Em que lugares costumamos encontrar esse tipo de sinalização? Em locais como praças, ruas, shopping centers, escolas, transporte público, entre outros.
- Em sua opinião, os desenhos representados nas placas podem ser considerados pictogramas e ideogramas? Justifique sua resposta. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem os desenhos como pictogramas/ideogramas, uma vez que eles representam objetos e conceitos por meio de figuras e cuja mensagem pode ser facilmente identificada.
MANUAL DO PROFESSOR
- Durante a realização da atividade 4, analise as imagens da página com os alunos, questionando-os sobre sua realidade próxima e verificando se eles já viram sinais como os apresentados. Para ampliar o trabalho com essa atividade, peça aos alunos que desenhem em folhas de papel sulfite outros sinais que eles conheçam.
- Sobre o conceito de ideogramas, leia o texto a seguir e comente sobre ele com os alunos.
[...]
Os primeiros símbolos escritos são, pois, de contas agrícolas. Outras placas informam sobre a organização social dos sumerianos. [...]
As primeiras inscrições dessa "escrita", que, antes de tudo, no dizer de especialistas, é um "lembrete", são desenhos simplificados, que representam, de maneira estilizada, uma cabeça de boi, para designar um boi [...]; um triângulo [...] com a fenda [...] para representar a mulher etc. Cada um desses pictogramas representa um objeto ou um ser específico.
Combinando vários pictogramas, pode-se mesmo expressar uma ideia, donde o termo às vezes empregado ser o de ideograma. [...]
JEAN, Georges. A escrita: memória dos homens. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. p. 13-14.
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Escrita e poder
Você se lembra da atividade em que fez um código secreto com um colega? Além de vocês, ninguém era capaz de ler esse código. Somente vocês tinham esse conhecimento e o poder de dividi-lo (ou não) com outras pessoas.
Como vimos nas páginas anteriores, a escrita é um tipo de código. Compreender a escrita é um meio de se comunicar com outras pessoas que também dominam esse código. Além disso, é uma maneira de ter acesso ao conhecimento produzido e registrado por escrito.
Na maioria das sociedades da Antiguidade, a escrita era compreendida apenas por um pequeno grupo de pessoas, denominadas escribas. No Egito antigo, por exemplo, as pessoas que dominavam a escrita hieroglífica eram geralmente muito respeitadas na sociedade.
Além de escrever os documentos, os escribas eram os únicos capazes de lê-los. Assim, uma carta escrita por um escriba só podia ser lida por outro escriba.
Em uma sociedade em que eles eram praticamente os únicos que possuíam esse conhecimento, os escribas eram necessários e poderosos.
1. No Brasil, todos têm acesso à escrita ou ela é restrita a um grupo de pessoas? Justifique sua resposta.
Espera-se que os alunos respondam que a escrita em nosso país não é acessível a todos. Comente que o número de analfabetos no Brasil atualmente é de cerca de 11 milhões de pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Incentive o senso crítico dos alunos quanto à questão dos grupos sociais na sociedade egípcia. Comente sobre as diferenças existentes entre os escribas e o restante da sociedade. Explique a eles que os escribas, por possuírem conhecimentos relacionados às formas de escrita e dominarem essas práticas, eram muito valorizados.
- A atividade 1 propicia o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Auxilie-os nessa reflexão e comente que o número de analfabetos no Brasil atualmente é de cerca de 11 milhões de pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
173
Narrativas oficiais
Uma narrativa pode ser oral ou realizada por meio de imagens e textos. Quando uma narrativa é considerada verdadeira pelos grupos sociais que estão no poder, é chamada de narrativa oficial.
Vamos analisar um exemplo de narrativa oficial. Trata-se de um documento intitulado Brasil Livre, publicado em 13 de maio de 1888, no dia da abolição da escravidão no Brasil.
- Em destaque no documento está a princesa Isabel. Ao seu redor, aparece escrito: "13 de maio de 1888 - Brasil livre - Princesa Imperial Regente - Isabel a Libertadora".
- Senador e ministro da Guerra, Thomaz José Coelho de Almeida.
- Deputado e ministro do Império, José Fernandes da Costa Pereira Júnior.
- Senador Antonio da Silva Prado, ministro dos Negócios Estrangeiros.
- Senador e presidente do Conselho de Ministros, João Alfredo Correia de Oliveira.
- Deputado e ministro da Justiça, Antonio Ferreira Vianna.
- Senador e ministro da Marinha, Luís Antônio Vieira da Silva.
- Deputado e ministro da Agricultura, Rodrigo Augusto da Silva.
2. Que pessoas aparecem nesse documento? Além da princesa Isabel, aparecem deputados e senadores que também eram ministros do Império.
