34
2 DESCOBRINDO MINHA ESCOLA
35
NA ESCOLA RETRATADA NESTA FOTO, ESTUDAM MUITAS CRIANÇAS. DURANTE O INTERVALO, ELAS GOSTAM DE BRINCAR NA QUADRA DE ESPORTES E NO PÁTIO.
NA SUA ESCOLA TAMBÉM É ASSIM?
CONECTANDO IDEIAS
- VOCÊ GOSTA DE ESTUDAR NA SUA ESCOLA? POR QUÊ?
- EM SUA OPINIÃO, ESTUDAR É IMPORTANTE? POR QUÊ?
- SERÁ QUE TODAS AS CRIANÇAS FREQUENTAM A ESCOLA?
36
1 COMO É BOM ESTUDAR!
LER E COMPREENDER
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO POEMA A SEGUIR.
TODO DIA NA ESCOLA,
O PROFESSOR, A PROFESSORA,
A GENTE APRENDE E BRINCA MUITO
COM DESENHO, TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA, FAZEM FILA.
O PAULINHO, O PEDRÃO,
A PATRÍCIA E A PRISZCILA.
[...]
A ESCOLA, DE CLÁUDIO THEBAS. EM: AMIGOS DO PEITO, DE CLÁUDIO THEBAS. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8. © THEBAS, CLÁUDIO
1. DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO PROFESSOR, VAMOS CONVERSAR SOBRE O TEXTO.
- HÁ ALGUMA PALAVRA NO TEXTO QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA?
- O TEXTO TRATA DA CONVIVÊNCIA DE PESSOAS EM QUAL LUGAR?
- O TEXTO CITA O NOME DE ALGUNS AMIGOS DA ESCOLA. DIGA O NOME DE UM AMIGO QUE ESTUDA COM VOCÊ.
2. ESCREVA A SEGUIR:
MINHA ESCOLA SE CHAMA:
37
NA ESCOLA, APRENDEMOS ALGO NOVO O TEMPO TODO.
VEJA O QUE ALGUMAS CRIANÇAS APRENDEM QUANDO ESTÃO NA ESCOLA.
ALICE ESTÁ APRENDENDO A LER.
RUI ESTÁ APRENDENDO A ESCREVER.
LEONARDO E FÁBIO ESTÃO APRENDENDO A BRINCAR COM UM NOVO JOGO.
LIA ESTÁ APRENDENDO A DESENHAR E PINTAR.
3. ENTRE AS ATIVIDADES MOSTRADAS, CONTORNE AS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
38
ATIVIDADES
1. DESCUBRA O QUE AS CRIANÇAS DAS FOTOS ESTÃO APRENDENDO NA ESCOLA. PARA ISSO, COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
ESCR V R.
BR NCAR DE B LA.
P NT R.
C NT R.
- CONTORNE A FOTO QUE REPRESENTA A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA NA ESCOLA.
39
TIPOS DE ESCOLA
EXISTEM ESCOLAS QUE SE DEDICAM AO ENSINO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, COMO ESPORTES, DANÇAS E MÚSICAS.
- OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR. DESCUBRA O QUE PODEMOS APRENDER EM CADA UMA DELAS. EM SEGUIDA, LIGUE AS ESCOLAS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES.
- BOLA.
- ÓCULOS DE NATAÇÃO.
- SAPATILHAS.
40
CIDADÃO DO MUNDO TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO
ESTUDAR É UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS, MAS MUITAS DELAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA.
MUITAS CRIANÇAS QUE NÃO FREQUENTAM A ESCOLA NÃO APRENDEM A LER NEM A ESCREVER. ASSIM, SÃO CONSIDERADAS ANALFABETAS.
AS PESSOAS ANALFABETAS ENCONTRAM DIVERSAS DIFICULDADES EM SEU DIA A DIA.
41
A FALTA DE ESTUDOS PODE DIFICULTAR O ACESSO A EMPREGOS COM MELHORES SALÁRIOS.
