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O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. Explique como se dá a relação entre os deuses cultuados na Antiguidade e a natureza. Observe a imagem e utilize-a como exemplo para compor sua resposta no caderno.
Os povos da Antiguidade acreditavam que os fenômenos da natureza eram controlados por deuses, considerados seres poderosos, responsáveis pela criação do mundo, pela vida e pela morte de todos os seres. Muitos desses deuses eram associados a elementos da natureza, como o Sol.
2. Converse com os colegas sobre as funções do Estado no Brasil atualmente e, com ajuda do professor, façam uma lista conjunta dessas funções na lousa. Depois, copie essa lista no caderno. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
3. Sobre a cidadania como conquista histórica, responda às questões no caderno.
- Como a democracia foi implantada na Grécia antiga e o que caracteriza essa forma de governo?
Na Grécia antiga, a democracia foi implantada após uma série de revoltas populares, que reivindicavam maior participação da população nas decisões da cidade. - Explique o que é a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Ela foi elaborada no século XVIII, na França, e tinha como objetivo estabelecer os direitos naturais e inalienáveis dos homens.
4. Copie no caderno a alternativa que apresenta a definição correta de tempo cronológico. Alternativa C.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando a observação dos fenômenos da natureza.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando unidades de medida criadas pelos seres humanos, como metros e quilômetros.
- Maneira de perceber a passagem do tempo usando unidades de medida criadas pelos seres humanos, como calendários e relógios.
- Maneira de perceber a passagem do tempo que busca verificar as mudanças e permanências nas sociedades, analisando suas transformações.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
4 aulas
- Avaliação final.
- Atividades para verificar as aprendizagens dos alunos e avaliar o que precisa ser retomado.
O que você já aprendeu?
1 Objetivo
- Identificar o papel da religião na cultura dos povos antigos.
Como proceder
- Utilize a imagem para auxiliar os alunos que apresentarem dificuldades. Questione-os sobre o que foi representado, qual é o elemento da natureza em destaque e como ele se relaciona à religião dos egípcios na Antiguidade.
2 Objetivo
- Identificar o conceito de Estado e compreender como funcionam seus mecanismos de organização política.
Como proceder
- Espera-se que os alunos mencionem funções como: comandar e organizar a vida em sociedade para o bem-estar da população; garantir que os direitos humanos sejam respeitados; construir e manter escolas, hospitais, edifícios públicos e estradas; contratar profissionais que possam atender às necessidades da população; investir no desenvolvimento cultural e científico; criar e executar leis; e garantir a segurança.
- Converse com os alunos sobre as funções do Estado em seu contexto local.
3 Objetivo
- Refletir sobre a historicidade do conceito de cidadania.
Como proceder
- Retome em uma roda de conversa com os alunos a unidade 2, debatendo com eles os temas citados na questão.
4 Objetivo
- Identificar o conceito de tempo cronológico.
Como proceder
- Retome com os alunos os conceitos de tempo cronológico. Aborde também como é possível medir a passagem do tempo, apontando o relógio e o calendário como instrumentos de contagem do tempo cronológico.
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5. Vimos que há vários tipos de calendário, como o gregoriano, os indígenas, o chinês e o islâmico. O gregoriano é um calendário solar; o islâmico é lunar; o calendário chinês é baseado nos ciclos da Lua e no movimento da Terra em relação ao Sol; e há calendários indígenas, como o dos Tuyuka, que são baseados no movimento das estrelas. Qual semelhança você pode perceber entre esses calendários? Converse com os colegas.
5 e 6: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
6. Observe as imagens e explique oralmente aos colegas a diferença entre a tradição oral e a tradição escrita.
7. Sobre a questão dos patrimônios, responda às questões no caderno.
- Explique a diferença entre Patrimônio Mundial Natural e Patrimônio Mundial Cultural.
Os patrimônios culturais são os bens que expressam a vida e a cultura dos povos, representando os aspectos materiais e imateriais resultantes da ação humana. Já os patrimônios naturais são bens que fazem parte da natureza. - Quais são os critérios para um local ser considerado Patrimônio Mundial pela Unesco? Explique.