3. Como a princesa Isabel é descrita no documento? Isabel a Libertadora.
4. Em sua opinião, essa narrativa assume um significado político? Por que não há fotos de pessoas escravizadas, mesmo sendo uma narrativa a respeito da abolição da escravidão? Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
Nesse exemplo de narrativa oficial é possível identificar um forte significado político. No documento, fica claro qual era o grupo dominante no contexto da abolição no Brasil e qual era a intenção do documento, ou seja, registrar esse acontecimento histórico como uma ação exclusiva das pessoas que detinham o poder na sociedade.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Nesta página, os alunos poderão desenvolver uma reflexão sobre a ausência/presença de determinados grupos sociais em relação a um evento marcante da história brasileira, a abolição da escravidão. Dessa maneira, eles desenvolverão a habilidade EF05HI07, pois a análise da imagem pretende evidenciar um tipo de narrativa oficial que acabou excluindo o papel dos escravizados e de suas ações de resistência à escravidão dos marcos de memória do período. Incentive o senso crítico dos alunos acerca do tema da exclusão de determinados grupos das narrativas oficiais. Caso julgue oportuno, inicie uma roda de discussão, problematizando o significado político desse tipo de discurso dominante.
- Além disso, na questão 4, é possível discutir com a turma a questão dos significados políticos atribuídos a determinados discursos e narrativas, o que favorece a abordagem da habilidade EF05HI06.
- As atividades 2 e 3 devem ser realizadas após a análise do documento apresentado nesta página. Proponha aos alunos que leiam em voz alta os quadros informativos em torno da imagem, identificando as personagens e a descrição da princesa Isabel.
- Para aprofundar a atividade 4 com a turma, oriente os alunos a acessarem on-line o verbete virtual Excluídos da História, parte do projeto da 11a Olimpíada Nacional de História. O objetivo é incluir nesse verbete as personagens que os alunos acham que estão ausentes das narrativas dos livros de História, mas que também são relevantes, por exemplo, os negros, os operários e as mulheres.
Comentários de respostas
4. Espera-se que os alunos percebam que as pessoas escravizadas não apareciam em publicações oficiais. Esses documentos, como eram distribuídos por entidades governamentais, buscavam valorizar apenas as pessoas que estavam no poder, excluindo a população comum, que acabava sendo desconsiderada nesses tipos de narrativa. Desse modo, o documento assume um claro significado político.
174
As diferentes linguagens
Vimos até agora que os povos possuem diferentes linguagens para se comunicar e transmitir sua história e cultura entre as gerações.
Em muitos casos, tanto a tradição oral como a escrita são importantes nesse processo. Atualmente, no Brasil, existem vários povos de tradição oral que também fazem uso da escrita, como os indígenas Paresí, do estado do Mato Grosso, os Surui Paiter, que vivem no estado de Roraima, e os Guarani Mbya, que vivem no estado de São Paulo.
5. Por que os povos indígenas, embora mantenham a tradição oral, também fazem uso da escrita? Compare o uso dessas diferentes formas de linguagem e seus impactos sociais. Para auxiliar no processo de manutenção de suas línguas, pois, em várias aldeias, é cada vez menor o número de falantes das línguas nativas. Comentários nas orientações ao professor.
LÍNGUAS EXTINTAS
Quando uma língua é apenas falada, ela depende da tradição oral para sobreviver. Se os falantes deixam de praticá-la, ela deixa de existir. Foi o que aconteceu com centenas de línguas indígenas que eram faladas no Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses, no final do século 15.
Naquela época, existiam cerca de 1.500 línguas indígenas. Atualmente, existem cerca de 180.
Entre as que existem, várias ainda não foram registradas por escrito, e algumas estão em vias de extinção, pois há apenas alguns falantes, geralmente pessoas idosas da comunidade.
MANUAL DO PROFESSOR
· Na atividade 5, busque desconstruir com a turma a ideia de que, no Brasil, existem apenas falantes de língua portuguesa. Destaque a eles a presença de cerca de 180 línguas indígenas, procurando valorizar os conhecimentos tradicionais desses povos. Incentive também o senso crítico da turma, ao verificar as informações apresentadas na página sobre a diferença entre o número de línguas indígenas em 1500 e na atualidade. É importante que eles percebam a discrepância entre esses números, analisando o processo de desaparecimento de várias dessas línguas.
Comentários de respostas
5. Auxilie os alunos a perceber que o registro escrito contribui para ampliar a preservação da língua e dos costumes indígenas.
Mais atividades
· Oriente os alunos em uma atividade de diálogo sobre o tema da extinção das línguas indígenas. Para isso, escreva na lousa a fala do estudioso a seguir.
[...]
"Temos casos de etnias com apenas 10 falantes, na eminência de extinção porque os que falam já estão bem idosos e vão morrer daqui a bem pouco tempo", diz Glauber Romling da Silva, 26, doutorando em linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Para manter, temos que ter adultos falando e crianças aprendendo."
[...]
OLIVEIRA Nelza. Iniciativas no Brasil buscam preservar línguas indígenas. ProgDoc 10 maio 2012. Disponível em: https://oeds.link/KX2G4z. Acesso em: 30 mar. 2021.
· Durante o diálogo com os alunos, questione-os sobre a temática do texto, sobre quem é a pessoa que teve sua fala transcrita e qual é a solução proposta para que as línguas indígenas não desapareçam.
175
ATIVIDADES
1. A extinção de línguas nativas é um problema que acontece em muitos países. Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum o uso de tecnologias digitais para ajudar na preservação das línguas nativas. Leia a reportagem e converse com os colegas sobre as questões que seguem.
