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4 OBSERVANDO OS CAMINHOS
MANUAL DO PROFESSOR
Introdução da unidade 4
O estudo desta unidade se propõe a incentivar os alunos a observarem os caminhos que realizam de casa à escola, identificando elementos próprios do lugar e reconhecendo-os como pontos de referência. Com base nesse estudo, incentiva-se o registro desse trajeto.
A diferenciação dos espaços públicos também é salientada nesta unidade, bem como sua utilização de forma consciente e respeitosa. O estudo aborda os diferentes usos dos espaços públicos, como em piqueniques, passeios, brincadeiras, e que podem fazer parte do dia a dia dos alunos.
A unidade traz também observações das características do tempo atmosférico e como suas variações podem acarretar mudanças de alguns hábitos cotidianos. Desse modo, as atividades desta unidade, além de possibilitar o trabalho com diversos temas, propiciam o desenvolvimento dos seguintes objetivos de aprendizagem.
Objetivos
- Identificar os elementos existentes no caminho entre a moradia e a escola.
- Analisar caminhos diferentes, observando semelhanças e diferenças entre esses trajetos.
- Registrar o itinerário por meio de mapas mentais ou desenhos, com base na ordem, na distribuição e na localização dos pontos de referência que percebem no caminho de casa até a escola.
- Reconhecer as características e os elementos dos espaços públicos e os tipos de usos desses espaços.
- Compreender e valorizar a importância da conservação e das regras de convívio nos espaços públicos.
- Observar e registrar características naturais, como variação do tempo atmosférico, e sua interferência no dia a dia das pessoas.
Pré-requisitos pedagógicos
Para desenvolverem as atividades e os objetivos propostos na unidade 4, é importante que os alunos apresentem conhecimentos introdutórios sobre os caminhos percorridos no dia a dia, o uso de espaços públicos e as variações do tempo atmosférico. Além disso, o reconhecimento de cuidados com os ambientes, abordados na unidade 3, serão retomados e discutidos durante a compreensão dos cuidados que devem ser tomados nos caminhos percorridos e nos espaços públicos.
Destaques PNA
- Ao longo da unidade foram sugeridas atividades que levam os alunos a levantarem hipóteses, exporem opiniões, relatarem experiências e expressarem suas ideias sobre os assuntos abordados. Essas atividades ampliam o vocabulário dos estudantes, melhoram a qualidade da escrita e a compreensão de textos e incentivam a interação oral, contribuindo assim para o trabalho com os componentes da PNA desenvolvimento de vocabulário, produção de escrita e compreensão de textos.
Mais atividades
- Seguem sugestões de atividades que auxiliam o trabalho com os conceitos e temas desta e das demais unidades do volume. Essas atividades favorecem o desenvolvimento de diferentes habilidades com os alunos. Toda introdução de unidade traz sugestões como essas.
Atividade de associação
- Nesse tipo de atividade, o aluno compara diferentes elementos textuais e/ou imagéticos. Trata-se de atividade de contextualização entre textos e imagens, mobilizando os conhecimentos dos alunos para responder questões ou buscar soluções para problemas. Principais habilidades desenvolvidas: comparação, classificação e interpretação.
Atividade de reflexão
- São atividades sugeridas para que o aluno reflita individualmente ou em grupo. Nesse tipo de atividade, são apresentadas questões sobre sociedade, cultura, cidadania, etc. O papel do professor como mediador nas atividades de reflexão é fundamental. Principais habilidades desenvolvidas: debate, reflexão, expressão de opinião e respeito às diferentes ideias.
- Os estudos desta unidade se propõem a fazer com que os alunos desenvolvam a observação dos lugares e seus elementos, principalmente os dos caminhos, ou seja, dos trajetos que percorrem em seu dia a dia.
- Os parques e as praças fazem parte dos caminhos e do dia a dia de muitas crianças. Assim, é importante desenvolver noções de que brincar e se divertir em praças e parques públicos são ações sempre muito boas e que toda a população tem direito às áreas de lazer da cidade.
- O encaminhamento dos estudos a partir das imagens e atividades vão levar os alunos a compreenderem que esses lugares públicos de lazer são espaços de convivência e que todos os frequentadores devem cuidá-los e respeitá-los.
Atividade preparatória
- Proponha que, em duplas, os alunos descrevam oralmente para um colega um trajeto que fazem entre dois lugares. Deixe claro que eles precisam mencionar o ponto de partida e o ponto de chegada.
- Cada um deve relatar para o colega os elementos ou os pontos de referência que mais se destacam nesse caminho. Depois de descrevê-lo, peça que façam um desenho do caminho descrito para o colega.
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PERCORREMOS DIFERENTES CAMINHOS EM NOSSO DIA A DIA.
O QUE SERÁ QUE AS PESSOAS RETRATADAS NA FOTO OBSERVAM ENQUANTO FREQUENTAM ESSE LUGAR?
CONECTANDO IDEIAS
- O QUE PODEMOS OBSERVAR NESSA FOTO? Pessoas ao ar livre, em um parque.
- O QUE É POSSÍVEL FAZER EM LUGARES COMO ESSE?
- VOCÊ OBSERVA LUGARES COMO ESSE NOS CAMINHOS QUE PERCORRE EM SEU DIA A DIA? 2 e 3: Respostas pessoais. Comentários nas orientações ao professor.
MANUAL DO PROFESSOR
- Na atividade 1, aproveite para fazer novos questionamentos: "Que sons poderiam ser ouvidos nesse local?", "Quais as sensações e sentimentos que você poderia sentir se estivesse nesse lugar?" e "Você já esteve em um lugar como esse?".
- Na atividade 2, chame a atenção dos alunos, verifique seus conhecimentos prévios e mencione também o período do dia em que essas atividades podem ocorrer e que tipo de vestuário as pessoas estão usando para ampliar os olhares sobre as habilidades previstas na unidade. Diga que as praças e os parques públicos são espaços de convivência.
- A atividade 3 permite um momento de reflexão e memória dos trajetos que costumam fazer. Sendo assim, explique aos alunos a importância de conhecer os trajetos e aprender as direções e os caminhos que costumam fazer de casa para a escola, pela cidade onde moram ou outros espaços que costumam frequentar. Caso eles não passem por locais como os mostrados na foto, pergunte o que eles costumam ver, qual o tipo de meio de transporte que costumam usar, se eles se deslocam de carro, de ônibus ou de trem, e se têm o hábito de olharem pela janela para apreciarem os elementos que podem ver pelo caminho.
Conectando ideias
- Espera-se que os alunos identifiquem na imagem de abertura pessoas (adultos e crianças) ao ar livre, em um parque.
- Espera-se que os alunos respondam que em lugares como esse as pessoas passeiam, brincam, praticam atividades físicas, se divertem, encontram os amigos, andam de bicicleta, patins, patinete, entre outras possíveis respostas.
- Espera-se que eles expressem o que veem pelo caminho de casa para a escola. Caso não haja uma praça ou um parque pelo caminho de algum aluno, aprofunde a pergunta para que ele diga, então, quais espaços costuma ver pelo trajeto.
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1 OS CAMINHOS QUE PERCORREMOS
JULIANA DESCREVEU O CAMINHO QUE FAZ DE CASA ATÉ A ESCOLA. ACOMPANHE O PROFESSOR NA LEITURA DO TEXTO A SEGUIR.
LER E COMPREENDER
SAIO BEM CEDINHO PARA A ESCOLA. VOU DE BICICLETA PELAS RUAS E MINHA MÃE VAI CAMINHANDO AO MEU LADO.
SAINDO DE CASA, PASSAMOS EM FRENTE À CASA DE ELOÍSA. SEU CACHORRO, CACO, LATE ALTO COMO SE ESTIVESSE FALANDO "BOM DIA".
