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3 AS MORADIAS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 3
O estudo desta unidade aborda a moradia, um espaço importante de vivência dos alunos, com o qual eles mantêm um vínculo especial. Ao estudá-las, perceberão a importância delas como lugar onde nos abrigamos, descansamos e convivemos com nossos familiares e outras pessoas. Entre as propostas desta unidade pelas quais os alunos podem expressar seu conhecimento a respeito das moradias, uma delas é por meio de desenhos. Além da ludicidade que envolve essa estratégia, sabe-se que na fase do processo de alfabetização em que se encontram a maioria ainda não domina a escrita por completo, então os desenhos são representações pelas quais os alunos podem expressar ideias, sentimentos e conhecimentos.
A continuidade desses estudos propõe reflexões sobre a falta de moradias e sobre a precariedade delas, o que permite aos alunos formar e expressar opiniões sobre essa realidade brasileira. Já ao estudar seus cômodos e os objetos que os compõem, eles podem reconhecer elementos desses lugares. Os cuidados e as regras de convivência para torná-las um lugar agradável de viver também são debatidos e relacionados ao cotidiano dos alunos.
A observação de diferentes tipos de moradia e os materiais com que são construídas permitem aos alunos comparar e inferir a respeito de semelhanças e diferenças entre elas, assim como analisar e associar suas características ao lugar onde estão localizadas. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar a casa como o lugar onde vivemos e com o qual temos uma ligação especial.
- Representar a moradia onde vive.
- Verificar que as casas são divididas em partes (cômodos) e identificar alguns objetos que, geralmente, caracterizam esses cômodos.
- Desenvolver e/ou exercitar as noções de interioridade e exterioridade: "dentro" e "fora".
- Refletir sobre o problema de pessoas que não possuem moradia ou que habitam moradias insalubres.
- Reconhecer a importância da organização e do cuidado com a moradia e valorizar tarefas de colaboração com a sua organização.
- Diferenciar os tipos de moradia, identificando casas térreas, sobrados, apartamentos e os materiais com que são construídas.
- Observar e analisar diferentes moradias indígenas e valorizar a diversidade cultural.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 3, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre a importância das moradias, suas características e os cuidados necessários. Além disso, reflexões sobre regras de convívio social, abordadas na unidade 2, serão retomadas e discutidas durante o estudo de tarefas realizadas para o cuidado e a organização da moradia.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Segue sugestão de atividade que auxilia o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essa atividade favorece o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz sugestões como essa.
Observação
- Esse tipo de atividade pode aparecer em atividades práticas ou teóricas e envolve o olhar atento do aluno sobre uma imagem e/ou situação, antecedendo a análise e auxiliando na comparação de resultados. Principais habilidades desenvolvidas: utilização de conhecimentos prévios e observação.
- Inicie o conteúdo pedindo aos alunos que observem a imagem das páginas de abertura e em seguida respondam à atividade 1. Aproveite as respostas e comente que, assim como em uma brincadeira infantil retratada na imagem, as casas possuem grande importância na vida das pessoas.
- Verifique o conhecimento prévio dos alunos com relação à atividade 2. Espera-se que eles compreendam que uma das razões para que as casas sejam construídas de várias formas é para que sejam mais confortáveis e adequadas às características de cada lugar.
- A atividade 3 permite um momento de reflexão dos alunos sobre a importância de todas as pessoas terem uma casa para viver. Explique-lhes que quem não tem uma moradia ou abrigo está em uma condição chamada situação de rua.
Conectando ideias
- Observa-se na imagem que a criança está construindo uma casa com peças de montar.
- Deixe que estabeleçam comparações livremente. Espera-se que respondam que as diferenças consistem nos tamanhos, nas cores, nos modelos, etc. Eles também podem relacionar o ambiente ao tipo de construção.
- A questão prevê aproximar os alunos dos problemas de desigualdade social que se revelam também pela falta de moradia no Brasil. Para responder a essa pergunta, os alunos precisam ativar suas memórias cotidianas resgatando suas experiências de observação sobre o lugar onde vivem, dos caminhos que percorrem; precisam trazer à tona lembranças de pessoas que vivem nas ruas, às vezes em moradias inadequadas, e com recursos escassos e improvisados.
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NOSSA MORADIA É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE.
NELA, PODEMOS NOS ABRIGAR E TAMBÉM NOS DIVERTIR.
CONECTANDO IDEIAS
- O QUE A CRIANÇA RETRATADA NA FOTO CONSTRUIU COM AS PEÇAS DE MONTAR? Uma casa.
- VOCÊ SABE POR QUE AS CASAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS?
- SERÁ QUE TODAS AS PESSOAS TÊM UMA CASA PARA MORAR?
2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Oferecer oportunidades em que os alunos tenham múltiplas estratégias de se expressar colabora com o desenvolvimento da Competência geral 4 da BNCC.
Nesta unidade são oferecidas diferentes oportunidades para que os alunos expressem seus conhecimentos sobre moradias. Uma delas é o desenho. O texto a seguir explica teoricamente essa questão.
[...]
A partir do momento em que a criança percebe que seus rabiscos servem para representar objetos, e que é ela quem estabelece a relação entre ambos, inicia-se a construção de um amplo sistema gráfico de representação, no qual engendram-se a escrita e outras formas de representação gráfica, como os mapas.
[...]
Desde bem pequenas, as crianças percebem que desenho e escrita são formas de dizer coisas. Por esses meios elas podem "dizer" algo, podem representar elementos da realidade que observam e, com isso, ampliar seu domínio e influência sobre o ambiente. [...]
ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. São Paulo: Contexto, 2001. p. 27. (Caminhos da Geografia).
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1 MINHA CASA, MEU LUGAR
1. PINTE OS ESPAÇOS A SEGUIR UTILIZANDO A MESMA COR DAS BOLINHAS. EM SEGUIDA, DESCUBRA A IMAGEM QUE SE FORMOU.
PNA
2. LEIA EM VOZ ALTA O NOME DE CADA IMAGEM A SEGUIR.
Cavalo, casa e pipa.
- CAVALO.
- X CASA.
- PIPA.
3. MARQUE UM X NA IMAGEM SEMELHANTE À QUE VOCÊ DESCOBRIU EM SUA PINTURA.
4. AGORA, LEIA EM VOZ ALTA NOVAMENTE APENAS O NOME DA IMAGEM QUE VOCÊ DESCOBRIU.
Incentive os alunos a lerem uma ou mais vezes a palavra CASA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Minha casa, meu lugar
10 aulas
- Leitura, observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades.
- Roda de conversa sobre o tema e realização das atividades da página 62.
- Leitura da página 63 e discussão sobre o boxe Ideias para compartilhar.
- Atividades da página 64.
- Leitura e explicações da página 65 e atividades da página 66.
- Atividades das páginas 67 e 68.
- Leitura da página 69 e conversa entre os alunos sobre a atividade da página 69.
- Atividades da página 70.
- Leitura conjunta da seção Cidadão do Mundo e roda de conversa sobre as questões da página 71.
- Discussão sobre a imagem e realização das atividades da página 72.
Destaques PNA
- Nas atividades 2 e 4, ao lerem as palavras solicitadas, os alunos desenvolvem o componente fluência em leitura oral.
