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1 VAMOS NOS CONHECER
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 1
O estudo desta unidade se propõe a incentivar os alunos a identificarem semelhanças e diferenças entre as pessoas, reconhecendo características físicas, gostos, preferências e hábitos culturais como aspectos dessa diversidade que devem ser valorizados e respeitados.
O trabalho de percepção das características físicas, preferências, gostos e hábitos relativos à cultura incentiva a valorização e o respeito à diversidade. A intenção é direcionar o olhar dos alunos para que percebam as suas próprias características e as dos colegas da turma ou pessoas do seu convívio, iniciando o trabalho de construção da sua própria identidade e autoconfiança.
Parte das atividades será focada nas características físicas, pois, por volta dos 6 anos, as crianças têm mais facilidade de compreender as estruturas externas, ou seja, aquelas que podem ser vistas ou tocadas por elas, relacionando esses aprendizados ao componente curricular de Ciências. As atividades lúdicas e representações por meio de imagens e desenhos possibilitarão a iniciação do aprendizado do conceito de lateralidade corporal e referência, que será construído ao longo do trabalho das noções do espaço geográfico tendo seu corpo como referência.
O estímulo a atitudes de respeito e valorização das características individuais, gostos e preferências de cada um promove a construção de uma sociedade mais ética e justa. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar suas características físicas e compará-las com as características de outras pessoas.
- Valorizar as semelhanças e diferenças entre as pessoas e respeitá-las.
- Desenvolver o respeito às diferenças físicas e de personalidade.
- Reconhecer que as pessoas têm gostos e preferências diferentes e que devemos respeitá-los.
- Desenvolver e exercitar noções de lateralidade, tomando o corpo como referência.
- Identificar e exercitar os lados direito e esquerdo, frente e atrás do corpo de modo consciente.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 1, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre semelhanças e diferenças entre as pessoas, além da valorização e o respeito à diversidade.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de texto, bem como incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Segue uma sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Esse tipo de atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz uma sugestão como esta.
Ativação de conhecimento prévio
- São atividades constituídas principalmente de questionamentos, em sua maioria, orais. Elas resgatam e exploram os conhecimentos prévios dos alunos, incentivando sua participação e despertando seu interesse pelos assuntos que estão sendo estudados. Principais habilidades desenvolvidas: recordar, refletir, reconhecer, relatar, respeitar opiniões divergentes e valorizar o conhecimento do outro.
- Peça aos alunos que explorem a imagem da abertura, observem as expressões e os movimentos das crianças, assim como suas características físicas. Incentive-os a identificar a principal semelhança entre eles e as crianças da imagem.
- Outra possibilidade para iniciar o trabalho com esta unidade é organizar os alunos em grupos de quatro integrantes a fim de incentivá-los a se apresentarem para os colegas, dizendo nome, idade, o que mais gostam de fazer, comidas e brincadeiras preferidas, etc. Depois, eles devem trocar de grupo até que todos tenham se apresentado, um de cada vez, em cada um deles. Essa dinâmica promove a socialização e ajuda a desenvolver uma relação de amizade entre os alunos.
Mais atividades
- Sugerimos a seguir outra dinâmica inicial de socialização, que pode substituir ou complementar a dinâmica deflagradora do estudo.
Isso me deixa feliz
Intenção pedagógica
- Desenvolver uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança.
- Desenvolver a linguagem oral.
Que material vamos utilizar
- Folha de papel sulfite, cartolina ou papel pardo.
- Lápis de cor, giz de cera ou tinta.
Como vamos trabalhar
- Solicite que os alunos desenhem numa folha o que os deixa felizes. Fixe as folhas na parede ou num varal para todos observarem os desenhos. Incentive-os a expressar ideias, a observar as semelhanças e diferenças entre os desenhos e a refletir sobre o tema proposto.
- Proponha aos alunos, cujas ideias ou desenhos sejam semelhantes, que se agrupem e façam um desenho coletivo.
-
"Eu gosto de assistir..."
- "Meu esporte preferido é..."
- "O brinquedo de que eu mais gosto..."
- "A minha comida preferida é..."
- "Isso me deixa triste..."
- "Isso me dá medo..."
- "Os bichos de que eu gosto...", etc.
GOMES Daisy FERLIN, Ana Maria. Atividades criativas para se apropriar do conhecimento na sala de aula: crianças a partir de 6 anos. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 29-30.
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TODAS AS PESSOAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS, NA COR DOS OLHOS E DOS CABELOS, NOS GOSTOS E OPINIÕES E TAMBÉM NO JEITO DE SER DE CADA UM.
CONECTANDO IDEIAS
- IDENTIFIQUE SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE VOCÊ E AS CRIANÇAS DA FOTO. CONTE AOS COLEGAS.
- QUAL É O BRINQUEDO COM QUE AS CRIANÇAS MOSTRADAS NA FOTO ESTÃO BRINCANDO?
- COM QUAIS BRINCADEIRAS VOCÊ MAIS GOSTA DE SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS?
1 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
2. Estão brincando com bambolês.
MANUAL DO PROFESSOR
Conectando ideias
- Incentive os alunos a observarem as características físicas das crianças da foto e a compararem-nas com as suas próprias características, identificando semelhanças e diferenças. Promova uma dinâmica para que eles citem uma semelhança e/ou uma diferença que tenham identificado. Por exemplo, você pode convidá-los a falar, chamando-os por ordem alfabética, posição da carteira ou sorteio.
- Incentive os alunos a falarem o que sabem sobre a brincadeira da foto, se é possível brincar sozinho ou em grupo, se todos podem participar dessas brincadeiras, onde é possível praticá-las, entre outros.
- Incentive os alunos a comentarem quais são suas brincadeiras preferidas e sugira que eles escolham e brinquem com algumas delas.
- Explore as atividades 1, 2 e 3 para instigar os alunos ao estudo da unidade, incentivando-os a participar. Promova rodas de conversa em grupo ou uma conversa coletiva com toda a turma. Registre os nomes das brincadeiras preferidas na lousa para possibilitar momentos que ativem o processo de alfabetização. Organizar a lista em ordem alfabética ou destacar a letra inicial das palavras listadas pode auxiliar no desenvolvimento da literacia.
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1 COMO EU SOU
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
[...] UMA VEZ, MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:
- MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?
- ORA, MARCELO FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.
- E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?
- AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...
- POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARMELO?
- PORQUE MARMELO É NOME DE FRUTA, MENINO!
- E A FRUTA NÃO PODIA CHAMAR MARCELO, E EU CHAMAR MARMELO? [...]
MARCELO, MARMELO, MARTELO, DE RUTH ROCHA. ILUSTRAÇÕES DE MARIANA MASSARANI. SÃO PAULO: MODERNA, 2011. P. 9.
PNA
1. VAMOS COMEÇAR COMPLETANDO AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
MEU NOME É:
Resposta pessoal.
MEU SOBRENOME É:
Resposta pessoal.
2. APRESENTE-SE PARA A TURMA DIZENDO QUAL É O SEU NOME E O SEU SOBRENOME.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Como eu sou
4 aulas
- Leitura, observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais da página 9.
- Roda de conversa sobre o tema, acompanhamento da leitura do texto e realização das atividades da página 10.
- Leitura e roda de conversa sobre características físicas e realização da atividade da página 11.
- Atividades da página 12.
- Leitura, observação das obras de arte e desenho do autorretrato da página 13.
Destaques PNA
- Na atividade 1 da página 10, ao escreverem seus nomes e sobrenomes, os alunos vão desenvolver o domínio da produção de escrita.
- A atividade 2 proporciona um momento para que os alunos possam se conhecer. Organize esse momento incentivando a participação de todos e garantindo que haja respeito durante as apresentações.