DEPOIS DE ALGUMAS QUADRAS, PASSAMOS EM FRENTE A UMA LOJA DE CARROS QUE TEM UMA GRANDE ÁRVORE NA FRENTE. MINHA MÃE DIZ QUE O NOME DESSA ÁRVORE É CASTANHOLA.
EM SEGUIDA, PASSAMOS PELA PRAÇA AO LADO DO MUSEU. BEM NO MEIO DELA TEM UM CHAFARIZ MUITO BONITO, ONDE ALGUNS PÁSSAROS BEBEM ÁGUA.
LOGO DEPOIS DA PRAÇA CHEGAMOS À ESCOLA.
TEXTO DOS AUTORES.
- COM OS COLEGAS, LEIA O TEXTO NOVAMENTE. Se necessário, auxilie os alunos na leitura proposta.
- IDENTIFIQUE NO TEXTO PALAVRAS QUE VOCÊ NÃO SAIBA O QUE SIGNIFICA E, COM O PROFESSOR, PROCURE ESSAS PALAVRAS NO DICIONÁRIO. Resposta pessoal. Auxilie os alunos na compreensão do significado das palavras que eles não conhecem, preferencialmente utilizando o dicionário.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os caminhos que percorremos
7 aulas
- Leitura, observação e análise das páginas de abertura e realização das atividades orais das páginas 84 e 85.
- Leitura e interpretação de texto e atividades, explorando a oralidade e ampliação de vocabulário, nas páginas 86 e 87.
- Atividades das páginas 88 e 89.
- Representação do caminho por meio de desenho, nas páginas 90 e 91.
Ler e compreender
O texto descreve o percurso que uma criança faz para chegar à escola. A descrição da paisagem destaca os elementos que chamam a sua atenção no trajeto. A criança também está fazendo um ordenamento espacial dos elementos, desenvolvendo a noção de continuidade.
Antes da leitura
Comente com os alunos que se trata da descrição do caminho que a menina Juliana faz de casa até a escola e que será preciso ficar atento aos detalhes do que será lido. Oriente-os, também, a imaginar como é esse caminho de acordo com a descrição.
Durante a leitura
Leia o texto pausadamente e em voz alta. Caso algum aluno não entenda o significado de alguma palavra, explique e contextualize. Leia o texto mais de uma vez se necessário. Vale ressaltar que, ainda não alfabetizados, os alunos podem desenvolver habilidades de compreensão de leitura ao ouvir textos lidos por outros, ampliando seus conhecimentos por meio do desenvolvimento do vocabulário e compreensão de textos.
Após a leitura
Explique que o caminho de Juliana pode conter elementos iguais ou diferentes do caminho de cada um deles. As atividades 1 e 2 contemplam os processos gerais da compreensão de leitura, como analisar e avaliar conteúdos e elementos textuais, localizar e retirar informação explícita de textos, fazer inferências diretas e interpretar e relacionar ideias e informação.
Destaques BNCC
- Pela aproximação de contos literários e outras narrativas, como o texto inicial da página, os alunos instrumentalizam-se e desenvolvem a observação e a identificação de elementos de um trajeto. Dessa forma, as habilidades EF01GE01 e EF01GE08, da BNCC, são contempladas.
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3. MARQUE UM X NOS ELEMENTOS QUE A PERSONAGEM DO TEXTO OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
- X
- X
- X
- X
- CONTORNE OS ELEMENTOS ANTERIORES QUE VOCÊ TAMBÉM OBSERVA NO CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
Resposta pessoal. Instigue os alunos a pensarem no que observam nesse caminho.
4. NOS ESPAÇOS A SEGUIR, DESENHE OUTROS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO QUE PERCORRE PARA IR À ESCOLA.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar moradias, estabelecimentos comerciais, vegetação, lavouras, criações de animais, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
- Alguns alunos podem ter passado por diferentes elementos em seu trajeto de casa à escola sem prestar atenção em muitos deles. Assim, a atividade 3 vai incentivá-los a observar tais elementos e talvez sejam feitos vários comentários a esse respeito nos dias subsequentes a esse estudo. Incentive-os a fazer as observações e descrições para a turma.
- Verifique se os desenhos representam elementos permanentes, fixos ou móveis. Incentive-os a representar elementos fixos, pois eles poderão ser observados todas as vezes que fizerem o trajeto ou ser utilizados como ponto de referência de localização e orientação. Explique-lhes que um elemento móvel, como automóveis ou pessoas, permanecerá temporariamente na paisagem. Dessa maneira, ao observarem a mesma paisagem em horários distintos, esse elemento poderá não estar mais lá.
- Peça aos alunos que observem o caminho durante uma semana e oriente-os a perceber se algum dos elementos representados na atividade 4 teve suas características alteradas ou se não aparece mais no trajeto.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Descrever as características do trajeto observadas no texto e compará-las com o seu caminho.
Como proceder
- Depois de fazer a leitura do texto, peça aos alunos que localizem na atividade os elementos citados no texto, por exemplo, o chafariz, a árvore e o museu. Peça que indiquem se no caminho descrito pela menina há algum elemento que eles também observam no caminho que fazem de casa à escola, entre outras semelhanças ou diferenças. Caso algum aluno não se lembre, lance perguntas para que ele possa se recordar de alguns elementos ou solicite que peça ajuda à família para depois contar aos colegas o que desenhou.
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ATIVIDADES
1. OBSERVE O CAMINHO QUE TALITA PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA ONDE ESTUDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
- O trabalho com mapas mentais exige um nível de abstração mais complexo, por isso, antes de iniciar as páginas 88 e 89, se considerar necessário, realize uma atividade para exercitar as noções espaciais dos alunos, explorando o ambiente escolar.
- Organize-os em pequenos grupos ou duplas. Com uma folha de papel sulfite em mãos, eles deverão percorrer um trajeto dentro da escola (de uma dependência a outra) mapeando o percurso.
- Solicite a eles que escolham um ponto de partida e um ponto de chegada no espaço da escola. Por exemplo, da biblioteca até a saída, do refeitório até a sala de artes. Deixe que escolham livremente e que o representem usando diferentes formas de orientação e registro dos elementos desse trajeto (símbolos, cores, desenhos, palavras).
-
Depois de finalizada a atividade, verifique com eles:
- o modo como representaram as diferentes áreas da escola;
- as salas e os ambientes pelos quais passaram até chegar ao ponto final;
- os elementos (pontos de referência) que utilizaram na representação e se os outros grupos representaram o mesmo elemento utilizando um símbolo diferente.
- Caso a escola conte com mais de um pavimento, peça aos alunos que escolham um deles para fazerem a representação, se possível, o piso térreo.
- Incentive-os a mostrar suas representações uns para os outros.
- Se possível, crie uma narrativa sobre o caminho que Talita percorre. Explore a oralidade para que o aluno tenha repertório para realizar a atividade.
- Pergunte aos alunos quais dos elementos indicados na atividade existem próximo à moradia deles.
Mais atividades
- A fim de incentivar a análise da ilustração desta página, sugerimos que as perguntas sejam feitas oralmente ou que as frases sejam escritas na lousa para que eles as completem. Por exemplo:
- Ao sair de casa, Talita vira à (esquerda) e caminha até a esquina. Atravessa a (faixa de segurança) em frente à casa de muro rosa.
- Ela atravessa a rua pela (faixa de segurança) de novo e, em seguida, vira à (direita).
- Na esquina, ela vira à (esquerda) e caminha até chegar à (escola).
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- MARQUE COM X OS ELEMENTOS QUE TALITA OBSERVA NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
- X
- X
- X
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Questione os alunos com relação às ilustrações desta página, se alguns dos elementos do caminho de Talita também podem ser observados no caminho que eles percorrem de casa à escola. Explore semelhanças e diferenças entre esse exemplo e os caminhos dos alunos, como parte do trabalho com as habilidades EF01GE01, já citada anteriormente, e EF01GE03 da BNCC.
