6
O QUE VOCÊ JÁ SABE?
1. OBSERVE JÚLIO NA IMAGEM A SEGUIR. ELE ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO QUE VOCÊ. AGORA, ASSINALE:
- A LETRA D NA MÃO DIREITA DE JÚLIO.
- A LETRA E NA MÃO ESQUERDA DE JÚLIO.
E
D
C. MARQUE A SEGUIR A LETRA E NOS OBJETOS QUE ESTÃO À ESQUERDA DE JÚLIO E A LETRA D PARA OS OBJETOS QUE ESTÃO À DIREITA DELE.
- D
- E
- E
- D
2. DESENHE O SÍMBOLO ADEQUADO PARA CADA IMAGEM.
- SOL
- LUA
DIA.
NOITE.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Aplicação das atividades de avaliação diagnóstica das páginas 6 e 7 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já sabe?
Esta avaliação diagnóstica tem como intenção oferecer indicadores a respeito dos conhecimentos prévios dos alunos nessa etapa do processo de ensino-aprendizagem. Tais noções elementares são importantes na interpretação pedagógica a respeito dos conhecimentos esperados para o ano de ensino, a fim de permitirem propostas de intervenção sobre as dificuldades apresentadas. No tópico Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma, sugerimos um modelo com proposta para registrar os resultados dessa avaliação.
1 Objetivos
- Demonstrar domínio de lateralidade, além de reconhecer e utilizar noções de direita e esquerda, tendo seu corpo como referencial.
Como proceder
- Caso o aluno tenha dificuldade de discernir os lados direito e esquerdo, é importante realizar outras atividades que propiciem o uso da lateralidade, tendo o corpo como referencial inicial. Cantigas de roda que peçam movimentação para a direita ou para a esquerda, brincadeiras de levantar a mão direita ao toque de uma palma e levantar a mão esquerda ao toque de duas palmas, por exemplo, podem auxiliar a retomar e exercitar essas noções, visto que, posteriormente, essa noção deverá avançar para a reversibilidade, quando ele projeta a posição de direita e esquerda em pessoas vistas de frente para ele ou de perfil, etc.
2 Objetivo
- Ao utilizar os símbolos corretos para identificar os períodos do dia e da noite, o aluno demonstra diferenciar tais períodos e suas características.
Como proceder
- Se um ou mais alunos não identificarem ou não utilizarem a simbologia correta para o dia (Sol) e a noite (Lua), realize atividades com imagens em que paisagens de lugares iguais sejam apresentadas a eles em ocasiões do dia e da noite. Proponha análises sobre as diferenças e semelhanças entre esses lugares nesses momentos distintos, incentivando que reconheçam a presença e a ausência da luz solar e como isso influencia na aparência e nas atividades realizadas nos lugares.
3 Objetivo
- Essa atividade permite aos alunos expressar conhecimentos sobre os lugares, suas características e funções. Ao identificar um lugar e relacioná-lo com as atividades que se realizam nele, eles utilizam conhecimentos sobre elementos que identificam o lugar e a sua função.
Como proceder
- Caso os alunos não identifiquem os lugares ou não estabeleçam a relação com o que se pode fazer em cada um deles, proponha exercícios em que percebam que diferentes atividades são realizadas em diferentes locais. Por exemplo, quando o motorista precisa comprar gasolina, ele procura um posto de combustíveis; quando queremos cortar o cabelo, procuramos um salão de cabeleireiro. Essa dinâmica pode ser realizada com perguntas feitas em voz alta ou sorteadas para que os alunos respondam. Outra opção é apresentar imagens de diferentes lugares para que eles citem as atividades que geralmente podemos realizar em cada um deles.
4 e 5 Objetivo
- Por meio dessas atividades, os alunos podem expressar seus conhecimentos a respeito dos elementos que compõem e dão identidade aos lugares.
Como proceder
- Caso os alunos não identifiquem os elementos dos lugares, proponha atividades com fotos coletadas em jornais, revistas ou internet e nas quais eles reconheçam os principais elementos de cada lugar. Aproveite para contemplar exercícios em que os associem à respectiva palavra que os nomeia. Caso mostrem dificuldades para interpretar as imagens, ajude-os, descrevendo com eles os elementos que caracterizam cada uma das paisagens. Realize outras atividades de interpretação de imagens a fim de que eles detectem os elementos que se destacam no caminho.
7
3. LIGUE CADA SITUAÇÃO AOS LUGARES ONDE GERALMENTE ELAS OCORREM.
- 3
- 1
- 2
4. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR E MARQUE UM X NOS ELEMENTOS QUE PODEMOS OBSERVAR NESSE LUGAR.
- LAGO. X
- AVIÃO.
- ÁRVORES. X
- PRÉDIOS. X
- PONTE.
5. MARQUE ABAIXO O NOME DO LUGAR VISTO NA FOTOGRAFIA ANTERIOR.
- PARQUE. ___ X
- MERCADO.___
- ESCOLA.___
MANUAL DO PROFESSOR
Relatório para mapear as possíveis defasagens da turma
Nas páginas anteriores, apresentamos uma proposta de avaliação diagnóstica para averiguar os conhecimentos dos alunos no início do ano letivo. A fim de mapear os resultados dessa avaliação, sugerimos o quadro a seguir. Esse modelo pode ser adaptado e reproduzido conforme sua necessidade.
Nome do aluno/questão | Questão 1 | Questão 2 | Questão 3 | ||||||
Aluno 1 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 2 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 3 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 4 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 5 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 6 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia | |||||||
Aluno 7 | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu | Atingiu | Atingiu parcialmente | Não atingiu |
Estratégia | Estratégia | Estratégia |
Utilize esse mapeamento para averiguar se os alunos atingiram totalmente, parcialmente ou se não atingiram os conhecimentos esperados para o início do ano letivo. Inclua todos os alunos para que possa ter uma visão ampla da turma, mas também anotações específicas com relação a cada aluno. Desse modo, poderá desenvolver estratégias de modo individualizado também.