Atividade preparatória
- Prepare a turma para o momento da leitura. Pode ser em círculo com os alunos sentados no chão ou um arranjo com as carteiras posicionadas em formato de U. Recorte tiras de papel e escreva os nomes MARCELO, MARTELO e MARMELO (se for possível, traga imagens do martelo e do marmelo) para utilizar no momento da leitura do trecho do texto da Ruth Rocha. No momento da leitura, incentive-os a comentar as perguntas feitas por Marcelo e as questões de nomes de pessoas, nomes de frutas e nomes de objetos. Verifique se eles conhecem pessoas cujos nomes remetam a determinados elementos da natureza. Exemplos: Margarida, Rosa, Hortênsia, Magnólia, Jasmim, que são nomes de flores, mas também podem ser nomes de pessoas. Aproveite o momento para comentar a valorização e o respeito ao nome de cada um.
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SE OBSERVARMOS UNS AOS OUTROS, PODEMOS PERCEBER QUE HÁ SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE NÓS.
POR EXEMPLO, TODAS AS PESSOAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PRÓPRIAS:
ALGUNS SÃO MAIS ALTOS, OUTROS SÃO MAIS BAIXOS.
ALGUNS TÊM OLHOS ESCUROS, OUTROS TÊM OLHOS CLAROS.
ALGUNS TÊM CABELO CURTO, OUTROS TÊM CABELO COMPRIDO.
3. MARQUE UM X NAS FOTOS A SEGUIR QUE RETRATAM CRIANÇAS QUE TÊM ALGUMA SEMELHANÇA FÍSICA COM VOCÊ.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos nessa comparação.
VALORIZE TANTO AS SEMELHANÇAS QUANTO AS DIFERENÇAS ENTRE AS PESSOAS. SE TODOS FOSSEM IGUAIS, O MUNDO NÃO TERIA A RIQUEZA DA DIVERSIDADE.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Estabelecer uma dinâmica de interação entre os alunos.
Como proceder
- Por meio dessa dinâmica será possível obter informações a respeito do conhecimento prévio dos alunos sobre o tema que será estudado nesta unidade. Para isso, faça-lhes as seguintes perguntas:
a. Você é igual às outras pessoas que conhece?
R: Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifquem que existem diversas diferenças entre eles e as demais pessoas, sejam físicas, sejam comportamentais.
b. Quais são as semelhanças e as diferenças entre você e seus colegas de sala?
R: Resposta pessoal. Espera-se que os alunos identifquem semelhanças e diferenças físicas, como a cor dos olhos, os tipos de cabelos e altura e também os gostos e as preferências.
- O trabalho com a percepção das diferenças e semelhanças entre as pessoas promove autoconhecimento, empatia e valorização da diversidade entre os indivíduos, envolvendo assim reflexões relacionadas ao respeito pela diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
- Durante a realização da atividade 3, deixe que os alunos se manifestem livremente acerca das crianças com quem se consideram mais parecidos. Esteja atento para verificar a característica que eles mais levarem em consideração no momento da escolha. Esta é uma oportunidade de observar situações relacionadas à aceitação de si mesmo.
- Auxilie os alunos na identificação das características físicas das crianças das fotos que possam ser semelhantes às deles, como a cor da pele e dos olhos, a cor e o tipo dos cabelos e o formato dos olhos, do nariz e das bochechas.
- Esse trabalho pode facilitar a compreensão dos alunos sobre semelhanças e diferenças entre cada um de nós.
Destaques BNCC
- A atividade tem por objetivo promover o autoconhecimento e exercitar a empatia e o respeito. A partir da percepção das diferenças físicas, os alunos começam a valorizar a diversidade dos indivíduos, conforme descrito na Competência geral 9 da BNCC.
- Incentive análises e comparações entre os alunos a fim de que desenvolvam a percepção das diferenças e as respeitem e valorizem. Para ressaltar a importância de respeitar as outras pessoas, comente com os alunos que as diferenças fazem parte da natureza humana e não as tornam melhores ou piores, mas sim parte de um conjunto em que toda diversidade merece ser respeitada.
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ATIVIDADES
1. PINTE OS QUADRINHOS QUE DESCREVEM ALGUMAS DE SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS.
Respostas pessoais.
Auxilie os alunos na identificação das características físicas, sobretudo na verificação do tamanho dos pés. Fique atento ao respeito com relação às diferenças.
A. COR DO CABELO:
- CASTANHO.
- RUIVO.
- LOIRO.
- PRETO.
B. TIPO DE CABELO:
- LISO.
- CRESPO.
- CACHEADO.
C. TAMANHO DO CABELO:
- CURTO.
- MÉDIO.
- COMPRIDO.
D. COR DOS OLHOS:
- CASTANHOS.
- AZUIS.
- VERDES.
E. TAMANHO DOS PÉS (NÚMERO DOS CALÇADOS):
- 27.
- 28.
- 29.
- 30.
OUTRO NÚMERO:
2. ESCREVA O NOME DE UM COLEGA DA SUA TURMA QUE SEJA:
Respostas pessoais.
- MAIS ALTO QUE VOCÊ:
- MAIS BAIXO QUE VOCÊ:
MANUAL DO PROFESSOR
- Durante a realização da atividade 1, com relação ao tamanho dos pés, auxilie os alunos a observarem o número que consta no calçado que estão utilizando.
- A atividade 1 dessa página também pode ser realizada em duplas para que os alunos se auxiliem e preencham suas características ou, ainda, um aluno pode preencher a característica do outro e depois apresentar ao colega.
- O trabalho desta página fornece estratégias para o aluno investigar seu próprio corpo. Durante a descoberta das suas formas, ele se conscientiza a respeito de seu corpo e passa a construir sua identidade corporal valorizando suas características físicas individuais.
- Pode-se desdobrar a atividade proposta na página solicitando aos alunos que calculem os passos necessários para percorrer uma das paredes da sala de aula de uma ponta a outra ou que meçam o tamanho do passo.
- A atividade 2 propõe uma dinâmica que incentiva a socialização e a empatia entre os alunos.
- Para fundamentar o assunto sobre semelhanças e diferenças, sugerimos a leitura do trecho da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural a seguir.
[...]
Artigo 4 - Os direitos humanos, garantias da diversidade cultural
A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones. Ninguém pode invocar a diversidade cultural para violar os direitos humanos garantidos pelo direito internacional, nem para limitar seu alcance.
[...]
UNESCO. Declaração universal sobre a diversidade cultural. Paris, 2 nov. 2001. Disponível em: https://oeds.link/dFltTv. Acesso em: 29 abr. 2021.
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A ARTE DOS AUTORRETRATOS
VÁRIOS ARTISTAS PRODUZEM AUTORRETRATOS. ESSES REGISTROS SÃO FEITOS RETRATANDO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SI MESMO EM DESENHOS, FOTOS, PINTURAS, ETC.
CONHEÇA ALGUNS AUTORRETRATOS PINTADOS POR GRANDES ARTISTAS.
- AGORA É A SUA VEZ! DESENHE O SEU AUTORRETRATO NO CADERNO OU EM UMA FOLHA EM BRANCO. VOCÊ PODE DESENHAR E PINTAR COM LÁPIS COLORIDOS. VEJA AO LADO COMO GUSTAVO FEZ O SEU AUTORRETRATO.
Resposta pessoal. Explique aos alunos que eles podem desenhar tanto o corpo inteiro quanto apenas seu rosto.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Ao incentivar os alunos a observarem obras de arte e até mesmo realizarem trabalhos de elaboração de autorretratos, abre-se a oportunidade de desenvolver com eles noções de senso estético que permitem valorizar e fruir as obras de artes. A visita ao museu, seja virtual, seja pessoalmente, e a produção de pinturas também colocam os alunos em contato com esse universo artístico-cultural, conforme orienta a Competência geral 3 da BNCC.
- A proposta de produção do autorretrato é uma oportunidade de realizar um trabalho integrado com o componente curricular Arte. Esse autorretrato pode ser produzido em um papel avulso (sulfite ou outro que a escola tenha disponível, inclusive tela para pintura) com tinta e pincel ou com alguma outra técnica orientada pelo arte-educador. Se considerar oportuno, realize uma exposição com o trabalho dos alunos no mural da escola ou na ocasião de algum evento comemorativo.
