60
3 AS MORADIAS
61
NOSSA MORADIA É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE.
NELA, PODEMOS NOS ABRIGAR E TAMBÉM NOS DIVERTIR.
CONECTANDO IDEIAS
- O QUE A CRIANÇA RETRATADA NA FOTO CONSTRUIU COM AS PEÇAS DE MONTAR?
- VOCÊ SABE POR QUE AS CASAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?
- SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS TÊM UMA CASA PARA MORAR?
62
1 MINHA CASA, MEU LUGAR
1. PINTE OS ESPAÇOS A SEGUIR UTILIZANDO A MESMA COR DAS BOLINHAS. EM SEGUIDA, DESCUBRA A IMAGEM QUE SE FORMOU.
2. LEIA EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM A SEGUIR.
- CAVALO.
- CASA.
- PIPA.
3. MARQUE UM X NA IMAGEM SEMELHANTE À QUE VOCÊ DESCOBRIU EM SUA PINTURA.
4. AGORA, LEIA EM VOZ ALTA NOVAMENTE APENAS O NOME DA IMAGEM QUE VOCÊ DESCOBRIU.
63
UM LUGAR ESPECIAL
A MORADIA É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA CADA UM DE NÓS. É NELA QUE NOS ABRIGAMOS, DESCANSAMOS, DORMIMOS, BRINCAMOS, ETC.
NOSSA MORADIA TAMBÉM É O LUGAR ONDE CONVIVEMOS COM OUTRAS PESSOAS, SEJAM DA NOSSA FAMÍLIA OU NÃO.
5. O QUE É ESPECIAL EM SUA MORADIA? CONTE AOS COLEGAS.
QUE ATITUDES VOCÊ TOMA PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
64
ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE COMO É A SUA CASA.
2. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
3. ESCREVA O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
65
DENTRO DA CASA
O ESPAÇO INTERNO DA MAIORIA DAS MORADIAS É DIVIDIDO EM VÁRIAS PARTES CHAMADAS DE CÔMODOS.
EM CADA UM DOS CÔMODOS REALIZAMOS TAREFAS DIFERENTES.
66
ATIVIDADES
1. VEJA A SEGUIR COMO SÃO ALGUNS CÔMODOS DA CASA DE MATEUS. DEPOIS COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
QUAR O.
S LA.
OZ NHA.
B NHEIR .
2. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE SE FORMARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.
3. MARQUE UM X NO CÔMODO QUE MATEUS USA PARA TOMAR BANHO.
- QUARTO.
- COZINHA.
- BANHEIRO.
67
4. PINTE APENAS OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS CÔMODOS QUE EXISTEM EM SUA CASA.
- QUARTO.
- ESCRITÓRIO.
- COZINHA.
- DESPENSA.
- SALA.
- BANHEIRO.
- CONTORNE O NOME DO SEU CÔMODO PREFERIDO.
5. COPIE O NOME DOS CÔMODOS NO QUAL CADA OBJETO REPRESENTADO A SEGUIR DEVE GERALMENTE FICAR.
COZINHA.
QUARTO.
BANHEIRO.
SALA.
68
6. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE CADA OBJETO. EM SEGUIDA, LIGUE AQUELES QUE FOREM CORRESPONDENTES.
69
O LADO DE FORA DA MORADIA
DO LADO DE FORA DE ALGUMAS CASAS EXISTE O QUINTAL. NELE, AS PESSOAS COSTUMAM CULTIVAR HORTA, PLANTAR FLORES E ÁRVORES E CRIAR ANIMAIS.
PARA MUITAS CRIANÇAS, O QUINTAL É O MELHOR LUGAR PARA BRINCAR.
VEJA A SEGUIR O QUE ALGUMAS CRIANÇAS GOSTAM DE FAZER NO QUINTAL DE SUAS CASAS.
- TALITA GOSTA DE BRINCAR DE AMARELINHA NO QUINTAL DA FRENTE DE SUA CASA.
- SILVIO GOSTA DE BRINCAR DE FAZER BOLHAS DE SABÃO NO GRAMADO DO QUINTAL.
- MARINA GOSTA DE BRINCAR DE PIQUENIQUE COM SUAS BONECAS, NA SOMBRA DA ÁRVORE NO QUINTAL.
- JÚLIO GOSTA DE BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE ATRÁS DAS ÁRVORES DO POMAR DE SEU QUINTAL.
- EM SUA MORADIA EXISTE UM QUINTAL? O QUE HÁ NELE? CONTE AOS COLEGAS.
