8
1 VAMOS NOS CONHECER
9
TODAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS, NA COR DOS OLHOS E DOS CABELOS, NOS GOSTOS E OPINIÕES E TAMBÉM NO JEITO DE SER DE CADA UM.
CONECTANDO IDEIAS
- IDENTIFIQUE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE VOCÊ E AS CRIANÇAS DA FOTO. CONTE AOS COLEGAS.
- QUAL É O BRINQUEDO COM QUE AS CRIANÇAS MOSTRADAS NA FOTO ESTÃO BRINCANDO?
- COM QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ MAIS GOSTA DE SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS?
10
1 COMO EU SOU
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
[...] UMA VEZ, MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:
- MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?
- ORA, MARCELO FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.
- E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?
- AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...
- POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARMELO?
- PORQUE MARMELO É NOME DE FRUTA, MENINO!
- E A FRUTA NÃO PODIA CHAMAR MARCELO, E EU CHAMAR MARMELO? [...]
MARCELO, MARMELO, MARTELO, DE RUTH ROCHA. ILUSTRAÇÕES DE MARIANA MASSARANI. SÃO PAULO: MODERNA, 2011. P. 9.
1. VAMOS COMEÇAR COMPLETANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
MEU NOME É:
MEU SOBRENOME É:
2. APRESENTE-SE PARA A TURMA DIZENDO QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME.
11
SE OBSERVARMOS UNS AOS OUTROS, PODEMOS PERCEBER QUE HÁ SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE NÓS.
POR EXEMPLO, TODAS AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PRÓPRIAS:
ALGUNS SÃO MAIS ALTOS, OUTROS SÃO MAIS BAIXOS.
ALGUNS TÊM OLHOS ESCUROS, OUTROS TÊM OLHOS CLAROS.
ALGUNS TÊM CABELO CURTO, OUTROS TÊM CABELO COMPRIDO.
3. MARQUE UM X NAS FOTOS A SEGUIR QUE RETRATAM CRIANÇAS QUE TÊM ALGUMA SEMELHANÇA FÍSICA COM VOCÊ.
VALORIZE TANTO AS SEMELHANÇAS QUANTO AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. SE TODOS FOSSEM IGUAIS, O MUNDO NÃO TERIA A RIQUEZA DA DIVERSIDADE.
12
ATIVIDADES
1. PINTE OS QUADRINHOS QUE DESCREVEM ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
A. COR DO CABELO:
- CASTANHO.
- RUIVO.
- LOIRO.
- PRETO.
B. TIPO DE CABELO:
- LISO.
- CRESPO.
- CACHEADO.
C. TAMANHO DO CABELO:
- CURTO.
- MÉDIO.
- COMPRIDO.
D. COR DOS OLHOS:
- CASTANHOS.
- AZUIS.
- VERDES.
E. TAMANHO DOS PÉS (NÚMERO DOS CALÇADOS):
- 27.
- 28.
- 29.
- 30.
OUTRO NÚMERO:
2. ESCREVA O NOME DE UM COLEGA DA SUA TURMA QUE SEJA:
- MAIS ALTO QUE VOCÊ:
- MAIS BAIXO QUE VOCÊ:
13
A ARTE DOS AUTORRETRATOS
VÁRIOS ARTISTAS PRODUZEM AUTORRETRATOS. ESSES REGISTROS SÃO FEITOS RETRATANDO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SI MESMO EM DESENHOS, FOTOS, PINTURAS, ETC.
CONHEÇA ALGUNS AUTORRETRATOS PINTADOS POR GRANDES ARTISTAS.
- AGORA É A SUA VEZ! DESENHE O SEU AUTORRETRATO NO CADERNO OU EM UMA FOLHA EM BRANCO. VOCÊ PODE DESENHAR E PINTAR COM LÁPIS COLORIDOS. VEJA AO LADO COMO GUSTAVO FEZ O SEU AUTORRETRATO.
14
2 O JEITO DE CADA UM
ALÉM DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, CADA PESSOA TEM UM JEITO DE SER.
ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS FALANTES, OUTRAS MAIS QUIETAS. EXISTEM PESSOAS MAIS TRANQUILAS, OUTRAS MAIS AGITADAS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS.
1. O SEU JEITO DE SER É PARECIDO COM O DE ALGUMA CRIANÇA MOSTRADA NESTA PÁGINA? QUAL?
2. CONTE AOS COLEGAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS SUAS.
15
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS QUE CORRESPONDEM AO SEU JEITO DE SER.
- AGITADO.
- CALMO.
- ORGANIZADO.
- DESORGANIZADO.
- BEM-HUMORADO.
- MAL-HUMORADO.
- ATENCIOSO.
- DISTRAÍDO.
- FALANTE.
- CALADO.