- Explore a imagem da casa na atividade 1, como as partes (telhado, paredes, portas, janelas) e as cores com as quais foram coloridas. Depois de colorido o desenho e descoberta a imagem da casa, questione se ela está representada por fora ou por dentro.
- Na atividade 3, os alunos deverão relacionar os formatos dos elementos (cavalo, pipa, casa) com a casa da atividade 1. Confira se todos os alunos conseguiram identificar corretamente a resposta. Aproveite para exercitar a comparação entre as casas, semelhanças e diferenças: as paredes e as janelas são da mesma cor em ambas as representações (amarelo e azul), mas a cor dos telhados é diferente.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa com os alunos e inicie o assunto questionando quais tipos de moradia eles conhecem (casas, apartamentos, etc.). Verifique o conhecimento prévio deles a respeito dos tipos de materiais com que são construídas algumas residências. Aproveite o momento para comentar que aspectos culturais e econômicos estão diretamente ligados aos tipos de moradia.
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UM LUGAR ESPECIAL
A MORADIA É UM LUGAR MUITO IMPORTANTE PARA CADA UM DE NÓS. É NELA QUE NOS ABRIGAMOS, DESCANSAMOS, DORMIMOS, BRINCAMOS, ETC.
NOSSA MORADIA TAMBÉM É O LUGAR ONDE CONVIVEMOS COM OUTRAS PESSOAS, SEJAM DA NOSSA FAMÍLIA OU NÃO.
5. O QUE É ESPECIAL EM SUA MORADIA? CONTE AOS COLEGAS.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogarem sobre o que gostam e o que consideram especial em sua casa.
QUE ATITUDES VOCÊ TOMA PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ?
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- O diálogo sobre a boa convivência na moradia, proposto a seguir, pode auxiliar os alunos a desenvolverem a Competência geral 9 da BNCC.
- Diga aos alunos que, por diversos motivos, existem pessoas que moram sozinhas, como estudantes, pessoas que precisam trabalhar em outra cidade e longe da família, pessoas que gostam de viver sozinhas, etc.
- O estudo desta página pode promover comentários sobre os diferentes tipos de famílias formadas por: crianças que vivem com apenas um dos pais, com avós, com pais divorciados que se casaram novamente, casais homoafetivos, órfãs ou residentes em lares sociais. Cada uma dessas estruturas familiares deve ser respeitada, e a família e a moradia de cada indivíduo devem ser valorizadas.
- Incentive os alunos no sentido de comunicarem as experiências pessoais com relação à moradia.
- Incentive a participação dos alunos na realização da atividade 5. Esse é um momento de mostrarem aos colegas a identificação com o lugar onde vivem, expressando elementos que fazem de suas moradias um lugar aconchegante e especial.
- Oriente os alunos a, por meio de uma conversa, compartilharem com os colegas as atitudes que realizam para que tenham uma boa convivência em casa. Peça que pensem nas atitudes respeitosas, que respeitam e agradam seus pais ou responsáveis e nas atitudes que não os respeitam ou não os agradam. Peça também que pensem nas atitudes dos pais ou responsáveis que não lhes agradam. Oriente-os a conversar em casa e a combinar atitudes de ambas as partes que promovam a boa convivência na moradia. Inserir ícone na cor azul.
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ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE COMO É A SUA CASA.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar a fachada de sua casa, algum dos cômodos ou o cômodo de que mais gostam.
2. QUANTAS PESSOAS MORAM COM VOCÊ?
Resposta pessoal. Oriente os alunos a contarem o número de pessoas que moram com eles.
3. ESCREVA O NOME DAS PESSOAS QUE MORAM COM VOCÊ.
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Explorar características da sua casa e compará-las às das casas dos colegas permite contemplar a habilidade EF01GE01 da BNCC.
- Na atividade 2, ao realizarem contagem e anotação do número de pessoas que vivem em sua moradia, os alunos desenvolvem práticas da numeracia.
- Na atividade 3, a solicitação da escrita dos nomes das pessoas que vivem com o aluno propicia o exercício da escrita e promove o trabalho com os componentes desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Na atividade 1, a representação da casa onde os alunos moram tem importância social e emocional. Esta é uma oportunidade de expressarem por meio de uma representação visual o significado que as moradias representam na vida deles.
- As atividades 2 e 3 desta página possibilitam um trabalho complementar com o componente curricular História, ao tratar das famílias e das pessoas que fazem parte do convívio dos alunos. Esse assunto pode auxiliar um trabalho de integração com esse componente ao oferecer oportunidade de tratar da história de vida do aluno, de sua convivência em casa, quem são seus pais, com quem vive atualmente, suas memórias até o presente momento, etc.
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DENTRO DA CASA
O ESPAÇO INTERNO DA MAIORIA DAS MORADIAS É DIVIDIDO EM VÁRIAS PARTES CHAMADAS DE CÔMODOS.
EM CADA UM DOS CÔMODOS REALIZAMOS TAREFAS DIFERENTES.
MANUAL DO PROFESSOR
- Verifique se algum(ns) aluno(s) vive(m) em moradia(s) onde apenas um cômodo é utilizado como quarto e cozinha. Trabalhe essas diferenças e, caso haja manifestações de discriminação, converse com eles, procurando desenvolver atitudes de respeito às condições de vida de cada pessoa.
- Peça aos educandos que observem e relacionem o que consideram mais importante em cada cômodo da moradia onde vivem. Trabalhe com as diversas opiniões e realidades, identificando a percepção de cada um deles sobre os diferentes espaços da casa.
- É importante que os alunos manifestem como é a casa onde vivem. Assegure que respeitem a diversidade de realidades, pois poderá haver alunos cujas casas sejam divididas em mais ou menos cômodos. Peça que eles observem em casa o que marca a divisão entre esses espaços, que pode ser uma parede, um móvel, entre outros.
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ATIVIDADES
PNA
1. VEJA A SEGUIR COMO SÃO ALGUNS CÔMODOS DA CASA DE MATEUS. DEPOIS COMPLETE OS ESPAÇOS COM AS LETRAS QUE FALTAM.
QUAR T O.
S A LA.
C OZ I NHA.
B A NHEIR O.
2. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE SE FORMARAM NA ATIVIDADE ANTERIOR.
Quarto, sala, cozinha e banheiro.
3. MARQUE UM X NO CÔMODO QUE MATEUS USA PARA TOMAR BANHO.
- QUARTO.
- COZINHA.
- X BANHEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Ao promover momentos em que os alunos completam palavras e leem em voz alta, as atividades 1 e 2 desenvolvem os componentes consciência fonológica e fonêmica, produção de escrita e desenvolvimento de vocabulário.
- A leitura em voz alta proposta na atividade 2 também desenvolve o componente fluência em leitura oral.
- Aproveite a atividade 3 para comentar com os alunos que o banheiro é um dos principais ambientes da casa, sendo nele realizadas, por exemplo, a higiene pessoal, como tomar banho e escovar os dentes. Ressalte a importância de manter esse ambiente sempre limpo e higienizado, destacando algumas atitudes, como dar descargas após utilizar o vaso sanitário e evitar o descarte de papéis e demais objetos dentro dele.
Mais atividades
- Dando continuidade à proposta desta página, que favorece o desenvolvimento do letramento, amplie esse exercício com outras palavras que podem ser escritas na lousa. Observe alguns exemplos com os nomes de móveis vistos nos cômodos representados na página.