70
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ CONHECE.
- AMARELINHA.
- PIQUENIQUE COM BONECA.
- BOLINHA DE SABÃO.
- ESCONDE-ESCONDE.
2. COMPLETE A CRUZADINHA COM O NOME DOS BRINQUEDOS. VEJA O EXEMPLO.
3. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NA CRUZADINHA.
71
CIDADÃO DO MUNDO DIREITO À MORADIA
TODAS AS PESSOAS TÊM O DIREITO A UMA MORADIA QUE GARANTA ABRIGO E PROTEÇÃO. ESSE E OUTROS DIREITOS ESTÃO PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, A LEI MAIOR DO NOSSO PAÍS.
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
ART. 6o SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO, O TRABALHO, A MORADIA, O TRANSPORTE, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDÊNCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇÃO.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 5 OUT. 1988. P. 1. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/DHpnUl. ACESSO EM: 2 FEV. 2021.
NO ENTANTO, EXISTEM PESSOAS QUE VIVEM EM UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL. ELAS NÃO TÊM UMA CASA ADEQUADA PARA MORAR ONDE POSSAM SE PROTEGER DA CHUVA, DO FRIO, DO VENTO E DO CALOR.
- EM SUA OPINIÃO, POR QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO TÊM UMA CASA PARA MORAR?
- EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM UMA CASA PARA MORAR? POR QUÊ?
72
ATIVIDADES
1. OBSERVE A FOTO A SEGUIR.
A. LEIA, COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, CADA UMA DAS ALTERNATIVAS A SEGUIR.
B. MARQUE UM X NOS ELEMENTOS A SEGUIR QUE ESTÃO RETRATADOS NA FOTO.
- MORADIAS PRECÁRIAS.
- RUAS ASFALTADAS.
- LIXO ACUMULADO.
- CASAS GRANDES.
- POSTES DE ILUMINAÇÃO.
- RUAS COM ÁRVORES.
C. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS DIFICULDADES QUE OS MORADORES DESSE LUGAR PODEM ENFRENTAR EM SEU DIA A DIA.
73
2 VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA?
MORAR EM UMA CASA LIMPA E ORGANIZADA É MUITO IMPORTANTE PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL. PARA ISSO, PRECISAMOS TER ALGUNS CUIDADOS COM ELA. ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DAS LEGENDAS.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, COOPERE COM AS TAREFAS EM SUA MORADIA.
74
ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS TAREFAS QUE VOCÊ AJUDA A REALIZAR EM SUA MORADIA.
- GUARDAR OS BRINQUEDOS.
- CUIDAR DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.
- CUIDAR DOS MATERIAIS ESCOLARES.
- JOGAR LIXO NA LIXEIRA.
- CONSERVAR A MORADIA LIMPA.
- CUIDAR DAS PLANTAS.
- LEIA PARA OS COLEGAS AS ALTERNATIVAS QUE VOCÊ MARCOU.
2. VAMOS AJUDAR ANTÔNIO A ARRUMAR O QUARTO. LIGUE OS OBJETOS QUE ESTÃO FORA DO LUGAR AO LOCAL ONDE DEVEM SER GUARDADOS.
75
3. OBSERVE O CÔMODO DE UMA CASA RETRATADO PELO PINTOR HOLANDÊS VINCENT VAN GOGH (1853-1890).
A. QUAL É O CÔMODO DA CASA RETRATADO PELO PINTOR?
- A COZINHA.
- O BANHEIRO.
- O QUARTO.
B. MARQUE UM X NOS OBJETOS PRESENTES NESSE CÔMODO.
- CAMA.
- QUADROS.
- SOFÁ.
- CADEIRAS.
C. EM SUA OPINIÃO, ESSE CÔMODO ESTÁ ORGANIZADO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
76
A LIMPEZA DA MORADIA
VOCÊ SABIA QUE A SUJEIRA ACUMULADA TANTO DENTRO QUANTO FORA DA MORADIA PODE ATRAIR RATOS, BARATAS E MOSQUITOS QUE TRANSMITEM MUITAS DOENÇAS?
POR ISSO É IMPORTANTE MANTERMOS A MORADIA SEMPRE LIMPA E ORGANIZADA.
- PINTE APENAS A IMAGEM DESTA PÁGINA QUE MOSTRA COMO O QUINTAL DEVE SER CUIDADO.