LER E COMPREENDER
2. OUÇA O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER SOBRE JÚLIA.
JÚLIA É UMA MENINA MUITO ESTUDIOSA E FALANTE. COM SUAS AMIGAS, ELA GOSTA DE BRINCADEIRAS MAIS AGITADAS, COMO ANDAR DE PATINS. EM CASA, JÚLIA GOSTA DE FAZER SUAS TAREFAS COM ATENÇÃO.
MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE DESCREVEM JÚLIA EM SEU JEITO DE SER.
ESTUDIOSA
DISTRAÍDA
ATENTA
CALADA
FALANTE
AGITADA
16
GOSTOS E PREFERÊNCIAS
TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIOS, QUE PODEM SER SEMELHANTES OU DIFERENTES DOS DE OUTRAS PESSOAS.
CONHEÇA A SEGUIR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE ALGUMAS CRIANÇAS.
17
ATIVIDADES
1. COMPLETE OS NOMES DE CADA ALIMENTO E BRINQUEDO COM AS VOGAIS QUE FALTAM. DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS COMPLETAS.
S P .
S L DA.
B N NAS.
M RANG S.
B C CL TA.
P P .
- MARQUE UM X NAS FOTOS QUE REPRESENTAM O QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
18
CIDADÃO DO MUNDO A DIVERSIDADE DE CULTURAS
O MODO DE SE VESTIR, SE ALIMENTAR E REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES SÃO HÁBITOS E COSTUMES QUE COMPÕEM A CULTURA DE UM POVO. OBSERVE A DIVERSIDADE CULTURAL DAS CRIANÇAS A SEGUIR.
NA CULTURA JAPONESA, AS PESSOAS COSTUMAM FAZER AS REFEIÇÕES USANDO HASHI, DOIS PAUZINHOS QUE AUXILIAM A LEVAR OS ALIMENTOS ATÉ A BOCA.
O HASHI TAMBÉM É USADO POR PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS QUANDO CONSOMEM COMIDA JAPONESA.
CRIANÇAS QUE FAZEM PARTE DO POVO ABORÍGINE DA AUSTRÁLIA TÊM O COSTUME DE PINTAR O CORPO PARA HOMENAGEAR OS ELEMENTOS DA NATUREZA, COMO O SOL, A ÁGUA, AS PLANTAS E OS ANIMAIS.
19
ASSIM COMO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E O JEITO DE SER, AS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS TAMBÉM DIFERENCIAM AS PESSOAS E DEVEM SER RESPEITADAS.
AS CRIANÇAS DO POVO GREGO GOSTAM MUITO DE COMER UM SANDUÍCHE CHAMADO JOLLT'LAKI, FEITO COM CARNE ENROLADA EM UM PÃO FINO.
AS CRIANÇAS DO POVO MASSAI QUE VIVE NO QUÊNIA TÊM O COSTUME DE VESTIR ROUPAS COLORIDAS, SEMPRE COM ALGUMA PEÇA COM A COR VERMELHA, A QUAL REPRESENTA O SEU POVO.
- VOCÊ CONHECE PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DIFERENTES DAS SUAS? QUAIS SÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS?
- DE QUE MANEIRA É POSSÍVEL DEMONSTRAR RESPEITO PELAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DAS OUTRAS PESSOAS? CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE ESSE ASSUNTO.
20
3 OS LADOS DO CORPO
OBSERVE OS LADOS DO NOSSO CORPO NAS IMAGENS A SEGUIR.
21
ATIVIDADES
1. PINTE OS LADOS DO CORPO DO MENINO DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.
ESQUERDO.
DIREITO.
22
2. CONTORNE UMA DAS SUAS MÃOS NO ESPAÇO A SEGUIR.
- QUAL DAS MÃOS VOCÊ CONTORNOU NO ESPAÇO ANTERIOR? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
- ESQUERDA.
- DIREITA.
23
3. OBSERVE AS MÃOS A SEGUIR. MARQUE CADA UMA DELAS À PALAVRA CORRETA.
- ESQUERDA.
- DIREITA.
4. OBSERVE A FOTO A SEGUIR.
- MARQUE UM X NA CRIANÇA QUE ESTÁ À DIREITA DE BENTO.
- CONTORNE A CRIANÇA QUE ESTÁ À ESQUERDA DE MÁRIO.
24
PARA SABER FAZER
MAPA DO CORPO
O MAPA DO CORPO É UMA REPRESENTAÇÃO DO NOSSO CORPO EM TAMANHO REAL, EM UM PEDAÇO DE PAPEL.
VEJA NO EXEMPLO A SEGUIR COMO O MAPA DO CORPO PODE SER FEITO. ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- PAPEL KRAFT (OU OUTRO TIPO) COM APROXIMADAMENTE O MESMO COMPRIMENTO DO CORPO
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- CANETA DE PONTA GROSSA OU GIZ DE CERA
- PINCÉIS E TINTA GUACHE
1 PRIMEIRO, É NECESSÁRIO ESTICAR O PAPEL NO CHÃO E DEITAR-SE SOBRE ELE.
2 DEPOIS, PEÇA AO COLEGA PARA TRAÇAR O CONTORNO DO SEU CORPO COM CANETA DE PONTA GROSSA OU COM GIZ DE CERA.
25
3 EM SEGUIDA, ESTENDA OUTRO PAPEL NO CHÃO E PEÇA AO COLEGA PARA SE DEITAR SOBRE ELE. COM A CANETA OU GIZ DE CERA, CONTORNE O CORPO DO COLEGA.