Projeto de documentação de línguas indígenas
No Brasil, o Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - ProDoclin é a primeira iniciativa pública e governamental desta natureza. O projeto integra o Programa de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas - PROGDOC, coordenado pela Funai em parceria com a Unesco, desde 2009.
[...]
Documentar uma língua significa registrar, de modo sistemático e amplo, exemplos de seu uso em contextos culturais apropriados, os mais variados, visando à constituição de um corpus digital anotado.
Documentar significa criar acervos sustentáveis digitais que registram o uso da língua. Com o entendimento que a diversidade linguística e cultural é uma riqueza que precisa ser melhor conhecida, documentada e preservada, existem acordos bilíngues firmados entre a Funai e organizações indígenas no Brasil para fins de documentação de suas tradições orais e manifestações culturais.
Conservação de idiomas autóctones norteia Ano Internacional das Línguas Indígenas celebrado pela Unesco. Funai, 2 abr. 2019. Disponível em: https://oeds.link/Oujk07. Acesso em: 4 mar. 2021.
- Qual é o tema do texto? Um projeto que tem como objetivo documentar línguas indígenas.
- Segundo o texto, como deve ser feita a documentação de uma língua? Deve-se registrar, de modo sistemático e amplo, exemplos de seus usos em contextos culturais, criando acervos digitais que registrem o uso da língua.
- Reflita com os colegas: além da tecnologia, o que é importante para a preservação de uma língua em extinção? É importante que a língua seja falada pelas pessoas para que ela não desapareça.
- Faça uma pesquisa na internet sobre o Projeto de Documentação de Línguas e Culturas Indígenas (ProDoclin). Depois, escreva no caderno as principais informações que encontrar sobre os objetivos e o andamento do projeto. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
· Para complementar o tema da atividade 1, leve os alunos à sala de informática da escola para acessarem alguns livros escritos em línguas indígenas que podem ser encontrados no acervo a seguir. Destaque a importância de termos contato com esses materiais, para reconhecermos e valorizarmos a diversidade cultural brasileira. LEMAD - Laboratório de Ensino e Material Didático. Disponível em: https://oeds.link/zUqNhc. Acesso em: 30 mar. 2021.
Comentários de respostas
1. d. Auxilie os alunos nessa pesquisa, levando-os à sala de informática da escola ou orientando-os a pedir ajuda a um adulto para pesquisar em casa. Oriente-os a anotar as principais informações encontradas no site, avaliando como ocorre a preservação das línguas indígenas.
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3 Comunicação e transporte no Brasil
Nas páginas anteriores estudamos a trajetória da comunicação na história da humanidade. Agora, vamos estudar um pouco sobre os meios de comunicação e transporte no Brasil no passado e no presente.
A evolução dos meios de comunicação no Brasil
Desde a chegada dos colonizadores portugueses até meados do século 19, o meio de comunicação mais utilizado no Brasil foi a carta, entregue pelo sistema de correio ou por mensageiros. Desse modo, as pessoas levavam dias ou até meses para receber respostas de suas correspondências.
Somente com a instalação do telégrafo, inaugurado em 1857, no estado do Rio de Janeiro, o país passou a ter outros meios de comunicação. A partir de então, os aparelhos e as redes de comunicação passaram por avanços tecnológicos no Brasil e em todo o mundo, possibilitando a rapidez na comunicação entre as pessoas e a troca de informações. Veja.
O primeiro aparelho de telefone celular foi criado na década de 1970. A partir de então, a comunicação entre as pessoas se tornou mais prática e os aparelhos foram se tornando cada vez mais modernos.
O primeiro computador pessoal foi criado em 1973. Desde então, os computadores se tornaram uma opção de meio de comunicação, principalmente com o uso da internet, a partir da década de 1990, e com a rede de internet sem fio, no início dos anos 2000.
Os tablets surgiram na década de 2010, trazendo praticidade de comunicação instantânea. Com o uso de câmera, as chamadas de vídeo a partir da conexão com a internet móvel tornaram-se uma das alternativas mais utilizadas pelas pessoas para se comunicarem. Veja na foto abaixo.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Comunicação e transporte no Brasil
7 aulas
- Leitura e debate sobre a interligação dos meios de transporte no Brasil das páginas 176 e 177.
- Análise dos mapas e realização das atividades das páginas 178 e 179.
- Leitura das páginas 180 e 181.
- Atividades das páginas 182 e 183.
Destaques BNCC
· O conteúdo sobre os variados meios de comunicação, assim como a sua evolução com o passar dos anos, possibilita o desenvolvimento da habilidade EF05GE06 da BNCC.
- Comente com os alunos que a evolução dos meios de comunicação atingiu todos os setores econômicos e que a educação também mudou com os avanços da tecnologia.
- Saliente que hoje em dia, por conta da evolução da internet, é possível fazer aulas a distância (educação a distância, chamada EaD).
- Outro fator que mudou com a evolução da internet foram as formas de ligação. Conte que antigamente os telefones eram precários, como mostra a primeira imagem da página, e que atualmente é possível realizar chamadas de vídeo ao vivo.