- FOGÃO - MESA - CADEIRA
- TELEFONE - TORNEIRA
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4. PINTE APENAS OS QUADRINHOS QUE INDICAM OS CÔMODOS QUE EXISTEM EM SUA CASA.
Respostas pessoais. Auxilie os alunos nesta identificação.
- QUARTO.
- ESCRITÓRIO.
- COZINHA.
- DESPENSA.
- SALA.
- BANHEIRO.
- CONTORNE O NOME DO SEU CÔMODO PREFERIDO.
5. COPIE O NOME DOS CÔMODOS NO QUAL CADA OBJETO REPRESENTADO A SEGUIR DEVE GERALMENTE FICAR.
PNA
Resposta pessoal. Pergunte aos alunos por que gostam mais desse cômodo.
COZINHA.
QUARTO.
BANHEIRO.
SALA.
QUARTO.
BANHEIRO.
SALA.
COZINHA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a pintarem na atividade 4 apenas os quadrinhos que indicam cômodos da casa deles. Aproveite para explicar o que é a despensa, caso algum aluno não conheça. Explique que esse espaço é destinado para armazenar alimentos e guardar utensílios de cozinha.
- Na atividade 5 os alunos não mais completam a palavra para escrever o nome inteiro do objeto, tendo as palavras em quadros como referência. Eles devem identificar as palavras referentes a cada figura e escrevê-las abaixo delas.
- Leia as palavras dos quadros em voz alta para auxiliá-los a identificar as palavras correspondentes. Peça aos alunos que escrevam o nome de cada um dos objetos representados. Se preferir, escreva as palavras na lousa e peça que as escrevam no livro.
Destaques PNA
- A atividade 5 promove o desenvolvimento do componente produção de escrita ao solicitar aos alunos que copiem os nomes dos cômodos relacionados com os objetos observados nas imagens.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer os cômodos por seus objetos, características e funções.
Como proceder
- Na seção de atividades, sugerimos que o professor explore as imagens aplicando outras questões, como: "Qual objeto aparece em cima de uma estante?" e "O que fica entre a geladeira e a pia?".
Quantos cômodos aparecem na atividade? Em quais cômodos não aparecem janelas? O que há acima do espelho do banheiro?
- Pergunte aos alunos se algum desses cômodos é semelhante a algum da casa deles e por quê. Caso ainda apresentem dificuldades com relação à descrição de elementos característicos de cada cômodo, sugira aos alunos uma atividade sobre o reconhecimento das partes de uma casa. Peça que desenhem determinados cômodos e em seguida façam uma apresentação de qual cômodo se trata, quais objetos comumente são encontrados e o que geralmente se faz nesse espaço.
- Uma alternativa é pedir aos alunos que trabalhem em duplas e troquem seus desenhos, de modo que um apresente o desenho do outro.
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6. OBSERVE AS IMAGENS A SEGUIR E IDENTIFIQUE CADA OBJETO. EM SEGUIDA, LIGUE AQUELES QUE FOREM CORRESPONDENTES.
- 3
- 4
- 1
- 2
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A atividade 6 tem o intuito de instrumentalizar os alunos na observação e na identificação de objetos com base em diferentes pontos de vista. Assim, eles desenvolvem práticas da numeracia.
- A atividade desta página exercita a identificação das diferentes visões (frontal, oblíqua e vertical) nos alunos. Com base em noções elementares como essas, os alunos vão se familiarizando com objetos representados na visão vertical, o que posteriormente facilitará a compreensão deles de produção e leitura de plantas e mapas.
- Para complementar o estudo das diferentes visões, peça aos alunos que desenhem outros objetos das moradias na visão vertical. Verifique se conseguiram representar corretamente os objetos e, caso tenham dificuldade, oriente-os na realização da atividade.
- Como dinâmica em sala de aula, proponha que em duplas cada aluno represente a visão vertical de um objeto e o colega deve inferir qual é esse objeto. Para facilitar, peça que os alunos apresentem três alternativas para o colega fazer a associação.
- O texto a seguir fundamenta a importância do processo de descentração nos alunos.
DESENVOLVER A DESCENTRAÇÃO
É possivel desenvolver a descentração através de exercícios que possibilitem ao aluno perceber aos poucos a visão do outro em relação ao objeto. Este objeto pode ser uma maquete, o prédio da própria escola, brinquedos que devem ser observados para que o aluno perceba as aparentes diferenças de forma, de acordo com o ponto de vista.
Esses trabalhos com maquetes, prédios da escola, fotos ou modelos melhoram a coordenaçõo de pontos de vista auxiliando a crianca a libertar-se do egocentrismo espacial descentrando-se.
[...]
PASSINI Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. 2. ed. Belo Horizonte: Lê, 1998. p. 36.
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O LADO DE FORA DA MORADIA
DO LADO DE FORA DE ALGUMAS CASAS EXISTE O QUINTAL. NELE, AS PESSOAS COSTUMAM CULTIVAR HORTA, PLANTAR FLORES E ÁRVORES E CRIAR ANIMAIS.
PARA MUITAS CRIANÇAS, O QUINTAL É O MELHOR LUGAR PARA BRINCAR.
VEJA A SEGUIR O QUE ALGUMAS CRIANÇAS GOSTAM DE FAZER NO QUINTAL DE SUAS CASAS.
- TALITA GOSTA DE BRINCAR DE AMARELINHA NO QUINTAL DA FRENTE DE SUA CASA.
- SILVIO GOSTA DE BRINCAR DE FAZER BOLHAS DE SABÃO NO GRAMADO DO QUINTAL.
- MARINA GOSTA DE BRINCAR DE PIQUENIQUE COM SUAS BONECAS, NA SOMBRA DA ÁRVORE NO QUINTAL.
- JÚLIO GOSTA DE BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE ATRÁS DAS ÁRVORES DO POMAR DE SEU QUINTAL.
- EM SUA MORADIA EXISTE UM QUINTAL? O QUE HÁ NELE? CONTE AOS COLEGAS.
Resposta pessoal. Caso algum aluno responda negativamente à questão, questione-o sobre o lugar da moradia em que ele mais gosta de brincar.
MANUAL DO PROFESSOR
- O trabalho sobre o lado de fora das moradias pretende desenvolver a noção de exterioridade e proporcionar aos alunos oportunidades de identificarem os elementos que compõem o ambiente externo das casas.
- Explique aos alunos que existem casas que não possuem quintal, levando-os a perceber que as moradias são diferentes umas das outras.
- Comente com os alunos que muitas crianças moram em prédios de apartamentos e que, portanto, não têm quintal. Em alguns casos, existe uma área externa privativa em cada apartamento, chamada sacada. Também pode haver um jardim ou uma área recreativa no térreo do prédio, comum a todos os moradores.
- Se possível, leve a turma para o pátio da escola e realizem algumas brincadeiras que as crianças comumente praticam no quintal de casa. Entre essas brincadeiras estão aquelas citadas como preferidas das crianças nesta página.
Mais atividades
- A proposta de atividade complementar a seguir tem o objetivo de apresentar o conteúdo de forma lúdica por meio de uma linguagem textual diferente.
- Uma sugestão é o trabalho com o poema a seguir:
O QUINTAL
No fundo do quintal,
amarelinha,
esconde-esconde,
jogo do anel,
um amor e três segredos.
