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1 Minha escola é assim
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Nas escolas há lugares onde podemos aprender e também nos divertir. E na sua escola, também é assim?
CONECTANDO IDEIAS
1. Onde as crianças mostradas na foto estão? O que elas estão fazendo?
2. Na escola onde você estuda existem atividades como essa? O que você aprende com elas?
3. Você gosta da escola onde estuda? Por quê?
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1 Escola: lugar de aprender e ensinar
Em nosso dia a dia, usamos muitos conhecimentos importantes que adquirimos na escola. Veja os exemplos.
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ATIVIDADES
1. Relacione as fotos aos conhecimentos que adquirimos na escola.
A
B
C
D
- Ler e escrever.
- Praticar atividades físicas.
- Cuidar do meio ambiente.
- Fazer cálculos.
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As atividades do dia a dia
O dia é dividido em três períodos:
Manhã.
Tarde.
Noite.
Em cada um desses períodos, fazemos atividades diferentes.
Observe as atividades que Paula realiza em cada período do dia.
Procure chegar pontualmente à aula.
Pela manhã, Paula vai à escola. Depois do almoço, no período da tarde, ela brinca com seus amigos perto de casa. À noite, após o jantar, ela dorme em seu quarto.
- Identifique em que período do dia Paula realiza cada uma das atividades mostradas nas cenas. Escreva a letra correspondente de acordo com a legenda.
M - Manhã.
T - Tarde.
N - Noite.
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ATIVIDADES
1. Ligue cada atividade ao período do dia em que você a realiza.
- Fico com as pessoas da minha família.
- Brinco com meus amigos.
- Assisto à televisão.
- Vou à escola.
- Tomo banho.
- Faço as tarefas da escola.
- Durmo.
2. Entre as atividades anteriores, você costuma realizar alguma delas em mais de um período do dia? Qual?
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2 Conhecendo melhor a escola
Você conhece bem a escola em que estuda? Como ela é?
Com a ajuda do professor, leia o texto que descreve como é a escola onde Júlio estuda.
LER E COMPREENDER
[...]
A escola da Pontinha da Lua era pequenininha, tinha uma sala, um telhado, uma chaminé, uma porta, três janelas, um pátio em volta da sala e um pé de tília imenso perto do muro.
Minha avó bateu três vezes na porta fechada [...].
A Dona Deolinda, que tinha muitos anos, cabelos brancos e vestia uma bata branca, era a única professora da escola da Ponta da Lua. Ela ficou muito feliz em nos ver. A minha avó, que era muito despachada, disse a ela:
- Senhora professora, este é meu neto Júlio, que quer ser um aluno muito atento e educado. É um rapaz com muita imaginação. Faça o favor de o ensinar.
[...]
O primeiro dia de escola, de António Mota. Ilustrações originais de Paulo Galindro. São Paulo: Leya, 2012. p. 23-24.
- despachada:
- pessoa ágil, ativa, desembaraçada
- pé de tília:
- tipo de árvore que pode atingir até 25 metros de altura
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1. Com base no texto da página anterior, marque um X nas respostas corretas e responda às questões.
a. A escola da Pontinha da Lua era:
grande.
pequena.
b. Qual é o nome da professora dessa escola?
c. Quantas salas de aula a escola tem?
d. O que tinha no pátio da escola, perto do muro?
Quadra.
Árvore.
Piscina.
2. O que você sabe sobre a sua escola?
Com a ajuda do professor, escreva:
a. O nome da escola em que você estuda.
b. O endereço da escola (rua ou avenida e número).
c. Sua escola é maior ou do mesmo tamanho que a escola de Júlio, descrita no texto da página anterior?
d. Desenhe no caderno algo que você observa perto da sua escola.
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O espaço da escola
Cada escola é de um jeito. Algumas têm várias partes ou espaços, como salas de aula, biblioteca e pátio.
Vamos conhecer melhor algumas partes da escola.
Em sua opinião, é importante conservarmos limpos e organizados todos os espaços da escola? Por quê?
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ATIVIDADES
1. Pinte o quadradinho de cada foto mostrada na página anterior de acordo com as cores e as informações a seguir.
Realizamos a maior parte das tarefas.
Praticamos atividades físicas.
Realizamos leituras e emprestamos livros.
Fazemos os lanches e as refeições.
2. Leia, a seguir, os nomes dos espaços de uma escola. Depois, marque um X nas alternativas com os nomes dos espaços que existem na escola onde você estuda.
- Quadra de esportes.
- Sala de leitura.
- Banheiros.
- Pátio.
- Sala de informática.
- Horta.
- Laboratório.
- Jardim.
- Cantina ou refeitório.
- Biblioteca.
3. Escreva o que você gostaria que tivesse na sua escola.
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As escolas são diferentes
Cada escola é diferente da outra. Algumas são maiores; outras, menores. Algumas são muito antigas; outras, mais novas.