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A interligação das regiões brasileiras pelos meios de comunicação
Os meios de comunicação exercem papel importante na interligação das regiões brasileiras. Os principais meios de comunicação utilizados em nosso país são o rádio, a televisão, os jornais, as revistas, as cartas, o telefone e a internet. Por meio deles, podemos nos comunicar ou obter informações sobre o Brasil e o mundo.
As redes de telefonia, de rádio e de televisão tiveram um grande desenvolvimento tecnológico e contam com torres de transmissão, cabos subterrâneos e satélites artificiais de comunicação. Devido à grande extensão territorial do Brasil, boa parte da transmissão de informações que ocorre entre as regiões brasileiras é feita via satélite.
A REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES
Atualmente, um dos meios de comunicação mais rápidos para enviar e receber informações é a internet, a rede mundial de computadores. Os computadores que estiverem ligados à internet podem receber e enviar mensagens instantaneamente para qualquer lugar do mundo. Pela internet, também é possível ler as notícias dos principais jornais do país e do mundo, consultar bibliotecas, previsão do tempo atmosférico, órgãos do governo ou empresas, universidades, etc. Abaixo, página do site do IBGE.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
· O estudo sobre os meios de comunicação e seu papel na interligação do território nacional atende à habilidade EF05GE06, da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Introduzir o assunto acerca dos meios de comunicação. Reconhecer quais são os meios de comunicação mais utilizados pelos alunos.
Como proceder
- Faça uma pesquisa em sala de aula sobre o uso dos meios de comunicação pelos alunos. Com as informações, monte uma tabela; depois, faça um gráfico de barras para que possam visualizar melhor essa distribuição. No eixo X (horizontal), coloque os tipos de meios de comunicação; no eixo Y (vertical), coloque números com intervalos de 2 ou 5 para representar a quantidade de alunos (esse valor fica a seu critério).
- Analise os resultados em sala, pergunte aos alunos quais são os meios de comunicação mais e menos utilizados, quais as suas vantagens e desvantagens e se há algum meio de comunicação que nunca utilizaram e têm vontade de utilizar.
- Pergunte se utilizam a internet e o que mais costumam fazer na rede: pesquisar, enviar mensagens, jogar, ler notícias, acessar redes sociais.
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O território brasileiro interligado pelos meios de transporte
As cinco regiões brasileiras estão interligadas por uma extensa rede de transportes, composta de rodovias, ferrovias e rios com extensos trechos navegáveis. Há também as vias aéreas e a presença de portos e aeroportos em diversas cidades do Brasil.
O mapa a seguir mostra as principais rodovias e ferrovias brasileiras.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
1. Observe o mapa anterior e responda: quais são as regiões brasileiras que concentram a maior parte das rodovias e ferrovias? As regiões Sudeste, Sul e Nordeste.
MANUAL DO PROFESSOR
- Solicite aos alunos que identifiquem no mapa as áreas de maior concentração das vias de transportes terrestres. Auxilie-os a perceber que elas estão nas regiões Sudeste e Sul, sobretudo nas porções litorâneas.
- Explique que as linhas são recursos cartográficos geralmente aplicados para indicar redes e caminhos, como ferrovias, rodovias, hidrovias, linhas de transmissão de energia e rede de encanamento de água.
- Oriente-os a analisar a legenda e pergunte qual é a diferença entre as linhas de ferrovias e rodovias.
- Comente que as regiões mais urbanizadas são as que concentram mais redes de transportes.
- Na atividade da página 178, espera-se que os alunos percebam que a rede de transportes é má distribuída pelo território.
- Diga que, devido à escala utilizada, o mapa mostra apenas principais rodovias e ferrovias.
Mais atividades
- Analise com os alunos como é a oferta de transportes que os conectam a outras cidades e estados.
- Faça um levantamento com eles, indagando se há estações de trem, rodoviárias, portos ou aeroportos no lugar onde vivem. Pergunte-lhes se já visitaram alguma.
- Veja também se alguma linha de ferrovia ou outro meio de transporte foi desativado e se transportava produtos ou pessoas.
- O transporte ferroviário, por exemplo, não recebeu incentivos e não foi ampliado na segunda metade do século XX em razão do estímulo à indústria automobilística.
179
Observe o mapa a seguir, que mostra os principais rios com trechos navegáveis e os principais portos e aeroportos existentes no Brasil.
Fonte de pesquisa: Atlas geográfico escolar. 8. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 141.
2. Em qual região brasileira há maior concentração de rios com trechos navegáveis? Região Norte. Oriente os alunos a observarem o mapa das rodovias para consultar a divisão regional.
3. Existem rios com trechos navegáveis em seu estado? Se houver, diga o nome desses rios. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifiquem nomes de alguns dos rios navegáveis no estado onde vivem e reconheçam a importância desses rios para o transporte de pessoas e cargas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
· A realização da seção Acompanhando a aprendizagem desenvolve a habilidade EF05GE01.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer e analisar as características das principais vias de transporte no território brasileiro.
Como proceder
- Solicite aos alunos que vejam a localização dos principais aeroportos, portos e rios navegáveis do território brasileiro. Peça a eles que observem e comparem os mapas das páginas 178 e 179 e verifiquem se o estado onde moram é bem servido pelas vias de transporte ou se alguma delas prevalece sobre as demais.