No fundo do quintal,
passarinhos,
tesouros,
piratas e navios,
as velas todas armadas.
No fundo do quintal,
casinha de boneca,
comidinha de folha seca,
eu era a mãe, você era o pai.
Quando não existe quintal,
como é que se faz?MURRAY, Roseana. Casas. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2004. p. 21.
- Converse sobre algumas brincadeiras citadas no texto ou outras e, se possível, realize-as com os alunos. Utilizando essas brincadeiras, desenvolva noções espaciais (perto, longe, em cima, embaixo) e incentive-os a pensar nas regras.
- Apresente o poema e peça que listem as brincadeiras citadas. Pergunte se eles conhecem essas brincadeiras.
- De acordo com o poema, o que mais há nesse quintal?
R: Passarinhos, piratas e navios, casinha de boneca, comidinha de folha seca.
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ATIVIDADES
1. MARQUE UM X NAS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ CONHECE.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentarem de quais dessas brincadeiras eles mais gostam.
- AMARELINHA.
- PIQUENIQUE COM BONECA.
- BOLINHA DE SABÃO.
- ESCONDE-ESCONDE.
2. COMPLETE A CRUZADINHA COM O NOME DOS BRINQUEDOS. VEJA O EXEMPLO.
3. LEIA EM VOZ ALTA AS PALAVRAS QUE VOCÊ ESCREVEU NA CRUZADINHA.
Bicicleta, peteca, pião, boneca e bola.
MANUAL DO PROFESSOR
- A atividade 1 possibilita que os alunos conheçam algumas das brincadeiras infantis mais populares. Se considerar pertinente, peça que digam de quais das brincadeiras listadas na atividade eles mais gostam.
- Na atividade 2, o aluno deve completar a palavra no diagrama, orientado pelas imagens. Desta vez ele não conta com um referencial dessas palavras e deverá escrevê-las conforme as domina.
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho com as diferentes brincadeiras, tratadas nas páginas 69 e 70, permite desenvolver parte da habilidade EF01GE02 da BNCC.
- O preenchimento das palavras no diagrama da atividade 2 favorece o desenvolvimento dos componentes consciência fonológia e fonêmica, desenvolvimento de vocabulário e produção de escrita.
- Ao fazerem a leitura em voz alta, proposta na atividade 3, os alunos contemplarão o componente fluência em leitura oral.
Mais atividades
- O trabalho com cantigas infantis pode ser ampliado com a apresentação de diferentes músicas que acompanham brincadeiras ou são gesticuladas. Veja algumas sugestões a seguir.
BORBOLETINHA
Borboletinha
Tá na cozinha
Fazendo chocolate
Para a vizinha
Poti, poti
Perna de pau
Olho de vidro
Nariz de pica-pau
CASINHA
Fui morar numa casinha - nhá
Infestada - da de cupim - pim - pim
Saiu de lá - lá - lá
Uma lagartixa - xá
Olhou pra mim
Olhou pra mim e fez assim:
Smack! Smack!
ALMEIDA, Theodora Maria Mendes de. Quem canta seus males espanta. 4. ed. São Paulo: Caramelo, 1998. p. 40, 77.
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CIDADÃO DO MUNDO DIREITO À MORADIA
TODAS AS PESSOAS TÊM O DIREITO A UMA MORADIA QUE GARANTA ABRIGO E PROTEÇÃO. ESSE E OUTROS DIREITOS ESTÃO PREVISTOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, A LEI MAIOR DO NOSSO PAÍS.
ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
CAPÍTULO II
DOS DIREITOS SOCIAIS
ART. 6o SÃO DIREITOS SOCIAIS A EDUCAÇÃO, A SAÚDE, A ALIMENTAÇÃO, O TRABALHO, A MORADIA, O TRANSPORTE, O LAZER, A SEGURANÇA, A PREVIDÊNCIA SOCIAL, A PROTEÇÃO À MATERNIDADE E À INFÂNCIA, A ASSISTÊNCIA AOS DESAMPARADOS, NA FORMA DESTA CONSTITUIÇÃO.
BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 5 OUT. 1988. P. 1. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/DHpnUl. ACESSO EM: 2 FEV. 2021.
NO ENTANTO, EXISTEM PESSOAS QUE VIVEM EM UMA SITUAÇÃO MUITO DIFÍCIL. ELAS NÃO TÊM UMA CASA ADEQUADA PARA MORAR ONDE POSSAM SE PROTEGER DA CHUVA, DO FRIO, DO VENTO E DO CALOR.
- EM SUA OPINIÃO, POR QUE ALGUMAS PESSOAS NÃO TÊM UMA CASA PARA MORAR?
- EM SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE QUE TODAS AS PESSOAS TENHAM UMA CASA PARA MORAR? POR QUÊ? Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Refletir sobre o direito de todas as pessoas terem uma moradia.
- Conhecer algumas das dificuldades que impedem muitas pessoas de terem moradia.
- Investigar alternativas que possam minimizar os problemas de falta de moradia para muitas pessoas.
Destaques BNCC
- O assunto desta seção envolve os alunos em uma discussão sobre o problema social da falta de moradias, para promover e despertar a consciência sobre os direitos humanos, contemplando dessa forma a Competência geral 7 da BNCC.
Ler e compreender
- A leitura desta página apresenta um trecho da Constituição Brasileira, que favorece uma reflexão sobre a falta de moradia em nosso país e trata do Tema contemporâneo transversal Educação em direitos humanos.
Antes da leitura
Informe aos alunos que a Constituição Brasileira é a lei maior do nosso país. Se possível, apresente esse documento a eles.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente e em voz alta o trecho citado dessa lei. Peça que ouçam atentamente. Explique o significado de alguma palavra que porventura não conheçam. Faça a leitura mais de uma vez, caso seja necessário.
Após a leitura
Pergunte-lhes se ainda têm dúvidas sobre o texto.
Converse com os alunos sobre as dificuldades que muitas pessoas enfrentam por não terem uma moradia. A conversa pode ser deflagrada por notícias de jornais, revistas, telejornais ou pela observação dessa realidade no lugar onde vivem.
- Incentive os alunos a pensarem nas necessidades das pessoas que não têm casa, sensibilizando-os sobre essa questão. Peça que citem exemplos do dia a dia dessas pessoas.
- Em seguida, peça que façam as atividades 1 e 2.
Comentários de respostas
- Explique aos alunos que nem todas as pessoas têm uma moradia adequada. Geralmente, isso acontece porque os responsáveis pelo sustento da família não obtêm um salário suficiente para morar em uma casa com melhores condições.
- Os alunos deverão responder sobre o direito à moradia e sobre a necessidade de um espaço de cuidado da integridade física e emocional.
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ATIVIDADES
1. OBSERVE A FOTO A SEGUIR.
A. LEIA, COM OS COLEGAS E O PROFESSOR, CADA UMA DAS ALTERNATIVAS A SEGUIR.
PNA
B. MARQUE UM X NOS ELEMENTOS A SEGUIR QUE ESTÃO RETRATADOS NA FOTO.
- X MORADIAS PRECÁRIAS.
- RUAS ASFALTADAS.
- X LIXO ACUMULADO.
- CASAS GRANDES.
- POSTES DE ILUMINAÇÃO.