- Depois de terminada a atividade, faça a correção com a turma e certifique-se de que todos conseguiram identificar as ilustrações na página anterior. Esse exercício auxilia os alunos na análise das partes do todo.
- Cada ilustração dessa atividade representa um lugar com função social. Peça que descrevam as atividades realizadas em cada um desses espaços.
- Depois, solicite aos alunos que identifiquem os outros lugares que não foram circulados na atividade: cinema, correios, mercado e farmácia. Investigue se algum desses elementos é observado nos caminhos que percorrem.
- Proponha novos desafios com base na ilustração. Por exemplo, pergunte qual caminho Talita deveria fazer para ir até a farmácia.
- Diferentes jogos eletrônicos apresentam cenários tridimensionais nos quais o jogador precisa exercer o raciocínio espacial. Em alguns momentos específicos, se possível, converse ou brinque com os alunos com esses jogos, enfocando os que exigem deslocamento no espaço, pontos de referência, etc.
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REGISTRANDO O CAMINHO
LUIZA PRECISAVA ENSINAR, PARA SUA AMIGA MARINA, COMO É O CAMINHO DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA.
PARA ISSO, ELA FEZ UM DESENHO COM OS ELEMENTOS QUE MARINA VAI ENCONTRAR NO CAMINHO. VEJA COMO FICOU.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC
- Na página 90, os alunos partem de uma referência visual para a elaboração do seu próprio mapa com base no percurso que fazem frequentemente. Desse modo, eles elaboram mapas simples que localizam os principais elementos, aqueles que percebem e são referências (ainda que inconscientemente) espaciais e de deslocamento, contemplando dessa maneira as habilidades EF01GE08 e EF01GE09 da BNCC.
- Explique aos alunos que a representação desta página retrata um mapa simples, o qual apresenta alguns elementos importantes que auxiliam no registro do trajeto percorrido.
- Faça questionamentos que roteirizem a exploração da representação:
a. A padaria está mais próximo da casa ou da escola?
R: Mais próximo da escola.
b. A partir do supermercado, é mais curto o trajeto até a lanchonete ou até a escola?
R: Até a lanchonete.
- Extrapole a representação perguntando aos alunos se existe algum parque ou praça próximo à casa deles.
- Esta ilustração nos fornece dicas de localização e orientação espacial, mas a proporção dos lugares não é mantida.
- O texto a seguir fundamenta a importância do exercício de mapear.
[...]
Na ação de mapear, o objeto a ser mapeado deve ser o espaço conhecido do aluno, o espaço cotidiano, onde os elementos (casa, escola, padaria, ruas, semáforos, topografia, rios, etc.) lhe são familiares. Estes são os elementos que serão codificados por meio de significantes elaborados pela criança para que, iniciando
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ATIVIDADES
1. NO ESPAÇO A SEGUIR FAÇA UM DESENHO DO CAMINHO QUE VOCÊ PERCORRE DE SUA CASA ATÉ A ESCOLA. REGISTRE OS ELEMENTOS OBSERVADOS.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentarem sobre os elementos que observam no caminho.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos alunos que repassem mentalmente o caminho de casa para a escola, lembrem-se e identifiquem, por exemplo, as diversas construções, como casas, edifícios, estabelecimentos comerciais, indústrias, praças, parques, pontes.
- Sugira que atentem para o calçamento e a pavimentação, a iluminação e a arborização das ruas. Se for o caso, eles podem perceber também a falta de condições de higiene, como lixo jogado no chão e esgoto a céu aberto. Proponha uma conversa sobre o assunto. Desse modo, vocês podem estabelecer conclusões sobre o que é bom e o que poderia melhorar nesse caminho, incentivando-os a desenvolver a percepção desse espaço.
- Muitas crianças fazem o trajeto para a escola sem a companhia de um adulto. Por isso, é muito importante que conheçam as ruas do local onde vivem e os cuidados que devem tomar. Converse sobre alguns desses cuidados: observar e respeitar as sinalizações de trânsito; não se desviar do caminho costumeiro; não conversar com pessoas desconhecidas; e não ir a lugares sem autorização dos pais ou responsáveis.
com símbolos icônicos, sinta a expressão do conteúdo a informar.
Na codificação, ao agir como mapeador, o aluno vivencia as etapas de seleção, classificação, simplificação e simbolização estabelecendo relações de semelhança/diferença, sequência (antes/depois), quantificação, ordem (mais/menos), importantes para que ele faça a leitura do mapa de forma eficaz.
[...]
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. 2. ed. Belo Horizonte: Lê, 1998. p. 26-27.
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2 DIFERENTES LUGARES, DIFERENTES CAMINHOS
AO DESENHAR O TRAJETO QUE PERCORRE DE CASA ATÉ A ESCOLA, VOCÊ REPRESENTOU O QUE OBSERVA NELE. VEJA O CAMINHO QUE OUTRAS CRIANÇAS FAZEM PARA IR À ESCOLA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Diferentes lugares, diferentes caminhos
2 aulas
- Leitura e interpretação dos textos e análise de imagens das páginas 92 e 93.
- Leitura e interpretação do texto da página 94.
- Atividades da página 95.
Atividade preparatória
- Organize uma roda de conversa para abordar o tema da unidade, o qual envolve trajetos e diferentes lugares. São observados trajetos hidroviários, ônibus escolar em estradas rurais e escolas nas áreas urbanas dos municípios. É muito importante que o aluno consiga fazer comparações entre o trajeto que ele e as outras crianças fazem até chegar à escola. As observações feitas por eles podem informar sobre seus conhecimentos prévios. Essa conversa também pode conduzir a uma reflexão importante sobre as diferentes condições e o direito à educação em localidades brasileiras.
- Faça uma sondagem sobre o conhecimento prévio dos alunos a respeito das diferenças entre os caminhos que serão mostrados nas próximas páginas, pedindo que expliquem o que há em comum entre eles (maneiras de se deslocar por eles, elementos visíveis, campo, cidade, etc.).
- Ao observarem as fotos, espera-se que os alunos as relacionem aos diferentes modos de vida.
- Pergunte-lhes se, ao andarem pelas ruas, tomam o cuidado de sempre atravessar na faixa de segurança. Questione se existem faixas de segurança próximo às suas moradias ou em seus trajetos e se elas fazem falta em algum trecho pelo qual trafegam. Esses temas contribuem para a conscientização e a importância sobre as regras de trânsito e a importância das sinalizações pelas ruas.
- Pergunte aos alunos se eles já utilizaram algum desses meios de transporte e peça que compartilhem suas experiências.
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AS RUAS DAS CIDADES SÃO CAMINHOS UTILIZADOS POR MUITAS PESSOAS TODOS OS DIAS.
- AS FOTOS DAS PÁGINAS 92 E 93 MOSTRAM CRIANÇAS A CAMINHO DA ESCOLA. MARQUE UM X NO QUADRINHO DA FOTO QUE MOSTRA O CAMINHO QUE SE PARECE COM O SEU.
Resposta pessoal. Incentive as crianças a comentarem sobre os elementos que observam no caminho.
MANUAL DO PROFESSOR
- As imagens da dupla de páginas oferecem um espectro de diferentes realidades brasileiras. Observa-se, com base nessas fotos, formas distintas de organizar o espaço geográfico. Ainda que de maneira elementar, peça aos alunos que observem os lugares e os elementos que os compõem (ruas asfaltadas, semáforos, lavoura, rio, ruas e estrada de terra, etc.).
