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2 DESCOBRINDO MINHA ESCOLA
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 2
O trabalho proposto nesta unidade incentiva os alunos a reconhecerem a escola como um lugar de aprendizado com base em ética, convivência e cooperação. Esse trabalho também busca contribuir para o desenvolvimento do senso de convívio social com respeito, responsabilidade, entre outros aspectos esperados para uma convivência harmônica dentro do ambiente escolar.
O encaminhamento dos estudos também contribui para o desenvolvimento de noções espaciais ao ampliar a área de domínio para o exterior da sala de aula, a exemplo do pátio da escola, assim como por meio de trabalhos com representações por silhuetas (generalização) e representações de objetos ampliados e reduzidos (noções elementares de escala). Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar e refletir sobre a importância dos diferentes conhecimentos que adquirimos na escola.
- Identificar diferentes tipos de escola.
- Identificar os profissionais que trabalham na escola, reconhecer a importância deles e praticar atitudes de respeito em relação a eles.
- Desenvolver noções elementares de proporcionalidade por meio de exercícios de ampliação e redução.
- Conhecer e comparar brincadeiras do passado e do presente.
- Identificar tipos de profissionais e suas profissões.
- Verificar que as brincadeiras têm regras, compreendendo sua importância.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolver as atividades e os objetivos propostos na unidade 2, é importante que os alunos tenham conhecimentos introdutórios sobre a importância da escola para a aprendizagem e a convivência, além de noções espaciais e o cumprimento de regras. Além disso, o reconhecimento de gostos e preferências, desenvolvidos na unidade 1, serão retomados e aplicados nas discussões sobre os tipos de brincadeira.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Seguem sugestões de atividades que auxiliam o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essas atividades favorecem o desenvolvimento de diferentes habilidades. Toda introdução de unidade traz sugestões como essas.
Desenho
- Esse tipo de atividade possibilita o registro de conhecimentos prévios e permite ao aluno expressar suas ideias sobre os conteúdos abordados. Trata-se de uma estratégia útil, sobretudo nos anos iniciais, durante o processo de letramento e alfabetização. Principais habilidades desenvolvidas: representação, colorização, análise e expressão de ideias.
Atividade de ordenação
- Esse tipo de atividade é fundamental para a compreensão dos conteúdos, por meio de noções temporais de anterioridade, simultaneidade e posterioridade. Principais habilidades desenvolvidas: interpretação e inferência.
Destaques BNCC
- A condução do trabalho proposto favorece o desenvolvimento do Tema contemporâneo transversal Vida familiar e social, pois o aluno toma consciência de que na escola expande suas relações sociais, possibilitando o contato com uma diversidade cultural que também amplia as referências de seu grupo familiar.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Reconhecer o ambiente escolar disposto na imagem e compará-lo ao ambiente em que o aluno está situado.
Como proceder
- Inicie os estudos da unidade explorando a imagem de abertura antes de realizar as atividades da seção Conectando ideias. Peça aos alunos que observem a foto e reconheçam elementos que estão presentes na imagem, como números no chão, formas geométricas, caminhos que dão acesso aos ambientes da escola, o pátio, etc.
- Inicie o conteúdo analisando a imagem de abertura. Incentive os alunos a se manifestarem sobre o ambiente escolar de forma que respondam à atividade 1.
- Na atividade 2, chame a atenção deles para as suas afinidades na escola, de acordo com o que eles responderam na atividade 1, e saliente que a interação no ambiente escolar é muito importante tanto para aprender novos conhecimentos quanto para a formação de cidadãos atuantes na sociedade.
- Ao responder à atividade 3, instigue os alunos a pensarem se todos os seus colegas frequentam a escola, de modo a enfatizar a importância disso.
Conectando ideias
- Deixe que os alunos expressem livremente suas ideias. Alguns poderão citar o relacionamento interpessoal com colegas de sala de aula, profissionais da escola ou atividades específicas.
- Cada aluno responderá com base em seu contexto de vivência. A valorização escolar pode ou não acontecer nos grupos familiares, por isso incentive-os a refletir sobre conhecimentos obtidos na escola e o que eles podem lhes proporcionar em seu dia a dia.
- A resposta é negativa, mas dependerá da percepção dos alunos diante das desigualdades sociais do lugar em que vivem.
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NA ESCOLA RETRATADA NESTA FOTO, ESTUDAM MUITAS CRIANÇAS. DURANTE O INTERVALO, ELAS GOSTAM DE BRINCAR NA QUADRA DE ESPORTES E NO PÁTIO.
NA SUA ESCOLA TAMBÉM É ASSIM?
CONECTANDO IDEIAS
- VOCÊ GOSTA DE ESTUDAR NA SUA ESCOLA? POR QUÊ?
- EM SUA OPINIÃO, ESTUDAR É IMPORTANTE? POR QUÊ?
- SERÁ QUE TODAS AS CRIANÇAS FREQUENTAM A ESCOLA?
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Converse sobre as divisões de horários de recreio por idade, para que seja mais bem aproveitado pelas crianças da mesma faixa etária e para evitar acidentes. Essa conversa contempla a habilidade EF01GE04 da BNCC, pois incentiva os alunos a discutirem regras coletivamente. Para ampliar esse trabalho, proponha a elaboração de alguma regra que melhore a convivência entre a turma ou toda a escola no horário do recreio ou, então, ao desfrutar do espaço do pátio.
- Peça aos alunos que verifiquem as diferenças entre o pátio da escola da imagem e o da escola onde estudam. Pergunte o que eles acrescentariam no pátio mostrado na imagem. Eles podem responder: brinquedos diversos, bancos, plantas e áreas cobertas.
- Verifique com os alunos as várias possibilidades de uso do espaço do pátio ao longo do ano, como no recreio, festividades e apresentações musicais.
- Pergunte-lhes se é possível acessar o pátio em dias de chuva.
- Peça que desenhem em um papel o formato do pátio da escola e como os elementos estão organizados.
- Questione-os se na escola da imagem existem regras de convivência: "Os alunos podem frequentar o pátio a todo momento?", "Qual é o horário de permanência no pátio?" e "O pátio deve ser limpo?".
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1 COMO É BOM ESTUDAR!
LER E COMPREENDER
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO POEMA A SEGUIR.
TODO DIA NA ESCOLA,
O PROFESSOR, A PROFESSORA,
A GENTE APRENDE E BRINCA MUITO
COM DESENHO, TINTA E COLA.
MEUS AMIGOS TÃO QUERIDOS
FAZEM FARRA, FAZEM FILA.
O PAULINHO, O PEDRÃO,
A PATRÍCIA E A PRISZCILA.
[...]
A ESCOLA, DE CLÁUDIO THEBAS. EM: AMIGOS DO PEITO, DE CLÁUDIO THEBAS. 15. ED. BELO HORIZONTE: FORMATO, 2009. P. 8. © THEBAS, CLÁUDIO
1. DEPOIS DE OUVIR A LEITURA DO PROFESSOR, VAMOS CONVERSAR SOBRE O TEXTO.
- HÁ ALGUMA PALAVRA NO TEXTO QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA? Resposta pessoal. Explique aos alunos o significado das palavras que eles não conheçam, de preferência utilizando o dicionário.
- O TEXTO TRATA DA CONVIVÊNCIA DE PESSOAS EM QUAL LUGAR? Na escola.
- O TEXTO CITA O NOME DE ALGUNS AMIGOS DA ESCOLA. DIGA O NOME DE UM AMIGO QUE ESTUDA COM VOCÊ. Resposta pessoal. Peça aos alunos que digam um ou dois nomes de amigos da escola, que podem estar na mesma sala ou em outras turmas.
2. ESCREVA A SEGUIR:
MINHA ESCOLA SE CHAMA:
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Como é bom estudar!
6 aulas
- Leitura, observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais da página 34.
- Leitura e compreensão do texto em Ler e Compreender e realização das atividades da página 36.
- Roda de conversa sobre as diferentes formas de aprender e discussão sobre as atividades preferidas dos alunos na página 37.
- Atividades da página 38.
- Reconhecimento de diferentes tipos de escolas, com atividades específicas e atividade da página 39.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do Mundo das páginas 40 e 41.
- Roda de conversa sobre as questões da página 41.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa com os alunos e pergunte o que eles querem ser quando crescerem. Instigue-os a falar sobre cada profissão e saliente como o estudo pode contribuir para o alcance dos sonhos deles.
- Na realização da atividade 2 auxilie os alunos na identificação do nome da escola em que estudam. Se necessário, auxilie-os escrevendo o nome da escola na lousa.
