108
O QUE VOCÊ JÁ APRENDEU?
1. CONTORNE NA IMAGEM AO LADO:
- A MÃO DIREITA DE VERMELHO.
- A MÃO ESQUERDA DE AZUL.
2. DESENHE UMA BRINCADEIRA, DO PASSADO OU DO PRESENTE, DE QUE VOCÊ GOSTE. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESSA BRINCADEIRA.
Resposta pessoal.
3. ESCREVA O NOME DE CADA PROFISSIONAL DE ACORDO COM O TRABALHO QUE ELE REALIZA NA ESCOLA.
ADMINISTRA A ESCOLA. | PREPARA OS ALIMENTOS DOS ALUNOS. | MANTÉM A LIMPEZA DA ESCOLA. |
---|---|---|
DIRETOR(A). | COZINHEIRO(A). | ZELADOR(A). |
MANUAL DO PROFESSOR
Sugestão de roteiro
2 aulas
- Aplicação das atividades de avaliação conclusiva das páginas 108 e 109 para sanar as principais dificuldades dos alunos.
O que você já aprendeu?
As atividades apresentadas na seção O que você já aprendeu? promovem a retomada dos principais conteúdos estudados no volume. Essas atividades serão utilizadas para avaliar se os alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem propostos no início do ano letivo.
1 Objetivo
- Utilizar noções de direita e esquerda em relação a uma pessoa vista de frente, ou seja, utilizando a noção de reversibilidade.
Como proceder
- Caso o aluno ainda não tenha bem desenvolvida a noção de reversibilidade, ele continua tendo apenas seu corpo como referência. É necessário que atividades projetivas sejam realizadas, a fim de que ele exercite o raciocínio de ter outros referenciais espaciais além do próprio corpo. Aplique atividades simples, como: ficar de costas para os alunos com diferentes objetos em cada mão e, ao levantar cada um deles, pedir que identifiquem qual mão foi levantada (direita ou esquerda). Fazer o mesmo de frente para os alunos e depois variar trocando os objetos de mão.
2 Objetivos
- Expressar gosto e preferência e identificar se são antigos ou atuais.
Como proceder
- Para auxiliar na retomada dessas noções, caso os alunos ainda apresentem dúvidas, monte listas na lousa com nomes de brincadeiras para que juntos façam classificações dessas atividades.
- Peça que levem brinquedos ou brincadeiras do passado e do presente que tenham escolhido com seus pais ou responsáveis.
3 Objetivo
- Expressar se compreende e respeita o trabalho de diferentes profissionais na escola.
Como proceder
- Em situações em que alunos não relacionam o profissional ao seu trabalho, é importante promover atividades em que eles identifiquem a função desses trabalhadores, assim como sua importância para o dia a dia da escola. Um passeio pelas dependências da escola e conversas com diferentes tipos de profissionais podem auxiliar nessa retomada. Finalize uma atividade como essa com desenhos.
4 Objetivo
- Identificar tipos e funções dos cômodos da casa.
Como proceder
- Se um ou mais alunos apresentarem dificuldades para fazer essa identificação, promova um jogo com objetos e ações, representadas por imagens ou textos, em que devem indicar de qual parte da casa, geralmente, eles mais gostam.
5 Objetivo
- Identificar os diferentes materiais utilizados na construção de sua moradia.
Como proceder
- Caso os alunos não reconheçam esses tipos de materiais, sugira atividades que apresentem diferentes materiais em diversos tipos de moradias e peça que identifiquem qual é igual ou semelhante aos materiais com que a moradia deles foi construída. Outra possibilidade é partir do exemplo dos materiais que foram utilizados para construir a escola, apresentando suas diferenças, escrevendo o nome deles, etc. Desse modo, os alunos podem associar os materiais vistos na escola com os utilizados na casa onde vivem.
6 Objetivo
- Identificar espaços públicos.
Como proceder
- Em caso de dificuldade para identificar espaços públicos, retome exemplos do lugar onde vivem, assim como as atividades que geralmente são promovidas em cada um deles.
7 Objetivos
- Identificar e citar os elementos que observam no caminho de casa até a escola.
Como proceder
- Se os alunos não conseguirem citar elementos observados no caminho de casa até a escola, peça que façam uma lista do que veem nesse trajeto e contem para um dos seus colegas, que também deve fazer o mesmo. Depois solicite que desenhem alguns desses elementos.