- RUAS COM ÁRVORES.
A. Conduza a leitura, que pode ser realizada em conjunto. Também pode ser feita leitura pelo professor e depois pelos alunos.
C. Resposta pessoal. Incentive os alunos a conversarem sobre como as pessoas que moram nesse lugar podem passar dificuldades relacionadas à higiene pessoal, limpeza da moradia e preparo dos alimentos.
C. CONVERSE COM OS COLEGAS SOBRE AS DIFICULDADES QUE OS MORADORES DESSE LUGAR PODEM ENFRENTAR EM SEU DIA A DIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- Na atividade 1, o item A promove o trabalho com o componente fluência em leitura oral ao solicitar aos alunos que leiam as alternativas apresentadas em sequência.
- A atividade desta página exige que os alunos observem e analisem a imagem de moradias precárias em um lugar com pouca infraestrutura.
- Esse exercício desenvolve nos alunos a habilidade de extrair informações de fotos por meio da observação e da identificação de elementos.
- A conversa proposta incentiva os alunos a refletirem sobre as dificuldades que uma moradia precária pode ocasionar. Cuide para que não haja constrangimento caso a moradia de algum aluno também seja carente.
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2 VOCÊ CUIDA DA SUA MORADIA?
MORAR EM UMA CASA LIMPA E ORGANIZADA É MUITO IMPORTANTE PARA TERMOS UMA VIDA SAUDÁVEL. PARA ISSO, PRECISAMOS TER ALGUNS CUIDADOS COM ELA. ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DAS LEGENDAS.
SEMPRE QUE POSSÍVEL, COOPERE COM AS TAREFAS EM SUA MORADIA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Você cuida da sua moradia?
4 aulas
- Observação das imagens com leitura das legendas da página 73 e discussão sobre o boxe Atitude legal da página 73.
- Realização das atividades das páginas 74 e 75.
- Roda de conversa sobre a atividade 3-c da página 75.
- Leitura e reflexão sobre o conteúdo da página 76.
- Atividades da página 76.
Destaques BNCC
- A compreensão e a análise sobre limpeza e organização do lugar onde vivem colaboram para a manutenção de um espaço com qualidade de vida, como explicita o Tema contemporâneo transversal Saúde, conforme apontado na BNCC.
- Verificar formas de ordenar, limpar, selecionar objetos, elaborar estratégias criativas para resolver problemas quanto à ordem da moradia desenvolve a habilidade EF01GE04 e a Competência geral 2 da BNCC.
Atividade preparatória
- Inicie o estudo do tema 2 abordando algumas atitudes que os alunos podem ter em casa para mantê-la limpa e organizada. Para isso, escreva na lousa algumas perguntas que estão relacionadas às imagens mostradas na página 73. Veja a seguir. O que podemos fazer para evitar que os brinquedos sejam danificados ou perdidos pela casa?
Como podemos manter nosso quarto organizado?
O que devemos fazer para evitar que calçados fiquem jogados pela casa?
- Leia as perguntas para os alunos e peça a eles que citem os exemplos de como manter organizados os ambientes e objetos de nossa moradia.
- Verifique, por meio de conversas, se os alunos reconheceram a importância dos hábitos de higiene e da organização da moradia. Peça que citem outros cuidados que devemos ter com ela. Incentive-os a conversar sobre as atitudes que eles tomam, individualmente, para organizar a casa.
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ATIVIDADES
PNA
1. MARQUE UM X NAS TAREFAS QUE VOCÊ AJUDA A REALIZAR EM SUA MORADIA.
Respostas pessoais. Converse com os alunos sobre a importância de realizar as tarefas que auxiliam nos cuidados com a moradia.
- GUARDAR OS BRINQUEDOS.
- CUIDAR DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.
- CUIDAR DOS MATERIAIS ESCOLARES.
- JOGAR LIXO NA LIXEIRA.
- CONSERVAR A MORADIA LIMPA.
- CUIDAR DAS PLANTAS.
- LEIA PARA OS COLEGAS AS ALTERNATIVAS QUE VOCÊ MARCOU.
2. VAMOS AJUDAR ANTÔNIO A ARRUMAR O QUARTO. LIGUE OS OBJETOS QUE ESTÃO FORA DO LUGAR AO LOCAL ONDE DEVEM SER GUARDADOS.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques PNA
- A leitura das alternativas assinaladas pelos alunos na atividade 1 promove o trabalho com o componente fluência em leitura oral.
- Espera-se que com a atividade 1 os alunos percebam ações compatíveis à idade deles quando auxiliam na organização da casa onde moram, como guardar brinquedos após utilizá-los, manter seus pertences arrumados, etc.
- Convide-os a refletir a respeito das tarefas que realizam na organização da casa e se consideram essa ajuda importante. Pretende-se incentivar a proatividade, o espírito de cooperação e valorizar as atividades que os alunos fazem em casa.
- Aproveite a realização da atividade 2 para propor uma conversa com os alunos sobre a organização do quarto representado na imagem. Questione se eles deixam o quarto assim também e o que acham disso.
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3. OBSERVE O CÔMODO DE UMA CASA RETRATADO PELO PINTOR HOLANDÊS VINCENT VAN GOGH (1853-1890).
A. QUAL É O CÔMODO DA CASA RETRATADO PELO PINTOR?
- A COZINHA.
- O BANHEIRO.
- X O QUARTO.
B. MARQUE UM X NOS OBJETOS PRESENTES NESSE CÔMODO.
- X CAMA.
- X QUADROS.
- SOFÁ.
- X CADEIRAS.
C. EM SUA OPINIÃO, ESSE CÔMODO ESTÁ ORGANIZADO? CONVERSE COM OS COLEGAS.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a observarem a imagem e citarem exemplos que justificam suas respostas. Eles podem observar, por exemplo, se a cama está arrumada e se os objetos estão guardados ou espalhados pelo chão.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A aproximação de obras de arte contribui para que os alunos ampliem seus conhecimentos com relação às diferentes manifestações artísticas, conhecendo-as e apreciando-as, contemplando a Competência geral 3 da BNCC.
- Na atividade 3, a tela possibilita aos alunos fazerem uma interpretação de um cômodo graficamente projetado. Investigue com eles as técnicas aplicadas na obra, as cores e os tons utilizados. Deixe que os alunos interpretem a cena por meio do seu imaginário criativo. Realize um trabalho artístico com o professor de Arte para a produção de telas que representem moradias.
- A atividade também permeia o ensino de História, uma vez que, no registro da tela, guarda-se um momento histórico de um lugar que contextualiza a representação. Esse momento histórico pode ser percebido por meio de diferentes características, como tipos de construção, vestimentas das pessoas, usos e costumes daquele período. É importante ressaltar para os alunos que as fotos, os relatos, os trechos literários ou as pinturas em telas são fontes históricas que trazem informações específicas sobre determinado espaço em determinado tempo. Esse trabalho, em complemento a esse conjunto, permite articular noções acerca do componente curricular História.
76
A LIMPEZA DA MORADIA
VOCÊ SABIA QUE A SUJEIRA ACUMULADA TANTO DENTRO QUANTO FORA DA MORADIA PODE ATRAIR RATOS, BARATAS E MOSQUITOS QUE TRANSMITEM MUITAS DOENÇAS?