4 NA SEQUÊNCIA, PEÇA A AJUDA DO PROFESSOR PARA RECORTAR OS CONTORNOS DO DESENHO DO CORPO DE CADA UM.
5 PARA FINALIZAR O SEU MAPA DO CORPO, É PRECISO DESENHAR E PINTAR, NA PARTE DA FRENTE E DE TRÁS DELE, COM O GIZ DE CERA OU A TINTA GUACHE, O SEU ROSTO, CABELOS, CALÇADOS E ROUPAS.
AGORA É COM VOCÊ!
VAMOS CONSTRUIR UM MAPA DO CORPO. SIGA AS ETAPAS E CONSTRUA O SEU MAPA DO CORPO COM A AJUDA DO PROFESSOR E DE UM COLEGA.
26
ATIVIDADES
1. AGORA QUE VOCÊ JÁ TEM SEU MAPA DO CORPO PRONTO, VAMOS FAZER ALGUMAS ATIVIDADES COM ELE.
- PINTE A MÃO ESQUERDA DO SEU MAPA DO CORPO DE AZUL.
- PINTE A MÃO DIREITA DO SEU MAPA DO CORPO DE AMARELO.
27
2. VAMOS BRINCAR COM O SEU MAPA DO CORPO, COMO SE FOSSE UM BONECO. EM SEGUIDA, MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A. COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE COSTAS PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
B. AINDA COM O MAPA DO CORPO DE COSTAS, LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA DESSA VEZ?
ESQUERDA.
DIREITA.
C. AGORA, COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. ENTÃO, LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
D. MANTENHA O MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. DESSA VEZ, QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA.
3. JUNTE-SE COM UM DE SEUS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE OS MAPAS DO CORPO QUE PRODUZIRAM.
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS ALTO?
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS BAIXO?
28
DE QUE LADO ESTÁ?
PODEMOS TOMAR NOSSO CORPO COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA LOCALIZAR ALGO QUE ESTEJA AO NOSSO REDOR.
1. ENTÃO, DESENHE A SEGUIR O QUE ESTÁ AO SEU REDOR NA SALA DE AULA.
29
OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
A PROFESSORA ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO QUE VOCÊ, DE FRENTE PARA OS ALUNOS.
OS ALUNOS ESTÃO DE FRENTE PARA A PROFESSORA, OU SEJA, ESTÃO EM UMA POSIÇÃO DIFERENTE DE VOCÊ.
2. SABENDO DISSO, MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A. A PROFESSORA MARA ESTÁ SEGURANDO O MATERIAL ESCOLAR COM QUAL DAS MÃOS?
DIREITA.
ESQUERDA.
B. MÁRIO ESTÁ COM QUAL DAS MÃOS LEVANTADAS?
DIREITA.
ESQUERDA.
C. QUEM ESTÁ À ESQUERDA DE SOFIA?
MÁRIO.
RUI.
30
ATIVIDADES
1. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
31
- MARQUE UM X NAS ALTERNATIVAS CORRETAS COM BASE NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR. FIQUE ATENTO, POIS A MENINA ESTÁ DE FRENTE PARA VOCÊ!
A. O QUE ESTÁ DO LADO DIREITO DA MENINA?
B. O QUE ESTÁ À FRENTE DA MENINA?
C. O QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DA MENINA?
D. O QUE ESTÁ ATRÁS DA MENINA?
32
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. LIGUE CADA TEXTO À SUA IMAGEM.
- EU SOU MAIS BAIXINHA QUE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS COMPRIDOS E LISOS.
- EU TENHO OS OLHOS MAIS CLAROS QUE ALGUNS DE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS CURTOS E CRESPOS.
2. COMO VOCÊ TEM RESPEITADO AS PESSOAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, GOSTOS E PREFERÊNCIAS DIFERENTES DOS SEUS? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
3. VAMOS COLORIR!
AZUL PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A DIREITA.
VERDE PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A ESQUERDA.
33
4. LOCALIZE OS OBJETOS QUE ESTÃO NO QUARTO DE ANA.
- CONTORNE DE MARROM O OBJETO QUE ESTÁ EM CIMA DA CADEIRA.
- CONTORNE DE VERDE O OBJETO QUE ESTÁ EMBAIXO DA CAMA.
- CONTORNE DE AZUL O BRINQUEDO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE ANA.
- CONTORNE DE VERMELHO O OBJETO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO ARMÁRIO.
5. MARQUE UM X NO BRINQUEDO QUE ESTÁ:
A. À DIREITA DO MENINO.
B. À ESQUERDA DO MENINO.