- Na primeira imagem da página 92, destaca-se o transporte fluvial, que é uma realidade em diversas cidades e vilas localizadas especialmente na região Norte do país. O uso da rede hídrica como forma de se deslocar é uma alternativa para a abertura de estradas em meio a vegetações nativas. Por outro lado, ela exige maior número de embarcações, o que nem sempre ocorre em quantidade suficiente para atender toda a população, e, além disso, em períodos de chuvas intensas, essa via de transporte pode ficar comprometida.
- Os ônibus que fazem o transporte dos alunos nas áreas rurais, muitas vezes, percorrem trajetos em estradas de terra. Peça aos alunos que descrevam a foto e pergunte-lhes como imaginam o modo de vida das populações que vivem nos lugares representados. Direcione a discussão favorecendo a livre expressão e valorizando o modo de vida das pessoas que aparecem nas imagens das duas páginas.
- Observando a primeira foto da página 93, aproveite para alertar sobre o risco de atravessar a rua fora da faixa de segurança. Aponte o semáforo para pedestres e as respectivas cores que orientam os comandos. Sobre essa mesma imagem, pergunte aos alunos se sabem quem tem prioridade em transitar por aquela faixa. Oriente-os dizendo que são os pedestres e ensine que os motoristas são proibidos de parar ou estacionar os veículos sobre ela.
- Peça que descrevam a segunda imagem da página, em seguida explique que os caminhos de terra aparecem em lugares diferentes (nas cidades e no campo).
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CAMINHOS INDÍGENAS
AS ALDEIAS DOS POVOS INDÍGENAS NEM SEMPRE FICAM PRÓXIMAS UMAS DAS OUTRAS.
GERALMENTE, PARA SE COMUNICAR COM OUTROS POVOS E ALDEIAS, IR ATÉ A ROÇA OU A OUTROS LUGARES, OS INDÍGENAS UTILIZAM OS RIOS E TRAÇAM CAMINHOS EM MEIO À FLORESTA.
A FOTO A SEGUIR RETRATA ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS PELOS INDÍGENAS EM MEIO À MATA. VEJA.
- DESCUBRA O NOME DE ALGUNS ELEMENTOS OBSERVADOS NA FOTO ANTERIOR. PARA ISSO, ESCOLHA A SÍLABA ADEQUADA PARA COMPLETAR AS PALAVRAS A SEGUIR.
PNA
CA
RA
TA
MO RA DIAS.
CA MINHOS.
FLORES TA.
MANUAL DO PROFESSOR
Destaques BNCC e PNA
- Ampliar o repertório cultural dos alunos com base na organização espacial promovida por povos e culturas diferentes contribui para o desenvolvimento da Competência geral 6, da BNCC, e contempla o Tema contemporâneo transversal Educação para a valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras.
- Na atividade sobre a análise da imagem da aldeia indígena, ao organizarem as sílabas, os alunos desenvolvem o componente de consciência fonológica e fonêmica.
- Solicite aos alunos que digam ou formem outras palavras com as sílabas apresentadas na atividade.
- A seção contribui para um trabalho com o componente curricular História, já que muitas estradas e avenidas se originaram de trilhas e caminhos abertos por indígenas antes da chegada dos colonizadores. Por exemplo, Peabiru era um caminho aberto pelos indígenas da etnia Guarani, que atravessava áreas do Brasil, Peru, Bolívia e Paraguai. Em São Paulo, por exemplo, a rodovia Anchieta originou-se de caminhos indígenas.
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ATIVIDADES
1. OBSERVE O CAMINHO QUE O CURUMIM VAI PERCORRER PARA CHEGAR À SUA ALDEIA.
- MARQUE UM X NO QUADRINHO QUE MOSTRA O ELEMENTO QUE O CURUMIM VAI OBSERVAR EM SEU CAMINHO.
- X
MANUAL DO PROFESSOR
- Estabeleça comparações entre o modo de vida indígena e o não indígena. Para isso, elabore algumas perguntas para fazer aos alunos, como: "Os povos indígenas geralmente utilizam os rios e os caminhos na mata para se locomoverem para diferentes lugares e se comunicarem com outras pessoas?", "O que as pessoas de uma cidade utilizam para se comunicarem com os moradores de outros bairros ou municípios?", "Nos caminhos que percorrem, os indígenas estão em contato direto com alguns elementos da natureza (floresta, matas, rios, etc.)?", "Como os moradores de cidades, geralmente, estabelecem contato com esses elementos?" e "E os moradores da área rural?".
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3 OS CAMINHOS E OS ESPAÇOS PÚBLICOS
NOS CAMINHOS QUE PERCORREMOS OBSERVAMOS DIFERENTES ESPAÇOS E VIAS PÚBLICAS, COMO RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS E PARQUES. ESSES ESPAÇOS PODEM SER UTILIZADOS DE DIFERENTES MANEIRAS. VEJA A SEGUIR.
AS RUAS E AVENIDAS SÃO VIAS PÚBLICAS POR ONDE CIRCULAM, GERALMENTE, PESSOAS E VEÍCULOS.
ESSAS VIAS TAMBÉM PODEM SER UTILIZADAS PARA A REALIZAÇÃO DE FEIRAS LIVRES OU EVENTOS ESPORTIVOS E CULTURAIS.
AJUDE A MANTER OS ESPAÇOS PÚBLICOS EM BOAS CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Os caminhos e os espaços públicos
5 aulas
- Observação das imagens com leitura das legendas e atividade oral das páginas 96 e 97.
- Atividades da página 98.
- Leitura e interpretação de texto da página 99.
- Roda de conversa sobre os cuidados com o ambiente das páginas 100 e 101.
Destaques BNCC
- As páginas 96 e 97 trazem assuntos que se relacionam com a organização e os diferentes tipos de uso dos espaços públicos, favorecendo o trabalho com as habilidades EF01GE03 e EF01GE04 da BNCC.
- Auxilie os alunos a descreverem as imagens. No caderno, sugira que escrevam palavras que identifiquem os principais elementos das fotos. Esse tipo de atividade pode ajudá-los a avançar em procedimentos de observação e identificação de elementos que caracterizam um lugar.
- Pergunte aos alunos se as imagens das páginas 96 e 97 são semelhantes aos espaços públicos próximos aos seus lugares de vivência (casa, escola) ou a algum espaço público que já tenham frequentado.
- Ao incentivar ações de cuidado com os espaços públicos, os alunos percebem que também são responsáveis pela manutenção e pelo bom uso deles. Enumere com a turma atitudes que devem ser tomadas para que esses espaços sejam bem cuidados pelas pessoas que os frequentam.
Amplie seus conhecimentos
- Veja, a seguir, sugestão de referência complementar para enriquecer seus conhecimentos.
- Localizado na cidade de São Paulo, o Parque do Ibirapuera, que é um dos mais importantes parques públicos do Brasil, oferece por meio do link a seguir um passeio virtual apresentando uma prévia do que o parque disponibiliza aos visitantes.
- Desvendando o Parque Ibirapuera. Disponível em: https://oeds.link/Ay1CZ7. Acesso em: 22 maio 2021.
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AS PRAÇAS E PARQUES SÃO ESPAÇOS, EM GERAL, USADOS PARA O DESCANSO E LAZER DAS PESSOAS.
NESSES ESPAÇOS TAMBÉM PODEM SER PROMOVIDAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS, ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE RECREAÇÃO.
- NO MUNICÍPIO ONDE VOCÊ MORA, OS ESPAÇOS PÚBLICOS SÃO UTILIZADOS DE DIFERENTES MANEIRAS, COMO MOSTRADO NESSES EXEMPLOS? CONTE O QUE VOCÊ SABE AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a pensarem nas situações em que os espaços públicos do município, como ruas, praças ou parques, são utilizados de diferentes maneiras.
MANUAL DO PROFESSOR
- No trabalho com a questão ao final da página 97, motive os alunos a resgatarem as experiências vividas nesses espaços, o que aprenderam e quem os acompanhava. Incentive-os a relatar essas vivências para os colegas, incentivando a oralidade.