POR ISSO É IMPORTANTE MANTERMOS A MORADIA SEMPRE LIMPA E ORGANIZADA.
- PINTE APENAS A IMAGEM DESTA PÁGINA QUE MOSTRA COMO O QUINTAL DEVE SER CUIDADO.
A imagem A está correta e deve ser colorida pelos alunos.
A
B
MANUAL DO PROFESSOR
- Inicie o estudo desta página analisando as duas imagens e identificando a imagem que não deve ser pintada. Peça que des-crevam os problemas de sujeira da segunda imagem.
- Na condução desse trabalho sobre as áreas externas, faça um levantamento dos alunos que moram em casas com quintais. Como são ocupados: Têm jardim? Bancos e mesas? É local onde ficam outros objetos? Pergunte em que momentos não são autorizados a permanecer no quintal.
- Verifique e sinalize para os alunos o uso e o desperdício de água ao lavar os quintais e molhar os jardins.
- Se alguns alunos viverem em apartamentos, solicite que descrevam as características das áreas comuns.
- O assunto desta página tem a intenção de conscientizar como um local malcuidado e sem limpeza gera impactos na saúde humana. Esse é um momento propício para articular os componentes curriculares Geografia e Ciências.
- Enfatize que a falta de cuidados com a nossa casa pode interferir e prejudicar a qualidade de vida dos vizinhos. Esse raciocínio é fundamental para observarem como essa atitude fortalece as relações de cooperação, solidariedade, ajuda mútua e respeito com a vizinhança.
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3 AS MORADIAS SÃO DIFERENTES
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO AS MORADIAS SÃO DIFERENTES UMAS DAS OUTRAS? ACOMPANHE A LEITURA DO PROFESSOR E VERIFIQUE COMO UMA MENINA CHAMADA SERAFINA DESCREVEU, EM SEU DIÁRIO, A CASA DE SUA AVÓ.
LER E COMPREENDER
[...]
AGORA EU VOU CONTAR PRA VOCÊ COMO É A CASA: GRANDONA, COM UMA VARANDONA NA FRENTE, CHEIA DE REDES, UMA SALA ENORME, UMA COZINHA DO MESMO TAMANHO, COM FOGÃO DE LENHA E TUDO, CINCO QUARTOS E UM BANHEIRÃO. AH, E PERTO DA COZINHA TEM UM QUARTINHO QUE A VÓ CHAMA DE DESPENSA E SERVE PRA GUARDAR AS COMIDAS.
AS PAREDES DA CASA SÃO PINTADAS DE BRANCO E AS PORTAS E JANELAS DE AZUL FORTE.
QUANDO A GENTE VAI CHEGANDO PERTO DA CASA ATÉ PARA PRA OLHAR, DE TÃO LINDA QUE ELA É, DIÁRIO. NA FRENTE TEM UM GRAMADO BEM GRANDE, COM UNS CANTEIROS DE ROSA QUE SÃO O XODÓ DA VÓ RITA, E DO LADO TEM UMA ÁRVORE ENORME CHAMADA CHORÃO. [...]
SE... SERÁ, SERAFINA?, DE CRISTINA PORTO. 15. ED. ILUSTRAÇÕES DE MICHELE. SÃO PAULO: ÁTICA, 2002. P. 58.
- SERAFINA CITA VÁRIOS CÔMODOS QUE EXISTEM NA CASA DA AVÓ. QUAIS SÃO ELES? Serafina cita varanda, sala, cozinha, quartos, banheiro e despensa.
- DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO DE SERAFINA, A CASA DA AVÓ É GRANDE OU PEQUENA? EXPLIQUE SUA RESPOSTA. De acordo com as descrições de Serafina, a casa da avó é grande. Ela cita "varandona", "sala enorme", "cinco quartos" e um "banheirão".
- VOCÊ CONHECE ALGUMA CASA SEMELHANTE A ESSA DESCRITA POR SERAFINA? CONTE AOS COLEGAS. Resposta pessoal. Incentive os alunos a descreverem casas que conheçam, semelhantes à descrição do texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
As moradias são diferentes
5 aulas
- Leitura conjunta do texto da página 77.
- Conversa sobre a interpretação de texto por meio das atividades da página 77.
- Comparação das fotos das páginas 78 e 79 e realização de atividade da página 79.
- Leitura e observação das imagens das páginas 80 e 81.
- Diálogo sobre o boxe Atitude legal da página 81.
Ler e compreender
- Narrativas em primeira pessoa são histórias em que o narrador relata os fatos e participa dos acontecimentos. A leitura dessas narrativas direciona os alunos ao imaginário, proporcionando uma interação com a história contada, sendo possível se colocar no lugar do narrador.
Antes da leitura
Comente que o texto é uma narrativa em que Serafina registra em seu diário como foi uma de suas visitas à casa da avó.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente e em voz alta e peça aos alunos que o acompanhem. Explique a eles o significado de alguma palavra que porventura não conheçam. Faça a leitura mais de uma vez, caso seja necessário.
Após a leitura
Explique-lhes que a personagem escreve no diário como se estivesse conversando com o objeto. Em seguida, peça aos alunos que façam as atividades 1, 2 e 3. Essas atividades sugerem a interpretação do texto com intuito de relacionar a história apresentada com o conhecimento que os alunos têm sobre tipos de moradia e seus tamanhos. Assim contemplamos alguns dos processos gerais de compreensão de leitura: localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informação.
Mais atividades
- Sugerimos algumas questões orais para explorar ainda mais a interpretação do texto.
a. Circule no texto algumas palavras que Serafina utiliza para descrever a casa da avó.
R: Grandona, varanda na frente, sala enorme, fogão de lenha, etc.
b. Onde a avó de Serafina guarda as comidas?
R: Na despensa.
c. Quais são as cores da casa?
R: As paredes são brancas e as janelas, azuis.
d. Qual é o xodó da vó Rita?
R: Os canteiros de rosa.
- Peça aos alunos que contem outras características da casa da avó de Serafina e apontem semelhanças e diferenças com a casa em que vivem.
78
OBSERVE DIFERENTES EXEMPLOS DE MORADIAS E OS PRINCIPAIS MATERIAIS USADOS EM SUA CONSTRUÇÃO.
A
B
C
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A observação de diferentes tipos de moradias e a sua diferenciação devido ao modo como são construídas e os tipos de materiais utilizados contemplam a habilidade EF01GE06 da BNCC.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Comparar moradias e perceber desigualdades sociais.
Como proceder
- Aborde os assuntos por meio da comparação de diferentes tipos de moradia. As características observadas expressam as condições de vida dos moradores e as desigualdades sociais existentes em nosso país.
- Explique aos alunos que as moradias são diferentes, principalmente no que diz respeito ao tamanho, ao tipo de construção e aos materiais utilizados. Esses fatos contribuem para promover reflexões relacionadas ao respeito pela diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
- Questione quem são os profissionais que trabalham na construção das casas. Cite e, se possível, anote os tipos de profissionais na lousa. Converse com os alunos sobre a importância do trabalho desses profissionais e sobre as suas especialidades (engenheiro, construtor, eletricista, encanador e azulejista). Comente também que tanto homens quanto mulheres exercem esses tipos de profissão.
