84
4 OBSERVANDO OS CAMINHOS
85
PERCORREMOS DIFERENTES CAMINHOS EM NOSSO DIA A DIA.
O QUE SERÁ QUE AS PESSOAS RETRATADAS NA FOTO OBSERVAM ENQUANTO FREQUENTAM ESSE LUGAR?
CONECTANDO IDEIAS
- O QUE PODEMOS OBSERVAR NESSA FOTO?
- O QUE É POSSÍVEL FAZER EM LUGARES COMO ESSE?
- VOCÊ OBSERVA LUGARES COMO ESSE NOS CAMINHOS QUE PERCORRE EM SEU DIA A DIA?
86
1 OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS
JULIANA DESCREVEU O CAMINHO QUE FAZ DE CASA ATÉ A ESCOLA. ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
SAIO BEM CEDINHO PARA A ESCOLA. VOU DE BICICLETA PELAS RUAS E MINHA MÃE VAI CAMINHANDO AO MEU LADO.
SAINDO DE CASA, PASSAMOS EM FRENTE À CASA DE ELOÍSA. SEU CACHORRO, CACO, LATE ALTO COMO SE ESTIVESSE FALANDO "BOM DIA".
DEPOIS DE ALGUMAS QUADRAS, PASSAMOS EM FRENTE A UMA LOJA DE CARROS QUE TEM UMA GRANDE ÁRVORE NA FRENTE. MINHA MÃE DIZ QUE O NOME DESSA ÁRVORE É CASTANHOLA.
EM SEGUIDA, PASSAMOS PELA PRAÇA AO LADO DO MUSEU. BEM NO MEIO DELA TEM UM CHAFARIZ MUITO BONITO, ONDE ALGUNS PÁSSAROS BEBEM ÁGUA.
LOGO DEPOIS DA PRAÇA CHEGAMOS À ESCOLA.
TEXTO DOS AUTORES.
- COM OS COLEGAS, LEIA O TEXTO NOVAMENTE.
- IDENTIFIQUE NO TEXTO PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA E, COM O PROFESSOR, PROCURE ESSAS PALAVRAS NO DICIONÁRIO.
87
3. MARQUE UM X NOS ELEMENTOS QUE A PERSONAGEM DO TEXTO OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
- CONTORNE OS ELEMENTOS ANTERIORES QUE VOCÊ TAMBÉM OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
4. NOS ESPAÇOS A SEGUIR, DESENHE OUTROS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO QUE PERCORRE PARA IR À ESCOLA.
88
ATIVIDADES
1. OBSERVE O CAMINHO QUE TALITA PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA ONDE ESTUDA.
89
- MARQUE COM X OS ELEMENTOS QUE TALITA OBSERVA NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
90
REGISTRANDO O CAMINHO
LUIZA PRECISAVA ENSINAR, PARA SUA AMIGA MARINA, COMO É O CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
PARA ISSO, ELA FEZ UM DESENHO COM OS ELEMENTOS QUE MARINA VAI ENCONTRAR NO CAMINHO. VEJA COMO FICOU.
91
ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR FAÇA UM DESENHO DO CAMINHO QUE VOCÊ PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA. REGISTRE OS ELEMENTOS OBSERVADOS.
92
2 DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS
AO DESENHAR O TRAJETO QUE PERCORRE DE CASA ATÉ A ESCOLA, VOCÊ REPRESENTOU O QUE OBSERVA NELE. VEJA O CAMINHO QUE OUTRAS CRIANÇAS FAZEM PARA IR À ESCOLA.
93
AS RUAS DAS CIDADES SÃO CAMINHOS UTILIZADOS POR MUITAS PESSOAS TODOS OS DIAS.
- AS FOTOS DAS PÁGINAS 92 E 93 MOSTRAM CRIANÇAS A CAMINHO DA ESCOLA. MARQUE UM X NO QUADRINHO DA FOTO QUE MOSTRA O CAMINHO QUE SE PARECE COM O SEU.
94
CAMINHOS INDÍGENAS
AS ALDEIAS DOS POVOS INDÍGENAS NEM SEMPRE FICAM PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS.
GERALMENTE, PARA SE COMUNICAR COM OUTROS POVOS E ALDEIAS, IR ATÉ A ROÇA OU A OUTROS LUGARES, OS INDÍGENAS UTILIZAM OS RIOS E TRAÇAM CAMINHOS EM MEIO À FLORESTA.
A FOTO A SEGUIR RETRATA ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS PELOS INDÍGENAS EM MEIO À MATA. VEJA.