- Mostre que a rede hídrica é extensa e permite integrar diversas áreas do país a um custo menor do que o das rodovias. Comente que o transporte por rios é chamado de fluvial.
- Diga-lhes que há alguns fatores que dificultam a navegação, como a profundidade (o assoreamento do leito pode fazer a embarcação encalhar), os trechos mais estreitos e as diferentes formas de relevo por onde o rio corre.
- Comente que algumas obras de engenharia, como as eclusas, permitem a navegação em áreas onde os rios apresentam desníveis. As eclusas funcionam como se fossem um "elevador", em que a embarcação é conduzida entre um nível e outro do rio, de modo a continuar o percurso.
- Pesquise as cidades de destino dos principais itinerários e rotas. Se possível, localize em um mapa do município.
- Veja, por exemplo, quais são as principais rodovias, se estão próximo às rodoviárias, se são estaduais ou federais. Identifique também se os meios de transporte conectam cidades a outras regiões brasileiras.
- Veja qual(is) é(são) o(s) município(s) de maior destaque (com maior infraestrutura de vias de transporte) próximo(s) ao município da escola.
- Sugere-se que os alunos elaborem um mapa estilizado das principais vias de transporte do município.
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Meios de transporte no Brasil ao longo do tempo
Durante muito tempo, os principais meios de transporte utilizados no Brasil foram os carros de boi, as carroças e alguns tipos de embarcações. Eles se deslocavam por trilhas, por caminhos e, no caso das embarcações, pelos rios, ligando lugares distantes do nosso território.
Somente em 1854 foi instalada, no Rio de Janeiro, a primeira ferrovia do país. Em pouco tempo, as ferrovias tornaram-se a principal via de transporte terrestre, situação que durou até as primeiras décadas do século 20.
A partir dessa época, a construção de rodovias passou a ser priorizada pelo governo federal, que tinha como principal objetivo promover a integração entre as várias regiões do Brasil. Assim, foram construídos milhares de quilômetros de rodovias.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
· O conteúdo da página explica a evolução dos transportes no Brasil e as mudanças no espaço geográfico, desenvolvendo, assim, a habilidade EF05GE06 da BNCC.
Mais atividades
- Reúna imagens dos transportes já utilizados no passado, no Brasil. Veja com os alunos as suas localidades e proponha a montagem de uma linha do tempo dos transportes, com desenhos, recortes e uso de sucatas para ilustrar.
- Veja mais sobre os transportes no site do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Disponível em: https://oeds.link/DLQzqw. Acesso em: 18 abr. 2021.
- Se possível, produza com os alunos cartazes sobre o tema.
- Explique que os transportes são fundamentais para o desenvolvimento econômico de uma região, pois são responsáveis pela circulação de matérias-primas e mercadorias entre as áreas produtoras e os mercados consumidores.
- Ressalte que a rodovia BR-230 (foto na parte inferior da página) é a Transamazônica, uma das mais extensas do país, com mais de 4 mil quilômetros. Sua construção tinha por objetivo promover a ligação Leste-Oeste do território, desde o litoral da Paraíba até Lábrea, no estado do Amazonas, com extensos trechos cortando a floresta Amazônica. No entanto, esse grande projeto viário nunca foi totalmente concluído, pois vários trechos da estrada não foram construídos.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar, para enriquecer seus conhecimentos.
- Para saber mais sobre o estado atual da Transamazônica, leia a reportagem especial da Folha de S.Paulo - Transamazônica: crime e abandono. Disponível em:
https://oeds.link/Y612Dm. Acesso em: 18 abr. 2021.
181
As vias de transporte e a interligação entre as regiões brasileiras
As vias de transporte possibilitam uma intensa troca de produtos e a circulação de um grande número de pessoas entre as regiões do nosso país.
Veja alguns exemplos de como isso ocorre.
Parte da produção de grãos da Região Centro-Oeste é transportada por rodovias e ferrovias até o porto de Paranaguá, no estado do Paraná. Observamos na foto abaixo, de 2019, onde essa produção é embarcada em navios que vão para outros países.
Uma grande quantidade de produtos fabricados nas cidades mais industrializadas da Região Sudeste, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é transportada para outros estados por rodovias, como a rodovia Presidente Dutra, mostrada abaixo, no município de Jacareí, em São Paulo, em 2021.
Também é possível deslocar-se e transportar cargas de uma região a outra em nosso país utilizando aviões e trens. Abaixo, avião decolando do aeroporto Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, em 2019.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Verificar a importância e as condições das vias de transportes para a integração do território brasileiro.
Como proceder
- Comente que planejar a interligação entre as regiões brasileiras é fundamental para o desenvolvimento do país. A foto da página 181 mostra que a produção realizada nas áreas interioranas do território necessita de meios de transportes (caminhões, trens ou embarcações) para ser levada até os portos.
- Comente que alguns alimentos perecíveis precisam chegar rápido aos destinos para não estragarem e, assim, não se perder a produção. Por isso, uma rede eficiente faz com que os produtos cheguem mais rápido e em melhores condições aos mercados consumidores.
- Explique aos alunos que a maior parte das cargas que circulam pelo país é transportada pelas rodovias em caminhões. Promova uma conversa sobre as condições das rodovias brasileiras.