Ler e compreender
- O poema desta seção trata do dia a dia da escola, fazendo com que o aluno sinta prazer em aprender e interagir com os colegas. As rimas trazem ritmo para a leitura, tornando-a mais divertida.
Antes da leitura
Comente que o texto é um poema sobre o dia a dia na escola. Explique que poemas possuem rimas e peça que fiquem atentos à leitura para identificá-las.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente em voz alta e peça aos alunos que acompanhem. Explique o significado de algumas palavras caso eles não conheçam. É importante fazer a leitura dos versos e pedir a eles que repitam.
Após a leitura
Pergunte aos alunos se eles identificaram as rimas. Em seguida, debata as perguntas da atividade 1, que contempla alguns dos processos gerais de compreensão de leitura: analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais, localizar e retirar informação explícita do texto e interpretar e relacionar ideias e informações.
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NA ESCOLA, APRENDEMOS ALGO NOVO O TEMPO TODO.
VEJA O QUE ALGUMAS CRIANÇAS APRENDEM QUANDO ESTÃO NA ESCOLA.
ALICE ESTÁ APRENDENDO A LER.
RUI ESTÁ APRENDENDO A ESCREVER.
LEONARDO E FÁBIO ESTÃO APRENDENDO A BRINCAR COM UM NOVO JOGO.
LIA ESTÁ APRENDENDO A DESENHAR E PINTAR.
3. ENTRE AS ATIVIDADES MOSTRADAS, CONTORNE AS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
Resposta pessoal. Peça que os alunos compartilhem com os colegas quais são suas atividades preferidas na escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Compreender os diferentes instrumentos de aprendizagem.
Como proceder
- Incentive a observação das ilustrações e questione-os sobre quais são as atividades representadas e como são realizadas. Pergunte o que estão aprendendo nos outros componentes curriculares, como deve ser o ambiente para aprender e quais atividades requerem mais atenção e foco. Os alunos devem perceber que os espaços da escola são organizados para atender a determinados tipos de estudo, como iluminação, organização da mobília e tipos de material.
- Comente com os alunos que existem escolas indígenas, nas quais as crianças aprendem tanto a ler e a escrever na Língua Portuguesa quanto na língua de seu povo e também aprendem Matemática, Ciências, Geografia, História, etc. Em muitas escolas, no Brasil e em outros países, há o ensino bilíngue, ou seja, que é realizado em duas línguas.
- Na atividade 3, explique que cada atividade realizada na escola têm sua importância e que todas elas contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem.
- O texto a seguir sobre a aprendizagem das crianças indígenas contempla o Tema contemporâneo transversal Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
Jeitos de aprender
Ao longo de toda a vida as pessoas passam por muitos aprendizados. Aprende-se dos mais diferentes jeitos e em vários momentos. O que se aprende e com quem se aprende também é muito diverso em cada lugar.
As crianças indígenas, por exemplo, aprendem muita coisa com seus pais e parentes mais próximos, como os irmãos e os avós. Os conhecimentos podem ser transmitidos durante as atividades do dia a dia ou em momentos especiais, durante os rituais e as festas. É principalmente na relação com seus parentes que as crianças aprendem. [...]
Jeitos de aprender. Mirim: povos indígenas do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/HOCfFZ. Acesso em: 10 abr. 2021.
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ATIVIDADES
PNA
1. DESCUBRA O QUE AS CRIANÇAS DAS FOTOS ESTÃO APRENDENDO NA ESCOLA. PARA ISSO, COMPLETE AS PALAVRAS COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
ESCR E V E R.
BR I NCAR DE B O LA.
P I NT A R.
C O NT A R.
- CONTORNE A FOTO QUE REPRESENTA A ATIVIDADE QUE VOCÊ PRATICA COM MAIS FREQUÊNCIA NA ESCOLA.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem sobre as atividades que realizam no horário em que estão na escola e qual delas é realizada com mais frequência.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 promove o desenvolvimento dos componentes produção de escrita, conhecimento alfabético e desenvolvimento de vocabulário, uma vez que o aluno precisa reconhecer a palavra com as letras faltantes e completá-las.
- No ensino de Geografia são sistematizadas e conceituadas, em uma linguagem científica, as experiências cotidianas envolvendo o espaço geográfico. A alfabetização em Língua Portuguesa é essencial nesse processo. Na atividade 1 desta página, além de desenvolver a escrita, os alunos devem indicar as atividades que mais exercitam, para assim atribuírem significado a esse trabalho, refletindo sobre seu contexto.
- Se necessário, auxilie-os a completar as letras que faltam nas palavras. Depois, leia com eles em voz alta cada uma das palavras completas.
Mais atividades
- A proposta de atividade complementar a seguir tem o objetivo de fixar o vocabulário aprendido na atividade 1. Ela é composta por um exercício de ligar a primeira coluna (desenho da ação) à segunda coluna (nome da ação que estará disposto no quadro).
- No quadro, desenhe em forma de coluna as ações de pintar, escrever, calculare brincar de bola.
- Em outra coluna, paralela à primeira, escreva o nome da ação.
- Peça aos alunos que identifiquem o desenho da ação e depois o nome da ação.
- Em seguida, ligue a coluna 1 com a coluna 2.
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TIPOS DE ESCOLA
EXISTEM ESCOLAS QUE SE DEDICAM AO ENSINO DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, COMO ESPORTES, DANÇAS E MÚSICAS.
- OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR. DESCUBRA O QUE PODEMOS APRENDER EM CADA UMA DELAS. EM SEGUIDA, LIGUE AS ESCOLAS AOS OBJETOS CORRESPONDENTES.
- BOLA. 2
- ÓCULOS DE NATAÇÃO. 3
- SAPATILHAS. 1
MANUAL DO PROFESSOR
- Converse com os alunos sobre outros tipos de escola que existem além das mostradas na atividade 1 desta página, por exemplo, escolas de música, de idiomas, de informática.
Mais atividades
- Proponha aos alunos que façam desenhos de algum tipo de escola diferente daquela onde estudam, ou seja, uma escola especializada em música, esporte, etc. Eles também podem representar escolas indígenas ou de algum grupo de pessoas que conserve a cultura de seu povo e, até mesmo, uma escola da comunidade religiosa que frequentem.
- A ideia é que eles representem a escola e, com o seu auxílio, escrevam o que se aprende nela e alguns materiais que se utilizam. Com isso, pode-se reforçar a ideia da importância dos conhecimentos obtidos nas escolas, independentemente do tipo de escola de que se trate.
- Depois, faça uma exposição dos desenhos produzidos pela turma no mural da sala ou em algum local da escola.
- Outros tipos de escola atendem a determinado público. A metodologia ensinada, por vezes, segue outra proposta, e os espaços de aprendizagem fazem uma intersecção com os modos de vida.
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CIDADÃO DO MUNDO TODA CRIANÇA TEM DIREITO À EDUCAÇÃO
ESTUDAR É UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS, MAS MUITAS DELAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA.
MUITAS CRIANÇAS QUE NÃO FREQUENTAM A ESCOLA NÃO APRENDEM A LER NEM A ESCREVER. ASSIM, SÃO CONSIDERADAS ANALFABETAS.
AS PESSOAS ANALFABETAS ENCONTRAM DIVERSAS DIFICULDADES EM SEU DIA A DIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Compreender a utilização dos conhecimentos que adquirimos no ambiente escolar nas atividades que realizamos em nosso dia a dia.
- Entender a desigualdade social como problema que afeta muitas crianças em nosso país.
- Perceber a importância da alfabetização para a vivência no dia a dia.
- Esta seção trabalha o Tema contemporâneo transversal Direitos da criança e do adolescente, destacando o direito à educação. Espera-se elucidar as relações estabelecidas entre as atividades realizadas cotidianamente pelos alunos ou por outras pessoas e suas aprendizagens na escola.
- É fundamental iniciar conversas e noções básicas a respeito das desigualdades sociais do país e o acesso desigual à educação. Crianças indígenas, quilombolas e com baixa renda são as mais afetadas pela falta de escolas e muitas vezes têm esses direitos violados.
- Espera-se que os alunos compreendam os efeitos do analfabetismo em vários setores da vida das pessoas: colocação no mercado de trabalho, compreensão de seus direitos e deveres como cidadãos, acesso a diferentes culturas e conhecimentos, etc.