- Verifique a possibilidade de levar os alunos a um museu de arte, em que possam observar esculturas, fotos e pinturas do ser humano. Além de incentivar a interpretação de imagens, eles poderão perceber as diferenças entre as pessoas.
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2 O JEITO DE CADA UM
ALÉM DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, CADA PESSOA TEM UM JEITO DE SER.
ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS FALANTES, OUTRAS MAIS QUIETAS. EXISTEM PESSOAS MAIS TRANQUILAS, OUTRAS MAIS AGITADAS. VEJA ALGUNS EXEMPLOS.
PNA
1. O SEU JEITO DE SER É PARECIDO COM O DE ALGUMA CRIANÇA MOSTRADA NESTA PÁGINA? QUAL?
Resposta pessoal. Incentive os alunos a refletirem sobre seu próprio jeito de ser e ajude-os a se compararem com as crianças desta página.
2. CONTE AOS COLEGAS OUTRAS CARACTERÍSTICAS SUAS.
Resposta pessoal. Promova um momento de conversa e solicite aos alunos que respeitem as características de cada um.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
O jeito de cada um
6 aulas
- Leitura, observação, análise e realização das atividades orais da página 14.
- Atividades da página 15.
- Leitura e roda de conversa sobre gostos e preferências da página 16.
- Atividades da página 17.
- Leitura de textos, observação de imagens e realização das atividades orais sobre as diferentes culturas das páginas 18 e 19.
Destaques PNA
- As atividades 1 e 2 da página 14 promovem o desenvolvimento de vocabulário.
- Incentive os alunos a refletirem sobre seu próprio jeito de ser e compararem com as descrições das crianças mostradas nesta página.
- Promova um momento de conversa e solicite a eles que respeitem as características de cada um.
- Se necessário, explique aos alunos algumas características dos jeitos de ser, para que não haja preconceitos nem estereótipos. O objetivo não é estigmatizar, mas compreender o jeito de cada um para respeitar, compreender e melhor conviver.
- Explique, por exemplo, que uma pessoa pode ser tímida, ou seja, não gostar muito de falar com pessoas que ainda não conheça direito, mas depois de se aproximar passa a se comunicar mais. Outro exemplo é o de uma pessoa agitada, que gosta de se movimentar, então prefere atividades que mexem o corpo, como brincar com bola, a atividades mais calmas, como leitura ou jogos de tabuleiro. No entanto, eles devem compreender que essas características não tornam uma pessoa melhor nem pior que outra.
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ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS QUE CORRESPONDEM AO SEU JEITO DE SER.
Resposta pessoal. Fique atento ao respeito com relação às diferenças.
- AGITADO.
- CALMO.
- ORGANIZADO.
- DESORGANIZADO.
- BEM-HUMORADO.
- MAL-HUMORADO.
- ATENCIOSO.
- DISTRAÍDO.
- FALANTE.
- CALADO.
LER E COMPREENDER
2. OUÇA O TEXTO QUE O PROFESSOR VAI LER SOBRE JÚLIA.
JÚLIA É UMA MENINA MUITO ESTUDIOSA E FALANTE. COM SUAS AMIGAS, ELA GOSTA DE BRINCADEIRAS MAIS AGITADAS, COMO ANDAR DE PATINS. EM CASA, JÚLIA GOSTA DE FAZER SUAS TAREFAS COM ATENÇÃO.
MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE DESCREVEM JÚLIA EM SEU JEITO DE SER.
ESTUDIOSA X
DISTRAÍDA
ATENTA X
CALADA
FALANTE X
AGITADA X
MANUAL DO PROFESSOR
Ler e compreender
- A leitura colaborativa auxilia na formação do leitor. Ler fazendo apontamentos promove habilidades para o desenvolvimento da leitura, além de incentivar habilidades referentes à literacia.
Antes da leitura
Comente que o texto traz características de uma menina que gosta de praticar muitas atividades.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente, se possível possibilitando o acompanhamento das crianças com o apontamento de cada uma das palavras. Caso os alunos não compreendam o significado de alguma delas, explique dando exemplos. Leia mais de uma vez e permita que os alunos comentem oralmente possíveis associações ou comparações com as suas preferências.
Após a leitura
Pergunte aos alunos se perceberam as características da personagem Júlia. Reforce que cada pessoa possui suas próprias características e que elas podem ou não ser iguais às de outra pessoa. Incentive os alunos a perceberem que, no texto, não foram mencionadas características físicas, mas características referentes ao jeito de ser de Júlia. Em seguida, solicite que façam tentativas de leitura para realizarem a atividade abaixo do texto. Essas atividades orais contemplam alguns processos gerais da compreensão de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informação.
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GOSTOS E PREFERÊNCIAS
TEMOS GOSTOS E PREFERÊNCIAS PRÓPRIOS, QUE PODEM SER SEMELHANTES OU DIFERENTES DOS DE OUTRAS PESSOAS.
CONHEÇA A SEGUIR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE ALGUMAS CRIANÇAS.
MANUAL DO PROFESSOR
- Comente que podemos ter algumas semelhanças com outras pessoas, mas, ainda que duas pessoas sejam parecidas, sempre haverá diferenças entre elas, por exemplo, no modo de agir e pensar.
- Sugira aos alunos que relatem alguma situação que tenham vivido em casa, em que seus gostos e preferências tenham divergido de alguém de sua família. Peça que comentem as soluções encontradas para resolver a situação e, caso ela ainda permaneça, explique que o diálogo e o respeito são bons caminhos para a resolução de divergências. Reafirme que o respeito às opiniões diferentes da nossa começa com as pessoas com as quais vivemos em nossa casa, como nossos irmãos, pais ou responsáveis.
- Os assuntos relacionados aos gostos e às preferências também são tratados pelo componente curricular História. Se considerar pertinente, complemente este trabalho incentivando a socialização entre os alunos por meio de uma atividade integrada com esse componente curricular.
- Fique atento aos gostos e às preferências dos alunos que resultam das práticas culturais e sociais que se estabelecem fora do ambiente escolar. Os sistemas culturais que tecem as regras de convívio deles são muito complexos e precisamos reconhecer que são construídos continuamente em família, em grupos de amigos, em ambientes públicos e outros lugares de vivência dos alunos. São múltiplos os recortes que fazem parte da formação identitária deles. Por isso, questione onde e com quem eles aprenderam determinada atividade, tais como as brincadeiras, e incentive todos a respeitarem suas origens.
Mais atividades
- Escreva na lousa dentro de círculos o nome dos alunos. Peça que listem cinco preferências, como brincadeiras, esportes, alimentos, roupas, passeios e músicas, e ligue as respostas iguais. Esta atividade pode ser feita com grupos de cinco alunos. Dessa forma, eles poderão ver a diversidade e as semelhanças de gostos entre os colegas da sala.
- Depois, peça a eles que listem quais atividades e preferências dos colegas teriam curiosidade de experimentar. Se possível, promova um momento para essa troca de vivências entre os alunos.
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ATIVIDADES
PNA
1. COMPLETE OS NOMES DE CADA ALIMENTO E BRINQUEDO COM AS VOGAIS QUE FALTAM. DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS COMPLETAS.
S O P A.
S A L A DA.
B A N A NAS.
M O RANG O S.
B I C I CL E TA.
P I P A.
- MARQUE UM X NAS FOTOS QUE REPRESENTAM O QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Valorize a originalidade e a liberdade no modo de agir, pensar e sentir em todas as ocasiões. Condições como essas permitem aos alunos conhecerem-se e apreciarem-se. Essas atitudes os auxiliam a cuidar de sua saúde física e emocional, tendo autocrítica e desenvolvendo repertório para enfrentar situações de pressão, conforme orienta a Competência geral 8 da BNCC. Além disso, eles exercitam a empatia e o diálogo e preparam-se para a resolução de conflitos, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, sem preconceitos com qualquer indivíduo ou com a coletividade da qual fazem parte, como orienta a Competência geral 9 da BNCC.