Algumas se localizam nas cidades, outras ficam no campo.
Veja como Vicente, um aluno do 2o ano, desenhou a escola onde estuda.
1. Quais elementos Vicente representou no desenho da escola onde estuda?
2. Em sua opinião, a escola de Vicente é grande ou pequena?
3. O que mais chamou a sua atenção no desenho de Vicente?
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ATIVIDADES
1. No caderno, desenhe sua escola vista de frente.
2. Selecione a alternativa a seguir que descreve corretamente a escola onde você estuda.
- Sua escola é:
pequena.
grande.
3. Quais diferenças ou semelhanças você pode observar entre a sua escola e a escola de Vicente? Conte aos colegas.
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CIDADÃO DO MUNDO Escolas indígenas
Em algumas aldeias indígenas, também existem escolas com salas de aula e carteiras.
Nessas escolas, as crianças indígenas aprendem a língua, os costumes e as tradições do seu povo. Elas também estudam Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia.
- aldeias indígenas:
- lugares que reúnem algumas moradias indígenas
Não é apenas na escola que as crianças indígenas aprendem. Muitos conhecimentos importantes elas aprendem com as pessoas mais velhas da aldeia, ouvindo suas histórias e observando as atividades e tarefas que realizam.
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As crianças indígenas também aprendem brincando. Em suas brincadeiras, elas costumam imitar o que os adultos fazem. Assim, vão aprendendo a caçar, pescar, preparar os alimentos, etc.
1. Você costuma ouvir e observar as pessoas mais velhas que convivem com você?
2. O que você já aprendeu com as pessoas mais velhas com quem convive? Conte aos colegas.
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Observando transformações
Os lugares podem passar por transformações ao longo do tempo.
Observe a seguir as imagens que mostram a mesma escola em diferentes épocas.
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ATIVIDADES
1. Quantos anos se passaram entre as datas em que foram obtidas as imagens?
2. O que mudou no lugar mostrado nas fotos?
3. Qual elemento se manteve igual ou pouco alterado após a passagem do tempo?
4. E a sua escola, já passou por muitas transformações? Para saber disso, junte-se a mais dois colegas e, com a ajuda do professor, entrevistem algum aluno ou funcionário antigo da escola. Veja a seguir algumas sugestões de perguntas que vocês podem fazer ao entrevistado.
a. Qual é o seu nome?
b. Você estudou ou trabalhou nesta escola?
c. Houve mudanças no espaço da escola, como no pátio, parque ou jardim? Quais mudanças ocorreram?
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3 Meu lugar na sala de aula
Geralmente, é na sala de aula que passamos a maior parte do tempo em que ficamos na escola.
No início do ano, Tiago escolheu seu lugar na sala de aula. Veja a imagem a seguir.
1. Descubra quem é Tiago e qual lugar ele ocupa na sala. Para isso, com os colegas, leia em voz alta as dicas a seguir.
- À sua frente está Daniela, que estudou com ele no ano passado.
- Imediatamente à sua direita está Joana.
- Neste ano, Tiago está sentado ao lado da janela.
- Agora, encontre Tiago na imagem anterior e contorne-o.
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A localização na sala de aula
A imagem a seguir mostra outra sala de aula vista do alto e de cima para baixo. Observe a localização dos objetos e as carteiras dos alunos.
2. De acordo com a imagem, quem está imediatamente:
a. atrás de Érica?
b. ao lado direito de Celso?
c. na frente de Rosana?
d. ao lado esquerdo de Ísis?
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ATIVIDADES
1. Marque um X na imagem a seguir que representa a organização mais semelhante à da sala de aula vista na página anterior.
2. Identifique a imagem da sala de aula anterior que tem a organização mais semelhante à da sala onde você estuda.
3. Escreva o nome do aluno ou objeto que está localizado imediatamente:
à sua frente.
à sua esquerda.
à sua direita.
atrás de você.
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4. Vitória é professora do 2o ano. Ela organizou alguns materiais no armário da sala. Observe.
-
De acordo com a imagem anterior, complete as frases corretamente, utilizando as palavras do quadro.
acima · abaixo · ao lado
- Os livros foram guardados do pote de lápis e canetas.
- As tintas e o pote de pincéis foram guardados das colas e tesouras.
- Os copos foram guardados das colas e tesouras.
- O pote de lápis e canetas foi guardado das tintas e do pote de pincéis.
- As caixas foram guardadas dos copos.
- As colas e as tesouras foram guardadas das tintas e dos pincéis.
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Diferentes pontos de vista
A professora Elisa levou um vaso para enfeitar a sala de aula, escolheu um lugar para ele e depois o observou de diferentes pontos de vista.
Veja como a professora observou o vaso em cada posição.