- Converse com os alunos sobre o direito que todas as crianças têm de ir à escola. Comente que muitas crianças não frequentam esse local porque trabalham para ajudar nas despesas de casa. O trabalho infantil, por exemplo, é um dos principais motivos de abandono dos estudos e coloca em risco a integridade física do aluno.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- O problema do analfabetismo aprofunda a exclusão social e interfere no desenvolvimento do país. Veja mais sobre a importância do ensino de jovens e adultos e os problemas decorrentes da interrupção dos estudos durante a infância e a adolescência no texto indicado ao lado.
- CARDOSO, Marcélia Amorim; PASSOS, Gisele de Andrade Louvem dos. Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente. Revista Educação Pública, 2016. Disponível em: https://oeds.link/5kSZlA. Acesso em: 5 abr. 2021.
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A FALTA DE ESTUDOS PODE DIFICULTAR O ACESSO A EMPREGOS COM MELHORES SALÁRIOS.
EM NOSSO PAÍS, MUITOS JOVENS E ADULTOS VOLTAM A FREQUENTAR A ESCOLA PARA RETOMAREM O QUE PODERIAM TER APRENDIDO QUANDO ERAM CRIANÇAS. VEJA O EXEMPLO A SEGUIR.
- VOCÊ CONHECE ALGUMA CRIANÇA QUE NÃO ESTUDA?
- LEIA ESTA PÁGINA, EM CASA, COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS. CONVERSEM SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR UMA PESSOA QUE NÃO TENHA FREQUENTADO A ESCOLA. COMBINE COM SEUS FAMILIARES DE INCENTIVAR ALGUÉM QUE CONHEÇA NESSA SITUAÇÃO A VOLTAR A ESTUDAR.
Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades 1 e 2 desenvolvem o trabalho da literacia familiar, com o objetivo de fazer com que os alunos valorizem os estudos e propaguem a importância da escola no ambiente familiar e nos outros grupos sociais aos quais pertencem.
- Aproveite o tema desta página e comente que crianças imigrantes ou refugiadas também têm direito à educação. A cada ano, aumenta o número de crianças de diversas nacionalidades que passam a integrar o quadro de alunos das escolas brasileiras. Diga-lhes que uma das maiores dificuldades desses alunos é o idioma. Verifique se há, em sua escola, alunos ou funcionários de outros países e como os colegas os integram e os auxiliam.
- Se necessário, ofereça apoio aos imigrantes no ensino do idioma. Para isso, é fundamental selecionar outras metodologias de ensino que envolvam tecnologias e diversificar as estratégias de ensino.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar as situações cotidianas que demandam as competências de leitura e escrita ensinadas e aprendidas na escola.
Como proceder
- Solicite aos alunos que façam pesquisas de imagens que mostrem situações diárias que só puderam ser realizadas por pessoas alfabetizadas. Solicite a confecção de cartazes com colagens de imagens que respondam à seguinte pergunta: as pessoas que não frequentam a escola podem passar por quais tipos de dificuldade? No entanto, essa questão deve ser colocada sem gerar qualquer tipo de constrangimento a pais ou responsáveis que, porventura, não tenham tido possibilidade de se alfabetizar ou frequentar a escola até completar a educação básica.
Comentários de respostas
- Incentive os alunos a expressarem seu conhecimento sobre crianças que não estudam na idade adequada. Eles podem citar crianças que não conhecem, mas que observam em alguns lugares que frequentam.
- O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a formularem hipóteses. Instigue-os a dialogar sobre benefícios e malefícios de se ausentar da escola. Verifique se eles chegam à conclusão de que a vida deles seria prejudicada caso não pudessem exercer o direito de receber educação.
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2 ESCOLA: LUGAR DE CONVIVÊNCIA
NA ESCOLA, ALÉM DE APRENDER, TAMBÉM PODEMOS CONHECER PESSOAS E FAZER AMIZADES.
LAURA, POR EXEMPLO, CONHECEU VÁRIAS PESSOAS NO PRIMEIRO DIA DE AULA, COMO OS COLEGAS DE TURMA, OS PROFESSORES E OUTROS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
EM POUCOS DIAS, LAURA FEZ AMIZADE COM VÁRIOS COLEGAS DA SUA TURMA, COM QUEM CONVIVE DIARIAMENTE.
1. ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS QUE VOCÊ CONHECEU NA ESCOLA.
Resposta pessoal. Caso considere necessário, auxilie os alunos na escrita dos nomes.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Escola: lugar de convivência
8 aulas
- Leitura e discussão do texto e observação das imagens nas páginas iniciais do tema. Realização das atividades das páginas 42 e 43.
- Realização das atividades das páginas 44 e 45.
- Diálogo sobre atitudes para manter uma boa convivência na escola, nos conteúdos das páginas 46 e 47.
- Atividades das páginas 48 e 49.
- Roda de conversa acerca da importância dos cuidados com o material escolar e as dependências da escola na página 50.
- Realização da atividade da página 51.
- Compreensão da noção de tamanho real, ampliado e reduzido da página 52 e realização de atividades da página 53.
Atividade preparatória
- Realize uma visita pela escola com os alunos. Faça um levantamento prévio sobre as dependências da escola, inclusive as áreas de convivência.
- Após a visita às dependências da escola questione os alunos sobre a necessidade de deixar todo o espaço escolar organizado e limpo para recebê-los. Cada dependência específica da escola possui um profissional também específico que trabalha para o funcionamento daquele espaço.
- Instigue os alunos a perceberem a importância desses profissionais para o bom funcionamento da escola.
- A atividade 1 possibilita aos alunos um momento de reconhecerem a afinidade que possuem com seus colegas de escola.
Destaques BNCC
- Atividades que vislumbram uma maior integração com os espaços da escola, localização e orientação proporcionam o desenvolvimento da habilidade EF01GE01 da BNCC.
- O conteúdo desse tema também promove o desenvolvimento da habilidade EF01GE04, ao direcionar e ressaltar as dinâmicas em sala de aula com vistas para regras de convívio na escola.
- O tema também orienta um trabalho para a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito à diversidade no combate a atitudes preconceituosas, conforme orienta a Competência geral 9 da BNCC.
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COM O PASSAR DOS DIAS, LAURA TAMBÉM PERCEBEU QUE DIFERENTES PROFISSIONAIS TRABALHAM NA ESCOLA.
VAMOS CONHECER ALGUNS DESSES PROFISSIONAIS COM QUEM LAURA CONVIVE NA ESCOLA.
RESPEITE OS PROFISSIONAIS DA SUA ESCOLA. ELES COLABORAM COM A SUA EDUCAÇÃO TODOS OS DIAS.
2. ESCREVA O NOME DE DUAS PESSOAS QUE TRABALHAM NA SUA ESCOLA.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos, se necessário, informando e escrevendo o nome de outros profissionais que trabalham na escola.
MANUAL DO PROFESSOR
- Explore as imagens com os alunos de modo que descrevam o que o profissional representado faz na escola. Ressalte a importância do trabalho de cada um. Descrever e comparar essas atividades profissionais contemplam a habilidade EF01GE07 da BNCC.
- Apresente diferentes objetos existentes na escola, seja por meio de imagens, seja por meio do próprio objeto. Depois, peça que relacionem esse objeto ao seu uso. Na sequência, solicite que expliquem qual profissional da escola utiliza esse objeto em seu trabalho.
- Na realização da atividade 2, faça na lousa uma relação dos profissionais, citados pelos alunos, que trabalham na escola e suas respectivas funções, como professores, coordenadores, zeladores, merendeiras, secretários, além de outras pessoas responsáveis pela manutenção, como jardineiro e segurança.
- Incentive relações respeitosas dos alunos com os funcionários. Liste com a turma quais seriam as situações de respeito e diga que devemos tratar a todos com cordialidade, favorecendo um ambiente mais saudável para o processo de aprendizagem e a boa convivência entre todas as pessoas.
- Além do trato respeitoso dentro da escola, reforce que esse comportamento deve ser empreendido também com profissionais que trabalham em outros lugares. Dê exemplos de locais que comumente frequentam, como outras escolas (línguas ou esportes), hospitais, consultórios odontológicos, supermercados, padarias, açougues, lojas de roupas ou calçados.
- Esse trabalho complementa e reforça o desenvolvimento da Competência geral 9 da BNCC.
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ATIVIDADES
1. ESCREVA A LETRA INICIAL DE CADA FIGURA E DESCUBRA ALGUNS PROFISSIONAIS QUE PODEMOS ENCONTRAR NA ESCOLA.
PNA
A
_ BIBLIOTECÁRIA
B
_ JARDINEIRO
C
_ COZINHEIRA
D
_ PROFESSOR
2. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DOS PROFISSIONAIS DA ESCOLA.