- A atividade 1 possibilita o desenvolvimento dos componentes de fluência em leitura oral, conhecimento alfabético, desenvolvimento de vocabulário, consciência fonológica e fonêmica e produção de escrita. Ao completarem as palavras com as letras que faltam e realizarem as tentativas de leitura, os alunos reconhecem os valores fonêmicos das letras de cada palavra, o que contribui para a ampliação do vocabulário.
- A atividade desta página promove um trabalho integrado com Língua Portuguesa e colabora com o processo de alfabetização dos alunos. Se necessário, auxilie-os a completar as palavras com as letras que faltam. Leia em voz alta as palavras depois de completadas e peça que acompanhem a leitura com o dedinho nas letras e sílabas de cada palavra.
- Promova um momento em que eles possam refletir sobre seus próprios gostos e preferências. Permita que escolham entre duas ou mais opções de brincadeiras que possam ser realizadas na própria sala de aula, como pintura e desenho, jogos de montar e quebra-cabeça.
Mais atividades
- Se julgar conveniente e possível, solicite aos alunos que montem cartazes com imagens das comidas, brinquedos ou animais preferidos. Abaixo de cada imagem, auxilie-os a escrever a palavra que descreve a preferência registrada. Essa atividade pode ser feita em duplas, trios ou grupos de quatro alunos.
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CIDADÃO DO MUNDO A DIVERSIDADE DE CULTURAS
O MODO DE SE VESTIR, SE ALIMENTAR E REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES SÃO HÁBITOS E COSTUMES QUE COMPÕEM A CULTURA DE UM POVO. OBSERVE A DIVERSIDADE CULTURAL DAS CRIANÇAS A SEGUIR.
NA CULTURA JAPONESA, AS PESSOAS COSTUMAM FAZER AS REFEIÇÕES USANDO HASHI, DOIS PAUZINHOS QUE AUXILIAM A LEVAR OS ALIMENTOS ATÉ A BOCA.
O HASHI TAMBÉM É USADO POR PESSOAS DE OUTRAS CULTURAS QUANDO CONSOMEM COMIDA JAPONESA.
CRIANÇAS QUE FAZEM PARTE DO POVO ABORÍGINE DA AUSTRÁLIA TÊM O COSTUME DE PINTAR O CORPO PARA HOMENAGEAR OS ELEMENTOS DA NATUREZA, COMO O SOL, A ÁGUA, AS PLANTAS E OS ANIMAIS.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Conhecer a diversidade de culturas, identificando diferentes modos de vida, hábitos e costumes entre povos e sociedades.
- Respeitar e valorizar os aspectos culturais que influenciam os costumes das pessoas.
- Esta seção tem como objetivo promover momentos em que o aluno compreenda e valorize os diferentes aspectos da cultura de outros povos, assim como identifique peculiaridades da cultura vivida por crianças em outros lugares do mundo, contemplando o Tema contemporâneo transversal Diversidade cultural.
- Neste estudo, os alunos podem perceber que alguns hábitos e costumes de alguns povos estão relacionados às características culturais do povo a que pertencem.
- Caso considere interessante, comente com eles que, apesar de ser um hábito característico da cultura japonesa, o hashi foi criado na China há milhares de anos (durante a dinastia Shang), entre 1766 e 1122 a.C.
- Comente também que, com o uso do hashi, o alimento toca diretamente a língua e, por isso, especialistas em culinária japonesa comentam que ele ajuda a manter o sabor original da comida.
- Explique aos alunos que o povo aborígene considera que a união de todos os seres da natureza é indispensável e superior e que por isso o ser humano deve honrar a natureza em tudo o que faz. Diga-lhes que as pinturas corporais são maneiras de expressar a importância da natureza para eles.
- Explique também que entre os integrantes do povo Massai os homens são os que cuidam da segurança do assentamento e do rebanho, enquanto as mulheres constroem as moradias, que são feitas de grama, lama, esterco, cinzas e estacas de madeira.
- O trabalho com a cultura e o modo de vida de crianças de diferentes povos promove o respeito e a valorização de etnias distintas e dos aspectos da cultura de outros povos, envolvendo assim reflexões relacionadas ao respeito pela diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
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ASSIM COMO AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E O JEITO DE SER, AS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS TAMBÉM DIFERENCIAM AS PESSOAS E DEVEM SER RESPEITADAS.
AS CRIANÇAS DO POVO GREGO GOSTAM MUITO DE COMER UM SANDUÍCHE CHAMADO JOLLT'LAKI, FEITO COM CARNE ENROLADA EM UM PÃO FINO.
AS CRIANÇAS DO POVO MASSAI QUE VIVE NO QUÊNIA TÊM O COSTUME DE VESTIR ROUPAS COLORIDAS, SEMPRE COM ALGUMA PEÇA COM A COR VERMELHA, A QUAL REPRESENTA O SEU POVO.
- VOCÊ CONHECE PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DIFERENTES DAS SUAS? QUAIS SÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS?
- DE QUE MANEIRA É POSSÍVEL DEMONSTRAR RESPEITO PELAS CARACTERÍSTICAS CULTURAIS DAS OUTRAS PESSOAS? CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE ESSE ASSUNTO. Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Independentemente da etnia e de sua bagagem cultural, os alunos devem ser educados para respeitarem as opiniões e os costumes dos outros. O texto a seguir trata da diversidade como um direito da criança.
[...]
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outro tipo. Há de ser educada no espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz, fraternidade universal, e com plena consciência de que há de consagrar suas atitudes e energias a serviços de seus semelhantes.
UNICEF. Declaração universal dos direitos da criança. 20 nov. 1959. Disponível em: https://oeds.link/bKOaJ4. Acesso em: 29 abr. 2021.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a identificarem elementos da diversidade cultural das pessoas próximas a eles. Incentive-os a perceber a riqueza que isso confere a essa convivência e ao conhecimento de cada um.
- Incentive o diálogo entre os alunos e a reflexão sobre a importância de respeitar os hábitos e costumes de cada cultura. Além disso, o conhecimento deve ser ampliado por meio do contato e da vivência dessas diferentes culturas.
- Explore as atividades 1 e 2 incentivando a participação oral dos alunos. Fomente o diálogo e a interação entre eles, solicitando que observem com atenção os aspectos culturais das diferentes crianças mostradas nas fotos das páginas 18 e 19 e que destaquem o que mais lhes chamou a atenção.
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3 OS LADOS DO CORPO
PNA
OBSERVE OS LADOS DO NOSSO CORPO NAS IMAGENS A SEGUIR.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os lados do corpo
8 aulas
- Observação das imagens com a leitura da página 20.
- Atividades das páginas 21, 22 e 23.
- Leitura das instruções e confecção do Mapa do corpo das páginas 24 e 25.
- Atividades das páginas 26 e 27.
- Atividade de lateralidade e localização das páginas 28 e 29.
- Atividades das páginas 30 e 31.
- Entre os objetivos de estudo da Geografia está a relação sujeito/espaço, mas, nos primeiros anos do ensino formal, o trabalho com essa noção é iniciado, geralmente, pela percepção do corpo do aluno. Isso ocorre porque é por meio do corpo que ele veio estabelecendo relações com o espaço até o presente momento de sua vida. O aluno tem o próprio corpo como referência espacial, e em nossos estudos vamos gradativamente apresentando oportunidades para que ele desenvolva a descentração, ou seja, passe a perceber o espaço a partir de outros elementos (objetos/referências) que não o seu próprio corpo.
- A identificação dos lados do corpo em uma representação permite aos alunos desenvolverem e exercitarem noções de lateralidade, a fim de localizarem elementos ao seu redor, tomando o corpo como referência. Tais noções são elementares para posteriores relações do aluno com sua localização e orientação no espaço e em representações.
Destaques BNCC e PNA
- Este trabalho que se propõe a desenvolver e exercitar noções de lateralidade dos alunos almeja contemplar a habilidade EF01GE09 da BNCC.