- DESCUBRA O NOME DE ALGUNS ELEMENTOS OBSERVADOS NA FOTO ANTERIOR. PARA ISSO, ESCOLHA A SÍLABA ADEQUADA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS A SEGUIR.
CA
RA
TA
MO DIAS.
MINHOS.
FLORES .
95
ATIVIDADES
1. OBSERVE O CAMINHO QUE O CURUMIM VAI PERCORRER PARA CHEGAR À SUA ALDEIA.
- MARQUE UM X NO QUADRINHO QUE MOSTRA O ELEMENTO QUE O CURUMIM VAI OBSERVAR EM SEU CAMINHO.
96
3 OS CAMINHOS E OS ESPAÇOS PÚBLICOS
NOS CAMINHOS QUE PERCORREMOS OBSERVAMOS DIFERENTES ESPAÇOS E VIAS PÚBLICAS, COMO RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS E PARQUES. ESSES ESPAÇOS PODEM SER UTILIZADOS DE DIFERENTES MANEIRAS. VEJA A SEGUIR.
AS RUAS E AVENIDAS SÃO VIAS PÚBLICAS POR ONDE CIRCULAM, GERALMENTE, PESSOAS E VEÍCULOS.
ESSAS VIAS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS LIVRES OU EVENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS.
AJUDE A MANTER OS ESPAÇOS PÚBLICOS EM BOAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO.
97
AS PRAÇAS E PARQUES SÃO ESPAÇOS, EM GERAL, USADOS PARA O DESCANSO E LAZER DAS PESSOAS.
NESSES ESPAÇOS TAMBÉM PODEM SER PROMOVIDAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS, ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE RECREAÇÃO.
- NO MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA, OS ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO UTILIZADOS DE DIFERENTES MANEIRAS, COMO MOSTRADO NESSES EXEMPLOS? CONTE O QUE VOCÊ SABE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
98
ATIVIDADES
1. OBSERVE O ESPAÇO PÚBLICO MOSTRADO NA FOTO A SEGUIR.
- QUAL TIPO DE ESPAÇO A FOTO ANTERIOR RETRATA?
UMA PRAÇA.
UM PARQUE.
UMA RUA.
DESENHE ESSE MESMO ESPAÇO PÚBLICO SENDO UTILIZADO DE OUTRA MANEIRA.
2. ESCREVA O NOME DE UM ESPAÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO ONDE MORA.
99
CUIDANDO DOS CAMINHOS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
LER E COMPREENDER
[...]
A RUA NÃO É LIXEIRA, NÃO JOGUE CASCAS NO CHÃO. SE ALGUÉM PISAR... COITADO! VAI LEVAR UM ESCORREGÃO.
[...]
AS CRIANÇAS EDUCADAS PELAS CALÇADAS NÃO CORREM, DÃO PASSAGEM AOS MAIS VELHOS E AJUDAM-NOS QUANDO PODEM. "SER AMÁVEL COM TODOS E COM ESTRANHOS NUNCA FALAR." O QUE PAPAI E MAMÃE ENSINAM VOCÊ SEMPRE DEVE LEMBRAR.
[...]
BOAS MANEIRAS: 200 REGRAS DE CIDADANIA. DE ANA SERNA VARA. TRADUÇÃO DE MARIA LUISA A. LIMA PAZ. ILUSTRAÇÕES DE MARGARITA MENÉNDEZ. BARUERI: GIRASSOL, [S/D]. P. 96, 100.
- O QUE O TEXTO QUER DIZER COM "A RUA NÃO É LIXEIRA"?
- MARQUE UM X NOS QUADRINHOS QUE DESCREVEM OS CUIDADOS QUE VOCÊ OBSERVA NO LUGAR ONDE VIVE.
- AS RUAS E CALÇADAS ESTÃO CONSERVADAS.
- AS RUAS E AS PRAÇAS ESTÃO ILUMINADAS.
- AS PRAÇAS ESTÃO BEM CUIDADAS.
- AS RUAS TÊM ÁRVORES.
- HÁ LIXEIRAS NAS CALÇADAS.
- AS RUAS TÊM PLACAS DE TRÂNSITO.
100
CIDADÃO DO MUNDO CUIDANDO DO AMBIENTE
PESSOAL, ATENÇÃO!
COMO É BONITA UMA RUA LIMPA E ARBORIZADA!
SÓ NÃO VALE JOGAR LIXO NO CHÃO, E AS ÁRVORES NÃO DEVEM SER MALTRATADAS.