Resposta pessoal. Oriente a conversa dando exemplos.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 engloba componentes da literacia, pois ao identificarem as letras iniciais dos códigos, os alunos estão trabalhando o conhecimento alfabético e ao mesmo tempo desenvolvendo a produção de escrita. Esta atividade promove o desenvolvimento de vocabulário.
· Durante a conversa na atividade 2, explique aos alunos que cada pessoa exerce uma função específica e que todas são igualmente importantes para o bom funcionamento da escola.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Decifrar os códigos e perceber a importância dos diferentes profissionais para o funcionamento da escola.
Como proceder
- Auxilie os alunos a realizarem a leitura de correspondência dos códigos, levando-os a perceber que os símbolos utilizados para cada letra são figuras que têm essa letra como inicial. Esse tipo de atividade também desenvolve nos alunos, de modo nocional e elementar, o raciocínio de leitura de legenda. Após realizarem a atividade da página, eles poderão escolher um dos profissionais para desenhar o ambiente em que ele trabalha. Anote no livro o nome dos respectivos profissionais da escola indicados para cada um dos itens (bibliotecária, jardineiro, cozinheira e professor).
- Se existir uma biblioteca na escola, mostre aos alunos que nesse local de estudos e pesquisa existem regras. No entanto, a biblioteca não é um espaço exclusivo para fazerem pesquisa, nela também é possível fazer leituras silenciosas ou contação de histórias. Se em sua escola houver uma sala de informática, comente que os computadores com acesso à internet também permitem pesquisas. Converse sobre os cuidados que cada um desses profissionais deve ter ao realizar seu trabalho, por exemplo, a cozinheira que utiliza fogão, panelas e talheres, e o jardineiro que usa ferramentas cortantes.
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3. PINTE OS PROFISSIONAIS A SEGUIR QUE VOCÊ JÁ VIU PRÓXIMO DE SUA CASA OU DA ESCOLA ONDE ESTUDA.
Resposta pessoal. Os alunos podem colorir uma ou mais opções.
4. DESENHE NO ESPAÇO A SEGUIR OUTRO PROFISSIONAL QUE VOCÊ OBSERVA NOS LUGARES QUE COSTUMA FREQUENTAR.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem nos profissionais dos lugares que frequentam, como vendedores em lojas, caixas de supermercado e farmácias, porteiro da escola ou de prédios e motoristas de táxi.
MANUAL DO PROFESSOR
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Compreender o papel dos profissionais apresentados; relacionar suas atividades profissionais com o ambiente de trabalho deles (a rua).
Como proceder
- Após os alunos colorirem as imagens dos profissionais na atividade 3, oriente uma análise de cada uma das cenas com as seguintes perguntas:
- Qual é a atividade que cada um dos profissionais exerce? Quais são os lugares de trabalho desses profissionais? Espera-se que os alunos identifiquem que o sorveteiro comercializa sorvetes tanto nos espaços públicos quanto em estabelecimentos comerciais; que o gari limpa as ruas, praças, entre outros espaços públicos do município; que o carteiro distribui as correspondências nas residências e nos estabelecimentos comerciais e industriais. Comente que esses profissionais geralmente usam uniformes e trabalham nas ruas e por isso devem tomar muito cuidado ao se deslocarem pelos lugares, principalmente com o trânsito.
- Aproveite a realização da atividade 3 e pergunte aos alunos se eles já presenciaram atitudes preconceituosas e de desrespeito sofridas por algum dos profissionais ilustrados nesta página ou outros profissionais durante seu trabalho.
- Se necessário, auxilie-os na produção dos desenhos da atividade 4. É importante sempre ficar atento para romper com estereótipos e generalizações preconceituosas sobre cada uma das profissões, no sentido de valorizar as diferentes atividades de trabalho.
Destaques BNCC
- Enfatize a importância do respeito às pessoas e ao fato que não deve haver distinção por gênero na execução de cada uma das atividades profissionais. Observe se há ideias preconcebidas e falas que possam discriminar pessoas do ponto de vista da origem cultural e/ou étnica, do modo de falar ou da orientação sexual. Esse tipo de análise contempla a habilidade EF01GE07.
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PARA CONVIVER MELHOR
É IMPORTANTE MANTER UM BOM CONVÍVIO COM AS PESSOAS DA ESCOLA E DOS DEMAIS LUGARES QUE FREQUENTAMOS.
OBSERVE A SEGUIR ALGUMAS ATITUDES QUE PODEM TORNAR MELHOR A CONVIVÊNCIA ENTRE AS PESSOAS EM UMA SALA DE AULA.
ATITUDES COMO ESSAS DEMONSTRAM RESPEITO. ELAS DEVEM SER USADAS POR TODAS AS PESSOAS E EM QUALQUER LUGAR.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Proponha uma conversa com os alunos sobre as regras de convivência na escola. Para isso, organize uma roda de conversa e em seguida expli-que como as regras de convivência (respeito, educação, gentileza, etc.) melhoram o ambiente escolar.
- Peça aos alunos que digam quais regras de convivência poderiam ser adotadas para melhorar o convívio na escola. Essa conversa contempla a habilidade EF01GE04 da BNCC, pois os incentiva a discutirem regras coletivamente.
- Os alunos também podem contribuir para a comunicação visual da sala e do pavimento onde ela se encontra. Indicações e recados curtos podem ser colocados em diversos espaços, como "Lave bem as mãos."; "Separe os resíduos para reciclagem."; "Não faça barulho nos corredores.". A proposta visa despertar a sensibilidade e a consciência quanto à organização, à dinâmica e às regras nos espaços da escola. Esse tipo de trabalho também permite a integração com o componente curricular Língua Portuguesa ao proporcionar oportunidade de produção textual quando escreverem avisos.
Saliente para os alunos como atitudes de respeito (como pedir "com licença", "por favor" e dizer "obrigada" e "desculpe") tornam o dia a dia mais prazeroso. Instigue-os a pensar em mais exemplos de atitudes de respeito que praticam fora da sala de aula. Dê exemplos de ações cotidianas na rua (bom dia, boa tarde, boa noite) e em casa (ser cordial e prestativo com os familiares).
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TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS DO JEITO QUE SÃO. O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS TAMBÉM PROPORCIONA A BOA CONVIVÊNCIA.
CONTE AOS COLEGAS O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS.
MANUAL DO PROFESSOR
- Espera-se que o aluno faça uma autoavaliação do seu comportamento diário e faça um resgate seletivo das memórias relacionadas ao convívio social. Na troca de experiências, espera-se que eles ampliem a consciência para terem posturas cada vez mais éticas e respeitosas em diversos lugares, no combate ao preconceito e em todas as formas de discriminação social ou cultural.
- O texto a seguir trata da diversidade como um direito da criança. A educação para a boa convivência na escola deve levar em conta essas questões.
[...]
A criança deve ser protegida contra as práticas que possam fomentar a discriminação racial, religiosa ou de qualquer outro tipo. Há de ser educada no espírito de compreensão, tolerância, amizade entre os povos, paz, fraternidade universal, e com plena consciência de que há de consagrar suas atitudes e energias a serviços de seus semelhantes.
ONU. Declaração universal dos direitos da criança. In: PUJOL I PONS, Esteve. Valores para convivência. São Paulo: A Girafa, 2006. p. 10.
48
ATIVIDADES
1. ESCREVA AS LETRAS NOS LUGARES INDICADOS PELAS SETAS E DESCUBRA ALGUMAS PALAVRAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA BOA CONVIVÊNCIA. VEJA O EXEMPLO.
PNA
- LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS FORMADAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
-
Por meio dessa atividade complementar, os alunos podem identificar situações concretas em que as expressões "por favor", "com licença!", "bom dia!" e "me desculpe!" sejam utilizadas. Primeiro, questione-os sobre situações em que essas expressões indicam um comportamento de respeito e boa convivência, por exemplo:
- Quando pedimos algo para alguém, como pegar um objeto, ensinar algo ou repetir uma fala.
- Quando queremos falar algo durante a explicação do professor, pedir passagem para uma pessoa ou pedir permissão para entrar em um lugar.
- Quando, acidentalmente, algo de ruim acontece, como derrubar algo que pertence a outra pessoa.
- Quando queremos cumprimentar alguém durante o dia, demonstrando cordialidade.