- Comente que muitas rodovias apresentam problemas, como falta de sinalização adequada e pavimentos deteriorados, os quais contribuem para a ocorrência de acidentes.
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ATIVIDADES
1. Converse com os colegas sobre a importância dos meios de comunicação para a interligação entre as regiões brasileiras. Produzam um texto coletivo sobre as conclusões a que chegaram, e o professor ou alguns dos alunos podem anotá-las na lousa. Depois de finalizado, o texto pode ser copiado no caderno. PNA
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
2. Escreva, no caderno, o que seria diferente em seu dia a dia se não existissem os meios de comunicação como telefone, aparelho de televisão ou computador.
Resposta pessoal. Se considerar pertinente, incentive os alunos a dialogarem sobre esse assunto. Uma possibilidade é trabalharem em pares e depois cada dupla apresenta suas conclusões para o restante da turma.
3. Qual meio de comunicação você e seus familiares costumam utilizar com maior frequência nas atividades do dia a dia? Anote sua resposta no caderno em forma de lista. Resposta pessoal. Peça aos alunos que organizem uma lista com os tipos de atividades (profissionais ou pessoais) e a utilização do meio de comunicação necessária.
4. Atualmente, muitas atividades dependem do acesso à internet, como pagar contas, obter um boleto de pagamento e fazer inscrições ou matrículas em algumas instituições. Converse com os colegas e o professor sobre as vantagens e desvantagens desse fato, pensando no acesso das pessoas à internet e a computadores. Anotem as principais conclusões dessa conversa no caderno.
Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
5. Reúna-se com os colegas, formando grupos para organizar e representar a transmissão de um telejornal em sala de aula.
Os grupos devem pesquisar notícias sobre o Brasil em jornais, revistas, telejornais ou internet. Identifiquem o estado e a região onde o fato ocorreu. Cada grupo deve selecionar uma notícia que considerar importante e eleger uma dupla para apresentá-la à turma na forma de um telejornal. Esta também é uma oportunidade para tratar de temas locais. Resposta pessoal. Se necessário, auxilie os alunos na execução da atividade.
PNA
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- O desenvolvimento da proposta de um telejornal, na atividade 5, envolve os alunos em uma prática de produção cultural exercitando as Competências gerais 3 e 4 da BNCC.
- A representação de um telejornal, proposto na atividade 5, contempla os componentes desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
Comentários de respostas
1. Espera-se que os alunos percebam que, devido à grande extensão territorial, os meios de comunicação são fundamentais para a comunicação entre as pessoas e a transmissão de informações. Incentive a participação de todos na produção do texto. Chame diferentes alunos para escreverem partes do texto na lousa.
4. Espera-se que concluam que, apesar de ser popularizada nas últimas décadas em nosso país, parte da população brasileira permanece sem acesso à internet. Isso ocorre porque ainda existem áreas do território não atendidas por esses serviços de comunicação e também pelo fato de que parte dos habitantes não tem condições de pagar pelos equipamentos e serviços necessários. Essa é uma desvantagem do uso da internet em muitas atividades do dia a dia. No entanto, há vantagens como realizar inscrições e matrículas ou pagar contas em casa ou em qualquer outro lugar por meio de um computador ou telefone celular que tenha acesso à internet.
- Na atividade 1, incentive todos os alunos a participarem da produção do texto coletivo.
- As atividades 2 e 3 exercitam a leitura geográfica do contexto onde os alunos vivem. Se for possível, solicite-lhes que simulem situações em que os meios de comunicação, como telefones e internet, contribuem para atividades do dia a dia.
- Leve os alunos a refletirem que, apesar de haver um grande avanço tecnológico no Brasil, ainda há uma disparidade muito grande em relação ao acesso de todos a esse recurso.
- Para realização da atividade 4, faça na lousa uma fileira de aspectos positivos e outra de aspectos negativos. Após debater a questão com os alunos, peça que copiem as listas da lousa.
183
6. Observe a tabela a seguir e responda às questões no caderno.
Extensão atual das redes de transporte no Brasil (2019)
Rodoviária (pavimentada e não pavimentada) | Ferroviária | Hidroviária |
---|---|---|
1,7 milhão de quilômetros | 29 mil quilômetros | 41 mil quilômetros |
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: https://oeds.link/M2GikF. Acesso em: 30 jan. 2021.
- Com base na tabela, qual é a rede de transporte mais extensa do Brasil? Qual é a extensão dessa rede? A rede formada por rodovias. Essa rede possui 1,7 milhão de quilômetros.
- No Brasil, qual é mais extensa: a rede de ferrovias ou a rede de hidrovias? As hidrovias são mais extensas do que as ferrovias.
7. Escolha dois produtos industrializados existentes em sua casa que sejam fabricados no Brasil. Leia as informações do rótulo de cada um deles, cole as embalagens ou uma foto dos produtos selecionados e escreva no caderno:
- nome do produto;
- local de fabricação (cidade e estado);
- região de fabricação.
Depois, apresente suas anotações para os colegas e, juntos, concluam:
- De qual região brasileira provém a maior parte dos produtos pesquisados pela turma? Resposta pessoal. É possível que os alunos percebam que a maior parte dos produtos é fabricada na Região Sudeste.