79
D
E
F
4. IDENTIFIQUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS MORADIAS APRESENTADAS NAS FOTOS DESTA PÁGINA E DA PÁGINA ANTERIOR. Resposta pessoal. Realize uma dinâmica de socialização das respostas, de modo que os alunos percebam como as pessoas vivem em tipos de moradias diferentes e qual tipo de moradia é mais comum no lugar onde vivem.
5. QUAL DAS MORADIAS RETRATADAS NESSAS PÁGINAS MAIS SE PARECE COM A SUA?
Verifique se os alunos conseguiram identificar os materiais utilizados na construção de cada uma das moradias mostradas nas imagens. Auxilie-os, caso seja necessário.
MANUAL DO PROFESSOR
- Acompanhe e oriente os alunos na observação das imagens das páginas 78 e 79. Leia e peça que acompanhem o texto das legendas.
- Explique o que são casas de palafita: casas construídas sobre estacas ou pilares muito comuns em áreas alagadiças (margens de rios, por exemplo), frequentemente construídas por ribeirinhos que vivem nas proximidades dos rios. No Brasil, são comumente encontradas em regiões da Amazônia e do Pantanal.
- Aproveite a realização da atividade 4 e comente os materiais alternativos que podem ser utilizados nas casas e que oferecem maior conforto, redução de resíduos e economia de energia, como: sistemas para reutilizar a água, adoção de telhados e paredes "verdes", com plantas que contribuem para regulação da temperatura; adoção de mais vidros, valorizando a iluminação natural; utilização de madeiras e outros materiais, que são descartados na construção civil; cimento feito com base em materiais reutilizáveis, mas que têm vida útil curta, como pneus, entre outras estratégias sustentáveis.
- Na atividade 5, peça que expressem os conhecimentos prévios que eles têm sobre os tipos de moradia apresentados, quais já conhecem, qual é mais semelhante à casa onde vivem e se têm curiosidade em conhecer alguns tipos mostrados.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Identificar diferentes tipos de moradias.
Como proceder
Produza com os alunos cartazes com diferentes tipos de moradias. Para isso, serão necessários alguns materiais, como cartolinas ou papel sulfite, revistas e jornais, tesoura com pontas arredondadas e cola branca. Distribua os materiais para os alunos e peça que recortem e colem imagens de diferentes moradias em suas respectivas cartolinas. Essa atividade também pode ser feita em duplas. Nos cartazes, podem ser inseridas informações sobre os locais dessas moradias, indicações se são térreas, sobrados ou prédio de apartamentos e os materiais utilizados em sua construção. Acompanhe a produção para a sondagem sobre a aprendizagem dos alunos. Por fim, faça uma apresentação do trabalho realizado e exponha os cartazes na sala de aula.
80
AS MORADIAS MOSTRAM UM POUCO DA CULTURA INDÍGENA
PARA SE ABRIGAR DO FRIO, DA CHUVA, DO SOL E DO VENTO, OS INDÍGENAS TAMBÉM CONSTROEM SUAS MORADIAS.
ALGUNS POVOS INDÍGENAS CHAMAM SUAS MORADIAS DE OCA, ENQUANTO OUTROS A CHAMAM DE MALOCA.
CADA POVO INDÍGENA TEM UMA MANEIRA DIFERENTE DE CONSTRUIR SUAS MORADIAS. ELAS VARIAM CONFORME SEUS COSTUMES. VEJA ALGUMAS DELAS A SEGUIR.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- A exposição de diferentes moradias, com destaque às indígenas, leva os alunos a explorarem um universo de vivências culturais, como sugere a Competência geral 6 da BNCC.
- O estudo do tema das moradias indígenas contempla o Tema contemporâneo transversal Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
- O estudo destas páginas é uma oportunidade para estabelecer comparações entre as moradias indígenas e as dos alunos, perguntando a eles sobre as divisões internas de sua casa, os objetos existentes no interior dela, entre outras questões.
- É importante evidenciar que a cultura dos povos indígenas influencia a construção de suas moradias. Do mesmo modo, outros povos com culturas diferentes constroem outros tipos de moradia. Com isso, promovem-se reflexões relacionadas à valorização do respeito à diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
- As moradias indígenas podem ser grandes habitações sem divisão interna e até mesmo casas semelhantes às da população não indígena.
- Aproveite os textos apresentados a seguir para mostrar aos alunos como as moradias e as aldeias indígenas são diferentes entre si, de acordo com a cultura de cada povo.
COMO SÃO AS CASAS DOS XAVANTE?
[...]
As casas tradicionais sao construídas de madeira e cobertas de palha até o chão e ficam próximas umas das outras, formando o desenho da ferradura. A única entrada da casa está voltada para o centro da aldeia. No interior das casas há um espaço para cada família, que é delimitado por esteiras, e é ao redor do fogo onde todos se reúnem.
Hoje em dia, no entanto, as casas xavante estão mais parecidas com as dos sertanejos, ou seja, sao quadradas, com telhado em forma de 'V' invertido, ou redondas com telhado em forma de cone.
[...]
MIRIM, Povos Indígenas do Brasil. Disponível em: https://oeds.link/blfhDD. Acesso em: 25 jun. 2021.
81
O LADO DE DENTRO DAS MORADIAS INDÍGENAS É DIFERENTE DAS CASAS QUE ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER. GERALMENTE, AS MORADIAS INDÍGENAS NÃO TÊM AS DIVISÕES DOS CÔMODOS.
PARA DORMIR OU DESCANSAR, OS INDÍGENAS UTILIZAM AS REDES OU ESTEIRAS.
- ESTEIRAS:
- TIPOS DE TAPETE UTILIZADOS PELOS POVOS INDÍGENAS PARA DORMIR. EM GERAL, FEITOS ARTESANALMENTE COM FIBRAS VEGETAIS TRANÇADAS.
VALORIZE AS CULTURAS INDÍGENAS, ELAS FAZEM PARTE DA CULTURA DO NOSSO PAÍS.
MANUAL DO PROFESSOR
COMO É A CASA DOS YAWALAPITI?
[...]
As diferentes partes da casa são relacionadas com partes do corpo humano ou animal. A parte da frente, por exemplo, corresponde ao peito, os fundos são as costas, a porta é a boca e os pilares são as pernas.
As casas são comunais, isto e, comuns a várias famílias, aparentadas entre si. O tamanho da casa varia de acordo com o número de moradores. O espaço interno normalmente é organizado assim: há o espaço da cozinha; o depósito de alimentos que fica no centro da casa, e um outro, em frente à porta de entrada, onde os visitantes são recebidos e as danças realizadas. Os moradores dormem em redes que são amarradas nas laterais da casa. À noite, a casa é fechada com portas feitas de madeira e palha e pequenas fogueiras são acesas abaixo das redes, deixando o interior com uma temperatura agradável.
[...]
CASAS. Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/2pv3fK. Acesso em: 25 jun. 2021.
- Aproveite as informações apresentadas nestas páginas para enfatizar a diversidade cultural entre os diferentes povos indígenas. Esclareça que características como língua, trabalho, alimentação e modo de vida definem a cultura de cada povo, até mesmo a dos não indígenas.
82
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ESCREVA O NOME DE CADA CÔMODO DA CASA, UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO.
QUARTO · BANHEIRO
SALA · COZINHA
QUARTO.
COZINHA.
BANHEIRO.
SALA.