EM NOSSO PAÍS, MUITOS JOVENS E ADULTOS VOLTAM A FREQUENTAR A ESCOLA PARA RETOMAREM O QUE PODERIAM TER APRENDIDO QUANDO ERAM CRIANÇAS. VEJA O EXEMPLO A SEGUIR.
- VOCÊ CONHECE ALGUMA CRIANÇA QUE NÃO ESTUDA?
- LEIA ESTA PÁGINA, EM CASA, COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS. CONVERSEM SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR UMA PESSOA QUE NÃO TENHA FREQUENTADO A ESCOLA. COMBINE COM SEUS FAMILIARES DE INCENTIVAR ALGUÉM QUE CONHEÇA NESSA SITUAÇÃO A VOLTAR A ESTUDAR.
42
2 ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA
NA ESCOLA, ALÉM DE APRENDER, TAMBÉM PODEMOS CONHECER PESSOAS E FAZER AMIZADES.
LAURA, POR EXEMPLO, CONHECEU VÁRIAS PESSOAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, COMO OS COLEGAS DE TURMA, OS PROFESSORES E OUTROS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
EM POUCOS DIAS, LAURA FEZ AMIZADE COM VÁRIOS COLEGAS DA SUA TURMA, COM QUEM CONVIVE DIARIAMENTE.
1. ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS QUE VOCÊ CONHECEU NA ESCOLA.
43
COM O PASSAR DOS DIAS, LAURA TAMBÉM PERCEBEU QUE DIFERENTES PROFISSIONAIS TRABALHAM NA ESCOLA.
VAMOS CONHECER ALGUNS DESSES PROFISSIONAIS COM QUEM LAURA CONVIVE NA ESCOLA.
RESPEITE OS PROFISSIONAIS DA SUA ESCOLA. ELES COLABORAM COM A SUA EDUCAÇÃO TODOS OS DIAS.
2. ESCREVA O NOME DE DUAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA SUA ESCOLA.
44
ATIVIDADES
1. ESCREVA A LETRA INICIAL DE CADA FIGURA E DESCUBRA ALGUNS PROFISSIONAIS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA ESCOLA.
A
_
B
_
C
_
D
_
2. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
45
3. PINTE OS PROFISSIONAIS A SEGUIR QUE VOCÊ JÁ VIU PRÓXIMO DE SUA CASA OU DA ESCOLA ONDE ESTUDA.
4. DESENHE NO ESPAÇO A SEGUIR OUTRO PROFISSIONAL QUE VOCÊ OBSERVA NOS LUGARES QUE COSTUMA FREQUENTAR.
46
PARA CONVIVER MELHOR
É IMPORTANTE MANTER UM BOM CONVÍVIO COM AS PESSOAS DA ESCOLA E DOS DEMAIS LUGARES QUE FREQUENTAMOS.
OBSERVE A SEGUIR ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM TORNAR MELHOR A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM UMA SALA DE AULA.
ATITUDES COMO ESSAS DEMONSTRAM RESPEITO. ELAS DEVEM SER USADAS POR TODAS AS PESSOAS E EM QUALQUER LUGAR.
47
TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS DO JEITO QUE SÃO. O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS TAMBÉM PROPORCIONA A BOA CONVIVÊNCIA.
CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS.
48
ATIVIDADES
1. ESCREVA AS LETRAS NOS LUGARES INDICADOS PELAS SETAS E DESCUBRA ALGUMAS PALAVRAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA. VEJA O EXEMPLO.
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
49
2. LIGUE CADA CENA À PALAVRA CORRESPONDENTE.
- DESCULPE-ME!
- OBRIGADO!
3. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO ELABORAR UM CARTAZ COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- PARA ISSO, CONVERSEM E PENSEM SOBRE AS REGRAS QUE VOCÊS JÁ PRATICAM NO DIA A DIA. DE QUE MANEIRA ESSAS REGRAS PODERIAM SER MELHORADAS?
- DEPOIS, VOCÊS DEVERÃO EXPRESSAR SUAS OPINIÕES SOBRE EM QUE MOMENTOS OU LUGARES AS REGRAS DEVEM SER APLICADAS.