- A atividade de observação dos lados do corpo mostrados na imagem, bem como a representação feita pelo aluno e a nomeação dos lados vistos pelo olhar dele em seu próprio corpo promovem o trabalho com a numeracia, pois exploram conceitos de geometria e vocabulário de localização, como direita e esquerda, frente e atrás.
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ATIVIDADES
1. PINTE OS LADOS DO CORPO DO MENINO DE ACORDO COM A LEGENDA A SEGUIR.
ESQUERDO.
DIREITO.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, as imagens permitem que o aluno possa perceber os lados direito e esquerdo a partir da posição do menino. Peça que fiquem na mesma posição da imagem para compreenderem os lados direito e esquerdo e assim pintarem corretamente.
Mais atividades
- Desenvolva com os alunos uma atividade lúdica e interessante para exercitarem o trabalho com as noções corporais que auxiliam no trabalho com os lados e as noções de lateralidade. Cante e gesticule com eles a cantiga popular apresentada a seguir:
Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé
Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé
Orelhas, boca, olhos e nariz
Cabeça, ombro, perna e pé, perna e pé
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão
Olhos, cotovelo, boca e nariz.
Braço, cotovelo, pulso e mão, pulso e mão
ROSA, Nereide Schilaro Santa. Educação musical para 1a a 4a série. São Paulo: Ática, 1990. p. 192-193.
- Organize os alunos em um grande círculo para cantarem essa música em um ritmo conhecido. Peça que toquem as partes do corpo citadas na letra enquanto cantam.
- Depois de realizada algumas vezes, peça variações e introduza noções de lateralidade, como tocar as partes do corpo usando apenas a mão direita, depois a mão esquerda, depois a mão esquerda toca a parte direita do corpo e em seguida a mão direita toca a parte esquerda do corpo.
- Essa dinâmica ainda pode ser incrementada colocando os alunos de frente uns para os outros e pedindo que observem as diferenças de lateralidade devido à mudança de posição.
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2. CONTORNE UMA DAS SUAS MÃOS NO ESPAÇO A SEGUIR.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a manterem a mão fixa no espaço do livro para poderem realizar o contorno corretamente.
- QUAL DAS MÃOS VOCÊ CONTORNOU NO ESPAÇO ANTERIOR? MARQUE UM X NA RESPOSTA CORRETA.
Resposta pessoal. Auxilie-os, caso tenham dificuldade.
- ESQUERDA.
- DIREITA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 2, fazer o contorno da mão aprofundará o trabalho com as noções de lateralidade. Possibilite momentos de troca com o livro dos colegas para a análise de qual mão o colega optou por desenhar. Sugira uma brincadeira em que os alunos possam utilizar os conceitos de direita e esquerda. Exemplos: toquem na orelha esquerda, tirem o sapato do pé esquerdo, mexam a perna direita, levantem o braço esquerdo, entre outros.
- O texto a seguir aborda a questão da consciência corporal e da relação que as crianças estabelecem com o mundo por meio de seu corpo.
[...]
A consciência do próprio corpo, de seus movimentos e postura desenvolve-se lentamente na criança. Ela se constrói paulatinamente a partir do nascimento até atingir a adolescência, quando ocorre a elaboração completa do esquema corporal. Este desenvolve-se em função do amadurecimento do sistema nervoso, da relação eu-mundo e da representação que a criança faz de si mesma e do mundo em relação a ela.
A medida que a criança se desenvolve e especializa sua ação sobre o meio, obtém maior domínio sobre o espaço próximo e alcança espaços cada vez maiores. [...] Outro aspecto importante na organização espacial refere-se ao predomínio de um lado do corpo. Existe um melhor adestramento de uma mão, um olho, uma perna e pé, e isto implica viver (mesmo sem se ter consciência) uma divisão do espaço em duas partes assimétricas, a qual será a raiz da futura análise do espaço percebido. É preciso, portanto, que a lateralização se realize de forma clara e completa. O professor deve ajudar a criança a lateralizar-se, isto é, tomar consciência de seu predomínio lateral para a direita ou para a esquerda. [...]
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geografico: ensino e representação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 28-30. (Repensando o ensino).
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3. OBSERVE AS MÃOS A SEGUIR. MARQUE CADA UMA DELAS À PALAVRA CORRETA.
- ESQUERDA.
- DIREITA.
- 1
- 2
- 2
- 2
- 1
- 2
4. OBSERVE A FOTO A SEGUIR.
- MARQUE UM X NA CRIANÇA QUE ESTÁ À DIREITA DE BENTO.
- CONTORNE A CRIANÇA QUE ESTÁ À ESQUERDA DE MÁRIO.
MANUAL DO PROFESSOR
- Pergunte aos alunos se eles escrevem com a mão direita ou com a mão esquerda. Depois, peça que expliquem a diferença entre destro e canhoto.
-
Crie oportunidades para os alunos praticarem o conhecimento formalizado pela leitura do livro, de forma lúdica. Amarre um barbante no pulso esquerdo ou direito e faça uso dessa linguagem (esquerda, direita) em um exercício que simule o cotidiano deles. Faça as seguintes perguntas e solicite que levantem a mão esquerda ou direita para responder:
- Com qual mão vocês escovam os dentes?
- E com qual pé vocês costumam chutar uma bola?
- Na atividade 3, as mãos direita e esquerda aparecem embaralhadas em diferentes posições e algumas delas estão com objetos (relógios e pulseiras) que podem ser utilizados em qualquer uma das mãos. Verifique se os alunos foram capazes de compreender que tais objetos podem ser utilizados em ambas as mãos, na direita ou na esquerda. Se possível, apresente exemplos de pessoas da escola (professores, funcionários) que utilizam tais objetos nas mãos e peça que identifiquem se estão na mão direita ou na esquerda.
- Na atividade 4, o desafio é utilizar os conhecimentos de direita e esquerda para identificar a posição das crianças sugeridas nas alternativas A e B. Faça uma representação teatral com os próprios alunos da turma para que eles visualizem as posições, fora do livro, e construam concretamente o conceito de lateralidade. Se for oportuno, faça trocas no posicionamento para mudar as respostas e criar novas situações desafiadoras.
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PARA SABER FAZER
PNA
MAPA DO CORPO
O MAPA DO CORPO É UMA REPRESENTAÇÃO DO NOSSO CORPO EM TAMANHO REAL, EM UM PEDAÇO DE PAPEL.
VEJA NO EXEMPLO A SEGUIR COMO O MAPA DO CORPO PODE SER FEITO. ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- PAPEL KRAFT (OU OUTRO TIPO) COM APROXIMADAMENTE O MESMO COMPRIMENTO DO CORPO
- TESOURA COM PONTAS ARREDONDADAS
- CANETA DE PONTA GROSSA OU GIZ DE CERA
- PINCÉIS E TINTA GUACHE
1 PRIMEIRO, É NECESSÁRIO ESTICAR O PAPEL NO CHÃO E DEITAR-SE SOBRE ELE.
2 DEPOIS, PEÇA AO COLEGA PARA TRAÇAR O CONTORNO DO SEU CORPO COM CANETA DE PONTA GROSSA OU COM GIZ DE CERA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Utilizar o corpo como um referencial espacial.
- Elaborar o mapa do corpo seguindo etapas adequadas.
- Representar o corpo humano (tridimensional) em uma superfície plana, como o papel (bidimensional).
- Desenvolver atitudes de socialização, cooperação e trabalho em grupo.
- Identificar o lado esquerdo e o direito do mapa do corpo, em diferentes posições, desenvolvendo a reversibilidade.
Destaques PNA
- Na seção Para saber fazer, ao realizarem a proposta de atividade de fazer o mapa do corpo identificando os lados direito e esquerdo, promove-se o trabalho com a numeracia, pois se exploram conceitos de geometria e vocabulário de localização, como direita e esquerda, frente e atrás.
- A seção Para saber fazer traz o passo a passo da produção do mapa do corpo. Faça uma leitura pausada e em voz alta de cada etapa sugerida para essa produção e depois convide os alunos a fazerem suas representações.