2. COPIE O NOME DO CÔMODO MAIS ADEQUADO PARA CADA UM DOS OBJETOS MOSTRADOS A SEGUIR.
COZINHA · BANHEIRO · QUARTO
QUARTO.
COZINHA.
COZINHA.
BANHEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Realização das atividades das páginas 82 e 83.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar os diferentes cômodos de uma moradia por meio de objetos que, geralmente, caracterizam cada um desses cômodos.
Como proceder
- Na realização da atividade, peça aos alunos que observem as imagens e identifiquem, por meio dos elementos nelas apresentados, quais são os cômodos da casa. Em seguida, peça que copiem o nome desses cômodos em suas respectivas imagens. Caso os alunos apresentem dificuldade em fazer a atividade, complemente o estudo com a realização de uma atividade em grupo.
- Providencie materiais para recorte (encartes de lojas de móveis, revistas, etc.), cartolinas, cola e tesouras com ponta arredondada. Na sequência, organize a turma em grupos de quatro alunos e entregue para cada grupo uma cartolina com linhas, dividindo-a em quatro partes. Em cada parte, peça que coloquem o nome de um dos cômodos da casa. Forneça-lhes também os materiais para recorte.
- Oriente-os a pesquisar e recortar imagens de elementos que compõem diferentes cômodos da moradia e em seguida colar na cartolina de acordo com os cômodos aos quais comumente pertencem.
2 Objetivos
- Identificar diferentes objetos domésticos de uma moradia e relacionar esses objetos a seus respectivos cômodos.
Como proceder
- Peça aos alunos que observem com atenção os objetos apresentados na atividade e escrevam o nome do cômodo mais adequado para cada um desses objetos. Antes da realização da atividade, dê outros exemplos, como a cama, que geralmente fica no quarto; o chuveiro, no banheiro; o sofá, na sala; e o fogão, na cozinha.
- Verifique se os alunos tiveram dificuldade para relacionar os objetos aos respectivos cômodos. Se necessário, retome as explicações do tema Dentro da casa, apresentado nas páginas 65 e 66.
3 Objetivos
- Reconhecer e identificar diferentes tipos de moradia representados por meio de imagens.
Como proceder
- Oriente os alunos na realização da atividade orientando-os a completar cada palavra com as letras que estão faltando. Depois, peça que liguem o nome de cada tipo de moradia às respectivas imagens. Antes de realizar a atividade, converse brevemente com os alunos sobre o tema, questionando-os sobre os diferentes tipos de moradia. Durante essa conversa, peça que observem novamente as fotografias apresentadas nas páginas 78 e 79.
- Caso os alunos tenham alguma dificuldade para fazer a atividade, retome as explicações do tema e complemente o estudo com a realização da atividade prática de produção de cartaz, proposta na página 79 deste manual. Caso a atividade já tenha sido realizada, retome as explicações mostrando novamente os cartazes produzidos pela turma.
4 Objetivo
- Reconhecer, por meio de imagens, os diferentes tipos de material utilizados na construção das moradias.
Como proceder
- Oriente os alunos na realização da atividade. Peça-lhes que observem com atenção as imagens das moradias e, com um lápis, liguem os tipos de material que foram utilizados na fabricação de cada uma delas.
- Caso os alunos tenham alguma dificuldade para relacionar os materiais aos tipos de moradia, retome as explicações das páginas 78 a 81. Essas explicações ainda podem ser complementadas com a apresentação de fotos recortadas de revistas, jornais ou da internet. Para isso, faça uma pesquisa sobre tipos de moradia, como casas, edifícios, palafitas, iglus, cabanas, ocas, castelos, entre outros.
83
3. COMPLETE O NOME DE ALGUNS TIPOS DE MORADIAS COM AS LETRAS QUE FALTAM. DEPOIS, LIGUE O NOME À IMAGEM CORRETA.
- PRÉDI O
- OC A
- SOBR A DO
- P A LAFIT A
- 2
- 3
- 4
- 1
4. LIGUE OS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DE CADA UMA DAS MORADIAS A SEGUIR.
- 3
- 1
- 2
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 3
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens dos alunos de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando os avanços e as conquistas.
Objetivos | Como proceder |
· Identificar a casa como o lugar onde vivemos e com o qual temos uma ligação especial. | Proponha aos alunos que desenhem as pessoas que vivem na moradia. O desenho pode ser feito em folha de papel, para ser organizado na forma de painel no mural da escola. |
· Representar a moradia onde vive. | Peça aos alunos que desenhem a moradia em uma folha de papel sulfite, sem identificar seu nome no desenho. Organize a apresentação na forma de um mural. Nesse momento, peça a cada aluno que tente identificar seu desenho, como forma de perceber se eles reconhecem a moradia em que vivem por meio dos elementos que desenharam. |
· Verificar que as casas são divididas em partes (cômodos) e identificar alguns objetos que, geralmente, caracterizam esses cômodos. | Leve para sala de aula recortes de imagens que mostram os diferentes cômodos de uma moradia. Por meio de uma prática oral, mostre cada imagem e peça aos alunos que identifiquem o cômodo apresentado. Mostre também imagens desses objetos (chuveiro, fogão, refrigerador, cama, etc.) e peça aos alunos que digam a que cômodo esses objetos estão relacionados. |
· Desenvolver e/ou exercitar as noções de interioridade e exterioridade: "dentro" e "fora". | A aprendizagem das noções de dentro (interioridade) e fora (exterioridade), apresentada no estudo dos temas Dentro da casa e O lado de fora da moradia, pode ser avaliada de forma lúdica com a realização da brincadeira conhecida como Coelhinho sai na toca. Identifique as dificuldades dos alunos e, se necessário, retome as explicações das noções de "dentro" e "fora". |
· Refletir sobre o problema de pessoas que não possuem moradia ou que habitam moradias insalubres. | Caso os alunos tenham dificuldade para compreender esse problema, sugerimos apresentar a eles imagens (fotos) de moradias muito precárias, como barracos improvisados, construídos com restos de materiais de construção, lonas, tapumes, etc. |
· Reconhecer a importância da organização e do cuidado com a moradia e valorizar tarefas de colaboração com a sua organização. | Proponha uma roda de conversa para falar sobre atitudes e cuidados que devemos tomar para manter a moradia limpa e organizada, destacando os hábitos de higiene, o cuidado com os animais domésticos, a arrumação dos brinquedos, roupas e calçados, os cuidados com o quintal e o jardim, etc. |
· Diferenciar os tipos de moradia, identificando casas térreas, sobrados, apartamentos e os materiais com que são construídas. | Avalie a aprendizagem dos alunos por meio da atividade de produção de cartaz proposta na página 79 deste manual. Utilize os cartazes para ressaltar os diferentes tipos de moradia e os materiais utilizados na construção. Outra possibilidade é organizar um passeio pelas imediações da escola para mostrar aos alunos os diferentes tipos de moradia das proximidades e também os materiais com os quais foram construídas. |
· Observar e analisar diferentes moradias indígenas e valorizar a diversidade cultural. | Avalie se os alunos foram capazes de perceber que entre os diferentes grupos indígenas há muitas formas de construir moradias. Caso necessário, complemente o estudo com as informações disponíveis no site Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://oeds.link/yKGEbH. Acesso em: 19 mar. 2021. |