- ENQUANTO ISSO, O PROFESSOR VAI ANOTANDO AS REGRAS EM UM CARTAZ QUE DEVE FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA, ONDE TODOS POSSAM VÊ-LO.
50
CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR
CUIDAR DO MATERIAL ESCOLAR É MUITO IMPORTANTE!
ESSA ATITUDE TAMBÉM É UMA FORMA DE CONVIVER BEM COM OS COLEGAS DE CLASSE.
DEIXAR A SALA ORGANIZADA É UMA MANEIRA DE TODOS ESTUDAREM EM UM LUGAR AGRADÁVEL.
CUIDAR BEM DOS LIVROS EMPRESTADOS DA BIBLIOTECA É UMA MANEIRA DE CUIDAR DOS MATERIAIS QUE TODOS VÃO UTILIZAR.
- COM OS COLEGAS, CITEM ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS NOSSOS MATERIAIS ESCOLARES PARTICULARES E COM OS MATERIAIS QUE SÃO DE USO DE TODOS.
51
ATIVIDADES
1. PINTE A IMAGEM EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO CUIDANDO DA SALA DE AULA.
2. DESENHE UMA ATITUDE QUE VOCÊ REALIZA PARA CUIDAR BEM DA SALA DE AULA OU DA ESCOLA.
52
REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES
PODEMOS REPRESENTAR UM OBJETO EM DIFERENTES TAMANHOS.
1. OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR E MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A
B
C
A. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REAL?
FOTO A.
FOTO B.
FOTO C.
B. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REDUZIDO?
FOTO A.
FOTO B.
FOTO C.
C. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO AMPLIADO?
FOTO A.
FOTO B.
FOTO C.
53
ATIVIDADES
1. LIGUE CADA MATERIAL ESCOLAR À SUA FORMA CORRESPONDENTE.
- CADERNO.
- LÁPIS.
- APONTADOR.
- TESOURA.
2. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE UM MATERIAL ESCOLAR EM TAMANHO REDUZIDO, OU SEJA, MENOR QUE O SEU TAMANHO REAL.
54
3 HORA DO RECREIO, HORA DA BRINCADEIRA!
NO RECREIO HÁ CRIANÇAS POR TODO LADO: CANTANDO, BRINCANDO E PULANDO. MAS TAMBÉM É PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO.
O PÁTIO DE RECREIO DA SUA ESCOLA TAMBÉM É UM LUGAR ANIMADO?
1. COMPLETE AS PALAVRAS DO POEMA COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E DESCUBRA DE QUAIS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS GOSTAM.
INFÂNCIA
ANINH
PULA AMARELIN A [...]
CAROL
BRINCA DE BO A [...]
TIET
DE BICICLE A
E JANET
DE PATINE E. [...]
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 1999. P. 44.
2. LIGUE OS NOMES DAS CRIANÇAS DO POEMA ANTERIOR ÀS IMAGENS DAS BRINCADEIRAS QUE ELAS GOSTAM.
- ANINHA
- CAROLA
- TIETA
- JANETE
55
AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE TODA BRINCADEIRA TEM REGRAS? AS REGRAS PRECISAM SER RESPEITADAS PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR DE MANEIRA ORGANIZADA.
- VOCÊ CONHECE AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA? CONTE AOS COLEGAS.
-
AGORA, PREPARE-SE PARA A HORA DO RECREIO! COM OS COLEGAS, ESCOLHA UMA BRINCADEIRA PARA SE DIVERTIREM E CONVERSEM SOBRE SUAS REGRAS.
DEPOIS DE BRINCAREM, CONVERSEM NOVAMENTE E VERIFIQUEM SE A BRINCADEIRA FOI DIVERTIDA, SE AS REGRAS FORAM CUMPRIDAS, SE ALGUMA REGRA FOI QUEBRADA E COMO A BRINCADEIRA FICOU DEPOIS DISSO.