As diferentes posições de onde a professora Elisa observou o vaso chamam-se pontos de vista. A partir de cada ponto de vista, vemos os objetos de maneiras diferentes.
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ATIVIDADES
1. Ligue os objetos correspondentes. Veja o exemplo da cadeira.
- Objeto visto do alto e de cima para baixo.
- Objeto visto de frente e do alto.
- Objeto visto de frente.
- Objeto visto de frente e do alto.
- 1
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PARA SABER FAZER
A maquete da sala de aula
Podemos representar a sala de aula por meio de uma maquete. Nela, os objetos da sala são representados em tamanho reduzido, como miniaturas.
Veja, a seguir, como uma maquete pode ser feita.
MATERIAIS NECESSÁRIOS
- embalagens recicláveis, como caixa de sapatos ou de camisa, caixinhas de fósforos ou de sabonete vazias, tampinhas e copos plásticos
- tesoura com pontas arredondadas
- cola ou fita adesiva
- papéis coloridos para encapar as embalagens
- tinta e pincel para pintar as caixinhas e outros objetos da maquete
- lápis de cor, giz de cera ou canetas coloridas
PASSO A PASSO
1 Recortar um dos lados da caixa e deixar uma abertura.
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2 Separar entre as embalagens aquelas que tenham formato semelhante aos elementos encontrados na sala de aula, como mesa do professor, carteiras e lixeira.
3 Com papéis coloridos, encapar as caixinhas que representam as carteiras, e deixar a mesa do professor diferente.
4 Colar os objetos no fundo da caixa na mesma posição em que estão dispostos na sua sala de aula.
5 Por último, desenhar portas e janelas nas laterais da caixa.
AGORA É COM VOCÊ!
Monte a maquete da sua sala de aula. Para isso, providencie os materiais necessários e realize as etapas conforme o passo a passo desta página e da página anterior.
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Da maquete à planta da sala
Bruna observou de cima para baixo a maquete da sala de aula onde estuda.
Observando a maquete desse modo, podemos produzir uma planta da sala de aula.
Planta é uma representação de um lugar, em tamanho reduzido, como se fosse visto do alto e de cima para baixo.
Veja a planta da sala de aula que Bruna produziu.
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As legendas apresentam o significado de cores e símbolos, como figuras e letras presentes nas representações. Elas servem para auxiliar na identificação de desenhos, plantas, mapas, etc.
Bruna escolheu cores diferentes para pintar os elementos que desenhou na planta de sua sala de aula. Veja como ficou.
Agora é com você! Pinte a planta desenhada na página anterior com as mesmas cores que Bruna usou para colorir a legenda.
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ATIVIDADES
1. Represente a sua sala de aula em uma planta. Para isso, no caderno, desenhe a forma dos objetos de sua sala de aula vistos de cima para baixo, como mostrado na página anterior.
Legenda
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O QUE VOCÊ ESTUDOU?
1. Com a ajuda do professor, leia o texto a seguir.
Sofia acorda bem cedo todos os dias para ir à escola. Depois de tomar banho e vestir o uniforme, Sofia toma o café da manhã com seus familiares. Em seguida, ela escova os dentes e pega seus materiais. Seu pai a leva para a escola e depois vai trabalhar.
a. O que Sofia faz antes de vestir o uniforme?
Toma o café da manhã.
Toma banho.
b. O que Sofia faz depois de vestir o uniforme?
Toma o café da manhã.
Toma banho.
c. Sofia estuda em que período do dia?
Manhã.
Tarde.
Noite.
d. Quem leva Sofia para a escola?
2. Que conhecimentos aprendidos na escola você utilizou para responder à questão anterior?
- Ler.
- Contar.
- Desenhar.
- Escrever.
3. Indique em que período do dia você realiza algumas atividades. Siga as orientações.
Manhã = M
Tarde = T
Noite = N
Faço a lição da escola.
Assisto à televisão.
Brinco com os colegas.
Vou à escola.
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4. Escreva os nomes dos espaços da escola mostrados nas imagens a seguir utilizando as palavras dos quadros.
Quadra de esportes.
Cantina.
Biblioteca.
_____
. _____
5. Observe as imagens a seguir.
a. Escreva duas principais diferenças entre as imagens A e B.
b. Contorne na imagem B o elemento que se manteve semelhante, ou seja, pouco alterado nas duas imagens.
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6. Observe a imagem de uma sala de aula. Escreva o nome do aluno que está sentado:
a. atrás de Rui.
b. à direita de Célia.
c. à frente de Érica.
d. à esquerda de Hugo.
7. Pinte o quadrinho ao lado de cada foto com a cor que identifica o ponto de vista sob o qual ela foi produzida.
De frente.
De frente e do alto.
Do alto e de cima para baixo.
8. Ligue os nomes das representações às imagens correspondentes e seus significados.