- Esse é um trabalho que deve ser realizado em dupla, portanto, talvez seja necessário auxiliar os alunos nessa definição. Faça sorteios ou utilize alguma dinâmica lúdica para juntar os pares. Caso algum aluno fique sem o par, ajude-o na confecção do mapa ou crie um trio em que um colabore com o outro nesse trabalho.
- Oriente os alunos com relação ao tamanho do papel a ser utilizado na confecção do mapa do corpo. Diga-lhes que cada um deve providenciar um papel que tenha aproximadamente o tamanho de sua altura e em cuja largura caiba seu corpo. Desse modo, evita-se o desperdício e também a falta de espaço para uma representação correta.
- Auxilie os alunos a identificarem a delimitação das partes do corpo humano trabalhadas também no componente curricular Ciências. Assim, o mapa do corpo pode ser um recurso integrador dos trabalhos de identificação das regiões do corpo, assim como de consciência corporal e lateralidade.
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3 EM SEGUIDA, ESTENDA OUTRO PAPEL NO CHÃO E PEÇA AO COLEGA PARA SE DEITAR SOBRE ELE. COM A CANETA OU GIZ DE CERA, CONTORNE O CORPO DO COLEGA.
4 NA SEQUÊNCIA, PEÇA A AJUDA DO PROFESSOR PARA RECORTAR OS CONTORNOS DO DESENHO DO CORPO DE CADA UM.
5 PARA FINALIZAR O SEU MAPA DO CORPO, É PRECISO DESENHAR E PINTAR, NA PARTE DA FRENTE E DE TRÁS DELE, COM O GIZ DE CERA OU A TINTA GUACHE, O SEU ROSTO, CABELOS, CALÇADOS E ROUPAS.
AGORA É COM VOCÊ!
VAMOS CONSTRUIR UM MAPA DO CORPO. SIGA AS ETAPAS E CONSTRUA O SEU MAPA DO CORPO COM A AJUDA DO PROFESSOR E DE UM COLEGA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O mapa do corpo é um exemplo de representação simples, em tamanho real, em que os alunos elaboram a transposição de um elemento tridimensional (corpo) para a representação bidimensional, que é a superfície do papel (mapa). Desse modo, estamos contemplando o desenvolvimento da habilidade EF01GE09 da BNCC.
- Pode ser que esse seja um dos primeiros mapas elaborados pelos alunos. Desse modo, enfatize que a representação que fizeram é do corpo deles visto de cima, quando deitados sobre o papel.
- Nos primeiros anos do ensino formal, o trabalho com a noção da relação sujeito/espaço, estudado pela Geografia, é iniciado, geralmente, pela percepção do corpo do aluno.
- Por isso, propomos a confecção do mapa do corpo, apresentada nas páginas 24 e 25, que auxilia os alunos nesse processo. Essa estratégia se justifica porque é por meio do corpo, principalmente, que o aluno estabelece relações com o espaço.
- O texto a seguir fundamenta o trabalho e a importância da atividade de elaborar o mapa do corpo.
[. . .]
Ao mapear o próprio corpo, o aluno toma consciência de sua estatura, da posição de seus membros, dos lados de seu corpo. Ao representá-los terá necessidade de se utilizar de procedimentos de mapeador - generalizar, observar a proporcionalidade, selecionar elementos mais significativos -, para que a representação não perca a característica de sua imagem.
[...]
ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geografico: ensino e representação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 1992. p. 47.
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ATIVIDADES
Espera-se que os alunos pintem corretamente a mão esquerda do mapa do corpo de azul e a mão direita do mapa do corpo de amarelo.
1. AGORA QUE VOCÊ JÁ TEM SEU MAPA DO CORPO PRONTO, VAMOS FAZER ALGUMAS ATIVIDADES COM ELE.
- PINTE A MÃO ESQUERDA DO SEU MAPA DO CORPO DE AZUL.
- PINTE A MÃO DIREITA DO SEU MAPA DO CORPO DE AMARELO.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Desenvolver a consciência corporal e a construção da noção de espaço e localização utilizando o próprio corpo.
Como proceder
- Faça placas ou cartões nas cores azul e amarelo, solicitando que os alunos as segurem na mão indicada (amarelo - direita / azul - esquerda) e observem o que acontece quando ela muda de posição do seu corpo. Proponha uma dinâmica em sala de aula para obter informações sobre o domínio dos alunos com relação à lateralidade. Em duplas, um de frente para o outro, enuncie comandos como erguer a mão direita e tocar o ombro esquerdo do colega, tocar com a mão direita o pé direito do colega, entre outras orientações.
- Voltem a analisar o mapa do corpo e questione-os se o desenho que fizeram é realmente uma representação com traços, tamanho e formatos bem próximos ao real. O corpo, afinal, é o primeiro referencial de localização dos alunos. Pergunte a eles quais elementos faltam para que a representação fique mais próxima do real. O objetivo é que percebam que o volume dos corpos não pôde ser representado no papel, que é uma superfície plana.
- Esse tipo de atividade lúdica rompe com as possíveis dificuldades e fomenta a socialização.
- Se for conveniente, prenda um barbante no corpo dos alunos no sentido vertical para que incorporem melhor as noções de lado direito e esquerdo do corpo.
- O texto que você vai ler a seguir fundamenta o trabalho e a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
[...]
O jogo é uma das ações concretas pelas quais se processa o desenvolvimento da criança em seu sentido mais amplo. A atividade lúdica se apresenta na conduta humana como manifestação espontânea.
O jogo e a imitação, como bem estudou Piaget (1973), são polos do equilíbrio intelectual, que implica uma coordenação entre acomodação, fonte da imitação, e assimilação lúdica. [...]
O jogo e a imitação são atividades praticamente inseparáveis: a criança joga imitando e imita jogando. [...]
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p. 20.
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2. VAMOS BRINCAR COM O SEU MAPA DO CORPO, COMO SE FOSSE UM BONECO. EM SEGUIDA, MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A. COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE COSTAS PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA. X
B. AINDA COM O MAPA DO CORPO DE COSTAS, LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. QUAL DAS MÃOS DO BONECO FOI LEVANTADA DESSA VEZ?
ESQUERDA. X
DIREITA.
C. AGORA, COLOQUE SEU MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E PEGUE NAS DUAS MÃOS DELE. ENTÃO, LEVANTE A SUA MÃO DIREITA. QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA. X
DIREITA.
D. MANTENHA O MAPA DO CORPO DE FRENTE PARA VOCÊ E LEVANTE A SUA MÃO ESQUERDA. DESSA VEZ, QUAL MÃO DO BONECO FOI LEVANTADA?
ESQUERDA.
DIREITA. X
3. JUNTE-SE COM UM DE SEUS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE OS MAPAS DO CORPO QUE PRODUZIRAM.
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS ALTO?
- QUAL MAPA DO CORPO É MAIS BAIXO?
Respostas pessoais. Incentive os alunos para que conversem com os colegas sobre as características físicas de seus bonecos. Auxilie-os a comparar qual deles é mais alto ou mais baixo.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a manusearem seus mapas do corpo com cuidado, a fim de não rasgá-los.
- Esta página propõe uma interação com a representação gráfica que o aluno produziu na atividade anterior. Dessa forma, espera-se que ele exercite as noções de lateralidade avançando com relação à reversibilidade, ou seja, o aluno consegue, por meio do raciocínio inverso, projetar-se e pensar a lateralidade não tendo apenas o seu corpo como referência, mas também outros elementos em outras posições. Para isso, ele deverá compreender que a lateralidade é influenciada de acordo com a posição dos corpos no espaço.
- Uma estratégia comumente aplicada para a alfabetização cartográfica é aquela em que os alunos localizam partes do corpo para atender aos comandos propostos nos itens da atividade 2. Desse modo, eles são provocados a pensar a posição da representação dos seus corpos no espaço, descentralizando-se.
- A atividade 2 implica a exploração do mapa do corpo. Sendo assim utilize o mapa e o corpo dos alunos para que eles tenham uma referência concreta para responder. Caso algum deles fique com dúvida, repita a orientação com ele para que consiga visualizar e responder corretamente as alternativas.