O IMPORTANTE NÃO É GANHAR NEM PERDER. O IMPORTANTE É SE DIVERTIR!
56
AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA
ALGUMAS BRINCADEIRAS FORAM CRIADAS HÁ MUITO TEMPO, ANTES MESMO DE VOCÊ E DE SEUS PAIS NASCEREM. ALGUMAS DELAS AINDA CONTINUAM SENDO PRATICADAS.
VEJA, NAS IMAGENS A SEGUIR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SEMELHANTES EM DIFERENTES ÉPOCAS.
1. QUAL É A BRINCADEIRA DA CRIANÇA REPRESENTADA NA TELA AO LADO?
2. A FOTO A SEGUIR REPRESENTA UMA CRIANÇA BRINCANDO COM UM BRINQUEDO SEMELHANTE AO MOSTRADO ANTERIORMENTE. VOCÊ JÁ BRINCOU COM UM BRINQUEDO COMO ESSE?
AS BRINCADEIRAS SÃO MUITO IMPORTANTES E DEVEM FAZER PARTE DAS VIVÊNCIAS DE TODAS AS CRIANÇAS.
57
ATIVIDADES
1. OBSERVE A BRINCADEIRA MOSTRADA A SEGUIR.
A. VOCÊ CONHECE ESSA BRINCADEIRA? COMO ELA SE CHAMA?
B. VOCÊ CONHECE AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR QUAIS SÃO ESSAS REGRAS.
2. O PROFESSOR VAI LER AS REGRAS DE UMA BRINCADEIRA MUITO CONHECIDA PELAS CRIANÇAS. OUÇA COM ATENÇÃO.
- DE OLHOS VENDADOS COM UM PEDAÇO DE PANO, UM PARTICIPANTE DA BRINCADEIRA TEM QUE TOCAR EM ALGUM OUTRO PARTICIPANTE.
- OS PARTICIPANTES QUE NÃO ESTÃO COM OS OLHOS VENDADOS TÊM QUE TENTAR ESCAPAR DO PEGADOR.
- O PRIMEIRO A SER PEGO SERÁ O PRÓXIMO A FICAR COM OS OLHOS VENDADOS E ASSIM RECOMEÇA A BRINCADEIRA.
A. MARQUE A SEGUIR O NOME DESSA BRINCADEIRA COM UM X.
AMARELINHA
ESCONDE-ESCONDE
CABRA-CEGA
58
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ APRENDEU NA ESCOLA.
LER.
PINTAR E DESENHAR.
CUIDAR DA SAÚDE.
CUIDAR DA NATUREZA.
ESCREVER.
CONTAR.
PRATICAR ESPORTES.
RESPEITAR AS PESSOAS.
2. OS CONHECIMENTOS QUE APRENDEMOS NA ESCOLA SÃO IMPORTANTES? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE O ASSUNTO.
3. LIGUE OS OBJETOS MAIS UTILIZADOS A CADA TIPO DE ESCOLA.
OBJETO
- BOLA.
- VIOLÃO.
- TINTA E PINCEL.
- SAPATILHAS.
ESCOLA DE:
- MÚSICA
- DANÇA
- ESPORTE
- PINTURA
59
4. SIGA AS SETAS E FORME UMA PALAVRA QUE INDICA O QUE É PRECISO PARA PROMOVER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS.
- ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ ENCONTROU.
5. PINTE OS OBJETOS DE ACORDO COM O TAMANHO DELES.
REPRESENTADO MAIOR QUE SEU TAMANHO REAL.
REPRESENTADO MENOR QUE SEU TAMANHO REAL.
REPRESENTADO EM SEU TAMANHO REAL.
6. ESCREVA O NOME DOS BRINQUEDOS A SEGUIR NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.
PIÃO · VIDEOGAME · IOIÔ · PETECA
AGORA, MARQUE UM X NOS BRINQUEDOS QUE SÃO MAIS ANTIGOS.
7. ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS TÊM REGRAS. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ESSAS REGRAS DEVEM SER SEGUIDAS?