Deve apresentar um valor excepcional e universal em termos culturais, históricos, biológicos, estéticos, geológicos, entre outros. Comentários nas orientações ao professor. - Explique por que a Unesco criou a Lista do Patrimônio Mundial em Perigo.
Porque vários bens naturais e culturais se encontram em situação de risco em função das ações humanas.
8. Diferentes povos e etnias fizeram parte da formação da população brasileira. Escreva em seu caderno o nome dos três principais povos que contribuíram para a diversidade étnica do Brasil. Indígenas, africanos e europeus.
9. Sobre a migração no Brasil, responda no caderno às seguintes questões.
- Que nome recebeu, no Brasil, o movimento populacional em que houve uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade? Êxodo rural.
- Cite três fatores que contribuíram para essa atividade migratória.Sugestões de resposta: O processo de industrialização; a mecanização do campo; a perda da terra; a criação do Estatuto do Trabalhador Rural, em 1963; a ideia de uma vida melhor nas cidades.
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5 Objetivo
- Perceber a semelhança entre os diversos tipos de calendários.
Como proceder
- Espera-se que os alunos mencionem que na tradição oral as memórias e os conhecimentos são transmitidos por meio da oralidade, de geração a geração. Já na tradição escrita, as memórias e os conhecimentos são transmitidos por meio de registros e documentos escritos.
- Escreva na lousa os principais calendários estudados na unidade 1 e discuta sobre eles com a turma, anotando as principais características de cada um.
6 Objetivo
- Diferenciar tradição oral de tradição escrita.
Como proceder
- Espera-se que os alunos percebam que os ciclos da Lua, a percepção do movimento da Terra em relação ao Sol, das estrelas e das estações do ano somente são possíveis por meio da observação da natureza. Espera-se que os alunos percebam que esses fenômenos estão ligados à elaboração dos calendários em diversas culturas.
- Comente que as semelhanças entre as tradições oral e escrita residem nas suas funções de transmissão de memórias. A tradição oral se refere à fala, à transmissão oral dos conhecimentos, seja por meio da fala, de contos, histórias, discursos, rezas, etc.; e a tradição escrita utiliza símbolos (fonéticos ou ideográficos) para essa mesma finalidade.
7 Objetivo
- Compreender o conceito de Patrimônio Mundial.
Como proceder
b. Espera-se que os alunos se recordem que, para um local ser reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural, é necessário que os representantes do país inscrevam o bem cultural ou natural como candidato. Em seguida, o Comitê do Patrimônio Mundial se reúne e escolhe, entre os candidatos, os que farão parte da Lista do Patrimônio Mundial.
- Comente com a turma que os patrimônios culturais são produções dos seres humanos e os patrimônios naturais são elementos da natureza. Retome também o tema dos bens do Patrimônio Mundial no que diz respeito aos critérios de escolha. Comente quais são os critérios e passos estabelecidos pela Unesco. Explique que a Lista do Patrimônio Mundial em Perigo é importante porque alerta a população mundial sobre áreas com espécies de animais e vegetação ameaçadas de extinção.
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10. Nas cidades, com suas construções planejadas ou espontâneas, há determinadas atividades econômicas que se destacam das demais. Relacione no caderno os tipos de cidade indicados a seguir às características apresentadas na sequência. Industrial - III; Político-administrativa - IV; Turística - I; Portuária - II.
Industrial · Político-administrativa · Turística · Portuária
I O turismo é a principal atividade econômica que impulsiona o crescimento dessa cidade.
II A cidade se desenvolve economicamente por meio de importantes portos marítimos ou fluviais.
III Cidade com grande quantidade de fábricas, que são grandes geradoras de renda, impostos e empregos.
IV Cidades que concentram órgãos, instituições e poderes representantes de um governo.
11. Analise as imagens a seguir.
Essas imagens representam a cidade de Curitiba em épocas diferentes. Como muitas outras cidades do Brasil, Curitiba passou (e continua passando) por transformações em suas paisagens urbanas. Descreva no caderno:
- as principais transformações observadas no espaço urbano de Curitiba, mostradas nas imagens; Possível resposta: as ruas foram asfaltadas e muitas casas foram substituídas por edifícios. Comentários nas orientações ao professor.