A
B
77
3 AS MORADIAS SÃO DIFERENTES
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO AS MORADIAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR E VERIFIQUE COMO UMA MENINA CHAMADA SERAFINA DESCREVEU, EM SEU DIÁRIO, A CASA DE SUA AVÓ.
LER E COMPREENDER
[...]
AGORA EU VOU CONTAR PRA VOCÊ COMO É A CASA: GRANDONA, COM UMA VARANDONA NA FRENTE, CHEIA DE REDES, UMA SALA ENORME, UMA COZINHA DO MESMO TAMANHO, COM FOGÃO DE LENHA E TUDO, CINCO QUARTOS E UM BANHEIRÃO. AH, E PERTO DA COZINHA TEM UM QUARTINHO QUE A VÓ CHAMA DE DESPENSA E SERVE PRA GUARDAR AS COMIDAS.
AS PAREDES DA CASA SÃO PINTADAS DE BRANCO E AS PORTAS E JANELAS DE AZUL FORTE.
QUANDO A GENTE VAI CHEGANDO PERTO DA CASA ATÉ PARA PRA OLHAR, DE TÃO LINDA QUE ELA É, DIÁRIO. NA FRENTE TEM UM GRAMADO BEM GRANDE, COM UNS CANTEIROS DE ROSA QUE SÃO O XODÓ DA VÓ RITA, E DO LADO TEM UMA ÁRVORE ENORME CHAMADA CHORÃO. [...]
SE... SERÁ, SERAFINA?, DE CRISTINA PORTO. 15. ED. ILUSTRAÇÕES DE MICHELE. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 58.
- SERAFINA CITA VÁRIOS CÔMODOS QUE EXISTEM NA CASA DA AVÓ. QUAIS SÃO ELES?
- DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE SERAFINA, A CASA DA AVÓ É GRANDE OU PEQUENA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA.
- VOCÊ CONHECE ALGUMA CASA SEMELHANTE A ESSA DESCRITA POR SERAFINA? CONTE AOS COLEGAS.
78
OBSERVE DIFERENTES EXEMPLOS DE MORADIAS E OS PRINCIPAIS MATERIAIS USADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
A
B
C
79
D
E
F
4. IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS APRESENTADAS NAS FOTOS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA ANTERIOR.
5. QUAL DAS MORADIAS RETRATADAS NESSAS PÁGINAS MAIS SE PARECE COM A SUA?
80
AS MORADIAS MOSTRAM UM POUCO DA CULTURA INDÍGENA
PARA SE ABRIGAR DO FRIO, DA CHUVA, DO SOL E DO VENTO, OS INDÍGENAS TAMBÉM CONSTROEM SUAS MORADIAS.
ALGUNS POVOS INDÍGENAS CHAMAM SUAS MORADIAS DE OCA, ENQUANTO OUTROS A CHAMAM DE MALOCA.
CADA POVO INDÍGENA TEM UMA MANEIRA DIFERENTE DE CONSTRUIR SUAS MORADIAS. ELAS VARIAM CONFORME SEUS COSTUMES. VEJA ALGUMAS DELAS A SEGUIR.
81
O LADO DE DENTRO DAS MORADIAS INDÍGENAS É DIFERENTE DAS CASAS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER. GERALMENTE, AS MORADIAS INDÍGENAS NÃO TÊM AS DIVISÕES DOS CÔMODOS.
PARA DORMIR OU DESCANSAR, OS INDÍGENAS UTILIZAM AS REDES OU ESTEIRAS.
- ESTEIRAS:
- TIPOS DE TAPETE UTILIZADOS PELOS POVOS INDÍGENAS PARA DORMIR. EM GERAL, FEITOS ARTESANALMENTE COM FIBRAS VEGETAIS TRANÇADAS.
VALORIZE AS CULTURAS INDÍGENAS, ELAS FAZEM PARTE DA CULTURA DO NOSSO PAÍS.
82
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ESCREVA O NOME DE CADA CÔMODO DA CASA, UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO.
QUARTO · BANHEIRO
SALA · COZINHA
2. COPIE O NOME DO CÔMODO MAIS ADEQUADO PARA CADA UM DOS OBJETOS MOSTRADOS A SEGUIR.
COZINHA · BANHEIRO · QUARTO
83
3. COMPLETE O NOME DE ALGUNS TIPOS DE MORADIAS COM AS LETRAS QUE FALTAM. DEPOIS, LIGUE O NOME À IMAGEM CORRETA.
- PRÉDI
- OC
- SOBR DO
- P LAFIT
4. LIGUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DAS MORADIAS A SEGUIR.