- O uso dos espaços públicos para diferentes finalidades, sobretudo para a realização de eventos artísticos e culturais, promove reflexões relacionadas ao respeito pela diversidade cultural em suas diferentes manifestações, tema atual e de relevância nacional e mundial.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivo
- Reconhecer as características dos espaços públicos, bem como sua conservação e valorização como espaços de convivência.
Como proceder
- Caso os alunos ainda apresentem dificuldades para reconhecer espaços públicos, os diferentes usos que podemos fazer deles e as melhores práticas de conservação e cuidado, proponha a atividade a seguir. Elabore uma lista com os nomes dos locais públicos nos arredores da escola ou do bairro onde vive a maioria dos alunos. Pergunte a eles as possiblidades de utilização desses espaços. Verifique, por exemplo, a agenda de eventos do município e confira as principais festividades, manifestações culturais ou esportivas e quando são realizadas.
-
Analise a lista com os alunos:
- Há algum espaço público perto da sua escola?
- Já participaram de alguma das atividades ou atrações nesses lugares?
- De acordo com os eventos, como um campeonato de esportes, é melhor realizá-lo em uma rua ou em um parque?
- Quais cuidados podemos tomar para que esse espaço seja melhor utilizado? (Lembre-os da importância de jogar o lixo nos locais adequados, não retirar plantas nem depredar objetos e monumentos.)
- O tema sobre espaços públicos permite uma integração com o componente curricular de História. Realize, em conjunto com o respectivo professor, o resgate da história de algum dos espaços públicos, de preferência localizado próximo à escola, ainda que seja uma história recente. Investiguem como e por que foi criado o espaço, a origem do nome (praças, parques ou quadras de esportes) e se há monumentos localizados nele. Frequentemente esses espaços homenageiam personagens importantes e preservam, dessa forma, a memória e a história do município.
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ATIVIDADES
1. OBSERVE O ESPAÇO PÚBLICO MOSTRADO NA FOTO A SEGUIR.
- QUAL TIPO DE ESPAÇO A FOTO ANTERIOR RETRATA?
X UMA PRAÇA.
UM PARQUE.
UMA RUA.
DESENHE ESSE MESMO ESPAÇO PÚBLICO SENDO UTILIZADO DE OUTRA MANEIRA.
Resposta pessoal. Os alunos podem desenhar atividades culturais, recreativas ou esportivas sendo realizadas na praça, como feiras de artesanatos, danças, shows, etc.
2. ESCREVA O NOME DE UM ESPAÇO PÚBLICO DO MUNICÍPIO ONDE MORA.
Resposta pessoal. Os alunos podem citar o nome de alguma rua, praça, parque, quadra ou ginásio de esportes, etc.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a realizarem a atividade 1, que demanda observação e análise do local mostrado na imagem, para identificarem que tipo de espaço ela representa.
- Peça que façam tentativas de leitura das alternativas e marquem a palavra que representa a imagem.
- Explore a imagem questionando:
a. Quais atividades podem ser realizadas nesse local?
R: Os alunos podem responder atividades de lazer como brincar de bola, andar de bicicleta, caminhar e fazer piquenique, encontrar os amigos.
b. Por que esse local pode ser considerado espaço público?
R: Os alunos podem responder que as praças são consideradas espaços públicos porque podem ser frequentadas por todas as pessoas. Explique que em alguns lugares nem todas as pessoas podem entrar, como em piscinas de condomínios e clubes privados.
- A segunda parte da atividade é um desenho. Solicite que o aluno explique o que desenhou e qual outra atividade pode ser realizada na praça.
- Depois que os alunos responderem à atividade 2, pergunte se os espaços públicos que frequentam possuem adaptações para o acesso de pessoas com limitações de locomoção, como idosos e pessoas em cadeira de rodas. O tema também contribui para desenvolver a conscientização da necessidade de adaptações para o acesso das pessoas com deficiência.
99
CUIDANDO DOS CAMINHOS
ACOMPANHE A LEITURA DO TEXTO QUE O PROFESSOR VAI FAZER.
1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos respondam que a rua não é lugar para se jogar lixo, que todo e qualquer resíduo deve ser dispensado nas lixeiras adequadas.
LER E COMPREENDER
[...]
A RUA NÃO É LIXEIRA, NÃO JOGUE CASCAS NO CHÃO. SE ALGUÉM PISAR... COITADO! VAI LEVAR UM ESCORREGÃO.
[...]
AS CRIANÇAS EDUCADAS PELAS CALÇADAS NÃO CORREM, DÃO PASSAGEM AOS MAIS VELHOS E AJUDAM-NOS QUANDO PODEM. "SER AMÁVEL COM TODOS E COM ESTRANHOS NUNCA FALAR." O QUE PAPAI E MAMÃE ENSINAM VOCÊ SEMPRE DEVE LEMBRAR.
[...]
BOAS MANEIRAS: 200 REGRAS DE CIDADANIA. DE ANA SERNA VARA. TRADUÇÃO DE MARIA LUISA A. LIMA PAZ. ILUSTRAÇÕES DE MARGARITA MENÉNDEZ. BARUERI: GIRASSOL, [S/D]. P. 96, 100.
- O QUE O TEXTO QUER DIZER COM "A RUA NÃO É LIXEIRA"?
- MARQUE UM X NOS QUADRINHOS QUE DESCREVEM OS CUIDADOS QUE VOCÊ OBSERVA NO LUGAR ONDE VIVE.
- AS RUAS E CALÇADAS ESTÃO CONSERVADAS.
- AS RUAS E AS PRAÇAS ESTÃO ILUMINADAS.
- AS PRAÇAS ESTÃO BEM CUIDADAS.
- AS RUAS TÊM ÁRVORES.
- HÁ LIXEIRAS NAS CALÇADAS.
- AS RUAS TÊM PLACAS DE TRÂNSITO.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a dialogarem sobre a importância de cuidar do caminho.
MANUAL DO PROFESSOR
Ler e compreender
- Os poemas são uma forma literária com estrutura peculiar e, geralmente, são recheados de rimas, versos, estrofes e ritmo, que lhes conferem musicalidade. Ler poemas para crianças é transmitir um pouco de sentimentos nas palavras.
Antes da leitura
Se possível, prepare um cenário, fotos, desenhos ou uma ma-quete representando uma rua para contextualizar o poema que será lido.
Durante a leitura
Leia o poema pausadamente e em voz alta, para que os alunos apreciem e acompanhem a leitura. Explique o significado das palavras que eles ainda não conheçam. Convide-os para acompanharem a leitura do poema, caso se sintam confortáveis para isso.
Após a leitura
Peça aos alunos que digam se já observaram alguma situação como as descritas no poema, sobre lixo nas ruas ou pessoas empurrando outras. Pergunte também se observam ruas com lixeiras, onde o lixo é depositado corretamente e pessoas se respeitando, sobretudo, com relação aos idosos.
O estudo proposto para o texto proporciona desenvolver nos alunos importantes processos gerais de compreensão de leitura, como localizar e retirar informação explícita de textos e fazer inferências diretas.
100
CIDADÃO DO MUNDO CUIDANDO DO AMBIENTE
PESSOAL, ATENÇÃO!
COMO É BONITA UMA RUA LIMPA E ARBORIZADA!
SÓ NÃO VALE JOGAR LIXO NO CHÃO, E AS ÁRVORES NÃO DEVEM SER MALTRATADAS.
OBSERVE COMO AS PESSOAS DAS CENAS A SEGUIR ESTÃO CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE NOS CAMINHOS QUE PERCORREM.
PNA
- ARBORIZADA:
- QUANDO EM UM LOCAL HÁ MUITAS ÁRVORES PLANTADAS
COMO VOCÊ PODE AJUDAR AS OUTRAS PESSOAS A CUIDAREM DO AMBIENTE NOS CAMINHOS QUE PERCORREM?