- Os alunos deverão representar posturas de comportamento com desenhos. Verifique como cada um representou e, depois, peça que compartilhem e interpretem os desenhos dos colegas.
Destaques PNA
- A atividade 1 trabalha com componentes da literacia. Ao associar o fonema ao código, o aluno é capaz de formar palavras com as letras embaralhadas, trabalhando assim a consciência fonológica e fonêmica. A atividade também requer o conhecimento alfabético e a produção de escrita, já que é requerido ao aluno escrever as palavras. Ao final do exercício, incentive-os a ler as palavras, ação que engloba a fluência em leitura oral. Tais atividades contribuem para o desenvolvimento de vocabulário.
49
2. LIGUE CADA CENA À PALAVRA CORRESPONDENTE.
- DESCULPE-ME! 2
- OBRIGADO! 1
3. Resposta pessoal. Instigue os alunos a pensarem em situações do dia a dia escolar que precisam de regras bem definidas para melhorar o convívio e a aprendizagem entre as pessoas que frequentam esse ambiente.
3. VOCÊ E SEUS COLEGAS VÃO ELABORAR UM CARTAZ COM A AJUDA DO PROFESSOR.
- PARA ISSO, CONVERSEM E PENSEM SOBRE AS REGRAS QUE VOCÊS JÁ PRATICAM NO DIA A DIA. DE QUE MANEIRA ESSAS REGRAS PODERIAM SER MELHORADAS?
- DEPOIS, VOCÊS DEVERÃO EXPRESSAR SUAS OPINIÕES SOBRE EM QUE MOMENTOS OU LUGARES AS REGRAS DEVEM SER APLICADAS.
- ENQUANTO ISSO, O PROFESSOR VAI ANOTANDO AS REGRAS EM UM CARTAZ QUE DEVE FICAR EXPOSTO NA SALA DE AULA, ONDE TODOS POSSAM VÊ-LO.
MANUAL DO PROFESSOR
Mais atividades
- Divida os alunos em grupos, de modo que cada um dramatize uma situação em que se apliquem as expressões utilizadas para uma convivência harmoniosa.
- Essa apresentação deverá ser uma simulação de alguma situação diária, como ao esbarrar em alguém ou sentar no lugar do colega, assim como em outros contextos e na relação com os profissionais da escola, como o cozinheiro entregando os alimentos, o professor recebendo trabalho dos alunos.
- Uma variação é realizar mímicas, de modo que enquanto um grupo se apresenta os outros alunos deverão dizer qual é a expressão mais conveniente a ser utilizada naquela situação, como "por favor", "com licença", "obrigado" e "desculpe".
- Na atividade 2 espera-se que os alunos reconheçam as ações mostradas nas imagens estabelecendo relação com as palavras correspondentes.
- O trabalho proposto na atividade 3 para a elaboração de uma regra comum em prol da melhoria da convivência na sala suscita um genuíno trabalho em grupo, em que diversas reflexões sobre a convivência são envolvidas. Por exemplo, o respeito à opinião do outro, o momento de ouvir e o momento de falar.
- O texto a seguir orienta sobre a importância dos trabalhos em grupo.
[...]
Aprender a ouvir, a considerar as ideias de outro colega, não é só, do ponto de vista afetivo, um exercício de descentralização; é também, do ponto de vista cognitivo, um momento precioso de tomada de consciencia de uma variedade de hipóteses diferentes sobre o fenômeno discutido.
Os pequenos grupos dão oportunidade aos alunos para que expliquem e defendam seus pontos de vista - processo que estimula a aprendizagem, pois a habilidade de argumentação é uma das realizaçoes mais importantes da educação científica. Ao contar aos outros o que pensam sobre um problema, os estudantes elaboram e refinam seus pensamentos e aprofundam sua compreensão.
[...]
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. p. 31.
50
CONVIVER BEM TAMBÉM É CUIDAR
CUIDAR DO MATERIAL ESCOLAR É MUITO IMPORTANTE!
ESSA ATITUDE TAMBÉM É UMA FORMA DE CONVIVER BEM COM OS COLEGAS DE CLASSE.
DEIXAR A SALA ORGANIZADA É UMA MANEIRA DE TODOS ESTUDAREM EM UM LUGAR AGRADÁVEL.
CUIDAR BEM DOS LIVROS EMPRESTADOS DA BIBLIOTECA É UMA MANEIRA DE CUIDAR DOS MATERIAIS QUE TODOS VÃO UTILIZAR.
- COM OS COLEGAS, CITEM ALGUNS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER COM OS NOSSOS MATERIAIS ESCOLARES PARTICULARES E COM OS MATERIAIS QUE SÃO DE USO DE TODOS.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Converse com os alunos e verifique se eles desenvolvem o zelo pelo bem comum e se percebem sua responsabilidade na preservação dos ambientes escolares.
- Explique a eles que um ambiente escolar conservado ajuda a melhorar a qualidade de vida e a aprendizagem na escola.
- Sugerimos a realização de uma campanha de conservação da escola. Tal atividade visa à integração entre os componentes curriculares Geografia, Ciências e Língua Portuguesa.
- Incentive os alunos a pensarem nas atitudes individuais e coletivas de conservação do ambiente escolar. Depois, convide-os a realizar uma campanha e a fazer cartazes que divulguem essas atitudes por toda a escola. Promova a confecção desses cartazes com figuras, desenhos e frases curtas escritas por eles ou por você. Elabore alguns cartazes que os incentivem e os orientem com atitudes individuais e coletivas, que possam tornar a escola um ambiente cada vez melhor. Os cartazes podem tratar de ações com relação ao lixo, à organização da sala após uma atividade, à conservação dos materiais individuais e coletivos, ao uso da biblioteca, da cantina, do pátio, dos brinquedos, etc. Esse trabalho costuma surtir efeitos positivos, pois os alunos respeitam muito mais as regras que eles mesmos elaboram.
- Na atividade desta página, os alunos podem citar cuidados como: encapar os cadernos e os livros e manter os lápis apontados. lncentive-os a pensar em situações do dia a dia em que devem ter cuidados com os materiais escolares.
- Nesta página são trabalhados conteúdos temáticos por meio da utilização de imagens e desenhos. O texto a seguir aborda a importância das imagens como recursos fundamentais na organização e conceitualização de ideias.
Imagens são importantes recursos para a comunicação de ideias científicas. No entanto, além da indiscutível importância como recursos para a visualização, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos científicos, as imagens também desempenham um papel fundamental na constituição das ideias científicas e na sua conceitualização. [...]
[...] a linguagem visual se constitui em um sistema de representação simbólica, profundamente influenciada por princípios que organizam possibilidades de representação e de significação em uma dada cultura, abrimos espaço para problematizar não só a própria linguagem visual, mas também o que está envolvido em sua leitura. Esta é considerada um processo de construção de sentidos, no qual jogam a intencionalidade do autor, a materialidade do texto e as possibilidades de ressignificação do leitor.
MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com imagens. Ciência e Cultura, v. 57, n. 4, 2005, p. 38. Disponível em: https://oeds.link/yd5nf4. Acesso em: 8 abr. 2021.
51
ATIVIDADES
1. PINTE A IMAGEM EM QUE AS CRIANÇAS ESTÃO CUIDANDO DA SALA DE AULA.
X
2. DESENHE UMA ATITUDE QUE VOCÊ REALIZA PARA CUIDAR BEM DA SALA DE AULA OU DA ESCOLA.
Resposta pessoal. Se necessário, promova uma conversa com os alunos para que eles definam qual atitude vão representar.
MANUAL DO PROFESSOR
- Com relação à atividade 1, depois de colorida a imagem que indica os alunos cuidando bem do lugar de estudo, faça uma comparação entre as duas imagens, enfatizando que a que está colorida destaca e ressalta a ação representada e a imagem em preto e branco deixa a ação negativa, sem vida e desinteressante.
- Para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é importante valorizar o desenho como uma forma de expressão, tal como a produção textual, que muitas vezes eles ainda não dominam de forma eficiente. O desenho proposto na atividade 2 pode ser, para esses alunos, uma maneira de expressar suas ideias. É importante, desse modo, valorizar essas produções e incentivar outras formas de expressão a que porventura eles ainda sejam resistentes, como pode ocorrer com a escrita.
- Para valorizar a produção dos alunos, organize um momento de socialização dos desenhos, evitando qualquer tipo de comentário depreciativo ou preconceituoso, a fim de incentivar e não reforçar a manutenção de modelos de perfeição e beleza impostos.