- dois tipos de problemas ocasionados pelo crescimento urbano desordenado. Possíveis respostas: aumento da quantidade de moradias precárias; falta de infraestrutura básica.
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8 Objetivo
- Reconhecer os principais grupos humanos que contribuíram para a formação do povo brasileiro.
Como proceder
- Se os alunos não souberem descrever esses grupos humanos, retome o conteúdo referente à formação do povo brasileiro a fim de mostrar as contribuições culturais dos indígenas, portugueses, africanos e de outros imigrantes.
9 Objetivo
- Compreender no que consiste o êxodo rural, bem como os fatores que motivaram esse movimento de migração do campo para a cidade. Ao descrever esses fatos, os alunos demonstrarão ter compreendido os aspectos importantes do conteúdo.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldade em identificar o nome do movimento migratório, bem como seus motivos, exiba vídeos sobre o trabalho rural, envolvendo os que não usam maquinário e os que usam. Com isso, os alunos compreenderão que, ao empregar maquinário, menos mão de obra é exigida, o que fez muitas pessoas perderem seus empregos no campo, tendo de migrar para as cidades em busca de trabalho.
10 Objetivo
- Descrever brevemente as características das atividades econômicas e as funções exercidas pelas cidades. Dessa forma, é possível identificar as diferentes atividades que se destacam das demais.
Como proceder
- Se os alunos apresentarem dificuldades em nomear as diferentes atividades econômicas das cidades, exemplifique com fotos de praias, museus, centros históricos, etc. Assim, oriente os alunos a identificarem as atividades econômicas nessas imagens, nesse caso, o turismo.
11 Objetivo
- Interpretar imagens como forma de identificar as transformações ocasionadas pelo crescimento da cidade.
Como proceder
- Se algum aluno apresentar dificuldades para elaborar respostas mais completas em relação ao conteúdo solicitado, aplique atividades com o intuito de levá-lo a compreender que, para uma cidade crescer e se desenvolver, são necessários investimentos, o que causará, inevitavelmente, muitas transformações nas paisagens.
- As cidades passam por transformações devido ao aumento da população e à necessidade de crescimento urbano e econômico. Muitas vezes, elas se expandem em direção ao espaço rural ou a áreas de vegetação nativa, substituindo a antiga paisagem por conjuntos habitacionais e industriais, condomínios, centros comerciais, edifícios, parques públicos, entre outros.
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12 . Leia a manchete a seguir e responda às questões no caderno.
Região Nordeste possui quase metade de toda a pobreza no Brasil, segundo IBGE
Disponível em: https://oeds.link/9oWl7H. Acesso em: 23 abr. 2021.
- Apesar de existir pobreza em quase todo o território brasileiro, ela se acentua em algumas regiões. De acordo com a manchete, qual região concentra maior acúmulo de pobreza? A Região Nordeste, com quase metade de toda a pobreza do Brasil.
- O Brasil é um país com desigualdades sociais? Explique.
Espera-se que os alunos respondam que sim, pois o nosso país tem grandes diferenças nas condições de vida e renda da população, por isso encontramos milhões de pessoas na pobreza ou em condições precárias sem os direitos básico garantidos.
13 . A energia pode vir de diferentes fontes e seu uso está presente na maior parte das atividades do nosso cotidiano. Cite em seu caderno dois tipos de energia que você utiliza em seu dia a dia e as respectivas fontes de produção.
Reposta pessoal.
14 . Analise as imagens a seguir e identifique qual é o problema ambiental presente e qual seria sua provável causa.
1
Enchente. Possível causa: Poluição dos rios e esgotos por descarte de lixo de maneira inadequada.
2
Desmatamento. Possível causa: Abertura de pastagens e lavouras.
15 . No município onde você vive, existem problemas ambientais como esses ou de outros tipos? Escreva no caderno o que os órgãos públicos têm feito para resolver ou minimizar tais problemas. Resposta pessoal. Comentários nas orientações ao professor.
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12 Objetivo
· Interpretar informações e expressar conhecimentos acerca das regiões brasileiras dos aspectos socioeconômicos da população, relacionados à concentração de pobreza e às desigualdades sociais.