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Refletir sobre as atitudes e decisões que beneficiam a coletividade.
- Compreender que boas ações são importantes para preservar os ambientes comuns.
Destaques BNCC e PNA
- A seção permite desenvolver a Competência geral 10, pois motiva ações que visam tomadas de decisões e que beneficiam a coletividade com base em valores éticos, solidários e sustentáveis, desenvolvendo a autonomia e a reflexão crítica.
- Ao orientarmos a análise dos lugares de vivência dos alunos sob a perspectiva ambiental e regras de convivência, são desenvolvidas as habilidades EF01GE01 e EF01GE04 da BNCC.
- A seção apresenta palavras que, possivelmente, não façam parte do cotidiano dos alunos. Dessa forma, conhecer novas palavras em um texto possibilita o desenvolvimento do vocabulário, componente essencial da literacia.
- A seção prevê o desenvolvimento e o incentivo de atitudes de preservação das vias públicas, ao exemplificar formas de cuidados com o ambiente, contemplando o Tema contemporâneo transversal Educação ambiental.
- Explore as imagens da dupla de páginas questionando a importância de cada atitude representada.
- Aproveite esse questionamento para levantarem hipóteses de comportamentos que possam contribuir para a preservação dos espaços públicos. Convide os alunos a refletirem sobre outros problemas que podem afetar o ambiente, como poluição sonora, poluição do ar, desmatamento.
- Peça que escolham algumas das atitudes citadas na atividade e confeccionem cartazes sobre elas. Depois, distribuam os cartazes pela escola para incentivar outras pessoas a praticarem tais atitudes.
101
Resposta pessoal.
- LEIA AS PÁGINAS 100 E 101 COM SEUS PAIS OU RESPONSÁVEIS, EM CASA. CONVERSEM SOBRE AS SUGESTÕES DE COMO CUIDAR BEM DOS LUGARES PÚBLICOS. JUNTOS, DESENHEM UMA ATITUDE QUE JÁ TOMAM OU QUE VÃO TOMAR PARA CUIDAR BEM DESSES LUGARES QUE FREQUENTAM.
DEPOIS, MOSTRE SEU DESENHO AOS COLEGAS.
MANUAL DO PROFESSOR
- Verifique como são descartados os resíduos, que comumente chamamos de lixo, produzidos na escola: há coleta seletiva? Explique que parte do lixo pode ser reutilizada, ou seja, os resíduos descartados podem ser utilizados de outras maneiras. Diga que eles também podem ser reciclados, ou seja, transformados novamente em matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
- Converse com os alunos explorando o assunto: "Pelos lugares que você circula, costuma ver lixo nas ruas?" e "Por que há lixo em algumas ruas?". Explique que o lixo nas ruas pode entupir bueiros e o seu acúmulo pode ser prejudicial à saúde por possibilitar a proliferação de insetos e outros animais transmissores de doenças, além do mau cheiro. Ao ser transportado aos reservatórios e rios, o lixo também polui as águas.
- Se possível, leve os alunos para circular pelo quarteirão da escola, a fim de identificarem as condições das vias: "As ruas são arborizadas, há lixo ou entulho espalhado ou há lixeiras de fácil acesso?". Antes, a fim de retirá-los da escola, solicite autorização, por escrito, dos responsáveis e peça auxílio profissional para os cuidados com a turma. O trabalho sobre conservação do ambiente pode ser integrado ao componente curricular Ciências.
- A atividade de leitura e produção de desenho com familiares contempla um importante momento de literacia familiar.
Acompanhando a aprendizagem
Objetivos
- Compreender e valorizar a importância da conservação dos espaços públicos.
Como proceder
- Caso os alunos apresentem dificuldades, retome os cuidados com a rua, que estão no poema da página 99: não jogar cascas e outros resíduos na rua, respeitar os idosos, não falar com estranhos.
- Peça aos alunos que exemplifiquem atitudes que prejudicam o convívio da comunidade, como lançar lixo em vias públicas, estacionar o carro sobre as calçadas, depredar equipamentos públicos, como placas de trânsito, iluminação, sinalização.
- Pergunte: "Como você cuida da rua onde mora?" e "E das outras ruas por onde passa?". Incentive-os a mencionar cuidados que podemos ter para manter as ruas limpas e bonitas. Anote esses cuidados na lousa, com frases curtas, para que os alunos copiem no caderno.
102
4 CALOR OU FRIO, SOL OU CHUVA?
FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL, CHICO BENTO NÃO FALTA AO SEU COMPROMISSO DIÁRIO. AONDE SERÁ QUE ELE VAI TODOS OS DIAS? OBSERVE A CAPA DE GIBI A SEGUIR.
- PARA COMPLETAR A PALAVRA A SEGUIR, ESCREVA A LETRA INICIAL DO NOME DE CADA IMAGEM. DEPOIS, LEIA EM VOZ ALTA A PALAVRA COMPLETA.
PNA
ESCOLA
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
Calor ou frio, sol ou chuva?
3 aulas
- Observação da capa do gibi e atividade da página 102.
- Atividades da página 103.
- Atividade de observação e oralidade da página 104.
- Leitura e atividade da página 105.
Destaques BNCC e PNA
- O trabalho com a observação de algumas características do tempo atmosférico (tempo chuvoso, ensolarado, ensolarado com presença de nuvens, sensação de frio ou de calor) contempla as habilidades EF01GE05, EF01GE10 e EF01GE11 da BNCC.
- Na atividade do fim da página, ao completarem os quadros com as letras iniciais de cada imagem e dizerem o nome dessas imagens em voz alta, os alunos vão desenvolver habilidades pertinentes à consciência fonológica e fonêmica.
Amplie seus conhecimentos
-
Veja, a seguir, sugestões de referências complementares, para enriquecer seus conhecimentos.
- CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Alfabetização em Geografia. Espaços da Escola, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
- PAGANELLI, Tomoko Iyda. Para construção do espaço geográfico na criança. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
- Peça aos alunos que interpretem a capa do gibi do personagem Chico Bento. Analise as roupas e os acessórios que ele está usando e como é o caminho até a escola dele. Verifique com eles o aspecto das nuvens registrado na imagem, que indica ocorrência de chuva.
- A leitura de histórias em quadrinhos ajuda os alunos no processo de alfabetização. Se for possível, leve-os até a biblioteca da escola e incentive a apreciação desse gênero textual.
- Esclareça, se necessário, que Chico Bento é um personagem de histórias em quadrinhos idealizado pelo cartunista brasileiro Mauricio de Sousa, que se dedica à criação de histórias para o público infantojuvenil.
- Discuta com os alunos a importância da água da chuva, levando-os a concluir que ela: irriga naturalmente a vegetação, enche as cisternas e os reservatórios para o consumo humano, é importante para hidratar os animais e também para cultivos variados da agricultura.
103
ATIVIDADES
1. NA IMAGEM DA PÁGINA ANTERIOR, POR QUE CHICO BENTO ESTAVA USANDO GUARDA-CHUVA NO CAMINHO PARA A ESCOLA?
Porque estava chovendo.
2. COMO ESTAVA O TEMPO HOJE QUANDO VOCÊ VEIO PARA A ESCOLA? PINTE A FIGURA QUE REPRESENTA SUA RESPOSTA.
Resposta pessoal. Verifique se os alunos pintam a imagem que corresponda às condições do tempo momentos antes do início da aula.
3. NO ESPAÇO A SEGUIR, DESENHE COMO ESTÁ O TEMPO AGORA.
Resposta pessoal. Incentive os alunos a comentarem sobre as condições do tempo que desenharam e a mostrarem seus desenhos aos colegas.