52
REPRESENTANDO OS MATERIAIS ESCOLARES
PODEMOS REPRESENTAR UM OBJETO EM DIFERENTES TAMANHOS.
PNA
1. OBSERVE AS FOTOS A SEGUIR E MARQUE UM X NAS RESPOSTAS CORRETAS.
A
B
C
A. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REAL?
FOTO A.
FOTO B.
X FOTO C.
B. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO REDUZIDO?
X FOTO A.
FOTO B.
FOTO C.
C. QUAL FOTO REPRESENTA O APONTADOR EM TAMANHO AMPLIADO?
FOTO A.
X FOTO B.
FOTO C.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1 proposta nesta página favorece uma integração com o componente curricular Matemática, visto que o tema principal aborda proporção e noções elementares de representação em diferentes escalas. Dessa forma, articula-se a linguagem cartográfica com a análise e representações espaciais, favorecendo o desenvolvimento de práticas da numeracia.
- O conteúdo desta página aborda a noção de redução e ampliação. É possível observar a escala e a proporção dada pelas diferenças de tamanho das formas.
- Pergunte em qual das imagens da borracha é possível observar mais detalhes. Eles deverão responder que é na imagem ampliada.
- Verifique se eles assimilaram as noções de ampliação e redução.
- Espera-se que os alunos desenvolvam as noções básicas de representação da realidade e do espaço que os cercam, para que gradualmente se apropriem dos códigos e símbolos.
- Chame a atenção deles para o fato de que é possível representar um objeto como ele é na realidade, mas em tamanho maior ou menor. Explique que para objetos maiores como a própria estrutura da escola, a mesa, as cadeiras e as paredes deve haver uma redução muito grande para representá-los. Mostre fotos diversas, escolha algumas imagens do livro e investigue se entenderam que a dimensão dos elementos teve que ser reduzida na representação.
Mais atividades
- As atividades da página introduzem conceitos básicos de Cartografia com estratégias que respeitam as etapas do desenvolvimento cognitivo dos alunos. A redução proporcional dos objetos é a base para que compreendam os fundamentos de escala.
- Como atividade complementar, peça aos alunos que realizem uma pesquisa de figuras de objetos iguais representados em tamanhos diferentes. Eles também podem trazer imagens de objetos representados em tamanho real, reduzido ou ampliado. Peça que tragam as figuras encontradas para a sala e que juntos façam comparações. Depois, confeccionem um cartaz com essas imagens.
53
ATIVIDADES
1. LIGUE CADA MATERIAL ESCOLAR À SUA FORMA CORRESPONDENTE.
PNA
- CADERNO.
- LÁPIS.
- APONTADOR.
- TESOURA.
- 3
- 1
- 4
- 2
2. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE UM MATERIAL ESCOLAR EM TAMANHO REDUZIDO, OU SEJA, MENOR QUE O SEU TAMANHO REAL.
Resposta pessoal. Auxilie os alunos na execução desta atividade.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 1, que apresenta as silhuetas dos materiais escolares, contribui para o desenvolvimento das representações espaciais. As formas das silhuetas excluem a impressão de volume (a tridimensionalidade da imagem) e é por meio do contorno do material que se torna possível reconhecê-lo. Esse é um tipo de trabalho com representações gráficas por meio de símbolos que desenvolve práticas da numeracia.
- O intuito da atividade 1 é familiarizar o aluno com imagens generalizadas, ou seja, que tragam elementos que indicam o que a forma está representando, mas não a representam com detalhes. Esse reconhecimento, posteriormente, deve auxiliar os alunos na produção e na leitura de representações como plantas e mapas. Pergunte a eles se as imagens das silhuetas reduziram, aumentaram ou mantiveram o tamanho original das ilustrações. Eles devem chegar à conclusão de que o tamanho das imagens foi mantido, o que não existe mais é a representação do volume e que os materiais são identificados por seus contornos, suas formas.
- Para a realização da atividade 2, é possível demonstrar alguns exemplos de elementos representados em tamanho reduzido. A lousa pode ser utilizada pelo professor para desenhar elementos em tamanho reduzido, como a representação de uma árvore, uma casa, um carro.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Fixar a noção de representação de escalas.
Como proceder
- Organize os alunos em quatro grupos. Dois deles precisarão ampliar um objeto (material escolar, objetos da sala) no tamanho de uma ou duas folhas, enquanto os outros dois grupos terão que reduzir a representação para a metade de uma folha. É importante pedir que representem os detalhes do objeto conforme for possível em cada tamanho. Depois, converse com os alunos sobre os resultados alcançados. Verifique em qual dos dois desenhos é possível observar mais detalhes dos objetos. Nessa proposta, eles deverão tratar os elementos proporcionalmente.
54
3 HORA DO RECREIO, HORA DA BRINCADEIRA!
NO RECREIO HÁ CRIANÇAS POR TODO LADO: CANTANDO, BRINCANDO E PULANDO. MAS TAMBÉM É PRECISO TOMAR MUITO CUIDADO.
O PÁTIO DE RECREIO DA SUA ESCOLA TAMBÉM É UM LUGAR ANIMADO?
1. COMPLETE AS PALAVRAS DO POEMA COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO E DESCUBRA DE QUAIS BRINCADEIRAS AS CRIANÇAS GOSTAM.
INFÂNCIA
ANINH A
PULA AMARELIN HA [...]
CAROL A
BRINCA DE BO LA [...]
TIET A
DE BICICLE TA
E JANET E
DE PATINE TE. [...]
SÔNIA MIRANDA. PRA BOI DORMIR. RIO DE JANEIRO: RECORD, 1999. P. 44.
2. LIGUE OS NOMES DAS CRIANÇAS DO POEMA ANTERIOR ÀS IMAGENS DAS BRINCADEIRAS QUE ELAS GOSTAM.
- ANINHA
- CAROLA
- TIETA
- JANETE
- 2
- 4
- 1
- 3
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Hora do recreio, hora da brincadeira!
4 aulas
- Leitura de texto e realização das atividades da página 54.
- Dinâmica sobre as brincadeiras e suas regras, página 55.
- Analisar as imagens e responder oralmente às atividades da página 56.
- Atividades da página 57.
- Desde a infância, a criança deve perceber como é importante respeitar não somente as regras das brincadeiras, mas também as regras de convivência tanto na escola quanto fora dela, na comunidade e em outros lugares.
- Os jogos e as brincadeiras são importantes atividades do trabalho pedagógico, de modo que são chamados também de "experiências de aprendizagem". Eles proporcionam, além da socialização nos jogos coletivos, diversos estímulos cognitivos: construção de noções elementares da Geografia, como tamanho, dimensão dos lugares e perspectiva, assim como o desenvolvimento de coordenação motora, força e equilíbrio físico.
- Quando as brincadeiras fazem parte do trabalho pedagógico, abre-se um horizonte para o professor articular os conhecimentos prévios (saberes e experiências) dos alunos com os conceitos pilares da Geografia.
- Verifique se eles completaram corretamente as palavras da atividade 1 e, em seguida, leia o poema com a turma.
- Aproveite a realização da atividade 2 e pergunte aos alunos com quais das brincadeiras mostradas nas imagens eles mais gostam de brincar.
- O texto a seguir faz uma relação entre algumas brincadeiras infantis e a Cartografia.
[...]
Os jogos infantis, como amarelinha, roda, bola, esconde-esconde, casinha ou "cavernas", são universais. Essas brincadeiras são atividades que exigem uma série de requisitos espaciais: representação gráfica concreta ou imaginária; localização absoluta ou relativa; orientação em termos de distância e direção; estabelecimento de relações espaciais, tanto topológicas como projetivas ou euclidianas; enfim, um processo e um padrão espacial de conduta.
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2014. p. 20.
55
AS BRINCADEIRAS TAMBÉM TÊM REGRAS
VOCÊ JÁ PERCEBEU QUE TODA BRINCADEIRA TEM REGRAS? AS REGRAS PRECISAM SER RESPEITADAS PARA QUE TODOS POSSAM BRINCAR DE MANEIRA ORGANIZADA.
- VOCÊ CONHECE AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA? CONTE AOS COLEGAS. Resposta pessoal. Auxilie-os a identificar as regras da brincadeira.
-
AGORA, PREPARE-SE PARA A HORA DO RECREIO! COM OS COLEGAS, ESCOLHA UMA BRINCADEIRA PARA SE DIVERTIREM E CONVERSEM SOBRE SUAS REGRAS.