Como proceder
· Se algum aluno não conseguir interpretar a manchete nem identificar a região destacada, mostre um mapa político do Brasil para localizar a Região Nordeste, bem como para visualizar o tamanho do seu território e do território nacional. Em relação às desigualdades, explique que isso ocorre em diferentes regiões brasileiras, pois, embora todos os cidadãos tenham direitos, nem todos são alcançados, o que implica nos deveres dos governantes e do poder público.
13 Objetivo
· Com esta atividade, os alunos demonstrarão o que aprenderam sobre as diferentes fontesde energia.
Como proceder
· Se algum aluno não identificar os diferentes tipos de energia, proponha uma atividade a respeito da importância e do uso da energia. Para isso, apresente fotos envolvendo o uso de energia para ele identificar as respectivas fontes energéticas. Por exemplo, uma estação eólica – fornecimento de energia elétrica para acender uma lâmpada ou manter a geladeira ligada.
14 Objetivo
· Analisar e comparar problemas ambientais e argumentar acerca das respectivas causas e consequências.
Como proceder
· Se algum aluno não estabelecer corretamente a análise solicitada, proponha atividades que o levem a refletir sobre os graves acidentes ambientais ocorridos recentemente no Brasil, como as queimadas no Pantanal, o desmatamento na Amazônia,o rompimento das barragens mineradoras em Mariana e em Brumadinho, no estado de Minas Gerais, entre outros exemplos.
15 Objetivo
· Identificar problemas ambientais no lugar em que vivem, reconhecendo a importância do poder público no combate dessas situações.
Como proceder
· Espera-se que os alunos escrevam exemplos referentes aos problemas ambientais apresentados anteriormente, além de outros ocorridos no município onde vivem. Eles devem identificar tanto as ações dos órgãos competentes para sanar ou reduzir essas ocorrências quanto os danos causados por tais problemas.
· Se algum aluno ainda não reconhecer a relevância das políticas ambientais no município em que mora, bem como as políticas ambientais nacionais, promova uma entrevista com algum funcionário da secretaria do meio ambiente do município ou de outros órgãos ambientais.
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PARA SABER MAIS
Nesse livro, você vai conhecer a emocionante história de uma menina muito corajosa, a paquistanesa Malala Yousafzai. Quando tinha 10 anos de idade, um grupo radical chamado Talibã tomou a cidade onde Malala vivia e criou várias regras, como proibir as meninas de frequentar a escola. Malala nunca desistiu de seu sonho e lutou bravamente pelo direito de estudar, enfrentando vários desafios.
Por meio da leitura desse livro, você vai aprender de maneira lúdica o que é democracia e o que são os partidos políticos. Além disso, o livro traz uma reflexão sobre a importância do voto, dos direitos humanos e sobre os direitos e deveres do cidadão em uma democracia.
Essa revista apresenta uma divertida história em quadrinhos sobre os patrimônios culturais do país, além de jogos e dicas sobre os cuidados com os bens culturais.
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Para saber mais
· As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no decorrer do volume. O objetivo desta seção é contribuir com o processo de formação de leitores.
Destaques PNA
· Ao explorar os recursos indicados nesta seção, desenvolvem-se os componentes compreensão de texto e desenvolvimento de vocabulário. Caso a leitura seja proposta oralmente com a participação dos alunos, desenvolve-se também o componente fluência em leitura oral.
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Esse livro reúne uma série de contos de origem africana recontados pela escritora brasileira Ana Maria Machado. Por meio dele, você conhecerá histórias que fazem parte da tradição oral de diversas regiões da África!
Encante-se com as poesias em cordel que esse livro traz e, ainda, conheça as belezas do nosso país e a cultura do povo brasileiro.
Conheça diferentes aspectos da cultura brasileira e descubra um pouco sobre suas próprias raízes, divertindo-se com a leitura desse livro.
Divirta-se assistindo a essa aventura em que Tainá, uma menina indígena, e seus amigos tentam salvar os animais de estimação da aldeia da ação criminosa de biopiratas.
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· Oriente os alunos a lerem os livros desta seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo assim a literacia familiar.