8 Objetivo
- Identificar as características do tempo atmosférico e representá-lo por meio de símbolos (desenho simples que transmita uma mensagem clara sobre as características do tempo).
Como proceder
- Caso os alunos não consigam reconhecer as características de tempo atmosférico mostrado na imagem, apresente outras imagens com tempo atmosférico diferente e solicite sua descrição. A observação diária do tempo atmosférico é uma atividade enriquecedora para a formação dessas noções.
109
4. PINTE O QUADRINHO COM O NOME DO CÔMODO ONDE GERALMENTE DESCANSAMOS OU DORMIMOS.
- COZINHA
- QUARTO X
- SALA
- BANHEIRO
5. ESCREVA O NOME DE UM TIPO DE MATERIAL UTILIZADO NA CONSTRUÇÃO DA SUA MORADIA.
Resposta pessoal.
6. ASSINALE COM UM X O NOME QUE NÃO SE REFERE A UM ESPAÇO PÚBLICO.
- MORADIA X
- PRAIA
- ESCOLA
- PARQUE
7. ESCREVA O NOME DE DOIS ELEMENTOS QUE VOCÊ OBSERVA NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
Resposta pessoal.
8. DESENHE UM SÍMBOLO PARA O TEMPO ATMOSFÉRICO VISTO NA IMAGEM AO LADO.
Espera-se que os alunos desenhem um Sol com nuvens ao redor.
110
PARA SABER MAIS
· ZITO E ZIU EM: NO MEIO DO CAMINHO... TINHA UMA HISTÓRIA!, DE LUIZ MAIA. SÃO PAULO: ÁTICA, 2010.
VOCÊ VAI SE DIVERTIR COM AS AVENTURAS VIVIDAS PELAS PERSONAGENS AO PERCORREREM O CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA.
· DIVERSIDADE, DE NÚRIA ROCA. ILUSTRAÇÕES DE ROSA MARIA CURTO. SÃO PAULO: IBEP, 2011. NESSE LIVRO, VOCÊ ENTRARÁ EM CONTATO COM GOSTOS E COSTUMES DE DIFERENTES CRIANÇAS DO MUNDO.
TAMBÉM VAI PERCEBER QUE A BUSCA PELA FELICIDADE É ALGO COMUM A TODAS ELAS!
- NÃO QUERO... IR À ESCOLA, DE ANA OOM. ILUSTRAÇÕES DE RAQUEL PINHEIRO. SÃO PAULO: FTD, 2014. COM ESSE LIVRO, VOCÊ VAI CONHECER A HISTÓRIA DO SIMÃO, UM GAROTINHO QUE UM DIA FALTOU À AULA E DESCOBRIU O QUANTO É CHATO FICAR LONGE DA ESCOLA POR SABER QUANTAS COISAS LEGAIS HAVIAM ACONTECIDO DURANTE A SUA FALTA.
MANUAL DO PROFESSOR
Para saber mais
- As indicações de leituras sugeridas na seção Para saber mais possibilitam que os alunos aprofundem seus conhecimentos em determinados temas que foram trabalhados no volume. O objetivo dessa seção é contribuir para o processo de formação de leitores.
111
TEM SEMPRE UM DIFERENTE, DE BLANDINA FRANCO E JOSÉ CARLOS LOLLO. SÃO PAULO: MODERNA, 2012.
NESSE LIVRO, SÃO RETRATADAS AS DIFERENÇAS DE CADA PERSONAGEM. OS HÁBITOS DE CADA UMA DELAS SÃO APRESENTADOS DE UM JEITO MUITO DIVERTIDO.
A COISA, DE RUTH ROCHA. ILUSTRAÇÕES DE SUPPA. RIO DE JANEIRO: SALAMANDRA, 2010. (COLEÇÃO AS AVENTURAS DE ALVINHO).
O LIVRO RETRATA A CASA DO AVÔ DE UM MENINO. NESSA CASA EXISTEM OBJETOS QUE CRIAM UM MISTÉRIO NA HISTÓRIA.
- MIRIM.ORG. DISPONÍVEL EM: https://oeds.link/r9jITY. ACESSO EM: 8 JUL. 2021.
NESTE SITE VOCÊ APRENDERÁ SOBRE OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL. NELE, SÃO MOSTRADAS CURIOSIDADES, COMO A CONSTRUÇÃO DAS SUAS CASAS E SUAS FORMAS.
MANUAL DO PROFESSOR
- Oriente os alunos a lerem os livros dessa seção com a ajuda de um familiar, desenvolvendo a literacia familiar.