- Algum produto citado é fabricado no estado onde vocês vivem?
Resposta pessoal. Se necessário, auxilie os alunos na leitura dos rótulos para a identificação da informação. - Na opinião de vocês, como esse produto foi transportado do local da produção até os pontos de venda?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que tais produtos foram transportados por meio das redes de transporte, podendo ser de maneira rodoviária, hidroviária, ferroviária ou aérea. - Algum produto industrializado, como alimentos, roupas, calçados e móveis, é produzido no município onde você vive? Se sim, investigue quais as matérias-primas utilizadas e, se possível, de que forma esse produto é transportado para outros lugares.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos a obterem as informações sobre indústrias locais. Caso no município onde vivem não existam indústrias, utilize exemplos de municípios vizinhos.
8. No município onde você mora há transporte hidroviário de mercadorias? E de pessoas? Pesquise informações a respeito desse assunto com a ajuda do professor e dos colega. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a analisarem a tabela mostrando o predomínio do sistema rodoviário de transportes.
- Explique que, por ser mais custoso, o transporte rodoviário encarece os produtos que chegam aos consumidores.
- Para que os alunos possam dimensionar a diferença entre os números apresentados pela tabela da atividade 6, diga que a extensão das rodovias brasileiras é 60 vezes maior que a extensão das ferrovias e 41 vezes maior que a extensão de hidrovias.
- Esta atividade pode ser realizada de maneira integrada com o componente curricular de Matemática por possibilitar operações matemáticas de divisão e multiplicação.
- Faça comparações entre as extensões das vias de transporte brasileiras, explicando que seria necessário construir linhas férreas 60 vezes mais extensas do que as existentes atualmente para que se alcançasse a extensão total das rodovias.
Comentários de respostas
8. Espera-se que os alunos busquem exemplos de transportes hidroviários que possam ser usados no estado onde vivem, seja de mercadorias, seja de pessoas. Em algumas localidades, os barcos são utilizados para transportar produtos de áreas mais isoladas ou pessoas da área rural até as cidades. Em outros lugares, há travessias de mercadorias por meio de chatas, embarcações de baixo calado que costumam transportar produtos a granel. Também há trechos de rios e canais em que a travessia de pessoas e veículos é feita por balsas.
- Na atividade 6, após as comparações, na letra a, espera-se que os alunos respondam que as rodovias são a rede de transporte mais extensa do Brasil e que, em segundo lugar, para responder à letra b, as hidrovias compõem a rede mais extensa de transporte.
- Na atividade 7, organize um mural com os recortes das embalagens trazidas pelos alunos. Uma proposta interessante seria fazer um mapa das cinco regiões do Brasil e colar as embalagens em suas respectivas regiões de origem.
- Analise o mapa com as embalagens conforme as perguntas das letras a, b, c e d da atividade 7.
- Na atividade 8, instrua os alunos a pensarem nos rios mais próximos ao seu município e se eles possuem transporte de cargas ou pessoas. Explore também os rios do estado e da região em que os alunos vivem.
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Utilize a frase inicial a seguir para escrever um parágrafo no caderno com base nos conhecimentos desenvolvidos.
A tradição oral é...
Por fim, faça um desenho no caderno para ilustrar o seu parágrafo. Depois, apresente sua produção aos colegas.
2. Copie as frases a seguir no caderno completando-as corretamente de acordo com uma das alternativas destacadas entre os parênteses.
A: A Região Norte (Norte/Sudeste) concentra a maior quantidade de rios com trechos navegáveis do Brasil.
B: As regiões Sudeste, Sul e Nordeste concentram a maior parte de rodovias e ferrovias (rodovias e ferrovias/rios navegáveis) do país.
C: As rodovias (ferrovias/rodovias) formam a rede de transporte mais extensa do nosso país.
D: As ferrovias (ferrovias/hidrovias) constituem o segundo meio mais utilizado no transporte de cargas no Brasil.
E: Os serviços de telefonia, internet, jornais, rádio e televisão formam a rede de comunicação (comunicação/transporte) que exercem papel muito importante na interligação das regiões brasileiras.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação de processo.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Reconhecer aspectos da tradição oral.
Como proceder
- Espera-se que os alunos produzam um parágrafo sobre a tradição oral, podendo citar o trabalho dos griôs e os relatos orais como fontes históricas importantes. Por fim, eles poderão também fazer uma representação por meio de um desenho.
- Para sanar as dúvidas dos alunos, acompanhe as produções de cada um, de modo individualizado, andando pela sala de aula no momento da atividade. Verifique se os alunos têm dificuldades em continuar a frase apresentada de modo coerente e auxilie-os nesse processo, orientando-os na retomada dos conteúdos. A proposta do desenho favorece uma abordagem mais lúdica do conteúdo, possibilitando que eles se expressem em outra forma de linguagem, além da escrita.
2 Objetivo
- Reconhecer as características das principais vias de transporte e a interligação entre as regiões brasileiras.