DEPOIS DE BRINCAREM, CONVERSEM NOVAMENTE E VERIFIQUEM SE A BRINCADEIRA FOI DIVERTIDA, SE AS REGRAS FORAM CUMPRIDAS, SE ALGUMA REGRA FOI QUEBRADA E COMO A BRINCADEIRA FICOU DEPOIS DISSO.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a escolherem brincadeiras variadas e, se possível, sorteiem as crianças para formar grupos também variados.
O IMPORTANTE NÃO É GANHAR NEM PERDER. O IMPORTANTE É SE DIVERTIR!
MANUAL DO PROFESSOR
- O trabalho com as brincadeiras permite tratar com os alunos a questão da competitividade, assim como o fato de perder ou ganhar um jogo ou brincadeira. Peça que reflitam sobre a importância de participar, de se relacionar com os colegas e de se divertir. Mostre que este é o principal objetivo dos jogos e das brincadeiras: a diversão. A competitividade é saudável desde que equilibrada. Quando a ansiedade por vencer ou a não aceitação em perder dominam, o objetivo das brincadeiras e dos jogos se perde. Procure, então, trabalhar essas ideias com os alunos.
O trabalho com estas páginas permite que a ludicidade seja a estratégia dominante na condução das aulas.
- Aproveite a realização das atividades 1 e 2 para incentivar a participação ampla dos alunos nas brincadeiras, de uma forma que superem a divisão dos papéis e funções por gênero. Dessa forma, contribui-se para ampliar suas capacidades intelectuais e emocionais, bem como a de se comunicarem e se expressarem de modo mais autônomo.
- Para incentivar a imaginação e a criatividade, deixe-os desfrutar das brincadeiras de modo livre. Promova um ambiente de aprendizagem lúdico, sem categorizar as brincadeiras como "de meninas" e "de meninos". Essa divisão por gêneros impede e limita que as crianças se desenvolvam plenamente. Dessa forma, contribuímos para a formação de uma sociedade menos sexista e discriminatória no futuro.
Mais atividades
PEGUE O BASTÃO
[...]
É necessário um bastão [...] para cada jogador. Os jogadores formam um grande círculo. O objetivo é pegar o bastão mais próximo à sua direita antes de cair.
Os jogadores devem manter seus bastões na vertical e à frente, com uma ponta tocando o chão. Quando o professor gritar "trocou" todos os jogadores deixam seus bastões e correm para pegar o próximo [...] antes que ele caia no chão. Quando um jogador não consegue pegar o bastão [...], ele está fora do jogo e deve levar o seu bastão. [...]
CUNHA, Débora Alfaia da. Brincadeiras africanas para a educação cultural. Castanhal: Edição do autor, 2016. p. 30-32.
56
AS BRINCADEIRAS TÊM HISTÓRIA
ALGUMAS BRINCADEIRAS FORAM CRIADAS HÁ MUITO TEMPO, ANTES MESMO DE VOCÊ E DE SEUS PAIS NASCEREM. ALGUMAS DELAS AINDA CONTINUAM SENDO PRATICADAS.
VEJA, NAS IMAGENS A SEGUIR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS SEMELHANTES EM DIFERENTES ÉPOCAS.
1. QUAL É A BRINCADEIRA DA CRIANÇA REPRESENTADA NA TELA AO LADO?
A criança está brincando de andar de triciclo.
2. A FOTO A SEGUIR REPRESENTA UMA CRIANÇA BRINCANDO COM UM BRINQUEDO SEMELHANTE AO MOSTRADO ANTERIORMENTE. VOCÊ JÁ BRINCOU COM UM BRINQUEDO COMO ESSE?
Resposta pessoal. Incentive os alunos a compartilharem suas respostas com os colegas.
AS BRINCADEIRAS SÃO MUITO IMPORTANTES E DEVEM FAZER PARTE DAS VIVÊNCIAS DE TODAS AS CRIANÇAS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O estudo desse tema permite aos alunos entrarem em contato com o universo das brincadeiras do passado e do presente, em diferentes lugares, contemplando a habilidade EF01GE02 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Incentivar a interação dos alunos e analisar as imagens mostradas na página.
Como proceder
- Pergunte aos alunos se as ações mostradas nas imagens das atividades 1 e 2 são realizadas da mesma forma atualmente e quais são os objetos usados. Instigue-os a pensar que, embora sejam semelhantes aos brinquedos (triciclo), as formas de se relacionar com eles variam e assumem novos significados ao longo do tempo. As crianças modificam as regras das brincadeiras e dos jogos para atender aos seus desejos e prazeres ou cumprir o objetivo do momento. Portanto, elas não brincam exatamente da mesma forma que as gerações anteriores. Solicite uma pesquisa em casa com familiares ou os responsáveis pela criança a respeito das brincadeiras antigas: "Quais eram os nomes?" e "Qual era o lugar da brincadeira?". Depois, pergunte aos alunos se ainda brincam com essas brincadeiras do passado.
- Se julgar necessário, solicite que perguntem aos adultos em casa quais brinquedos inventavam e com quais brincavam na infância. Ao mostrar que as histórias das pessoas também se revelam por meio dos tipos de brinquedo e pelas brincadeiras da infância, são promovidas reflexões relacionadas ao respeito pela diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
- Os adultos podem trazer à luz da memória aqueles lugares onde realizavam as brincadeiras, as relações com demais amigos e vizinhança, entre outras vivências. Os brinquedos e as brincadeiras também carregam uma memória, uma história. Desse modo contemplamos o Tema contemporâneo transversal Vida familiar e social.
- Incentive os alunos a pensarem em como é importante brincar. Diga que, dependendo da brincadeira, eles estão, indiretamente, realizando uma atividade física e/ou exercitando o pensamento, a reflexão, o desenvolvimento de ideias, etc. Excluir itálico do etc, não consegui fazê-lo. Inserir ícone na cor verde antes do bullet.
57
ATIVIDADES
1. OBSERVE A BRINCADEIRA MOSTRADA A SEGUIR.
A. VOCÊ CONHECE ESSA BRINCADEIRA? COMO ELA SE CHAMA?
Morto-vivo.
B. VOCÊ CONHECE AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA? CONTE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR QUAIS SÃO ESSAS REGRAS.
Resposta pessoal.
2. O PROFESSOR VAI LER AS REGRAS DE UMA BRINCADEIRA MUITO CONHECIDA PELAS CRIANÇAS. OUÇA COM ATENÇÃO.
- DE OLHOS VENDADOS COM UM PEDAÇO DE PANO, UM PARTICIPANTE DA BRINCADEIRA TEM QUE TOCAR EM ALGUM OUTRO PARTICIPANTE.
- OS PARTICIPANTES QUE NÃO ESTÃO COM OS OLHOS VENDADOS TÊM QUE TENTAR ESCAPAR DO PEGADOR.
- O PRIMEIRO A SER PEGO SERÁ O PRÓXIMO A FICAR COM OS OLHOS VENDADOS E ASSIM RECOMEÇA A BRINCADEIRA.
A. MARQUE A SEGUIR O NOME DESSA BRINCADEIRA COM UM X.
AMARELINHA
ESCONDE-ESCONDE
CABRA-CEGA X
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- As atividades 1 e 2 contemplam a habilidade EF01GE02 da BNCC. Explique para os alunos que essas brincadeiras foram passadas de geração para geração, isto é, quando os mais velhos ensinam os mais novos.
- É importante ressaltar o papel dessas brincadeiras e a interação que elas podem sugerir, uma vez que pais e filhos podem brincar juntos. É essencial que essa troca aconteça no ambiente familiar.
- Uma sugestão é, após concluir as atividades da página 57, levar os alunos ao pátio para brincar de cabra-cega. Faça uma recapitulação da importância das regras para o bom funcionamento das brincadeiras e saliente a importância de se divertir e não pensar apenas em ganhar na brincadeira.
- Repita as regras detalhadas na atividade 2 para os alunos e peça que sigam tais instruções.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jul. 1990. Disponível em: https://oeds.link/lc3LGU. Acesso em: 6 abr. 2021.
- SILVA, Francilene R.; SOARES, Antonio F. A construção da relação de convivência entre alunos no espaço escolar. Disponível em: https://oeds.link/u1ejDN. Acesso em: 6 abr. 2021.
58
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ APRENDEU NA ESCOLA.
Resposta pessoal.
LER.
PINTAR E DESENHAR.
CUIDAR DA SAÚDE.
CUIDAR DA NATUREZA.
ESCREVER.
CONTAR.
PRATICAR ESPORTES.