- Na atividade 3, é importante trabalhar em duplas ou grupos para que as comparações possam ser variadas. Um boneco pode ser maior ou menor que outro ou, ainda, ser do mesmo tamanho. Ao término da atividade, os bonecos poderão ser enfileirados do maior para o menor ou o contrário, possibilitando outras análises e desafios orais.
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DE QUE LADO ESTÁ?
PNA
PODEMOS TOMAR NOSSO CORPO COMO PONTO DE REFERÊNCIA PARA LOCALIZAR ALGO QUE ESTEJA AO NOSSO REDOR.
1. ENTÃO, DESENHE A SEGUIR O QUE ESTÁ AO SEU REDOR NA SALA DE AULA.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar objetos ou pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade de observação a partir da posição do corpo promove o trabalho com a numeracia, pois explora conceitos de lateralidade contidos na unidade temática da geometria e nos conceitos de localização, como direita e esquerda à frente e atrás.
- Na atividade 1, o aluno utilizará a sua carteira escolar e o seu lugar como referência. Após a conclusão da atividade, peça que troque de lugar com algum colega e solicite que faça as devidas comparações de seu desenho para mudar a perspectiva da localização.
- No exercício de observação do entorno, os alunos deverão compreender a posição dos elementos com relação a si. Se necessário, peça que fiquem em pé para essa observação.
- Em um exercício de abstração mais complexa, eles deverão representar graficamente os elementos no papel.
- Peça aos alunos que representem aquilo que mais lhes chamou a atenção e que esteja mais próximo deles nos lados indicados, podendo ser um colega ou um objeto.
- Se possível, mencione os pontos de vista pelos quais os alunos representaram os objetos, como forma elementar de chamar a atenção para a visão utilizada na representação.
- O texto a seguir trata das três dimensões espaciais: topológicas, projetivas e euclidianas.
[...]
A alfabetização cartográfica abrange a progressão das relações espaciais topológicas elementares; as relações espaciais projetivas e as relações espaciais euclidianas. A primeira é a prescrição das relações espaciais do espaço próximo (identificação das relações de lateralidade): lado, em frente, perto, longe, fora, dentro, entre outros, "desconsiderando" distâncias, medidas e ângulos. Desde o nascimento da criança as relações topológicas elementares são estabelecidas. [...]
Já as segundas relações, as projetivas, se apoiam na inclusão da perspectiva. A perspectiva permite a modificação da imaginação espacial da criança, "que passa a conservar a posição dos objetos e alterar o ponto de vista até atingir as Relações Espaciais Projetivas" de acordo com Almeida (2004, p. 38).
E a última, as relações espaciais euclidianas, explica a manifestação da noção de coordenadas - construção da conservação de distância, comprimento e superfície - que localiza-se objetos que interagem uns com os outros. Essas relações espaciais euclidianas ocorrem simultâneas às relações espaciais projetivas.
No adulto a organização espacial também inclui perspectivas e coordenadas baseando em relações espaciais projetivas e euclidianas, porém ele consegue se orientar e localizar-se a partir de menções abstratas. [...]
ROMUALDO, Sanderson dos Santos; SOUZA, Graziella Martinez. Discutindo a alfabetização cartográfica infantil: uma contribuição ao ensino de geografia nas séries iniciais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: AGB, 2009. Disponível em: https://oeds.link/XfuSo4. Acesso em: 29 abr. 2021.
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OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
A PROFESSORA ESTÁ NA MESMA POSIÇÃO QUE VOCÊ, DE FRENTE PARA OS ALUNOS.
OS ALUNOS ESTÃO DE FRENTE PARA A PROFESSORA, OU SEJA, ESTÃO EM UMA POSIÇÃO DIFERENTE DE VOCÊ.
2. SABENDO DISSO, MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A. A PROFESSORA MARA ESTÁ SEGURANDO O MATERIAL ESCOLAR COM QUAL DAS MÃOS?
DIREITA.
X ESQUERDA.
B. MÁRIO ESTÁ COM QUAL DAS MÃOS LEVANTADAS?
X DIREITA.
ESQUERDA.
C. QUEM ESTÁ À ESQUERDA DE SOFIA?
MÁRIO.
X RUI.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer o corpo como referência para orientação espacial.
Como proceder
- Explore mais a ilustração no sentido de desenvolver as noções elementares espaciais.
a. Sofia e Daniela estão segurando a caneta com qual das mãos?
R: Com a mão direita.
b. Quem está à esquerda de Mário?
R: Daniela.
c. Quem está à direita de Rui?
R: Sofia.
- Uma variação é espalhar objetos pela sala de aula e fazer perguntas a fim de que os alunos usem o próprio corpo para dizer se o objeto solicitado está à sua direita ou à sua esquerda. Um mesmo objeto pode estar à esquerda de um aluno e à direita de outro.
30
ATIVIDADES
1. OBSERVE A IMAGEM A SEGUIR.
MANUAL DO PROFESSOR
- Para criar maior interação no trabalho com a página e, principalmente, incentivar os alunos a descreverem a paisagem e identificarem os elementos do lugar, faça as seguintes perguntas a eles:
a. Que lugar foi representado?
R: A praia.
b. De que atividades as pessoas estão se ocupando na imagem?
R: A mulher está lendo, a criança está montando um castelo de areia e o homem está caminhando.
c. Quais são os objetos representados?
R: Livro, guarda-sol, balde, pá, chinelos, cadeira e bola.
d. Com qual cor foi representado o mar? E a areia?
R: O mar foi representado de azul e branco e a areia de amarelo.
e. A mulher está deitada sobre o quê?
R: Uma cadeira.
- O texto a seguir esclarece mais a respeito das relações projetivas nessa fase de aprendizagem.
A conquista das relações projetivas também se dá por etapas, e elas vão sendo construídas dos 7 aos 12 anos, aproximadamente. Quando a criança começa a perceber que pode utilizar outros referenciais sem ser ela própria e que nem por isso os objetos alteram sua posição, está passando por um processo de descentração e deixando de ser egocêntrica. Ao analisar determinado objeto, pode localizá-lo em relação a outro objeto observado. [...]
Deixando de utilizar seu próprio corpo como referencial, a criança começa a perceber que a posição do objeto não se altera caso utilize outros referenciais. [...]
MOREIRA, Constança Maria da Rocha; FERNANDES, Fernando Lannes. Geografia na educação 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. p. 27-28. v. 2. Disponível em: https://oeds.link/owT133. Acesso em: 29 abr. 2021.
31
- MARQUE UM X NAS ALTERNATIVAS CORRETAS COM BASE NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR. FIQUE ATENTO, POIS A MENINA ESTÁ DE FRENTE PARA VOCÊ!
A. O QUE ESTÁ DO LADO DIREITO DA MENINA?
X
B. O QUE ESTÁ À FRENTE DA MENINA?
X
C. O QUE ESTÁ DO LADO ESQUERDO DA MENINA?
X
D. O QUE ESTÁ ATRÁS DA MENINA?
X
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 1 propicia o desenvolvimento da construção das relações projetivas do espaço.
- Os alunos deverão identificar o segmento extraído da ilustração maior, no esforço de reconhecerem objetos fora do seu contexto ou fora de cena. Ao selecionarem a alternativa correspondente, eles devem conscientemente excluir as demais que não estão posicionadas conforme o enunciado do item.
- Observe que apenas parte da bola foi representada na areia da ilustração maior, no entanto, na atividade, o aluno tem a oportunidade de observar os elementos representados por completo.
- Peça a eles que explorem por meio de desenhos outras formas de representar os elementos da ilustração: balde, bola, chinelo.
Mais atividades
- Como atividade complementar a esse trabalho, promova um jogo de quebra-cabeça a partir de uma imagem de revista ou solicite que eles desenhem. Organize-os em grupos e oriente-os a recortar a ilustração em pedaços menores, simulando peças de um jogo para que o grupo adversário monte. Eles podem incluir peças diferentes, que não façam parte da ilustração original, para aumentar o grau de dificuldade.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001.
- ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Yasuko. O espaço geografico: ensino e representação. 13. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
- ALTOÉ, Natália Moreira. A diversidade cultural: um desafio na educação infantil. Pedagogia em ação, v. 7, n. 1, 2015. Disponível em: https://oeds.link/LJlQbp. Acesso em: 29 abr. 2021.
32
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. LIGUE CADA TEXTO À SUA IMAGEM.
- EU SOU MAIS BAIXINHA QUE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS COMPRIDOS E LISOS.
- EU TENHO OS OLHOS MAIS CLAROS QUE ALGUNS DE MEUS AMIGOS, TENHO OS CABELOS CURTOS E CRESPOS.
2
1
2. COMO VOCÊ TEM RESPEITADO AS PESSOAS QUE TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, GOSTOS E PREFERÊNCIAS DIFERENTES DOS SEUS? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
3. VAMOS COLORIR!
2. Resposta pessoal. Promova um momento de conversa em que os alunos compartilhem atitudes de respeito às pessoas com características e preferências diferentes das suas.
AZUL PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A DIREITA.
VERDE PARA OS PEIXES QUE ESTÃO NADANDO PARA A ESQUERDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Realização das atividades das páginas 32 e 33.
O que você estudou?
1 Objetivos
- Identificar suas características físicas e compará-las com as características de outras pessoas.
Como proceder
- Relembre as atividades do início da unidade em que foram trabalhadas as características pessoais. Se possível, possibilite que as crianças observem suas características e as de um colega de frente para um espelho, comparando semelhanças e diferenças.
- Oriente-os a procurar em revistas imagens de pessoas com características diferentes e/ou semelhantes. Em grupo, oriente-os a realizar diferentes estratégias de agrupamentos, observando as características físicas, por exemplo: os mais altos e os mais baixos; os de cabelos lisos e os de cabelos cacheados; os de olhos claros e os de olhos escuros.
2 Objetivos
- Valorizar as semelhanças e diferenças entre as pessoas e respeitá-las; desenvolver o respeito às diferenças físicas e de personalidade; reconhecer que as pessoas têm gostos e preferências diferentes; respeitar os gostos e as preferências das pessoas.
Como proceder
- Leve para a sala de aula diferentes imagens de objetos, frutas e brinquedos e realize enquetes. Levante duas imagens e pergunte qual eles preferem. Provavelmente nem todos os alunos preferirão as mesmas coisas.
- Nesse momento, resgate o respeito pela diferença por gostos e preferências, possibilitando aos alunos darem suas opiniões sobre essas questões e ampliando os olhares com relação ao respeito pelas diferenças físicas entre as pessoas.
3 Objetivos
- Desenvolver e exercitar noções de lateralidade, tomando o corpo como referência; identificar e exercitar os lados direito e esquerdo, frente e atrás do corpo de modo consciente.
Como proceder
- Oriente os alunos a identificarem os lados direito e esquerdo da página antes de começarem a pintura. Solicite que observem bem as imagens e confiram as cores solicitadas no comando da atividade.
- Caso os alunos apresentem dificuldade de localização, oriente-os a relembrarem conceitos como direita e esquerda, realizando brincadeiras nas quais usem o próprio corpo como referência. "virem todos para o lado direito", "agora, para o lado esquerdo", "levantem o braço direito", "ergam a perna esquerda", entre outras possibilidades.
4 Objetivos
- Desenvolver e exercitar noções de lateralidade, tomando o corpo como referência; identificar e exercitar os lados do corpo (direito e esquerdo, frente e atrás) de modo consciente.
Como proceder
- Oriente-os a observar, com calma, todos os objetos do quarto de Ana. Após a observação, leia cada alternativa e aguarde que realizem a atividade. Lembre-se de fazer a correção imediata e a reflexão caso algum aluno tenha marcado o objeto incorreto.
- Se os alunos apresentarem dificuldades para localizar os objetos, faça brincadeiras na própria sala de aula com objetos em cima ou embaixo das mesas e com objetos do lado esquerdo ou direito de algum mobiliário e retome as explicações da página 20.
5 Objetivos
- Identificar os lados direito e esquerdo, frente e atrás do corpo de modo consciente.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem a imagem e se imaginem na posição do menino sentado no sofá. Dessa forma, eles conseguirão localizar o brinquedo que está à direita e à esquerda do menino.
- Caso eles apresentem dificuldade, simule a imagem usando o corpo das crianças e os objetos, relembrando a atividade da pintura das mãos da página 26. Observar uma imagem ainda é muito abstrato para os alunos que estão construindo o conceito de lateralidade, por isso explorar situações reais e concretas promove avanços significativos na aprendizagem.
33
4. LOCALIZE OS OBJETOS QUE ESTÃO NO QUARTO DE ANA.
- CONTORNE DE MARROM O OBJETO QUE ESTÁ EM CIMA DA CADEIRA.
- CONTORNE DE VERDE O OBJETO QUE ESTÁ EMBAIXO DA CAMA.
- CONTORNE DE AZUL O BRINQUEDO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DE ANA.
- CONTORNE DE VERMELHO O OBJETO QUE ESTÁ MAIS PRÓXIMO DO ARMÁRIO.
5. MARQUE UM X NO BRINQUEDO QUE ESTÁ:
A. À DIREITA DO MENINO.
X
B. À ESQUERDA DO MENINO.
X
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 1
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
· Identificar suas características físicas e compará-las com as características de outras pessoas. | · Proponha aos alunos um jogo de adivinhações. Escolha um deles e vá mencionando algumas características físicas como se fossem pistas desse aluno. Marca um ponto o colega que adivinhar de quem você está falando. Você pode propor esta brincadeira no pátio da escola. Para variá-la, escolha personagens de filmes ou desenhos animados e faça grupos para brincar de adivinhações das características. |
· Valorizar as semelhanças e diferenças entre as pessoas e respeitá-las. | · Proponha aos alunos que tragam uma fotografia na qual apareçam suas principais características e criem um mural com todas elas, buscando enfatizar a diversidade entre os colegas da turma. |
· Desenvolver o respeito às diferenças físicas e de personalidade. | · Proponha uma roda de conversa ou uma entrevista com uma pessoa em cadeira de rodas ou pessoa cega, ou com um profissional da escola que tenha alguma deficiência. Preparem o local onde o convidado será recebido e elaborem questões prévias. Exemplos: "Qual é a maior dificuldade que a pessoa sente ou vivencia no seu dia a dia?" ou "Como ela lida com essas dificuldades?". Peça que essa pessoa deixe uma mensagem sobre a questão do respeito entre as pessoas. |
· Reconhecer que as pessoas têm gostos e preferências diferentes e que devemos respeitá-los. | · Proponha o dia da pizza! Que tal fazer minipizzas com os alunos e eles escolherem seus recheios favoritos? No momento de comer, incentive-os a experimentar outros sabores que não sejam de suas preferências, resgatando a questão de que nem sempre o que o outro prefere é ruim, é apenas outro gosto. |
· Desenvolver e exercitar noções de lateralidade, tomando o corpo como referência. |
· Para aprimorar ainda mais a habilidade referente à lateralidade, enfatizando o lado direito e esquerdo do corpo, proponha aos alunos que cantem e dancem a música "Desengonçada", de Bia Bedran. BEDRAN, Bia. Desengonçada. In: . A caixa de música de Bia. Rio de Janeiro: Rod. Digital, 2002. 1 CD. Disponível em: https://oeds.link/i9403Y. Acesso em: 6 abr. 2021. |
· Identificar e exercitar os lados direito e esquerdo, frente e atrás do corpo de modo consciente. | · Avalie a aprendizagem dos alunos a partir da atividade de localização, utilizando o próprio corpo como referência. Utilize objetos presentes na sala de aula para brincar e dê orientações como "coloque o estojo do lado direito da sua mesa", "ponha o livro do lado esquerdo", "vá para a mesa do amigo que está do seu lado direito" e "fiquem todos do lado esquerdo da sala". |