OBSERVE COMO AS PESSOAS DAS CENAS A SEGUIR ESTÃO CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE NOS CAMINHOS QUE PERCORREM.
- ARBORIZADA:
- QUANDO EM UM LOCAL HÁ MUITAS ÁRVORES PLANTADAS
COMO VOCÊ PODE AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS A CUIDAREM DO AMBIENTE NOS CAMINHOS QUE PERCORREM?
101
- LEIA AS PÁGINAS 100 E 101 COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS, EM CASA. CONVERSEM SOBRE AS SUGESTÕES DE COMO CUIDAR BEM DOS LUGARES PÚBLICOS. JUNTOS, DESENHEM UMA ATITUDE QUE JÁ TOMAM OU QUE VÃO TOMAR PARA CUIDAR BEM DESSES LUGARES QUE FREQUENTAM.
DEPOIS, MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS.
102
4 CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA?
FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL, CHICO BENTO NÃO FALTA AO SEU COMPROMISSO DIÁRIO. AONDE SERÁ QUE ELE VAI TODOS OS DIAS? OBSERVE A CAPA DE GIBI A SEGUIR.
- PARA COMPLETAR A PALAVRA A SEGUIR, ESCREVA A LETRA INICIAL DO NOME DE CADA IMAGEM. DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA COMPLETA.
103
ATIVIDADES
1. NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR, POR QUE CHICO BENTO ESTAVA USANDO GUARDA-CHUVA NO CAMINHO PARA A ESCOLA?
2. COMO ESTAVA O TEMPO HOJE QUANDO VOCÊ VEIO PARA A ESCOLA? PINTE A FIGURA QUE REPRESENTA SUA RESPOSTA.
3. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO AGORA.
104
COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
O CÉU ESTÁ NUBLADO OU ENSOLARADO?
ESTÁ CHOVENDO? SERÁ QUE AINDA VAI CHOVER?
FAZ FRIO OU CALOR? ESTÁ VENTANDO?
QUANDO FAZEMOS ESSAS PERGUNTAS, ESTAMOS PROCURANDO SABER COMO ESTÁ O TEMPO. E PARA RESPONDER BASTA OBSERVAR O TEMPO.
- DE ACORDO COM A IMAGEM ANTERIOR, COMO ESTÁ O TEMPO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO OBSERVANDO?
105
PARA SABER FAZER
REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
ANA FEZ UM REGISTRO MENSAL DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO. VEJA OS PASSOS QUE ANA SEGUIU.
1. OBSERVOU AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO DIARIAMENTE.
2. ESCOLHEU NA LEGENDA O SÍMBOLO QUE REPRESENTA AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO QUE OBSERVOU.
3. EM SEGUIDA, DESENHOU ESSE SÍMBOLO DENTRO DE CADA QUADRO.
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM REGISTRO DIÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO ONDE VOCÊ MORA. FAÇA COMO ANA FEZ.
106
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO ATÉ A ESCOLA.
- PADARIA.
- PRAÇA.
- FARMÁCIA.
- BANCO.
- SORVETERIA.
- MERCADO.
- LAGO.
- LAVOURA.
- FLORESTA.
OUTROS:
- ESCREVA O NOME DE DOIS DESSES ELEMENTOS E DESENHE UM SÍMBOLO DIFERENTE PARA REPRESENTAR CADA UM DELES.
ELEMENTO | SÍMBOLO |
---|---|
2. ESCREVA OS NOMES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS A SEGUIR DE ACORDO COM AS IMAGENS.
PRAÇA · RUA · PARQUE
107
3. PINTE OS SÍMBOLOS A SEGUIR CONFORME A ATITUDE RECOMENDADA.
DEVEMOS FAZER | NÃO DEVEMOS FAZER | |
---|---|---|
RECOLHER A SUJEIRA DOS ANIMAIS | ||
JOGAR LIXO NO CHÃO | ||
LIMPAR AS CALÇADAS | ||
CUIDAR DAS PLANTAS |
4. LIGUE OS ITENS A SEGUIR À IMAGEM MAIS ADEQUADA.
- NA PRAIA EM UM DIA QUENTE.
- NO CAMPO EM UM DIA FRIO.
- PICOLÉ.
- PANTUFAS.
- SANDÁLIAS.
- CHÁ QUENTE.
5. OBSERVE O TEMPO: ESTÁ CHOVENDO, COM SOL OU NUBLADO? DESENHE COMO ESTÁ O CÉU NESTE MOMENTO.