RESPEITAR AS PESSOAS.
2. OS CONHECIMENTOS QUE APRENDEMOS NA ESCOLA SÃO IMPORTANTES? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE O ASSUNTO.
Resposta pessoal.
3. LIGUE OS OBJETOS MAIS UTILIZADOS A CADA TIPO DE ESCOLA.
OBJETO
- BOLA.
- VIOLÃO.
- TINTA E PINCEL.
- SAPATILHAS.
ESCOLA DE:
- MÚSICA 2
- DANÇA 4
- ESPORTE 1
- PINTURA 3
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Realização das atividades das páginas 58 e 59.
O que você estudou?
1 Objetivos
- Identificar e refletir sobre a importância dos diferentes conhecimentos que adquirimos na escola e refletir sobre eles.
Como proceder
- Leia com os alunos todas as habilidades listadas na atividade 1. Incentive-os a recordar quais habilidades foram trabalhadas ao longo da unidade. Questione-os sobre quais destas atividades eles já sabem fazer. Se necessário relembre noções de respeito ao próximo e atitudes para uma boa convivência.
- É importante se lembrar de que é uma resposta pessoal e que o aluno pode não se sentir seguro quanto ao que já aprendeu.
2 Objetivos
- Identificar e refletir sobre a importância dos diferentes conhecimentos que adquirimos na escola e refletir sobre eles.
Como proceder
- Faça uma roda de conversa com os alunos. Retome a necessidade de adquirir conhecimentos na escola para realizar atividades básicas como ir ao mercado, localizar-se ou escrever o próprio nome. Incentive-os a se imaginarem no futuro sem saber ler ou escrever e conclua a atividade mostrando a importância dos estudos escolares desde criança. Caso haja dificuldades na resposta desta atividade, revise a seção Cidadão do Mundo, nas páginas 40 e 41.
3 Objetivo
- Identificar diferentes tipos de escola.
Como proceder
- Relembre que, além da escola que os alunos frequentam diariamente, há escolas para atividades específicas, como música, dança, pintura. Na atividade 3, peça que identifiquem cada objeto da coluna 1 (objeto). Em seguida, leia e peça que repitam as palavras da coluna 2 (Escola de). Após o reconhecimento das duas colunas, solicite que liguem os objetos da coluna 1 com suas respectivas escolas.
4 Objetivos
- Identificar os profissionais que trabalham na escola, reconhecer a importância deles e praticar atitudes de respeito em relação a eles.
Como proceder
- Leia o enunciado para os alunos e peça que desembaralhem as letras e formem a palavra. Retome a necessidade de respeitarem os colegas, professores, familiares, funcionários da escola e pessoas de fora da escola, enfatizando a importância das boas atitudes para se conviver bem no dia a dia.
5 Objetivo
- Desenvolver noções elementares de proporcionalidade por meio de exercícios de ampliação e redução.
Como proceder
- Peça aos alunos que procurem, entre os materiais deles, um apontador, uma borracha e um caderno. Diga a eles para compararem os objetos com as imagens representadas na página 59 do livro do aluno. Incentive-os a notar: "O apontador é maior ou menor na representação do livro?", "A borracha é maior ou menor que a representação do livro?", "O caderno é maior ou menor que a representação do livro?" e "Qual deles tem o mesmo tamanho daquele representado no livro?". Para finalizar, peça aos alunos que pintem os objetos de acordo com o indicado na legenda. Caso haja dificuldades na realização da atividade, retome as explicações da página 52.
6 Objetivos
- Conhecer e comparar brincadeiras do passado e do presente.
Como proceder
- Identifique oralmente cada objeto com os alunos. Aponte e leia os nomes dos objetos na caixa de palavras em verde, depois peça que escrevam o nome de cada um. Solicite que identifiquem os brinquedos mais antigos.
7 Objetivos
- Verificar que as brincadeiras têm regras, compreendendo sua importância.
Como proceder
- Organize uma roda de conversa com os alunos e relembre a importância das regras para o bom funcionamento das brincadeiras. Caso haja alguma dificuldade na realização desta atividade, retome as explicações da página 55.
59
4. SIGA AS SETAS E FORME UMA PALAVRA QUE INDICA O QUE É PRECISO PARA PROMOVER UMA BOA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS.
- ESCREVA A PALAVRA QUE VOCÊ ENCONTROU.
RESPEITO.
5. PINTE OS OBJETOS DE ACORDO COM O TAMANHO DELES.
REPRESENTADO MAIOR QUE SEU TAMANHO REAL.
REPRESENTADO MENOR QUE SEU TAMANHO REAL.
REPRESENTADO EM SEU TAMANHO REAL.
6. ESCREVA O NOME DOS BRINQUEDOS A SEGUIR NOS ESPAÇOS CORRESPONDENTES.
PIÃO · VIDEOGAME · IOIÔ · PETECA
IOIÔ.
PETECA.
VIDEOGAME.
PIÃO.
AGORA, MARQUE UM X NOS BRINQUEDOS QUE SÃO MAIS ANTIGOS.
X
X
X
7. ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS TÊM REGRAS. EM SUA OPINIÃO, POR QUE ESSAS REGRAS DEVEM SER SEGUIDAS?
Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam que as regras permitem que todos possam brincar de maneira organizada.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 2
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
· Identificar e refletir sobre a importância dos diferentes conhecimentos que adquirimos na escola. · Identificar diferentes tipos de escola. |
· Distribua uma folha sulfite para cada aluno. Peça que desenhem seu lugar preferido de vivência (que pode ser a moradia, escola, parques, praças, etc.). Cada um deverá apresentar seu desenho para os outros colegas. Organize um mural com os desenhos dos alunos e peça que identifiquem as diferenças entre um espaço e outro, bem como suas semelhanças. |
· Conhecer e comparar brincadeiras do passado e do presente. | · Peça aos alunos que pesquisem quais foram as brincadeiras preferidas de pelo menos um integrante da família. Oriente-os a aprender uma delas (se porventura ainda não souberem), para que expliquem e brinquem com os colegas de sala no recreio. Em sala, peça que expliquem as brincadeiras que aprenderam e, numa roda de conversa, identifiquem as semelhanças entre elas. Depois, eles devem investigar de onde as brincadeiras vieram. |
· Identificar os profissionais que trabalham na escola, reconhecer a importância deles e praticar atitudes de respeito em relação a eles. | · Organize uma dinâmica com o tema palavrinhas mágicas. Para isso, apresente aos alunos o poema "Palavras mágicas", do escritor Pedro Bandeira. Em seguida, diga aos alunos que deverão colocar em prática as palavrinhas mágicas. Para isso, leve-os para um passeio pela escola e peça que pronunciem as palavrinhas mágicas quando encontrarem os profissionais que trabalham na escola (expressões como "bom dia!", "boa tarde!", "tudo bem?", "como vai?", "por favor!", "muito obrigado!", "com licença!", etc.). Durante a atividade verifique se eles compreenderam a importância dessas atitudes que evidenciam respeito. |
· Desenvolver noções elementares de proporcionalidade por meio de exercícios de ampliação e redução. | · Para avaliar as noções de proporcionalidade aprendidas pelos alunos, proponha a realização de uma atividade prática com exercícios de ampliação e redução de objetos. Para isso, mostre a eles alguns materiais escolares e peça que desenhem esses objetos em tamanho ampliado e/ou em tamanho reduzido. Por exemplo: um apontador e uma borracha em tamanho ampliado; um caderno, um livro e um lápis em tamanho reduzido, e assim por diante. Verifique os desenhos deles e, se necessário, retome as explicações das páginas 52 e 53. |
· Identificar tipos de profissionais e suas profissões. | · Numa folha sulfite, peça aos alunos que desenhem uma história em quadrinhos, com no mínimo seis quadros, sobre o dia a dia. Oriente-os a registrar todos os lugares que costumam ir no dia retratado (mercado, sorveteria, lanchonete, padaria, escola, doceria). Após a realização da atividade, pergunte aos alunos: "Quais profissionais fizeram parte do dia retratado?", "Suas necessidades seriam atendidas sem esses profissionais?" e "Qual é a importância desses profissionais para o seu dia?". |
· Verificar que as brincadeiras têm regras, compreendendo sua importância. | · Peça aos alunos que pesquisem com os integrantes de suas famílias quais são as regras de convivência praticadas na casa deles. Cada aluno deverá expor as regras que possuem em casa. Caso algum deles não apresente regras de convivência do lugar onde mora, elabore conjuntamente algumas regras que possam ser adotadas. |