MANUAL DO PROFESSOR
Atividade preparatória
- Leve uma mala para a sala de aula com diferentes peças de roupas e acessórios necessários em uma viagem. Roupas para dias de frio, calor, muito sol e chuva. Diga que você fará várias viagens e que não consegue decidir quais peças de roupa escolher. Fale que a primeira viagem é para um lugar que chove muito, desse modo, os alunos provavelmente mencionem roupas, calçados e acessórios, como galocha, capa de chuva, guarda-chuva. Depois, diga que quer viajar para um lugar muito quente e pergunte quais peças de roupa e acessórios você deve usar. Eles observarão as roupas mais leves, chapéu, boné, protetor solar.
- Pergunte que tipo de roupa eles usam em diferentes mudanças do tempo. Dessa forma, poderá verificar os conhecimentos prévios deles e encaminhar as aulas com mais consciência, o que possibilitará um melhor aprendizado.
- A atividade 3 convida os alunos a representarem as características do tempo atmosférico que observarem no momento. Oriente-os também a usar desenhos sintéticos, como os da atividade anterior.
- Leve para a sala de aula histórias em quadrinhos e poemas que tratem das mudanças atmosféricas. Realize outros trabalhos de leitura e interpretação desses recursos.
- As atividades desta página destacam o trabalho com a observação do tempo atmosférico e suas características. Esse exercício permite relacionar as características do tempo atmosférico a um símbolo que as sintetiza. Desse modo, promove-se o desenvolvimento da habilidade de síntese nos alunos, fundamental para a elaboração e a interpretação de representações cartográficas.
- A leitura e a interpretação de capa de gibi, além de deflagrar o estudo da unidade, possibilita um trabalho integrado com o componente curricular Língua Portuguesa. Esse recurso pode ser explorado por partes (título, imagem, autor, data, entre outras), obtendo, assim, informações a partir da análise de cada uma delas. Desse modo, esse tipo de atividade colabora para a formação da competência leitora dos alunos.
104
COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
VOCÊ JÁ OBSERVOU COMO ESTÁ O TEMPO HOJE?
O CÉU ESTÁ NUBLADO OU ENSOLARADO?
ESTÁ CHOVENDO? SERÁ QUE AINDA VAI CHOVER?
FAZ FRIO OU CALOR? ESTÁ VENTANDO?
QUANDO FAZEMOS ESSAS PERGUNTAS, ESTAMOS PROCURANDO SABER COMO ESTÁ O TEMPO. E PARA RESPONDER BASTA OBSERVAR O TEMPO.
- DE ACORDO COM A IMAGEM ANTERIOR, COMO ESTÁ O TEMPO QUE AS CRIANÇAS ESTÃO OBSERVANDO?
Espera-se que os alunos identifiquem que o tempo está ensolarado com poucas nuvens no céu.
MANUAL DO PROFESSOR
- A página promove uma observação momentânea do tempo atmosférico. Auxilie-os a observar a ilustração e a descrever os elementos: as duas crianças, a vegetação, as formas de relevo com morros e a presença de pássaros.
- Questione se algum aluno conhece um lugar semelhante.
- Faça com a turma observações acerca dos elementos e das características do tempo no local onde estão. Para isso, leve os alunos ao pátio ou à quadra de esportes da escola e peça a todos que observem o tempo.
- Leve para a sala de aula outras representações artísticas ou fotos que indiquem as condições atmosféricas.
105
PARA SABER FAZER
REGISTRO DO TEMPO ATMOSFÉRICO
ANA FEZ UM REGISTRO MENSAL DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO. VEJA OS PASSOS QUE ANA SEGUIU.
1. OBSERVOU AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO DIARIAMENTE.
2. ESCOLHEU NA LEGENDA O SÍMBOLO QUE REPRESENTA AS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO QUE OBSERVOU.
3. EM SEGUIDA, DESENHOU ESSE SÍMBOLO DENTRO DE CADA QUADRO.
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM REGISTRO DIÁRIO DAS CARACTERÍSTICAS DO TEMPO ONDE VOCÊ MORA. FAÇA COMO ANA FEZ.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos
- Perceber as alterações do tempo atmosférico por meio de observações.
- Reconhecer e utilizar alguns símbolos que representam o tempo atmosférico.
- Compreender o modo de vida, os hábitos alimentares e o vestuário adequado para as condições atmosféricas.
- Explique que, por meio da observação, podemos elaborar um registro do tempo atmosférico. Nele, anotamos suas características ao longo dos dias. Dessa forma, os alunos passam, gradualmente, a compreender as bases do trabalho de previsão meteorológica.
- A atividade desenvolve também noções elementares sobre metodologia de pesquisa científica, incentivando os alunos a observarem e registrarem as características e as variações de um fenômeno, no caso, do tempo atmosférico.
- Auxilie os alunos a preencherem corretamente a tabela de observação do tempo atmosférico.
- Eles devem desenhar os símbolos que representam a situação momentânea do tempo em cada dia de observação. Assim, alguns símbolos são introduzidos no registro do tempo atmosférico.
- Peça aos alunos que preencham a tabela também aos sábados e domingos, fazendo a observação do tempo atmosférico em casa, de preferência no mesmo horário das aulas.
- Se achar interessante, realize com eles o registro diário das condições atmosféricas em vários meses do ano. Ao final de cada mês, é possível chegar a uma conclusão sobre qual condição atmosférica foi registrada em maior número de dias.
106
O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. ASSINALE COM UM X OS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO ATÉ A ESCOLA.
- PADARIA.
- PRAÇA.
- FARMÁCIA.
- BANCO.
- SORVETERIA.
- MERCADO.
- LAGO.
- LAVOURA.
- FLORESTA.
OUTROS: 1. Resposta pessoal. Espera-se que os alunos reconheçam alguns dos elementos que comumente observam no caminho até a escola.
- ESCREVA O NOME DE DOIS DESSES ELEMENTOS E DESENHE UM SÍMBOLO DIFERENTE PARA REPRESENTAR CADA UM DELES.
Resposta pessoal. Se necessário, auxilie os alunos com ideias de como desenhar os símbolos.
ELEMENTO | SÍMBOLO |
---|---|
2. ESCREVA OS NOMES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS A SEGUIR DE ACORDO COM AS IMAGENS.
PRAÇA · RUA · PARQUE
RUA.
PARQUE.
PRAÇA.
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
1 aula
- Realização das atividades das páginas 106 e 107.
O que você estudou?
1 Objetivo
- Identificar, por meio do mapa mental, os lugares que fazem parte do trajeto de casa até a escola.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam em voz alta os lugares listados no exercício. Em seguida, eles poderão fazer um exercício mental para identificar os lugares pelos quais passam até chegar à escola. Peça a cada um que descreva seu trajeto. Caso os alunos estejam com dificuldades para se lembrarem do trajeto percorrido, peça que voltem à página 91 e analisem o desenho que fizeram sobre seu itinerário.
- Na segunda parte do exercício, os alunos terão que escolher dois elementos que fazem parte do trajeto da casa deles até a escola, escrevê-los na primeira coluna e fazer um símbolo que os represente na segunda coluna. Explique que os símbolos são pequenos desenhos que representam determinado lugar. Instigue-os com perguntas como: "Qual é a primeira coisa que vem à cabeça de vocês quando falamos em padaria?" e "E em banco?". Explore os outros elementos da mesma forma.
- Explique que os símbolos normalmente são utilizados nas legendas dos mapas para representar o lugar projetado e que, por isso, são desenhados em formato pequeno. Utilize o exemplo do avião, que é usado em mapas como simbologia para aeroporto.
2 Objetivo
- Relacionar o nome dos espaços públicos com suas respectivas imagens.