Como proceder
- Comente com os alunos que as vias de transporte são distribuídas de forma desigual no território entre as regiões brasileiras, orientando-os na retomada da análise dos mapas das páginas 178 e 179. Oriente-os também a perceber que as rodovias e ferrovias estão concentradas nas regiões Sudeste e Sul, sobretudo nas porções litorâneas, e que na Região Norte há uma maior concentração de rios com trechos navegáveis.
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3. Observe o gráfico a seguir e responda às questões no caderno.
Fonte de pesquisa: Confederação Nacional do Transporte. Boletim estatístico - CNT, fev. 2019. Disponível em: https://oeds.link/pu8JIj. Acesso em: 30 jan. 2021.
- Entre os meios de transporte mostrados no gráfico, qual é o mais utilizado para movimentação de cargas no Brasil?
O transporte rodoviário é o mais utilizado para transportar cargas no Brasil. - Escreva, no caderno, o percentual de participação das ferrovias e hidrovias.
Ferrovias: 21%; hidrovias: 14%. - Pesquise em livros ou na internet sobre qual tipo de transporte, entre os apresentados no gráfico, possui o menor custo em relação aos demais. Anote no caderno as informações encontradas e depois compartilhe os resultados com os colegas da sala. Espera-se que os alunos encontrem informações de que o transporte hidroviário apresenta o menor custo em relação aos demais.
4. Observe novamente os mapas das páginas 178 e 179 e responda às questões no caderno.
- Qual região brasileira apresenta a menor rede de rodovias existentes no país? A Região Norte.
- Quais regiões possuem o menor número de rios que possam servir como hidrovias? As regiões Nordeste e Centro-Oeste.
- Escreva o nome de três rios que possuem trechos navegáveis.
Possíveis respostas: rio Paraná, rio São Francisco, rio Araguaia e rio Amazonas.
MANUAL DO PROFESSOR
3 Objetivo
- Analisar e comparar a participação dos meios de transporte no Brasil para deslocamento de cargas.
Como proceder
- Na atividade 3, analise o gráfico juntamente com os alunos. Espera-se que eles percebam, para responder à letra a, que o transporte rodoviário é o mais utilizado. Em seguida, peça a eles que escrevam os percentuais das hidrovias e ferrovias para responder à letra b. Saliente que esses meios de transportes são os menos utilizados em relação ao rodoviário.
- Para responder à letra c, é possível levar os alunos, por exemplo, ao laboratório de informática para colherem informações a respeito do custo de transporte. Comente que para cada tipo de carga há um meio de transporte mais adequado conforme as necessidades. Por exemplo, as cargas que exigem maior rapidez a grandes distâncias podem utilizar o transporte aéreo. Para o transporte de cargas muito volumosas (grãos, petróleo, mercadorias em geral) a longas distâncias, o mais indicado é a utlização de ferrovias e hidrovias, devido ao menor custo. Compartilhem as informações após o término.
4 Objetivo
- Compreender as características das principais vias de transporte no Brasil.
Como proceder
- Na atividade 4, retome com os alunos a análise dos mapas mostrados nas páginas 178 e 179. Faça as perguntas das letras a, b e c oralmente e peça que escrevam as respostas no caderno.
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro a seguir. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 14 - MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
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Convide uma pessoa mais velha para conversar com os alunos em sala de aula. Peça a ela que conte alguma história ou compartilhe aspectos sobre seu modo de vida no passado. Aproveite para instigá-los a reconhecer a importância dos griôs, a refletir sobre a questão da memória e a valorizar a tradição oral. |
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Divida a turma em grupos e oriente-os a escolher um dos temas referentes à invenção da escrita, como a escrita cuneiforme, os sistemas de escrita dos egípcios e chineses, o alfabeto latino, as contribuições fenícias, etc. Eles também podem abordar a questão das narrativas de caráter oficial e a questão do poder. Cada grupo deverá então fazer um cartaz retomando o tema estudado, contendo desenhos e pequenos textos explicativos. Aproveite para verificar se eles têm dúvidas e utilize essa proposta para auxiliá-los individualmente, se necessário. |
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Leve os alunos à biblioteca da escola ou à sala de informática para que leiam uma narrativa indígena. Depois, faça uma discussão com a turma sobre essa leitura, destacando a importância desses registros escritos e a questão das línguas em extinção. |
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Leve para a sala de aula um mapa que mostra a rede de transportes no Brasil (principais rodovias, ferrovias, portos e aeroportos). Peça aos alunos que identifiquem como essas redes de transportes estão representadas no mapa (verifique se eles foram capazes de responder identificando a legenda do mapa). Em seguida, solicite que identifiquem no mapa: algumas das principais rodovias do país, as principais ferrovias, os principais portos e os principais aeroportos. |
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Proponha uma roda de conversa para falar sobre a importância dos meios de transporte e comunicação para a integração do território. Para tratar sobre a importância dos transportes, sugere-se retomar a atividade 7, proposta na página 183 do livro, identificando de onde vêm os produtos industrializados que utilizamos em nosso dia a dia. Sobre os meios de comunicação, sugere-se questionar os alunos sobre os principais acontecimentos noticiados recentemente pelos meios de comunicação. Após anotar essas notícias na lousa, questione e verifique se eles foram capazes de reconhecer a importância dos meios de comunicação. |