Como proceder
- Peça aos alunos que leiam os nomes dos espaços públicos em voz alta. Em seguida, solicite que identifiquem as imagens e copiem os seus respectivos nomes. Saliente que esses elementos são encontrados comumente no ambiente urbano. Se houver alguma dúvida com relação à identificação desses lugares, peça que façam um desenho de um lugar do município em que vivem e das atividades que costumam realizar nele.
3 Objetivos
- Reconhecer e valorizar regras de convivência nos espaços públicos e privados.
Como proceder
- Oriente os alunos a analisarem cada tópico. "Recolher a sujeira dos animais" torna os parques, praças e ruas mais limpos e evita acidentes, sendo então uma atitude que devemos tomar; "Jogar lixo no chão" pode causar entupimento dos bueiros em dias chuvosos, contribuir para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador de doenças, como a dengue, além de deixar a paisagem com aspecto desagradável, sendo assim uma atitude que não devemos ter; "Limpar as calçadas" evita que os bueiros sejam entupidos, além de deixar a paisagem mais agradável, assim, é uma atitude que devemos ter; "Cuidar das plantas" pode proporcionar ar limpo e sombra nos parques, praças e ruas, sendo então uma atitude que devemos tomar.
- Conduza os alunos a pintarem de verde o rosto feliz, nas atitudes que devemos tomar, e o rosto triste na cor vermelha, nas atitudes que não devemos tomar.
4 Objetivo
- Associar as formas mais adequadas de alimentação e de vestuário de acordo com a temperatura do ar.
Como proceder
- Caso os alunos tenham dificuldade para fazer essas associações, faça perguntas sobre como eles escolhem alimentos e roupas em seu cotidiano, conforme a característica do dia: frio ou calor.
Questione: "Quais roupas e alimentos são mais adequados para um dia de praia?".
- "Vocês vão à praia usando roupa de frio?", "Quais roupas e calçados são mais apropriados para ir à praia?" e "Quais roupas e alimentos ajudam a aquecer em dias frios?". A partir desses questionamentos, peça aos alunos que liguem os itens às imagens do clima.
5 Objetivos
- Observar e representar as principais características do tempo atmosférico.
Como proceder
Leve os alunos para o pátio e faça uma análise do tempo. Questione: "Está nublado?" e "Está chovendo ou ensoralado?". Deixe-os comentar o que estão vendo no céu. Em seguida, volte para sala e peça que desenhem o que observaram. Uma atividade complementar que auxilia no hábito de observação do tempo é eleger um aluno para que indique todos os dias qual é o tempo por meio de um desenho, em um calendário do tempo, que pode ser fixado em uma das paredes ou no mural da sala de aula.
107
3. PINTE OS SÍMBOLOS A SEGUIR CONFORME A ATITUDE RECOMENDADA.
Resposta pessoal. Oriente os alunos a usarem as cores verde e vermelha para pintar.
DEVEMOS FAZER | NÃO DEVEMOS FAZER | |
---|---|---|
RECOLHER A SUJEIRA DOS ANIMAIS | ||
JOGAR LIXO NO CHÃO | ||
LIMPAR AS CALÇADAS | ||
CUIDAR DAS PLANTAS |
4. LIGUE OS ITENS A SEGUIR À IMAGEM MAIS ADEQUADA.
- NA PRAIA EM UM DIA QUENTE.
- NO CAMPO EM UM DIA FRIO.
- PICOLÉ. 1
- PANTUFAS. 2
- SANDÁLIAS. 1
- CHÁ QUENTE. 2
5. OBSERVE O TEMPO: ESTÁ CHOVENDO, COM SOL OU NUBLADO? DESENHE COMO ESTÁ O CÉU NESTE MOMENTO.
Resposta pessoal. Se necessário, leve os alunos para um ambiente aberto para que possam observar como está o tempo atmosférico no momento.
MANUAL DO PROFESSOR
Conclusão da unidade 4
Com a finalidade de avaliar o aprendizado dos alunos com relação aos objetivos propostos nesta unidade, desenvolva as atividades do quadro. Esse trabalho favorecerá a observação da trajetória, dos avanços e das aprendizagens da turma de maneira individual e coletiva, evidenciando a progressão ocorrida durante o trabalho com a unidade.
Dica
Sugerimos que você reproduza e complete o quadro da página 10-MP deste Manual do professor com os objetivos de aprendizagem listados a seguir e registre a trajetória de cada aluno, destacando seus avanços e suas conquistas.
Objetivos | Como proceder |
· Identificar os elementos existentes no caminho entre a moradia e a escola. ·Analisar caminhos diferentes, observando semelhanças e diferenças entre esses trajetos. | Sugira que os alunos se organizem em duplas e um deles explique oralmente para o outro como é o caminho da escola até sua casa. Nessa descrição, eles devem citar alguns elementos que observam e anotar o nome deles. Ao final, eles devem comparar semelhanças e diferenças entre as descrições, percebendo que nem todos os caminhos são iguais. A dinâmica pode ser finalizada com a dupla explicando para a sala quais são as semelhanças e as diferenças que notaram entre os caminhos de cada um deles. |
· Registrar o itinerário por meio de mapas mentais ou desenhos, com base na ordem, na distribuição e na localização dos pontos de referência que percebem no caminho de casa até a escola. | Os alunos podem aproveitar as anotações dos elementos do caminho, feitas na atividade em dupla, e trocar com o colega que trabalhou com ele nessa dinâmica. Cada um deve tentar representar o caminho do outro, com base nas descrições orais e nas anotações dos elementos. Finalizado o desenho, eles vão trocá-lo com o colega que vai verificar e fazer os ajustes na representação, caso seja necessário. |
· Reconhecer as características e os elementos dos espaços públicos e os tipos de usos desses espaços. | Pode-se fazer a lista de espaços públicos do município ou dos arredores. Caso os alunos tenham feito, conforme sugestão anterior, basta retomá-la. Sugira a cada aluno que escolha um desses espaços, de preferência que já conheça, e represente-o por meio de um desenho. Depois, peça que apresentem seu desenho para o restante dos alunos, contando que tipo de atividade é possível realizar nesse lugar. Retome a função social de cada espaço, salientando a importância dos cuidados com esses lugares, bem como o direito de usufruí-los. |
· Compreender e valorizar a importância da conservação e das regras de convívio nos espaços públicos. | Sugira aos alunos uma atividade de dramatização para que, organizados em duplas ou trios, apresentem para a turma diferentes atitudes de cuidado e conservação dos espaços públicos. Organize os grupos e peça que definam uma atitude que valorizem e que colabore com o cuidado dos espaços públicos. Defina com eles qual atitude será e peça que se espalhem pela sala para ensaiar a dramatização. Estabeleça a ordem de apresentação e solicite ao restante da turma que adivinhe qual atitude está sendo representada. |
· Observar e registrar características naturais, como variação do tempo atmosférico, e sua interferência no dia a dia das pessoas. | Planeje um diário do tempo. Todo dia, um aluno ficará responsável por levar o diário para casa e descrever o tempo daquele dia. A ordem de quem fica com o diário pode seguir a lista de chamada ou ser organizada por sorteio. Na descrição, é necessário indicar se o tempo estava ensolarado, nublado ou chuvoso e se a sensação era de calor ou de frio. |
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para o 1o ano
Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
O sujeito e seu lugar no mundo | O modo de vida das crianças em diferentes lugares | (EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. |
(EF01GE02) Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares. | ||
Situações de convívio em diferentes lugares | (EF01GE03) Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações. | |
(EF01GE04) Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.). | ||
Conexões e escalas | Ciclos naturais e a vida cotidiana | (EF01GE05) Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras. |
Mundo do trabalho | Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia | (EF01GE06) Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção. |
(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade. | ||
Formas de representação e pensamento espacial | Pontos de referência | (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras. |
(EF01GE09) Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência. | ||
Natureza, ambientes e qualidade de vida | Condições de vida nos lugares de vivência | (EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.). |
(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente. |